VIOMUNDO

Diário da Resistência

Sobre


Opinião do blog

O Encontro de Blogueiros


05/08/2010 - 17h55

por Luiz Carlos Azenha

A nossa é uma organização declaradamente mambembe. Nossa sede provisória é o Sujinho, restaurante na Consolação, em São Paulo. Quando decidimos vender cotas de patrocínio, com o objetivo de bancar parcialmente a hospedagem, os descontos em passagens e outros pequenos gastos do evento, cada um foi atrás dos contatos que tinha à mão. Até agora tem sido um esforço abertamente colaborativo, bem com a cara da rede: cada um ajuda do jeito que pode. Nada teria sido possível sem a capacidade do Altamiro Borges de agregar pessoas tão diversas e a tenacidade da Conceição Lemes, a nos cobrar prazos e tarefas.

Escrevo em meu nome e é importante que isso fique claro: a blogosfera é muito diversa e é difícil encontrar dois blogueiros que concordem absolutamente sobre um único tema. Por isso, quem imagina que os 200 blogueiros já inscritos vão se submeter a algum tipo de controle, de comando centralizado ou de “ordens superiores” decididamente não conhece a blogosfera.

Como um dos idealizadores do encontro, digo que defendemos mais democracia (não menos) e mais mídia (nunca menos).

Acho importante que os blogueiros se conheçam pessoalmente, para trocar telefones, e-mails, ideias e experiencias.

Acho importante que se discuta a viabilidade comercial da blogosfera, que será tema de uma das mesas (no encontro, pretendo propor que se forme um consórcio de blogs para vender “páginas vistas”  conjuntamente às agências).

Acho importante que aqueles que sabem como fazê-lo ajudem os demais a aumentar a audìência de seus espaços, a aproveitar melhor as redes sociais, a fazer vídeos (temas que serão tratados de forma específica).

Acho importante que a gente debata as ameaças já existentes à blogosfera (como a possibilidade de que sejam criados “pedágios”  na rede, privilegiando certos conteúdos em detrimento de outros).

Não é muito, mas já é alguma coisa.





28 comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do VIOMUNDO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie. Leia o nosso termo de uso.

Washington Teotônio

08 de agosto de 2010 às 08h59

Além disso, introduzimos a obrigação para que os bloques e demais sítios com finalidades similares sejam cadastrados no sítio governamental Registro.BR de forma não onerosa, permitindo, assim, um mecanismo eficiente de identificação dos proprietários.

Diante do exposto, peço o apoio dos nobres Parlamentares desta Casa para a aprovação deste Projeto de Lei.

Sala das Sessões, em de de 2010.

Deputado Gerson Peres

Final.

Responder

Washington Teotônio

08 de agosto de 2010 às 08h58

Art. 6º Esta lei entra em vigor na data de sua publicação.

JUSTIFICAÇÃO

A Internet é o mecanismo de comunicação social que apresenta o maior crescimento, chegando, em muitos países, a superar o rádio e a televisão como fonte de notícias e opiniões.

Esse novo meio de interação social, porém, caracteriza-se pelo fato de que, ao contrário dos mecanismos tradicionais – imprensa escrita, rádio e televisão -, onde temos um emissor falando para muitos, temos uma situação em que muitos falam para muitos.

Além disso, a Internet permitiu uma ampliação exponencial nas possibilidades de manifestação do pensamento, na liberdade de expressão e na democratização da Comunicação Social.

Ocorre que os mecanismos tradicionais de Comunicação Social são passíveis de responsabilização civil e penal no caso de ocorrência de crimes contra a honra – calúnia, injúria e difamação. O caso dos blogues, fóruns e demais sítios de publicação de artigos e opiniões, porém, não contam norma similar que permita a proteção da honra das pessoas.

Essa lacuna legal permite que esses mecanismos de Internet, com todo o seu poder de difusão associado, sejam usados, em muitos casos, de forma fraudulenta, para a prática da calúnia, da injúria e da difamação, sem que os autores de tais crimes possam ser responsabilizados.

Além disso, as áreas de comentários de muitos desses sítios permitem que os usuários publiquem comentários de forma anônima, ou com identidade não confirmada, o que faz com que essa funcionalidade seja usada também com finalidade fraudulenta e para a consecução de crimes contra a honra.

A solução para essa situação passa necessariamente pela transferência da responsabilidade dos comentários anônimos para o proprietário do bloque, e a instituição da obrigação de que tais mecanismos tenham a área de comentários moderada, para permitir a análise prévia das mensagens antes da publicação.

É evidente que todo o conteúdo publicado em um sítio, blogue ou sítio de Internet com finalidade similar é de responsabilidade de seu proprietário, autor ou editor, para efeito de responsabilização quanto à ocorrência de crimes contra a honra, pois estes são os mantenedores dos recursos, assim como os beneficiários de suas receitas publicitárias.

Este Projeto de Lei, portanto, tem o objetivo de estabelecer as normas básicas de responsabilização dos autores, proprietários e editores de tais sítios no caso de publicação de mensagens anônimas.
Continuação…

Responder

Washington Teotônio

08 de agosto de 2010 às 08h57

(Do Sr. Gerson Peres)

Dispõe sobre a responsabilidade dos proprietários e autores de blogues e
mecanismos similares.

O Congresso Nacional decreta:

Art. 1º Esta Lei dispõe sobre a responsabilidade dos proprietários e autores de blogues, fóruns e mecanismos similares de publicação na Internet.

Art. 2º Os proprietários, editores, mantenedores e autores de blogues, fóruns e demais sítios com funcionalidades semelhantes, são responsáveis pelo conteúdo dos comentários oriundos de usuários anônimos ou que não sejam passíveis de identificação.

Art. 3º As mensagens que contenham crimes contra a honra – calúnia, injúria e difamação – das pessoas serão de responsabilidade dos editores, proprietários e autores dos blogues, fóruns, e demais sítios de Internet com funcionalidades semelhantes, no caso de a mensagem contendo o crime contra a honra não permitir a identificação do autor.

§1º O ofendido por calúnia, injúria e difamação, sem prejuízo da ação penal competente, poderá demandar no juízo civil a reparação do dano moral.

§2º Todos os blogues, fóruns, e demais sítios de Internet com funcionalidades semelhantes, são obrigados a instituir mecanismo de moderação de comentários.

§3º O controle da postagem e prévia análise dos comentários é obrigação exclusiva de seu proprietário, autor ou editor.

Art. 4º Todos os blogues, fóruns, e demais sítios de Internet com funcionalidades semelhantes, são obrigados a procederem ao registro com o nome completo, CPF e identidade de seu proprietário no sítio governamental Registro.BR.

Parágrafo único. O registro do blogue, fórum, e demais sítios de Internet com funcionalidades semelhantes deverá ser processado de forma gratuita e não onerosa no “sítio” governamental “registro.br” para fim exclusivo de cadastro.

Art. 5º O Poder Judiciário aplicará multa de dois a dez mil reais ao proprietário do blogue, fórum, e demais sítios de Internet com funcionalidades semelhantes, que estejam em desconformidade com os dispositivos desta Lei.

§1º O valor da multa dobra a cada reincidência.

§2º Os recursos das multas serão revertido ao Fundo Nacional de Segurança Pública de que trata a Lei nº 10.201, de 14 de fevereiro de 2001.

Continuação…

Responder

Washington Teotônio

08 de agosto de 2010 às 08h55

Não sei o que se passa com este ou aquele blog, realmente não sei. Mas com o que está para acontecer nesta ditadura capitalista assassina, sangrenta, preconceituosa e discriminativa que aí está e bem pior que a ditadura militar que o Brasil vivenciou há pouco tempo atrás, onde o país era bem mais organizado e o cidadão tinha o direito de ir e vir com bem mais segurança, entre outros benefícios (pergunte aos seus pais ou avós e desde que eles não tenham sido um seja um canalha corrupto, ele irá irá te confirmar o que digo), sei o que acontecerá com todos os blogs no Brasil.
Como não é suficiente censurar o ESTADÃO e pressionar jornalistas que falam a verdade ou são objetivos em suas criticas contribuindo para tirar o povo do analfabetismo político em que ele se encontra, agora é a vez de censurar e ficar de olho nos BLOGUEIROS do Brasil, mas isto apenas para os que escrevem a verdade trocada em miúdos.
O negócio é que vejamos tudo e fiquemos de boca fechada, sob pena de multa em torno de dez mil reais e consequente prisão por falar e mostrar a verdade. É ditadura ou não é?
De ditadura para ditadura, sou mil vezes a ditadura militar onde traficante não mandava no país e muito menos elegia deputados estaduais e federais para representá-los e onde o Estado era poder e não submisso ao crime organizado como é atualmente, a vistas grossas de todos que fazem parte desta canalhada e não estão nem aí a não ser para a corrupção onde a maioria dispensa total atenção para saber quanto vai levar.
Já quanto ao povão (o trabalhador brasileiro, honrado e direito) este que se dane e morra. É assim no Brasil atual, só não vê quem é apático, displicente e vive no mundo de plutão, porque da lua também dá para ver a sujeira que impera no Brasil, onde democracia, confundida com liberdade de expressão, não existe, é uma utopia, mais que beneficia o capitalismo ditador com seus fantoches presidentes em detrimento ao território e toda nação brasileira .
Bem, vamos deixar a verdade de lado e passar a mentir mais ou este blog também correrá o risco de se ferrar, não pelos comentários do dono do blog, que deverá ficar pianinho, mas pelos comentários de terceiros.
A CPMF também tinha uma finalidade que não se concretizou, resta saber a real finalidade do dinheiro arrecado pelas multas que ocorrerão e que não pagarei, para onde realmente será destinada, com certeza para segurança pública é que não irá. Provavelmente já deva existir uma equipe montada pelo mentor deste projeto, para meter a mão no dinheiros fácil que entrará e que com certeza e mais uma vez a sociedade brasileira ficará a ver navios.
Gerson, a questão da segurança pública nacional está inserida no destino de 386 bilhões de reais para pagar juros e amortização da dívida pública ao invés de ser investido no Brasil, inventa outra malandrão, porque esta só quem engole é trouxa. Inventar que a arrecadação obtida com este sujo Projeto de Lei é para ser investido na segurança pública é piada para boi dormir. Vá tratar outro como idiota, não a mim.

Eis o projeto de Lei:

PROJETO DE LEI No , DE 2010
Continua…

Responder

Roberto Takata

06 de agosto de 2010 às 18h43

(cont.)
Cadastrar-se em agregadores de postagens. Sem ser uma política de comadres, é importante fazer referências para postagens uns dos outros – isso aumenta o pagerank, bem como a pontuação no Google (essas referências, claro, tem que ser devidamente contextualizadas – nada de linkar postagens que nada têm a ver só para aumentar).

Nada de spam para a divulgação. Podem-se cadastrar em comunidades de sites de relacionamento que tenham a ver com a temática abordada: naturalmente haverá oportunidade de se referirem a alguma postagem sua ou de colegas (tem que ser postagens que realmente contribuam com a discussão realizada no momento – e nada de tentar criar discussões do nada só pra fazerem referências). Visitar blogues e fazer comentários – sempre procurem ser pertinentes: também haverá oportunidades para complementarem fazendo referências a postagens sua ou de outrem (mais uma vez, não force a barra, só cite se se encaixar naturalmente ao que é discutido).

Atentem sempre para a netiqueta. A linguagem ácida e ferina é muito adequada para críticas, mas não exagerem – não descabem para agressões gratuitas. Procurem a cada dia – sem se desesperar – melhorar sua escrita e expressão. Ler bastante é importante: aumenta paulatinamente seus recursos expressivos. Estudar lógica para analisar criticamente ideias de outrem. Opiniões são livres, mas análises críticas demandam bom conhecimento de causa – e.g. em vez de criarem teorias conspiratórias sobre o resultados de pesquisas de opinião, estudem estatística (há bons tutoriais na internet). Não confundir pura retórica com análise – sim, retórica é um recurso importante, mas para dar o devido destaque ao conteúdo que importa e não para dar forma a um texto vazio. Seguindo esses princípios – sem ser a ferro e a fogo, mas de modo consistente – ganharão credibilidade e poderão se tornar uma referência importante (não importando o tamanho do público: aliás, nunca escrevam para a galera – só para agradar à "audiência" – se tiverem que desagradar, que desagradem: não com o *objetivo* de desagradar, mas apenas sendo fiel ao que vocês realmente acham: estejam, porém, abertos a mudarem de opinião frente a bons argumentos – podem ser incisivos, mas reconheçam os eventuais erros – erros que todos nós cometemos vez por outra).

[]s,

Roberto Takata

Responder

Roberto Takata

06 de agosto de 2010 às 18h42

Um modo de aumentar a visitação/visibilidade é a criação de condomínios: vários blogues unem-se como subdomínios dentro de um domínio guarda-chuva de endereço. Como Interney, Scienceblogs, Sedentário, Meio Bit… A temática pode ser mais ou pode ser menos restrita – mas importa a construção de uma marca.

Dois textos para se pensar: http://scienceblogs.com.br/brontossauros/2010/07/http://scienceblogs.com.br/brontossauros/2010/07/
—————-

Também é importante saber usar técnicas de SEO, usar palavras-chave corretas: é bom não abusar de "iscas" de visitação – usar palavras e expressões que atraiam paraquedistas (como "sexo", "música grátis"…) sem que tenha a ver realmente com o conteúdo: aumenta a visitação temporariamente, mas não apenas os mecanismos de busca acabam penalizando (eles possuem algoritmos para detectar esse tipo de subterfúgio) como mina a credibilidade a médio prazo (e dificulta a busca por quem estaria interessado na temática real).
(cont.)

Responder

Paulo Cesar

06 de agosto de 2010 às 13h43

Respondam-me uma duvida, por favor. Por que os blogueiros do PIG, Augusto Nunes e Reinaldo Azevedo, sempre são elogiados em seus comentários.
Os seus textos são sempre chamados de excelentes, seus leitores os tratam como “Tio Rei” e “ Grande Augusto". E a pergunta que não quer calar.
Nos blogs de Reinaldo e seu discípulo Augusto Nunes sempre os comentários dos Ptistas são estúpidos.
Todos os Ptistas são estúpidos para ainda fazerem comentários em seus blogs?;
Todos os seus seguidores são estúpidos para acreditarem que os comentários dos Ptistas são verdadeiros?
Seus patrões são estúpidos e acreditam que os dois estão expondo a estupidez dos Ptistas;
Ou Reinaldo Azevedo e Augusto Nunes são tão estúpidos que ainda acreditam que todos não sabem que eles já não são mais levados a sério?

Responder

    Hans Bintje

    06 de agosto de 2010 às 14h45

    Eleve seus pensamentos e descubra a VERDADE nas palavras do preclaríssimo educador Mestre Hariovaldo – http://hariprado.wordpress.com/ – que mantém o melhor site de política do Brasil, auxiliado pela mais fina estirpe de homens bons e mulheres boas do país.

    Com todo o respeito ao Uncle King e a esse outro rapaz que eu desconheço – mas que certamente é um homem bom – é chegado o momento de ir diretamente à fonte maior da sabedoria mundial que combate, sem tréguas, os sites comunistas satânicos de Luis Nassif, de Paulo Henrique Amorim e o Viomundo.

    Que São Serapião o ilumine, Paulo Cesar.

    Alvíssaras!

    Paulo Cesar

    06 de agosto de 2010 às 16h04

    Se voce for na pagina de um dos Veja's boy, verá que ele publicou parte do meu comentário e depois o responde.
    Essa eu nunca vi, o cara mudou o comentário para poder esponde-lo

    Hans Bintje

    06 de agosto de 2010 às 16h49

    É por isso que eu sempre recomendo acessar todos os dias, antes de qualquer outro, o site do nobre professor.

    Para poupar um pouco de trabalho do grande mestre, cabe transmitir a eles a mesma recomendação de Talleyrand aos seus comandados, quando ministro do Exterior de Napoleão:

    – Sobretudo, nunca zelo demais.

    Zelo em excesso atrapalha.

    Alvíssaras!

Paulo Cavalcanti

06 de agosto de 2010 às 11h29

Azenha,

Eu insisto. Estamos falando de uma criança, que acaba de sair da fase do "leite Nanon" – para o "leite Ninho" – se a gente enfiar feijoada na goela dele, com certeza morre, ou deixará sequelas irreversíveis.

Vamos dar um passo de cada vez. Afinal, somos recem-nascidos!!!!

Responder

    Hans Bintje

    06 de agosto de 2010 às 12h44

    Obrigado por me fazer lembrar de um ditado lá da terrinha, Paulo Cavalcanti:

    – Nee heb je al, Ja kan je krijgen.

    Tradução: Não você já tem, Sim você pode conseguir.

    Vamos transformar isso em poesia, como o pessoal do maio de 1968, em Paris:

    – Soyez réalistes, demandez l'impossible.

    Essa frase eu NÃO traduzo. Nem essa:

    – L'imagination prend le pouvoir!

    E precisa?

    Paulo Cavalcanti

    06 de agosto de 2010 às 14h54

    Caro Hans Bintje,

    Creio também piamente nas frases que você não traduziu: "Seja realista, exija o impossivel!" – "A imaginação é poder"

    Porém a diferença histórica, é que em 1968, eu tinha 12 anos, o tempo foi passando….em 2010 – estou com 55, e aprendí que a grandeza dessas duas frases, somada à minha maturidade, me alerta para o fato, que uma grande caminhada, começa sempre com os primeiros passos. Então, prá que pressa?

    abs

    Hans Bintje

    06 de agosto de 2010 às 16h20

    Paulo Cavalcanti:

    Eu não pensei na velocidade, mas no rumo.

    E gosto muito do que observo por aqui. Novamente, é Tolstoi:

    "Em vão, centenas de milhares de homens, amontoados num pequeno espaço, se esforçavam por desfigurar a terra em que viviam. Em vão, a cobriam de pedras para que nada pudesse germinar; em vão arrancavam as ervas tenras que pugnavam por irromper; em vão impregnavam o ar de fumaça; em vão escorraçavam os animais e os pássaros – Em vão… Porque até na cidade, a Primavera é Primavera."

    Tudo ao seu devido tempo, sem dúvida. Eu estou comemorando a chegada da Primavera.

Hans Bintje

06 de agosto de 2010 às 11h13

De Danuza Leão ( http://www.rodrigovianna.com.br/radar-da-midia/co… ):

"Foi um desastre desde o começo: o tema da festa (…) e ainda pedir que levassem um pratinho de doces ou salgados."

E nós, brancos de olhos azuis, vamos levar nossa cerveja feita em casa para o arraial. Torcemos para que aconteça esse tipo de "desastre", gostaríamos que se repetisse todos os dias.

Danuza Leão: "Um país que quer tanto ser moderno poderia ter se inspirado em qualquer outro folclore que não o do atraso, o da jequice explícita. Quem não se lembra do personagem Jeca Tatu, cheio de lombrigas, personificando um Brasil de que lembramos com carinho, mas que não é exatamente a imagem a ser exportada para os grandes estadistas do mundo com quem Lula gosta tanto de conviver de igual para igual?"

Nós, gringos, ADORAMOS essa imagem que os brasileiros estão exportando.

O Rodrigo Vianna explica o motivo:

"A Danuza – que já teve a chance de ler tanto – nunca ouviu falar que a melhor forma de ser universal é ser profundamente local?"

Ou, como escreveu Leon Tolstoi:

"Se queres ser universal, começa por pintar a tua aldeia."

Responder

    Paulo Cavalcanti

    06 de agosto de 2010 às 15h14

    Caro Hans,

    Danuza Leão, é irmã de ninguém menos que Nara Leão, um pessoa linda, talentosa e nada aprendeu com essa pessoa iluminada, que faleceu jovem aos 47 anos, dia 7 de junho de 1989 – vítima de um tumor no cérebro.

    Danuza, foi casada e teve dois filhos, com dos maiores ícones do jornalismo brasileiro, chamava-se Samuel Wainer, foi fundador de um dos jornais mais famosos do Brasil, o Última Hora. Foi testemunha ocular da agonia de Getúlio Vargas até o suicídio. E nada aprendeu na vida, passou em brancas núvens!!! O ser humano é mesmo incrível!!!

    Hans Bintje

    06 de agosto de 2010 às 16h31

    Paulo Cavalcanti:

    A Danusa "que pense, que fale".

    O problema é que ela idealizou um modelo de "gringo" que não existe.

    O Azenha pode dizer bem melhor do que eu: a gente jamais se aventura pelo mundo para confirmar as certezas que já temos.

    Se fosse assim, francamente, era preferível nem sair de casa.

    A aventura do conhecimento, quando a gente efetivamente embarca nela, é irresistível…

Gerson Carneiro

06 de agosto de 2010 às 06h28

Igualmente ameaças à blogosfera como os “pedágios” há a possibilidade de manipulação de informação, censura (no caso dos blogs do PIG os comentários contrários às opiniões e matérias nunca são publicados), que resultam na falta de possibilidade de debate participativo (na falta de oportunidade de divergir).

"Vamo simbora que o mundo arrudiou
E se eu ficar parado aqui eu não vou

Posso sair daqui pra me organizar
Da lama ao caos, do caos a lama
Um homem roubado nunca se engana

Ô Josué eu nunca vi tamanha desgraça
Quanto mais miséria tem, mais urubú ameaça

Com a barriga vazia não consigo dormir
E com o bucho mais cheio começei a pensar
Que eu me organizando posso desorganizar
Que eu desorganizando posso me organizar

Porque
Da lama ao caos, do caos a lama
Um homem roubado nunca se engana"
Pou-Pourri – Chico Science

Responder

Nicolas

06 de agosto de 2010 às 02h47

Azenha, você fala da ideia de fazer um consórcio de blogs que venda "páginas vistas" às agências. Entendo que isso é o mecanismo do financiamento por publicidade. Proponho um outro mecanismo, inclusive em meu sítio (www.culturapolitica.com.br) pois considero que o financiamento por publicidade não só tem um futuro difícil na Internet como mesmo nos meios tradicionais, tem muitas desvantagens, mas isso é um longo assunto. Mas para comparar, o meio de financiamento que proponho depende apenas dos leitores, sem intermediários (agências de publicidade, empresas privadas ou estatais, fundos estatais, ONGs, partidos políticos, etc.). O conteúdo do sítio pode ser visto por todas as pessoas da Internet, mas são cadastrados Colaboradores, que contribuem com 5 reais por mês, de forma voluntária, mas com valor e frequência definidos. O meu sítio está começando, mas o seu, com tantos leitores, certamente teria mais facilidade em encontrar Colaboradores dispostos a pagar 5 reais por mês para o seu sítio existir.

Responder

Paulo Cavalcanti

06 de agosto de 2010 às 00h24

Azenha,

Estou inscrito para o encontro, tenho visto alguns comentários anteriores à este post, querendo de "forma sistemática" – organizar a blogosfera. Eu acho que se desorganizados, fizemos o estrago que fizemos, se organizar, bagunça tudo, não creio que deve ser pauta, uma organização plena, etc…etc..

Eu acho que a coisa só funcionou bem até aqui, por conta da desorganização. Acho que pautar, com utilizar melhor as ferramentas, que muitos não dominam (assim como eu), que sou um velhinho de 55 anos, tudo bem, agora não vamos organizar que estraga!!!!

Responder

Selma

06 de agosto de 2010 às 00h10

Adoraria poder participar, mas, como estou muito longe, vou apenas divulgar da forma possivel e de longe torcer muito para que o evento seja um grande sucesso!

Responder

Renan Araújo

05 de agosto de 2010 às 22h25

Também não consigo entrar no BLOG do Nassif…o que se passa?

Responder

Esperança

05 de agosto de 2010 às 22h14

Gente ninguém está conseguindo entrar no Nassif.
Muito estranho, alguém sabe o que se passa???

Responder

Hans Bintje

05 de agosto de 2010 às 21h53

Azenha:

A gente gosta de vocês. De um portuga sonhador, de um turco que este ano completa 40 anos de estrada, de uma moça que derreteu meu coração gringo de pedra.

Eu pergunto: precisa mais do que isso para justificar uma festa?

A minha esposa ficou comentando hoje sobre a minha alegria em fazer cerveja para sua "organização mambembe". O esforço ganha significado, eu disse para ela, porque busca trazer um pouco de sonho para este mundo tão lotado de pesadelos.

Vocês são nossos "Canários do Reino":

Em qualquer rua de qualquer cidade
Em qualquer praça de qualquer país
Levo o meu canto puro e verdadeiro
Eu quero que o mundo inteiro
Se sinta feliz

Responder

    Glecio_Tavares

    06 de agosto de 2010 às 00h49

    Nossa Hans !!! Eu estou louco para experimentar essa cerveja, feita com muita inspiração progressista. Deve dar o maior barato!!!

    dukrai

    06 de agosto de 2010 às 01h22

    me bota nessa mesa, pelamordideus!!!!!!!

    Conceição Lemes

    06 de agosto de 2010 às 07h48

    Dukrai, vc vem, né?Entao, como todos nós, vai participar, perguntar. Até lá. abs

    dukrai

    06 de agosto de 2010 às 08h51

    certííííííííííííssimo, Conceição, além do aprendizado vai ser um prazer enorme conhecer os meus "idalos" rs


Deixe uma resposta

Apoie o VIOMUNDO - Crowdfunding
Blogs & Colunas
Mais conteúdo especial para leitura