O Higienópolis já não manda sozinho. Quais serão as consequências?

Tempo de leitura: 3 min

por Luiz Carlos Azenha

Fico à vontade para falar do Higienópolis, bairro da região central de São Paulo que é símbolo do tucanato de alta plumagem. Moro no bairro. Mais exatamente, na rua que já foi endereço do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso. Talvez eu tivesse motivos para me sentir um estranho no ninho por aqui. Mas nem tanto. Aqui moram muitos empresários que também fazem parte da turma do “nunca antes”. Eles nunca faturaram tanto quanto no governo do presidente Lula. Existe uma boa dose de preconceito de classe. Por isso, o discurso aberta ou disfarçadamente preconceituoso que viceja nos jornais e revistas encontra repercussão no bairro. Mas, poderia ser pior. Eu poderia morar no Leblon, por exemplo, esse bastião da resistência à invasão dos pobres, morenos e deselegantes.

Hoje, por telefone, tive duas conversas muito interessantes e que se complementam. Primeiro, com o publicitário Renato Meirelles, do Data Popular, que como eu é um entusiasta da ascensão social no Brasil. Ele tem sempre na ponta da língua dados muito interessantes. Por exemplo: dos jovens de 25 anos da classe A, só 10% estudaram mais que os pais; dos jovens de 25 anos da classe C, 68% estudaram mais que os pais. É a primeira geração de universitários em massa em nossa História contemporânea. Nos próximos 12 meses, 8,7 milhões de brasileiros das classes C e D vão viajar pela primeira vez de avião. É o caos!

Para quem quiser ouvir toda a entrevista, aqui:

renato.wma

Em seguida, também por telefone, conversei com Ricardo Guedes, diretor do Instituto Sensus, em Belo Horizonte. Ele é um dos analistas ouvidos em uma pesquisa patrocinada pela agência Reuters e, na mais recente, disse que a possibilidade de Dilma Rousseff vencer as eleições de outubro é de 75%. Guedes não acredita que as diferenças metodológicas entre os institutos de pesquisa explique as diferenças entre os resultados que temos visto: “Embora existam metodologias diferentes, os institutos deveriam ter resultados aproximados do ponto-de-vista acadêmico”, afirmou.

Ele vê um quadro eleitoral difícil para a oposição em Minas Gerais (na Sensus mais recente, Dilma aparece com 8,7% de vantagem sobre Serra no estado) e diz que o fato de que o PSDB desprezou a solução mineira — Aécio Neves — pesará contra a candidatura Serra entre os mineiros, assim como o brusco descarte de Álvaro Dias como vice de Serra no Paraná poderá prejudicar o tucano no estado. Haverá segundo turno? Essa parece ser a pergunta de 20 milhões de dólares no momento. Guedes acredita que, se houver, será no limite — e vai depender sobretudo do desempenho dos candidatos dos partidos menores, como o PSOL.

Para ouvir toda a entrevista, aqui:

ricardo.wma

Qual o ponto de convergência das duas entrevistas? O papel que a estabilidade econômica e a satisfação pessoal dos brasileiros terá na hora da escolha. Não é por acaso, disse Renato, que não há candidato abertamente de oposição na atual campanha eleitoral. A grande massa de brasileiros, diz ele, está otimista, tem acesso a bens de consumo que nunca teve antes “e não tem nenhuma disposição de abrir mão disso”. Prenúncio, em minha opinião, de um novo conservadorismo, que dessa vez pode beneficiar… justamente o PT.

Apoie o jornalismo independente

Tenho a impressão de que o presidente Lula, por ter identidade de classe com esse “brasileiro médio”, compreendeu antes de muita gente a profunda transformação que a ascensão social de milhões provocaria no quadro político, da qual ele é o principal beneficiário. Mas… e o Higienópolis? Temo que teremos pela frente um crescente processo de guetização às avessas, na qual a minoria do Higienópolis produzirá um discurso crescentemente milenarista a refletir seu desconforto com a perda relativa de poder numa sociedade verdadeiramente de massas. Já existem exemplos abundantes disso na mídia tradicional, como na frase de um articulista do Estadão, segundo o qual o governo Lula provoca autocensura na imprensa:

“Os partidos da base aliada e o governo têm sabido explorar, por sua vez, os obstáculos que a Lei Eleitoral coloca ao debate livre das ideias, usando e abusando da ampla gama de recursos para impedir que ele ocorra. É tanto o melindre com o cipoal de disposições que uma espécie de censura prévia se instalou na mídia, como mecanismo autoimposto pelos comunicadores que não querem ter problemas com a Justiça. Apesar de tudo isso, jornais continuam a informar, corajosamente, à sociedade”.

Como justificar tamanho non-sense? É a perplexidade diante de transformações historicamente muito rápidas, que escapam ao controle de nossa minoria com complexo de maioria. Se Dilma Rousseff de fato ganhar a eleição, teremos tempos interessantes adiante.

Apoie o jornalismo independente


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

desinformacaonao

Situação muito interessante e enquanto lia o artigo me veio a cabeça. Quem compra o Estadão, a Folha e o Globo hoje em dia?

São aqueles que acreditam nas idéias deles e a direita política. E estes jornais escrevem para estes leitores e para a direita. É uma retroalimentação. Só que por motivos diversos, os leitores destes tem diminuído cada vez mais. E o "prestígio" destes jornais existe apenas pelas redes de TV e o denuncismo da direita raivosa que ainda consegue gerar um círculo de denúncias vazias.

O fim deles começa em 3 de outubro.

Carlos

"Se vc for inteligente e visitar sampa"
Pra quem usted dirigiu a bronca, "turmadazica"?

coyotte

A vida era muito melhor nos anos áureos – http://bit.ly/aUV55C

ferrera13

Lula agradece aos internautas na luta para vencer o GTOG – Grupo Terrorista Organizações Globo e o PIG – Partido da Imprensa Golpista.

"Olá companheiros e companheiras internautas de todo o Brasil.

Em primeiro lugar quero agradecer do fundo do coração a dedicação e a garra de vocês em defesa das ações e da política do meu governo. Sei que essa participação exige sacrífícios. Muitas vezes o trabalho é feito à noite ou de madrugada no pouco tempo livre que cada um dispõe para atuar nas redes sociais ou em milhares de "sites" e "blogs".

O importante é que estamos todos unidos para fazer o Brasil seguir mudando com Dilma. Esse é um momento histórico que vocês fazem parte dele ajudando a democratizar cada vez mais a informação em nosso país, pois hoje, cada internauta também é um formador de opinião. Por isso continue contribuindo com seus textos, fotos e vídeos e sejam protagonistas desse novo cenário onde cada eleitor tem o poder e o direito de informar e ser informado.

Boa luta companheiros! E vamos eleger a Dilma a primeira mulher presidente do Brasil."

Luis Inácio LULA da Silva
Presidente

(via Tijolaço.

ferrera13

Sabe que é que está mandando? Vejam o vídeo senhoras e senhores.[youtube 4O_kcYRyuxk http://www.youtube.com/watch?v=4O_kcYRyuxk youtube]

Flavio Lima

Azenha
Tempos interessantes como naquela maldição chinesa?
"Que voce viva em tempos interessantes".

    Luciene

    Acho que já está ficando interessante agora, ver os ex-elite chorando "não tem preço". Pobre também tem mastercard hahaha !!!

    Ed.

    Boa Luciene, vou usar, hehe

Marcelo de Matos

Os bacanas andam com a pulga atrás da orelha: fala-se em metrô em Higienópolis, Pacaembu e mini-Minhocão (monotrilho sobre elevado) no Morumbi. O pessoal das cercanias do Morumba anda ouriçado, inclusive o Vitor, um velho amigo que mora ao lado do estádio. Moro nas Perdizes e sou fã do Minhocão, embora ache o nome um tanto constrangedor. Sem contar que com as interdições de domingos e feriados, ou todo dia após as 21 horas, temos de trafegar debaixo do Minhocão. Foi a Erundina que inventou essa bazófia de fechar o Minhocão para não atrapalhar o sono dos vizinhos. Moro na Avenida Sumaré e nunca fiquei sem dormir por causa do trânsito. Isso é fricote. Pior é que os sucessores de Erundina mantiveram a interdição e o Kassab está querendo demolir o dito cujo. É muita fanfarrice. O Minhocão facilita tremendamente o trânsito na região. Se o amigo Vitor soubesse o quanto é bom, não apoiaria abaixo-assinado contra o homônimo do Morumbi.

    Carlos Zamorra

    Meu apto. é perto do Aeroporto de Congonhas, que fecha entre 23 horas e 6 da manhã a semana inteira.
    Realmente é um absurdo se fechar o minhocão e uma tristeza o povo passear nele. vão para o Parque da Água Branca, Memorial, andar na Sumaré, Parque da Luz, Praça Buenos Aires e outros lugares.
    Se eu fosse morador ia sim achar ruim de ter um monte de gente espiando meu apartamento nos domingos.
    Lembrando, o que faz muito barulho em São Paulo são os ônibus e as motos, principalmente as Harleys com seus escapamentos que inclusive não estão tendo seu ruido medido na inspeção veicular ( acho que até cabe uma ação popular…)

Bruni Souza

Auto-censura, se é que há é porque os jornalões e os revistões tem perder mais leitores, que são achincalhados pelas posições políticas conservadoras e que vão na contra-mão das convicções da maioria dos brasileiros publicadas por esses veículos. Isso vale para rádios e TV's.

Tiago Aguiar

Eu já ouvi cada asneira…

Já vi pessoas culpando o Lula pelo trânsito, cheio de carros populares…
Já vi pessoas culpando o Lula pela situação dos aeroportos, cheios de "gentinha"…
É o início do fim do Apartheid…

Em reflexo a este quadro, como a direita vai se comportar? Tomara que não dê ouvidos ao neofascismo de alguns, como no caso dos jovens paulistas anti-nordestinos…

Mas em meu modesto sentir, o maior baque quem levou com este quadro foram os partidos de extrema esquerda, como o PCO, PSTU e o PSOL.

Creio que sempre faltou sensibilidade a estes partidos para entender o que as classes "c" e "d" desejam, tanto quanto falta à direita.

Mas esta insensibilidade da direita é possível de ser explicada – alguém consegue explicar a insensibilidade da extrema esquerda?

    Roberto Locatelli

    Tiago, já que o bairro de Higienópolis foi citado, olha só essa:

    "Moradores de Higienópolis, em SP, se mobilizam contra estação de metrô" http://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/782354-mor

    Os brancos de olhos azuis não querem metrô lá. Nas entrelinhas dizem que isso vai aumentar a circulação de pobres no bairro "nobre". Eles preferem BMW blindado e com "chauffeur"

    Aliás, por que chamamos os bairros de ricos de bairros "nobres"? Que tipo de "nobreza" eles têm?

    Carlos

    Onde está escrito "nobres", posso ler "cheirosos"?

    ferrera13

    Tiago,
    no PT há várias correntes onde se agrupam os filiados com suas ideias para o partido. Fui da Convergência Socialista (grupo que deu origem ao PSTU) e gostava da maneira como nos organizávamos e como cada um cumpria a tarefa que lhe era determinada. Nossas discussões passavam essencialmente por um projeto socialista que tinha muito que ver com Karl Marx e nossa inspiração era Cuba e a antiga União Soviética.

    A mim me parece que eles ainda continuam com uma visão marxista sem qualquer vínculo com a realidade e se recusam a discutir essa nova realidade. No dia em que fizerem isso, o discurso será diferente. Não tenho dúvidas.

Alexandre

PARBÉN AZENHA, POR ESTE ARTIGO. É SIMPLESMENTE PERFEITO!!!

Joca de Ipanema

Tudo bem. Você conhece bem SAMPA. Mas não mete o Leblon no meio, tá. Aqui não é o que você pensa. A "elite" do Rio, e o Leblon, em particular, é muito diferente da daí. E o Leblon é um espaço democrático bem carioca, onde tem de tudo; é a meca de pessoas da inteliguencia do Rio, que não são deslumbrbrados de direita; aliás, muito pelo contrário. Não vou dizer que não tem reaças, mas, são longe de ser unamimidade. Vem tomar um chops e alguns pastel, por aqui, lá no Braca, no Jobi, no Clipper, cara…

carlos vicente

O PIG deu um tiro no pé
Leiam os cometários feitos na http://revistaepoca.globo.com/Revista/Epoca/0,,EM…

99% elogiando a nossa guerreira DILMA. Entrem e comentem também

    Mauri Alexandrino

    Nem há mais jeito de comentar a canalhice da Época (Veja 2.0), cumpadre. Tiraram o link. Não se acha nem com lupa! Recomendo que se faça como fiz, cancelei minha assinatura. Panfleto do PSDB me entregam de graça.

José Paulo Monteiro

Caro Azenha, Postei em meu Blog notícia publicada pelo Isto É de roubo no ninho tucano. É tudo que de pior podia acontecer prá eles agora. http://entreasentranhas.blogspot.com/

José Paulo

Ops! Então talvez você tenha sido vizinho do inefável Willian Bonner, pois lendo um artigo, tipo uma sinopse da “obra prima” do indigitado – Jornal Nacional: modo de fazer – ele diz que morou no começo da Maranhão. Chamou a minha atenção porque também morei em Higienópolis até 1994. E, como mudei de município, mas nunca transferi o título, até hoje voto no Colégio Rio Branco onde estarei, se Deus quiser, em outubro, ajudando a liquidar a fatura presidencial no primeiro turno.

Azarias

Como é mesmo o nome daquele trabalhador, capacete amassado na cabeça, luvas côr de amarelo-cimento, oriundo de Santa Catarina, que disse a frase. mais ou menos assim: "Vamos expulsar esta raça por uns vinte anos". Parece que ele tem o nome de Borracho, Borrasca, Borrauschem, Borrausco; qualquer coisa assim, bem abrasileirado.

Gilda

Azenha, já que você falou em Higienópolis, o que acha do abaixo-assinado que algumas pessoas do bairro estão fazendo para impedir a construção de uma estação do Metrô por alí? Uma senhora chega ao cúmulo de dizer que não quer que o bairro seja invadido por "pessoas diferenciadas", ou seja, pobres!
A alternativa que propoem é mais risível ainda: fazer a estação na praça Charles Muller, pois assim os estudantes da FAAP serão beneficiados… desde quando os estudantes da FAAP usam metrô?
Minha sugestão: Fazer a estação Higienópolis como fizeram a Santa Cruz, praticamente dentro do shopping, no caso o Shopping Higienópolis. Não seria o máximo que "pessoas diferenciadas" pudessem se misturar com a alta sociedade do bairro?

    @marisps

    KKKKK!! Apoiada! Estação de Metrô integrada com o Shopping Higienópolis! Vai ficar parecido com o metrô Tatuapé: o horror do maior reduto de reacionários e "diferenciados" da ZL de Sampa! Posso afirmar com essa certeza porque é onde moro! Conheço pessoas que saem daqui inclusive e vão fazer compras no Higienópolis. Vai ser ótimo: poderão fazer a marotona do consumo num só dia; de uma estação de metrô à outra. Adorei!

Luiz

Azenha, gostaria que você comentasse essa notícia do seu bairro então, e o significado fascista, nazista, nojento e absurdo dela:
http://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/782354-mor

"Eu não uso metrô e não usaria. Isso vai acabar com a tradição do bairro. Você já viu o tipo de gente que fica ao redor das estações do metrô? Drogados, mendigos, uma gente diferenciada…"

Isso é ser paulista em 2010. Eu não aguento mais. Lavo minhas mãos. Não quero mais viver nessa cidade cheia de gente nojenta. É triste demais ver que muita gente pensa assim nessa cidade.

De Paula

Muito estranho, a Folha e o JN divulgando, com tanta ênfase e de forma quase patética, recente pesquisa do Datafolha, dando a Dilma próxima do segundo turno e o Serra descendo ladeira abaixo … Quem lê nas entrelinhas sente há algo no ar que não são nem urubús nem aviões. Interpreto como a senha para abrir o saco de maudades, pois no voto não dá mais.

    Gil Teixeira

    Viu a Época?
    Tá lá a boca do saco foi aberta pelo Ali Kamel

heliojesuino

"Se Dilma Rousseff de fato ganhar a eleição, teremos tempos interessantes adiante."

interessantíssimos, azenha.
Prenuncia-se, quem sabe, a "Roma negra" da qual falava o Darcy Ribeiro.

    Luciene

    Pois eu já acho que já está ficando interessante agora, já tem gente esperneando , hahaha !!!

Dejair R. Martins

Meu caro Azenha, parabéns pelo seu blog , Azenha mais uma vez me convenso da visão política de Lula, ele estava certíssimo quando quiz que Ciro Gomes fosse candidato a governador em SP, pena que Ciro não tenha compreendido isso. Seria a pá de cal sobre os demostucanos!!!

    O Brasileiro

    Excelente lembrança!
    A verdade dita pela boca do Ciro Gomes teria um impacto muito maior!

Remindo Sauim

Quem estudou em colégio público na década de 50, deve se lembrar dos cadernos e estojos de lápis com os dizeres BRASIL, O PAÍS DE FUTURO. Gente, chegamos lá!

Nilson E da Silva

Olá,

O Alkmim vai herdar o que sobrará do PSDB, e SP será o unico espaço político para uma futura recomposição das forças internas do partido. Não sei se ele vai ter competência pra isso, o que deixa o PSDB muito enfraquecido. A renovação da legenda é um projeto urgente para os tucanos. Guerra, FHC, Serra, Tasso etc é melhor dizerem adeus!

    Marcos – São Paulo

    Então Nilson, eu acho que eles vão assumir de vez sua postura de direita e se fundir com os DEMOS.
    Daí teremos um partidão de direita como era antes. E o presidente deste novo partido DEMO-TUCANOS será o Kassab, pois é a cara deles !

Heitor Rodrigues

Tem sido frequente, seja sobre o cenário político brasileiro, ou sobre os movimentos das nações diante da nova correlação de forças que emerge na conjuntura internacional, a projeção de cenários futuros ancorados em circunstâncias não mais contemporâneas.
Acredito que os novos emergentes venham a se tornar paulatinamente conservadores. Mas não com a mesma visão política dos conservadores atuais, que não querem a extensão do bem estar para as massas. A nova classe média é oriunda dos excluídos e, quem convive com o povão, sabe o quanto êles ralam para beber a cervejinha santa de todos os dias e levar o frango assado prá casa aos domingos prá fazer uma média com a patroa. O tempo em que ocorre tal resgate, dos excluídos, é diferente daquele em que se formaram os excludentes. A maioria dos velhos conservadores do Leblon e de Higienópolis, querem nos fazer acreditar que são o que são por alguma espécie de direito divino, embora saibam muito bem como chegaram onde estão, usando em proveito próprio, as "oportunidades" oferecidas pelos modelos de exclusão social deliberadamente praticados por seus representantes desde o Brasil Colonial. E sabem também o papel de elite subalterna a que submetem o país. Os novos consumidores não se opõe à ascensão social dos que estão abaixo deles. Não porque sejam bonzinhos. A êles interessa, primeiro que tudo, manter o que conquistaram e melhorar sempre que possível. A projeção de ascensão social é encaminhada através da formação dos filhos. Aqui na Zona Oeste do Rio, em Jacarepaguá, colegas de bar com ocupações frágeis não trocam os empregos que os sustentam pelo risco de um passo em falso. São otimistas, mantém a família e mandam os filhos para a universidade ou, no mínimo, uma escola técnica. E esperam que se saiam melhor do que êles na vida.
O momento histórico que vivemos, com preocupações das quais ouvem falar – desmatamento, camada de ozônio, crise do petróleo, arsenais nucleares, Israel, Palestina, Iraque, Afeganistão, BRIC´s, e as ações da diplomacia brasileira, em prol da integração da América Latina, Mercosul, a intervenção no Oriente Médio e na questão do Irã – são alvo de conversas eventuais, como novidades interessantes, mas que não fazem parte das suas vidas diretamente. Não vejo a pretensão de tomar de outrem aquilo que desejam. É possível conquistar o que se quer, pelo menos hoje, com o próprio trabalho. Não há a idéia de ser superior, de ser o mandão, o imperador. A visão multilateralista do Presidente Lula, se não é compreendida na complexidade que lhe é inerente, é percebida pelos gestos, pelo tom da voz, pela emoção, assim como Eduardo Guimarães detectou que os gestos, a voz e a emoção, fizeram os telespectadores do JN perceberem a afronta dos apresentadores do Jornal Nacional à Dilma Rousseff. Os tempos são outros, e os deuses de outrora estão sendo derrubados dos altares, graças à… Deus?

    Antonio Beraldo

    Excelentes a análise e colocações, principalmente àquelas referentes às maneiras como se construíram alguns "privilégios" auferidos por alguns poucos.
    Também, como você e seus amigos de roda de bar, acredito que as pessoas prezam dignidade acima de tudo, e que, a facilidade de conquistar algo melhor, e pelas vias legais, se tornou mais forte entre a sociedade.

Eltonrdo

A construçao de tres refinarias no nordeste(Pernambuco, Ceará e Maranhão), construção de siderurgica, estaleiros termoeletricas alem de outros beneficios numa região nunca antes lembrada como o nordeste traz que efeito ? Vou fazer o absurdo de comparar essas duas figuras guardando as proporções: As Pessoas sempre lembram das "palavras de Jesus", mas Jesus nem sempre conquistou as pessoas somente pelas suas palavras, foram na verdade seus milagres diversos, curas e beneficios sociais na vida daquela gente que deram notoriedade a ele. Em muito menor escala – visto que Lula não deu "cura" a enfermidades – é notório que Lula assim como Jesus lembrou de quem realmente precisava e trouxe beneficios diversos as suas vidas, portanto não é de surpreender que as "palavras" de Lula soem nos ouvidos da maioria dos brasileiros como ordenanças(vote em Dilma), fruto da gratidão pela esperança dada por dias melhores, tal qual fez o Senhor Jesus…

    Marise

    As consequências de dDilma na frente já está hoje na revista Època. A Globo, mais uma vez, tenta destruir Dilma e fazer o jogo sujo para o Serra decolar. Aliás a Globo é mestra nisso;

    O Brasileiro

    Menos, menos!

gilberto silva

Tomara que a Dilma proiba as empresas do governo de anunciar no PIG….

    Jairo_Beraldo

    Vamos propor algo melhor?
    Tomara que Dilma regulamente a LEY DE MEDIOS.

    Ed.

    Infelizmente, Gilberto, isso por si só não é prático, pois eles (ainda) detém boa parte da penetração no país, para divulgar o próprio governo, suas empresas, instituições e resultados, que cada vez menos são noticiadas naturalmente…
    Lembrar que Internet ainda não é tão difundida (mas será).
    Um pouco de paciência e alguams alternativas porém, são viáveis.
    E confio que Dilma e a própria sociedade saberão ministrá-las, com ou sem anestesia…

    augustinho

    Nao precisa tanto, nem deve. Fazer sim gestoes para apoiar algumas alternativas. pOR ex. importante articular desde logo para TIRAR da rede globope o FUTEBOL brasileiro ano que vem, quando termina o contrato dela com Clube dos 13. Usar o poder de pressão que a preparaçao para a Copa permite ao governo para enquadrar a quadrilha da CBF.
    É coisa factivel, não é sonho.

    Renato

    Você acha que o governo consiguirá enquadrar a CBF e a Fifa, A FIFA e a CBF tem relação incestuosa e criminosa, e a Copa do Mundo não é do Brasil e sim da Fifa.
    Quando a CBF se ver ameaçada pelo governo, a Fifa ameaça com a exclusão da CBF.
    Quero ver o Povo Brasileiro sem o Brasil na Copa

turmadazica

Lembremos que em Higienópolis tem uma boa quantidade de repúblicas estudantis… E mais uma vez, enxurrada de asneiras sobre sampa… Se vc for inteligente e visitar sampa, passe por lá; vc ficaria surpreendido… Na esquina dessa rua que está na foto, mas exatamente na esquina com a Piauí, tem um "Pé-sujo" com Brahma a 3 reais, cadeira de plástico, etc… Nunca encontrei o FHC lá… Negada tem que olhar pro próprio umbigo, nesse caso a cidade onde vive, antes de falar de certos clichés… A escória está infiltrada em todos os bairros, em todas as cidades, na porcaria do planeta inteiro…

SérgioFerraz

Será que o raivoso entrevistador William Bonner, tão cioso em ressuscitar o mensalão do PT, vai noticiar a "capivara" do candidato deles, que responde a 17 processos criminais.

    Jairo_Beraldo

    Mas nem que a vaca tussa!

jbmartins

Olha só que coisa linda. a Globo manipulou o povo Brasileiro na época da Ditadura e lucrou muito com isto, agora nos chama de Burros, um boicote a Globo é uma atitude inteligente. http://blogdocappacete.blogspot.com/2010/08/autor

Marcelo de Matos

“Nos próximos 12 meses, 8,7 milhões de brasileiros das classes C e D vão viajar pela primeira vez de avião. É o caos!” Será que o destino do avião não é mesmo tornar-se um transporte popular? Minha filha chegou da Espanha, onde passou seis meses. Perguntei se ela tinha andado de trem bala e ela disse que isso era transporte de executivo. O avião era mais barato e havia muita oferta de passagem. Em alguns deles vendia-se de tudo, como nos nossos trens de subúrbio. Na China já há projeto (não sei se já não existe) de avião para passageiros viajarem em pé. Será que teremos um trem bala europeu e transporte aéreo chinês?

    ratusnatus

    Pode-se ir de Londres a Paris por menos de 10 euros, as 6 da matina lógico. Eu preferi pagar 50 pra ir pelo eurotunel… sem passar por alfândega ou ter que mostrar meu passaporte.

    vladimir lacerda

    Pois não é até eu viajei.

    Renato

    Se continuar assim, vão fazer com os passageiros voem de pé. Hoje se quiser comer dentro de um avião, paga.

CC.Brega.mim

Mas eu gostei muito do post. Gostei da sacada do Lula compreender o efeito político.Ele construiu isso politicamente (não é efeito colateral, é o resultado da ação intencional do Lula.
E a elite comeu a maior bola. Passou oito anos procurando corrupção e criando factóides.
Eles acreditam no que eles mesmos inventam e se auto alienam.
Eles não viram o bonde passar. Alguns continuam negando.

    vladimir lacerda

    Daqui a pouco com esta tendência vamos vê alguns jornais discretamente abandonando o barco.Criando menos noticias negativas,batendo menos.Nome do fenômeno:medo de perder verbas publicitárias.E eu não tenho dúvidas se Lula muito benevolente só puniu a Revista Veja.Com Dilma não tem conversa muita gente vai perder.
    Claro que a pressão sobre o seu governo será ainda maior.Vcs verão.O negócio é não cochilar.
    É DILMA NO PRIMEIRO TURNO.

    Sergio Castro

    Taí, não tinha pensado nisto, a mulher é arretada e bem capaz de passar a régua, se acontecer vai ser interessantíssimo de assistir.

    ferrera13

    Estou com a Dilma: "nada de sapato alto". Acontece que onde está Eli Kamel tem sujeira, muita sujeira. Jogo sujo e baixo. Não esperem recolher a toalha no canto do ring que isso não acontecerá.

CC.Brega.mim

Não gostei da ideia de um conservadorismo e nem da fala de que dependerá dos partidos menores.

Pra mim isso é torcida contra de quem apoia a elite.

Não, o Brasil nunca foi tão massivamente progressista. Conservadorismo uma ova. O povo está indo à universidade e se conscientizando. Não são só os bens de consumo, mas os bens culturais. O povo sabe hoje valorizar sua própria cultura, seja hip hop, rap, capoeira ou maracatu. E simplesmente não está mais interessado em escutar a elite em primeiro lugar.

    CC.Brega.mim

    E tem mais uma coisa que eu queria falar: a Dilma pode ganhar sim no primeiro turno, memso que os pequenos também cresçam, e por si mesma.

    ferrera13

    Madame Mim,

    duas coisas me chamaram a atenção no seu comentário: a primeira é que a meu ver o povo sempre foi consciente, mas faltava auto-estima, e isso o povo já tem graças ao governo LULA. A segunda é que concordo com você sobre a decisão ser já no primeiro turno. Pelo que se pode ver na pesquisa, Serra perde votos, Dilma ganha e Marina também. Ou seja, não migram votos de Dilma para Marina, mas do tucano que mente por minuto que migram tanto para Marina quanto para Dilma.

Marcio

Azenha, concordo com o entrevistado, porém discordo quanto ao papel do PSOL. Ele não tem cacife para arrebanhar descontentes com o Lula e seu governo, porque estes não os há. Na minha cidade o PSOL não fará mais que 1% de votos válidos, o que daria mais ou menos 2 mil votos, quantia inócua para se chegar num segundo turno, em termos proporcionais. O voto do PSOL é ideológico, amparado em idéias que hoje não mais se sustentam em função da rápida melhoria das classes ou segmentos menos abastados. Ninguém quer largar o osso e o osso hoje é Dilma, portanto nem o velho Plínio com seu tiro ao largo conseguiria aglutinar os votos necessários para o PSDB levar a eleição para o segundo tempo. É a História, meu caro, é o movimento. Nem estaremos vivos quando chegar a ocasião propícia para uma análise histórica mais consequente quando estivermos afastados do objeto. Mas ainda assim amo ver os ricos e conservadores do meu Estado estrebuchando de ódio com o avanço das classes populares, mesmo que apenas em condições melhores de vida. Esse prazer não tem preço.

Archibaldo S. Braga

Eu ainda acho que i picolé não leva em SP.A. S. Braga

    Mônica Rangel

    Imagina se ele ganhar e mandar todo mundo usar o "silício"? Ai, tô fora…já pagamos bastante penitência usando as estradas por aqui. Outro dia, nos comentários do blog da "subversiva" LOLA, um cara dizia que, "os caminhoneiros estavam felizes por andarem em estradas tão boas". Será que eles estão realmente felizes por pagar mais de 20,00 por eixo, de pedágio, como acontece em algumas estradas no estado de São Paulo?? Se eu fosse o "Chuchu", faria um comício só com os caminhoneiros, para "discutir" a questão. Ah, ele poderia levar o Serra também! O que vcs acham? Não ia ser bacana?

Bonifa

Bem, Azenha, não há dúvidas de que você é um entusiasta das mudanças sociais em curso no Brasil. E sabe o que teremos ao fim de um curto tempo? Um novo empresariado emergente das massas populares, mais amplo, mais agressivo e bem diferente do empresariado tradicional que se encontra amofinado por uma aura elitista e europeia. É impressionante, por exemplo, o desembaraço de mulheres nordestinas do setor de confecções que vão e voltam para Milão, relacionando-se muito bem com negociantes europeus e novaiorquinos, mas com outra linguagem, diferente da velha linguagem paulista. Oxalá lugares como Higienópolis em breve não se tornem decadentes, envolvidos pela nostalgia e tombados pelo Patrimônio Histórico.

Francisco Alves

As vezes eu penso que se as pesquisas confirmarem a Dilma ganhando no primeiro turno vai coibir o suicidio em massa.
O PIG nem tem noção do que seja o Brasil. Acho que quando a Dilma ganhar, muita gente vai manter o emprego por 4 anos garantido, afinal eles não são a oposição?

Francisco Alves

    Guanabara

    Tem noção sim. Mas negam isso até a morte, fingindo que o país vive uma crise econômica dentro de uma ditadura, "pra ver se cola". Infelizmente, ainda há uma minoria que acredita piamente no que é publicado na grande mídia, sem qualquer questionamento ou senso crítico, mas isso está mudando.

    Como já disse, os detentores de concessões públicas de comunicação não seguem o que deveriam fazer por lei, que é informar o povo. Tentam manipula-lo, a la Ricúpero, mostrando o que é bom e escondendo o que for ruim para eles (vide entrevistas dos presidenciáveis no JN dessa semana). Já conseguiram sucessos no passado, mas os tempos são outros, vide o Datafalha de hoje.

    Abs.

    Renato

    Ganhar a emprego à U$ 15,00 por mês. E uma casa caindo aos pedaços, e a facilidade de confudirem um enfarto com gases no estomago.

sergio

lulalá e dilam 2010, go home tucanos!

marco aurelio

Como o próprio Lula já havia falado a Dilma se assemelha a Mandela, nao pela grandeza de Mandela, mas pelo momento político que vivemos, na África do Sul era o término do Apartheit e no Brasil é a primeira vez que temos tranquilidade para escolher o voto para presidente;

klaus

E com a transformação da população pobre em classe média, não existe a possibilidade deles adquirirem os valores desta classe e ficarem mais conservadores politicamente? Começarem a pensar mais em si mesmos, já conquistaram o seu quinhão e começarem a votar como o povo de Higienópolis e Leblon?

    André LB

    Dúvida pra lá de válida. O próprio Paulo Henrique Amorim (que não é exatamente um tucano) já levantou a questão.

    malu

    Como já dizia o poeta Cazuza: "a burguesia fede, a burguesia quer ficar rica. Enquanto houver burguesia, não vai haver poesia." Quando eu era mais jovem achava que burguês era o cara que tinha um emprego bom, carro na garagem da casa própria e filhos em colégio particular" . Amadureci e entendo que ser burguês é mais um estado de espírito do que condição social, que se herda na família, o que explica tanta gente vivendo da caridade do governo, mas arrostando arrogância e idéias ultraconservadoras, porque perdem tudo, mas não a pose. No governo Lula, os mais pobres estão tendo acesso à bens materiais que nunca tiveram, mas acredito que eles sabem que essas conquistas não são casuais, resultam de uma política de inserção social. Não sei o que vai ser dessa nova classe média, mas acho que não dá prá dizer que será uma nova burguesia.

    Leider_Lincoln

    Mas o povo de Higienópolis e Leblon não pensa como classe média; eles pensam como fascistas. Há uma diferença enorme. De toda forma, a memória social segundo a qual se o PSDB/DEM e genéricos voltarem eles novamente serão pobres deve durar o tempo suficiente para evitar que a nova classe média brasileira se torne africânder como os exemplos supracitados.
    Além disso, a tendência é que, mesmo estatisticamente, seja necessário ser cada vez mais rico para ser classe média. Assim, estamos confundindo a eliminação da miséria e a diminuição da pobreza a níveis civilizados, que o governo do PT vem operando, com a transformação do país em uma imensa classemedialândia.

coyotte

A massa cheirosa de Higienopolis não quer o metro na região, olha que absurdo:

"Eu não uso metrô e não usaria. Isso vai acabar com a tradição do bairro. Você já viu o tipo de gente que fica ao redor das estações do metrô? Drogados, mendigos, uma gente diferenciada…"
http://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/782354-mor

    klaus

    Vc pinçou uma opinião e a generalizou…Honesto.

    Marcelo de Matos

    Hoje eu estava aqui teclando e peguei “pelo rabo” uma notícia do rádio. Seria mais ou menos isso: há um grupo de pessoas que quer o metrô na praça Charles Miller, no Pacaembu, para facilitar o acesso ao estádio e a vida dos estudantes da FAAP; outro grupo não quer o metrô ali para não atrair camelôs, etc. Com ou sem preconceito, concordo que isso ocorre de fato. Haja vista a estação da Barra Funda, aqui perto. Você desembarca e já sente o cheiro de cachorro quente. Em Campos do Jordão tem um ponto turístico chamado morro de Itapeva. Transformaram o local em camelódromo e nem dava mais para ver o vale. Soube que estão retirando os camelôs. É claro que eles têm direito de praticar seu comércio, mas, Campos do Jordão, Higienópolis e Pacaembu talvez não sejam o sítio ideal.

    Pedro Germano Leal

    Isso aí. Só rico tem direito de explorar pontos turísticos comercialmente. Tem lugar pra rico, higienópolis (muito higiência, por sinal), campos, pacaembu, e lugar pra pobre – longe dali, preferencialmente. Se puder ter um muro com um fosso separando melhor ainda. Aliás, o fosso podia se alargar e fazer de certos bairros/cidadelas com gente cheirosa, ilhas. Pra alagar é fácil: só continuar com o PSDB.

    E cachorro quente, convenhamos! Que coisa de pobre, eca! Negócio era ter Don Perignon e caviar – coisa que pobre não sabe apreciar.

    P.S. antes que me entendam mal, eu acredito que as pessoas que fazem o camelô utilizam os meios a que elas têm acesso (doa o nariz de quem doer) para usufruir de oportunidades comerciais tal qual muitos magnatas que vemos aí – com negócios muito mais mal cheirosos que espetinho ou pastel. E infinitamente menos dignos.
    Das duas uma: ou se reconhece isso, e se criam alternativas; ou se convive com isso; ou começa um "cansei de camelô".

ferrera13

Mas essa elite tá desesperada hoje com os resultados do DataFalha não? O que os consola são os números para governador, já que Alckmin pode representa-los e é a esperança pro futuro.

paulo chacon

Jairo , o paulista não é chique. É boçal. Merece os pedágios. Merece o caos no trânsito. Merece o metro lotado. Merece as enchentes.Merece o PCC. Merece o apagão do fhc. Merece polícia batendo em polícia. Merece polícia batendo em professor.Merece a cracolândia. Merece deputados engavetando CPIs contra o serraalckmin. Merece obras superfaturadas em todo o estado de SP. Merece o psdb.

    Supertramp68

    Por isso o Merdacante não leva em SP. porque se tem uma coisa que o paulista não merece é um governo do PT

    Julio Silveira

    Com isso eu concordo, e sempre apoio os Paulistas para que continuem com seus candidatos tucanos. Pelos menos a maioria como voce os merecem, só por favor sejam egoistas.

    Ed.

    Azar o seu e dos paulistas como vc! …
    O Brasil merece govermoS do PT, e já melhorou muuito!

    André LB

    Paulo, obrigado por generalizar a todos nós, 40 milhões de paulistas de nascimento ou adoção. Preconceito é contagioso e em geral o vitimado não se dá conta disso, viu? Mas tudo bem, aposto que em seu Estado ou Município não há um único político corrupto, criminoso nas ruas ou criança fora da escola. Gostaria de dizer o mesmo quanto a cidadãos preconceituosos, mas vi que há pelo menos um.

    Scan

    André:
    São Paulo S.A. tem o PSDB no poder há 16 anos.
    Alckmin tem hoje 54% das intenções de voto em S. Paulo S.A.
    A partir de que percentual poderemos generalizar e dizer que:
    Somos boçais. Merecemos os pedágios. Merecemos o caos no trânsito. Merecemos o metro lotado. Merecemos as enchentes.Merecemos o PCC. Merecemos o apagão do fhc. Merecemos polícia batendo em polícia. Merecemos polícia batendo em professor.Merecemos a cracolândia. Merecemos deputados engavetando CPIs contra o serraalckmin. Merecemos obras superfaturadas em todo o estado de SP. Merecemos o psdb?

    Sou paulista e tinha vergonha. Hoje tenho asco.

    malu

    Concordo com você, eu também sou paulista de Santos, onde o prefeito é do PMDB, mas apóia o Serra e apesar de receber vários benefícios do governo federal, sempre dá um jeitinho de colar isso no governo estadual. É uma corja ingrata.

paulo r cequinel

Quem é este articulista do estadão? Alguém pode dizer o nome deste falsificador?

    Bonifa

    Estou começando a achar que este pessoal, como este um do Estadão, acredita realmente no que escreve. O nível da alienação é tamanho que, aliado à sensação que têm de que o poder pertence a eles por determinismo divino e que Lula não passa de um usurpador, gera este tipo de delírio que encontramos grafado nestes jornais.

Gerson

Azenha,

Mude pra vila Madalena, é mais legal e mais eclético, combina mais com você, rsrsrrs

O problema de São Paulo é que não existe um único "Higienópolis" (no sentido de visão de país).

Aliás o Ciro Gomes parece que tem um apezinho aí (esse arredondado na esquina).

O bairro tem uma excelente infra, mas para poucos.

Marcos C. Campos

O problema e' o PT virar um PMDB

(Se e' que metade ja' nao esta' assim …)

E se vier uma CRISE braba mesmo empurrarem a CONTA para o povao como esta' acontecendo na EUROPA …

    Ed Döer

    A crise atual foi e ainda é até certo ponto braba mesmo. Maior crise desde 1929. Isso internacionalmente falando.
    E crise braba nacionalmente falando é coisa de governo demotucano. O "resto" é marolinha.

    Franciscão

    Seu otimismo, Marcos, é contagiante!

    José Lucena

    Marcos o problema não é o PT virar PMDB, isto é futuro (poderá virar ou poderá não virar).
    O problema seria enfrentar uma crise desta com o pais sendo governado pelo PSDB, com a lógica governista de fhc, serra e seus seguidores (aqui já era).

O Brasileiro

Apesar da diminuição da desigualdade econômica entre os brasileiros, com redução da pobreza, só poderemos dizer que há equiparação de poder entre as classes sociais quando a polícia proteger os pobres, e a justiça condenar também os ricos criminosos!
Essa é a sociedade onde cada cidadão realmente vale tanto quanto o outro – o negro e o branco, o rico e pobre, o homem e a mulher – inclusive para a polícia e para o judiciário!

    Bonifa

    Isto é clássico: A última estrutura a mudar, acompanhando as mudanças sociais, é a da Justiça. Vai demorar um pouco, mas ela também vai mudar.

Selma

Adorei a parte do tal jornalista do Estadão: “…jornais continuam a informar, corajosamente, à sociedade”. Incrível como a comédia pinta nos lugares mais inusitados. Uns chamam de auto-censura, outros atribuem o novo tom à "ditadura" do politicamente correto. De fato, quero em pouco tempo ir ao Brasil e não ter de ouvir gracinhas preconceituosas em locais públicos ou na mídia. É nojenta a “liberdade” que algumas pessoas se dão, ao lançar tiradas racistas, machistas, e de todo tipo de preconceito de classe, em qualquer lugar, como se pudessem contar com a cumplicidade bonachona de seus ouvintes. Que se auto-censurem, sim! E aprendam simples regras de civilidade e respeito. E que me perdoem os darlings do Leblon e de Higienópolis…Vocês estao perdendo o trem da história.

    Renato

    E depois começa os roubos de propriedades.

Jairo_Beraldo

Acabei de ver no G1, pesquisa de intenção de votos em SP, encomendada pela GLOBO/FSP. Alckmin, avançou 5%(de 49% para 54%) sobre Mercadante, que continua com os mesmos 16% da pesquisa anterior. Não adianta…paulista é chique, só vota na direita!

    Tenorio_SP

    Eu já não levo pesquisa muito à sério, principalmente encomendada por…

    Temos de lembrar que SP para os elitistas daqui é maior que o Brasil.

    "Perder no restante do Brasil, não tem jeito, mas perder em SP nunca"

    É de se pensar, não?

    Jairo_Beraldo

    Torço por isso, Tenorio_SP. Mas lutem, caramba!

    Glecio_Tavares

    Cara, sem ofensas. O coordenador da campanha do xuxu se chama Sidney BERALDO!!! É parente? hahahahaha.
    http://viradaapaulista.wordpress.com/

    Jairo_Beraldo

    Glecio, tem um vereador tucano aqui em Goiania, Maurício Beraldo, mineiro também. Mas não é parente. Meu "Beraldo" é espanhol, e o deste, e acho que também o daí, são italianos, porque minha bisavó dizia que nossa ascendencia era só em Piumhí-MG.

    Glecio_Tavares

    Voce devia entrar para a politica, mas no PT, e combater para seu nome estar no lado progressista também. Voce esta em Tocantins. Precisamos de bons politicos ai. Tenho um amigo q trabalha na caixa economica de Araguaina, o nome dele é Niber.

    Jairo_Beraldo

    Eu moro em Goiás, Glécio. Goiania.

    Jairo_Beraldo

    Eu sou progressista. Aí sim voce me ofendeu…caramba…apanho até, por defender Lula aqui em Goiania e agora no blog? Não mereço!

    Glecio_Tavares

    Poxa, não se ofenda por nada. Eu não sei as condições em Goiania. Mas sei que voce é um progressista, pelos seus comentários já sabemos sua posição. Alem disso a politica é suja.
    Voce vem ao encontro dos blogueiros?

    Jairo_Beraldo

    Glécio, aqui em Goiás, o PT não se entende. Tem uma ala, que são oriundos do interior de SP, que é da linha radical. Atrapalha tudo. São contra tudo. E a outra ala, a progressista, tem o comando da terceira maior cidade de GO, Anápolis, eleita majoritariamente. Um grande prefeito, por ser como o Lula, mente aberta. O prefeito de Goiania, também é do PT, mas era vice do Iris, que saiu candidato a governador pelo PMDB. É médico.Tem sofrido muito com o PIG local. E pelo andar da carruagem, a ala radical e a progressista, vão demorar a se entenderem. E quanto a filiar a algum partido, voce mesmo respondeu. Gosto de política, mas de fora. Não vou ao encontro, por ter compromisso profissional nos dias que acontecerá. Mas quero participar de outra forma.

    @marisps

    Nós lutamos Jairo, mas a luta aqui é imensa e inglória. Se eu fosse escrever aqui as barbaridades preconceituosas e fúteis que ouço dos meus conterrâneos faltaria espaço.

    Glecio_Tavares

    Acho q falta combatividade na blogosfera, pois essa pesquisa esta para la de manipulada pelo OPUS DEI e ninguém abre o bico. Parece ate que o eleitor paulista de Dilma vota no xuxu. Isso eu não acredito de jeito nenhum. Eles estão manipulando mas qdo começar o horario eleitoral e todos virem o Lula no programa do Merca as pesquisas terão que se aproximar da realidade. Lembre-se q na ultima o XUXU não chegou ao segundo turno com Marta e Kassab.

    Jairo_Beraldo

    Tomara Glécio, tomara…aqui em GO não vejo NENHUM tucano "colando" o Zé em seus santinhos e adesivos. Só vi UM, que colou o candidato a deputado estadual no vidro e adesivo do Zé no para-choque, bem separado.

    Andre Luis

    Não tenha dúvida … Só as "mamas" do Cambuci acreditam que quem vota Dilma, vota Alckmim … quem vota Marta, vota Alckmim … pesquisa totalmente manipulada já que SP é o último bastião da direita fundamentalista. Tá na hora do Sensus começar a fazer pesquisa pra governador em São Paulo. Mercadante foi muito bem no debate.

    Renato

    Paulista é conservador e tem medo de uma revolução socialista. Paulista é conservador e odeia Getúlio Vargas, Paulista é conservador e pergunta por que o Lula nunca investiu e se interessou por SP. É por isso que a estrela vermelha nunca entrará no palácio dos Bandeirantes. Paulista que é um povo rico não vota em loucos socialistas que querem rouba-los mais uma vez, como Getúlio fez.

Ed.

Que uma delas seja nunca mais conseguirem voltar ao poder para usurpar a nação.
Passeiem seus netos e bisnetos na pça. Buenos Aires, e já tá bão!…

Deixe seu comentário

Leia também