VIOMUNDO

Diário da Resistência


Veja vai dar o golpe de misericórdia em Sérgio Moro?
Opinião do blog

Veja vai dar o golpe de misericórdia em Sérgio Moro?


04/07/2019 - 23h15

Da Redação

Em 2015, o juiz Sérgio Moro mereceu o apoio da revista Veja, em sua retrospectiva: “Ele salvou o ano!”.

Menos de quatro anos depois, o assinante vai receber em casa uma segunda bomba: depois da cena de Moro “desmoronando”, de uma capa recente, desta vez a revista acusa Moro de fazer “Justiça com as próprias mãos”.

A linha fina acrescenta: “Diálogos inéditos mostram que Sergio Moro cometeu irregularidades, desequilibrando a balança em favor da acusação nos processos da Lava Jato”.

O jornalista e advogado Glenn Greenwald desenvolve uma estratégia para apresentar as mensagens trocadas entre Moro e procuradores do MPF, integrantes ou não da Força Tarefa da Lava Jato.

Primeiro ele procurou um representante da direita, Reinaldo Azevedo, depois se aliou ao diário conservador paulistano Folha de S. Paulo e agora se junta a uma publicação também identificada com a direita de classe média, que votou em massa em Bolsonaro.

Recentemente, a reportagem do Viomundo testemunhou a perplexidade de uma apoiadora de Moro com a capa da Veja em que uma estátua do juiz federal parecia desmoronar.

Foi num supermercado. A pessoa ficou claramente surpresa com a imagem, mas depois que quase sofrer um ataque de apoplexia, deu de ombros, como se fosse algo menor.

Não há dúvida de que resta a Moro buscar apoio político na ala extremista do governo Bolsonaro, já que começou a perder na classe média paneleira, que até ontem o identificava com herói e foi essencial no impeachment de Dilma Rousseff.

No Exterior, as manchetes dos principais jornais castigaram Moro, especialmente depois que um site de extrema-direita informou que o Conselho de Controle de Atividades Financeiras (COAF), subordinado ao Ministério da Economia mas provocado pela Polícia Federal, iria fazer um pente fino nas atividades financeiras de Glenn Greenwald no Brasil.

Para Gleen Greenwald, mais importante que isso foi o vídeo do Papa Francisco, que hoje falou sobre a necessidade de que os juizes sejam imparciais.

“Eu me pergunto o que sente alguém cujo comportamento é denunciado pelo Papa — o Papa — em um vídeo bem produzido que o Vaticano publicou em vários idiomas e disseminou para milhões do twitter. Se você está se perguntando, pergunte ao ministro da Justiça Sérgio Moro. Ele sabe”, escreveu Glenn no twitter.

O ator José de Abreu, da Globo, que tem 390 mil seguidores, dentre outros comentários sobre Moro reproduziu artigo do diário britânico Independent, que diz: “A campanha do Brasil contra a corrupção foi exposta como corrupta e pode derrubar Bolsonaro”.

A questão é saber: por que Moro está sendo descartado bem agora? Será porque os militares se encarregam de manter Lula na cadeia e o ex-juiz federal “perdeu o uso”? Será que o apoio de Moro à Lava Jato, num superministério, contribui com as incertezas na economia, que podem custar a reeleição de Bolsonaro? Será que Bolsonaro teme o fator Moro quando o Ministério Público estadual do Rio de Janeiro cruzar os dados das quebras de sigilo de Eduardo Bolsonaro e parceiros de negócios?

A Veja prometeu divulgar o conteúdo das novas mensagens ainda nesta sexta-feira, quando passa a circular e informou que fará o mesmo em seu espaço digital.

A mídia descontrolada: Episódios da luta contra o pensamento único
A mídia descontrolada

O livro analisa atuação dos meios de comunicação.

A publicação traz uma coletânea de artigos produzidos por um dos maiores especialistas do Brasil no tema da democratização da comunicação.

Por Laurindo Lalo Leal Filho



9 comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do VIOMUNDO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie. Leia o nosso termo de uso.

Luciano

09 de julho de 2019 às 13h53

#Moro na cadeia, bandido

Responder

Ursula

05 de julho de 2019 às 08h49

Parei de ler na parte… representante da direita Reinaldo Azeeeeedo…. Kkkkk piada

Responder

Nicolas

05 de julho de 2019 às 07h24

…”diário conservador paulistano Folha de S. Paulo” … kkkkk,. Vocês não têm vergonha na cara ??

Responder

Braulino

05 de julho de 2019 às 07h05

Greenwald é um criminoso e deveria estar preso. Lula é um criminoso e vai continuar preso. Moro é um ícone da justiça e caçador de corrupto. O Brasil precisa de uma PF e MPF fortes para extirpar esse câncer da corrupção gerado pelo PT, MDB e agregados.

Responder

    Jossimar

    06 de julho de 2019 às 19h43

    A burrice é mesmo infinita.

Karl Marx

05 de julho de 2019 às 06h51

Kkkkkkkkkkk vcs só podem viver em um universo paralelo: sites de direita? Quanto vcs recebem pra escrever essas coisas? Kkkkkk

Responder

Carlos Cordeiro

05 de julho de 2019 às 05h19

Sempre soube que defender a corrupção no Brasil, não seria tarefa fácil. A mídia tenta a todo momento derrubar o trabalho deste grande patriota.
Moro, o povo está contigo.

Responder

    Jossimar

    06 de julho de 2019 às 19h45

    Eu não apoio criminosos lesa pátria.

chico

05 de julho de 2019 às 00h10

existe na constituicao ou similar artigo que criminaliza pessoas/entidades que traem a patria? sim traicao quando um politico ou profissional tem reunioes com governos de outros paises em solo estrangeiro e confabula e planeja a entrega de riquezas e ativos a estes? sera que ninguem da oposicao nao ve esse/s traidor/res do Brasil e o que estao fazendo (danos irreparaveis) as nossas riquezas? farto estou destes traidores do Brasil!

Responder

Deixe uma resposta

Apoie o VIOMUNDO - Crowdfunding
Loja
Compre aqui
A mídia descontrolada

O livro analisa atuação dos meios de comunicação e traz uma coletânea de artigos produzidos por um dos maiores especialistas do Brasil no tema da democratização da comunicação.