VIOMUNDO

Diário da Resistência

Sobre


Jornal Nacional mergulha, bate em 18,6 pontos, perde de novelas e confirma que a Globo chega aos 50 anos em crise
Opinião do blog

Jornal Nacional mergulha, bate em 18,6 pontos, perde de novelas e confirma que a Globo chega aos 50 anos em crise


23/03/2015 - 22h38

Globocoxinha

por Luiz Carlos Azenha

Trabalhei na Globo em duas fases de minha carreira. Na TV Bauru, nos anos 80, quando passei longas temporadas em São Paulo cobrindo as férias de colegas. Não existia medição instantânea de audiência então, mas costumávamos aferir isso andando nas ruas: dava para ouvir o eco do Jornal Nacional sintonizado praticamente em todas as casas. As pessoas acertavam o relógio pelo início do JN.

Voltei à Globo no final dos anos 90. O Globo Repórter, que hoje fica na casa dos 20 pontos, ainda ficava por perto dos 35. Certa vez, fui o repórter de um programa que se tornou fenômeno: 44 pontos de pico! Teve até festa…

O Jornal Nacional ficava entre os 30 e os 40 pontos, o que ainda assim é uma enormidade. Era possível ouvir o eco do JN nas ruas, mas apenas em cidades do interior.

Hoje, tomei um susto. Acompanhando a medição minuto a minuto, através de um colega, o Jornal Nacional bateu em 18,6! Perdeu, na soma, para as novelas da Record e do SBT!

Isso não significa que a Globo vai falir. Não ainda. É que a emissora compensa o que eventualmente perde na TV aberta com o que fatura em todas as suas outras atividades, do pay-per-view à TV a cabo. Mas, do ponto-de-vista de hegemonia informativa, é o começo do fim.

Quem está derrotando a Globo? Uma soma de internet no celular + You Tube + Netflix + TV a cabo + ascensão social daqueles que não tem na TV sua única diversão.

O certo é que a emissora chega aos 50 anos enfrentando não só uma crise de audiência, mas também de credibilidade.

O que antes era coisa de acadêmico, agora se tornou voz corrente para milhões e milhões de brasileiros: a Globo faz política e é o partido mais poderoso da oposição.

Isso ficou claro no dia 15 de março, quando a Globo bateu os bumbos da cobertura de manhã, em todo o Brasil, com o objetivo de arrastar gente para a manifestação de São Paulo, à tarde. Muitos foram à Paulista como se tratasse de um “acontecimento” global, para garantir a selfie.

O advento das redes sociais, por outro lado, criou massa crítica de telespectadores capazes de identificar as omissões, distorções ou mentiras da Globo.

A emissora fala, mas também ouve. Cada vez mais.

Enquanto você lê isso, dois atos estão sendo organizados por internautas contra a Globo, aparentemente de forma espontânea, sem a participação de partidos, sindicatos ou movimentos sociais.

Dia 26 de abril, 15 horas, no MASP  e no dia da mentira, o primeiro de abril, às 17 horas, diante das sedes da emissora em todo o Brasil.

Além disso, pela primeira vez internautas pedem simplesmente a cassação da outorga da Globo pelo descumprimento da Constituição de 1988.

Mesmo que isso não aconteça, eles entenderam perfeitamente a mensagem: tudo o que queremos, os que militamos pela democratização dos meios, é o cumprimento da Constituição!

A ironia é que mesmo que o JN der cobertura aos dois eventos mencionados acima, os participantes não vão perder o sono se não sairem na telinha. É gente jovem, que não assiste TV e se liga mesmo é nas redes sociais. Sinal dos tempos.

PS do Viomundo: Ricardo Feltrin, no UOL, informa que dez anos atrás a média do JN era de 35 pontos; na segunda-feira passada a média foi de 29!

Leia também:

Maitê Proença, a dos “machos selvagens”, tinha 500 mil dólares depositados no HSBC 

Últimas unidades

A mídia descontrolada: Episódios da luta contra o pensamento único
A mídia descontrolada

O livro analisa atuação dos meios de comunicação.

A publicação traz uma coletânea de artigos produzidos por um dos maiores especialistas do Brasil no tema da democratização da comunicação.

Por Laurindo Lalo Leal Filho



48 comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do VIOMUNDO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie. Leia o nosso termo de uso.

Sérgio

27 de setembro de 2015 às 14h42

Entre a caldeirinha e a cruz!!

Responder

Marcelo Magalhães

08 de agosto de 2015 às 16h26

Fiz um pedido a Deus: que não me levasse antes de ver a derrocada desta cria de esperma contaminado de Goebbels. Parece que Ele vai me atender.

Responder

Marcelo Magalhães

08 de agosto de 2015 às 16h14

Tá explicado o porquê do “Grobo” ter escrito um editorial “criticando” os golpista e golpeiros contra Dilma. Não li e não leio e nem assisto e nem ouço qualquer estação desta emissorazinha; estou baseado num post do DCM ( Diário do Centro do Mundo: http://www.dcm.com.br ). Eles estão semi-falidos e querem se justificar com esses argumentos editorialistas. Só que ninguém é mais otário e desculturizado pra cai nessa armação. Venderam a alma ao diabo, agora paguem!

Responder

    Marcelo Magalhães

    08 de agosto de 2015 às 16h18

    Oooopppsss… Pra CAIR nessa armação. “Dedógrafo” é fogo!

italo

12 de abril de 2015 às 13h53

Essa polarização PT-Globo confunde leitores e eleitores, tornou-se uma vergonha defender o governo do próprio País e há uma forte tendência da mídia em voltar à Presidência da República por meio de um braço partidário qualquer, com visível preferência por privateiros. A globo apoiou o Cunha, sem vazar, e o fez Presidente antes do MP denunciar, mas pede para o povo ir às ruas derrubar a Dilma, porque o Youssef falou. A globo respeita mais o Youssef que o MP.

Responder

claudecir

11 de abril de 2015 às 20h44

globo deveria mudar o nome para rede tucana de televisao os jornalistas seriam fhc aloisio serra geraldo aecio cherador cassio cunha mafioso alvaro dias jarbas que vendeu a celpe de graça mendonça filhote da ditadura familia campos traidores ronaldo caiado a favor da escravidao agripino coronel e gangacero tasso fariseu eduardo cunha putifar paulinho da força judas bruno araujo deputado contra ao trabalhado

Responder

Leonidas Mendes Filho

05 de abril de 2015 às 19h07

Caro LCA…

tenho 45 anos; e dois filhos! Uma mocinha de 18 anos; e um rapazinho de 6! Como pai tenho muito orgulho dos meus “bebes”! Entre outras coisas, por jamais precisar gritar com eles e nem mesmo “dá corretivos”, como minha avó dizia! Mas, eles são avisados: se eu os “flagrar” vendo a Globo, vão pra “taca” e não tem “lei da palmada” que me impeça! Trata-se de uma opção de vida: os amo – quero que sejam “gente de bem” e honestos! A Globo é o oposto disso! O meu filho de 6 anos jamais viu a Globo e, tenho certeza, deste mal o pai vai protegê-lo! A Globo é um câncer!

Responder

lucineti

24 de março de 2015 às 16h06

Se a Globo continua nesse ritmo de programação vai falir. Uma coisa são pessoas adultas assistirem certo tipo de programação, outra são crianças, adolescentes que ainda não tem sua concepção formada. E claro acaba influenciando. Agora mal assisto os Jornais.

Responder

Eduardo

24 de março de 2015 às 12h44

O Movimento Vem para a Rua vai fazer no dia 31 de março um ato em Defesa da Globo, do impeachment de Dilma e “indiretas já”com nomeação de Aético para a presidência provisória até 2018, depois renomeação sabe-se lá até quando!

Responder

Vicente

24 de março de 2015 às 12h42

Haja inveja e recalque…

Responder

    Magda Santos

    25 de março de 2015 às 14h52

    INVEJA E RECALQUE, POR DEUS, DE QUEM? DA GLOBOSTA, DA INVEJA E DE QUE MAIS????

Apolônio

24 de março de 2015 às 12h13

O único jornal da TV que Eu assisto, é o da TV Brasil. O jornal da TV pública, TV Brasil, o chamado Reporte Brasil. Vai ao ar, todos os dias às 21 horas. Eu recomendo a todos.

Responder

Donizeti - SP

24 de março de 2015 às 11h30

Não assisto o jornal ANTI-NACIONAL (pelas pautas e abordagem) há um bom tempo e não sinto a mínima falta disso, pois é totalmente partidarizado, prega o caos e o fim do mundo toda noite, o ano todo, enche o saco esse discurso raivoso contra nosso país e nosso povo, nessa torcida incessante para que tudo dê errado.

O que a gente quer ao final de um dia de trabalho é saber das notícias, dos acontecimentos que podem impactar nossa vida e do nosso país, mas com uma abordagem honesta dos meios de comunicação e não tentativas seguidas de nos enfiar goela abaixo a visão ideológica e política do meio de comunicação e seus objetivos nada republicanos.

Uma hora isso tinha que dar com os ” burros n´agua ” , a paciência do cidadão tem limites e o fim da hegemonia da rede globo é a melhor notícia para o futuro do nosso país, talvez assim voltem a fazer jornalismo de verdade e não política partidária disfarçada de pauta jornalística.

Aliás, ontem recebi via watsap uma corrente de donas de casa (!) e cidadãos comuns pregando boicote a nova novela das 9,00 da rede globo, a tal Babilônia, segue o texto que está circulando na WEB:

” começa hoje o boicote a nove das nove da globo. Como na música do Raul Seixas – o dia que o mundo parou.
A partir de hoje toda pessoa de bem que ama sua família não vai assistir a globo na hora desta novela, de assassinatos, traições brigas, ganância, inveja, etc. Ela sobrevive de audiência, se não tiver audiência a trama maligna acaba. Envie para todos seus amigos de caráter e que amam suas famílias.”

Como se verifica, até entre seu público cativo, o das novelas a rede globo está mal na fita.

Bom sinal, e vamos fazer nossa parte e participar e divulgar os atos do dia 1º de abril contra a globo e do dia 15 de abril.

Responder

    Donizeti - SP

    24 de março de 2015 às 11h34

    Só um lembrete, a rede globo de televisão foi fundada no ano de 1965, em plena ditadura militar, e foi cevada pelos militares com recursos econômicos para ter cobertura nacional e ser a porta-voz da ditadura, papel que realizou com gosto e empenho exemplares!

    A rede globo é um autêntico entulho da ditadura e o ovo da serpente do autoritarismo no Brasil atual.

Mário SF Alves

24 de março de 2015 às 11h15

Quem está derrotando a Globo? Uma soma de internet no celular + You Tube + Netflix + TV a cabo + ascensão social daqueles que não tem na TV sua única diversão.

_________________________________
Bendito seria o dia em que a resposta a tal pergunta pudesse ser simplesmente essa: a própria Globo! Nesse dia o povo do Brasil teria amadurecido politicamente.

Responder

Ibanez

24 de março de 2015 às 10h57

Não há nada pra se comemorar em relação a queda do JN e da influencia da Globo. Haveria motivo se o vacuo deixado pela queda de audiência e credibilidade da Globo não estivesse sendo preenchido por um sistema de disceminação de desinformação e alienação ainda mais nocivo e poderoso, as redes sociais. Digo isso porque quem para e ver o facebook por exemplo irá se deparar com uma quantidade gigantesca de montagens, boatos, noticias faltas e ataques de baixo escalão. O JN perde espaço, mas os Revoltados ON-Line e o MBL vão se fortalecendo e se tornando carro chefe de uma geração sem rumo, ainda mais anafalbeta em política e ecônomia que a anterior.

Responder

sergioa

24 de março de 2015 às 10h34

As organizações Globo são contra a democracia, simples assim. Só não vê quem não quer.

Deram suporte e cresceram com a Ditadura. “A verdade é dura, a Globo apoiou a ditadura”.

Foram contra as diretas até sucumbirem ao povo.

Tentaram um golpe nas eleições estaduais de 1982, via Pro-Consult o que rendeu uma humilhante exposição da falta de prática democrática das organizações Globo, com direito de leitura por CID MOREIRA do direito de resposta do grande LEONEL BRIZOLA.

Editou vergonhosamente o debate das eleições de 1989 (Collor x Lula) para influenciar diretamente na primeira eleição presidencial após os “anos-dourados” (para a Globo) da ditadura.

Escondeu e ainda esconde do povo todos os malfeitos tucanos, seja na esfera municipal, estadual ou federal.

E tem tentado, ou atentado contra a democracia, desde 2003, diuturnamente derrubar os governos eleitos democraticamente.

“A VERDADE É DURA. A GLOBO ADORA DITADURA”.

Responder

    Geraldo Franco

    25 de março de 2015 às 18h15

    Infelizmente essa é a verdade dos fatos: os G-robais não estão aí de brincadeirinha não, são safados mesmo e isso vem de longe, de meus dias de jovem em que participei das eleições de Juscelino-Jango, quando a rádio G-robo, ilegalmente distribuía no ar anúncios negativos dos mesmos, isto é, fora dos padrões da época, a poucas horas de iniciarem o escrutínio. São uma praga, são a maleita feita gente nesse país. Não sei se já chegaram ao seu pico e começaram a decadência total. É o que todos homens honestos desse país espera, que caiam no descrédito total das massas e vão pro raio que os parta. Isso só se consegue com um boicote geral e total de suas coisas, seja o que for que vendam, anunciem ou reportem. Ou será que o povo é assim tão bobo pra aplaudir a rede G-robo?

Ana Diógene

24 de março de 2015 às 10h33

jornalismo é informação com imparcialidade e credibilidade , o JN não possui estas qualidades essenciais , Poiriso não assistido mais este telejornal .

Responder

Henrique Dasilva

24 de março de 2015 às 10h30

Ainda tenho desconfiança desses indices(feitas na grande S.Paulo), imaginem o cidadão lá no Maranhão, Bahia, Espitito Santo etc., assistir um jornal, que nada tem a ver, com a sua região, as redes de TV impedem que os estados, tenham programação local!

Responder

maria do carmo

24 de março de 2015 às 10h27

Jornal nacional, nao noticias, deturpadas, seletivas e pura desinformacao! Novelas subliminares com apologia ao mau caratismo, temas infames para novela, nao e como filme uma hora e acabou e diario destruindo a familia, querem acabar com os valores familiares, nao sou preconceituosa, mas falta respeito com o lar brasileiro!

Responder

renato

24 de março de 2015 às 10h11

Escreverei em meu carro o que os jovens estão fazendo contra a Globo..
parabens…

Responder

renato

24 de março de 2015 às 10h10

A Globo, é contra o BRASIL..

Responder

Pedro Pereira

24 de março de 2015 às 10h09

Além disso, o Ibope está atualizando os números de audiência por conta da nova concorrente.

Responder

foo

24 de março de 2015 às 10h05

Se você tem parentes e amigos que ainda assistem a TV aberta, mostre para eles um programa chamado PopcornTime ( https://popcorntime.io/ ).

O PopcornTime permite assistir aos mais recentes filmes e seriados – coisas que só vão passar na TV aberta daqui a 2 ou 3 anos!

Por exemplo: a série “Breaking Bad”, que só agora está passando no Brasil, foi ao ar entre 2008 e 2013. A nova série do mesmo autor, “Better call Saul”, já está disponível no PopcornTime. (Pelo andar da carruagem, só vai ser exibida em 2020 no Brasil).

Com o PopcornTime você assiste ao programa que quiser, na hora que quiser.

Por que eu estou fazendo esta baita propaganda? Por que este pode ser um dos pregos no caixão da Globo. Quem assiste a boas séries não assiste novela.

Ajudem a divulgar! Como eu disse, o PopcornTime é software livre.

Responder

emerson57

24 de março de 2015 às 09h39

“Jornal Nacional bateu em 18,6!”
Não vejo a hora em que a globobo mergulhe no volume morto!

Responder

Francisco de Assis

24 de março de 2015 às 08h39

O PS do Viomundo fala em 29 mas o certo é 20 pontos.

Manchete do Feltrin: ‘Ibope do “Jornal Nacional” “derrete” e marca 20 pontos’.

Responder

    Luiz Carlos Azenha

    24 de março de 2015 às 12h45

    Na segunda-feira passada, 29 pontos de média; nesta semana, 20, com 18,6 de piso. abs

Ismael Gonçalves Nunes

24 de março de 2015 às 08h39

Estamos sendo testemunhas de uma nova era, onde o espaço para a mentira e manipulação estão com os dias contado, o sistema começa a dar os últimos suspiros, temos que nos cuidar, pois na ânsia da morte, ainda poderá fazer mais vitimas

Responder

José Eduardo

24 de março de 2015 às 08h10

É uma boa notícia com certeza, mas precisamos refletir também num outro aspecto relevante. Este jovem que vai as redes sociais e aos sites não o mínimo de conhecimento crítico, sobre o que está lendo ou estudando….citei jovens, mas pode acrescentar adultos também.
Não se pode esquecer que sempre foi dito que 90% do que sai na internet é lixo, não sei é verdade, mas é comum em blogs e posts as opiniões de leigos ou especialistas embasados em não mais do que sabe sobre o assunto via TV ou jornais, ou da própria rede. A partir daí produzem suas opiniões e divulgam via blog, zapzap facebook e outros. Um exemplo deste problema vai a seguir: Recentemente uma aluna me apresentou a notícia de que os jovens que teriam acertado o camera da band foram soltos, estava indignada. Questionei-a de que não tinha certeza se achava bom ou ruim, pois não conhecia os detalhes processuais do fato em questão. Ela e os colegas ficaram surpresos, pois para eles eu defendia os jovens que haviam cometido um crime. Neste ponto iniciamos um debate sobre acesso à informação e citei a Wikipédia é eles me afirmaram que por lá era possível escrever uma palavra no meio do texto sem maiores dificuldades. Ampliamos o assunto dei outros exemplos, mas eles confiavam naquilo que haviam lido.
Este exemplo do site da enciclopédia é apenas um para citar a dificuldade de acessar informações históricas ou fatos jornalísticos com uma mínimo de qualidade e distorção, como vcs procuram fazer aqui e outros que acesso, mas isso nem todos faZem, como diária o cafezinho: somos grilos falantes no meio do turbilhão…
Ainda sobre aquela aula, o assunto prosseguiu sobre o tema acesso à Informaçao e como professor de Ensino Médio, de geografia, tenho convicção que só se conhece a geografia do país, conhecendo os elementos que produzem ou produziram seu espaço. Neste sentido me questiono até que ponto meus colegas fazem isso com seus alunos (ou dão apenas o conteúdo da série) e mesmo os pais orientam seus filhos quanto a buscar informações em várias fontes para cruzar informações ou ir direto a fonte do conteúdo.
E isto me leva a outra ideia sobre esta questão da informação, que é o poder dos portais dos mesmo grupos, como o Globo, na formação de opiniões. É isso tudo sem contar o poder do grande capital estadosunidense a fincanciar suas meias verdades em grupos e debates sobre política e economia.

Responder

Almir

24 de março de 2015 às 07h41

PIG naufragando.
Afunda logo, desgraça.

Responder

Romanelli

24 de março de 2015 às 07h01

Primeiro, a queda da GLOBO deve-se muito mais ao surgimento de outras mídias.
.
Segundo, na minha opinião, sua derrocada NÃO faria bem ao país (penso que devemos muito a ela e a todos os profissionais que por ela passaram, estes que diante das dificuldades e da própria sociedade em que se viam inseridos e se originaram, convenhamos, se superaram em muito diante dos obstáculos, principalmente políticos)
.
..mais ainda, penso que por não temos nenhum substituo nativo à altura, muito menos mais ético e/ou puro ..e por naturalmente conseguir visualizar que sua substituição se daria por Grandes Corporações estrangeiras e alienígenas, penso que sua derrocada seria daquelas perdas irreparáveis, tal qual foram com muitas das nossas empresas de eletro eletrônicos, laticínios, massas e biscoitos, industria pesada etc etc
.
Segurança alimentar, militar, energética, populacional e informativa NÃO saíram da cabeça de desocupados, mas sim de pessoas que debatiam e conheciam o tema e a gravidade do que tratavam ..assim, pra mim, RUIM com ela, pior sem
.
Ademais, se falarmos desse negócio de cassação, deveríamos então tb incluir a RECORD que já começou no vício ..pois, fora pertencer a uma agremiação religiosa fictícia e pra lá de SONEGADORA, ela tb foi obtida de maneira INIDÔNEA, vez que ela pertencia ILEGALMENTE à época a outro “garoto esperto” que então tb deveria ter a sua empresa, o SBT, fechado (fato dito pela boca do próprio bispo)
.
Penso que da menos pior forma de se informar a sociedade, penso que estaria um desenho fundamentado em poucas, porém éticas fontes (e pra isso, só com o desenvolvimento de um código de Regulação Ética das mídias) ..essa de pulverizar só interessa mesmo a que vive da cizania e do boato, da superficialidade, e não do fato ..destes que veem só a informação, e não o veículo como um potente instrumento de formação e revolução de conceitos e valores sociais
.
Agora, que para o país ter UMA SÓ empresa de comunicações do tamanho da GLOBO não é bom, disso eu não tenho duvidas ..e que isso não sirva então de desculpa pra se tentar, pensar ou desejar, destruir a unica das nossas que ainda, nem que minimamente, imperfeita, ainda presta.

Responder

Julio Silveira

24 de março de 2015 às 06h19

Derrotar a Globo, eu faço e continuarei fazendo a minha parte, evitando-a.

Responder

    Clodoaldo Massardi

    28 de março de 2015 às 13h38

    Eu assisto esse lixo de programação dessa emissora faz tempo,mais infelizmente ainda existe milhões de brasileiros que ainda dão audiência ha esse lixo.Tomara que um dia o povo fique mais atento e, vejam as noticias com um senso crítico mais apurado para não serem manipulados por essa fabrica de mentiras.

    Clodoaldo Massardi

    28 de março de 2015 às 13h42

    Eu não assisto esse lixo de programação faz tempo, tomara que a globo desapareça de vez.

Silvano

24 de março de 2015 às 06h17

Cada ponto que este lixo cai eu comemoro. Quando quebrar vai ter um porre daqueles. Graças o Deus mais é mais pessoas vão descobrindo que estes mafiosos são contra o Brasil é seu POVO.

Responder

Carlos Hums

24 de março de 2015 às 01h37

Pena que os “grandes” portais são iguais ou piores que a Globo, a SBT idem, os outros canais abertos, idem – nas redes sociais sai mais mentira e “notícia” ruim do que no Jornal da Globo, ou seja, o brasileiro continua sendo enganado. O próximo grande evento será a fala do Doleiro (já tem nome próprio), algo bem pensando de seu advogado para causar impacto, contra o PT e o Lula, , tudo sincronizado, judiciário, tv, redes sociais e um “protesto” maior ainda na Paulista como a cereja do bolo. Enquanto isso, a Dilma é massacrada, doação para o PT é crime, para os outros partidos é amor, o Lula que salvou milhões da miséria será enforcado em praça pública, o Juiz galã da Globo será herói.

Responder

Manoel Autof

24 de março de 2015 às 01h16

A batata da Globo está assando… Vejam os vídeos:

Protesto contra a Globo => http://www.youtube.com/watch?v=vTHBIBcPmFA
Sonegação da Rede Globo => http://www.youtube.com/watch?v=dJNYUqk7ICY

Dia D: 01/04/2015

Responder

Manoel Autof

24 de março de 2015 às 01h15

A batata da Globo está assando… Vejam os vídeos:

Protesto contra a Globo => http://www.youtube.com/watch?v=vTHBIBcPmFA
Sonegação da Rede Globo => http://www.youtube.com/watch?v=dJNYUqk7ICY

Responder

Elias

24 de março de 2015 às 01h03

Embora a ditadura militar comemorava sua “revolução” no dia 31 de março, a verdade é que o golpe mesmo foi no 1º de abril de 1964. Puxaram um dia para trás para não coincidir com o Dia da Mentira. E como a Globo foi sempre a voz da ditadura em suas rádios, suas emissoras de TV e no jornal O Globo, é bastante oportuno os internautas terem escolhido o 1º de Abril para um belo e alto “O Povo Não É Bobo, Fora Rede Globo!”.

Responder

abolicionista

24 de março de 2015 às 00h44

Nossa, a melhor notícia do ano, de longe… será que país vai começar a cumprir a constituição e quebrar o monopólio da Globo?

Responder

Luís CPPrudente

23 de março de 2015 às 23h51

A famiglia Marinho tem que perder audiência…além de perder a boquinha que recebe do Governo Federal: o Bolsa PIG.

Ô Dilma! Corte logo a Bolsa PIG! Redistribua essa verba para empresas de comunicação que promovam a diversidade regional e a produção local (este não é o caso das famiglias mafiosas: Marinho, Saad, Sílvio Santos). Coloque nessa redistribuição os blogs e portais de internet que não sonegam imposto.

Responder

Nonato Amorim

23 de março de 2015 às 23h07 Responder

Marat

23 de março de 2015 às 23h06

Isso é algo simbólico. É muito bom. Como você disse, não é a ruína, mas a decadência pode estar sendo demarcada. Seria bom para o Brasil e os nacionalistas, que eles tomassem um belo tombo. Além disso, sinto falta de (ao menos) um jornal escrito de esquerda, e de um canal de TV idem…

Responder

joanisbel amorim

23 de março de 2015 às 23h04

Olá Pessoal, dia 1º de abril, todo mundo no J Botânico, além disso, vamos protestar contra o problema de Esgoto no Rio de Janeiro!

Responder

    renato

    24 de março de 2015 às 10h13

    Não moro ai, mas estarei acompanhando por aqui!!!
    Boa sorte a todos!!


Deixe uma resposta

Apoie o VIOMUNDO - Crowdfunding
Loja
Compre aqui
A mídia descontrolada

O livro analisa atuação dos meios de comunicação e traz uma coletânea de artigos produzidos por um dos maiores especialistas do Brasil no tema da democratização da comunicação.