Barack Obama, na infância, passou alguns anos morando com a mãe e o padrasto na Indonésia. A Indonésia é um país majoritariamente muçulmano. De onde se tira que Barack Obama estudou em uma madrassa, uma escola religiosa muçulmana. Falso, era uma escola secular, mas até hoje milhões de americanos acreditam que Obama é muçulmano.
Como este e outros boatos se espalharam nos Estados Unidos, especialmente durante a campanha presidencial de 2008?
1. Corrente de e-mail ou blog anônimo;
2. Neste último caso, link pronto para disseminação;
3. Link plantado em comentários de blogs e, inadvertidamente, disseminado pelos próprios democratas que se sentiram ultrajados com “os golpes da direita” (mal sabiam que estavam sendo usados); o replicar de e-mails com nomes de gente conhecida na caixa de destinatários acresce “credibilidade” ao teor das mensagens, por associação;
4. Depois de um tempo, a “notícia” foi parar na revista Insight e dali pulou para a Fox News.
Mais tarde foi desmentida pela rede CNN.
Em The New Right-Wing Smear Machine, o repórter Christopher Hayes fez, na revista The Nation, um raio-xis da máquina de moer carne republicana, que nunca deixou de funcionar e deve estar pronta para atacar em 2012.
Detalhe: quase sempre é possível chegar à origem dos boatos, mas politicamente isso sempre acontece quando já é tarde.
Apoie o jornalismo independente
Se algum leitor que souber inglês quiser traduzir o texto, aceito a ajuda.
PS: O texto será traduzido pela nossa queridíssima Caia Fittipaldi.
PS2: O homem que espalhou o boato de que Obama era muçulmano voltou atrás e agora espalha que Obama não é filho do pai dele, mas de um jornalista de esquerda que vivia no Havaí quando o pai dele, Obama, tinha voltado para o Quênia. Essa é impossível de desmentir. Se desmentir, Obama acaba propagando o boato que não tem como desprovar.
Abaixo, um vídeo que já teve mais de 3 milhões de views no You Tube diz que Obama admite ser muçulmano, baseando-se em trechos de discursos editados do atual presidente dos Estados Unidos:
Comentários
Luca K
É verdade q muitas mentiras foram ditas sobre Obama pelos republicanos. Entretanto, é bom lembrar q na prática não há quase diferença entre os republicanos e os democratas. É tudo em grande medida a mesma coisa. Somente tolos podem ainda acreditar no sr.Obama. Disse isso no blog do sr.Mino Carta qdo ele ainda tinha um. A política externa militarista/imperialista é a mesma quer seja Obama na casa branca ou um republicano qualquer. Internamente Obama tb não perdeu tempo em salvar com dinheiro público os pescoços dos canalhas mais responsáveis pela crise economica americana. No fundo, a não ser q a política americana mude estruturalmente, pouco importa quem senta na casa branca pois quem manda mesmo são os poderosos grupos de interesses q contribuem pesadamente com grana para os 2 partidos. Quero lamentar q até a Carta Capital desperdiça o tempo das pessoas com a péssima materia traduzida da The Economist, carta 612,(O imperio vacila). Materiazinha de quinta q de várias formas tenta justificar as agressões estadunidenses e baba o ovo do Obama. O ótimo Antonio Costa da própria Carta teria feito uma matéria muito melhor sobre o tema.
Cícero
Sim, Luca, mas NADA justifica a calúnia, a injúria e difamação NADA pode legitimar acusações infundadas. Quem acusa tem, obrigação de provar. Você gostaria de ser chamado de ladrão sem existerem provas concretas contra você? Tenho certeza que não, porque isso ofenderia a sua dignidade. E o que se aqui é justamente isso: as ofensas criminosas à honra e à imagem da candidata DILMA ROUSSEFF pela revista Neja e pela Folha de São Paulo.
A Constituição Federal, no seu art, 5º, inc. X, estabelece que: "são invioláveis a intimidade, a vida privada, a honra e a imagem das pessoas, assegurado o direito a indenização pelo dano material ou moral decorrente de sua violação"
É isso que estamos debatendo aqui.
Luca K
De onde vc tirou q sou a favor das calúnias e dos factóides produzidos diariamente pela mídia nativa?? Certamente não foi do meu post. Relaxa irmão. Agora, tem uma coisa; noto q no blog do Azenha a maioria das opiniões é bem parcial, como diria o Sr.Carta, escritas com o fígado. Como eleitor q votou em Lula 2 vezes e q votará em Dilma, me permito a óbvia observação de q corrupção, tráfico de influência,etc, são comuns no mapa político brasileiro independente de partido político. Leiam a matéria da Carta Capital sobre o caso Erenice. Eh um bom exemplo. Com relação a DilmaXSerra, voto Dilma pq ela é o menor dos males. Ambas as siglas possuem muitas similaridades, como as politicas de livre comércio impelidas pelas exportaçoes de agro-minerais, apoio entre as elites empresariais e financeiras, etc. Mas Serra seria a pior escolha e um retrocesso.
M Peres
A vitória acachapante de Obama só prova que o poder de manipulação da mídia é uma ilusão. A situação do Brasil supera qualquer tentativa de manipulação, assim, como a situação americana superou todas as tentativas contra Obama. Lá como aqui, acusaram o senador de viciado, terrorista, radical, comunista (lá isso é uma desonra) e negro.
Aqui como lá, esses argumentos forma usados por um grupo desesperado que conseguiu destruir uma nação (lembrem-se: a Buweiser e o Bruguer King pertencem a 3 brasileiros) e foi defenestrado pelo povo. A única diferença é que aqui este grupo fez o serviço entre 1998 e 2002 e quer voltar para concluir aquilo que não conseguiu.
Jorge Lucas
Chega de verdades sobre o PT, agora quero as mentiras sobre o PSDB. TODAS, sem rodeio.
francisco.latorre
oposição golpista. é franquia. o original é amerikano.
franquia de golpe midiático madeinusa.
ned-cia na parada.
..
e tem quem vote. em candidato entreguista. golpista. amerikanista.
..
Carlos G P Lenz
Se a Dilma ganhar no primeiro turno, teremos o segundo até a posse dia 01/Jan/2011. Dai em diante será o terceiro turno…
Se tivemos segundo turno e a Dilma ganhar, o terceiro turno será até a posse e daí em diante o quarto turno.
O que o povo tem que entender é que a midia e a oposição rastaquera, NÃO tem outra opção. Perdido por um, perdido por mil. Quem compra imprensa marrom (pig – veja, globo, fsp, estadão, etc), é parte dos 4 % que odeia o Lula e o PT.
O resto da receita vem das ¨assinaturas¨ dos governos estaduais e municipais…
As tvs do pig, vivem de outras receitas e se mantém razoavelmente, portanto podem continuar atirando sempre.
Para conter este descalabro criminoso somente uma ¨LEY DE MEDIOS¨ urgentemente !
sds
duarte
Para sorte do Obama ele tinha a CNN para poder defendê-lo, ao contrário da Dilma que naõ tv para lhe dar suporte.
Jo Rolex
Este é um mistério incompreensível, pois o que impede, por exemplo, a Record, ao menos dar o mesmo tratamento jornalístico às matérias de suma importância publicadas na Carta Capital ao invés de fazer coro com os demais órgãos do PIG, como as denúncias rasteiras da Óia e da Falha de São Paulo?
Esta omissão da Record é ou não intrigante?
ANNA
Abusos dos " Rigottos" no RGS
http://www.jornalorebate.com.br/site/pais/5926-co…
Luiz Clete
Por um pedido do meu pai, que tem 73 anos, foi leva-lo ao santuario do Divino pai eterno em Trindade-GO.
Na missa das 15hs, o padre, que não me recordo o nome, em sua homilia, que estava mais
para discurso politico, e usando uma passagem biblica, falou sobre a corrupção no governo, disse
que tem candidato que quer a MORTE e não a vida, que os filhos das trevas são mais espertos que os filhos da luz e
que depois de eleito, os eleitores não poderia mais reclamar. Ao final, o padre tucanista eletizado, em tom de suplica, recomendou aos fieis prudência ao decidirem seus votos.
Me lembrei de imediato da pobre falação da pobre mulher do pobre zé pedagio: a Dilma mata criançinha.
Vai ser dureza esses últimos 12 dias de campanha.
PS: essas missas são transmitidas pela Rede Vida.
Tilda
não recebo esse tipo de e-mail. aliás, não recebo nada de spam. mas minha mãe recebe o tempo todo. são as coisas mais absurdas. passei uma tarde desmentindo, por ela, com fatos alguns deles. mas ninguém vence. a enxurrada que devolvem é muito maior.
Jorge Pimentel
Mas minha gente, eu estou tão preocupado se o Obama é muçulmano ou seja lá o que for que acho que hoje à noite nem vou dormir!!!!!!!
Klaus
Que desespero o do Serra, inventar todas estas mentiras sobre a Erenice e o filho.
Jairo_Beraldo
Klaus, já tem factóide novo na praça.
Klaus
Espero q tenha entendido a ironia. Mas diz aí, houve corrupção ou não na Casa Civil?
Jairo_Beraldo
Eu seria incoerente se dizer que teve ou não…além de não estar lá, a "testemunha" é duvidosa!
GeorgeLuckas
a velha imprensa não é uma espécie endêmica brasileira…
até nos EUA ele faz o terrorismo midiático…
mas, até um tempo atrás eu defenderia o obama…ele me decepcionou…
veremos como ele se sai depois das eleições legislativas…se os democratas ganharem…
esta será sua última chance…
Weiland
os Republicanos vao afundar o mundo… é o que restou do medievalismo europeu Conservador em pleno Estados Unidos. Lamentavel!!!
Ananda
Assisti hoje o documentário "Capitalismo: uma história de amor", do Michael Moore, que mostra bem a atuação do Partido Republicano via mídia na demonização do Obama. Lá como cá, o povo não engoliu.
Falando em máquina de moer pré-eleitoral, não é hora de começarmos a divulgar quais os possíveis escândalos golpistas a TV poderá fazer dois dias antes das eleições?
Elke di Barros
Eu gostaria imensamente de saber o tamanho da gaveta que foi colocado os 200 mil reais. Por favor, já nem consigo dormir tamanha preocupação. Obrigada,
Danilo
E foi num envelope. Pena que sou quebrado, se tivesse dinheiro ia tentar descobrir o tamanho desse envelope.
Roberval Amador
A gaveta foi construida de encomenda pela Revista Veja. Interessante como a mentira tem pernas curtas. No dizer da Veja ele chegou cedo para trabalhar e deu de cara com 200 mil. Uau ! O que mais me espanta é que a Cara de Pau da Revista nem tem cuidado de observar os detalhes, Nada bate!
Jairo_Beraldo
Segundo especialistas, seria do tamanho de uma caixa d'água de amianto para 250 L de água. Gaveta de escrivaninha comum, destas que se compram nas Casas Bahia.
Jotaroberto
Depois esse pessoal ainda fala mal do Tiririca
Cícero
Se Obama é ou não muçulmano, eu não sei.; mas que foi implacavelmente perseguido pela Fox News, isso sim, isso o mundo inteiro viu. Uma perseguição ferrenha, sórdida, terrível, 24 horas por dia, durante toda campanha, a FOX tentou destruí-lo, massacrá-lo, eliminá-lo, mas ao final, ele venceu, foi eleito presidente dos EUA, Após sua posse, a Fox tentou várias vezes entrevistá-lo, mas ele nunca mais concedeu entrevista nem à Fox e nem a outros setores da mída americana que tentaram, a todol custo, destruí-lo.
Como já lembrado aqui pela Vania Costa, espero que a DILMA, faça o mesmo em relação à bancada do Jornal Nacional e jamis conceda qualquer entrevista àquele casalzinho mal-educado, soberbo, insolente e nojento do Jornal Nacional.
Roberval Amador
E nem a maioria desta Mídia indecente!
SérgioFerraz
Acho que não é tão complicado chegar até aos fabricantes dos “escândalos” e “dossiês” que alimentam a mídia do esgoto, é só a PF investigar fundo para descobrir quem são os “fornecedores” da Editora Abril (Veja) e do suposto jornal Folha de S Paulo.
daniel
Como diriam os amigos argentinos: brasileiro copia tudo dos americanos! Impressionante como a mídia não tem a menor criatividade. Mas os americanos pelo menos tem a vantagem de possuir uma parte da elite "pensante": http://www.michaelmoore.com/words/mike-in-the-new…
E o Michael ainda joga na cara dos 'teaparty' o passado de grandes figuras republicanas para mostrar a insanidade que o partido rebulicano se tornou:
http://www.michaelmoore.com/words/mike-friends-bl…
Falta agora uma grande personalidade brasileira copiar "macaquitamente" o exemplo de Wood e mostrar ao Brasil o "manicômico" que o PSDB se tornou.
Marcio H Silva
Lá como cá os há os PIGs. Aquele país é dominado por uma minoria que até certo ponto é pior do que aqui.
A imprensa é censurada por ideologismo, diferentemente da nossa.
Os Brasileiros também tem uma parte da elite pensante. Só que esta elite pensante não detém o controle da mídia tradicional. Mas para isto temos os blogueiros e a internet para formar opinião em nossa nação.
Após a internet, que está crescendo, este país nunca mais será o mesmo.
Paulo Kautscher
E quanto ser possivelmente AGENTE DA CIA?
A biografia oculta dos Obama: Uma família ao serviço da CIA (II)
por Wayne Madsen
Na segunda parte de sua pesquisa, Wayne Madsen foca a mãe e o padrasto de Barack Obama. Ele segue seus passos como recursos da CIA desde a Universidade do Havaí, centro de alguns dos mais obscuros projetos da CIA, até suas atividades na Indonésia, onde se desdobrava um vasto massacre anticomunista patrocinado pelos EUA, que marcou o início da globalização na Ásia e no resto do mundo. Ao contrário da dinastia Bush, Barack Obama escondeu astutamente suas próprias conexões com a Agência e, em particular, as de seus ascendentes, até agora. Madsen conclui com uma pergunta: Será Barack Obama um "Manchurian Candidate"? [1]
Na Parte I deste relatório especial , revelamos as conexões entre Barack Obama Sênior e o projeto Ponte Aérea da África vinculado à CIA, com o objetivo de conferir graduação universitária e obter influência sobre um grupo de 280 estudantes da África do Sul e de nações da África Oriental na iminência de independência, de modo a se contraporem a programas similares desenvolvidos pela União Soviética e pela China. Barack Obama Sr foi o primeiro estudante africano a freqüentar a Universidade do Havaí. Obama Sr. e a mãe de Obama, Stanley Ann Dunham, conheceram-se numa aula de russo em 1959 e casaram-se em 1961.
O programa da Ponte Aérea Africana foi administrado pelo líder nacionalista queniano, mentor e amigo de Obama Sr da mesma tribo, os Luo. De acordo com os documentos da CIA descritos na Parte I, Mboya também atuou para a CIA na garantia de que nacionalistas africanos pró-soviéticos e pró-chineses tivessem obstruídas suas tentativas de dominar os movimentos políticos nacionalistas pan-africanos, estudantis e trabalhistas.
Paulo Kautscher
Ooops, faltou o link.
http://resistir.info/eua/madsen_parte_2_p.html
Roberto Locatelli
Os republicanos chegaram a fazer telemarketing eletrônico – ligações telefônicas nas quais se houve uma gravação – dizendo que Obama era associado a terroristas. Os democratas utilizaram a internet para rebater a acusação, com humor. Em inglês, o telemarketing eletrônico é chamado de "robot call". Aí fizeram uma gozação:
[youtube Mg56KbtmARc http://www.youtube.com/watch?v=Mg56KbtmARc youtube]
Roberto Locatelli
corrigindo: se OUVE uma gravação.
Laura
Eu nem leio essa porcariada. Mas tem gente que lê. E muita gente que nem lê. Essa imbecilidade toda é …..primitiva demais. O que choca é uma "elite " cultural repetir os trejeitos e fals dados como "bem".É aí que a tucanalha conquista a classe média mais alta. É bem xingar o Lula, a Dilma. Essa estória de ser bem. É de uma ignorância crassa, assustadora. e vc vê nas universidades essa" persona necessária", espraiar-se. Já foi pior, mas continua.Isso tem que acabar, não é possível tanta imbecilidade!
Habib
Uma coisa que não entra na minha cachola é: Qual seria o problema se o homem fosse muçulmano?
E se fosse xintoísta, protestante, umbandista, ateu?
Se for capaz de separar religião do estado, não consigo ver o problema …
El Cid
Ele merece…
http://www.advivo.com.br/blog/luisnassif/lula-e-i…
Lula é indicado ao Nobel da Paz
Enviado por luisnassif, dom, 19/09/2010 – 16:48
Observação
Segundo o link, a nota é de 19 de setembro de 2003. Fica a correção.
Por Adriano S. Ribeiro
O presidente Luis Inácio Lula da Silva está entre os candidatos ao Prêmio Nobel da Paz, de acordo com a agência EFE. O norueguês Stein Tonnesson, diretor do Instituto Internacional para a Investigação da Paz, teria confirmado a indicação de Lula. A divulgação dos premiados será em outubro.
Em fevereiro, o jornal francês 'Le Monde' já havia antecipado a indicação de Lula, mas o Instituto Nobel, por tradição não divulga a lista oficial dos candidatos.
Nesta sexta-feira, o diretor do Instituto Nobel, Geir Lundestad, informou que há 165 personalidades e instituições propostas para o prêmio.
Stein Tonnesson afirmou ao 'Le Monde' em fevereiro que a vitória de um político sul-americano que luta contra as desigualdades sociais é muito provável. Principalmente se esse político for o presidente Luiz Inácio Lula da Silva..
A EFE informou que Tonnesson disse que Berge Furre, membro do Comitê Nobel da Paz, é um grande admirador do presidente brasileiro.
Marco
Aqui no Brasil ocorre coisa semelhante, em blogs progressistas sempre aparecem aqueles com links de blogs da extrema direita, denúncias mentirosas e factóides terríveis e etc e não percebem que fazendo isso estão disseminando o crime!!….
UM BOM AVISO A TODOS: SE QUER INTERROMPER ALGO QUE CONSIDERE ABSURDO SIMPLESMENTE IGNORE, DELETE E ESQUEÇA. NÃO PASSE PARA A FRENTE!!!
ZePovinho
Obama não tem nada de muçulmano.A mãe dele,Ann trabalhava para a CIA na Indonésia e o padrasto dele,Soetoro,trabalhava para Suharto,o cara que deu um golpe de Estado em Sukarno e foi o responsável(junto com a CIA) pela morte de 1 milhão de pessoas no processo.Tá aqui:
http://resistir.info/eua/madsen_20ago10_p.html
A biografia oculta dos Obama: Uma família ao serviço da CIA (I)
por Wayne Madsen [*]
O jornalista investigativo Wayne Madsen descobriu arquivos da CIA que documentam as conexões da agência com instituições e indivíduos que figuram com proeminência nas vidas de Barack Obama e sua mãe, pai, avó e padrasto. A primeira parte da sua reportagem destaca as conexões entre Barack Obama Senior e as operações patrocinadas pela CIA no Quênia para combater a ascensão da influência soviética e chinesa nos círculos estudantis, criando ao mesmo tempo condições que impedissem o surgimento de líderes africanos independentes.
"….Soetoro foi chamado à indonésia em 1965 para atuar como oficial sênior do exército e assistir o general Suharto e a CIA na sangrenta derrubada do presidente Sukarno'.
http://resistir.info/eua/madsen_parte_2_p.html
Na segunda parte de sua pesquisa, Wayne Madsen foca a mãe e o padrasto de Barack Obama. Ele segue seus passos como recursos da CIA desde a Universidade do Havaí, centro de alguns dos mais obscuros projetos da CIA, até suas atividades na Indonésia, onde se desdobrava um vasto massacre anticomunista patrocinado pelos EUA, que marcou o início da globalização na Ásia e no resto do mundo. Ao contrário da dinastia Bush, Barack Obama escondeu astutamente suas próprias conexões com a Agência e, em particular, as de seus ascendentes, até agora. Madsen conclui com uma pergunta: Será Barack Obama um "Manchurian Candidate"?
Pérola
Os e-meils "sujos" nunca deixaram de circular. Nestes 8 anos sempre recebi, sendo que meu marido recebe mais do que eu, pq eu de vez em quando revido. Recebo de pessoas conhecidas ou parentes e sempre mando de volta mensagens positivas.
Agora, de pessoas estranhas, não recebi. Mas sei de várias pessoas que recebeu.
ruypenalva
Quantas Vezes Te Falei Leda (Ruy Penalva)
Quantas vezes te falei Leda
Ceda não é pano
Ledo engano
Desumano
Me fazer de besta
Olha tua testa
Enche tua cesta
Baixa tua crista
Risca tua sexta
Vê se não desleixa
Assim tu não deslancha
Ser te falta cancha
Barco não é prancha
Mancha não enfeixa
Queixa não descansa
Almoça tua ameixa
Amansa tua gueixa
Afia tua lança
Nem bala me alcança
Nem bola me balança
Escrever cansar me deixa
Jorge Nunes
A mesma técnica é usada pela campanha de Serra aqui. Mas esbarra na formação do público da internet brasileira. Em sua maioria os internautas brasileiros partem de um conhecimento histórico bem maior que o seu similar dos EUA. Em parte acho eu explica o fracasso da mídia tradicional em beneficiar Serra.
Os e-mails da internet contra Dilma, as piadas e os vídeos são tão grotescos que ao meu ver ultrapassam a aceitação da educação formal dos Brasileiros. Por serem muito exagerados criaram uma vacina que fizera até os internautas menos ligados a política a questionar a cobertura da campanha política pela mídia em geral.
Para mim o erro é a falta de entendimento da sociedade brasileira. Todos os estudos são levantados nos EUA e não no Brasil. Traçam o perfil do povo brasileiro no estadunidense. Esquecem que em maioria somos católicos, estatistas e somos desconfiados de nossos meios de comunicação (os protestantes brasileiros mais ainda, bem mais que os católicos).
Robson Porto
Jorge, a verdade é que até para espalhar boatos e fabricar crises, é necessário um mínimo de credibilidade. Com o caso Lunus, Serra acabou se dando bem; e subestimou o fato de que não havia boa vontade em relação aos Sarneys. Com os Aloprados, ele apelou para o benefício da dúvida; passou. Mas agora, após o caso da Receita, já com baixíssima credibilidade e um certo modus operandi manjado, emendado ao da Casa Civil, o que resta a Serra? Contar com a credibilidade da Veja, ou da Folha ou do Jornal nacional?
Complicada a vida do careca…
Exilado
Concordo. Historicamente, desconfiamos de nossas instituições, inclusive, JORNAIS. Mas nossa formação ainda é humanista(sabemos tudo do mundo…). Isso é uma poderosa vacina.
Glecio_Tavares
O problema todo é que muitos querem que seja verdade, voce mostra a inconsistencia dos factóides e as pessoas mudam de assunto, falam de bancoop, ou de Dirceu, e então desandam a falar sobre o PNDH 3 e voce percebe quanto preconceito ainda existe aqui em São Paulo entre pessoas que se acham esclarecidas.
Marcia Costa
O jogo sujo dos interesses das elites é igual em qualquer lugar do mundo onde reinem o egoísmo e a ganância.
Josnei Di Carlo
O preconceito cega de tal forma que mesmo a circulação de informação propiciada pela Internet não é capaz de dirimir o preconceito.
Melinho
Não sei, mas a impressão que eu tenho é que o boato desta semana da Veja não vai pegar. O Ministério da Saúde assumiu a total reponsabilidade pela compra do remédio para a gripe suína. Como é que fica essa história do suborno? A revista veja tenta nos tratar como imbecis. Como se fôssemos incapazes de um de elaborarmos um raciocínio elementar. Que estupidez.
Deixe seu comentário