Dentro e fora do alçapão

Tempo de leitura: 2 min

por Luiz Carlos Azenha

Um colunista da Folha diz hoje que “houve duas relações entre o Brasil e os Estados Unidos durante os oito anos de poder de Lula no Palácio do Planalto. Em público, paulada nos norte-americanos. Em privado, afago nos irmãos do norte”.

Ele se baseia em vazamentos do WikiLeaks. Em primeiro lugar, é preciso destacar que os vazamentos estão longe de refletir toda a comunicação entre Brasil e Estados Unidos no período. Tratam, tão somente, da visão de diplomatas americanos baseados no Brasil. E os encontros entre líderes? E as conferências internacionais?

Para além do erro de tomar a parte pelo todo, o colunista simplesmente desconhece os fatos que marcaram a relação entre Brasil e Estados Unidos.

No governo Lula o Brasil ajudou a enterrar a Área de Livre Comércio das Américas (ALCA), desacoplou a economia brasileira da dos Estados Unidos (ao pagar o Fundo Monetário Internaci0nal e expandir o relacionamento comercial para muito além de Washington), ajudou a sustentar Hugo Chávez na Venezuela (uma política, diga-se, que veio de FHC) e Evo Morales na Bolívia (país no qual o embaixador americano tentou jogar um papel decisivo), ajudou a criar a Unasul e o IBAS e jogou fortemente num multilateralismo que era abominado em Washington durante o governo Bush Jr.

Será que todos estes fatos não se sobrepõem claramente aos telegramas enviados por diplomatas americanos estacionados no Brasil?

Os fatos deixam claro que o Brasil apostou numa política externa mais soberana e independente em relação aos Estados Unidos, sem deixar de reconhecer a importância política, econômica, diplomática e comercial de Washington. Simples assim.

Por que Lula haveria de atacar os Estados Unidos em encontros privados? Qual seria a lógica de fazer isso?

O PIG, como se sabe, dispensa a lógica. E é tão repetitivo que me faz lembrar aquele hino: PIG, sempre PIG, dentro e fora do alçapão.


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

correspondente do império do Ricardo

gostei da parte que cita o hino(nao o oficial e sim a tradiconal musica criada após o hino) do santos.

sabia que ja cobriu automobilismo, formula indy mas nao sabia que gostava de futebol tb

Geysa Guimarães

Essa é o que se chama de "análise acurada", baseada em fatos e não em trololós de diplomatas que precisam mostrar serviço.
Beleza, Azenha. Você foi fundo, não é um analista epidérmico.

Jairo_Beraldo

Quero aproveitar a deixa do ilustre comandante do blog em "plagiar" coisas do futebol, e "parabenizar" os patrícios de Pablo Escobar, Juan Carlos Ramirez Abadía, Ramón Manoel Yepes Penagos, Mono Jojoy, dentre outros, o trio de árbitros colombiano capitaneado por Óscar Julián Ruiz Acosta, por ter expropriado o Goiás E.C. em Avellaneda, mais precisamente no estádio Libertadores da América em operação do mesmo nome. A Colombia, é conhecida mundialmente por ser o maior produtor de drogas de toda espécie.

O_Brasileiro

Acho que os iraquianos ficaram muito felizes com a "retirada" das tropas americanas!
O resto do mundo e que ficou preocupado!
Agora, ha tropas sobrando para invadir outro pais. E logo, logo tambem terao o dinheiro necessario.
Derruba um governo "anti-americano" aqui, um outro ali, e assim vao conseguindo tudo o que querem. Com crise ou sem ela… Nao se muda a natureza das pessoas tao facilmente.

edv

Uma conclusão que está se constituindo óbvia é que estes colonistas do PIG não primam pela inteligência, já que formam sua vida profissional defendendo interesses externos aos do seu próprio país.
Talvez mera esperteza barata.
Acabam caracterizados apenas pela sua serviência, muitas vezes truculenta e poucas vezes inteligente.
Mas são muito ativos e bem suportados, portanto sempre perigosos e tipicamente nefastos.

Polengo

Pau que nasce torto, não tem jeito…

Dentro e fora do alçapão « Blog do EASON

[…] Blog Vi O Mundo – por Luiz Carlos Azenha […]

trombeta

Caro Azenha, um exemplo da confusão mental que o PIG faz na cabeça das pessoas, sobre o tema Brasil reconhece estado palestino com fronteiras de 1967. Ao que me consta o Brasil e outros países já haviam reconhecido o estado palestino faz muito tempo, a novidade é que, agora, o reconhecimento acontece com uma novidade e adendo "com as fronteiras de 1967".

Ou seja, antes da guerra que avançou o domínio de Israel sobre territórios palestinos.

Talvez nem o PIG saiba o que está noticiando.

Gilmar Bueno

Carmem Silva,eu entendo muito bem o seu desconforto/político/ mental em relação à esses vendilhões do templo.Mas é simples de entender o porque desse pessoal (brazucas),serem mais americanos que talvez muitos yankees possam ser…É uma questão de bussines…Entendeu???É a grana santa do mês que é paga pelo Tio Sam…90% da tal propaganda/midiática é bancada pelas multis.Simples,né!!!
E nem focar no tal mercado financeiro que é pra não dizer que falei das flôres!!!

Jairo_Beraldo

Como que contestando o que sempre falam da política externa do Brasil, a Folha publicou uma interminável sequência de telegramas vazados pelo Wikiliaks.Nota-se pelo conteúdo destes e-mails, que os EUA não acham que o Brasil é o que a mídia insiste em fazer parecer. Nem tampouco, que é necessário ter uma política subersivente como pregam estes neoliberais ultrapassados.

Aracy_

A visão turva do colunista do PIG sobre a posição do Brasil em relação aos EUA é compreensível. Afinal, a Folha esmera-se para conservar um plantel de "formadores de opinião" no padrão Rubens Ricupero, aquele que admitiu não ter escrúpulos.

denis dias ferreira

Ô loco meu, pegar a música hino do meu glorioso time e botar a letra do PIG! Você conspurcou a singular e espetacular história do meu Santos!

carmen silvia

As vezes me imponho uma tortura e assisto a debates na golobo news.O tema de domingo foi esse vazamento,vejam a composição do grupo;entrevistador William Waack, Paulo Sotero do Instituto Woodrow Wilson,e dois outros da USP que não me lembro o nome,sendo que um deles era do Instituto Fernando Henrique Cardoso.As vezes me parecia que eu estava nos EUA assistindo a um debate com americanos,tal era a defesa que o grupo fazia do interesses de Washington.
A psicologia desses caras é incompreensível,não quero colocar aqui as questões objetivas que levam a esse alinhamento automático como grana,previlégios,algum tipo de poder que não sei bem qual seja,mas gostaría de entender em profundidade o que transforma as pessoas nesses ventríloquos, que como tal defendem a exaustão os interesses de outro povo,outro país.Creio que essa prática está se transformando em algo doentio e absolutamente incompreensível para os meus parcos entendimentos sobre o funcionamento da mente humana.

    Coralina

    Carmen, não é que a "psicologia desses caras é incompreensível", assim como tem lógica, sim, Azenha, a honraria eterna (e defesa) ao império opressor: pelo menos em alguma medida, creio que isto se refere(Foucault explica) à subalternidade – tão antiga, tão enraizada na subjetividade (por gerações) que o rei NÃO PODE deixar de ser rei. O mundo fica incompreensível.
    É absurdo? É. Mas é uma visão de mundo. É a mesma daquele comentarista da rbs: "agora qualquer miserável tem carro". A lógica, de ambos, é a fixidez da hierarquia.

ebrantino

Tem razão, Azenha, que preguiça. 1. Desmontar os impropérios do Pig; 2. Desmontar as tolices dos tucanófilos inocentes – aos que não sabem o que fazem há que perdoar; 3. advertir aos que de tanto tentarem ir à esquerda, sem saber voltaram à direita, dos perigos de sua situação. Tudo isto é muito, ainda mais que há o perigo de chover no molhado, pois a aprovação do "cara" é de cerca de 95%. Será que paga a pena gastar tanto esforço para corrigir 5%? Enfim, dever ser isto que se chama de caridade cristâ. Até amanhã.

easonnascimento

Quanto aos vazamentos, é perfeitamente natural que se faça críticas em OFF que não se possa fazer em ONLINE. Qualquer um entende isso. No caso do Jobim a coisa é diferente. O ministro fala mal de companheiro do próprio governo e para o embaixador americano. Não podia.
http://easonfn.wordpress.com

Fernando

Eu quero que vaze informações sobre a relação entre a Casa Branca e a Globo.

    edv

    Casa Branca seria muita areia pro caminhãzinho deles….
    No máximo, "entidades" de dep. de estado.

Jorge

Azenha, meu amigo.

"Simples assim, concordo; o problema é que do outro lado está a FSP e aí, lá, eles preferem a lógica dos jornalistas com perfis do tipo "Lambedor de Botas", "Brown Nose", etc. etc…"

O pior em ter que ficar lendo comentários jornalísticos neste país é saber que não mais teremos bons jornais para ler; eu particularmente, sempre gostei de ler jornais na moda antiga, (meus 60 e poucos anos…) sentado em um sofá. Hoje, resignado, vejo que se a idade ainda permitir, terei de acostumar-me a i-Pad's e coisas do tipo e assim acessar meus blogs preferidos nacionais e jornais eletrônicos, não os daqui é claro.

Abraços

augustinho

apesar desta visão do cetico, opino que nao ha contradiçao entre o que diz azenha e uma qualificaçao das relaçoes dos Eua com terceiros paises vis a vis wikileaks.
No caso do brasil, uma pequena volta historica do periodo diz que evidentemente a relaçao mudou, evoluiu em outros canais, interesses nacionais e foruns pelo conjunto da açao diplomatica, comercial e politica. E supreendeu muita gente e a grande midia internacional cansou de registrar isso. Como disse o Independent
o pais provou estar sendo o primeiro, repito, primeiro contrapeso real no Ocidente ao poder externo dos Eua.
No caso dos Eua com terceiros, entao depende caso a caso se um ou varios leaks do wikileaks confirmam ou se DESVIAM da politica de sempre norte-americana, a qual por motivos obvios é bem mais estudada e conhecida. Mas varios que foram revelados a confirmam, et pour cause desmentindo o bla blabla diplomatico-midiatico do pessoal ao norte do Rio Grande.

Roberto Locatelli

Realmente, é impressionante como os colunistas do PIG se fingem de burros (ou são mesmo) e falam para leitores que precisam ser extremamente desinformados para acreditar nas bobagens que lêem/ouvem/assistem nessa mídia emburrecedora.

Fabio_Passos

mídia burguesa: A maquininha de adestrar classe média.

    yacov

    A máquina de criar LOUCOS!!!

    “O BRASIL PARA TODOS não passa na gLOBO – O que passa na glOBo é um braZil para TOLOS"

Fabio

Comentário perfeito, na mosca! Inclusive no "plágio" do hino do glorioso alvinegro praiano! Saudações, Azenha!

Gustavo Pamplona

"Ele se baseia em vazamentos do WikiLeaks. Em primeiro lugar, é preciso destacar que os vazamentos estão longe de refletir toda a comunicação entre Brasil e Estados Unidos no período. "

Bom… já que não refletem toda a comunicação e analisando sua lógica eu te pergunto:

Então quer dizer que você acha que o Mr. John Bin (*) não deveria ser demitido?

(*) The next Minister of Defense of the United States or should I call him Secretary of Defense as in U.S. they don't have ministers

    Lucas Cardoso

    Em teoria é possível que Mr. Jobim, Secretário de Defesa do Brazil, seja menos subserviente em OFF. Mas todas as ações que tomou no cargo contradizem essa idéia.

cassiov

impressionante como atacam o pig mas ñ deixam de falar dele um instante sequer.
desde q abandonei o jornalismo (há uns 10 anos), não dou lhufas ao q diz a "gde" imprensa.
mas não tem jeito. vou pros blog e o q vejo? pig daqui, pig de lá.
produção própria dos blogs? quase nada – a não ser repercutir o pig.
então: é pig, é pig, é pig é pig é pig, rá tim, bum……

André LB

Hehehe… Azenha, ainda com a cabeça no futebol??? Fique sabendo que este são-paulino torce pelo sucesso do seu peixe na Libertadores-2011 – e fica feliz com sua decisão de aparecer mais em seu próprio site. Um abraço.

Celia Lopes

Pô Azenha. Tá querendo muito do jornal que publica SPAM como se fosse notícia bomba.

alexandre

Aceite a solidariedade quase anônima destas colunasdos jornais ordiários, sem graça, sem um mínimo de complexidade, sem tesão mesmo! Não fazem a menor questão de qualquer fricção mental, qualquer faísca de contraditório é melhor esperar roncando.Como eco de pensamento conservador parecem peças de humor sem riso, se é que isto é possível…Que difícil! perdoe-me mas estou com o ….na lua de tanta falta de punch nesta imprensa!

    yacov

    Crie seu BLOG e mostre seu PUNCH!!!

    “O BRASIL PARA TODOS não passa na gLOBO – O que passa na glOBo é um braZil para TOLOS"

FrancoAtirador

.
Os telegramas dos diplomatas norte-americanos serviram para escancarar principalmente duas coisas:

1) Que os EUA tratam todos os demais países como seus subalternos. O que já se sabia, só não se podia peremptoriamente afirmar.

2) Que, em relação ao Brasil, existem 'traírões' exercendo altos cargos públicos, inclusive no primeiro escalão do governo federal.
.

Cético de plantão

"Ele se baseia em vazamentos do WikiLeaks. Em primeiro lugar, é preciso destacar que os vazamentos estão longe de refletir toda a comunicação entre Brasil e Estados Unidos no período. "

Entendi, não servem no caso do Brasil, mas serviram aqui mesmo para qualificar as relações dos EUA com outros países citados nos vazamentos sem avaliar todo o período, como se quer no caso brasileiro. Muito lógico e coerente.

    Jorge

    Na verdade e conforme a própria análise do Assange em um de seus posts/entrevistas, o que estes cables estão mostrando de real são os meios de agir da diplomacia americana; o que eles desejam todos no mundo já sabem.

    Julio Silveira

    Não 'só os meios de agir da diplomacia americana, também a diplomacia capacho em todo o Globo, aqui também temos nossos lulus que gostam de afago do "grande lider" porem não nos enganemos dentro deste governo que ajudamos a manter, também sem encontram submersos, mas já visiveis, torpedos americanos preparados para torpedear nossos interesses.

    Leider_Lincoln

    E muito inteligente também! Quanto terminar a quarta série, volta, para discutirmos, que tal? Eu adoro estes trols que saem correndo para serem os primeiros a comentar e tentarem pautar a discussão. Boa estratégia… Funcionou aonde e para que mesmo? Ah me lembrei: em lugar nenhum e para nada!

    Cetico de Plantao

    Oh, mereci um ataque do intelequituau do sertao. Que bonitinho.

Deixe seu comentário

Leia também