O discurso de Obama. E o que faltou dizer

Tempo de leitura: 2 min

“Hoje, temos visto a luta por estes direitos se descortinar através do Oriente Médio e do norte da África. Vimos a revolução nascida do desejo pela dignidade humana básica na Tunisia. Vimos manifestantes pacíficos lotarem a praça Tahir — homens e mulheres, jovens e velhos, cristãos e muçulmanos. Vimos o povo da Líbia assumir uma posição corajosa contra um regime determinado a brutalizar seus próprios cidadãos. Em toda a região, vimos jovens se rebelar — uma nova geração exigindo o direito de determinar seu próprio futuro.

Desde o início, deixamos claro que a mudança que eles buscam deve ser determinada pelo próprio povo. Mas, como duas nações que lutaram por muitas gerações para aperfeiçoar suas democracias — os Estados Unidos e o Brasil — sabem, o futuro do mundo árabe será determinado pelo seu povo.

Ninguém pode dizer com certeza como essa mudança vai acabar, mas eu sei que mudança não é algo que devemos temer. Quando jovens insistem que as correntes da história estão em movimento, os pesos do passado são varridos de lado. Quando homens e mulheres pacificamente pedem seus direitos humanos, nossa humanidade comum é realçada. Onde quer que a luz da liberdade é acesa, o mundo se torna um lugar mais iluminado.

Este é o exemplo do Brasil.  Brasil — um país que demonstra que uma ditadura pode se tornar uma pujante democracia. Brasil — um país que demonstra que a democracia garante liberdade e oportunidade para seu povo. Brasil — um país que demonstra como pedidos de mudança que começam nas ruas podem transformar a cidade, o país e o mundo.

Décadas atrás, foi diretamente do lado de fora deste teatro, na praça Cinelândia, onde o pedido de mudança foi ouvido no Brasil. Estudantes, artistas e líderes políticos de todos as tendências se juntavam sob faixas que diziam “Abaixo a ditadura. O povo no poder”. Suas aspirações democráticas não seriam preenchidas até anos mais tarde, mas uma das jovens brasileiras do movimento daquela geração iria em diante, para mudar para sempre a história desta Nação.

Filha de imigrantes, a participação dela no movimento levou à prisão e tortura nas mãos de seu próprio governo. E assim ela sabe o que é viver sem o mais básico dos direitos humanos, pelo qual muitos estão lutando hoje.

Mas ela também sabe o que é perseverar. Ela sabe o que é superar. Porque, hoje, aquela mulher é a presidenta da Nação, Dilma Rousseff”.

Palavras bonitas de Barack Obama. Construção inteligente. Infelizmente, ficaram alguns vazios na retórica. A ditadura contra a qual aquela jovem brasileira se insurgiu foi imposta com o beneplácito e a ajuda material… dos Estados Unidos.

Para quem tem dúvidas, basta consultar (em inglês) os documentos oficiais do governo americano.

Ou, aqui, a tradução de um deles.

Assim como muitas ditaduras foram e continuam sendo sustentadas no mundo pelos Estados Unidos. Curiosamente, Obama não citou em seu discurso a Arábia Saudita, nem o Bahrain. Nem disse que Mubarak era, até muito recentemente, amigão do peito de Washington.

Foi só isso que faltou dizer.


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Mário

Azenha, acho que daria uma bela reportagem.
http://www.megafone.inf.br/noticias/2483-relato-d

O discurso de Obama. E o que faltou dizer | OCOMPRIMIDO.COM

[…] Foi só isso que faltou dizer. Por Luiz Carlos Azenha, via VioMundo […]

Gerson

O povo brasileiro não gosta dos USA, já saiu pesquisa a respeito. A "simpatia" do Obama não mudará isso.

Não me lembro onde li essa pesquisa, não faz muito tempo , o brasileiro é um dos mais anti-americanos do mundo.

Percival de Brites

O que o Obama esquece-se de dizer? Simples. Está em toda a mídia do Pig: o homem foi escolhido Prêmio Nobel da Paz!

LULA VESCOVI

Esse Obama se revelou um perfeito banana.Ainda bem que nunca nutri esperança alguma nesse cara.O que intriga é que tanta gente boa tenha embarcado nessa canoa furada durante a campanha.Para haver alguma mudança no império,o furo é muito mais embaixo.

    Gládys

    Faltou ele dizer o que veio olhar por aqui e procurar. Faltou ele dizer o que os E.U.A. QUER DE NÓS. Mas isso ele não vai dizer em publico… nem em discursos! O garoto propaganda dos EUA não veio a passeio, tenho certeza disso. Será que ele veio conferir a ex-subversiva que o país dele combateu décadas atrás? Só isso? E o que mais além disso?

francisco.latorre

megapicareta.

enganatrouxa. tosco.

.

sergio pinto

Tudo muito bom, tudo muito bem, mas o moreninho do norte só esqueceu de dizer que nossa presidenta lutou contra uma ditadura apoiada por quem mesmo?

    Gládys

    APOIADA PELOS ESTADOS UNIDOS DA AMÉRICA… OH YES!

ads

acho interessante toda movimentação nesse topico sobre tal tema sendo que nem se sabe se as fotes sao verdadeiras etc… tb faltou ele dizer em contrapartida que Dilma é sequestrou o embaixador dos EUA e temos uma presidente terrorista, onde esta sempre esteve de conchavo com ditadores e comunistas. fora o treinamento com a guerrilha..

Renata

Como brasileiro é bicho burro, e eu me incluo aí também. Deve ter pensado: milhares de otários ainda me aplaudem. hehehe…

FrancoAtirador

.
.
ESSE DISCURSO FOI DE UMA HIPOCRISIA ATROZ.
.
.

Pedro

Brasileiro puxar saco presidente americano! Brasileiro trocar pre sal por dispensa de visto!!!

naiaraplima

Acho que o discurso foi muito bonito mesmo, mas não corresponde a postura dos EUA no mundo.

beattrice

A atitude do gov e do pref do RJ de fazer e manter 13 presos políticos encarcerados até o SENHOR DA GUERRA deixar o espaço aéreo do país é patética.
O senhor Paes foi tucano, é tucano e será tucano, não importa a camuflagem que use.

    P A U L O P.

    ESCONDER O 'BICO GRANDE'…… É IMPOSSÍVEL.

P A U L O P.

“Vejam só, Obama vai dormir duas noites no Rio. Que bacana!” – contribuição de Sérgio Cabral, governador do Rio ao Festival de Besteiras que Assola o País – E olha que o pai do governador, também Sérgio Cabral, era amigo do criador do FEBEAPA, Sérgio Porto – Stanislaw Ponte Preta –. Não aprendeu nada.

SEM COMENTÁRIOS

Valdeci Elias

Um bom pescador, sempre da corda, antes de puxar o peixe. "Lula é o cara","Dilma é a vencedora", "O Brasil é o pais do agora".
O Brasil tem que fazer mais usinas nucleares, e reformar a marinha de guerra com urgência.

    Gládys

    Esse papo de Usina Atômica é ironia ou vc está falando sério…? Eu espero que seja ironia! Sem essa de tecnologia para destruir, o que a gente tem q fazer é reformar as Forças Armadas e não abaixar a cabeça para norte americanos nem ninguém! Já chega que dentro de nossas fronteiras no norte a festa é conduzida pelos norte-americanos, japoneses e todo tipo que vem de fora. Precisamos de Ética e Hombridade. Respeito pela constituição e ação de homens que honrem as calças que vestem. Nossa tecnologia (em todas as áreas) tem que ser modernizada e valorizada, mas não com energia suja e perigosa. Essa já foi provada que não compensa! Só entope o país de lixo que não há onde despejar, enterrar ou despachar… e pode destruir muitas cidades e um estado inteiro.

Louzada

Azenha
Não leve a mal não, mas o que vc esta cobrando como falta no discurso de Obana só faria sentido se estivesse discursanado na ONU, ele estava visitando o Brasil esses temas não estão no contexto da sua visita ao Brasil.
VC ESTA FORÇANDO BARRA, reconcheça, vc sempre foi equilibrado mas pisou na bola feio.

    Mauro

    O Azenha não esperava que o Obama dissesse isso.
    Apenas não quis deixar que isso fosse dito porque é a verdade.
    Ele não pisou na bola nem forçou a barra.
    Quem pisou na bola e vive forçando a barra são os EUA.
    O que não podemos é ser ludibriados por um discurso demagógico.
    O presidente americano só está passando mel na boca das potencias mundiais para que elas não venham a se aliar com a China [e Russia].
    Só não vê isso quem está dormindo.

    Parabéns Azenha por manter os olhos abertos.

    Louzada

    Caro Mauro sua cabeça anda confusa, heim!
    "O Azenha não esperava que o Obama disssse isso", mas como se o título do texto é O Discurso … …e o que deixou de dizer".
    A próxima É UMA´PÉROLA DIGNA DO FESTIVAL DE BESTEIRA DO ENEM
    "Apenas não quis deixar que isso fosse dito porque é verdade"
    rssssss só rindo…
    Mauro o carioca é um grande anfitrião recebe seus visitantes com alegria e fidalguia, essa visita foi brilhante como brilhante fopram os discursos de Dilma e Obama . O resto é trauma que deve ser tratado no analista.
    Não desista isto tem cura

Luiz Jornaleiro

O que faltou nos discursos do Obama? Algo que o próprio citou em diversas passagens: Liberdade! Liberdade que o presidente NÂO tem, pois quem manda no Império são os capitalistas e os senhores de guerra. Se fosse possível admitir essa simples verdade, o papel por ele representado (de imperador), seria mais convincente.

LuizCarlosDias

Porque ta na natureza humana do americanos,
invadir e depois pedir desculpas.
Lembra a fabula do escorpião
pedindo carona pra travessar um rio?

    naiaraplima

    È… mas não pediu desculpas não… fingiu que não havia nada com eles…

aldoluiz

"Anel – Assembleia Nacional Dos Estudantes – Livre!

Cerca de 400 manifestantes foram às ruas do Rio de Janeiro protestar contra a presença de Obama
no Brasil, por entender que o presidente norte americano é o principal agente do imperialismo, por repudiar seus objetivos de ampliar o terreno para instalação das multinacionais e por defender o pré sal como um recurso do povo brasileiro.

De forma totalmente desequilibrada, a polícia reprimiu a manifestação que se desenvolvia de maneira pacífica e prendeu 13 ativistas, que seguem presos e estão sendo acusados de crimes inafiançáveis.

Não é possível que vivamos no Brasil
este tipo de situação. Milhares de homens e mulheres deram suas vidas se enfrentando com a ditadura militar e lutando em defesa da liberdade de organização e de manifestação.

Nós, estudantes brasileiros temos orgulho desta história e conclamamos a todas as organizações sociais,
entidades e autoridades de nosso país que movam o esforço possível para que esses 13 companheiros sejam soltos imediatamente, sem nada constar em seus antecedentes, preservando, assim, o direito democrático de livre organização e manifestação.
http://www.youtube.com/watch?feature=player_embed

Maria Dirce

povo Egípcio que ja foi ""colonizado pelos yanques" não aceitaram seu fantoche o secretário geral da ONU o Ban Ki Moon aos gritos de "Abaixo os Estados Unidos" e com bandeiras líbias do regime de Kadhafi, os manifestantes cercaram a delegação da ONU, que incluía 15 pessoas, entre elas Ban e Bachelet, presidente da ONU Mulheres. Policiais atuaram para permitir a saída da delegação da ONU da Praça Tahrir.E aqui no Brasil, a diplomacia brasileira não só permite ele declarar guerra a Líbia, como aumentar o bombardeiro, tudo isso dentro do solo brasileiro.Povo colonizado falam que demora a ter a sua dignidade resgatada, é o caso do Brasil, porque o povo egípcio rapidinho não querem mais nenhum tipo de "apreço" com os yanques. ele enche os "colonistas" de elogio………………………

Florival Scheroki

É bem claro que prefeito e governador do rio estavam com a maior tietagem com BABAKobama. O prefeito até tirou foto de celutar, coisa de fã do Bieber. Tratar bem é uma coisa; fazer cara de viralatas é outra. Coisa feia.
Faltou dizer no discurso dele, o que é democracia e o que é liberdade de escolher o seu destino. Ele usou uma bola de cristal e falou como se soubesse que todos têm o mesmo desejo de ser submetido à ditadura marketeira e econômica dos interesses do USA e seus aliados. Os jornalistas do PIG news abre um sorriso enorme quando falam da visita do BABAK, em especial aquela apresentadora que tem uma boca grande para caramba. Ficou grande de tanto contar MENTIRAS.
Solução: mais alfabetização adequada para equilibrar chances de acesso e compreensão de notícias e a crítica do que se vê. A educação nos libertará. Eu acredito faço por isto.
Com BABAK ou com o BUSHA, o povo dos USA é o mesmo. Educado para concentrar poder e riqueza.

sonia

discurso vazio…canastrão!VAI TARDE

marcio ramos

…ditaduras não se sustentariam em um mundo democratico… como as "democracias" que existem são fajutas, os Ditadores & CIA deitam e rolam… Obama & CIA querem paises subordinados aos seus interesses e não importa que governo tenham… democracia pressupõem independencia e isso o Imperio não quer porque quando houver independência do povo no poder as "ditaduras democraticas" (EUA) se dixaavariam como a erva que desprende o aroma e traz paz e relaxamento… vou tomar o meu café pra fumar…

bom dia.

mariazinha

Sinceramente, AZENHA , estou envergonhada!
Nunca imaginei passar tanta raiva. O discurso do Obama foi demagógico feito sob medida para enganar os q amam ser colonizados, basta olhar na plateia; um discurso para inglês ver. Agora que as massas do mundo tomam as ruas querem torcer a história como se fossem defensores da democracia qdo. bem sabemos que insuflaram ditaduras e escravizaram os povos.
Ainda bem que LULA, nossso presidente maior, deu a nota alta não comparecendo a essa palhaçada.
Outra coisa: tomei nojo das caras do governador do Rio e do tal lá prefeito que o acompanha. Dois borrabotas.

    Maria Dirce

    mariazinha
    Não bastando tudo isso muito bem citado por vc, logo cedinho estava lá noaeroporto do galeão o governador do Rio e seus puxa sacos dando tchauzinho de despedida pro Obama, como se tivessem se despedindo do maior estadista da história, sendo que o grande estadista da história Lula vazou dessa palhaçada toda, enqto isso o Ban Ki Moon é atacado no egito, lá opovo não aceita fantoches!!!!

    Ronaldinho

    Tão borrabotas que está implantando corredores exclusivos (faixas seletivas) de ônibus nas rua cariocas, com a denominação de "BRS" sigla em inglês que signfica "Bus Rapid System" .
    Onde é que nós estamos?
    Um nome em ingles para um serviço público? É brincadeira….!
    – AH! o Obama vem aí.
    – Temos que agrada-lo.
    – Cade aquele rapaz que criou um belo nome para os novos corredores exclusivos?
    – Chama ele.
    – Legal "BRS";
    – Nossa cidade maravilhosa, cada vez mais americanisada.

    Nota: Os novos corredores implantados são ótimos, mas os nomes……….

    naiaraplima

    Putz! É sério? E o pessoal do Rio vai deixar assim?

Paulo

O americano joga bombas na cabeça dos libios e os culpa de tentarem se defender. É como alguém invadir a sua casa e depois dizer ao juiz que você ousou se defender. São tão bonzinhos e descarados os gringuinhos!

Gerson Carneiro

Ele vinha sem muita conversa,
E sem muito explicar;

Eu só sei que falava e cheirava,
E gostava de bomba nuclear.

@GersonCarneiro

Gerson Carneiro

Mais do mesmo – Legião Urbana.

[youtube zccDbMPXHug http://www.youtube.com/watch?v=zccDbMPXHug youtube]

Marat

Palavras vazias de um homem vazio, inflado artificialmente pela extrema-direita militar e financeira!

Roberto Locatelli

Os EUA nunca acertarão contas com seu passado. Assim, continuarão a repeti-lo.

Foi por isso que patrocinaram as fracassadas tentativas de golpe na Venezuela e Bolívia.

laura

Nada justifica uma invasão em um país soberano. Quem tem que decidir seu futuro é o povo Libio.São ridiculas essas guerras imperiais em nome da Democracia. Que não se emporcalhe a noção de democracia.Simplesmente.Até o DEM fala em "democracia". Tá. Tá louco!

Fausto

Para os EUA a revolução popular é tão importante que eles precisam dar uma "ajudazinha" invadindo militarmente países ricos em petróleo para que o processo seja acelerado. Democracia para os EUA é qualquer governo que não seja uma ditadura, mas que se submeta ao modo de viver americano e aos seus interesses. Não é à toa que o Brasil é tão elogiado por eles.

Fábio Venâncio

Só faltou um pequeno detalhe ,nada que se deva levar em consideração.
Faltou dizer a verdade,nua e crua!!!!

Leonel

esse cara nunca me enganou com aquele sorriso dupla face.

Guanabara

Hipócrita.

Pedro Luiz Paredes

Eu senti falta disso também.
Já pensou?
"…lutou contra a ditadura imposta por nós, EUA, e agora é presidente…"
Ainda bem que não foi o "Buxa"!

Margarida

Oh!!!! Faltou ele dizer: Brasil onde os direitos humanos são feitos para os bandidos.
Brasil, pais onde não se pode andar livremente, porque a impunidade anda de mãos dadas com o a constituição.
(no maximo 30 anos para quem mata).
Brasil pais onde vc nao tem liberdade de ir e vim.
Que pena ele não conhece este pais, só veio aqui como todo americano, com ares de mercenário.
Vai enganar outro.

alexandre silva

basta pegar o discurso do bush quando esteve por aqui…..nao mudou muita coisa, da uma pesquisada e compare. O mesmo bla bla bla. O que fica foi tirar os sapatos dos ministros e ter começado uma guerra aqui do brasil ao lado de Dilma….vexame

    Gládys

    CANETAR O ATAQUE À LÍBIA MAIS PARECEU QUE ESTAVA TESTANDO A "SUBVERSIVA" QUE LIDERA O PAÍS… OH YES!

ZePovinho

O Obama é uma simpatia,Azenha.É um sedutor e é quase impossível não gostar dele.Tem uma alma enorme e,hoje,quando falou no filme "Orfeu do carnaval"(baseado na peça de Vinícius) eu me lembrei que foi esse filme(segunda a pŕopria mãe dele) que fez a mãe do presidente americano se sentir atraída por negros.Li sobre isso em algum lugar e não me lembro.
Quando a gente vê um sujeito como Obama nem acredita que veio dos EUA.Parece que o conservadorismo soterrou o país e não deixa ressurgir aquela espontaneidade que os americanos também têm.
Enfim,parece que Obama é uma chance que os EUA têm, e estão jogando fora, de voltar a ser o país que eram.A gente sempre escuta que o presidente tem que estar à altura do país mas,às vezes,o país não está à altura do presidente que as circunstâncias colocam no cargo.
O Obama nos decepcionou,é verdade.Porém,nunca torci tanto para que um presidente dos EUA,como ele,dê certo e não permita que um maluco ocupe a Casa Branca de novo.

    mariazinha

    É verdade, caro, mas não podemos nos esquecer que ele é o presidente de um Império depredador. Não conseguirá sair dessa cadeia e não podemos nos descuidar por conta de tanta simpatia. É preciso enxergar mais fundo e, seu discurso, bem analisado, é só para inglês ver. Continuam prepotentes e uqerem ser donos do mundo; a vida deles está ligada, indissoluvelmente, à dos sionistas bárbaros e crueis. Por isto, a aproximação é perigosa; já notou como melhoramos de vida depois que LULA nos tornou mais independentes? Pense bem!

    Maria Dirce

    ahhhhhhhh coitadooooooooooooo a vóz que define a política economica nos Usa vem da direita americana,Obama ta que nem a rainha da inglaterra quem decide é o 1 ministro.

Alexei_Alves

Pois é….
A construção das grandes mentiras se dão, acima de tudo, não pelo que se diz, mas sim por tudo aquilo que é omitido.

Gustavo Pamplona

E faltou dizer que foram eles os responsáveis pela ditabranda brasileira!!!

Barbara (Xerraire)

Eu não tenho fé em QUALQUER governo, Luis.

O_Brasileiro

Vai chegar uma hora em que Obama vai fazer como FHC e dizer "esqueçam tudo o que eu disse"…
O que me assusta é o mundo não ter idéia de que rumo os EUA tomarão em 2012, com o radicalismo conservador, até fanático, aumentando sua influência naquele país!

P.S.: Obama certamente se sentiu bem à vontade com Dilma, pois esta também vem fazendo um governo diferente do esperado por quem a elegeu, como ele!

Substantivo Plural » Blog Archive » O discurso de Obama. E o que faltou dizer

[…] aqui […]

Nelson

Hipocrisia e cinismo em alto grau.
Noam Chomsky não errou quando afirmou, ainda durante a campanha eleitoral de 2008, que "Obama é apenas um branco que tomou sol demais".

Terrestre Extra

Será essa a "esperança" do discurso de Obama e do neoliberalismo? O "homem mais poderoso do mundo" deu entrevista à inVeja reafirmando os princípios do capitalismo, com seu "mercado salvador", e assim espera – pacientemente, torcendo para que o mundo não se acabe antes – que as ditaduras (impostas por eles mesmos, "mas isso não precisa citar") caiam com o tempo, assim como foi no Brasil e em outros países da América do Sul, agora no Oriente Médio, em breve na África… Deus salve a verdadeira história…

malu

O Obama não pode ser responsabilizado pelos erros de seus antecessores, assim como a Dilma, o Lula, o FHC não são culpados pelo ditadura que houve no Brasil. Ainda prefiro dar um voto de confiança no Obama. Deve ser bem mais difícil governar no Império americano, com seus lobbys pesadíssimos do que no Brasil, que apesar de tudo, tem uma oposição vacilante em qualquer governo.

    mariazinha

    Malu, aqui, não se discute a pessoa de Obama. O que se discute e dá raiva é, justamente, as mentiras que conta para engabelar os incautos[sabemos que existe a pressão sionista], mas se não podemos responsabiliza-lo a quem vamos responsabilizar? Se ele se dipõe a reproduzir as mentiras[basta observar seu discurso demagógico, torcendo completamente, a verdade], deve ter nosso aval por ser negro, charmoso, elegante e faceiro? Não há como deixa-lo fora da história; passou a cometer os mesmo pecados mortais do buche. A comparação não cabe ao BRASIL que mudou da água para vinho, com LULA e, por isto, nos preocupamos com D. DILMA que tem atitudes muito parecidas e íntimas com as de fhc, o qual o povo brasileiro abomina.
    Abs.

leosfera

"sabem, o futuro do mundo árabe será determinado pelo seu povo"
por que intervir então?

    carmen

    Porque a indústria bélica não pode perder um centavinho sequer.

luis santos

Em termos de hipocrisia eles são os campeões …

Deixe seu comentário

Leia também