VIOMUNDO

Diário da Resistência


Em novo marco da degradação jornalística, IstoÉ mostra onde Lula fará “necessidades”
Opinião do blog

Em novo marco da degradação jornalística, IstoÉ mostra onde Lula fará “necessidades”


09/02/2018 - 21h50

Da Redação

O jornalista Leandro Fortes, no Facebook, foi sucinto: “Difícil acreditar que sejam jornalistas a produzir uma peça como essa. Transformaram o jornalismo numa atividade desumana e abjeta”.

Ele se referia à reportagem da revista IstoÉ desta semana.

A Lava Jato franqueou o acesso de repórteres da revista ao Complexo Médico Penal de Pinhais, onde em tese o ex-presidente Lula cumpriria pena.

Outra demonstração da tabelinha com a imprensa que é a marca registrada da operação, que se baseia em condenações antecipadas no tribunal da mídia.

Trata-se de uma peça de terrorismo jornalístico assinada por Germano Oliveira.

Afinal, a prisão de Lula só acontecerá depois de esgotados todos os recursos de segunda instância, o que ainda não aconteceu.

Além disso, o plenário do Supremo Tribunal Federal ainda vai analisar a questão das prisões em segunda instância.

Mas, num país em que juízes dão sentença pelos jornais, instalou-se o vale tudo, inclusive — e especialmente — no jornalismo.

Na reportagem, a revista dá a informação relevante de onde Lula, se preso, faria suas “necessidades”.

Na sequência, um texto assinado por Ary Filgueira e Rudolfo Lago especula sobre as embaixadas onde Lula poderia buscar refúgio, de decidisse escapar do cumprimento de pena: Bolívia, Equador, Venezuela, Etiópia e Argélia.

Cita trecho de decisão do juiz Ricardo Leite, de Brasília, que mandou apreender o passaporte de Lula, provavelmente influenciado por “barriga” dos jornalistas Carlos Brickmann, Augusto Nunes e José Nêumanne, que “informaram” a seus leitores, ouvintes e telespectadores que o evento ao qual Lula deveria comparecer na Etiópia, depois da condenação em segunda instância, não existia — foram espetacularmente desmentidos pelos fatos.

O evento aconteceu e Lula, impedido de viajar, falou por vídeo aos participantes. Era a continuação de um projeto, do qual o Instituto Lula foi co-fundador, que tem como objetivo acabar com a fome na África até 2025.

No vídeo, Lula disse aos participantes — líderes africanos e da FAO, o organismo das Nações Unidas encarregado do combate à fome — que é essencial colocar a população mais pobre no centro do orçamento dos governos.

Depois do circo — que inclusive impediu os brasileiros de saber qual seria a agenda do ex-presidente na África — o passaporte de Lula foi devolvido por decisão de instância superior.

Mas, ficou a imagem escarrada da degradação do “jornalismo” brasileiro, à qual a IstoÉ agora acrescenta mais uma pá.

Leia também:

Ricardo Maranhão: Política de preços da Petrobrás coloca os EUA em primeiro lugar

Livro do Luiz Carlos Azenha
O lado sujo do futebol

Tudo o que a Globo escondeu de você sobre o futebol brasileiro durante meio século!

A Trama de Propinas, Negociatas e Traições que Abalou o Esporte Mais Popular do Mundo.

Por Luiz Carlos Azenha, Amaury Ribeiro Jr., Leandro Cipoloni e Tony Chastinet



10 comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do VIOMUNDO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie. Leia o nosso termo de uso.

JULIO CEZAR DE OLIVEIRA

12 de fevereiro de 2018 às 11h10

TIRANDO RETRATO DESTA LATRINA,ISTO É,ESTA TIRANDO RETRATO DE SI PRÓPRIA,JÁ QUE UM VERDADEIRO ESGOTO A CÉU ABERTO.

Responder

Josefino barbacena

11 de fevereiro de 2018 às 11h25

Os petistas sempre querem saber onde vai ser a próxima cag… do Lula!!!

Responder

    leonardo-pe

    11 de fevereiro de 2018 às 17h07

    se fosse só os petistas, tudo certo. mas pelo visto são todos mesmo. pena que nossa sociedade indo atrás dessa imprensa quer a prisão do Lula. não é só o judiciário. triste brasil. e viva o carnaval! fizeram esse país parar por 4 dias da qual SÓ A IMPRENSA GANHA DINHEIRO.

    joao francisco da silva

    11 de fevereiro de 2018 às 19h31

    Já entendi…..vc votou no aécio, acredita na lava jato, vai votar no bolsonaro e não sai da frente do Wiliam Bonner!!! fantoche dos EUA.

lauro bezerra

10 de fevereiro de 2018 às 21h19

Ex Presidente Janio da Silva Quadros o presidente de mas prestigio e poder com seus “BILHETINHOS’ o que iria “VARRER A BANDALHEIRA” as 10 horas da manha em Brasilia era Presidente da Republica Federativa do Brasil.As 5 horas da tarde do mesmo dia foi deportado num navio de carga para a Inglaterra.Neste terrivel dia a selecao Brasileira jogava com Pele.Este eo character do povo “BABACA” da Republica das Bananas.O ex Presidente Lula vai em “CANA”e o cordao da “BOLA PRETA PASSA”.Como diria a saudosa Aracy de Almeida”TAMO CONVERSADO”

Responder

lulipe

10 de fevereiro de 2018 às 16h21

Não podia perder o trocadilho, mas que o lula tá se cagando de medo, isso tá….

Responder

    leonardo-pe

    11 de fevereiro de 2018 às 17h03

    engraçadinho. vai pra hebe seu idiota. você só sabe falar besteita aqui. típico defensor do PSDB-SP, do MBL. cara babaca esse lulipe.

Tarsila

10 de fevereiro de 2018 às 12h33

Germano Oliveira, Rudolfo Lago, Ary Filgueira, Augusto Nunes, Nêumane, Carlos Brickmann, registrado…Exemplos de vergonha do jornalismo. Só sobra a IstoÉLixo para conter a fedentina que exalam.

Responder

Joao Maria

10 de fevereiro de 2018 às 12h10

Gazeta do Povo de Curitiba, acabou com a edição diaria. Agora so semanal. Diario de Maringa, com salarios atrasados. Aos poucos a velha midia vai morrendo.

Responder

Cuca

10 de fevereiro de 2018 às 06h04

Nesta ferrari dirigida e povoada por mutantes acéfalos, que é o brazil, já não há mais o fundo do buraco. O país virou o próprio buraco negro que se autodesintegrará pelos seus próprios parasitas, o capital, os governantes e os governados.

Responder

Deixe uma resposta

Apoie o VIOMUNDO - Crowdfunding
Loja
Compre aqui
O lado sujo do futebol

Tudo o que a Globo escondeu de você sobre o futebol brasileiro durante meio século!