O “Erramos” da Folha: Foi apenas em alguns exemplares

Tempo de leitura: < 1 min

Sim, a Folha admitiu o erro que cometeu ao reproduzir declarações da ex-ministra Dilma Rousseff:

BRASIL (11.ABR, PÁG. A7) Em parte dos exemplares, foi publicado erroneamente que a pré-candidata do PT à Presidência disse, em evento em São Bernardo no último sábado: “Eu não fugi da luta e não deixei o Brasil”. A declaração correta, publicada na maior parte dos exemplares, é: “Eu nunca fugi da luta ou me submeti. E, sobretudo, nunca abandonei o barco”.

A desculpa envergonhada do jornal esconde o verdadeiro problema, que a Folha não assumiu: nos dias seguintes, o jornal produziu toda uma repercussão baseada no erro cometido, no que foi acompanhada pelos demais jornalões, suscitando até mesmo uma nota oficial do PPS. A Folha usa a “maior parte dos exemplares” para tentar reduzir sua responsabilidade pela polêmica falsificada, mas na hora de fazer a repercussão consultou justamente aquela minoria de exemplares onde estava escrita a frase falsa.

Esse pessoal tem cada uma!

Apoie o jornalismo independente


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Plínio de Arruda esclarece o disse à Folha sobre discurso de Dilma | Viomundo – O que você não vê na mídia

[…] a Folha admitiu o erro. Porém, o “Erramos” foi apenas em alguns […]

André

Comentei noutro lugar o que seria mais apropriado aqui, sendo assim, copio e colo aqui o mesmo comentário:
Hoje fiz um "experimento científico". Com o tornozelo machucado por acidente de trânsito, estou sem trabalhar durante esta semana então, que remédio, ficar com o notebook esquentando a barriga tem sido a minha diversão. Hoje, por sugestão de um amigo, visitei o blog de Reinaldo Azevedo. Logo no post mais destacado li: O PODER DA MENTIRA E TÁTICAS PARA LUDIBRIAR A OPINIÃO PÚBLICA , que tratava de uma noticia publicada na Folha sobre um disse não disse de Dilma. Ao final, como de praxe, vem os comentários. Fui lendo. Até que percebi serem todos contrários a Dilma e favoráveis a Serra. Aí então tive a idéia do experimento: comecei mandar vários comentários, alternando entre favoráveis a Serra com favoráveis a Dilma, sempre com "nicks" diferentes e, óbvio, somente os contrários a Dilma e favoráveis a Serra foram publicados pelos "mediadores". E depois essa gente tem a coragem de falar em censura do PT.

Daniel

Tem umas perguntas que não querem calar: SE esse trololó da Falha de S. Paulo tiver alguma verdade, como é possível que "parte dos exemplares" tenha um erro desses no meio de uma das notas e paret não? Até onde eu saiba, jornal precisa de um troço chamado fotolito pra se rodar as páginas na gráfica. SE esse trololó tem alguma verdade, iam parar a impressão pra corrigir e aprontar um fotolito novo? E os jornais já impressos? Não teriam que ser descartados? E como acharam o erro? Tinha algum revisor atento que estava inclusive lá no evento de S. Bernardo pra saber o que disse Dilma e o que ela não disse, pra desmentir o marionete, digo, repórter?

SE foi apenas alguns exemplares, quantos exemplares foram? Deve ter esse núnermo, não é? E por que não publicar quantos do montante final saíram com erro? SE a Falha gosta de escarafunchar números pra fazer manchete e infográfico bonitinho, por que ela não diz qual a quantidade de jornais "errados"? É por que a Falha é toda errada? É por que a tal "grande imprensa" é toda errada? E pra terminar: podemos desconfiar dessa história de "alguns exemplares", pois, a julgar pela "exatidão" da Datafalha em tabular pesquisas, talvez as quantidades sejam bem diferntes na realidade.

Do jeito que vai, aquele calhamaço de papel-jornal só vai servir pra embrulhar mudança, peixe, cachaça, sabão caseiro e servir de forro pra pintar casa e banheiro pra cachorro…

    Cecilia

    'Pra mim o Daniel tá certo. Que em vez de só responder às atrocidades da imprensa oficial da elite, por que não antecipar-se? Vamos exigir satisfações da Folha… E acrescento mais uma pergunta: exatamente para que bancas ou bairros de que cidades foram os exemplares?

Ubaldo

Essa de que foram somente alguns exemplares que foram distribuídos com distorções na fala da Dilma foi extremamente vergonhoso para a Folha. Esse fato, denota mais do que um partidarismo condenável, diria uma má fé.

Marat

Só falta a folha fazer o "erramos do erramos", ou fazer o "quase erramos"… eles conseguem superar-se a cada momento!

Milton

Deveria ser feita uma retratação em efeito dominó também.
Jornalistas sérios não deveriam propagar o erro de outros jornalistas.
Parece brincadeira de telefone sem fio que a juventude costumava fazer há vários anos.

Vitor Carvalho

O que interessa é que:
"Ela é DILMAis" e eu também sou "DILMAis" !!!!!!!!

francisco.latorre

não precisa vender os jornais.

é só fingir que vende.

pra justificar os dinheiros.

lavou tá novo.

..

tá explicado o 'milhão' de vejas.

..

Messias Macedo

O CURRÍCULO DA “ADESTRADA” – OU DO “POSTE”!

Dilma Vana Rousseff, nascida em 14 de dezembro de 1947, em Uberaba, Estado de Minas Gerais, ter exercido os cargos de secretária da Fazenda da Prefeitura de Porto Alegre (1986-89), de presidente da Fundação de Economia e Estatística do Estado do Rio Grande do Sul (1991-93), de secretária de estado de Energia, Minas e Comunicações nos governos Alceu Collares (PDT) e Olívio Dutra (PT), de ter coordenado a equipe de Infra-Estrutura do Governo de Transição entre o último mandato de Fernando Henrique Cardoso e o primeiro do presidente Lula, tornando-se membro do grupo responsável pelo programa de Energia do governo petista, de ministra da pasta das Minas e Energia entre 2003 e junho de 2005, passando a ocupar o cargo de Ministra-Chefe da Casa Civil em junho de 2005, sendo, também, a coordenadora do PAC. Dilma Brasileira Rousseff é a candidata do ínclito presidente Lula à sua sucessão.

BRASIL – em homenagem à Dilma Brasileira Rousseff, a futura primeira mulher presidente do Brasil
Bahia, Feira de Santana
Messias Franca de Macedo

@stelles_br

O que a Dilma fez de reclamar já fez eles passarem pela vergonha de assumir a bandalha,o q era digno até de processo pois a alteração serviu de base para vários comentários por toda a mídia golpista.
Essa é da série "Reclamar,adianta!"

    BMW

    Meus caros, não é por acaso que o referido jornal é conhecido nos meios jornalísticos como a "FALHA DE S.PAULO". Aliás, a leitura diária do "Erramos" da FALHA supera qualquer humorístico da TV brasileira.

Messias Macedo

Senador DEMO chama Dilma de cão
(…)
José Agripino faz a seguinte indagação: “Quem é que pode me assegurar que esse não vai ser o comportamento de uma candidata que não está suficientemente adestrada para ser candidata a presidente da República”? Para o senador “É preciso que um candidato reúna condições para receber a disposição do líder popular em transferir os seus votos.”
FONTE:http://www.conversaafiada.com.br/politica/2010/04

COMENTÁRIO:
… Bom, adestrado adestrado é aGRIPEno [Suína] Maia – e adestrada adestrada é Lininha da Receita Federal, que protagonizou um dos mais recentes – e sórdidos – factóides do 'coroné' DEMotucano do Rio Grande do Norte, primo do escroque Agaciel Maia, segundo o congênere Arthur Virgílio Cardoso…

República Destes Bananas Golpistas, Reacionários, Mentecaptos e Terroristas
Bahia, Feira de Santana
Messias Franca de Macedo

Messias Macedo

"A Folha é um jornal que não se deve deixar a avó ler, porque publica palavrões. Além disso, Folha é aquele jornal que entrevista Daniel Dantas DEPOIS de condenado e pergunta o que ele achou da investigação; da “ditabranda”; da ficha falsa da Dilma; que veste FHC com o manto de “bom caráter”, porque, depois de 18 anos, reconheceu um filho; que avacalha o Presidente Lula por causa de um comercial de TV; que publica artigo sórdido de ex-militante do PT; e que é o que é, porque o dono é o que é ; nos anos militares, a Folha emprestava carros de reportagem aos torturadores."
Ínclito e impávido jornalista Paulo Henrique Amorim – blog 'Conversa Afiada'

Messias Macedo

O "DOTÔ DA MEDICINA" JOSÉ (S)ERRA ERRA NA PRESCRIÇÃO!

Azeite de dendê é nitroglicerina pura em relação ao comprometimento da função erétil, ou seja, lipídios (gorduras de um modo geral) obstruem os vasos que levam o sangue para o órgão sexual masculino, mecanismo fuindamental para a consecução da ereção peniana… E, aí, com as artérias entupidas de azeite de dendê, nem a chefe-de-animação mais gostosa do mundo, Ana Hickman, evita o APAGÃO!

RELATÓRIO "MÉDICO"!: quem quiser que acredite no "dotô' (S)erra, para depois 'NÃO PHODER MAIS!'

Messias Franca de Macedo
Feira de Santana, Bahia, República de Nós Bananas

Neo

TSE libera PSDB de mexer na pesquisa SENSUS…
.
.
E o PT ???? Vai pedir o mesmo do DataSerra ???
.
.
Vai pedir suspeição do juiz ???
.
.
Ou são um bando de bananas mesmo ???
.
.
.
Assim não pode! assim não dá !

    Leider_Lincoln

    Na verdade, meu caro, é uma estratégia ótima, a petista. Pense comigo: se ficar provado que a Sensus não mentiu, o que parece ser o caso [a metodologia me pareceu bem sólida] fica também provado, por antinomínia, que a Datafraude manipulou os números [que é o que indicam todas as evidências]. Resumindo: eles praticaram uma fraude e estão pedindo informações sobre uma pesquisa honesta de modo que, ao comprovar a honestidade de uma, comprovam eles mesmos, os co-fraudadores, a mentira de si mesmos.
    São mesmo burros, enfim.

Messias Macedo

O “DOTÔ” JOSÉ (S)ERRA PRESCREVE:

“Azeite de dendê em substituição ao Viagra®!”

###########

AZEITE DE DENDÊ É AFRODISÍACO, DIZ SERRA
(…)
Em outro momento descontraído, Serra segurou uma garrafa de azeite de dendê e afirmou que o produto era afrodisíaco arrancando risos dos presentes.
FONTE:http://www.bahianoticias.com.br

É verdade: charlatão da politicagem leviana!

República Destes Bananas Golpistas Desalmados e Inescrupulosos Vampiros da Alegria e da Esperança
Bahia, Feira de Santana
Messias Franca de Macedo

Messias Macedo

[O candidato (S)erra – da DIREITONA OPOSIÇÃO AO BRASIL – erra, ao insinuar que a província de SUMPAULO é aqui!]

########
SERRA DIZ NÃO TER PRESSA PARA ANUNCIAR VICE
07:17:24
(…)
Na entrevista que concedeu à imprensa [em Salvador], Serra evitou responder as perguntas sobre a campanha e evitou críticas ao presidente Lula e à pré-candidata petista Dilma Rousseff. Ante a insistência dos repórteres, chegou a brincar:
“Cês não querem falar daqui, né? (sic)”.

FONTE: Jornal ‘A Tarde’ – informações repercutidas no sitehttp://www.bahianoticias.com.br

República Destes Bananas Golpistas Desalmados e Inescrupulosos Vampiros da Alegria e da Esperança
Bahia, Feira de Santana
Messias Franca de Macedo

Messias Macedo

OS PALHAÇOS DA TRISTEZA!

VÍDEO: SERRA BEIJA CRIANCINHAS NAS OSID (Organizações Sociais Irmã Dulce, Salvador, Bahia) http://www.youtube.com/watch?v=rHwq6jUqY3I&fe

[MAIS] UMA NOTA TRISTE: as criancinhas indefesas tiveram, ainda, de arrostar o DEMo carlista Paulo Souto e o congênere ACMalvadeza Neto, o tal ‘Grampinho’! Este último, protagonizando o papel de ‘o anão da maldade’!

OUTRA NOTA TRISTE: são sórdidos – até com as criancinhas, indefesas!
Pedófilos da política!

República Destes Bananas Golpistas Desalmados e Inescrupulosos Vampiros da Alegria e da Esperança
Bahia, Feira de Santana
Messias Franca de Macedo

luis

Quantos foram os poucos exemplares impressos e distribuidos? Particularmente estou fazendo campanha para entupir a caixa de mensagens do ombusdman da FSP. Quanto ao Roberto Freire, repito: só foi senador por causa do apoio de Lula e Miguel Arraes; foi deputado federal na rabeira; quando se candidatou sozinho à prefeitura de Recife, ele chegou a 3%; na disputa de presidência ele teve 1%. A "tarefa" dele é essa: manter um partidinho de aluguel, a favor de tucanos e demos…

Messias Macedo

A CHAPA [FRIA] 'NASCERAM UM PARA O OUTRO' – até a morte nas urnas!

(S)erra-*(A)breu

*DEMotucana Kátia (A)breu, além de desprezível, um breu de insignificância e de pessoa, deplorável, da estatura de um (S)erra, o perfil de um homem medíocre, segundo o ínclito e impávido jornalista Paulo Henrique Amorim!

Sloogan: vote no careca e leve uma mentira cabeluda!

“E VOCÊ VAI VER TAMBÉM!”:

Cresce o número de conflitos e a violência no campo. E a Justiça ?

[Na fotografia que acompanha o ´post’] Kátia (A)breu e, à direita [(S)erra], o que mandou prender os que foram à fazenda grilada da Cutrale
Emhttp://www.conversaafiada.com.br/politica/2010/04

República Destes(as) Bananas Golpistas, Reacionários(as), Aloprados(as), Terroristas de Meia Tigela
Bahia, Feira de Santana
Messias Franca de Macedo

Hudson Lacerda

Algum assinante possui exemplar sem o "erro"?

Beto Dertoni

Como assim, errar em uma parte dos exemplares?

Se o errou saiu primeiro em alguns exemplares e depois foi corrigido para os restantes, então eles já sabiam desde o início que havia um erro. Porque então a errata levou dias para ser publicada?

Se os exemplares iniciais estavam corretos e os últimos é que sairam com o erro, pior ainda pois fica evidente a intenção de manipular!

    José

    Exatamente!
    Sabiam o que estavam fazendo.

Messias Macedo

AINDA SOBRE A 'MÉRDIA' SALAFRÁRIA GOLPISTA!

Por fim: ou nós acabamos com esta MÉRDIA golpista – fascista eterna, terrorista de meia tigela – ou ela acaba com o Brasil!

Dá-lhe, Hugo Cháves!

República Desta Mérdia de Esgoto Nativa em Decomposição
Bahia, Feira de Santana
Messias Franca de Macedo

Messias Macedo

MANCHETE DE UM FUTURO PRÓXIMO, no site ‘A Decadência da MÉRDIA’!

'A TIRAGEM DA FOLHA É DE ALGUNS EXEMPLARES'

(Nas lápides dos 'barões da MÉRDIA" – para leitores e assinantes ERRÁticos, jaz!)

República Desta Mérdia de Esgoto Nativa em Decomposição
Bahia, Feira de Santana
Messias Franca de Macedo

Ubaldo

Desta vez a Folha pisou na bola. Ainda bem que tiveram o profissionalismo de reconhecer o erro, com uma justa pressão deste e de outros veículos.
Mas sobre o fato em si, não resta dúvidas que a Dilma abriu o discurso falando que não fugiu e não abandona o barco numa clara alusão aos exilados políticos Serra e FHC, constantes da pauta do encontro.
Como a fala não pegou bem porque alguns seus aliados importantes foram também exilados, retrocedeu.
Neste caso, como acredito que o discurso estava preparado e revisado não dá para ela assumir a culpa sozinha. Ela ainda vai aprender que para bater tem hora e jeito senão você acaba respingando safanões até nos garçãos.
O processo eleitoral é muito complexo e qualquer deslize pode comprometer o trabalho até dos papas do marketing. Fico imaginando um debate entre a Dilma e o Serra. Ela com sua flexibilidade característica (sic) sendo acuada e tentando falar o que lhes disseram e o Serra, chato e igualmente sem carisma, falando de suas realizações. Será que ela vai enfrentar o debate ou sua assessoria vai recomendar que ela fique doente no dia do debate?

    Bando Lêro

    É claro que o desenvolvimento contínuo de distintas formas de atuação acarreta um processo de reformulação e modernização das diversas correntes de pensamento.

    Glecio_Tavares

    Da série a verdade não é a verdade, a verdade é o que eu quero que seja. Por exemplo existem armas de exterminio em massa no Iraque, ou então a CIA nunca tentou matar Fidel, ou então a globo não interferiu na eleição do Collor, ou então me desculpo mas voce estava errado. Tem louco para tudo. Ai vai tomar seu remedio que parece que venceu a validade.

sergio

como diz PHA a folha é o que é porque o dono é o que é

amores

sacanagem com o brasileiro

Messias Macedo

Errata desprezível em comentário anterior sobre o desprezível folhetim golpista “Folha da Província de SUMPAULO do (S)Erra”!

Insinuação (ao invés de ‘insinuçaõ’)

Cordiais saudações democráticas, progressistas e civilizatórias,

Messias Franca de Macedo
Feira de Santana, Bahia, República de Nós Bananas

Geraldo Mendes

A Folha não erra. A Folha é flagrada no ato da falsificação e inventa uma desculpa qualquer em poucos exmplares. Não devemos mais reconehcer a Folha como jornal. É só um panfletinho mal feito.

Morais

Me surpreende um jornal soltar alguns exemplares com uma frase errada e outros exemplares com a frase certa, ou seja se alguém viu que estava errado tinha de recolher estes exemplares, mas como o objetivo foi realmente destruir a reputação da Dilma, foi por isso que eles criaram dois modelos de exemplares, portanto eles são os responsáveis confessos da maracutais.

Ana Clara

Canalhas!

Marcelo Ramos

Bicho, eu acho que o jornal -e o Serra, por extensão- mais perdem do que ganham. Só pessoas já com a cabeça feita vão aprovar essas manobrinhas bobas. Não são mais do que isso, apenas manobras bobinhas de neocons sem criatividade e que estão dilapidando o patrimônio de credibilidade da Folha. Bom, acho que pra esses caras, credibilidade não significa nada.

Messias Macedo

Ao tomar conhecimento desta tentativa cretina de insinuçaõ de 'mea culpa' por parte desta facção criminosa que responde pela alcunha de 'Folha de São Paulo', a sensação é de perplexidade na medida da compreensão da pequenez desta "grande" MÉRDIA!
Jornalismo de esgoto! Uma redação de jornal que coloca palavras na boca de uma pessoa, é a representação de um antro mafioso… E o faz barganhando por interesses inconfessáveis – e flertando com a irresponsabilidade deplorável, espúria e inaceitável!
E sem mais delongas, deixemos as subjetividades de lado: este folhetim deve ser processado, nem que saiba no Tribunal do caralho! Ademais, "não se manda flores para bandidos!"

República Destes Bananas Delinquentes Desmoralizados (DE)Formadores de Opinião
Bahia, Feira de Santana
Messias Franca de Macedo

Messias Macedo

E POR FALAR NA "FOLHA DO (S)ERRA"!

(S)erra, o pretenso exterminador do passado!
O ex-governador José Serra disse na manhã de hoje, em entrevista à rádio Bandeirantes, que o sucessor nem sempre repete o antecessor. “O Brasil vai decidir para adiante. O tema dessa eleição não é o passado, é o futuro."
REFLEXÃO! É verdade: o presidente Lula, sucessor do FHC “de (S)erra”, foi milhões de vezes melhor do que o seu antecessor! Portanto, partindo do pressuposto factual e auspicioso de que o ínclito presidente Lula criou as bases para a emancipação do Brasil, a sua sucessora poderá, até, superar a sua obra. Mesmo porque a construção do governo Lula teve a participação decisiva da valorosa Dilma Brasileira Rousseff!
Sloogan: Dilma, a sucessora que fará melhor, segundo Lula!

NOTA: muito obrigado, José (B)erra, candidato tucanoDEMoníaco, por mais um mote de campanha!

Messias Franca de Macedo
Feira de Santana, Bahia, República de Nós Bananas

Bonifa

Depois da desgraça feita, não tem desculpa que dê jeito. Eles, antes de fazer, já sabiam que teriam de pedir desculpas depois. Mas a bufunfa já teria rendido bons juros. Por isso, chumbo neles!

Uélintom

Parece que eles temiam um direito de resposta, e que depois de muita enrolação na justiça concordariam em publicar desde que fosse apenas em alguns exemplares (evocariam o princípio da equidade), e eles seriam enviados para o interior do Amazonas, Mato Grosso etc, sem repercussão nas bancas das grandes cidades.

Ronaldo Caetano

"SE DEUS não existe e a alma é mortal, tudo é permitido"

Tudo indica que baixou o espírito Karamazov em Otavinho Ditabranda e o cara simplesmente liberou geral na falta de ética.

A Folha virou caso de psiquiatria. Nem o PIG venezuelano é tão destrambelhado…

    Bonifa

    Otavinho sabe que Deus existe, mas ele está acendendo vela preta para o Coisa Ruim.

O Brasileiro

Esses "erros" da Folha a Associação Nacional de Jornais – ANJ – não vê!!! A ética tem passado longe do PiG nas últimas décadas, mas o desespero os têm levado a agir de forma criminosa, como estelionatários!!!
Mas ainda não desconsidero a hipótese de que os diretores e editores da Folha estão loucos!!!

    Bonifa

    A ANJ é o quartel-general do PIG.

    Carlos

    E a FENAJ representa – oficialmente – todos os jornalistas: de jornais, revistas, tevês, rádios,…

    José

    Aguardemos manifestação da FENAJ, com base no "Código de Ética dos Jornalistas"…

Folha tenta minimizar alteração em discurso de Dilma « Faltando Teclas

[…] via Viomundo […]

Leonidas de Souza

Distorcer os pronunciamentos das pessoas do governo já esta virando uma especialidade da Folha de São Paulo, um jornal que já virou jornaleco e está em vias de ser tornar apenas um tablóide oposicionista.
Lamento por um jornal que eu lia todos os dias na década de 80.
Enquanto isso, acabo de tomar um susto na GloboNews, quando a apresentadora, se referindo a continuidade da prisão do banqueiro Cacciola, disse que em determinado momento ele "tinha ido para a Itália". Tinha ido? Ele não tinha fugido depois de receber um habeas corpus do STF e depois o Brasil não teve que fazer um longo processo de extradição para traze-lo de volta?
Meu Deus, onde vamos parar, o poço da nossa grande Mídia não tem fundo?

    José

    Cacciola fugiu pra Itália em junho ou julho/2000 – ano emblemático, aquele….

Panambi

Azenha, eu sei que vocês defendem, ou pelo menos entendem, os funcionários("jornalistas") que trabalham neste "coisa", chamada Folha de São Paulo. Mas acredito não haver mais como justificar a permanência de quem quer que seja, com um mínimo de princípios, a serviço dos Frias, sem que se conclua pela conivência/anuência destes, nesta safadeza cometida diariamente.

vladimir lacerda

Por que a pesquisa CNI-Sensus não tem sido comentada? Existe algo de errado com ela? Que me lembre só vi os números no jornal da Record.

    Conceição Lemes

    Vladimir, nós comentamos em vários posts. Só que desta vez não saiu como CNI-Sensus. Foi encomendada por instituição. Procure por Sensus e achará os artigos. Abs

Fabiano

Desonestos ao extremo.

vladimir lacerda

Não seria o caso destes esquerdistas colaboradores da direita se retratarem e reconhecerem o triste papel a que se prestaram?

    José

    Aos quais "esquerdistas" você se refere?
    E os integrantes do Conselho Editorial da Folha, o que dizem?

Julio Cesar

Imploro para que todos cancelem suas assinaturas e declarem ao PIG o motivo, ou seja, porque voces pig são CANALHAS .

miscolen

Essa atitude evidência o mal-caratismo e a má fé desse jornaleco.

Eudes H. Travassos

A absoluta falta de escrúpulos e a forma desesperada como fazem a campanha do Serrágio só me dão a certeza que teremos com Dilma o governo mais a esquerda da história da América Latina. Eu vou rir a bessa.

Marco Poletto

Azenha, acho que chegou a hora da Folha da Provincia de São Paulo mudar de: Folha não da para não ler – Para: Folha não da mais para ler. Vc. é ótimo.

Marcelo

Não tinha como arrancar dinheiro deles por estes erros bizarros não.

Deixe seu comentário

Leia também