As federações partidárias dominam a cena

Tempo de leitura: < 1 min

por Luiz Carlos Azenha

Tudo indica que o PSDB vai se juntar ao DEM. Para o Marco Aurélio Mello, do Doladodelá, para formar um partido de direita clássico. Tenho lá minhas dúvidas, mas não é animadora a interpretação dada ao artigo do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (leia aqui): o foco na nova classe média, que em tese tem tudo para votar em quem promoveu a sua ascensão, pode facilmente descambar para a reedição do que vimos na campanha de 2010, com muito moralismo e oportunismo na exploração de propostas obscurantistas.

Os tais “valores”, que os republicanos exploram tão bem nos Estados Unidos quando querem jogar brancos contra negros, cristãos contra muçulmanos, o povão contra a elite intelectual — sem correr o risco de parecerem o que são: preconceituosos.

Do lado governista há indícios de uma leve guinada ao centro, refletindo o fato de que o vice pertence ao PMDB. Dos “três porquinhos” que comandaram a campanha de Dilma Rousseff, dois se tornaram ministros e o sindicalista, José Eduardo Dutra, aparentemente ficou a ver navios. O Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social agora fica subordinado ao ministro Moreira Franco, do PMDB, nos informa a Carta Maior. São mudanças tênues em relação ao governo Lula, bastante cautelosas, talvez num reflexo de uma conjuntura econômica bastante complexa e agudos desafios internacionais.

O partido de Gilberto Kassab pode servir tanto aos futuros planos políticos do prefeito quanto para o desembarque de candidatos presidenciais que não encontrem espaço nas coalizões PT + PMDB = PSDB + DEM. Um veículo ideal para capturar aqueles 20 milhões de votos da Marina Silva no primeiro turno.

Há quem veja neste quadro a reedição, à brasileira, de republicanos vs. democratas, com diferenças às vezes tão tênues que a gente não sabe exatamente quem é quem.


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

SILOÉ

Vai ser igual a Parentins, todos desfilando com o seu boi na arena.

Aurélio

Quase fora de pauta.

Outra do PSDB, no blog dos Amigos do Presidente Lula:

"O Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) suspendeu por oito meses os repasses das cotas do fundo partidário ao Diretório Estadual do PSDB. As contas do partido relativas ao exercício de 2007 foram reprovadas. O PSDB foi condenado a devolver ao fundo R$ 89.765,47 e ressarcir ao erário R$ 11.431,52".

E o playboy jura que mora em Minas.

Aurélio

Quase fora de pauta.

Deu no blog dos amigos do Presidente Lula:

"PSDB inclui compra de ração animal na prestação de contas:
"O diretório estadual do PSDB na Paraíba utilizou recursos do Fundo Partidário para compra de ração animal durante o ano de 2009. A irregularidade foi constatada na prestação de contas do partido".

É… Quando eu chamo o Playboy das Alterosas de animal, eu sei o que estou dizendo. Ele pretende consumir toda a ração do mundo.

Tia Carmela

Na onda de fusões e mudanças partidárias, parece que a UDN vai se fundir com a Liga das Senhoras Católicas:
http://tiacarmela.wordpress.com/2011/04/28/udn-va

FrancoAtirador

.
.
O Kassab criou esse outro partido para tentar reverter

a expectativa de vitória do PT, na capital paulista,

e buscando prolongar a hegemonia antipetista em SP.

É uma espécie de PRP (Partido Republicano Paulista) moderno.

E não se iludam. Anotem aí:

PSD, PSDB e DEM, fundidos ou não, vão estar todos juntos,

no segundo turno das eleições para Prefeito de SP, em 2012.
.
.
O único fato que ainda não dá para explicar muito bem

é por que o PCdoB resolveu participar da administração Kassab,

na tal Secretaria Especial de Articulação para o Mundial 2014,

que notadamente foi criada para ser enxovalhada pela mídia.
.
.

Rogério Rais

Azenha, pera'í!!!.. Tênues diferenças não… a não ser que seja nivelado por muito embaixo, né !

O PT vem capitaneando a nau há muito tempo, sô ! Desde a ascensão do PT ao governo federal, o país mudou muito, mas muito mesmo, para melhor… e, para além das mudanças reais que já experimentamos, temos por fim muitas esperanças em um futuro muito melhor para o nosso país; por exemplo, teremos uma ótima Copa do Mundo em 2014, acredito nisso… acho que vai nos encher de orgulho, mais ainda. Outro exemplo: as políticas de expansão e desenvolvimento do ensino técnico profissionalizante…

Todas essas realizações foram e estão sendo e serão pilotadas por quadros do PT, principalmente. Em ações coordenadas como políticas, legais e legítimas, expressamente aprovadas e delegadas pela maioria da população do nosso país, aos quadros do PT.

Ora, as diferenças dessas políticas não são nada tênues, por serem agudas, até.

Abçs,

Rogério Rais

Artur

Esquerda e Direita? No Brasil não existe partido de Direita sério e aquilo que resta de Esquerda séria é marginalizada pelo "vale tudo" eleitoral.
Tudo muito longe de Republicanos x Democratas, a começar pela sociedade de dissenso que é a brasileira.
Se virar bi partidarismo, será mais uma cópia americana que será um desastre pelo simples fato de não servir ao nosso tipo de sociedade, muito mais favorável ao multi partidarismo.

Gustavo Pamplona

Uns dois meses atrás tinha dito algo assim:

Um partido depois de um bom tempo no poder (caso agora do PT) acaba se tornando de direita, isto porque após um certo tempo, grupos de esquerda (ou seja "rebeldes') começam a surgir já que ninguém aguenta muito tempo um mesmo partido ou governo no poder.

Bom… a história nos diz bastante sobre isto. Vejam os impérios que já ruíram, as ditaduras que caíram e as que estão ainda por cair.

Então quem seriam os republicanos? O PSDB/DEM? Duvido um pouco já que historicamente falando eles tem mais afinidade com os democratas estadunidenses do que com os republicanos e não estou me referindo a "falida" afinidade do FHC com o Clinton.

Os republicanos são mais protecionistas, tendem a proteger mais sua indústria enquanto democratas, vocês sabem, praticamente fundaram o neoliberalismo, algo semelhante acontece com o PT, já que o PT não é privatista e muito menos entreguista.

Nota #1: Fiquei dois dias sem comentar nada por aqui mas ontem pensei em comentar sobre o lance do bate-boca envolvendo o Jean Wyllys e o Bolsonaro. Digamos que isto seria uma provocação. (hahahahha)

Nota #2: E também gostaria de pedir desculpas a um leitor que criticou meu português na terça-feira quando inconscientemente escrevi "Fazem quase 4 meses" quando eu deveria ter escrito "Faz quase 4 meses" em um comentário no qual eu tinha falado que faz quase 4 meses que o PIG não fabrica uma crise.

    Lucas

    Os Democratas podem ter fundado o neoliberalismo como conhecemos hoje, mas os Republicanos levam o neoliberalismo a mares nunca dantes navegados, querendo cortar tudo quanto é programa do governo pra dar dinheiro pra indústria bélica e pros bancos.

    Por falar nisso, concordo que a coligação PSDB+DEM tá mais pra Democratas que pra Republicanos. Os Republicanos estão muito ligados à indústria bélica estadunidense, coisa que não acontece com nenhum partido brasileiro (até porque nem indústria bélica nacional temos direito desde as privatizações do Collor).

    Artur

    Em se tratando de economia os Republicanos são mais liberais do que os Democratas, já no sentido político são os Republicanos a proteger os "valores americanos", enquanto os Democratas são mais pluralistas…
    Os Democratas são muito mais propensos a entregar dinheiro público para empresas do que Republicanos… Aliás, nem é atribuição do Governo Federal lá ficar administrando crise em grandes empresas. O que fizeram na última foi comprar papéis, nada de canetaço à brasileira.

    SILOÉ

    O que vale é o conteúdo, errar todo mundo erra.

Adriana Lima

O problema não são as ""federações partidárias"", ou fusão de partidos. O que emperra o Brasil é essa maldita disputa pelo poder que está sempre na frente dos interesses do povo brasileiro. Esse que de maneira ou outra sempre paga o pato.

Sinceramente, é desanimador!!! Será que essa novela não vai mudar nunca???

    Bruno

    O PT gosta de como está. O PSDB gostava de como estava. No fundo é bom pra todo mundo – entre eles, claro. Não deve mudar tão cedo não.

Bonifa

Em se tratando dos partidos brasileiros, será melhor que se moldem, se fundam ou se agrupem como bem entendam, em plena liberdade. E desde que formalizem seus grupos, estes agrupamentos deverão ser entendidos para todos os efeitos políticos e jurídicos como partidos autênticos, mesmo que tais agrupamentos se dêm apenas em torno de determinadas questões. Impor regras rígidas sobre partidos políticos no Brasil, onde a democracia está em fase de crescimento e reunião de experiências, além de ser inóquo, sem maiores ressonâncias na realidade, torna-se também perigoso, na medida em que pode impor ao país concepções ideológicas e interesses diversos que procuram se enraizar como regras gerais.

Gerson Carneiro

"Os Alckmistas estão chegandoooo… estão chegando os Alckmistas!"
Comemora o povo do DEM, futuro PSDemB.

    Gustavo Pamplona

    Nem um "alquimista" salvaria o PSDemB mais… assim como água e óleo não se misturam, mesmo que eles se fundem sempre haverá um ou outro discordando.

    Sabe como é, Garga! ;-)

    Gerson Carneiro

    E tá é bunithio de terno, hein!
    É alugado, Smurf Ogênio?

    Gustavo Pamplona

    Alugado? Assim você me ofende, Garga! hahahahahah

José

Fora de pauta: Segundo o Blog "sujo" Conversa afiada do PHA, hoje,dia 28, no palácio do Planalto, a Presidenta Dilma Roussef lançará o PRONATEC (programa de estímulo ao ensino técnico para jovens e adultos que oferecerá 3,5 milhões de vagas) e o lançamento de construção para mais 120 ESCOLAS TECNICAS por todo o País que se somarão às 324 construídas até 2010.OBS: dessas 324, o retirante nordestino sem diploma fez 214. Adeus psdbestas…

Marco Aurélio Mello

A Marina Silva renunciou ao seu papel lá atrás. Hoje ela tenta refundar o Partido Verde mas encontra resistência do presidente da sigla, o Pena, e seus correligionários que controlam a máquina e o fundo partidário. A terceira via não existe, pelo menos por enquanto. Os 20 milhões de votos podem sim ser alvo do que sobrar do PSDB em São Paulo, via Alckmin e seus "caipiras", com apoio não declarado do consórcio PT/PMDB, por que não? Estamos falando de 2014, 2016, grandes eventos, grandes obras, grandes empreiteiras, grana correndo solta no Brasil, Abraço, Marco Aurélio Mello, DoLaDoDeLá.

FrancoAtirador

.
.
Suruba da Direita x Bacanal da Esquerda

Simples assim ?
.
.

Deixe seu comentário

Leia também