Chico Alencar: PSOL explica a posição no segundo turno

Tempo de leitura: 3 min

do blog do deputado Chico Alencar

O documento abaixo é a nota oficial da Executiva Nacional do PSOL sobre a posição do partido no segundo turno das eleições presidenciais:

NENHUM VOTO A SERRA

O Partido Socialismo e Liberdade (PSOL) mereceu a confiança de mais de um milhão de brasileiros que votaram nas eleições de 2010. Nossa aguerrida militância foi decisiva ao defender nossas propostas para o país e sobre ela assentou-se um vitorioso resultado.

Nos sentimos honrados por termos tido Plínio de Arruda Sampaio e Hamilton Assis como candidatos à presidência da República e a vice, que de forma digna foram porta vozes de nosso projeto de transformações sociais para o Brasil. Comemoramos a eleição de três deputados federais (Ivan Valente/SP, Chico Alencar/RJ e Jean Wyllys/RJ), quatro deputados estaduais (Marcelo Freixo/RJ, Janira Rocha/RJ, Carlos Giannazi/SP e Edmilson Rodrigues/PA) e dois senadores (Randolfe Rodrigues/AP e Marinor Brito/PA). Lamentamos a não eleição de Heloísa Helena para o Senado em Alagoas e a não reeleição de nossa deputada federal Luciana Genro no Rio Grande do Sul, bem como do companheiro Raul Marcelo, atual deputado estadual do PSOL em São Paulo.

Em 2010 quis o povo novamente um segundo turno entre PSDB e PT. Nossa posição de independência não apoiando nenhuma das duas candidaturas está fundamentada no fato de que não há por parte destas nenhum compromisso com pontos programáticos defendidos pelo PSOL. Sendo assim, independentemente de quem seja o próximo governo, seremos oposição de esquerda e programática, defendendo a seguinte agenda: auditoria da dívida pública, mudança da política econômica, prioridade para saúde e educação, redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais, defesa do meio ambiente, contra a revisão do código florestal, defesa dos direitos humanos segundo os pressupostos do PNDH3, reforma agrária e urbana ecológica e ampla reforma política – fim do financiamento privado e em favor do financiamento público exclusivo, como forma de combater a corrupção na política.

No entanto, o PSOL se preocupa com a crescente pauta conservadora introduzida pela aliança PSDB-DEM, querendo reduzir o debate a temas religiosos e falsos moralismos, bloqueando assim os grandes temas de interesse do país. Por outro lado, esta pauta leva a candidatura de Dilma a assumir posição ainda mais conservadora, abrindo mão de pontos progressivos de seu programa de governo e reagindo dentro do campo de idéias conservadoras e não contra ele. Para o PSOL, a única forma de combatermos o retrocesso é nos mantermos firmes na defesa de bandeiras que elevem a consciência de nosso povo e o nível do debate político na sociedade brasileira.

As eleições de 2002, ao conferir vitória a Lula, traziam nas urnas um recado do povo em favor de mudanças profundas. Hoje é sabido que Lula não o honrou, não cumpriu suas promessas de campanha e governou para os banqueiros, em aliança com oligarquias reacionárias como Sarney, Collor e Renan Calheiros. Mas aquele sentimento popular por mudanças de 2002 era também o de rejeição às políticas neoliberais com suas conseqüentes privatizações, criminalização dos movimentos sociais – que continuou no governo Lula -, revogação de direitos trabalhistas e sociais.

Por isso, o PSOL reafirma seu compromisso com as reivindicações dos movimentos sociais e as necessidades do povo brasileiro. Somos um partido independente e faremos oposição programática a quem quer que vença. Neste segundo turno, mantemos firme a oposição frontal à candidatura Serra, declarando unitariamente “NENHUM VOTO EM SERRA”, por considerarmos que ele representa o retrocesso a uma ofensiva neoliberal, de direita e conservadora no País. Ao mesmo tempo, não aderimos à campanha Dilma, que se recusou sistematicamente ao longo do primeiro turno a assumir os compromissos com as bandeiras defendidas pela candidatura do PSOL e manteve compromissos com os banqueiros e as políticas neoliberais. Diante do voto e na atual conjuntura, duas posições são reconhecidas pela Executiva Nacional de nosso partido como opções legítimas existentes em nossa militância: voto crítico em Dilma e voto nulo/branco.  O mais importante, portanto, é nos prepararmos para as lutas que virão no próximo período para defender os direitos dos trabalhadores e do povo oprimido do nosso País.

Executiva Nacional do PSOL – 15 de outubro de 2010.


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

ricardo nery

È preciso ter uma visão aberta, pois sabemos que algumas das propostas defendidas por dilma, ja fizeram parte do imaginario dos que hoje fazem parte do psol, afinal muitos deles sairam do pt para formarem este partido, eu como petista por exemplo votei no candidadto do psol para o senado aqui no es, por entender que ele se aproximava mais de meus ideais,é burrice achar que se a tucanada voltar o pais vai continuar como esta, acredito eu, que os ideais do pt são mais proximos do psol do os dos tucanos. oposição por oposição não contribui nada com a nação, ainda mais quando esta opsição é feita em conjunto com os interesses dos tucanos.

joão

Atitude infantil e em que nada contribui para a esquerda finalmente assumir o poder no Brasil. Parece aquele garotinho que só joga se a bola for dele.

Iran

Esses militantes de manual me fazem rir. Será que esse pessoal que se diz de esquerda não sabe que as formulações que seguem foram formuladas num outro tempo, num outro contexto político e que, portanto, muitas delas são só passado?

João Paulo da Silva

Carissimos ,vejo essa posição da Marina Silva e do pessoal do PSOL, em não apoiar nenhum candidato no segundo turno, como uma atitude de covardes, políticos PILATOS, aqueles que lavam as mãos para o momento mais importante do pleito, ou seja, a celebração da plena democracia. Nós eleitores responsáveis que somos, não podemos perdoar este tipo de atitude.

    Rodrigo

    Apesar do partido não ter feito isto, os parlamentares do PSOL apoiaram Dilma.

paulo victor

Voto crítico !? É não querer dar o braço a torcer !! Dilma 13.

Decio Amadio

Prezados:
O Partido Socialismo e LIberdade -PSOL tem raízes no PT e com a Liberdade e Luta do movimento estudantil. Ótimo que haja tamanha possibilidade de expressão neste pais. Todos lutamos para isso, com várias cicratizes e sem ressarcimentos vergonhosos, como muitos fizeram. Entretando discordo totalmente dos rumos psolistas em relação ao "tapar o nariz", que signicaria votar na Dilma. Como não quero mais polemizar com antigos trotstkistas (da revolução permanente), contento-me ver o país avançar no que foi possível avançar e isso resultar em ganhos reais para quem mais necessitava. Tiveram problemas? Sim e muitos. Não adianta a "companheirada" do meu partido, o PT, se acomodar a cargos públicos e sindicais e aparelhar o partido. E com isso achar que está modificando alguma coisa do país.
Respeito os militantes do PSOL (exceto Heloisa Helena), mas creio que no próximo dia 31, não votar no PT e na Dilma representará voto na "santa" inquisição, e portanto, vergonhoso.

ana

Concordo com o voto crítico na Dilma e entendo a posição apresentada pelo PSOL considerando-a bem fundamentada e coerente perante seus eleitores.

Fábio

EM ALAGOAS NEM OS COMPANHEIROS DO PSOL DE HELOÍSA HELENA SUPORTAM MAIS ELA. JÁ OUVI DIZER QUE ELA ESTÁ CAVANDO A PRÓPRIA COVA, SE ENVENENANDO COM SEU PRÓPRIO VENENO! É UMA PENA, E PENSAR QUE EU JÁ FUI UM ADMIRADOR DELA, COMO PUDE ME ENGANAR TANTO?

josé

Muito bem PSOL, vamos juntos SERRA NÂO! e DILMA SIM!

Marcio

Ouvi uma frase nesta campanha: A história enterra os covardes. Psol e PV estão neste grupo. Chico Alencar ou Zé do Muro? A pior coisa para mim é um político não tomar posições. Quer dizer que vai votar em branco sempre no congresso? Acho que não se reelegeu por isso. Voltando à História, as grandes consquistas acontecem fazendo o possível a cada momento, não através de fatos espetaculares. O deputado vai por o chinelo e ficar vendo pessoas QUE SE POSICIONAM fazendo história. Boa aposentadoria.

    pablo

    companheiro, vc está mal informado. Chico Alencar teve uma votação expressiva aqui no RJ, sem precisar "SE POSICIONAR" em busca de milhões de reais para financiamento de campanha, que só se realizou pela vontade engajada de seus militantes. Associar Psol e Pv é muita miopia política, coisa para quem realmente merece o chinelo e a aposentadoria (p.s.: com ou sem fator previdenciário ? …melhor se entender com a Dilma e o Palocci)

    daniel

    Concordo, da última vez que tentaram um golpe de esquerda, o brasil levou um golpe de direita. Nesse boxe quem apanha sempre é o povo. Mudar o Brasil não vai acontecer da noite pro dia.

Renato

A Postura do PSOL é essa: "duas posições são reconhecidas pela Executiva Nacional de nosso partido como opções legítimas existentes em nossa militância: voto crítico em Dilma e voto nulo/branco."
Eles não vão voltar no Serra, em outras palavras, claro que o PSOL está apoiando a DIlma.

Alex

faltou ao PSOL maior ousadia e responsabilidade…se tem discordâncias com o Governo Lula, aceitável; agora, titubear na sua resolução política por causa de meia dúzia de esquerdistas que, inclusive, apoiaram o Zé Maria no 1° turno (ou a Marina, como fez a HH), é um tremendo vacilo. Em outros termos: a emenda ficou pior que o soneto!

Felix

Por alguns dias pensei em votar no Chico….Mas, algo me iluminou, uma estrela talvez, e votei no Molon. Se tivesse votado no Chico estaria arrependido. Mas não é pouco arrependido. É Muuuuuuito arrependido.
Esse não terá jamais meu voto. Quem fica em cima de muro é tucano.
Ou verde.
Talvez essas posições ambíguas tenham defenestrado Heloísa e Luciana.

    Julio Silveira

    Felix, a fim de estabelecer uma verdade, a Luciana Genro que voce deve estar se referindo, aqui no RGS, só não foi eleita por que em nosso país um candidato a parlamentar mesmo tendo votação expressiva pode perder a cadeira caso seu partido não faça coligações que lhe dêm densidade eleitoral. Foi o que aconteceu com a Luciana aqui no RS.
    Aqui candidatos com 300 votos podem ser eleitos como já foi o caso. A Luciana, podes pesquisar, teve mais de 300 mil votos, teve gente eleita com muito menor quantidade de votos.
    Digo isso apenas para estabelecer a verdade, sou eleitor de alguns dos candidatos do PT, inclusive da Dilma, mas não devemos tirar meritos de quem tem, e ela é uma lutadora.

João de Sales

Se acontecer outra tragédia (leia-se Serra),o Chico verá o que é compromisso com o trabalhador. O Plínio, do alto dos seus milhões, não está nem ai se o circo pega fogo ou não. Teve o seu momento de fama. E só. A Marina, por seu lado, com discurso parecido, apenas com outra roupagem deverá ficar felicíssima com o retorno das privatizações, do desmatamento, do desemprego e do salve-se quem puder. Provavelmente ganhará um emprego na Natura do vice. E o povo que se lixe. Para mim, este foi o recado que deram ao Brasil. Outra que também desaparecerá politicamente, tão logo passe o 31 de outubro. Políticos desse naipe não adicionam nada ao pais e ao povo. Seus umbigos são mais importantes.

João de Sales

O PSOL não explicou posiçao nenhuma. Mostrou apenas que deseja continuar sozinho e falando mal do governo. Qualquer governo. O partido morrerá de inanição. Grandes quadros como Heloisa Helena e o próprio Chico Alencar tendem a desaparecer da cena política, o que será uma pena. Ainda não entenderam o momento político e não dão a mínima para o Brasil real. As propostas são estapafúrdias no atual momento e serão sempre. Progressos trabalhistas aconteceram e continuarão acontecendo, se a Dilma levar essa.

    Tomás

    HH como grande quadro? Desde quando?

marcello jorge

Chico alencar uma pergunta:
Se a DILMA é a favor da bolsa banqueiro e se estes são tão ruins,porque o candidato do psolvidos,plinio ,tem tantas aplicações financeiras e ainda mais nos states? http://www.tse.gov.br/internet/eleicoes/eleicoes_
Vamos parar de hipocrizia,nunca votei e nunca votarei em niguém do psolvidos,pois sei que não passam de oportunistas…

Mateus

O que se passa na cabeça do pessoal do PSOL? Depois de tantas conquistas do Governo Lula, que pegou a máquina pública com sérios problemas vindos de FHC. O PSOL ainda vem com essa que o Lula não faz nada? E vem com essa história de voto crítico. As mudanças acontecem. Mas não é assim de uma hora pra outra. Leva tempo. São muitas as pessoas e interesses envolvidos. Eu desafio a alguém do PSOL a provar com fatos, que o Lula estaria até hoje no governo, tivesse assumido a posição que o PSOL tanto defende. Porque eu aposto que o Lula não teria passado do primeiro mandato, se não mais tivesse sofrido um imptimam.
Reconheço a história de muitos do PSOL. Da vida de luta em favor dos menos favorecidos. Pelas suas posições firmes. Mas firmes até demais. E acho que estão sendo muito irresponsáveis ao defenderem seus pontos como se fosse uma verdade máxima, absoluta e desqualificando o trabalho de todos que fazem e fizeram parte do Governo Lula. O PSOL mostra cada dia mais que não tem competência pra governar. E sim apenas para criticar. Outra irresponsabilidade deles e de terem inventado esse voto critico. Estão deixando de lado a responsabilidade com o povo apenas por um capricho ideológico.

    Renato

    Quando o pessoal fala "que pegou a máquina pública com sérios problemas vindos de FHC". (O que eu concordo também). Esquecem como era nos anos 80 e nos início dos anos 90. O trabalhador (Meus Pais, na época eram trabalhadores) recebia o salário pela manhã e a noite não conseguia comprar 80% dos produtos do supermercado que podia comprar no período matutino. Ou seja, se o trabalhador recebia o salário pela manhã, por causa da inflação, a tarde não conseguiria encher a geladeira.
    Eu lembro bem, que em 94 entra o Plano Real e hoje temos a inflação nas casa de 3 a 7 % por ano.

    Lula conquistou muita coisa e diria que as conquistas do governo brasileiro nesse período foram maiores que a do FHC. Mas sem a estabilidade da moeda brasileira (Conseguida nos governos de Itamar e FHC), as conquistas do Brasil no Governo Lula seriam menores.

    Agora, a posição do PSOl é coerente. Já que o partido foi criado por pessoas que sairam do PT de maneira não fraternal, que jamais apoiariam um candidato da direita e que discordam com certos rumos que o Governo do PT tomou durante os oito anos de presidência.

    Ceci

    Êpa, êpa, êpa…
    Prezado companheiro Renato, sugiro que leia o magnífico texto do link oficial: http://theotoniodossantos.blogspot.com/2010/10/ca
    Trata-se de uma Carta Aberta ao FHC, escrita pelo mundialmente respeitado economista Prof. Theotonio dos Santos, DEMONSTRANDO QUE A ESTABILIDADE DE NOSSA MOEDA SE DEVEU, NA VERDADE, A OUTROS FATORES!!!!!!!!!
    O Lula pegou a economia brasileira em cacos esparramados por um certo sociólogo apenas exageradamente vaidoso!
    E quanto ao Itamar, agradeço o fusquinha mas seu principal legado "`a estabilidade da moeda" foi o triste fim da CSN…

joão henriqueoao

sinceramente! se ficassem calados o efeito seria o mesmo. só estão aproveitando o embalo e aparecendo. mas voto não se deve negar, ah é mas eles não deram voto, deram? sim? não, peraí, é sim, é não , é serra, dilma,, serrilma, dilmerra, ihhhhh, deixa pra lá!

Luciano Prado

Já fui eleitor de Chico Alencar. Quando as pessoas perceberem que ele é deputado apenas dele mesmo vão pular fora. Já fizeram isso com Heloisa Helena. O sujeito não pode ser um grande deputado apenas para defender interesses evetuais, transitórios. O Brasil vive um divisor de águas. E na hora do pega para capar o sujeito cai fora?

Luciano Prado

Posição oficial do PSOL: "Sei não, mas tô achando que sei lá".

É com essa mensagem firme e recheada de otimismo e perseverança de que o PSOL pretende eleger Heloisa Helena presidente do Brasil em algum momento num futuro histórico virtual, porém real.

Como se percebe é uma posição diametralmente oposta ao que decidido pelo PV de Marina Silva que, a depender de Jô Soares, será eleita já no segundo turno dessas eleições religiosamente fraternais.

Raphael Tsavkko

O PSOL como partido convocou o todos contra Serra, mas os parlamentares do Partido estão apoiando Dilma, pedindo voto crítico.

Chico Alencar, Jean Wyllys, Ivan Valente (deputados federais eleitos), Randolfe Rodrigues(senador eleito), Marcelo Freixo(deputado estadual reeleito), Milton Temer, Eliomar Coelho(vereador RJ), Jefferson Moura(presidente estadual do PSOL RJ), Carlos Nelson Coutinho, Leandro Konder, José Luiz Fevereiro( Diretório Nacional) assinaram documento em apoio à Dilma, convocando o voto crítico.
http://tsavkko.blogspot.com/2010/10/resolucao-da-

    Luciano Prado

    Qualé meu… que posição mais ridícula. Até parece coisa de mineiro indeciso e confuso (desculpa o pleonasmo).

    Raphael Tsavkko

    Posição coerente

Antonio Gomes

Partidos trotskystas sempre na contramão da história. PSOL, PSTU e PCO se declararam "neutros"; PCB, PCML, PCR e PCdoB, partidos comunistas, apóiam Dilma abertamente. Viva a tradição política dos comunistas. Espero que esse comentário seja publicado dessa vez.

    José de Lima

    SOU VELHO MILITANTE COMUNISTA PORTANTO, NÃO ESQUEÇO O FAMOSO MANIFESTO DE AGOSTO, ONDE, O PARTIDO FAZIA O JOGO DA DIREITA ATACANDO VIOLENTAMENTE GETULIO, ISTO BEM POUCO ANTES DE SEU SUICIDIO. POUCO TEMPO DEPOIS VERIFICOU O ERRO MAS JA ERA TARDE PARA A AUTO-CRITICA… HOJE PSOL FAZ IGUALZINHO SÓ QUE …FELIZMENTE, NÃO HAVERÁ ESPERO, OUTRA DITADURA MILITAR. SE TIVER ESTAREI LÁ PARA NOVAMENTE LUTAR CONTRA COMO FIZ EM 70… ACORDA PSOL, PSTU, PCB. PCO ETC…

Kleber

Por ser sectario desse jeito que esse partido sempre será desse tamanho.

Weiller

Chico Alencar, votei em você em todas as eleições na qual você concorreu. Mas desde que a mídia golpista conseguiu cravar um punhal no peito do Governo Lula, por ocasião do "mensalão" , você covardemente pulou do barco. Grande cretino covarde! agora, torço para que você amargue derrotas em todos os seus pleitos. Ah, e leve junto a outra covardona, Heloisa Helena.

Wendel

(continuação)
Talvez sem o adversário da hora, ou seja a direita, vcs não consigam sobreviver com este discurso ultrapassado e môfo!
Acusam Lula de se aliar a banqueiros, não estão "carecas" em saber que se Lula tivesse "virado a mesa", hj Inês já estaria morta! Luiza Helena, Marina, e o fantoche do Gabeira, hj aliado de César/Serra e Indio e vários outros que tão bem conhecemos e, quais interesses defendem, são barro da mesma lama, e só a história saberá julgá-los!
Quanto a vc, lamento descartá-lo de minhas preferências, e tudo farei para tb alertar meus amigos sobre……………

Wendel

Chico Alencar, que lástima. E pensar que já fui um eleitor seu! Ma, cada qual tem seu direito de se manifestar, e é por isto que digo " posso não concordar com uma única palavra do que dizes, mas defenderei até a morte seu direito em dizê-la" (?)! Mas como isto tb é reciproco, aquí vai a minha manifestação: sta pseudo-esquerda da qual vc e outros faz parte, só faz confirmar que voces tb manipulam, e com este gesto nada mas fazem que auxiliar a direita em seus propósitos de voltar a governar este País! Deixem/auxiliem o Serra ganhar esta eleição, e verão mais outra geração ser humilhada e enganada por aqueles que vcs fingem combater. Será este o propósito? … (continua)
Talvez sem o adversário da hora, ou seja a direita, vcs não consigam sobreviver com este discurso ultrapassado e môfo!

Renato

PSOL que vergonha!
Era de se esperar esta decisão do PSOL, um partido supostamente de esquerda que serve aos interesses da direita. Idéias anacrônicas, quadros despreparados, enfim com raras exceções um amontoado de militantes desconectados em relação ao mundo do século XXI. Felizmente aquela demagoga das Alagoas perdeu a eleição. Não será por causa dos "milhões" de votos do PSOL que deixaremos de vencer esta guerra. Procurem o Serra , o Tasso, a Marina, o César Maia, enfim vocês parecem estranhos, mas são iguais.

carmen silvia

Não acho que o PSOL seja um partido radical de esquerda,é simplesmente um partido de esquerda que defende posturas interessantes e tem que ser isso mesmo uma oposição programatica,acho que são bons nessa tarefa,tenho uma única preocupação,ao críticar um possível governo Dilma acabar colaborando com interesses da direita.De resto parabéns aos eleitos.Alías aqui em Minas votei numa candidata ao senado pelo PSOL,conheço-a e é uma grande mulher.

Lucas Cardoso

"No entanto, o PSOL se preocupa com a crescente pauta conservadora introduzida pela aliança PSDB-DEM, querendo reduzir o debate a temas religiosos e falsos moralismos, bloqueando assim os grandes temas de interesse do país. Por outro lado, esta pauta leva a candidatura de Dilma a assumir posição ainda mais conservadora, abrindo mão de pontos progressivos de seu programa de governo e reagindo dentro do campo de idéias conservadoras e não contra ele. Para o PSOL, a única forma de combatermos o retrocesso é nos mantermos firmes na defesa de bandeiras que elevem a consciência de nosso povo e o nível do debate político na sociedade brasileira."

E esse é o problema dessa discussão sobre o aborto e afins. Faz a Dilma abandonar os poucos pontos progressistas de seu programa.

paulo chacon

Ramiro, sepultura é para quem morre. O PSOL não nasceu, portnto não dá para morrer.

rosa

Que decepção, Chico Alencar ! Por todos esses anos confiei em você. Jamais esperei uma atitude dessas da tua parte. Como pode você, um homem cristão, como eu imaginava, numa hora dessas ficar em cima do muro? Acabas de perder uma fiel eleitora. Será que você não percebe que essa atitude só beneficiará aquele a quem vocês se negam a dar-lhe voto? Indiretamente vocês colaboram com a eleição daquele que vocês rejeitam, com a declaração: "nenhum voto ao SERRA". Quanta incoerência !!! Fazer o que? "Cada cabeça uma sentença."

francisco.latorre

lavou as mãos.

troféu pôncio pilatos.

..

Ramiro Tavares

Fico com o Aldir Blanc. Numa hora dessas ficar em cima do muro é trair o povo brasileiro.
O PSOL está cavando a sua sepultura.

    wilsoncjunior

    De fato "nehum voto em Serra" não basta. Admiro o Chico Alencar mas parece que ele e parte da esquerda não entendem o momento pelo qual passamos. Mesmo com essa discordância era hora de ser fiel a bandeira da esquerda de lutar contra a direita sempre. Nós, esquerdistas anônimos, estamos vendo nossos filhos sofrerem chacotas pelo fato de sermos socialistas, comunistas, anarquistas e libertários.

    Não sou petista. Votei nessas eleições em candidatos do PT, PCB e PSOL. Tenho críticas ao governo do PT, mas o PT sempre lutou contra a direita e a ele torno a me juntar.

    Essa divisão da esquerda me mata por dentro.

Thiago Quintella

Azenha, fundamental a exposição desse artigo. É o próximo árduo passo, creio.

Prof. Yuri

Ótimo, equilibrado, maravilhoso, digno. O PSOL ganha ponto comigo e com muitos tendo essa postura.

    Nelson Menezes

    Vai cair no anonimáto, espere e verá.

Jairo_Beraldo

"Lamentamos a não eleição de Heloísa Helena para o Senado em Alagoas e a não reeleição de nossa deputada federal Luciana Genro no Rio Grande do Sul"

Não lamento de forma alguma Heloisa Helena ter sido rejeitada nas urnas….foi um alívio…se Dilma ganhar, seria uma pedra em seu sapato…e Serra ganhar seria junto com ele, uma pedra atravessada no caminho do povo brasileiro. Quanto a Luciana, com certeza deve ter sido uma aliança mal feita no RS, o que lamento.

    Antonio Gomes

    Aliança mal feita nada, o voto de legenda no PSOL é que inexiste lá… como alguém faz 130 mil votos e não é eleita??

    Se Nagao

    Não é problema de aliança, é que nos partidos de esquerda existem "grupelhos" e no PSOL só tem "individuelhos" assim não conseguem nem quociente eleitoral.

Deixe seu comentário

Leia também