por Luiz Carlos Azenha
A blogosfera pode ser chatíssima. Pode se tornar um interminável samba de uma nota só: petralhas, tucanalhas etc. Pode se tornar veículo para obsessões pessoais. Para a expressão de neuroses. Para o partidarismo que cega e emudece. Você embarca nesse mundo digital, elege alguns fantasmas e faz deles imensos moinhos de vento contra os quais vitupera batendo no peito. Em outras palavras, um pé. Mas, no encontro de blogueiros, encontrei gente que ocupa espaço na internet para transformar tragédias pessoais em causas políticas. É o caminho inverso do personalismo: sofro, mas há outros que sofrem como eu. Vou me juntar a eles e atacar a origem do problema.
Para estrear esta nova seção do Viomundo, o Blog do Dia, escolho o Mães de Maio. A Débora da Silva, que perdeu o filho morto pela polícia, falou um pouquinho sobre o movimento na abertura do Encontro Nacional de Blogueiros. As mães de maio agora se articulam com parentes e amigos de vítimas da polícia de outros estados. A PM, que nasceu para combater o “inimigo interno” durante o regime militar, continua atuando para fazer “limpeza social” no Brasil, ainda que institucionalmente não tenha esse papel.
Vá ao Mães de Maio CLICANDO AQUI.
*Blog do Dia é um esforço do Viomundo para transferir audiência, promover outras vozes e combater o samba de uma nota só na blogosfera. Deixe nos comentários sua sugestão de blog. O Viomundo volta a adotar o “clicando aqui”: descobriu que muitos internautas novos não perseguem links não-explícitos.
12 comentários
Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do VIOMUNDO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie. Leia o nosso termo de uso.
Avelina Martinez
23 de agosto de 2010 às 23h45Parabéns pela iniciativa de divulgar outros blogues.
Parabéns por iniciar pelas Mães de Maio, chocante, realista e comovente.
Precisamos de muitas Déboras neste Brasil de uma justiça tão injusta para as periferias das grandes cdades.
Jô Freitas
23 de agosto de 2010 às 17h18Se é abaixo a polícia de extermínio… e os marginais que tomam conta das favelas, quem os deterão???…
ferrera13
23 de agosto de 2010 às 13h51Débora foi a cereja do bolo no Encontro de Blogueiros. Foi a representante dos movimentos sociais a fazer mesa para os mais de 300 blogueiros que a interromperam várias vezes com aplausos. Fez bonito ao lado de personagens como Nassif, Paulo Henrique Amorim, Rodrigo Viana e Leandro Fortes. O link é uma homenagem bastante apropriada.
PS.
Agradecimento à Conceição por ter sido minha Oldsyster. Entrei e saí de São Paulo como se fosse um cidadão paulistano com suas orientações. Brigadu!
Conceição Oliveira
23 de agosto de 2010 às 07h58Bacana Azenha e acho que é mais eficiente que o blogroll, porque comenta e desperta o interesse do leitor.
E simbólico ter começado pelo blog das Mães de Maio.
bjs
Daniel Dantas
22 de agosto de 2010 às 19h54Legal Azenha: incorporar de imediato o pedido recorrente no nosso Encontro. Parabéns. Show de bola #blogprog.
Patrícia Monteiro
22 de agosto de 2010 às 13h25Adorei a idéia de divulgar outros blogs. Sempre leio os mesmos blogs e às vezes me dá vontade de ler outras coisas para dar uma arejada, mas não sei onde procurar. As suas "sugestões" podem ser um bom começo.
Fabio_Passos
22 de agosto de 2010 às 13h00"
As vítimas são sempre as mesmas: os pobres, os negros, os segregados, os marginalizados.
(…)
As favelas se tornaram campos de concentração, ali não tem tempo, ali não tem vida, não tem perspectiva de vida, não tem saúde, não tem educação, não tem nada. Ali tem um cerco bélico e militar. Se sair leva tiro.
(…)
Em primeiro lugar, é preciso desarmar a polícia contra a população. A polícia tem que parar de atirar e tratar a população como se todos fossem bandidos, todos marginais.
"
Entrevista com Luiz Mir
"O Estado tem que assumir o seu papel de agente civilizador e pacificador"
http://geracaobooks.locaweb.com.br/releases/?entr…
Urbano
22 de agosto de 2010 às 12h41Lá eles precisam das 'Mães de maio'; aqui, nos basta a 'Mãe de outubro'.
Fabio_Passos
22 de agosto de 2010 às 12h40Abaixo a policia de exterminio controlada pelos ricos!
Hamilton Assis – vice do Plinio – denuncia o regime mantido pela "elite" branquicela e rica que tortura e assassina jovens nas periferias:
[youtube tqNY45M4RHM http://www.youtube.com/watch?v=tqNY45M4RHM youtube]
Mônica Rangel
22 de agosto de 2010 às 12h19Azenha, essa atitude do "Viomundo" já atende um dos anseios expostos lá no encontro, que é a não monopolização dos grandes blogs progressivos.Parabéns por ser o precursor. Pois é… o "blogprog" já está dando "os primeiros frutos"!
Mara
22 de agosto de 2010 às 12h05Parabéns Azenha!!
Sua iniciativa é incrível nessa selva midiática em que vivemos.
Obrigada,
Mara Goes
O Brasileiro
22 de agosto de 2010 às 10h30Mais uma vez, parabéns ao Viomundo!
Iniciativas como essa é que nos mostram o verdadeiro Brasil.
O Jornalismo é muito mais importante do que a mídia. E por isso deve ter credibilidade! E só pode haver credibilidade, se houver pluralidade! (Por isso toleramos os "trolls"… hehehehe!)