Na Band, Serra o defensor da Petrobras e da reforma agrária

Tempo de leitura: < 1 min

por Luiz Carlos Azenha

Vi trechos do debate dos presidenciáveis na Band.

Chatíssimo. Parecia que os candidatos tratavam de outro planeta, cheios de números e com pouquíssima humanidade.

Plínio, em minha opinião parcial, se saiu melhor.

Dilma, ainda durona, nos trechos que assisti não se conectou com o telespectador.

Serra teve um ponto alto no fim, quando falou da filha. Embora seja razoavelmente óbvio que todo pai ama a filha, marcou ponto por romper o padrão mecânico. Mas, em seguida, disse que foi exilado por defender a Petrobras e a reforma agrária.

Quem te viu, quem te vê.

Acredito que aqueles que viram todo o debate estão em melhor posição para comentar.


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Souza Neto

Não sem muito esforço, consegui assistir todo o "debate".

O problema do Plínio é estar pensando com o atraso de mais de um século e meio. Se não me engano, foi em 1848 que Marx e Engels escreveram o Manifesto Comunista e o Capital. De lá pra cá o bonde andou muito. Em 1917, os russos (Lenin) tentaram implantar um gorverno proletário baseado nas idéias de Marx e se transformou na mais cruel ditadura que a história registrou. Por algum tempo, tentaram espalhar suas idéias pelo mundo, o que polarizou uma merda conhecida como “guerra fria”.

Hoje, os petistas – que nunca foram e nunca defenderam o comunismo – encontraram a dose certa com a aplicação das idéias de outro pensador – o Keynes. Keynes foi o articulador da Política do Bem-Estar Social. O que em outras palavras significa o Capitalismo para Todos promovido pelo governo petista.

Nosso velho militante Plínio precisa de uma reciclagem. Mas deve ter muito cuidado com essa mudança, para não seguir para outro o extremo, como aconteceu com o Roberto Freire (PPS, ex-PCB) que aliou-se à direita neoliberal, também totalmente fora de compasso e atrasada, com Serra, FHC e Cia.

O Serra todos já conhecem. Nem é necessário gastar energia no teclado para escrever adjetivos para (des) qualificá-lo.

A Marina, longe de ser uma ingênua, está a serviço do aparato internacional fomentado pela máfia verde, cujo lema todos conhecem: "Subdesenvolver para dominar".

Salvou-se a Dilma, apesar da pouca experiência em debates e um certo neversismo inicial. Os marqueteiros da Dilma precisam corrigir o "defeito" que ela tem de não concluir alguns pensamentos, deixando-os incompletos em sua fala. Basta que ela não atropele o que está falando com o que está pensando em falar depois.

Reginaldo

Nao sei de onde tiram que Plinio foi melhor, Serra foi mais ou menos, etc. Nem sei o que significa, de fato, "vencer o debate". Isto parece discussao bizantina. Plinio, que nada tinha a perder (nem a ganhar..), fez seu papel de propagandista de uma opinião. Mas.. à meia-noite, olhar para a câmera e pedir o voto a um hipotético campones é de matar de rir. O debate tinha 3% de audiência. Quantos desses, á meia-noite, depois daquela chatice hermética, seria o tal camponês? Plinio, de fato, jogava para sua torcida, já definida e consolidada, a esquerda chic. Apenas para ela coisas como bolsa-familia, credito para agricultura familiar, assistencia técnica, etc. são "quinquilharia". O simples fato de chamar isso tudo de quinquilharia já dá uma idéia do que o Psol faria com essas politicas se fosse governo. É uma política com jargão "radical" mas, de fato, ação conservadora. Plinio é um cara muito inteligente, sensível, informado, experiente em debates e palestras, desempenhou muito bem um certo papel na cena ali montada. Desconfio que, talvez, tenha tirado alguns votos da Marina – em certa medida, disputou o espaço dela. Quantos, naqueles 3% de expectadores? O efeito positivo que deve ter tirado (nao é pouco, claro) é entusiasmar a pequena militância do Psol – além de desgastar a corrente liderada pela destrambelhada presidente do partido, que tentou cassar sua propria candidatura. Alias, ela chamava a bolsa-familia de mensalinho. Lacerdismo pela esquerda. Plinio pelo menos se distanciou disso.

Gerson Carneiro

O Serra como sempre foi o último a chegar: com os zóião pocado denunciando que acordou após o meio dia.
O Plínio foi para o debate como as seleções africanas iam para os jogos.

    Jairo_Beraldo

    Cunpadi, respeite nossos irmãos africanos. Eles não são falsos, só pisam na bola. O Zé … coitado do Zé…..

Joelma

as críticas por aqui tem se tornado sempre as mesmas, tá uma mesmice… não tá na hora de passar pro próximo nível não?

Claudio Ribeiro

Personagem de destaque da privataria achando que o povo tem memória curta…
http://palavras-diversas.blogspot.com/2010/08/fat

Cesar

Sempre votei no PT e nos partidos de esquerda, mas não acho saudável que o Brasil siga o exemplo dos EUA, onde existem apenas dois partidos que fazem um revezamento de poder mas que mantêm a linha política de dominação e controle dos recursos mundiais (politica imperialista). Não dá para concordar que não exista vida inteligente fora de PT e PSDB. É claro que os poderosos quando diante da possibilidade de perder suas benesses históricas, tentarão de todas as formas, inclusive através de golpes, voltar ao status quor anterior, mas daí a não se votar em programas partidários com os quais nos identifiquemos por achar que não daria certo, é fazer o jogo das elites. PLÍNIO foi o melhor. Mesmo que não votem nele para presidente, é preciso eleger uma bancada de esquerda no congresso, para que o governo, seja ele do PSDB ou do PT, tenha uma força remando para a esquerda e seja a voz do povo no congresso nacional.

Marco Santo

Serra aplicou o "tro-ló-ló" e a Dilma mais técnica não soube resumir para aqueles que não a conhece. Quem sabe, sabe que a Dilma pode mais.

marcio gaúcho

Aproveitei melhor o meu tempo do que todos os bloamigos: assisti ao jogo São Paulo X Internacional. Mesmo perdendo, já somos finalistas da Copa Libertadores e do mundo, nos Emirados árabes. Valeu, Inter!
Na política, já se sabe que vai ganhar…

Maria Dirce

Que debate monótono, chato, repetindo as mesmas coisas, o Serra dizendo o que fez e a Dilma idem.A Dilma perdeu a chance de desancar o Serra qdo o jornalista da Band falou das privatizações.Quiseram posar de bonzinhos e civilizados e ficou totalmente chato.Que saudade dos grandes embates do passado principalmente qdo tinha o Brizola.

    Fabio_Passos

    Ah que saudades do Brizola…

    Eu quero político com coragem de defender o Socialismo Moreno!
    Porque desta ricaiada branquicela… eu não espero é nada de bom.

    Ramalho

    O romantismo e o arroubo fazem falta ao coração, mas aquilo foi só um debate. Dentre os candidatos, Dilma, por estar na frente nas pesquisas, tinha mais a perder com ele. Sérgio Estelita Guerra – o "Estelita" dele explica parcialmente o ódio que nutre por "Estela", ex codinome de Dilma – e muitos psdbistas tentam pespegar em Dilma o rótulo de grosseira, mal-educada, truculenta, violenta, guerrilheira, terrorista. Se Dilma partisse para o confronto, para discussão áspera, nossos corações agradeceriam, porém o mito da Dilma violenta seria reforçado pela turma de Estelita, e, certamente, a rejeição a Dilma decorre grandemente desse mito. Mais importante do que vencer o debate é vencer as eleições, não é mesmo? Abço.

ferrera13

Ah! sobre um comentário que fiz no post AQUI, vocês pediram as fotos das placas de candidatos que escondem o nome do Serra. Estou enviando por email para [email protected]. Não sei como disponibiliza-las aqui e esta caixa de comentários das matérias nem sempre aparecem para mim (não sei por que).

    Luiz Carlos Azenha

    Recebi uma e vou publicar. abs

ferrera13

Pessoal,
Foi morno, sem graça, mas podia ter sido apimentado.

Serra pediu pra ser jogado na lama. Quando insistiu com aquela história de mutirão da saúde para fazer procedimentos cirúrgicos, Dilma podia ter achincalhado com a política de saúde dele enquanto ministro. Afinal, na época, os hospitais e postos de saúde do país inteiro reclamava investimentos e políticas mais consistentes. Acontece que essa não é a política do psdb. A política deles é: quanto pior, aumenta o sentimento de que a coisa pública não funciona, então o Estado tem que deixar pra iniciativa privada. Em contrapartida, os privados fazem os tais mutirões para maquiar o estado de abandono do Estado na questão.
Quando ele insistiu na questão dos portos, reclamando das estradas federais, pensei nas estradas de São Paulo que devem ser uma BELEZA, mas são todas exploradas comercialmente através dos pedágios. Daí pensei que Dilma ia esculachar com o demotucano. Não o fez. Certamente o apropriador de Leis de autoria alheia gaguejaria como um principiante. Nem aquela lágrima de crocodilo forjada no final ia aparecer.

Não foi, mas podia ter sido picante.

Valderez

Acompanhei o debate do começo ao fim e, pra mim, teria sido apenas uma conversa de comadres se não fosse o Plínio, O formato do debate, invariável até o penúltimo bloco (deixando a@ candidat@ a escolha do oponente ao qual dirigiria sua pergunta), obviamente visou privilegiar a disputa entre Dilma e Serra, representantes do bipartidarismo versão tupiniquim. O que irritou o representante do PSOL, inconformado com a condição de "estranho no ninho" do evento. Marina Silva, que oscilou entre a defesa do governo Lula (saudosismo petista?) e pergunta evasiva que, sem mote preciso, apenas permitiu a Serra fazer discurso próprio de palanque (gentileza do PV, provável aliado tucano em um eventual segundo turno?). Perdeu a chance de mostrar a que veio.

@eloiseiara

E eu estava em dúvida… o debate foi interessante pra clarear ideias…. o serra porco e dissimulado como sempre… a marina um fantoche pra tentar dar segundo turno entre dilma e serra….Andei pensando.. será q a dilma nao seria uma falsa politica de esquerda, cumprindo com seu lado de direita com os grandes empresarios e banqueiros, mas dando o pao e circo aos pobres para mante-los quase em sua estagnaçao economica e social?Me ocorreu isso ouvindo o Plinio falar.. o meu voto é dele, pois, como a Marina Silva mesmo disse…. votar no "humanista que é" … e ele está certo… necessita-se de uma mudança radical.

Fabio_Passos

Em minha opinião josé serra representa os privatas e vende tudo se ganhar.

josé serra vai vender Petrobrás (e doar inclusive o pré-sal para cias estrangeiras…) / Banco do Brasil / Caixa.

É prá isso que josé serra é pago! Boneco da direita privata.

Fabio_Passos

Plinio não foi melhor apenas no debate… é um golaço a cada dia!

"Plínio assina compromisso com a luta LGBT" http://www.plinio50.com.br/noticias/213-plinio-as

"
No documento, Plínio se comprometeu, no caso do PSOL assumir o governo, tomar as seguintes medidas: garantir a implementação e execução do Plano Nacional de Promoção da Cidadania e Direitos Humanos de LGBT, destinando orçamento para tal; assegurar a implementação das disposições do Programa Nacional de Direitos Humanos III que dizem respeito especificamente à população LGBT; manter e fortalecer a Coordenação-Geral dos Direitos de LGBT da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República; garantir o funcionamento do Conselho Nacional de Combate à Discriminação, e a representação da sociedade civil no mesmo; convocar e realizar as Conferências Nacionais LGBT em maio de 2011 e 2013; transformar as políticas do governo para a população LGBT em políticas de Estado (e não meramente de governo); manter a articulação com a base aliada no Congresso Nacional, visando à aprovação de proposições a favor da cidadania e direitos humanos dos cidadãos LGBT, em especial os projetos de lei 4914/2009 (que aplica à união estável de pessoas do mesmo sexo os dispositivos do Código Civil referentes à união estável entre homem e mulher, com exceção do artigo que trata sobre a conversão em casamento); o PLC122/2006 (que criminaliza a homofobia); e o PLC072/2007 (que possibilita a substituição do prenome de pessoa transsexual para que ela possa usar em seus documentos o nome social e não obrigue os homossexuais a usar o nome do registro civil).
"

Elias São Paulo SP

Nem Folha, nem O Estado colocaram na 1ª página de hoje o debate de ontem na Band. Apenas O Globo expôs esta manchete capenga: "No 1º debate, Serra ataca Dilma e petista critica FHC". Sub manchete: "Plínio ataca todos os adversários, e Marina não ataca ninguém". Como se vê, para O Globo, o ataque deveria ser a pauta. Mas não foi. Foi um debate sem sal e sem açúcar, com apenas uma pitada de pimenta de Plínio. O Globo quer ver sangue. Quer ver Serra dizer a Dilma que não tem um aparelho de som igual ao dela. Eles ainda acreditam que conjecturas ajudam seus candidatos a ganhar eleição.

pedroleonardo

O pior foi o Serra dizendo-se "amigos das estatais", que o Correios voltará a ser como antes. Ele não deve se lembrar que na época do FHC a categoria ecetista tinha seu 1% de aumento no salário. Patético. O Serra está completamente perdido. Se ao menos ele tivesse um projeto, mas nem isso. Aí precisou apelar para forçar um "quase-choro". Medonho.

IV Avatar

Ele chorou ao defender a Petrobrás, até parece que ele não foi um dos que mais tentou privatizar a companhia, e foi o que mais se empenhou para que a Vale fosse doada para seus apaniguados

Marcelo

O plínio foi o único que deu alguma dinamica ao debate. Senao seriam 3, um concordando com o outro.

Giovanni

http://controversas.com/2010/08/debate-na-band-qu

Maria Lucia

No que tange ao Serra, a Dilma estava de uma bondade franciscana.Pois não é que ele se declarou um entusiasta da defesa do patrimônio público, dando como exemplo o seu amor profundo pelos Correios. Pretende estatizá-lo até o último selo. Ao vê-lo discorrer sobre as maravilhas da estatatização plena dos Correios, ninguém imaginaria ser ele aquele Serra que FHC declarou ser um entusiasta da privatização da Vale e incentivador de toda e qualquer privatização, inclusive da Petrobrás que escapou por pouco de virar Petrobrax.
Mas o melhor mesmo foi o grand finale: na despedida, Serra declarou-se fiel ao Serra universitário, presidente da UNE e. Disse ele que desde àquela época era um ferrenho defensor da Petrobrás, da Reforma Agrária e da defesa intransigente do patrimônio público. Como fecho do seu discurso de verdadeiro líder estudantil do passado,mencionou o seu "exílio" por quatorze anos entre o Chile e os EUA, quando recebeu as necessárias ajudas para tornar-se o estatizador de proa que vimos durante o governo FHC. É, como diria PHA, im-per-dí-vel!

    Valmont

    Alguém disse que o Serra parece um lagarto, pelo sangue frio que tem.
    A mim me parece um camaleão, capaz de mudar de cor conforme o ambiente. Na Bahia, afirmou uma coisa, no Ceará disse exatamente o contrário. No governo FHC vendeu patrimônio público e sumiu com a grana, hoje posa de defensor da Petrobrás… Que me perdoem os pobres camaleões, que nada têm a ver com essa bandidagem demotucana.

Caio

Sabe aquela sensação da Copa do Mundo de 2010… cadê os craques? Então, foi isso que senti!

Carolina

Ontem eu estava vendo o debate da Bandeirantes e, diante de tamanha monotonia e um certo tédio, cheguei à uma conclusão: esse tipo de debata não tem sentido. Um candadato fazendo peguntas à outro, cada um pegunta o que quer, do assunto que quer, ou seja, uma perfeita feira livre. No final das contas, o telespectador pasa duas horas e meia sem ter nem 10% de suas dúvidas e perguntas respondidas.
Pela lógica da política atual, sua estruturação, fica claro que cada candidato vai pegar no ponto fraco do adversário e no seu ponto forte, vai dizer um discurso vazio e difamar o quanto puder os demais.
Enquanto isso, ficamos nós, atônitos, sem saber o que pensar, sem saber em quem acreditar. Na minha humilde opinião, quem deveria gerir o debate é o próprio cidadão. Tenho uma idéia. As perguntas seriam colhidas em alguma central, e, através de um sortei, o mesmo questionamento seria feito aos candidatos. Assim, ficaria simples comparar as respostas e ver quem agrada mais. É claro é esta proposta é falha, assim como tantas outras que devem surgir na cabeça dos eleitores, mas pelo menos, mudaria um pouco essa "tradição" tão inútil que foi consolidada no Brasil: o debate vazio, um debate que não leva nada a lugar algum.

vladimir lacerda

Debate morno,sem graça até. Dilma venceu quando perguntou sobre geração de emprego e o Serra saiu com uma história de correios,portos aeroportos e não respondeu.Creio que vai pensar na resposta para o próximo debate.
Agora o que me deixou feliz mesmo foi com a tristeza de FHC,pois ele descobriu que o poste fala e como fala.Um treinozinho a mais e então vamos nós ruma a vitória no 1° turno.

trombeta

Ontem, estava ocupado vendo o meu Inter despachar os bambis e ver o Rogério Ceni verter lágrimas de bom perdedor… hehehe…

Mas com relação ao velhinho simpático Plínio, herói de butequim de faculdade da garotada, ninguém perguntou pra ele por que o psol se juntou à FIESP e à direita para tirar 40 bi da saúde do povo brasileiro e ainda posar pra foto?

edineuza

Assistir ao debate uase todo, exceto o 4º bloco que vendo o Internalcional , embora eu seja gremista, derrotando o todo poderoso são paulo, fiquei indo e vindo entre os dois canais, mas dizer que SERRA ganhou o debate é no minimo xaleramente, é assim que se chama, abujalção aqui no nordeste. Penso que Dilma deveria ter espinafrado o dito cujo quando este disse que ia estatizar os correios e que nenhum cabo eleitoral ou correligionario assume cargo de poder no governo do seu partido. Ele pensa que engana, mas o povo se libertou elembra desse passado cinza que viveu o povo brasileiro não faz muito tempo. Em relação as APAE's, como o proprio nome já diz, não é nem pode ser responsabilidade do estado, nem aqui nem na china, embora este seja parceiro importante e tem sido, é só procurar saber da grande maioria dos profissionais que trabalham nessas instituições. O resto é conversa de quem não tem o que paresentar ao povo e fica de trololó

Ana Lu

Serra chorou! Publicado lá na coluna do Cláudio Humberto:"O comando do PSDB enfrenta um escândalo interno: após "passar o chapéu" junto a empresários paulistas, solicitando doações em dinheiro para a campanha tucana, um "operador" devidamente credenciado sumiu sem deixar rastro.E, com ele, cerca de R$ 4 milhões.Como o dinheiro foi doado "por fora", a tucanada nem pode chamar a polícia.Um senador confirmou a notícia e pediu para não ter seu nome publicado.A quantia supostamente surrupiada da campanha tucana corresponde ao dobro da arrecadação oficical declarada pelo comitê de Serra.O PSDB não revela o nome do homem sumido, que frequentava o gabinete da Csa Civil, chefiada por Aloysio Nunes Ferreira".

    Andre Diniz

    Ana Lum por gentileza, poderia repassar o link dessa notícia escabrosa? Agradecido.

    Edineuza

    está no blog do jornalista ailton medeiros que é potiguar.

    Luciana

    Andre Diniz desculpe não ter respondido antes, eu é que agradeço sua gentileza.No blog Conversa Afiada está publicada (hoje 08.08)a noticia "Sumiram com o dinheiro do Serra.Serra é barrado em procissão" http://www.conversafiada.com.br/
    André o dinheiro supostamente "caixa dois", como este candidato poderá falar em ética? Para ser presidente do país tem que ter ética ou não?Serra tomou um chapéu.
    Um abraço.

Pedro Vizcaya

Azenha

Está eleição está chata, e o debate provou isso. A Dilma estava andando sobre ovos, com medo de falar alguma bobagem e perder a vantagem que tem nas pesquisas, quanto ao Serra não mostrou a superioridade que diz possuir, por ter disputado outras eleições e quando aos outros candidatos em nada acrescentaram salvo uma coisa aqui e outra ali.

Sinto que o que falta nesta eleição é um candidato com ideias novas e não está polarização entre PT e PSDB que está ficando sem graça.

@marisps

Sob o meu ponto de vista: Dilma não decepcionou e duvido que alguém acredite realmente na teoria do poste, que ela definitivamente não é. Acho que se saiu muito bem quando devolveu a substituição tributária em resposta às críticas dos "altos tributos" do Governo atual. Poderia ter se saído melhor? Claro! Sempre se pode melhorar e cartas para por na mesa há de sobra. Gostei muito das considerações finais feitas por ela. Marina achei muito fraquinha e aquele poeminha no final não ajudou em nada; o Plínio foi muito bem, sabe se expressar embora não tenha dito como implementar as mudanças radicais que propõe, O Serra, ah o Serra, tem a auteticidade de uma samambaia de plástico, uma cara de pau sem limites, e aquele sentimentalismo barato no final me provocou nauseas, achei constrangedor. Que ele ama a filha eu acredito, na cara chorosa e no restante não creio em nada.

Roberto A.P.

Quase caí da cadeira quando o Zé disse que vai reerguer os Correios. Ele e o FHC detonaram os Correios deixando o funcionalismo com ZERO porcento de aumento durante todos os 8 anos de governo,para enxugar e depois vender,isso era imposição dos compradores. O Banco do Brasil até hoje ainda lamenta aquela época, não há como recuperar aquelas perdas, o banco até já tinha nome e logo prontos , seria BancoBrasil, e quem tocasse no assunto greve ia pra rua na hora. Essa era a democracia do Zé e do FHC. O único erro da Dilma,eu acho , foi deixar ele mentir a vontade. Todo mundo sabe que é mentira,mas é bom reforçar esse sentimento e apontar pro nariz do pinóquio.

Ed.

Descontando-se o "fator estréia" em debate e o peso da armadilha de entrar nele com 10 pontos de vantagem, talvez a assessoria de Dilma esteja engessando demais seu comportamento midiático (sim há de ser cauteloso, mas)
Suspeito também ser uma característica da Dilma precisar de confrontos, de ser cutucada para reações contundentes.
Finalmente sendo competente e séria, parece-me porém que ela leva as questões formuladas MUITO A SÉRIO!.
Debates são exibições de marketing, evento de indução, exibição, captação de simpatia. Não são um pacto ante-nupcial…
Mais do que responder "certinho" as questões, o truque é desmoralizá-las, depreciá-las. Fazer perguntas que desestabilizem o adversário, que desnudem o pior de sua personalidade.
Mais do que bons argumentos e conhecimento de números e fatos, vale mais a boa inteligência emocional, sarcasmos, cutucadas no umbigo, devolução de bolas, etc.
Exatamente o que fez Plinio.

Paulo Cavalcanti

Azenha,

O fechamento de Serra, fazendo uma saudação à família, soa piegas, vindo de quem veio. Eu tenho um amigo que dá um definição hilária para a "frieza" de Serra. Ele o compara com um "calango" (lagarto do nordeste) – que é um bicho de sangue frio. Aquilo vindo dele, é apelativo e não convence.

Nelson Menezes

Me poúpe Serra, do jeito que sua filha lhe dirigio a palavra parecia uma garotinha de trez anos de idade,saí pra lá José e pelo que eu sei ela é bem crecidinha e até já foi sócia da irmã do Dantas;Quanto ao debate o Serra agradece,não foi rebatido pela Dilma quando mentiu várias vêzes,voto na Dilma de qualquer forma,mas ela perdeu grandes oportunidades de colocar o ex governador contra a parede,o fato é este, o Serra ficou feliz pq não foi confrotado e por isto não se descontrolou e a ex Ministra não o confrontou de medo do José abaixar o nível,o que iría ocorrer com toda a certeza,quanto a Senadora Marina depois de ajudar a Dilma no debate ainda há tempo P voltar para o berço exprendido do PT aproveitando a traição do Gabeira que excancaradamente está apoiando o Serra, bem vamos aguardar o próximo debate,ai a Dilma vai estar mais tranquila,vai ler os comenttários de todos os Blogs e voltára com força total por q ela é competente e ela sabe disto.

Ed.

O consenso, mesmo do PIG, é que foi um debate morno, sem destaques.
Levando-se em conta que:
Serra já passou por várias eleições e trocentos debates, e sequer consegue transformar isso em vantagem
Dilma era a única no debate que tinha alguma coisa a perder (10 pontos de vantagem)
Dilma, esterante em eleições e fazendo sua estréia em debates, não deixou isso ser uma desvantagem.
(e agora já "aprendeu a andar de bicicleta")…
Os resultados estão bastante favoráveis para Dilma.

    Flavio

    Concordo contigo.
    Pelo que eu vi a Dilma cresceu muito rápido.
    Ela foi mal no primeiro bloco e só.
    Já no segundo ela deu uma melhorada fenomenal, sendo que as considerações finais ela arrasou.

    Acho que no 2º debate ela arrasa o Serra.

    Ed.

    Deixando claro que "bastante favoráveis" refere-se ao momento eleitoral:
    10 pontos a frente.
    Tendência crescente.
    Debate sem maiores lucros ou prejuízos.
    Viveu a experiência.

    edineuza

    Eu enso que DILMA teve dois problemas no debate, os quais não chegam a serem determinantes, mas é preciso está atenta. Um foi quando falava dos números do governo FHC, demosntarava dúvidas e o outro foi a gagueiras em algumas respostas. É preciso ser corrigido, pois passa para muitos que estão assistindo como se não dominasse o assunto e isso eu tenho certeza que não é o caso. Ela não só conhece os problemas pelos quais passa o Brasil coo tem competencia para resolve-lo

gabriel

Debate não é algo que se vence, como um jogo de futebol. Nós nos identificamos com um ou outro candidato, uma ou outra argumentação e assim dizemos que esse candidato venceu. Assim, os tucanos obviamente acharão que o Serra venceu, os eco-chatos aplaudirão Marina, os ptistas a Dilma e os esquerdistas infantis a Plínio.

É simplesmente uma questão de identificação. O que se disputa nesse momento não é o debate, é eleição. O mais perto que podemos chegar de um "vencedor" do debate é se procurarmos quem mais se beneficiou em votos do encontro. Mas isso também não é quantificável.

O que existe então, para avaliação de um debate, são impressões acerca daquele candidato que conseguiu imprimir o discurso mais amplo capaz de criar identidade com a maioria dos telespectadores. Nesse sentido, Dilma é a grande perdedora do debate pois não conseguiu sequer completar um raciocínio com clareza o suficiente para o telespectador médio. Isso quer dizer que seu nervosismo era patente, sua fala entrecortada por gagueiras, com falhas de raciocínio e muita prolixidade.

Mas o problema não estava apenas na forma. Dilma não conseguiu rebater ataque algum durante o debate. Serra acusou o governo Lula de abandonar as APAEs, de não investir em infra-estrutura, de fazer uma reforma agrária pior que a do FHC. Se disse defensor das estatais, da Petrobrás, dos Correios, de ter sido exilado por causa dessa militância. E Dilma se enrolou.

Marina se saiu bem. Esperava-se dela um discurso radicalmente verde, que fosse um Cristovão Buarque do Verde, mas ela fez avalizações dos governos, falou de educação, saúde, segurança sem perder o diferencial ambiental de seu discurso. Seu discurso foi amplo o suficiente para abarcar eleitores para além dos mais afinados com o ambientalismo.

Plínio se saiu muito bem como orador, sua capacidade de expor de maneira calma e lúcida argumentos impecáveis marcaram pontos para sua candidatura. No entanto foi um discurso com teto baixo, incapaz criar identidade com a maioria do eleitorado.

Ora, a tática de Plínio não tem como foco vencer essas eleições. Sua principal preocupação no momento é derrotar o UDNismo dentro PSOL, passar uma imagem mais ampla que o radicalismo tresloucado de Heloisa Helena pode passar e ajudar na consolidação da legenda do partido como uma alternativa de esquerda ao PT. Parabéns, Plínio, seu discurso foi perfeito para esses objetivos.

Concluindo, Serra foi o principal beneficiário desse debate. O bom desempenho de Plínio não lhe retira votos, o bom desempenho de Marina serviu apenas para apresentá-la com uma candidata verde que vai além do verde, mas não consolida essa imagem, e Dilma foi incapaz de imprimir qualquer discurso que lhe ajude a ir além do que já conquistou.

Agradeçamos a audiência baixa do programa e torçamos para que no debate da Globo a PTista se saia melhor.

    Joelma

    gente, a Dilma foi mal, e precisa melhorar muito! tomara que melhore, tomara que não perca espaço, afinal dos males o menor né! Parem de berrar e espernear, enfrentem a realidade, os nossos próprios erros, vamos ter um pouco de sensatez e trabalhar com os pés no chão! A direita não vai sossegar, é ardilosa.
    Mas se vocês já estiverem satisfeitos e quiserem ir comprar um iPod a prestação e pagar uma mensalidade na Unitécnico porque agora afinal, somos todos "consumidores", não é mesmo, tudo bem. Só não reclamem quando só conseguirem dormir a base de benzodiazepínicos e acharem isso normal!
    "Quem tem ouvidos para ouvir, ouça."

Geysa Guimarães

Azenha:

Você sempre imparcial em suas análises. Toda razão, a Dilma estava nervosa ao extremo, o que vale é que com isso passa Verdade. Falta-lhe o que sobra nos outros, principalmente no mitômano: prática parlamentar.
Plínio garantiu o espetáculo, esbanjou naturalidade e jocosidade.
Dilma precisa dispensar os assessores e ela mesma "fazer a tarefa de casa", pra adquirir segurança. Estudar sozinha, e passar a limpo com jeito próprio. Estão engessando demais a minha candidata.

    Vera Pereira

    Concordo com a Geysa. Achei melhor que Dilma não tentasse esconder seu nervosismo. E mais, não obstante toda a prática de dirigente sindical, Lula também não era o debatedor que hoje todos louvam. Brizola era muito mais ágil que ele no começo. Hoje, Lula bateria Brizola. Isso se aprende. E não me parece ser indispensável a não ser em campanha eleitoral. Governar não é debater fazendo gracinhas em frente à TV todos os dias – como Plínio, p.ex. Mas concordo que excesso de treinamento engessa, tira a espontaneidade e a agilidade mental na hora de improvisar numa situação não prevista nos ensaios. Pra mim, por exemplo, tiraria a autoconfiança.

josé paulo

Quem se saiu melhor? De acordo com dois expoentes do PIG, Josias da Folha e Merval da Globo, o debate foi bom pra Dilma, pois o seu maior rival não conseguiu fazer absolutamente nada para sair do atoleiro em que se encontra. Claro que culparam o baixo índice de audiência da Band 6% no pico e menos da metade disso no bloco final e, como era de se esperar, eles e a mídia em peso utilizaram o Trending Top do Twitter para explicar o bom desempenho do Plinio quando, na verdade, não foi bem assim.
Que o Plínio foi o TT do Twitter durante um bom tempo na noite de ontem não há a menor dúvida e eu contribui com isso diretamente.
Mas, o que eu não vi ninguém explicar até agora – e ficou patente para quem estava no Twitter – é que a imensa maioria das pessoas estavam ali para fazer chacota, muito especialmente em relação à da idade avançada do candidato. Não mais do que 20% dos tuiteiros aproveitaram a ocasião para expressar admiração pelas tiradas dele, pois o resto se limitou a uma roda gigantesca de escarnecedores.
De minha parte errei. Achei que as classes de maior poder aquisitivo, não por acaso identificadas com o elitista PSDB iriam dominar o Twitter e criar a convicção de que o Serra havia ganho o debate.
Nada a ver. Prevaleceu a molecagem, a gozação e o preconceito contra os velhos.
Mas, literalmente resumindo a ópera, como é dito numa ária da Tosca, de Puccini: "Meno male!"

    C.C. Bregamin

    Pois eu acho que o Plínio, com discurso atrasado e tudo, está fazendo uma coisa muito importante: manter acesa a defesa da igualdade. Igualdade radical, como ele diz. É a única justiça social possível, a verdadeira sociedade emancipada. Mas ele não é um candidato. Ele defende ideias não propostas de governo. Eu acho que a Dilma, com todos os defeitos de nervosismo etc mostra sempre que sabe tudo do Brasil e seu compromisso é com a melhoria da vida da população mais pobre. Como dá pra ver que o Serra está comprometido com as chácaras de fim de semana, ela foi melhor. Escrevi mais no meu blog: http://vaiencarar.wordpress.com/2010/08/06/debate

    Flavio

    Verdade, eu acompanhei o Twitter. Ficaram de gozação e preconceito contra os velhos.

mucio

Quando ele disse que ia estatizar o que já é estatal, vi o quão pouco ele respeita a inteligência das pessoas. Dizer aquilo e chamar o eleitor de idiota é a mesma coisa.

Alexandre

Creio que por ser o primeiro debate e por não ser um político profissional, motreiro e enganador como o serra, a Dilma se saiu bem. Creio que se não estivesse tão nervosa poderia ter destruído o serra, pois ele nãi tem conteúdo e deu muita chance dele esmagá-lo. Também pode ter sido orientação para não atacar.

Carlos

( Parte 1 / 3 )

Para os abalizados comentários do dvorak e Henderson (e do Ubaldo, claro), artigo de Aloysio Biondi publicado na Folha de S. Paulo de 06 de fevereiro/1996 (*):

Um estranho modo de governar

A equipe FHC vem utilizando com extrema agilidade a "carta branca" que ela própria se deu. Em operação realizada na Bolsa de Valores de São Paulo, o BNDES entregou a seis bancos e corretoras 600 milhões de ações da Petrobrás _sem necessidade de os compradores desembolsarem um tostão. O preço combinado por 0,55% do capital de uma das maiores empresas do mundo foi de R$ 60 milhões, mas para pagamento somente daqui a um ano, com juros de 10% ao ano (extremamente simpáticos), mais a Taxa de Juros de Longo Prazo. Além disso, o BNDES "inovou", mudando totalmente as regras do mercado, e autorizou os "compradores" a revenderem as ações (contratos "a termo") a qualquer momento, sem necessidade de os novos compradores pagarem o débito antes de vencido aquele prazo. Isto é, antes de 12 meses não entrará um tostão nos cofres do BNDES, que, segundo um diretor do banco estatal, aceitou essa condição, "que interessa aos investidores, porque não tem necessidade imediata de fazer caixa". Um argumento estranhável, já que o governo FHC está-se desfazendo de estatais e de ações em poder do BNDES exatamente para levantar recursos e, indiretamente, cobrir o falado "rombo" do setor público.

    Carlos

    ( Parte 2 / 3 )

    Teoricamente, qualquer interessado poderia ter comprado as ações, pois a venda foi feita por meio de leilão em Bolsa. Mas o respectivo edital comunicando sua realização foi publicado somente dois dias antes do leilão.
    Cartas marcadas
    Toda a operação foi planejada e articulada por seis bancos e corretoras, que passaram a dispor de 0,55% do capital da Petrobrás, sem pagar nada, à espera da alta dos preços das ações. Graças à concordância do BNDES, vão embolsar lucros que deveriam ser do banco estatal, isto é, da coletividade. O BNDES aceitou até cartas de fiança (de outros bancos) em substituição ao ’’depósito de garantia’’ (margem) de 20%, habituais no mercado.
    Manipulação
    A operação foi acertada com a direção do BNDES há três meses, mas o leilão somente se realizaria quando as ações da Petrobrás chegassem a R$ 100 (o lote de mil ações) na Bolsa, o que aconteceu nos últimos dias de janeiro. Vale dizer, durante 90 dias somente a direção do BNDES e um punhado de instituições financeiras, seus clientes preferenciais e diretores sabiam que as cotações seriam "puxadas" para chegar aos R$ 100.
    (…)
    Íntegra do artigo em http://www.aloysiobiondi.com.br/spip.php?article6

    Carlos

    ( Parte 3 / 3 )

    ( * ) “Equipe FHC”: ministério do Planejamento: José Serra, superior hierárquico de Luiz Carlos Mendonça – “nos limites da irresponsabilidade” – de Barros, presidente do BNDES.

    “A operação foi acertada com a direção do BNDES há três meses”

    Artigo publicado em 06.02.1996, logo: trama acertada no início de novembro/1995, junto com MP que criou o PROER.

    Mendonça de Barros decidiu sozinho ou foi autorizado por Serra… e FHC?
    Quais bancos (e corretoras) foram privilegiados na operação especulativa que rendeu 60 milhões de reais = 60 milhões de dólares?
    Pra onde foi o dinheiro?

    Henderson e dvorak (e Ubaldo, claro): o que Biondi quis dizer com "extrema agilidade"?

Diego Alexandre

Deixe de ser vagabundo e assita o debate no youtube. Eu venho aqui, ao seu sítio, para ler as suas opiniões e análises. Creio que você, por ter mais experiência, consegue analisar melhor que eu o que ocorreu no debate.

    Luiz Carlos Azenha

    Nossa, que finesse! abs

    Fábio

    Sr elegância, esse Diogo Alexandre lá em cima…

    Verdade seja dita, eu queria saber de vc tb o que vc achou de Dilma…

    Será que a total falta de jeito dela na TV vai custar a eleição? Será que isso vai fazer a gente sofrer 4 anos com os tucanos no poder?

    Estou preocupado…

    nonato barboza

    Azenha,esse Diego Alexandre é muito saliente. Talvez mereça uns bons cascudos, umas chulipas ou quem sabe um rabo de arraia. Para um abestado desse tipo nós daqui costumamos dar um cotoco dentro dos "zói" dele para ver se ele enxerga melhor. Evitamos usar peixeira por sermos contra a violência. Apenas "argumentamos" forte contra esses tipos metidos a "danadin".

Advogado

Achei muito chato. Vi o debate inteiro. O Plínio falou melhor e foi o único que defendeu suas ideias com a lógica, mas não voto nele por ser muito radical no comunismo. O Ibope foi de apenas 3 pontos, logo ninguém viu rs… Continuo votando na Dilma.

Ana Lu

Azenha eu não acredito em debate patrocinado pelo capital, é o mesmo que corrida de Fórmula Hum.
Como é que num debate de candidatos a presidência da República de um país existe intervalos para publicidade do capitalismo?

priscila presotto

Não assisti e tampouco assistirei.
Eles perdem toda a naturalidade,pois são preparados para o debate.
Já tenho minha canditada e pronto.
Podem falar o que quiser,Dilma pode ficar nervosa ,gaga,falar öce,que não tira dele a capacidade.

Henderson Sousa

Imperdível a cara da Dilma quando o Serra mostrou o descaso do Governo Lula com as Apaes. Não sabia onde enfiava a cara.

Serra de acordo com todas as enquetes que vi até agora, O Globo, Folha, Veja etc. foi considerado o melhor.

    Franco Atirador

    Falando em enquete, foi feita uma em São Paulo, ao estilo globope.
    .
    Questão 1:

    COMO VOCÊ JÁ SABE, A SAÚDE E A EDUCAÇÃO BÁSICA SÃO PRINCIPALMENTE DE RESPONSABILIDADE DOS ADMINISTRADORES PÚBLICOS ESTADUAIS E MUNICIPAIS.

    NO ESTADO DE SÃO PAULO, QUE HÁ 20 ANOS É GOVERNADO PELO PSDB DO EX-MINISTRO DE FHC, EX-PREFEITO E EX-GOVERNADOR JOSE SERRA,

    VOCÊ DIRIA QUE A SAÚDE E A EDUCAÇÃO:

    (X) SÃO MUITO RUINS
    (X) PIORARAM
    (X) ESTÃO PÉSSIMAS
    (X) TODAS AS ANTERIORES

    Jorge Nunes

    Mas por que Serra foi a Minas ouvir as Apaes de lá e não as de São Paulo?

    Aqui no Rio todos os que precisam tem o RioCard deficientes ou estudantes.

    Agora sou contra as Apaes formarem suas próprias escolas, uma vez que já se tem as escolas públicas nas contas do governo. Uma vez que tenho experiência que escolas só deficientes não é uma boa ideia, pois, perde o sentido da educação pública que é a inclusão (como é o sentido da humanidade).

    Mas estou curioso com São Paulo, será que Serra deu mais apoio no estado que governou?

    T.G.Meirelles

    Enquetes de onde…?????? KKKKKKKKKKK…..

    Nilton de Oliveira

    Eu já estava numa angústia só com essa eleição, pois não gostaria que o poder voltasse para a mão do PSDB, mas também não tinha coragem de votar na Dilma. Depois do Debate fiquei mais apavorado, porque definitivamente a Dilma não dá. Ela mostrou ontém que além de não ter o mínimo de carisma, é totalmente despreparada e até mesmo intelectualmente prejudicada. Pena não podermos deixar o Lula lá.

    Yacov

    GLobo, Folha, Veja….. Ora, ora , ora…. Que suprpresa, não?!?! Sinceramente eu não lembro de ter visto esta cena que o amigo descreve das APAES.. Mas gostei muito da cara de bunda do ÇerRa quando a DILMA lhe falou que os mutirões por eledefendidos, não são políticas estruturais de governo e sim paliativo ou ação emergencial. Mais um trolóló TUCANico para enfganar a assistência e não se comprometer compolíticas públicas. A DILMA, a meu ver, apesar de um pouco nervosa no início, ganhou disparado o debate, que cá entre nós, foi Boe-chato paca!!!

    "O BRASIL DE VERDADE não passa na gLoBo – O que passa na glOBo é um braZil para TOLOS"

    Andre Diniz

    Yacov, nas artes marciais em geral ensinam duas maneiras de conduzir a coisa: para desarmar ou para colocar a nocaute. Dilma só desarmou a iniciativa do agressor. Se quisesse colocar a nocaute, teria dito "Os mutirões da Saúde são como os bonus que você dá para o funcionalismo público e principalmente para os professoresda Rede Pública, abandonados e escurraçados. É política de Casa Grande e Senzala, é manter a população na escuridão com esmolas". Serra só acordaria 10 segundos depois, amparado pelo Tio Rei.

    priscila presotto

    Ué !
    Vc não tinha se despedido do Blog?
    Voce voltooou!Voltou por que????????

    Ed.

    Imperdível os "hãns? " e "comos? " e "o ques?" de experiente Serra de 73 debates…
    Ou Lula resolve as Apaes (de Minas?) ou o Brasil vai pro brejo!
    É como se a Dilma fosse na Cracolandia e dissesse, num debate de relevância nacional:
    "Serra, passei lá na Cracolândia e o que vi foi um total descaso"…
    Quanto a enquetes do PIG … sem comentários…

    Helcid

    "Serra de acordo com todas as enquetes que vi até agora, O Globo, Folha, Veja etc. foi considerado o melhor."

    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk !! sem comentários !! esse humor dos trolls é "sui generis" …

    LuisCPPrudente

    Herr Henderson!!!!! Que grande novidade essa que você contou! O Nosferatu ir bem nas enquetes dos "idôneos" órgãos do PIG"!!!!

    "Cê" tá de parabéns, hein Herr Henderson!!!!

    Agora conta outra história mais convicente.

Zeca Oliveira

Debate chato e Dilma nervosa. A Dilma que conheço é aquela que acabou com o Agripino, falando com segurança e desenvoltura. Ela perdeu a chance de destruir com o Serra quando ele declarou ser partidário das estatizações, que era só o que nos faltava. Ela não pode deixar passar este tipo de coisa. E a lógica que deve permear o discurso de Dilma é, pura e simplesmente, a comparação com São Paulo. Se Serra e o PSDB foram ineptos em São Paulo, como serão eficazes a nível nacional? Tem que demonstrar o caos paulista. Pedágios, sequer ouvi a palavra, pelo que lembro. E outra coisa que tem que ficar mais clara é a discrepância dos indicadores entre governos. Não dá para deixar o Serra dizer simplesmente que os contextos internacionais foram diferentes. É desmerecer nosso maior trunfo. Lula só se deu bem porque pegou um contexto internacional mais favorável? E a Grécia sr Serra, a Grécia também não foi favorecida por este mesmo contexto internacional favorável? Por que foi a bancarrota então? Daí para criticar o neoliberalismo e sua política do Estado mínimo é moleza.

Almerindo

Vamos votar na Dilma na enquete abaixo, geeeeeeeeeente!!!! :

Carlos

O que "dvorak" quis dizer com "Parece que o ventríloco teve problemas…" e com o "ehehehehehehehehe"?

Franco Atirador

VÍDEO: CONSIDERAÇÕES FINAIS DE DILM
http://esquerdopata.blogspot.com/2010/08/debate-n
ou http://www.youtube.com/watch?v=6V6mSn0HwhU&fe…!

ESTA MENSAGEM DE DILMA ROUSSEFF VALEU O DEBATE !

!!! DILMA NO 1º TURNO !!!

Maria Lucia

Olhaí. Vi o debate todinho.
Achei que Dilma Rousseff é mesmo um luxo de candidata.
Nunca dantes na história deste país tivemos a oportunidade de ver uma Presidente pronta e acabada aspirando ao cargo.
Pequeno nervosismo, modos de falar mineiros, a gentileza de não esmigalhar o Serra quando houve chance de nocauteá-lo de vez e para sempre – com uma boa esquerda bem aplicada – só agregaram valor à sua performance.
Azenha, se me permite, um debate tem que ser visto, na sua totalidade. Ver pedaços apenas não possibilita ter uma visão global. O fracionamento não ajuda a análise. Uma árvore sozinha é só uma árvore. É preciso olhar a floresta toda. E cada árvore, na floresta.
A Dilma só fez confirmar como foram acertadas as escolhas de Lula e da maioria do povo brasileiro, que a está apoiando já maciçamente.
Até o Serra a apoiou, quando identificou o governo de Lula com a Dilma. Se Lula está com 80% de aprovação pessoal e o seu governo com 77%. o que se pode inferir? …
É Dilma e não tem erro. Com a força do povo!

    Luiz Carlos Azenha

    É por não ter visto todo o debate que fui econômico. Prometo assistir ao próximo, quando poderei tecer considerações com melhor base.

    Gerson Carneiro

    Tava assistindo o jogo do São Paulo, hein! Que Santista é esse? Aliás, meu Vitória ganhou e não levou. Isso é injusto.

    Rafael

    O final do serra foi ridículo. Não falou nada. Não tem nenhum projeto para o país.E falar bem da própria família já é apelação.

    Carlos

    Dilma deve responder com fina ironia…

    Damastor Gautierre

    Discordo Maria

    Dilma tem de dar de esquerda na cara do vampiro e pontapé no pé da guela.

    Tem de ser aquela Dilma que respondeu a Agripino como o safado merecia
    http://www.youtube.com/watch?v=bm4r_ISScUw

    Essa é a Dilma que quero no debate

Gil

Azenha. Plínio discursa sem o compromisso espinhoso da realização concreta. Meu avô João já dizia "de boca (verbalmente) até eu toco viola". Quero ver é fazer!

Luciana

Azenha voce leu a entrevista do Professor Fábio Konder Comparato na Revista Fórum, abordando sobre a necessidade de efetivação dos mecanismos de participação direta, os entraves para a democratização da comunicação no Brasil e o poder das oligarquias na sociedade?

Sânscrito

Debate ridículo. Foi uma verdadeira M…

monge scéptico

O sr. PLINIO, tem um bom discurso. Se fosse possível aplicar o que ele prediz, certamente
dariamos saltos em nosso desenvolvimento social e, quiçá tecnológico. Talvez se fossemos
uma só etnia. Divididos, as vezes parece, que não sabemos tomar decisões. Talvez não
tivessemos necessidade dessa multiplicidade de partidos, que não quer dizer democrácia.
Mas, é um bom discurso. Seria talvez, agradável ouvi-lo se expressar por mais tempo, tro-
-cando idéias com o mesmo. No momento, o BRASIL percisa da DILMA. Obrigado.

Vovó

Companheiros: estamos todos aqui reclamando do cinismo de Serra, e não de seu desempenho. Isso prova que, a despeito da dissimulação, conseguiu se sair melhor que Dilma no debate. Foi um bom mentiroso, e pode ter efeito sobre o eleitor menos politizado, i.e., a esmagadora maioria do eleitorado brasileiro. E isso é o que preocupa. Não vamos confundir torcida com análise. Se queremos vencer, precisamos conhecer as forças e fraquezas de todos os candidatos.

    Gerson Carneiro

    Até a vovó aí ó, tá esperta. Concordo, e venho dizendo isso. Falta mais habilidade em debates para a Dilma. O Serra é o candidato mais fácil de desestabilizá-lo em um debate. A tática dele é atribuir ao oponente todo ponto fraco dele que ele deseja esconder, saúde, segurança, educação principalmente. E lógico, pedágios.

    Duas fraquezas do Serra que saltam aos olhos e que não foram exploradas: menor salário do Brasil dos policiais e professores, e pedágios mais caros do mundo.

    Valmont

    A "maioria esmagadora" estava assistindo ao jogo. O debate deu magros 3 pontos no Ibope.

Arnaldo

Zé Limão, com o mesmo discurso vazio de sempre, mostrou-se também hipocondríaco. Só sabe falar de saúde. Não é a toa que foi afastado do ministério do planejamento. Não entende nada desse último. No final, revelou que a sua candidatura trata-se de um projeto pessoal, para afagar seu ego. Já Dilma, revelou que seu projeto é coletivo, para melhorar o país. No mais, o mesmo blablabla de sempre.
P.S.: A pergunta do repórter da band para o Zé Pedágio foi uma bola levantada para ele cortar. Estranho… Se verificarmos também o sorteio das posições, puseram os papeis devidamente em ordem dentro da urna e ao rodá-la (com cuidado), manteve-se a ordem dos envelopes. Depois, ao tirá-los, como em um milagre ou uma mágica, ficou Zé Alagão e Marina de um lado, e Dilma e Plínio do outro. Estranho novamente…

monge scéptico

O serra falou em retrovisor. É impossível olhar a frente, sem lembrar que a falta de infraestrutura
vem de um longo descaso do passado. O BRASIL tem estensão continental recuperar uma infra-
estrutura desse tamanho, requer longos anos de trabalho seqüêncial e permanente. Não somos
como a maioria dos países da europa, onde uma pá de asfalto, pavimenta uma rodovia. A falta
de preparo de nossa engenharia, nos levou a ser depentes de "tecnologias " alienígenas" por-
que os burrocratas sempre "acharam" melhor comprar no exterior em detrimento etc………

    Carlos

    "A falta se preparo de nossa engenharia"
    Equívoco o seu.
    Decisões políticas estão na raíz dos problemas acumulados.
    Na área de transporte, por exemplo, a decisão foi no sentido de esvaziar as ferrovias e privilegiar as rodovias – os interesses ´rodoviaristas´ são poderosos: indústria automotiva (toda a cadeia), empreiteiras, bancos/financeiras/seguradoras,… e, a partir do final dos anos 90, as concessionárias de pedágios.

Mateus

Acho que o Plinio poderia ter contribuido muito mais para o debate, fazendo perguntas mais elaboradas e diferentes para os outros três canditatos. Afinal ele não tinha nada a perder. Pelo contrario só tinha a ganhar.

Ramalho

Plínio é o candidato das verdades acacianas. Para os eleitores de esquerda, é óbvio que todos são a favor da igualdade etc. Mas o Brasil não tem apenas eleitores de esquerda. O campo de forças, tanto no Brasil, quanto no mundo, e que influem no Brasil, é complexo e hostil a certas teses. Nesse ambiente complexo, é impossível realizar as propostas inexequíveis do PSOL. As propostas de Plínio são boas de se ouvir, mas ruins de se implementar.

Para fazer é preciso poder fazer. Os tiranetes argentinos resolveram, no estilo Plínio, tomar as Malvinas, e deram-se mal.

Plíno e o PSOL precisam de um Garrincha que lhes pergunte: "já combinaram com os adversários?"

Urbano

O zé contra-rampa, o mitômano, pelo menos é corajoso, pois há quem engane os incautos colocando um disfarce qualquer, enquanto que ele faz na maior cara limpa.

Sonia

o Serra mudou o nome da minha família ….. BECHAT ….Magoei ….kkkkkk…. Num voto mais nele ….KKKK

Ramalho

Para mim, Dilma foi bem, embora estivesse muito nervosa, o que notava-se na voz trêmula. Serra também começou nervoso, mas, depois, controlou-se. Plínio e Marina, que não têm nada a perder, estiveram calmos todo o tempo.

Dilma surpreendeu, pois não cometeu nenhum erro grave. Não é pessoa habituada a este tipo de debate (é pessoa de ação), em que parecer é mais importante do que ser. Evoluiu muito e, no decorrer dos debates, pela evolução que apresentou, anulará Serra. Foi educada e respondeu bem a todas as perguntas.

Serra é inconfiável, um mentiroso que não respeita eleitores, o que mostrou – na mesma linha de dizer uma coisa e fazer outra de FHC – provou em episódios passados.

Plínio, ora, Plínio é um radical irresponsável.

Ramalho

Toda vez que vejo Serra afirmar convictamente qualquer coisa, lembro-me do que ele prometeu quando candidato à Prefeitura de São Paulo. O episódio da promessa está registrado para a posteridade em

[youtube NtPFYAsv2l4 http://www.youtube.com/watch?v=NtPFYAsv2l4 youtube]

Como acreditar no que Serra diz e promete se é incapaz de honrar a palavra empenhada? Se desonra promessa de campanha cujo cumprimenteo dependia exclusivamente dele? A promessa era a de que governararia a prefeitura, caso fosse eleito, pelos 4 anos de mandato (veja o vídeo para acreditar).

Não dá para comprar um carro usado de Serra, quanto mais votar nele para presidente da república.

    Farpa

    Esse vídeo é mortal, demonstra o caráter e a credibilidadede do Serra. Agora imaginem se esse vídeo fosse da Dilma, o que o PIG não faria com ele? Seria o vídeo mais divulgado da campanha, com certeza.

    Gerson Carneiro

    E do Kassab tem aquele vídeo dele expulsando um idoso de um posto de saúde chamando-o de vagundo. E tem vários outros vídeo´s. Para mim o PT nunca soube explorá-los em campanhas, mas sempre foi vítima disso.

    Helcid

    as promessas dele são como um nota de 3 reais…

Daniel Pires

Assistir ao debate se é que podemos chamar aquilo de debate, e achei a minha candidata estremamente nervosa memo assim preparada. Acredito que não é a hora de bater forte e para mim foi essa estratérgia da campanha da Dilma.
O formato do debate da afiliada do pig realmente foi estremamante engessado, pasteurizado e sonolento.
A Band precisa contratar jornalistas mais capacitados.

Luciana

O único candidato que estabeleceu diálogo com o eleitor foi Plinio de Arruda Samapio. O problema do Brasil é a desigualdade, justiça, reforma agrária, expansão do latifundio, saúde, falta de ética na política, educação, desrespeito à soberania popular, democratização da comunicação.
A oligarquia ontem estava em festa o debate deu o tom que lhes interessa, será tudo com antes na terra de Abrantes.

    Joelma

    pois é, também penso assim, o debate xoxo, onde discutiu-se nada e falou-se nada com nada, completamente vazio e demonstrando não ser feito para o povo e sim para eles mesmos… exatamente como a oligarquia quer, exatamente… e as pessoas ficam se degladiando entre si ainda, batendo a cabeça na parede… acordem!

    Valmont

    Enumerar os problemas do Brasil é fácil. Difícil é resolvê-los.
    Chega a ser arrogante a postura de superioridade com que se colocam certas teses e críticas. Plínio teria que combinar primeiro com os 190 milhões de brasileiros antes de ditar as suas soluções mágicas.
    O PSOL tem base reduzidíssima. Seu candidato está muito atrás do PV nas pesquisas, com penetração baixíssima.
    Também, com um discurso imaturo e simplista desses, só dá para ganhar votos de alguns secundaristas.
    Prefiro idealistas com o pé no chão, como a Dilma.
    Sem dúvida, ela representa o projeto mais viável e consoante com os anseios da maioria do povo brasileiro.

    Joelma

    Acredito que o objetivo do PSOL não seja ganhar a eleição de imediato mesmo, mas sim levar a discussão e mostrar para as pessoas que existem alternativas, é um processo.
    Não sei aonde você vê idealismo na Dilma. Com anseios do povo brasileiro (sim eles querem iPods) e dos bancos também né! Como disse o Plínio no debate "não dá para conciliar as duas coisas!".

Luiz Jornaleiro

Esse debate conseguir ser mais chato que alguns trolls em suas habituais opiniões. E o apresentador parecia um vampiro!

Julio Silveira

Gostei muito da atitude do Plinio, acho até que ele realmente foi o melhor no curto periodo que assisti, mais no final.
Porem o unico governo que tem a melhor oportunidade de mudar, para ainda melhor, a situação, é o atual.
Por que, principalmente dentro do partido principal deste governo se encontram os homens mais identificados com a sociedade, com capacidade para representá-la em um espectro bem maior. Isso pode ser uma oportunidade de ouro.
O PSol, ainda não encontra respaldo num espectro mais amplo da sociedade, e num eventual governo muito provavelmente seria obrigado a passar pela mesma situação que o Presidente Lula já passou, de ter que agir diferente de seus disursos para poder governar. Por que não nos iludamos com nossa Democracia, e o presidente tem a perfeita noção quando disse que a Esquerda faz oposição e a Direita da Golpe, essa é a verdade histórica em nosso país, e até que consigamos uma conscientização maior de nossa sociedade para reagir as tentativas de mudar regras do jogo com ele andando, é que a Dilma tem melhor chance de conduzir o Brasil ao seu destino de sucesso e progresso social.

Davi

A Dilma até pela sua estréia naturalmente estava muito nervosa, principalmente no primeiro bloco, somente no final começou a conectar sua imagem a do Lula.

poderia ter comparado a gestão de Lula com o governo de Sao Paulo, se assim o fizesse, deixaria o Serra de saia justa, de modo que faltou a Dilma maior embate de ideias e, a defesa mais contundente das realizações do governa Lula.

Tenho forte convicção de que esse debate prejudicou bém mais o Serra do que a Dilma e os demais candidatos.

Eu não tenho duvidas de que no proximo debate a Dilma vai confrontar mais o Serra.

Mas o mais estranho é que o todo experiente Serra se deu mal, não coseguidetonar a Dilma como queriam os Demoniostucanos.

Fernando

Acho muito reacionária a opinião de alguns petistas de que o Plinio foi bem porque não tem compromisso, que o socialismo é inviável e etc.

É igual ao discurso da direita em décadas passadas.

    Neno Fogaça

    Fernando, concordo contigo e vou mais longe: O Plínio de Arruda Sampaio deu um banho em todos os outros candidatos. Foi desenvolto, autêntico, incisivo e objetivo. Mesmo que tenha vindo de sangue doce, como franco atirador deu o recado de seu partido, inclusive conclamando para voto nas proporcionais.
    Não sei se sua postura conseguiu atrair votos para o PSOL, pois apesar de sua postura no debate, balançou, não mudou o meu até pelas razões que citaste acima referente aos petistas(apesar de não sê-lo). Talvez de alguns indecisos.

    Wilson Pereira

    Fato.

Luciana

Fiquei decepcionada com a Ministra Dilma.O tempo todo respondia "Eu Acho…" e não demonstrou desenvoltura política, n~´ao sensibilizou não passou segurança ao leitor. Serra na sua gestão como Governador e comoPrefeito da cidade de São Paulo por sua política excludente, e por us posição nas pesquisas não tem motivos para sorrir. Se sorriso ganhasse eleições, estes candidatos não estariam disputando o pleito. Perde a República e a Democracia, porque o povo não está nos debates, as questões de urgência para o bem comum não foram abordadas com seriedade.Me desculpem se estou pessimista. Mas foi ruim demais.A oligarquia está em festa para eles o debate foi bom.Vai continuar tudo como está.O mundo mudou mas esta gente está ainda cuidando de interesses privados.

Joelma

O Serra é o Bush e a Dilma é o Obama =D (comparações infames a parte). As pessoas não entendem que entre democratas e republicanos não há diferença, e que estão tentando fazer a mesma coisa no Brasil, com essa falsa polarização, esse bipartidarismo anti-democrático. Tá podem me xingar, não to aqui pra trollar ninguém, de verdade gente, só acho que se as pessoas fossem um pouco menos ortodoxas e não achassem que "tudo já é sabido", um pouco de diálogo e outras alternativas poderiam surgir, ao invés da doutrinação. Considerar os políticos nossos Messias (seja ele Lula, Dilma, Plínio, Obama, qualquer um) é um grave erro pessoal…

Jorge Zimbábue

O seo "Zé Pedágio" mentiu novamente. Defender a Petrobrás, quando eles, os demo-tucanos a quiseram vender na Bolsa de "Noviorque" distribuiram ações da empresa a rodo e a retalho e a rebatizaram de PETROBRAX, lembram?
Lembram do setor elétrico e das Telecomunicações? Do festival de PRIVATARIA Demo-Tucana? Só retrocesso! Quem acredita nesse pústula? DILMA na cabeça, no primeiro turno. A imagem dela é esta mesma. É preciso ver a capacidade, o espírito público, ações verdadeiras contra a fome e a pobreza extrema, agricultura familiar, aumento da renda no campo, reativação da indústria naval brasileira, geração de empregos com a carteira assinada, aumento real do mínimo de 70% descontado a inflação e por ai vai.. É preciso enxergar que por traz de sua imagem é a Dilma que ama seu povo e seu país, não se vende ao capital da corrupção e projeto o Brasil para o mundo, com voz e opinião própria! DILMA, mil vezes DILMA!

dvorak

Parece que o ventríloco teve problemas…

ehehehehehehehehe

    Damastor Gautierre

    E o Vampiro foi bem??

    VOcês são burros sério

    Não percebem que o povo quer o Lula de novo?

    dizer que a dilma faz o que ele manda só vai ajudar a decidir a eleição no primeiro turno

    nem os vassalos do psdb pensam

    dvorak

    Em momento algum citei a Dilma, caro Damastor…Acho que deve ser coisa do seu subconsciente….

    ehehehehehehehe

    Helcid

    larga de ser cínico, dvoranta !!

    Damastor Gautierre

    Não vou dar mais ibope para você

    Fale com minha mão

    Leider_Lincoln

    Teve sim: caindo cada vez mais nas pesquisas, abandonado até pelo próprio presidente do partido, sem nau e sem rumo, o ventríloco de um tipo bem específico de paulistas-paranaenses se lascou de fato. Mas a Dilma também não se saiu muito bem, sorte que ela já lidera com larga margem e que quem venceu o debate foi o Plínio, cuja maior pretensão real parece ser a de ultrapassar a Marina…
    Mas pense comigo, dvorak: se o Serra não conseguiu vencer um poste, quem ele vencerá? E pensa num debate de vices? Um jurista tarimbado contra um advogado sem carteira da OAB? Seria um massacre de proporções épicas! Se bem que, se por um lado o tal índio não tem carteira da OAB, o jênio também é economista sem CORECON e enjenheiro sem CREA. É mesmo muito hilário!

    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    Ed.

    Qual? o do PIG? o que já fez "n" eleições e debates? que é o "mais" preparado? e não consegue sequer transformar isso em vantagem sobre uma estreante carregando 10 pontos de vantagem?
    É, ele teve problemas,,,

Sergio Silva

Dilma está vencendo, com larga vantagem, a enquete do Portal IG:

<a href="http://ultimosegundo.ig.com.br/eleicoes/enquete+quem+se+saiu+melhor+no+debate/n1237740833108.html">Quem se saiu melhor no debate?

Bye-bye Serra, o hipocondríaco, segundo Plínio de Arruda

<a href="http://ultimosegundo.ig.com.br/eleicoes/enquete+quem+se+saiu+melhor+no+debate/n1237740833108.html"&gt;Vote!

Zé Cabudo

A Marina me surpreendeu positivamente. Democrática, bem informada, humana, justa com os acertos e erros dos governos PT e PSDB. Pode ser que no 1º turno meu voto seja dela. O Plínio, apesar de eu concordar integralmente com muita coisa que ele diz, me pareceu muito sonhador. Ele não me passou a impressão de ter idéias bem articuladas com o mundo real.

    Jorge

    Concordo com você; após o debate meu voto migrou para a Marina, a mais humana.

valmont

Serra é um cínico cara de pau:
– Insinua que FHC foi o pai dos programas sociais,
– Coloca-se como continuidade de Lula, estilo paz-e-amor, defensor da Petrobrás, etc.
– Pede ao povo para esquecer tudo o que eles fizeram na era FHC ("retrovisor"), como se a sua conversa mole valesse mais do que os atos e fatos concretos da história,

Carlos

Hildemer

Pela idade, Serra não participou da campanha do petróleo, que ´pariu´ a Petrobrás.
Pode ter participado, sim, das mobilizações em defesa da empresa entre o final da segunda metade dos anos 50 e o período em que presidiu a UEE-SP e a UNE.
Jornais da época registram manifestações de Serra?

    L.vidal

    Carlos,se o Serra quer teralgum mérito por ter participado políticamente dos movimentos estudantis da época,dilma fez muito,mas muito mais que ele,Zé dirceo e Palmeira foram lideres estudantisà época conhecidos nacionalmente,Serra só apareceu agora,na volta ao retornar da França,aonde procurou aproximar-se de figuras políticas importantes como Celso Furtado(que jamais o apoiou ou deu qualquer opinião favorável ao zé Serra….que não se perca pelo sobrenome,pois passou sua vida no exterior:"serrando"uma ponta entre os notáveis.

    Carlos

    Registrei aí abaixo: a campanha do petróleo começou em março/1948 e foi ´encerrada´ em outubro/1953, quando (no dia 3) Vargas assinou a Lei 2004, que estabeleceu o monopólio estatal e determinou a criação da Petrobrás para executá-lo – e a Petrobrás iniciou as atividades em maio/1954.
    Serra nasceu em 1942…

    O que foi registrado nos jornais da época em que presidiu a UEE-SP e a UNE (para a qual foi eleito presidente em julho/1963)?

dil

Sugiro o texto : "Debate pra dormir"

em:
http://eagora-dil.blogspot.com/

Carlos

Serra falou em custo do transporte de soja para os portos… Dilma deveria retrucar: desmanche das ferrovias pela "equipe "FHC" e pedágios em SP e no PR.

Dilma deveria ter insistido em denunciar a "progressão continuada" implantada em SP.

Jose Carlos Ritton

Vi, muito pouco. Assisti mesmo foram as "palavras finais" e fiquei impressionado… ME DEU UMA SAUDADE DO BRIZOLA.
Acredito que por estratégia de campanha a Dilma "se comportou muito bem", acho que não seria o caso; ela precisa mostrar claramente a diferença entre a continuidade do projeto de governo atual + as suas propostas e arrepiar para cima do zumbi Serra. Posar de boa-moça não traz os resistentes ou indecisos, eles querem ver as diferenças, principalmente as pessoais. Explicitar o equilíbrio entre continuidade e o novo é essencial, mas mostrar as diferenças concretas é fundamental.
A Dilma só tem a ganhar se bater com força: mostra força feminina, liderança; mostra que tem um projeto e diferencia-se do morto-vivo.

    Luiz vidal

    Caro Ritton:A liderança marca presença,não fica expondo-se a atacar,repare na GM.coca Cola,etc…são lideres e suas campanhas são de manutenção,já a Pepsi e as ourras marcas t~em que fazer campanhas comparativas(proibidas no BR) e ao menos mais agressivas…

Hélio Jacinto

A Dilma embora tenha tentado, não conseguiu deixar de ser extremamente técnica.
Plínio foi bem, pois como oposição sem compromisso,atirou pra todos lados, lembrou o PT de antigamente muito bom na critica, mas quando chegou ao Governo viu que a coisa não era bem assim, se o PSOL de Plínio chegar ao poder ele ira rever suas posições com certeza.
Marina, estava de Cara Fechada, incapaz de sorrir, parecia que queria morder alguém.
Serra, embromou, embromou e pensa que enganou, não da pra acreditar no que ele fala.

Almerindo

Vamos votar na Dilma na enquete abaixo, geeeeeeeeeente!!!! :
http://polls.folha.com.br/poll/1021711/results

assalariado.

Observando as necessidades reais de transformações sociais que Brasil necessita,chego a conclusão que o Plinio fez propostas possiveis ,sem botar o fogo necessário, para uma revolução socialista. Do ponto de vista das desigualdades sociais,Plinio fez a diferença.O capitalismo,em lugar nenhum do mundo conseguiu acabar com a pobreza e onde se aproximou mais,foi no G7,após surrupiarem suas colonias.Plinio,colocou os tres defensores do capital(Serra,Dilma e Marina), no mesmo saco,na medida que todos demonstraram serem complemento uns dos outros,ou seja,não tem programa de governo para tirar,no médio prazo,os 60 milhões irmãos brasileiros da linha da miséria.Só pra se ter uma idéia,se,se fizer uma reforma agraria(assistada),tiraremos pelo menos a metade deste sofrimento. A classe média reacionária como sempre,sai do seu armário "socialista" e acabam por achar,estas idéias malucas,coisa tipica,social democrata do século 19, que em nome do poder,traem os ideais de libertação dos assalariados em favor dos lucros exorbitantes dos patrões.De quebra ainda são contra as 40 horas semanais.Realmente eles são mais do mesmo,isso pra quem pensa socialista(de fato).

    Mario Kodama

    Caro assalariado, Lula tirou milhões da miséria e outros tantos conseguira melhorar a sua condição de vida, transladando-se para a classe média, sem falar em outro avanços conquistados, criação de empregos, e outras coisa como nunca neste país. Até quando o trabalhador vai ter que esperar pelo socialismo, que Plínio representa. Lula fez em um mês o que Plinío jamais vai conseguir fazer pelo trabalhador. É muito fácil botar tudo no mesmo saco e chaqualhar quando se esta com a ropinnha branca limpinha. Qualquer coisa, não querem mais brincar. Volta para o bar para discutir a revolução. Aliás, de onde nunca saiu. Está na hora da esquerda começar deixar de ser peter pan. A utopia é bom quando não causa imobilismo. Francamente.

    assalariado.

    Caro Mario,a diferença entre um socialista e um social democrata é que o 1º,questiona a exploração dos patrões sobre os assalariados,e portanto,deseja extinguir com a exploraçao do capital sobre o trabalho,ou seja,implantar a sociedade socialista como forma acabar com a exploração e expropriação do suor alheio,e dividir o trabalho criado coletivamente,entre todos os colaboradores.Enquanto o 2º,se propõe a administrar a exploração capitalista,ou seja,vamos fazer de conta que acabaremos com a exploração das elites,sem mexer,de fato,nas estruturas do Estado capitalista,burguês,portanto a exploração vai continuar existindo.Seu discurso defende um capitalismo reformado e,como se sabe,não existe capitalismo pela metade ou voce explora,de fato,ou fecha as portas(falencia),em resumo,no capitalismo não existe meio capitalismo,meio socialismo,apresente argumentos melhores.Plinio apenas,de forma contida,mostrou uma plataforma coerente de como começar a mexer(de fato) nas desigualdades sociais,o resto é,querer apenas gerenciar e arriar as calças para as elites do capital.O socialismo é uma idéia só pra quem acredita,e não pra quem é reformista utópico.Abraços.

    Emilio_Matos

    A diferença entre um socialista e um socialista democrata é que o último é democrata.

    assalariado.

    Eae,Emilio,tudo bem!! O nome do partido que votarei(com todas suas deficiências),chama-se Partido Socialismo e Liberdade,interpreta isso pra mim,segura essa agora… Abs.

Maralina Matoso

Eu vi todo o debate, e, realmente o Plínio e a Marina se saíram melhor no debate. A Dilma foi bem, mas, se pensarmos em tudo que ela tem à seu favor e o que poderia ter falado e "como" ter falado, nesse caso, não foi tão bem assim. Mas, ela aprende rápido. O Serra, ora, o Serra!!! Ele é um malandro que tem em sua trajetória experiência em debates. É um cara de pau e mentiroso. Joga baixo. Ainda bem que esses debates tem pouca audiência, ou, pelo menos o de ontem, que não passou dos 6 pontos, pois, fiquei me colocando no lugar do telespectador que não é politizado e concluí que o Serra é um perigo por causa dessas mentiras deslavadas e a forma como ele se esquiva do que é importante. Assim sendo, coloco minhas esperanças na sensação do povo e na propaganda da televisão, onde nosso governo, especialmente Dilma, poderá explicar as coisas melhor.

Arnaldo Costa

Será que a filha do Zé Pedágio que estava na platéia é a ex-sócia do Dantas na empresa em paraiso fiscal???

    Jairo_Beraldo

    Sim, Veronica Serra é filha única. Socia da Veronica Dantas. Homonimas.

Vinicius Garcia

Na verdade quem ganhou esse debate foi o time do Inter, que mesmo perdendo para o São Paulo se classificou. No mais o pedaço mais hilário foi ver o Plínio falar que o Serra é hipocondríaco, Dilma gaguejou muito, foi clara no que disse, mais se gaguejasse menos falaria mais, Marina em certos momentos parecia se esquecer que saiu do PT, Serra tentou se lançar em supostos “erros” da gestão Lula, como já comentei o dos aeroportos, dos portos etc. No fim pensei por que não repousei o controle remoto no futebol, alí ao menos havia alguma emoção.

    Luiz

    Primeiro debate dela, né? Agora é trabalhar as dificuldades de expor dados coerentemente e por inteiro. Espero que ela não se assuste ao se assistir na Band. Mas será bem elucidativo. Como time que assiste o próprio jogo, vê onde e como poderia ter sido melhor, mais conclusivo, e ganhar o jogo.

Damastor Gautierre

O estilo "paz e amor" não combina com a Dilma. Já disse isso. Ela se sai muito melhor nas entrevistas com a imprensa, não perdoa, manda o recado, é bonito ver a cara dos jornalistas do PiG.

Mas no debate, infelizmente, foi pautada pelo comando de campanha, que não quer mexer no "invencível" modelo paz e amor do Lula. Mas cada modelo é adequado a uma pessoa. Até por ser mulher, seria melhor a Dilma bater pra mostrar que tem pulso firme, que não leva desaforo, que tem liderança.

Também acho que isso de falar do FHC já passou. O FHC não é candidato. O Serra é. Tem que comparar o Serra ao próprio Serra. Quando ele fala de segurança pública, tem que falar do PCC em São Paulo. Quando ele fala de saúde, tem que falar que o estado de são paulo não investia o constitucionalmente obrigatório e usava a grana para especulação financeira. Quando ele fala em "estatização", tem que lembrar do pedagiometro. Quando ele fala de educação tem que lembrar dos professores que ele mandou bater. quando ele fala de infraestrutura, tem que lembrar do jardim romano. O Serra é muito pior do que FHC já foi!

E bater de frente com um palanqueiro como o Serra, só se for para ela agir como age com a mídia; metendo o pé e destruindo.

O que Dilma tem de fazer é mostrar o que é bom no governo Lula, dizer o que vai melhorar e mostrar todo o lixo de 16 anos de PSDB em São Paulo

    Penha Souza

    Concordo com suas palavras. Só espero que os coordenadores da campanha da Dilma percebam que comparar o governo Serra com as propostas do candidato Serra é o canal.

    Adalton

    Concordo inteiramente. Tentar parecer o que não se é sempre soará falso. Lula é conciliador por natureza. Dilma, parece que não. Por isso passa como insegura. Ainda bem que a audiencia foi baixa. Dilma, mande seus marqueteiros dar conselho ao Serra. Seja firme, isto não é concurso de miss simpatia.

    Joelma

    e as pessoas inventam fábulas para não sair da zona de conforto…

Arnaldo Costa

Zé Limão, com o mesmo discurso vazio de sempre, mostrou-se também hipocondríaco. Só sabe falar de saúde. Não é atoa que foi afastado do ministério do planejamento. Não entende nada desse último. No final, revelou que a sua candidatura trata-se de um projeto pessoal, para afagar seu ego. Já Dilma, revelou que seu projeto é coletivo, para melhorar o país. No mais, o mesmo blablabla de sempre.

P.S.: A pergunta do repórter da band para o Zé Pedágio foram bolas levantadas para ele cortar. Estranho… Se verificarmos também o sorteio das posições, puseram os papeis devidamente em ordem dentro da urna e ao rodá-la (com cuidado), ela manteve a ordem dos candidatos. Depois, ao tirar os envelopes, como em um milagre ou uma mágica, ficou Zé Alagão e Marina de um lado, e Dilma e Plínio do outro. Estranho novamente… O PIG não cansa de armar.

    Maralina Matoso

    Eu notei isso também. Mas, achei que estava ficando paranóica.

ricardo silveira

É uma pena, o Sr Plínio fez discurso de estudante que lê apenas a orelha do livro, deveria ter aproveitado a oportunidade para dizer como vai fazer maioria no Congresso para pôr em prática as idéias corretas que defende.

rafael

Muito chato. Dilma estava uma droga, parecia porta-voz do governo, falava como ministra e não como candidata, mostrou poucas propostas, e poucas ideiais, não confrontou o principal adversário naquilo que é seu ponto fraco(o governo desastroso em SP), ninguem avisou que quem estava ali era o Serra e não o FHC? Assim que começou o Dr. House, troquei de canal.

Thiago

Foi tudo muito chato. Mas, como não é circo, e propostas boas de verdade andam raras…
Serra sequer prestava atenção às perguntas que lhe faziam. Em determinado momento apertou a Dilma por não re-estatizar empresas cuja privatização foi tão criticada, sem rumo.
Plínio foi um bom provocador, que fala boas coisas, mas não apresenta meios e instrumentos para torná-las realidade. Descontraído, foi o único motivo de eu continuar assistindo.
Dilma estava nervosa, visivelmente. Mas deixou claro quem é a candidata do Lula, e teve relativo êxito na tentativa de polarizar o debate (tudo o que o Serra evita).
Marina tem hora que esquece que saiu do governo. Acrescenta nada.

Bob jegg

Quem sustentou Serra no exílio?
Se ele foi exilado devido ao fato de defender a petrobrás e reforma agrária, a quem ele deve tantos favores ao ponto de voltar querendo destruir o patrimônio público e combater a distribuição de terras??

Remindo Sauim

Se os próximos debates forem como este, nem vou assistir. O desempenho dos candidatos foi muito fraco, ficaram só na defensiva. O Serra não tem nem programa de governo no papel e a Dilma, como está dez pontos nas pesquisas, não quer arriscar. Todo mundo querendo ser bonzinho. Até o Plínio do Psol, que como livre atirador, podia ter incrementado o debate, ficou com o mesmo discurso do Pt, defendendo o combate a desigualdade social, item onde o Lula tem alcançado uma de suas maiores conquistas.

jose-arimathea

para mim , o Plinio foi o pior . Suas ideias nao tem sustentaçao sao bonitas mas inviaveis tudo útopico. Nao eh possivel aplicar aquelas ideais radicais sem antes preparar o terreno como o LULA vem fazendo comendo pelas beiradas. Pois, sem primeiro educar o povo , prepara lo para uma quinada de 180 graus sem educaçao viraria o caos total ele ta mais por fora q bunda de xavante. o serra como sempre frio. e cínico, Marina muito intelectual . Boa demais em tudo mas nao teria chance de se sair bem numa presidencia falta jogo de cintura. Dilma para mim alem de eduacada . ´e competente e firme nota dez.

Damastor Gautierre

Olha o que saiu na Falha de São Paulo

"Sua capacidade de raciocínio em público é superior à dos demais, mas possivelmente esse predicado não tenha sido suficiente para considerá-lo um vencedor."

Canastrice e verborragia mudaram de nome ?? hauhauaa

O Brasileiro

A frustração de quem acompanha essa eleição é que pela primeira vez não há um líder popular disputando a eleição!
Com o Lula, ou você era a favor do líder popular, ou contra ele!
E existiam os outros: que eram o anti-Lula, e que podiam facilmente ser chamados de "anti-povo": Collor, FHC, Alckmin! Esses ai, se eram líderes de alguma coisa, eram dos empresários e dos banqueiros! (Mas acredito que hoje em dia nem empresários nem banqueiros trocariam o Lula por um destes!)
Então, não esperem grande coisa dessa eleição pois, tirando o Serra, que lidera o PiG, ninguém ai lidera mais nada!
São todos candidatos de ocasião, e nenhum deles foi alçado a candidato por apelo popular!
Ai no item COMPETÊNCIA, quem ganha é a DILMA, fácil, fácil!!!

Elmo Cordeiro

O Plínio deu um show de coerência e coragem ele desmascarou em rede nacional a tentativa da mídia de privilegiar somente três candidaturas como se não houvesse outros candidatos e outras propostas de governo.

Jana

Em geral gosto de assistir aos debates, mas este estava chatérrrrrrrrimo. Só aguentei até o final do segundo bloco.

No entanto, o que mais me incomodou foi aquele fundo – o que foi aquilo ?!?
Espero que a moda não pegue…

Vinicius Abreu

Na minha humilde opinião, Plinio foi o melhor estava falando mais cara a cara com o eleitor, estava mais avontade, apesar de ideias ser do tempo que ele era bem jovem (1812).

Serra era para ser o melhor, (falo da oratória), acredito que ter ir nas feridas da gestão do PT teria sido uma boa estrategia se não fosse sempre o tempo todo massante. Saúde é um grande problema mas não é o único do Brasil. Com todo experiência espera que elevasse mais o nível do debate e entrasse em assuntos chaves, ficou batendo em saúde apenas. Falou pouco de assuntos devem ser colocado em questão, como melhora a educação principalmente o ensino fundamental e médio. Ninguém fala sobre a reforma tributária e reforma previdenciária. Só um papinho "mixuruca" sobre juros. Entre outros assuntos.

Marina foi muito ruim no início, percebi que ela ficou mais calma com o decorre do debate, mas acabou indo na mare do monótona debate. Poderia ter vindo mais preparada e ter perguntado mais para ambos (Dilma e Serra). Acho que ela pode ganhar votos tanto do Serra como da Dilma. Acho que foi mal assessorada. O foca dela ficou somente no Serra.

Falando em mal assessorada, nossa esperava muito, mas muito mesmo da Dilma, juro para vocês que estou querendo votar na Dilma no segundo turno, mas a Dilma não fez o dever de casa e não me convence. Com os dois principais adversários vieram despreparado era agnada para parti em uma vitória no primeiro turno. Poderia comparar números entre SP e Brasil mostra os defeitos de SP, mostra para as eleitoras que ela é a melhor opção entre as duas candidatas do sexo feminino, tocar no assunto de leis melhores contra a violência domestica. Poderia ter vindo com respostas mais bem elaboradas para criticas em pontos fracos do que o Serra poderia sugerir. Foi a pior de todos vendo de maneira analítica sem colocar a questão partidária na minha opinião.

Sei que vou recebe um monte de mazinha para baixo, mas é meu ponto de vista e pode vim os xiitas ortodoxos comunistas que acreditam que o PT ainda é um partido comunista me criticar. Mas é a verdade, são criticas construtivas que gostaria que chegasse a todos os candidatos para melhora mais o nível do debate.

    Damastor Gautierre

    Vá até o blog da Dilma e diga o que achou dela ué

Marcelo M B

Como assim não viu o debate inteiro??
Mas que blog político é esse?

    Luiz Carlos Azenha

    Tinha outros afazeres inadiáveis. Vi o início e o fim. abs

    Jairo_Beraldo

    Blogueiro também tem saco, M B. Vai indo, ele enche.

    Joelma

    puxa saco, arrogante, agressivo, mané ¬¬ (tá não é pra aceitar, mas precisava falar)

    Jairo_Beraldo

    Típico da direita raivosa que o Zé representa…voce é o Edificio que abriga o comitê central do Zé e sua casta de tucanalhas ou é só homonima!

    Joelma

    mano eu racho!!!hahahah cara você precisa de uns antipsicóticos!rsrs

Fabiano

Dilma não soube explorar problemas do governo de S. paulo nem defender o governo Lula. Não soube explorar dados. Como pode Serra falar em educação? e transporte? Não foi nada bem a Dilma.

Sônia

Do blog Tijolaço, "a tucanada está convocando seus militantes para votar no site do uol, acerca do vencedor do debate: vamos votar!
http://click.uol.com.br/?rf=home-submancheteA3&am

Ciro

Plinio o melhor? Plinio se saiu melhor no quesito "divertir e entreter o expectador", mas não passou de alívio cômico. Me diga UMA única se suas propostas concretas? O interessante é que ele se define como mais a esquerda, mas não assume que suas idéias são de fato a centralização completa da economia nas mãos do estado ou seja, um regime comunista mesmo como em cuba ou na coréia do norte. É fácil jogar com as palavras quando não se tem nada a perder, já que não tem apoio real de ninguém e nem chance alguma de realmente chegar lá e realizar então se fala da utopia e pronto. É a esquerda intelectual festiva no seu melhor, só serve como alívio cômico.

naiaraplima

Fiquei constrangida com a fala do Serra sobre a filha… acho muiiiiiiiiiiito pessoal e forçado. As lágrimas dele não convencem e eu me sinto diante de um pobre e péssimo ator. Realmente o Plínio não tem nada a perder, por isso falou o que quis da forma que quis, mas acho que parecia um gagá repetindo algumas coisas e tirando conclusões que não correspondiam com o que os candidatos propunham e sim com sua própria ideia. A Dilma esta pra lá de nervosa, errava a camêra, gaguejava, mas as considerações finais foram boas. Como ela é situação será alvo de todos. Para ela, felizmente ontem foi praticamente uma final de Libertadores. Foi bom para ganhar experiência. A Marina se saiu bem, mas vive num mundo cor de rosa, ou melhor verde! Também achei chato o debate e como meu time estava jogando fiquei zapiando a TV. O final do Jogo foi emocionante, pena que meu time não estará na final.

    Luiz vidal

    Eu só me lembro do Plínio candidato pelo PT levando uma "surra" nas urnas e nos debates do Paulo Maluf(sai zica)….quer dizer quem perde pro Maluf só tem moral mesmo pra atacar o Zé Pedágio,e o pior é que esqueceram que ele não compriu nenhum dos mandatos :nem mesmo o de ministro,ou seja:se fosse hipoteticamtne eleito presidente:iria morrer,ou renunciar…..estigma é estigma…..

Joelma

Dilma foi péssima, gaguejou, falou mal, não imaginava que ela iria tão mal! O Serra (cafa) se saiu muito melhor do que eu esperava, ou melhor, como eu sabia que poderia sair mas me refutava a pensar na ideia. Marina, bem prefiro não comentar. O único que falou bem mesmo e se demonstrou como alternativa decente foi o Plínio mesmo… Quer queiram as pessoas quer não queiram…

    Damastor Gautierre

    A Dilma foi mal no começo e melhorou muito depois.

    Você deve ter mudado para o jogo do Inter

    Joelma

    é melhorou muito, todo sabe o que é spread mesmo…

Eduardo Alex

Azenha, eu não diria que o Plínio foi bem. Ele, como sabe que sua candidatura não vai dar em nada, apenas exerceu o papel de tentar comprometer os/as outros/as candidatos/as a partir de seu radicalismo esquerdista obtuso. Não teve ninguém de peito – ou criatividade – para perguntá-lo se as propostas dele de desapropriação e distribuição de terra ainda estão baseadas naquele socialismo que deu com os burros n'água do século passado. Se não, qual seria a fonte de sua inspiração socialista então?

Tiago

Sinceramente, acreditava que o Serra iria esfregar o chão com a Dilma, em função da sua maior experiência. E no primeiro bloco já tive a impressão que de fato isso ocorreria, com a Dilma mostrando nervosismo, mas a candidata do PT foi ganhando confiança no decorrer do debate e foi bem, certamente estará ainda melhor nos próximos. A Marina, achei que ela explanou bem suas propostas e idéias, mas a complexidade do debate que ela propõe provavelmente não se converterá em votos. O Plínio, hehe, em posição confortável de franco-atirador, descascou os outros, mas infelizmente suas propostas são desconectadas da realidade nacional; é fato que todos os defeitos que ele aponta existem, mas suas propostas de solução não encontram nenhum embasamento histórico. Gosto muito dele,mas é difícil ver um cara que mora em um imóvel de um milhão de reais dizendo que não deveriam haver terras com mais de mil hectares no Brasil.

luiz

Prezados, leiam hoje, na "Falha", texto de MARK WEISBROT. Não é ato falho a tradução e publicação de um artigo do economista norte-americano, crítico da privataria em geral. É a "Falha" flertando com a realidade. Para o economista americano, o nosso "economisto", José Nosferatu Serra, escolheu o caminho da "servidão" aos interesses imperialistas dos EUA. WEISBROT ainda dá uma paulada no "blogueiro de direita" Reinaldo Azevedo (que glória, foi citado no New York Times). Ainda que reduzido a um blogueiro de direita.__Quanto ao esforço para chorar no debate: foi patético. Os seres eternos não têm lágrimas.______

Klaus

O Internacional mereceu a classificação.

    Jairo_Beraldo

    Também achei…e estava com um jogador a menos. E ainda mostrou o destempero do Ceni, no ultimo lance do jogo, quando se jogou para cima do goleiro do Inter.

Julio Silveira

Aquela despedida do Serragua foi tragicomica, trazer a filha para parecer emotivo foi de doer, só faltou explicar se s a filha que o visitou era a que foi socia da irmã do Dantas.

Sônia

Não sou jornalista/blogueiro, mas achei que deveria assistir ao debate TODO! Sr. Plinio se saiu bem?
Apenas para quem não viu o debate todo. Convenhamos, "derrubar o muro" sem propostas factíveis é também embromar, como o Serra o fez-ele faria no Correio o que não quiz fazer com a Vale, a Ligth, o banco……vendendo-os. O vídeo no youtube com o seu amigo FHC, prova-o (se precisasse).
O Lula ter chorado na entrevista da Record, deu uma idéia ao sem idéia. Quanta 'sensibilidade'!De fato o formato é chato, mas…Que tal a Record realizar um debate menos formal logo?
Gostei da Marina e da Dilma a partir do segundo bloco. Cuide da sáude Serra, vc. está muito fraco.

Marcio

Com uns pontos favoráveis para uns e outros pontos desfavoráveis para todos certo é que quase ninguém do povão assistiu o Debate. Primeiro que debate é coisa chata, até eu prefiro o Joca e Arminda e, segundo, sexta-feira é dia de trabalho, só a noite é da cerveja. Então ninguém ganhou, ninguém perdeu, um pouco da arrogância e fingimento hipócrita do Serra se acentuou, Marina, a eterna santinha, mas sem propostas convicentes porque sempre com um pé aqui outro lá, porque poder é muito bom, Plinío sem a preocupação de acertar por aumentos de votos falou o que lhe deu na telha, autêntico com seus princípios e, finalmente Dilma enfrentou a sua primeira prova de fogo, passou com nota seis, mas ainda é a única que tem um projeto de Brasil bem construído e agregador das várias camadas sociais que compõem o país. Sincera ali, só ela, pois tem um governo para defender e o fez sem medo e vergonha de com quem anda. É primeiro turno pra ela, Serra vai ter que voltar para o Mercado Central continuar a obra do pai, se não der um rumo melhor para sua vida. Ah! Para mim, ficou claro que Marina queria ser a preferida, mas também ficou claro que Lula tinha razão quando não a escolheu.

Oliveira

Dilma perdeu uma grande oportunidade pra selar de vez alguma aspiração de Serra. Infelizmente não foi dessa vez. Vamos aguardar o horário político.

Chicão

Porcaria de debate
A Dilma não tem afinidade nenhuma em lidar com eleitores e com televisão.
Deverá ser uma ótima presidenta, mas será presidenta graças ao projeto q ela representa, a continuidade do governo Lula.
Serra é o sujeito sem sal, sem projeto e sem carisma que todos conhecem.
A Marina querendo agradar a gregos e troianos não convence ninguém que é diferente de Dilma e Serra.
E o Plinio deveria ter dito bem claramente que faria um revolução no Brasil. Único problema é convencer os brasileiros a elege-lo e a eleger 300 deputados federais e 55 senadores do PSOL e PSTU.
Por um momento cheguei a achar q o Plinio ia fazer uma comparação entre a riqueza da Marina e o vice dela, pra demonstrar a desigualdade que existe. hehehehe

Carlos

Hildemer: “O cinismo do Serra … principalmente quando se refere ter sido defensor da criação da Petrobrás”

Criação da Petrobrás resultou da campanha “O petróleo é nosso!”, ocorrida entre 1948 e 1953.
Serra nasceu em 1942, logo: tinha apenas 6 (seis) anos no início e 11 (onze) no final da campanha.

Mais que cínico, MENTIROSO!

    valmont

    É que o Necromancer é tão preparado que já saiu da barriga da mãe com pós-graduação: é um mentiroso cara de pau NATO.
    Por isso muita gente acha que ele foi o pai dos genéricos, pai do bolsa família, etc. Concorre com o Lugo em matéria de parternidade.
    Ele devia ter vergonha de falar em saúde pública depois do escândalo dos sanguessugas (caso das ambulâncias) que foi totalmente abafado pelo PIG.

Asilton Gaspar

O Plinio está deslocado no meio deste debates. Ele deveria entrar no debate dos "nanicos", pois assim a baixaria seria geral. Vocês não acham?
E o Aécio, o Alkimin, o Sergio Guerra e o Indio assistindo. Deve ter sido muito engraçado!
Tudo "Gente fina"

José Ruiz

Além do problema do formato do debate (não gostei) achei a Dilma muito nervosa. O Serra, mais experiente em “debates”, se saiu melhor. A ponto de defender, com sucesso, o modelo de privatização das rodovias em São Paulo… (que dureza…). Ainda bem que o público que fica acordado para assistir esse tipo de debate reconhece esses detalhes. No final das contas, a participação mais consistente na minha opinião foi a do Plínio Sampaio.

Roberto Locatelli

Dilma nervosa. Serra nervoso. Marina nervosa. Plínio descontraído.

As propostas de Plínio não têm base na realidade atual do Brasil, e ele não tem chance de vencer. Talvez por isso mesmo estava tranquilo, dizendo que todos os outros três são iguais e ele é que tinha a proposta correta. Posou de dono da verdade.

    rossana

    É, é muito bom ser socialista de saliva. Saliva não exige ação! Queria ver o Plínio calejar aquelas mãos finas no trabalho braçal… Ser teórico é muito bom, basta sentar e filosofar. Em tempo: o camarada socialista chegou ao debate da Band de metrô ou coletivo? Ele usa orelhão ou celular? Os filhos e netinhos vão ao comércio de rua ou ao Shopping? Socialismo na base do uísque é fácil – não vi uma proposta concreta, só verborréia. Viva Dilma!

    assalariado.

    rossana,já te entendi,voce não é socialista,é social democrata,ou seja,vamos explorar o povo mas,nem tanto,seu voto esta coerente.Abs.

    rossana

    Sem rótulos meu amigo sem nome. Rótulo é antes de tudo mediocridade. Alguém que pensa dispensa rótulos. Essa de ser comunista, mas "meu pirão primeiro" é damagogia. Quanto a explorar o povo, aposto que os pseudo-comunistas vivos aqui na terrinha tem lá sua empregada doméstica, bem mal paga, não – o mínimo exigido por lei, né não?! Ah, e nada de folga, viu? tem de ser domingo a domingo. hahaha

    Marco

    Ué..ele defendeu coisas que o PT (antes) sempre defendeu, fazer auditoria da dívida pública é algo utópico? O Equador fez na dívida dele e reduziu pela metade o valor a ser pago. A proposta do limite da terra é uma campanha da pastoral da terra, saúde, educação essencialmente pública também não é coisa utópica, recurso pra fazer isso tem, é só parar de aumentar taxa selic , pra agradar os financiadores de campanha, deixar de pagar 380 bilhões de serviços da dívida pública (rever e pagar o que é justo) e fazer um uso voltado para o social dos recursos do pré-sal. Agora, recebendo milhões em doação de campanha, e essa é a realidade, fica difícil!

    Joelma

    gente tem frases aqui que parecem que saíram da capricho de tão batidas!rs

gilberto silva

Hilario…ver o Serra quase chorando ( ele bem que tentou ) não tem preço….o desespero já bateu forte na casa PSDB. Eles já estão sem discurso faz muito tempo e agora que o bicho pegou pra valer eles tentam ferrar com a dilma em debates, mas já viram que não vai colar. A Dilma soube sair bem das perguntas que lhe foram dirgidas e o Plinio e a Marina quiseram aproveitar o pouco banho de sol que lhe deram.
P.S
Será que a Marina é ésta alma bondosa que tenta aparentar ? Alguem ai já foi ver o que éla fez pelo Acre , onde a unica cidade que tem alguma coisa boa é a Capital ?

A. S. Braga

Achei q o zé pedágio, querendo se passar por educado, afável, bonzinho, passou ainda uma boa nesga de arrogânia, que o seu forte, Aquela de querer chorar, qndo lembrou sua origem humilde foi demais, nem a l[ágrima de crocodilo rolou. O que transpareceu com veemência foi sua tratorável obstinação de ser presidente! Dilma, ainda "mascando o freio" pelo noviciado, vai aos poucos pegando o tranco mas, mostrou preparo e afinação com o comando do País, muito mais que o zé pedágio! A. S. Braga

André

E a história do coração, do intestino e do fígado pra falar de saúde, educação e segurança…. acho que pra ele segurança (boa pra dossiê) é o coração, e o resto?!??

Paralelo XIV

As melhores do debate, na minha opinião:

– "Serra parece hipocondríaco, só fala de doença" (Plínio Arruda, provocando gargalhadas na platéia, quando lhe foi dada a palavra para fazer uma pergunta à Marina Silva. Ele fez a pergunta em seguida, Marina respondeu, veio a réplica do Plínio, e a tréplica da Marina. Ou seja: Serra ficou mordido sem poder responder. Sensacional!! Tava tão engasgado que desabafou com a câmera, ao final do debate, dizendo que o Plínio só pensa em doença, ganhando uns ilegais minutos a mais de exposiçpão).

– "Vou re-estatizar os Correios, torná-lo de novo uma empresa modelo" (Serra, perdido como sempre, de fato sem programa, atacando onde pensa que há espaço. Não podendo falar mal da Petrobrás, do Banco do Brasil, da Caixa, etc., que são empresas modelares e altamente rentáveis e úteis ao Estado na Era Lula)

– "O debate do segundo turno – se houver segundo turno – já está marcado com os candidatos" (Ricardo Boechat, jornalista e mediador do debate, evidenciando misteriosamente a chance de um candidato fechar a fatura no primeiro turno. Pra mim, ele falava da Dilma)

HildaLima

Tem razão, Azenha
Tentei ver todo o debate mas dormi pq estava chatíssimo. A Dilma não se saiu muito bem e acho que foi um erro de estratégia ela ter se debatido direto com o Serra. Ele não vale nada mas é palanqueiro. A Dilma ainda é crua. Se ela tivesse debatido mais com a Marina e o Plínio e deixado o Serra de molho teria sido melhor.

Hildermes Medeiros

Concordo plenamente. E bota chato nisso. Exceção do Plínio, que atuou de forma mais solta, com posições claras de oposição no sentido de mudar a direção e rumo do governo, os outros três, Serra, Dilma e Marina, pareciam estar discutindo um plano de governo sabe-se lá de quem, numa mistura de posições aproximadas, com roupagem diferente. Marina e Serra propondo remendos nada impactantes, meros programas, sem que acrescentassem muita coisa ao que já vem sendo feito, perdoável no caso da Dilma que foi governo e pretende ser sua continuadora. Marina e Serra pouco mostraram que correções fariam, porque pareceu que não discordam, no geral dos rumos do governo Lula,. Marina fez até defesa do governo, e Serra nas críticas que fez demonstrou uma tremenda cara de pau em tudo que criticou, especialmente no campo da saúde, onde seu partido atuou e foi decisivo para derrubar a CPMF e retirar quase quarenta bilhões de reais que eram direcionados ao setor, sendo responsáveis por muitos retardos de ações nessa área, também nos investimentos nas estradas que o governo Fernando Henrique deixou em tal estado de desleixo e falta de conservação, que só por cinismo e bota cinismo nisso foi citada como problema de ineficiência do atual governo, mesmo estanto a maioria em estado incomparavelmente melhor. O cinismo do Serra chega ao limite quando diz porque Lula sendo contra as privatizações, porque não reestatizou as empresas e, principalmente quando se refere ter sido defensor da criação da Petrobrás, tendo participado ativamente do governo que quebrou o monopólio estatal do petróleo, que tentou enfraquece-la, para ser privatizada, e até tentou mudar seu nome para o ridículo Petrobrax. Se o debate fosse campeonato de cinismo, procurando mostrar quem se mostrava o maior cara de pau, não haveria dúvidas de que Serra foi o que melhor se saiu no debate.

Gerson Carneiro

Resumo do debate:

Plínio: fanfarrão, descompromissado.
Serra: previsível; irônico e falso.
Dilma, visivelmente nervosa e engasgando, certamente por ser seu primeiro debate.
Marina: também previsível; cheia de apelos ambientalistas (parece a cantiga da minha vó: "as flores do jardim, são feitas para mim").

Gerson Carneiro

Faltou à Dilma ser certeira e incisiva de forma a incomodar o calcanhar de aquiles do Serra. Questioná-lo por exemplo sobre se há intenção dele disseminar pelo Brasil os pedágios mais caros do mundo que ele e o Alckmin implantaram em SP (a região de Campinas por exemplo está sitiada por 22 praças, e mais uma em construção em Santo Antonio de Posse); também pegar o gancho inicial dado pelo Plínio sobre Educação e dizer que apretende remunerar bem e melhor os professores, aqueles professores com os quais o Serra jamais dialogou e sempre colocou a polícia para dar porrada nels. Questionar o Serra sobre: incêndios em favelas, incêndio no Butantã, fábrica de vacina que nunca saiu do papel, alagões no início do ano… arrocho salarial dos policiais e professores…

Muito embora na minha opinião, a postura do candidato em um debate não reflete a real postura do candidato ocupando cargo quando eleito. O exemplo maior é o Serra: promete, promete, diz ser amigo de tudo e de todos (professores, idosos, crianças) e de fato sempre administrou políticas contrárias aos interesses destes.

    Carlos Ribeiro

    Caro Gerson,
    Essa foi só a primeira batalha. A Dilma precisa poupar munição para as próximas.

    Andre Diniz

    Na hora dos mutirões da saúde, era só dizer: "O mutirão da saude é como o bonus que você paga pros professores em seu Estado: uma medida paliativa que não deixa base para as novas gerações". Golpe na jugular, fim de jogo pro Martelo.

    E o Martelo falar sobre estatizar empresas é como se o Hitler falasse sobre tolerância entre os povos.

    Gerson Carneiro

    Exatamente. Desde já não pode deixar escapar oportunidade. E são coisas básicas e fáceis de encurralá-lo. Senão ele infla e fica parecendo que dominou o debate.

    mariazinha

    Mas, caro. É preciso guardar munição. Afinal, não sabemos quais armadilhas virão pela frente e, todos sabem, estamos tratando com um biruta que usará os meios mais sórdidos para se eleger.

    Gerson Carneiro

    Exatamente por não saber quais armadilhas virão (muito embora seja previsível pelo estilo do Serra) é que não pode deixar o Serra criar asas.

Fábio

O Plinio se saiu muito bem .Parece que se preparou muito bem para esse debate.
Porém acho seus ideais muito radicais.Me parece meio que utopia .Não tem funcionalidade.
Disse que não tem como consiliar desenvolvimento e preservação ambiental.
Fala em projetos sociais , mas se não houver desenvolvimento não tem emprego para todo mundo.Não dá para sair distribuindo terra para todo mundo .

    Mauro Silva

    Prazado Fábio
    Radicalismo e utopia são proposições; uma direção a se seguir para se atingir determinado objetivo.
    Plínio representa, na minha opinião, a única oposição de fato, e coube aos outros dois, que se apresentam como "oposicionistas", assumirem o papel de que seus reais objetivos não vão além de chegar ao poder para fruí-lo.
    É pouco para mudar voto.
    Dilma foi mal porque não tem experiência em debates desse tipo.
    Serra é péssimo: mente, promete o impossível e investe na pouca memória de seus eleitores.
    Marina é um mistério e não se elege "mistério".
    Enfim, o segundo tempo do jogo da Libertadores estava melhor.

Marcio Leandro

O debate foi normal e chato como todo debate.
Gostei do Plinio, deu umas boas estocadas em todos os candidatos. O ponto alto e que arrancou alguns risos na platéia foi ao falar que agora entendia porque chamam Serra de hipocondriaco, ele só fala em saúde…
Serra realmente se disse defensor da Petrobras e da reforma agrária, porisso ficou exilado durante 14 anos, não entendi essa.
Serra ao tentar defender as privatizações falou que se elas não foram boas porque os contratos não foram revistos e Dilma rebateu, não somos nós que falamos em rever contratos, essa foi no estomago do Serra.
Sobre loteamento de cargos em empresas públicas Serra criticou a situação dos correios e Dilma lembrou-o que ao entrar no governo Lula ainda encontrou integrantes de aliados como o DEMo em cargos de estatais. (Nessa Serra se superou, esqueceu de falar de pessoas como Roberto Freire no CAD da Sabesp).
Nas considerações finais Dilma se saiu bem melhor do que Serra por falar sobre o papel que representou no bem sucedido governo Lula e que ser presidente não representa um projeto pessoal. Serra soou extremamente falso com aqueles olhos arregalados marejados em lágrimas, quase chorei ao ver como uma pessoa pode ser tão falsa e dissimulada para tentar vencer uma eleição.

    valmont

    "… aqueles olhos arregalados marejados em lágrimas," Eu quase chorei de medo. Pensei que o Necromancer ia pular da tela afora.
    Vade retro, Sanguessuga.

Bira Mariano

nnao muda voto..mas a Dilma precisa melhorar….e vai melhorar em debates….tbem foi bom ter citado a filha, que disse algo verdadeiro..o cara não sorri..isso diz mto dele, o sujeito do PSDB…mas a Dilma, nervosa, não escorregou ao ponto de perder votos…alias a Globo ajudou…3 pontos de ibope apenas registrou a audiencia….

pereira

O plínio não tem compromisso, por isto é facíl falar a vontade. A Dilma foi bem, tecníca mais bem, não tentou inventar mentiras como o serra biruta.

Matheus Andrade

Ah sim! Plínio foi o melhor, disparado. O mais lúcido e claro. Passou a sua mensagem.

Matheus Andrade

Tá feia a coisa nessas eleições. Pouquíssimo carisma. Dilma não soube nem usar os números esmagadores que tem nas mãos. Lamentei muito a sua participação e inexpressividade. A nossa sorte é que a oposição tem José Serra, que traz consigo a sua imagem de prepotente e autoritário aliado à nítida falta do que falar, com medo de sua história política.

Daniel Xavier

Putz, sério? Achei o Plínio descolocado pra caramba, repetia perguntas e respostas, só falou em "desigualdade, desigualdade, desigualdade" e não apresentou nenhuma idéia de como solucionar o problema além de mencionar que seriam "medidas radicais", ou coisa assim. Resmungava que ninguém lhe fazia perguntas e quando a Marina, com muito respeito, lhe direcionou, foi arrogante com ela, acusando-a de ainda "não ter se demitido do PT" e de defender o governo. Achei seu humor inconveniente, chamou o Serra de "hipocondríaco" que, apesar de eu ter adorado, causou vergonha alheia. Vi uma definição boa no twitter de alguém, não lembro, de que o Plínio parece aquele tio maluco que todo mundo tem na família. Vi o debate todo e achei esta frase brilhante. Eu reconheço que estou entre os que o conhece muito pouco o Plínio Arruda mas ele me pareceu um Fidel sem barba.

Abs!
:D

    José Ruiz

    Talvez esteja aí uma oportunidade para você conhecer melhor quem é o Fidel…

zeleandro

O Plinio destruiu! Pena que o discurso é sempre meio deslocado, mas é bonito ver alguém dizer o que ele diz, na TV…

zeleandro

O serra, no desespero, falou umas coisas de envegonhar correligionário…
No discurso final, a Dilma mostrou a que veio… foi muito bonito…
Valeu pra mostrar o que virá… sem problemas, acho que tá no papo.

Roque Pinto

Na minha opinião o melhor desempenho foi de Plínio. Descontraído, empregando um tom didático que toca o telespectador, uma postura corporal e uma dicção impecáveis, e destilando uma ironia fina dentro de uma retórica que convenceu o eleitor que todos os demais são o mais do mesmo.

Marina também teve um bom desempenho, mas caiu na arapuca engenhosamente montada por Plínio: acabou por defender o governo ao qual dizia se distanciar.

Dilma estava tensa, trêmula, rouca, tropeçava nos números e dados, não conseguia administrar bem o tempo que tinha.

Serra, com uma canastrice de deixar qualquer Bruce Willis no chinelo. Sua falsa descontração, seu discurso populista e sem conteúdo e o sorriso forçado soaram totalmente artificiais.

No frigir dos ovos, Plínio foi o melhor.

FatimaBahia

Plíno teve ao meu ver,2 vantagens:
1ª- pode falar e prometer o que quiser,não tem nada a perder e tudo o que ganhar é lucro.
2ª-Político experiente,fala muito bem e em todo o tempo falou diretamente ao eleitor.Convidou o eleitor diretamente a unir-se a ele em um projeto de igualdade e justiça social,fez propostas sedutoras e audaciosas(não vai ter que cumprir mesmo) e se tivessem muitos eleitores das classes mais baixas(o que eu duvido muito,ainda mais com futebol na Globo) assistindo,tenho certeza de que ganharia uns bons votos.
Não ganha eleição,óbviamente,mas vai conquistar eleitores se tiver oportunidade de falar com eles mais vezes em Tv aberta e conquista tb votos pro seu partido nas disputas regionais!No mais é tão ou mais arrogante que Serra!
Dilma ainda tem muito que aprender,nervosa,dura e muito técnica,usa palavras e expressões sofisticadas (quantos telespectadores sabem o que significa crescer "em taxas asiáticas??!!- me irrita essa "burrice" de comunicação)mas melhorou com o desenrolar dos blocos.
Serra inseguro e claramente fugindo de responder às perguntas,pensei que por ter experiência se sairia melhor.Também achei a jogada da fala final citando a filha,um "gol" de marketing.
Marina para mim foi quem melhor se saiu no debate,passou segurança,sensibilidade social/humana,equilíbrio e doçura.Aposto que conquistou alguns votos femininos.
Talvez eu esteja sendo mais exigente com a Dilma porque quero que seja nossa presidenta,admito que pra uma 1ª experiência foi bem,mas me deu nervoso qdo ela falava!

    Damastor Gautierre

    Acho que a linguagem mais rebuscada da Dilma é para fugir do único discurso que a direita tem contra o Lula: alguém que mal terminou o colegial e não conhece a gramática.

    assalariado.

    Fatima,na sua (1ª linha) ,tu faz um discurso tipico da direita,quando a burguesia capitalista criticava o PT,quando este era dos trabalhadores.Hoje este partido só pensa no poder e nos lucros dos patrões,é claro….Enquanto isso os salários… sobem pela escada,os lucros do capital,sobem de elevador…

    valmont

    Concordo que Dilma precisa sintonizar melhor o seu discurso, fazê-lo mais compreensível, mas creio que a tensão excessiva foi o que realmente prejudicou a sua performance. Às vezes, o excesso de "coaching" (recomendações de marketeiros, preocupações, etc.) deixa a pessoa descentrada e insegura.
    Na minha impressão, ela precisaria ter mais coragem, ser mais ela mesma e esquecer um pouco os scripts.
    Faltou pegada.
    Ela teve a bola quicando em sua frente mas não teve coragem de chutar. Início de jogo é assim. Adversários se estudando, jogo truncado e sem graça.

Rafael

Não assisti todo debate, mas só o final foi o suficiente. Serra não tem o que falar, não defende nada. Gostei do encerramneto da Dilma. Plínio é o dono da verdade, é o dono de tudo, mas não faz nada.

Rafael

Plínio não tem qualquer preocupação com o movimento trabalhista. Esquerda é ele, mais ninguém. Somente divid a esquerda.

Valni

O Plínio se saiu melhor? Só se for como humorista, chamando o Serra de hipocondríaco e a Marina de ecocapitalista. O que ele apresentou de propostas? Como ele pretende alcançar uma distribuição de renda? Não dá prá levar a sério. É triste ver alguém que já levou meu voto pra governador se apresentar de forma tão ridícula. E outra bola fora Azenha, é dizer que o ponto alto de Serra foi falar da filha. Você só pode estar de brincadeira! Faz tempo que não vejo nada tão falso como aquela emoção forjada que ele não conseguiu concluir. Até para ator ele é péssimo. Tentou chorar e não conseguiu e estava com uma aparência abatida de dar dó.
Como eleitor convicto de Dilma acho que ela se saiu bem, mas a Marina deu um banho! Clareza, segurança, coerência quase didática e uma postura de ex-petista sem rancor. Acho que vai tirar muitos votos de Serra. Mas tem um calcanhar de Aquiles que não foi explorado: suas conviccções religiosas que deveriam estar em segundo plano como candidata a presidente.

    assalariado.

    Valni,pelo jeito voce não assistiu o debate,Plinio fez propostas,a questão é que voce não é de esquerda…. Abs.

    maria regina

    Assalariado
    As propostas foram feitas pelo Plínio, é verdade. Mas, como seriam realizadas e suas consequências como seriam contornadas.

    assalariado.

    maria,não estou falando de revolução armada.O que Plinio (Psol),propos no debate é perfeitamente possivel,na medida que,teremos que acabar com a concentração fundiaria no país.Pra voce ter uma idéia,hoje,52% das terras estão nas mãos de 2% de "nosso" povo,a educação(publica),aqui na periferia,esta um lixo,pelo motivo de que mesmo? –(Sera que é pra dar lucros aos capitalistas da educação,ou será mera coincidencia?!!?)– A divida publica,TAMBÉM, é uma forma de transferencia de renda dos pobres para os ricos,afinal,quem usa os serviços publicos.Ou seja,reforma agraria,educação gratuita(cabo a rabo)… A história recente do Brasil(1964),mostrou que as elites do capital,nunca permitirão mexer nas sua mordomias,e deu no que deu,teremos que contornar e superar as transformações necessárias com o povo nas ruas,a Venezuela,Bolivia são exemplos,o povo unido nas ruas criou a sua hegemonia,se esqueceu? Ou voce acha que as elite var dar as coisas de mãos beijada?

Ed Döer

A filha que tem laços com os Dantas?

    valmont

    A comparsa da irmã de Daniel Dantas?
    Ela está rindo à toa mesmo. Principalmente da cara dos ótários.

MOLOTOV

Seguindo a tradição de meu estado de pixar muros após os debates de governador ….

"PLINIO VENCEU O DEBATE"

Hahahahaaha.

Ed.

Plinio, foi certamente o mais à vontade. Pena que suas propostas, bem intencionadas, carecem de viabilidade e massa crítica de convencimento público
Marina merece crédito para chegar onde chegou, e valendo vários Plinios nas pesquisas, o que não é pouco. Mas…
Serra no início usou seu tempo para transformar suas respostas em propagandas e ataques, como na pergunta sobre emprego que virou ataque a aeroportos (a biruta de aeroporto prevaleceu). depois de alguns "Hãs?" e "O quês?", voltou à sua normalidade: Papo furado, Apaes, varizes, aeroportos e o chapéu de grande estatizador! Hehe.
Dilma começou nervosa e foi aquecendo, até o ponto de dar avisos de que era melhor o oponente maneirar (e maneirou). Como estréia, foi bem, e o importante é que agora já aprendeu a andar de bicicleta…
Para o PIG, poderá servir para caça de assuntos e deslizes dos "desafetos" e exaltá-los.
Como debate, fraco, mas serviu para desvirginar e desencantar o processo. Nada que mude muita coisa.

    O Brasileiro

    Como que o Serra, que tem o "rabo tão preso", atacaria a Dilma???

kimparanoid

Segundo o Serra, a filha dele falou pra ele sorrir mais… mas ninguém tava afim de ver as gengivas dele!

Falando sério, é impressionante como tem hora que ele faz tudo pra esconder o FHC (na questão da criação de empregos); e tem hora que, milagrosamente, ele é lembrado (protótipo do luz para todos).

Mauro

O debate foi digno da emissora que o realizou: insignificante para o desfecho da eleição em outubro. Mas Dilma precisa aprender a usar a televisão, administrar o tempo e ser mais pontual.
O problema é a manipulação do day after. Estão pinçando as falas boas do Serra e as ruins da Dilma.
Em termos de comunicação a Dilma ficou em 4º lugar. Mas em termos de conteúdo, saiu-se sobranceira.
Mas como disse inicialmente, o impacto desse debate sobre o resultado da eleição é tanto quanto das bromélias da D. Adélia de Jales sobre a qualidade de vida em Singapura.
Só assistiu àquela mornice quem, como eu, é viciado em política e já tem voto definido. As donas de casas e os trabalhadores, que vão decidir a eleição, já estavam dormindo e em outubro vão votar na candidata do Lula, e pronto.

Rafael Rodrigues

a Band escondeu o debate bem no horário de jogo importante por qual razão? alguém opina?

    Fernando

    Pra ninguém ver o masaccre que o candidato socialista deu nos três candidatos da direita.

    maria regina

    A band escondeu ou foi a globo que montou a arena no mesmo horário?

dasAntigas

Não, o Plínio se saiu melhor porque tem um discurso simples e dogmático. Nada tem a perder, porque sabe que não ganha. Por isso pode cutucar a Marina. Que também sabe que não pode ganhar, mas talvez se iluda um pouco. Faz a vez de quem quer contemporizar. Esse o grande trunfo de um Plínio, que seria também o de um Zé Maria: pode se expor de verdade, o que os candidatos de massa, na verdade, não podem. Porque jogam para muitos públicos. Para quem é de 20 anos atrás: bonito é ver os velhos petistas atacando a nova (novíssima) petista (eu queria ter visto o Zé Maria, agora que um "Fora FMI" já não colaria mesmo! Sugestão: vamos fazer um lobby em favor do Zé Maria nos debates futuros, vai ficar bem mais interessante do que essa chatice!) Outra coisa: Lembremos que em 1988, a "esquerda" do PT festejou imensamente a vitória da Erundina na convenção contra o Plínio, então o candidato da "direita" do PT! Quanta ironia! Claro que não dá para expor umas coisas assim num debatezinho desses. Mas que hoje o Plínio foi magistral, isso foi!

    Ciro

    Marina não ganha, porém tem estrutura real de campanha, e já arrecadou mais do que Serra. Pode lhe ser impossível ganhar as eleições, porém mais ainda possível perder o que já conquistou que foi a possibilidade de concorrer numa candidatura viavel.

Cornélius

Dilma saiu-se muito bem em seu 1º debate. Respeitou os demais candidatos e não passou ar de arrogante. Perdeu o timing no começo mas isso é só correção de sintonia fina para os próximos. Do ponto de vista eleitoral e no campo das pesquisas este debate não mudará nada. Agora cá prá nós…a gravata do ZÉPERDEU é que foi um show…vermelha na cor do PT. Será isso uma senha de toalha jogada? Valeu Serra!

    O Brasileiro

    A gravata vermelha por cima da camisa azul do Serra vai entrar para a história das eleições neste país!
    Será que da próxima vez ele vai com um "bottom" do PT?

Mário de Oliveira

Vamos lá na enquete da Folha votar! Só pra animar o fim de noite!
http://polls.folha.com.br/poll/1021711

TiagoGS

De fato, debate insosso, em que o Plínio se destacou. O grande ponto fraco da Dilma, na minha visão (de quem é eleitor do Plínio), foi não apelar para colar sua imagem à de Lula (que fiquem dizendo que ela é um poste, se for, será um poste presidente) e ser muito branda nas críticas e respostas ao Serra.

    Damastor Gautierre

    A Dilma tem de entender que tudo o que o brasileiro quer é um "poste" do Lula.

    Querem que o Lula continue no governo, e, quando a direita diz que ela é um boneco do Lula, só está dizendo o que o povão quer ouvir, que o Lula, na verdade, continua na presidência

Gerson

Se eu fosse candidato proporia um mutirão de implante de cérebros.

eduardo ayrton

dilma tava nervosa para caramba….normal isso para o primeiro debate ela não teve nenhum tropeço real. Mas nos proximos ela fica melhor

    mariazinha

    O que não deixa de ser um bom sinal, caro. Sinal de que é uma pessoa, de carne e osso; não um dissimulado melequento, biruta, que nem o Sr. Chirico.

Hélio

A Dilma estava bastante tensa. O Serra está mais a vontade pra soltar o trololó dele. O Plinio com o mesmo discurso defendido pelo meu irmão mais novo (17 anos, militante do PSTU). Mariana, como bem disse o Plínio, precisa se demitir do PT, embora estivesse mais a vontade. Muito chato. Só serviu pra reforçar o que já pensava: o Serra é uma desfaçatez preocupante. "Defensor da Petrobras e da reforma agrária". rsrsrs

Cristiana Castro

É isso aí mesmo. O Plínio tava divertido pq não tem nada a perder, aí fica fácil. Mas o que eu mais gostei mesmo, me acabei de rir, foi com o Serra falando de um tal de mutirão das varizes.

    Gerson

    o Plínio só pecou no seguinte: não explica claramente como implantar o modelo de país que ele propõe.

    José Ruiz

    O Plínio tem umas propostas intrigantes (que não são exatamente dele – são bandeiras históricas da esquerda). Segundo ele, para melhorar a saúde pública é preciso acabar com a saúde privada. Simples assim. Quando o rico não tiver como pagar para ter uma saúde melhor, a saúde pública melhora, porque ele não vai querer esperar 6 meses para marcar uma consulta, não é? Ele também acha que para melhorar a educação pública é preciso acabar com a educação privada. Se o filho de rico tiver que frequentar uma escola pública, eles vão melhorar as condições das escolas nesse país, certo? É ou não é intrigante? E por aí vai… derruba o apartheid que as coisas melhoram… de verdade… (PS.: eu não sou eleitor do Plínio… mas reconheço algumas verdades…)

    Asilton Gaspar

    Esta parte eu já estava no segundo sono. Mas, o Serra falou sobre isto então! Eu creio que esta intercessão brilhante do Serra sobre varizes, creio que debate foi as alturas, pois o Serra falando em doenças dele mesmo é brilhante. Imagine o Serra falando de um tema tão afligitivo e o Sergio Guerra babando de admiração na plateia! Deve ter sido "Divino"
    Kikikikikikikikikikikikikikikikikikikikiki! ! !

Vivi

Aquela coisa de falar da "filhinha querida" sou falso demais. Mas o pior foi a tentativa frustrada de chorar ao relembrar suas origens humildes… Logo quem, o político mais arrogante, prepotente e grosseiro querendo se passar pos sensível e emotivo! Me poupe!!!

    Conceição Oliveira

    Vivi, no twitter, a emoção forjada do Serra foi vista como uma tentativa de #lulafeelings :)

    Carcará!

    Assino embaixo desse "me poupe".

    A Marina recitando o verso me fez lembrar do Suplicy, mas o senador tem o traquejo de um robô mal lubrificado, mas cheio de conteúdo. Ela foi melhor, mas soou meio falso.

    Mas é fatos que os Tucanos simplesmente ignoram os DADOS e se acham os donos da verdade e senhores do destino do universo.

    Tenorio_SP

    Dei risada qdo o Serra se espremeu todo para chorar e não saiu uma lágrima. Não resisti.

marcel

na verdade o plinio se saiu melhor pq ele esta voltado mais para o meio social , é mais , talvez, humano q os outros candidatos.

Deixe seu comentário

Leia também