Lula foi ver o jogo do Corinthians. Ah, bom

Tempo de leitura: < 1 min

por Luiz Carlos Azenha

Às vezes fico com a impressão de que o presidente Lula quer eleger Dilma Rousseff, com certeza, mas me percorre a dúvida: não seria a mesma relação entre FHC e José Serra nas eleições de 2002? Um querer com uma pontinha de não querer?

Essa dúvida ressurgiu quando o candidato do PDT ao governo do Paraná, Osmar Dias, discursava na noite de ontem, em Curitiba. Ele informou aos presentes que reduziria sua fala, já que o presidente da República pretendia ver a partida entre Corinthians e Santos. Imagino o quanto isso foi uma chuva de água gelada na plateia, mas… sei lá.

Torci pelo Santos, lógico, mas no fim das contas valeu a derrota do Neymar.

Ontem, no discurso de Lula, ele finalmente começou a articular o discurso que deveria ter feito lá atrás, aquele sobre os dois projetos políticos distintos que disputam as eleições de 2010. Mas, sinceramente, não sei se esse discurso conseguiria, a essa altura, empolgar os eleitores à esquerda que não querem saber de Petrobrax.

Lula, além de sua argúcia, com certeza dispõe de mais informações, mais pesquisas, mais experiência e mais tirocínio político que qualquer blogueiro.

Mas, de qualquer forma, achei uma demonstração de autoconfiança ele ter abreviado um comício para ver um jogo do Corinthians.

Sinal de que vocês, caros leitores, não devem se estressar. Tá tudo dominado.


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

kimparanoid

Vocês é que não sabem…
Depois de derrubar o Dorival Jr., o Lula ficou com medo de o Neymar impugnar a campanha da Dilma… então foi ficar de olho no moleque! rsrsrsrs

luiz pinheiro

Azenha, a tua desconfiança significa duvidar do compromisso de Lula com o Brasil. Se voce ainda não percebeu o quanto Lula está dedicado à construção do novo Brasil (o que passa, obviamente, pela eleição da Dilma), então voce ainda não está entendendo a força do atual momento histórico.. Eu não tenho qualquer dúvida. Eleger a Dilma, e melhor ainda, já no primeiro turno, vai ser a maior vitória política do Lula, vai comprovar o extraordinário sucesso político do seu governo. Imaginar que Lula, nessa altura do campeonato, está preocupado com projetinhos pessoais, compará-lo a um ser menor como FHC, é, sinceramente, estar por fora.

MirabeauBLeal

.
Esta é a 6ª eleição consecutiva para presidente da qual o Lula participa.
É difícil deduzir que ele agora não sabe o que está fazendo.
.

CC.Brega.mim

Azenha,
você anda perdendo a cabeça por causa do santos…
o lula só encaixou o jogo no discurso…
beijos vitoriosos
CC.

Fábio P. R.

Azenha, se você não tivesse mais nenhuma qualidade, pelo menos essa você teria: não ser corintiano.

Da mesma maneira, esse talvez seja um dos poucos defeitos do Lula…

    Vlado

    Pelo contrário Fábio, essa é mais uma das inúmeras QUALIDADES que o nosso presidente tem.

Baixada Carioca

Isso foi provocação Azenha?

Bom, eu não assisti ao comício porque a conexão não permitiu. Parece que o sistema não suportou a quantidade de acessos, portanto, não posso falar do discurso do Lula e tenho que me contentar com o que estou lendo nos blogues.

Sobre o que Azenha aponta no seu post tenho algumas ponderações:

– Quem vai nos comícios ouvir Osmar, Dilma e Lula? Marinistas? Duvi-D+O=dó! Tucanos? Duvi-D+O=dó! A extrema esquerda do Psol, Pstu, PCO? Também considero improvável. Então, sobrou para petistas, lulistas, dilmistas, osmaristas…

– Quem foi ao jogo do Corínthias X Santos? Muitos petistas, dilmistas, lulistas provavelmente. Mas alguns indecisos também.

– Considerando as duas situações, onde Lula poderia ter conquistados mais votos para Dilma? Entre os que estavam no comício ou entre os corintianos indecisos?

E adorei o resultado do jogo. Desculpe Azenha. Este me pareceu um lamento de quem perdeu mais uma.

Zilda

Azenha,
Pensa na maratona que Lula tem feito desde que iniciou a campanha. Se de vez em quando não tiver uma válvula de escape, nao aguenta. São 65 anos de vida e de luta, lembra/

Milton

Azenha, até os ótimos, como você são capazes de alguns comentários mais fracos. Mas, tudo bem, além de crédito, vc tb pode se dar ao luxo de um dia de cansaço (e tristeza com o jogo de ontem). MAS, AGORA, VAMOS VOLTAR AO QUE INTERESSE QUE É O CHOCOLATE A SER DADO AO PIG E AO TUCANO SERRA!!! NÃO PODEMOS NOS ABATER, NEM PENSAR QUE TUDO ESTÁ GARANTIDO. PRECISAMOS SIM MOTIVAR A MILITÂNCIA E COBRAR DA CAMPANHA DA DILMA O SPRINT FINAL !!!

Sandra

"Às vezes fico com a impressão de que o presidente Lula quer eleger Dilma Rousseff, com certeza, mas me percorre a dúvida: não seria a mesma relação entre FHC e José Serra nas eleições de 2002? Um querer com uma pontinha de não querer?" (L. C. A.)

Eu, heim?!?!

    nina

    Ô Azenha, que comparação marota……ele tem direito de torcer pro time dele…e
    quem te disse que ele abreviou comicio pra assistir jogo????Interessante saber….
    até tu Azenha??? Sou cruzeirenze, mas acho que ele torce pra quem quiser, concorda???
    E vc torça pro Neimar amadurecer rápido, senão o seu Santos vai pro espaço….

Renato

Acho que você não gostou do resultado… rs rs rs.
Mas tudo bem. Apesar do Santos e de nós, corintianos, seu blog é o melhor.

@rBaranda

O fato do Lula ter abreviado o discurso para assistir o jogo do seu time de coração pode parecer que ele conta com uma vitória fácil nas urnas, mas acho que é um ato que faz parte da sensibilidade extraordinária dele, que às vezes nem faz essas coisas de propósito e acerta em cheio. Quem nunca deixou de marcar um compromisso para assistir um jogo importante do seu time? O povo que assiste ao discurso percebe essa característica em comum com o presidente da República, um cargo que sempre teve homens que se portavam tão acima do povo. Então vão todos para a casa mais cedo, com aquela sensação de que Lula é como aquele patrão gente boa que nos libera mais cedo para assistirmos um futebol numa boa.

@stelles_13

Povão também não aguenta discurso longo e uma maioria de amantes do futebol mesmo nesse clima tenso, ontem a noite pararam pra acompanhar seus times, eu fiz o mesmo, você Azenha como falou também fez, é uma questão cultural. As coisas estão relativamente dominadas mesmo, a fase do golpismo já pescou quem devia pescar e agora a tendência é voltar a uma estabilidade, novas denúncias não vão colar, até pq o arsenal deles já está acabando, se já não acabou.

O tracking do Vox é bem claro, toda vez que a mídia não bota nenhuma baixaria, a Dilma volta a abrir 30 pontos ou mais pro Coiso. Ela deve fazer algo muito perto dos 60% dos votos válidos que foram as votações de Lula em 2002 e 2006 no segundo turno.

Pedro Vizcaya

Será que ele quer levar com um pé nas costas?

Jair de Souza

Para mim, ao contrário, o discurso de Lula ontem me pareceu um grande avanço. Até mesmo um atendimento ao que o próprio Azenha havia clamado em um artigo há poucas semanas: a politização da campanha. Ontem, pude constatar Lula falando claramente de dois projetos políticos em confrontação. Um, dos privatistas, aqueles que acham que o estado tem de entregar tudo para o controle das grandes empresas privadas, e outro, que acredita que o patrimônio público pertence a toda a nação e deve ser administrado pela nação e em benefício dela. Achei que foi o melhor discurso de campanha até agora. O caso de abreviar o ato para que se pudesse ver o jogo do Corinthias, me pareceu uma forma de dizer: "aqui todos somos seres humanos normais, que gostam das coisas normais que interessam ao povo de modo geral". Nada grave, pelo contrário.

    Luiz Carlos Azenha

    É, isso foi bom, mesmo. abs

    Marcos C. Campos

    Azenha, também fiz esta leitura , até o Osmar brincou que ali estava cheio de atleticanos, coxas, e paranaenses… levou pro lado torcedor do povo … Achei um dos melhores discursos do Lula , inclusive sem polemizar muito com esta midia baixaria que está por ai …

Daniel27

Premissa: sou cruzeirense e não tenho nada com o Curintia. Quanto ao texto do Azenha, nada demais, o Lula só mostrou mais uma vez que é pé quente. Ele chegou e o jogo virou. Melhor assim. O cansaço da Dilma está visível, mas qualquer um de nós estaria cansado de ter de lutar contra os moinhos quixotescos, sabendo que são só moinhos ………

franklin

Chora Azenha. heehe.

Antônio Carlos

Não acredito que Lula acha que está tudo dominado. As vezes é bom dá uma saída do ambiente de guerra política e sem falar que mesmo indo ao jogo do Corinthias ele mostra ser uma pessoas simples como a maioria dos torcedores dos vários clubes brasileiros e sem falar que assitir uma partida de futebol o meso irá relaxar um pouco..

carlo cirenza

Seu único defeito é não ser corinthiano.

João Sabóia Jr

Me desculpe Azenha, gosot demais dos seus posts e da sua postura intelectual e profissional, mas esse post nada a ver! Seu primeiro parágrafo está muito esquisito, Lula com uma ponta de não querer

Franciscão

omentário 3

Por conta dos altos serviços prestados a sociedade brasileira, traduzidos em sua trajetória como profissional da informação, avaliaremos sua demonstração de falta de altivez esportiva, como decorrente de uma quarta feira longa, árdua e solitária. Afinal, ninguém é de ferro…

Convenhamos, uma humilhante derrota em casa, com direito a olé e até porrada, nem todo mundo agüenta sem perder a classe.

Seguiremos daqui, atentos e vigilantes, rumo ao penta e a vitória em 03 de outubro!

Franciscão

Comentário 2

Vítima da própria sorte, completamente atordoado com a aula de futebol ministrada pelo esquadrão de azes corintianos, que nem precisou acionar seu coringa fenomenal, como uma viúva lamuriosa de Durval, Coutinho, Pelé e Pepe, reduz-se nosso respeitado jornalista, aos manifestantes solitários do neo-cansei atacando uma eventual falta de decoro do corintiano Estadista mais famoso.

Para todos nós que assistimos ao comício curitibano, ficou claro tratar-se o comentário de Dias a respeito da eventual pressa de nosso mais querido Presidente, de uma tentativa de mostrar-se, o candidato a Governador, possuidor de capacidade de improviso, eloquência e alegria que, de fato, não possui.

Franciscão

Comentário 1

Lamentavelmente o brilhante jornalista signatário do blog, a quem tanto devemos em agradecimentos e reconhecimento pelo exercício de sua atividade profissional, não soube, de fato, digerir o tremendo CHOCOLATE imposto ao timeco de peixeiros desorientados. Uma exemplar derrota que desperta e recoloca os "meninos da vila" em seu devido lugar na história, reduzindo-os a sua real e infante dimensão.

Imagino que subjugado, rendido a uma azia e mau humor de proporções cavalares, desliza de sua habitual isenção profissional, tão rara em nosso jornalismo agonizante, e contamina o post canalizando seu rancor e frustração por uma noite tão escura e fria, no reconhecimento de uma pseudo-arrogância por parte de nosso Presidente.

Água gelada, prezado Azenha, caiu em forma de granizos gigantescos sobre a Vila ontem.

Fábio Venâncio

Azenha
O Lula sabe das coisas.
Azenha seu site é ótimo ,você é excelente jornalista ,sabe escolher os parceiros ,mas o time xiii…
Seu time pequeno de 1 jogador só, perdeu do meu time e do Lula.
Abraços.

Leonardo Oliveira

A eleição presidencial realmente é certa.

Tem um fator interessante: o PMDB. O partido tem muito voto. Deputados estaduais ou federais, senadores, governadores, têm muita influência na sua base. Na hora de votar no presidente, o eleitor do PMDB segue as palavras do seu candidato a deputado. É uma relação muito próxima. E hoje o partido tá quase na sua totalidade junto com o Lula.

Umas das explicações para o Alckmin ter tido menos votos no segundo turno do que no primeiro, é o PMDB. Como o partido em 2006 não se coligou, deu liberdade aos seus quadros para defenderem o candidato a presidente que bem entendesse. Na eleição do primeiro turno, deputados estavam mais ativos pois, obviamente, precisam de votos, o que, consequentemente, deu votos ao Alckmin. No segundo turno não havia a vigilância nem uma cobrança maior sobre o eleitor.

Lógico que o PMDB não vai ser o principal fator da vitória da Dilma, mas deve ser um dos muitos motivos do otimismo do Lula.

Francisco

Calma companheiro! Já ouviu falar em meta-discurso? Consegue imaginar Serra ou FHC ou qualquer outro afora JK dizendo uma coisa dessas? Nem a internet é tão povo quanto o povo, povo "povão". Já imaginou o quanto isso será comentado a boca pequena por todos os que foram ao comicio? Quantos contarão o episódio seguido da expressão: "Esse Lula…". O discurso não precisa ser explicito, ele pode ser inplicito e muito potente. Um discurso (meta-discurso) desses lembra ao cara: a) que um presidente trabalhista, gosta do que ele gosta; b) que agora, com carteira assinada, o trabalhador pode se dar ao luxo (nada pequeno…) de, se quiser, ir ver um baba com o presidente da república; c) que isso é normal, ou deveria… e d) que só quem está com a consciencia tranquila de ter trabalhado o máximo e feito o possível, está certo de que não será cobrado por algo que ainda reste fazer para o Brasil ser o "paraíso".

Na boa, esse "não-discurso" é o discurso que sintetiza o mandato Lula e tudo o que significa ter um trabalhista no poder. Pense nisso.

GustavoEgito

CORRIGINDO:

Rodrigo Garcia, não! É RODRIGO VIANNA!

Sonia Montenegro

Azenha, às vezes vc vem com um "mas" igualzinho o do PIG. Será que vc acha que o empenho do Lula em eleger a Dilma é comparável com o do FHC em eleger o Serra?
Considerei essa postagem a mais completa falta de assunto. SOCORRO!!!

    nina

    Ô Sonia, até o Azenha tem o direito de dar uma mancada por conta da tristeza de ter perdido pro
    timão……êta sou cruzeirenze, hein….fico preocupada, quem vai dar jeito na cabeça desse garoto
    bom de bola, mas ainda meninão malcriado/????
    Azenha, Lula aprendeu a fazer politica com D. Lindu…..confie nele.

GustavoEgito

"Até o reino mineral" sabia que às vésperas da eleição as pesquisas do Datafolha indicariam uma "virada" pró-Serra…

E 3 semanas de criminalização, 24h por dia, da Dilma via Erenice Guerra surtiria efeito, sim!

E há ainda a campanha difamatória por e-mail, jogando os Evangélicos contra o PT…

O Rodrigo Garcia está preparando a militância a um bom tempo, lembrando que "o jogo só acaba no final"…

Mas o que tem me preocupado é que, de uma semana para cá, eu tenho visto, na edição de imagens que as TV's fazem, uma Dilma cansada, rouca, de andar lento.

Azenha, estou preocupado! Por favor, avise ao pessoal da campanha para "levantar o astral" da Dilma, pois ela está, sim, com uma aparência abatida.

renato

Não sou corintiano, e não mudo nem pelo meu presidente, mas vocês viram o numero da camisa do corintiano que fez o gol da vitória.

eduardo ayrton

tudo dominado??? aqui em pernambuco depois desse bombardeio da imprensa tem um monte de gente em duvida…querendo votar em marina e no segundo turno anular…ta desesperador esse silencio do PT. Poderia ao menos usar o odio que o PSDB destila contra eles proprios como quando usaram a esperança contra medo

duducoutinho

http://antidemocratico.wordpress.com/2010/09/23/c
se a band falir, o governo precisara fazer nova concessão? Ou apenas fecha as portas?

Sérgio Vianna

continuando…

O resultado do jogo refletiu o ambiente conturbado que vive o Santos nesta semana.

E o comício, como todos os demais que tem sido transmitidos pela internet nos últimos dias, teve a duração e se encerrou ao mesmo tempo dos outros que temos visto.

Não se aborreça por pouco Azenha. O Santos já está na Libertadores do ano que vem. E o Corinthians ainda precisa arranjar a sua vaga.

E vossa paranóia de hoje lida na explicação da sua dúvida, no primeiro parágrafo, ficou contaminada pelo exagero

Sérgio Vianna

Senti uma pontinha de ciúmes clubísticos do Azenha nesse posto.

A fala do Osmar Dias estava num contexto de brincar com o Lula, após o candidato ter dito que o presidente o havia recomendado sorrir mais. E Dias completou o raciocínio afirmando querer rir em 2014, quando poderá confrontar o que apresenta à população nestas eleições com suas eventuais realizações, no caso de sair vencedor em 3 de outubro.

No momento em que Dias falava tudo isso aqui reportado, Lula fazia uma leitura de várias folhas que lhe teriam passado sua assessoria, ou algum material do pessoal do Paraná mesmo, e com sorriso no rosto, demonstrando estar ouvindo o eventual futuro governador do Paraná.

Deixe seu comentário

Leia também