Bolsonaro asfixia BNDES para acabar de vez com a soberania do Brasil

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Carta em defesa do FAT, do BNDES e do Desenvolvimento

O BNDES é um dos principais bancos de desenvolvimento do mundo. Sua história de 67 anos está ligada a um leque amplo de missões, que variou a cada período.

A infraestrutura foi sua missão fundadora, que seguiu sempre como parte indissociável da trajetória do banco. Depois vieram a consolidação da indústria de base, a inserção competitiva global, as exportações, o meio ambiente, entre outros.

Não se pode deixar de destacar as desestatizações dos anos 1990, cujo nascimento esteve na venda das participações da BNDESPar em empresas estatais nos anos de 1980.

As capacidades desenvolvidas nos 90 também permitiram que o banco atuasse como estruturador de concessões e PPPs desde os anos 2000.

Essa breve caracterização mostra que o BNDES se funda em uma burocracia tecnicamente preparada e capaz de colocar em execução estratégias advindas de diferentes governos em períodos distintos.

A solidez do banco se caracteriza pelo balanço entre a capacidade de atender aos objetivos das políticas públicas definidas pelo governo e a tenacidade em fazê-lo com rigor técnico, seguindo conduta estritamente legal e tomando decisões impessoais, aprovadas em diferentes colegiados.

Evidentemente, isso não é suficiente para um banco de fomento desempenhar o seu papel.

Para que o BNDES cumprisse com sucesso missões tão distintas, a Constituição de 1988 buscou municiá-lo com uma fonte de recursos estável: a parcela de 40% das receitas do FAT (Fundo de Amparo ao Trabalhador).

Esse arranjo teve duas qualidades que destacamos, entre outras.

De um lado, propiciou uma fonte de recursos estável, condição essencial para um banco de desenvolvimento financiar principalmente projetos intensivos em externalidades — benefícios econômicos e sociais que não são passíveis de serem internalizados nas receitas de um projeto.

São exemplos de externalidades a redução dos tempos de viagem no transporte público ou o uso que uma inovação pode ter em distintos negócios.

Isso significa que o cidadão tem mais tempo para si e para a família e as empresas se tornam em seu conjunto mais competitivas.

De outro, propiciou ao próprio FAT um arranjo mais estável.

A parcela de 40% destinada ao BNDES gera retorno para o próprio Fundo pelo pagamento de juros, que ajudam a sustentar o seguro-desemprego, o abono salarial e a qualificação profissional.

Além disso, quando faltam recursos para estes pagamentos, o BNDES deve por lei devolver ao Fundo parcelas do principal emprestado.

Nesse contexto, soa estranho que a proposta de reforma da Previdência preveja o desvio dos recursos do FAT para outros fins. Independentemente de seus méritos e da maneira como está sendo executada, a reforma tem o objetivo declarado de reduzir as despesas previdenciárias para tornar o gasto público estruturalmente alinhado com as receitas tributárias.

O desvio do FAT para a Previdência não atende de nenhuma forma a tal objetivo, pois não mexe nas suas despesas.

Além disso, ao enfraquecer o BNDES, a medida prejudicaria a arrecadação futura de impostos.

O FAT é um arranjo virtuoso que articula um sistema de seguridade ao trabalhador – sem depender das flutuações típicas do orçamento da União – com o financiamento de projetos que, no presente, geram empregos e receita tributária e, no futuro, mais capacidade de crescimento e de geração de receitas tributárias adicionais.

O FAT, portanto, é um sistema de proteção social com responsabilidade fiscal.

Tanto quem é contra quanto quem é a favor da reforma da Previdência não tem motivos para apoiar o desvio do FAT constitucional.

Não dará certo converter recursos atualmente destinados à poupança para financiar gastos correntes.

A mudança proposta pelo relator coloca em risco, nos próximos dez anos, R$ 410 bilhões em financiamentos de investimentos de longo prazo, entre recursos que deixariam de entrar no BNDES e o retorno dos empréstimos que seriam concedidos com tais recursos.

Assim, seriam sacrificados cerca de oito milhões de empregos.

A discussão da Previdência deve seguir seu caminho, mantendo a pluralidade do debate no Congresso Nacional e na sociedade como um todo.

Da parte dos abaixo-assinados, temos certeza de que não será enfraquecendo o FAT e o BNDES que a reforma vai contribuir para o equacionamento a longo prazo das receitas e das despesas do setor público e para o desenvolvimento econômico e social do Brasil.

Rio de Janeiro, 19 de junho de 2019

Já subscreveram este Manifesto da Associação dos Funcionários do BNDES:

Ex-presidentes do BNDES

André Franco Montoro Filho – Agosto/1985 – Janeiro 1987

Márcio Fortes – Janeiro/1987 – Setembro/1989

Luiz Carlos Mendonça de Barros – Novembro/1995 – Abril 1998

José Pio Borges de Castro Filho – Novembro/1998 – Julho 1999

Andrea Sandro Calabi – Julho/1999 – Fevereiro/2000

Eleazar de Carvalho Filho – Janeiro/2002 – Janeiro/2003

Carlos Lessa – Janeiro/2003 – Novembro/2004

Demian Fiocca – Março/2006 – Maio/2007

Luciano Coutinho – Maio/2007 – Maio/2016

Paulo Rabello de Castro – Maio/2017 – Abril/2018

Dyogo Henrique Oliveira – Abril/2018 – Janeiro/2019

Personalidades Públicas ligadas à história do BNDES:

Ciro Ferreira Gomes – Ministro da Fazenda – Setembro/1994 – Janeiro/1995 – Criação da TJLP

Nelson Azevedo Jobim – Ministro do Supremo Tribunal Federal – Abril/1997 – Março 2006 – Constituinte

Entidades:

ABDE – Associação Brasileira de Desenvolvimento

ABIMAQ – Associação Brasileira da Indústria de Máquinas

AFIPEA – Associação dos Funcionários do Instituto de Pesquisa e Economia Aplicada

ABRAVA – Associação Brasileira de Refrigeração, Ar Condicionado, Ventilação e Aquecimento

Clube de Engenharia

CODEFAT – Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador

Sindicato dos Bancários do Rio de Janeiro

Intelectuais e Acadêmicos:

Luiz Carlos Bresser Pereira – Ministro da Fazenda – Jan/1995 – Dezembro/1998, FGV – SP (Fundação Getúlio Vargas)

Nelson Marconi – FGV – SP (Fundação Getúlio Vargas)

Ernani Teixeira Torres Filho – UFRJ

José Roberto Afonso – IDP (Instituto Brasiliense de Direito Público)

Luiz Gonzaga Belluzzo – Unicamp

Ricardo Carneiro – Unicamp

Guilherme Mello – Unicamp

Monica de Bolle, Johns Hopkins University e Peterson Institute for International Economics

Antônio Corrêa de Lacerda – PUC-SP


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Comentários

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Zé Maria

Paulo Guedes – o “Bolsonaro com PhD” (conforme jornalista Luis Nassif) – vai quebrar o monopólio da Petrobras no mercado de gás natural, em nome da teoria da livre concorrência, que na prática nunca existiu.
Neste País dos Cartéis Privados, adivinha quando vai baixar o preço do gás…

Zé Maria

https://youtu.be/ZFQKGpYhF3c

Como bem disse o Jornalista Luis Nassif:

“O Bolsonaro é um idiota, no sentido literário;
E o Paulo Guedes é um Bolsonaro com PhD”

Roque Santiago

Depois de vê as reportagens que tem sido feitas pela mídia virtuais Brasileira, não poderia me furtar de dá minha opinião no tocante o que vem acontecendo com nosso País, é de uma irresponsabilidade tamanha o que tão fazendo com o Brasil, chega de chega de Nacionalismo hipócrita e demagógico, você ser Nacionalista é defender, a soberania , as riquezas, e o desenvolvimento do País, aos que contribuíram para vitória desse Governo,peçam desculpas a sociedade Brasileira, especialmente as crianças.

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