VIOMUNDO

Diário da Resistência


Opinião do blog

A entrevista histórica e a pequenez humana


24/11/2010 - 15h34

Acabei de assistir à entrevista concedida pelo presidente Lula aos blogueiros sujos.

Gostei das perguntas, de todas as perguntas, inclusives das feitas através do twitter. O presidente tergiversou aqui e ali, não respondeu diretamente à pergunta que tratava do Paulo Lacerda e da Operação Satiagraha e deixou absolutamente claro que sabe exatamente o que a “velha mídia” andou fazendo no verão passado.

Frases dele:

“A raiva deles é que eu não os leio”.

“Sei que durante muito tempo eles torceram para me derrubar”.

“Eu quero saber a quantidade de leviandades, de inverdades que foi dita a meu respeito” [sobre uma futura leitura do que foi publicado].

Achei muito adequada a ponderação que acompanhou a pergunta de Eduardo Guimarães, do Cidadania.

Achei impagável ver o Cloaca no Palácio do Planalto.

Quem diz que a entrevista foi chapa-branca ou não viu a entrevista ou, francamente, é idiota. Leandro Fortes cobrou Lula. Rodrigo Vianna cobrou Lula. Altamiro Borges cobrou Lula. Conceição Oliveira cobrou Lula. Tulio Vianna cobrou Lula. Cloaca cobrou Lula. Infelizmente, devido ao formato, não houve possibilidade de réplicas.

O presidente da República fez duas digressões absolutamente reveladoras, uma delas não provocada pelos entrevistadores: sobre o processo de escolha de juizes do Supremo Tribunal Federal e sobre os seus contatos com o presidente iraniano, Ahmadinejad.

Ou seja, ainda que nem todos os presentes à entrevista fossem jornalistas, conseguiram o que qualquer jornalista quer: informações e ângulos reveladores sobre o presidente da República.

Portanto, a entrevista foi histórica por ser a primeira dada a blogueiros, mas valeu também do ponto-de-vista informativo.

Não é por acaso a ciumeira que notei aqui e ali.

De fato, foi um erro não ter convocado um número maior de mulheres blogueiras. Quem sabe as mulheres não se organizem, agora, para fazer uma entrevista da “turma da luluzinha” com a presidente Dilma.

No mais, eu me senti representado pelos que foram convocados.

Quanto às suposições de que haveria uma “casta” entre os blogueiros, ela é absurda. Vários dos convidados não puderam comparecer à entrevista justamente por não fazerem parte de casta alguma. A grande maioria de nós não ganha um tostão furado na internet; o blog é uma atividade paralela aos compromissos profissionais. No entanto, no Encontro Nacional de Blogueiros Progressistas o Viomundo comprou uma cota de patrocínio para ajudar a viabilizar a reunião. A intenção era agregar e ajudar gente que, agora, exibe publicamente toda a sua pequenez humana.

PS do Viomundo: A título de esclarecimento, a Conceição Oliveira ganha a vida publicando livros didáticos; a Lemes escreve livros na área de saúde. Eu, Azenha, sou repórter. Todos nós temos filhos, casas ou gatos para cuidar. Todos nós temos uma ou mais pessoas na família com sérios problemas de saúde, que dependem mais ou menos da gente para sobreviver. Em resumo, ninguém aqui precisa ou está em uma ego trip.

Últimas unidades

A mídia descontrolada: Episódios da luta contra o pensamento único
A mídia descontrolada

O livro analisa atuação dos meios de comunicação.

A publicação traz uma coletânea de artigos produzidos por um dos maiores especialistas do Brasil no tema da democratização da comunicação.

Por Laurindo Lalo Leal Filho



211 comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do VIOMUNDO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie. Leia o nosso termo de uso.

Francisco

27 de novembro de 2010 às 01h02

Gente, o que houve com o áudio? O vídeo está mudo. Terá sido sabotagem?

Responder

Rafael

26 de novembro de 2010 às 21h18

O que les não querem é que esses blogs sejam conhecidos. Ser recebido por Lula mostra que PIG está preocupado. Temem que as pessoas não formem opnião pelo seus jornais e sites preconceituosos e deturpados em favor de interesses empresariais.

Responder

Luciana

26 de novembro de 2010 às 20h54

Não consigo ouvir, infelizmente. Queria muito…mas estou sem áudio

Responder

Paulo Silva

26 de novembro de 2010 às 19h19

Esse povo que está botando reparo no pessoal que foi ao Encontrodos Blogueiros ou no Instituto Barão de Itararé só pode estar mordido por sentimentos um tanto paradoxais, tipo inveja, ciúmes e baixa auto-estima.
Bom que façam uma séria reflexão, porque o que está ficando óbvio é que tem troll na questão. Ou seja, tem muita gente querendo desqualificar o bravo Instituto Barão de Itararé, criado com acerto no momento oportuno, dentro de uma visão solidária, sem qualquer espírito de competição ou infantilismos de qualquer ordem.
Identifico claramente que a direita e os amantes do PIG estão por trás dessas muitas vozes chorosas e críticas ao Encontro dos Blogueiros. E já estão usando esses papos ridículos, que no caso são absolutamente maliciosos , de estrelismos ou machimos, que nem de longe estiveram presentes.
Quem é progressista e de esquerda já está vacinado contra essas ceninhas, chiliques e invejinhas. Somos pela união e solidariedade e competição boba é coisa de direita. Xô trolls!
A propósito, as blogueiras reclamantes têm um levantamento geral dos blogs políticos progressistas para saber quantos são feitos por blogueiras mulheres? Alguém impede mulheres de fazerem blogs? A grosso modo, olhando assim rápido, posso assegurar que o número de blogueiros homens nessa modalidade de política progressista é muitíssimo maior do que de blogueiras mulheres. Ou trata-se de um viés machista da minha parte? . Tratem minhas caras amigas de reverter isso primeiro, para depois sair atirando pedra e alegando machismos. Isso pega muito mal pra vcs. Vcs merecem tudo de bom! Façam por onde!

Responder

Aline

26 de novembro de 2010 às 18h58

Muito certo que nós mulheres reivindiquemos participação em todas as atividades políticas, culturais , profissionais etc no nosso país. E que façamos por onde ser reconhecidas. Certíssimo!
Porém temos que reivindicar com valores autênticos e fatos e dados reais. Não com chororô descabido.
Blogueiras mulheres foram convidadas a participar do Encontro de Blogueiros solicitado ao Presidente pelo Instituto Barão de Itararé , em ótima hora. E é sempre bom lembrar que esse Instituto foi constituído por um grupo de blogueiros pioneiros, lúcidos e generosos que só merecem respeito e consideração.
Dentre as mulheres blogueiras contactadas pelo Instituto e convidadas a comparecer, até onde estou informada, quatro disseram que participariam mas INFELIZMENTE não puderam comparece. Uma delas pode ser contactada via internet e participou ( Maria Frô), as demais tiveram imprevistos e não puderam se deslocar para Brasília ou participar via web.
Vamos, nós mulheres, fazer os nossos blogs,procurar torn'sa-los úteis e famosos, vamos ombrear com nossos Companheiros Blogueiros em bases igualitárias e solidárias, sem injustiças para com eles. Vamos ser justas e entender que gênero é o gênero humano. E dentro do gênero humano há pessoas que pensam grande e são éticas e solidárias e outras que infelizmente não o são. Isso independentemente do sexo, da idade, da cor da pele bem como de outros que tais de cada um ou cada uma.
Parabéns aos que foram e aos que não foram! O Encontro foi raro, lindo e viverá para sempre na História da Comunicação no Brasil e em nossas mentes e corações.. O resto é fumaça, o vento dá ela passa.

Responder

Sonia Amorim

26 de novembro de 2010 às 14h32

Perfeito, Juliana! Ser intolerante, machista, arrogante, antidemocrata… é ser "progressista"???!!!… A quem eles acham que enganam? Estão devendo muitas explicações: 1. Por que a entrevista só foi divulgada 1 dia antes? 2. Quais os critérios para escolha da "comissão entrevistadora"? 3. Por que os 340 blogueiros restantes sequer foram consultados para formularem perguntas? Os "progressistas" devem, sim, explicações. Não a mim, blogueira pobre e obscura, nem ao meu bloguinho fuleiro e mixuruca, comparado com o deles… Mas devem, sim, explicações a todos os 340 blogueiros que participaram do I Encontro e não foram para a entrevista; a todos os blogueiros do Brasil todo que poderiam ter formulado oficialmente pelo menos 1 pergunta para a "comissão entrevistadora"…; e a todos os milhares de leitores da Blogosfera Cidadã. Esta é a posição oficial do Blogue "Abra a Boca, Cidadão!". Doa a quem doer…

Responder

roberto garcia

26 de novembro de 2010 às 13h54

Ah !!!,,,,egos…faz-me lembrar das interminaveis reunioes do DCE….Precisa muita paciencia….

Responder

Velhinha de Taubaté

26 de novembro de 2010 às 12h44

alguem pode explicar a ausência do professor hariovaldo? É verdade
que ele foi vetado?

Responder

    LuisCPPrudente

    26 de novembro de 2010 às 15h43

    O quê? Será que me vetaram também?

    Não importa se me vetaram, o que importa é que os blogueiros que lá estiveram me representara muito bem! O PIG sentiu a dor de cotovelo doendo e doendo demais. Então os blogueiros que lá estiveram cumpriram muito bem a missão.

dukrai

26 de novembro de 2010 às 10h48

Juliana,
Juliana,
impecáveis as suas colocações.
estamos reproduzindo uma estrutura autoritária desde o nascimento dos blogueiros progressistas. o encontro nacional foi centrado num pequeno grupo que trabalhou que nem umas mulas e com um enorme poder de mobilização, de grana inclusive, mas o mais importante foi a opção de cada um dos 330 de sair de casa, pegar um baú, mesmo que na cidade, avião e até de carro e bater em sunpaulu num fim de semana pra participar do encontro. isto aí foi histórico, muito mais que a entrevista do Lula.
este é o risco que corremos, a "casta" não consegue agregar e os blogueiros progressistas podem se tornar apenas uma lembrança, ou um psdb que só existe em SP, por mais que saia catando cada um em cada estado. perdemos uma chance aí, mas não foi a última, por isto excelente a sua chamada e eu ainda cito, além da ausência das mulheres, o pessoal sem blog, que vive aqui no Azenha e alhures, palpitando e dando vida, emoções e razões. tô pensando até em copiar o Eduardo e criar o Movimento dos Sem Blog, já que o meu nem existe.
em tempo, estou incluindo o seu blog no meu google reader.

Responder

Gerson Carneiro

26 de novembro de 2010 às 10h45

Gente, vocês já viram a foto oficial do encontro?

Dentre as milhões de coisas a dizer eu quero dizer que eles estão lindos na foto. Realmente é de deixar os cotovelos do PIG em carne viva. (o Serra então…já deve estar com umas mil úlceras).

O senhor Cloaca está irreconhecível. Está lindão dentro daquele terno alugado.

Responder

Carlos.

26 de novembro de 2010 às 09h52

Eu tenho a mente pequena, então não tenho nada a acrescentar ao que outras pessoas já comentaram. Eu só gostaria de aproveitar, mais uma vez, a expressão "pequenez humana" para falar daquele dirigente do palestra que declarou, como dirigente de clube, que por ele o palmeiras nem iria para o jogo contra o Flu e perderia por WO. Será que tal declaração representa alguma coisa da "pequenez humana" também já que ele falava como dirigente de uma entidade em uma entrevista ou será que ele prefere perder por WO porque o time dele é tão ruim que nem se quiser vai conseguir não levar uma sonora goleada do Fluminense?

Agora, está dando pra perceber o desespero que tomou conta do PIG com a tal entrevista, não? Já, já aparece na primeira página da Falha de SP uma foto do Tavinho com a cabeça enfaixada e a manchete de que um blogueiro sujo atirou uma bolinha de papel na nele.

Responder

GilTeixeira

26 de novembro de 2010 às 08h16

Achei ótima a entrevista. Marco histórico da comunicação. Houve o ciúme rancoroso, tipo folha e globo. e o ciúme, diria, frustrado de quem também tinha, ou acha que tem, o direito de estar lá. Só de uma pensada posso citar cinco blogueiros que também deveriam estar lá na minha humilde opinião. Mas acho que existe uma aula dada pelo Lula que é quando ele fala do Acre, ou ainda quando cita o epsódio do Irã, e mais na política trabalhista, tudo ele negocia! e quer entender onde ele está errando! Realmente não sei se houve critério, ou quem foi que estabeleceu mas nada impede que se discuta um entre os blogueiros e comentaristas, ou sei lá, pelo Barão de Itararé. Na blogosfera, mesmo. o que não podemos é brigar entre nós. Foi essa união que derrotou o PIG. E só ele lucra com a cisão. Não cometamos o erro da esquerda política, que só é unida no cárcere. Vamos negociar

E um conselho ao candidato derrotado: assista a entrevista e tente aprender com o metalúrgico um pouco de elegância, até mesmo quando lhe cobra o pedido de desculpas, um entre muitos diga-se de passagem, que o senhor tem por dever de rogar ao povo deste país!

E parabéns aos Blogueiros Sujos presentes e ausentes naquela sala.

Responder

    Sonia Amorim

    26 de novembro de 2010 às 18h54

    O blogue "Abra a Boca, Cidadão!" que eu publico e que fez críticas aos blogueiros "progressistas" NÃO BRIGA: ele foi criado para informar, esclarecer, noticiar, questionar, provocar reflexões, oferecer posições alternativas, estimular o debate… construir cidadania. Os mal-intencionados não têm interesse em pensamento crítico. Só em pensamento único. E "massa de manobra".

Renato Lira

25 de novembro de 2010 às 23h40

Lula é um gênio.

Matou uns 500 coelhos com uma cajadada.

Protagonizou um fato inédito, a entrevista aos blogueiros.

Provocou, creio que de propósito, a mídia-gambá.

E a mídia-gambá, de novo, caiu como uma patinha, na jogada brilhante de Lula.

Lula deu visibilidade e importãncia aos blogueiros.

Desprezou a mídia-gambá.

E provocou a dor-de-cotovovelo dos gambás, vistas as reações de globo e folha.

Tudo, ao meu ver, planejado por Lula.

Lula deve estar se divertindo com a dor-de-cotovelo da turma do esgoto jornalístico.

Caíram em mais uma.

Lula é um gênio.

Responder

    ANGELA

    26 de novembro de 2010 às 11h33

    Sim de fato, Lula é genial sem demonstrar pretensoes de se-lo. Pegou a velha midia direitinho, hoje muita gente deve estar acessando a entrevista e buscando conhecer melhor os blogueiros participantes. Depois de uma campnha sofrida ,a recompensa destes ultimos dias, não tem preço.

Amanda

25 de novembro de 2010 às 23h17

Achei legal o artigo, só não gostei da parte das Luluzinhas… Escrevi no meu blog a respeito da falta das mulheres no tal evento e também aproveitei pra perguntar por que a palavra progressista no nome dos blogueiros descolados!!! Olha lá : http://www.amanditas.wordpress.com

Responder

A política me chama « Nós

25 de novembro de 2010 às 23h01

[…] agora, para fazer uma entrevista da “turma da luluzinha” com a presidente Dilma.” Veja aqui o contexto dessa frase. No resto, considero o artigo […]

Responder

eugênio

25 de novembro de 2010 às 22h44

Num momento em que a blogosfera deveria estar comemorando
um fato histórico em escala mundial, pois, até onde sei,
nenhum presidente, até o momento, havia dado uma entrevista
a um grupo de comunicadores alternativos, tudo o que algumas
pessoas do nosso campo conseguem fazer é se lançar numa
disputa mesquinha por notoriedade. Eu acho que alguns blogueiros
estão com a síndrome da celebridade. Francamente! Taí uma
coisq eu não combina com o pensamento progressista. Essa
busca de vitrine está acintecendo no luigar errado. Sugiro
a esse pessoal que peocure a Globo. là é o espaço desse tipo de frivolidade.

Responder

    Polengo

    26 de novembro de 2010 às 10h37

    Meu querido, tem primeiro que alardear mesmo, tá cheio de gente que nem sabe que isso aconteceu e se depender do que publica o PIG, vão achar que foi outra coisa, como tudo que publica o PIG.

claudia cardoso

25 de novembro de 2010 às 22h35

Oi, Azenha! Muito triste acompanhar as críticas em relação à representatividade na 1ª entrevista de blogues sujos com o Presidente Lula: 1) desvirtuam o tema principal, que foi o ineditismo, tal qual troll, que adora desvirtuar a conversa; 2) não ouviram o lado do Palácio do Planalto, antes de sairem atirando, como preza o bom jornalismo [confesso que eu tb dei a minha escorregada na maionese num primeiro momento em lista de discussão]; 3) ignoram, que 4 mulheres foram citadas como convidadas, todas impossibilitadas de estarem presentes no dia [Ivana Bentes, Conceição Lemes, Helena…], à exceção da participação online de Conceição Oliveira.
Da minha parte, destaco as perguntas incisivas, diretas, sem meias palavras dos blogueiros, o que fez cair por terra, qualquer dúvida sobre o tema blogues "chapa brancas". Não é à toa, que o jornal O Globo passou recibo, como bem escreveu o Rodrigo Vianna.
Também quero deixar registrado a presença de 4 delegados da I Conferência Nacional de Comunicação nessa entrevista histórica: o próprio Rodrigo, Miro, Rovai e Edu Guimarães. Além de blogueiros sujos, são blogueiros atuantes na luta pela democratização das comunicações. Fico aqui pensando, cá com meus botões, quantos dos críticos e críticas envolvem-se até às últimas consequências pela democom?!?
Abraço e vamos, que vamos! Podes ter certeza, que admiramos demais o teu importante trabalho. Sempre digo, que foi o conteúdo do teu blog, ainda no tempo que eras da nefasta [rsrsrs], no episódio do desmascaramento da atuação da Globo naquele caso triste do acidente da Gol, antevéspera das eleições de 2006, que mudou para melhor, pois deu impulso à atuação política na blogosfera brasileira.

Responder

assalariado.

25 de novembro de 2010 às 22h02

Azenha,voce demonstra ser uma pessoa que,em relação ao próximo,tem uma visão horizontal,se é que voce me entende…

Saudações Socialistas.

Responder

Carlos Henrique

25 de novembro de 2010 às 21h48

Perfeito, Azenha! Só uma completa besta poderia achar que a entrevista de Lula com os blogueirofoi "chapa branca"; a direita deve estar adorando essa discussão; o fato concreto é que a entrevista foi excelente, um marco histórico

Responder

Maria Lucia

25 de novembro de 2010 às 21h47

Gente, pela madrugada1
Um Encontro maravilhoso desses, os nossos blogueiros e blogueiras progressistas dando o maior show de competência e lucidez, o Presidente Lula esbanjando sabedoria e dando lições do que é Política brasileira de ótima qualidade e vamos ficar de bobeirinhas infantis, criticando o Instituto barão de Itararé?,
Que importância tem isso, de quem foi , quem não foi… quem soube, quem não soube?
Foram os que foram e acho que todos representaram muito bem a nossa valorosa e competente blogosfera progressista.
Houve tanto significado nesse importantíssimo momento para todos nós que amamos a informação veraz e de qualidade e a generosidade e dedicação de todos os blogueiros progressistas e éticos, que só cabe respeito a quem foi e inteira aprovação e solidariedade ao Instituto Batão de Itararé,que é o órgão da classe dos blogueiros progressistas.
Só cabe apoiar o órgão da classe, em boa hora criado, e que recebe o apoio e a admiração da significativa maioria dos frequentadores progressistas dos blogs em questão.
Azenha tem toda razão na bronca. Vamos ter grandeza de espírito e espírito de equipe! Viva os blogueiros e blogueiras progressistas de todo Brasil! Sou muito grata a todos eles!

Responder

    Geysa Guimarães

    25 de novembro de 2010 às 23h44

    Grande Maria Lúcia! Pois é, a hora é de união, mas há quem prefira a dissensão.
    Essa você já ajudou a iluminar, agora precisa nos ajudar a trazer o Tijolaço de volta, ao menos para a despedida. Acredito que nosso deputado vá ocupar cargo no governo Dilma, e blogar não é compatível com função pública.
    Mas sair do ar abruptamente, nos deixou sem ar.

    Odete

    26 de novembro de 2010 às 00h04

    Parece que o Brizola Neto está cuidando da saúde (um problema no olho). Ele havia avisado que daria um tempo após as eleições por conta disto. Então, com certeza ele voltará, pelo menos, para uma despedida.

    Conceição Lemes

    26 de novembro de 2010 às 07h41

    Isso mesmo, Odete. Abração.

    Sonia Amorim

    26 de novembro de 2010 às 18h59

    Órgão de classe? Entendi que fosse um Centro de Estudos…

@mamaralrocha

25 de novembro de 2010 às 21h42

Posições e representividades à parte, a entrevista foi um show! a iniciativa excepcional. Parabéns aos que colaboraram!

Responder

francisco.latorre

25 de novembro de 2010 às 21h11

lula cidadão.

fará mais que lula presidente.

vai viver/exercer cidadania.

..

mestre chinês.. // caminho. do meio. arte. da guerra. //

filosófo. o orgânico.

..

Responder

Rodrigo

25 de novembro de 2010 às 19h10

Azenha, sei que não foi isso que disse, por questão de contexto e coerência, mas o final da sua frase acerca da pequenez humana dá impressão que vc está falando do pessoal que foi entrevistar o Lula. São outros blogueiros, no geral, ou são outros blogueiros progressistas?

Responder

Lolie

25 de novembro de 2010 às 18h44

Azenha, por favor, ajude a acabar com essa cotenda chata na blogosfera progressista por parte das blogueiras mulheres que reclamaram da baixa representação feminina no encontro com o presidente Lula e alegaram um certo machismo por parte dos grandes blogueiros homens dentro da blogosfera.

Sugiro que inclua em seus links o blog da Lola " Escreva Lola Escreva" http://escrevalolaescreva.blogspot.com/ ( começou do zero e já alcança 100 mil de page view por mês)

Através dele conheci o Cloca e consequentemente o Vi o Mundo.

Acredito que é preciso manter a blogosfera progressista unida e em expansão. E aumentar a participação das blogueiras mulheres, sempre procucando ficar longe das contendas e desentedimentos como esses.

Responder

    Sonia Amorim

    26 de novembro de 2010 às 19h02

    De minha parte, que apresentei críticas fundamentadas, minhas posições estão claramente expostas em vários posts nos dias 23, 24, 25 e 26. Sugiro que leitores e blogueiros, antes de bradarem contra as críticas, as leiam…

LuisCPPrudente

25 de novembro de 2010 às 18h07

Parabéns aos blogueiros sujos que organizaram esta entrevista. Parabéns ao Miro, parabéns ao Rovai, parabéns ao Eduardo Guimarães, parabéns ao Cloaca, parabéns ao Rodrigo Vianna e demais que estiveram na entrevista. Vocês representaram muito bem a Blogosfera.

Do que adiantava se fosse para lá, eu e outros sem representatividade? A Blogosfera estve muito bem representada pelos que lá estiveram.

Responder

    Sonia Amorim

    26 de novembro de 2010 às 19h05

    O que você entende por "representatividade"? Quem delegou representatividade a eles?

FrancoAtirador

25 de novembro de 2010 às 18h05

.
Um dia um historiador vai escrever um livro,

narrando de que maneira uma cambada de blogueiros sujos

mudou a História das Eleições no Brasil.
.

Responder

Sonia Amorim

25 de novembro de 2010 às 17h07

De minha parte, que fiz críticas fundamentadas precedidas por pedidos de esclarecimentos ignorados referentes ao evento entrevista-Lula-blogueiros, respondo aos gracejos vários fazendo uma citação:

“Não vejo mistério nenhum na vaia ou no aplauso. TODA UNANIMIDADE É BURRA – e é bom que as pessoas possam se expressar.”

Dilma Rousseff, ex-perseguida/presa/torturada pela INTOLERÂNCIA da ditadura, julho de 2007.

(Alguém se arrisca a contestar a Presidenta eleita?!…)
http://www.abraabocacidadao.blogspot.com

Responder

Roberto Andrade

25 de novembro de 2010 às 17h05

Boa Tarde, Azenha. A entrevista do Presidente Lula foi como Presidente da República, e não como Presidente do PT. Assim, considerando que é presidente de todos os brasileiros, entendo que todos deveriam ser representados ali. Você escreveu que se sentiu representado pelos que foram convocados, mas boa parte da população não sentiu o mesmo. Ao chamar apenas blogueiros que apoiam o governo o Presidente apequenou o papel de presidente da república. A idéia de uma entrevista com blogueiros é ótima. Mas deveriam ser chamados blogueiros de oposição também.

Responder

    Enéas Maffei

    26 de novembro de 2010 às 01h04

    Em primeiro lugar , – eu não deverei retornar aqui para verificar qqer reação ao que vou dizer , – simplesmente porque não tenho tempo para isso .
    Honestamente , eu não entendo como e porque PODE EXISTIR …… – ''blogueiros de oposição'' .

    Oposição ao melhor Governo que o Brasil teve em toda a sua existência ? Como pode ?

    Absurdo .

    Sonia Amorim

    26 de novembro de 2010 às 19h08

    Pelo que fui informada por um blogueiro de Recife, havia na "comissão entrevistadora" um partidário de Jarbas Vasconcellos… Progressista?

marilene

25 de novembro de 2010 às 16h37

Parabens a todos os blogueiros sujos pela entrevista historica.Égraças a vocês que estamos sendo bem informados.

Responder

@luciene_myikha

25 de novembro de 2010 às 16h16

No que se refere ao comportamento da "grande imprensa" não me surpreende nem um pouco; com relação à alguns que estão do "nosso lado" também não. Com relação ao segundo caso, apesar de saber bem como é o ser humano acho deselegante a pessoa (ou pessoas) trazerem isto à público dando mais importância do que à entrevista que foi um momento único maior do que todos nós. Quem se sentiu "magoadinho" poderia ter deixado para discutir isto no próximo Encontro ou só na lista. Se não , daremos "panos para mangas" á direita . Roupa suja se lava em casa, pessoal .

Responder

duducoutinho

25 de novembro de 2010 às 16h14

eles estao se bicando ate em sessao de cartas, azenha!!!
Va ao valor pagina A17 de hoje, hahahahahahahaha. Desentendimento entre Eduardo Jorge e Alberto Carlos, lavando roupa suja em sessao de cartas de jornal, que coisa feia

Responder

Robertto

25 de novembro de 2010 às 16h06

Valeu Azenha! Assino embaixo tudo que vc escreveu aí em cima.

Responder

raphael viana

25 de novembro de 2010 às 15h18

Por favor Azenha….ajude a divulgar isso…para que haja pressao para que nao privatizem a nossa Companhia de Energia Elétrica

Projeto abre caminho para a privatização da Copel
Da Roseli Abrahão

Desta vez não foram os richistas, mas alguns aliados do governo que denunciaram uma proposta encaminhada pelo governador Orlando Pessuti que altera a lei 1.394, que, em 1953, instituiu o Fundo de Eletrificação do Paraná. O projeto, aprovado nesta quarta-feira pela Assembléia Legislativa, “abre caminho para a privatização da Copel” de acordo com denúncia dos deputados Tadeu Veneri e Péricles de Mello, do PT.

O projeto de Pessuti derruba a emenda aprovada em 2.004, proposta pelo então governador Roberto Requião, que determina que a Copel só pode integrar consórcios se sua participação for majoritária.

O deputado Péricles de Mello lamentou que o governador Orlando Pessuti, que foi um dos líderes do movimento que lutou contra a proposta de privatização da Copel, no governo Lerner, esteja agora fazendo o mesmo jogo.

– Nós fomos às ruas para defender a Copel como empresa pública. É um absurdo que a 45 dias de terminar seu governo (Pessuti) abra a oportunidade para sua privatização, protestou.

Uma emenda apresentada pelo deputado Tadeu Veneri, restabelecendo o que prevaleceu durante todo o governo Requião, foi rejeitada na Comissão de Constituição e Justiça e no plenário.

Responder

monge scéptico

25 de novembro de 2010 às 15h15

ZÉ DUDU CAMARGO navegante véio, a expressão pequenez humana se refere com certeza
a aqueles que combateram o LULA em sua luta, contra contra as seculares injustiças sociais,
sempre agravadas pelo cruel capitalismo. É isso aí. Cadê o som do video?
O excepcional LULA nunca errou em acreditar na democracia; só errou em acreditar que estava
cercado de democratas. A maioria, não só não o é, como correm agora atraz de privillégios e
cargos como sempre foi. O cadaver nem foi ao chão e esses urubús, já querem estraçalha-lo.

Responder

miguel grazziotin

25 de novembro de 2010 às 15h09

Nao fui convidado!
E acho que nao deveria sê-lo! eheheeh
Como blogueiro da 4' divisao, me senti representado por todos aqueles que participaram…
E falando sério, mesmo que o fosse, nao poderia ir devido aos compromissos que minha profissão exigem. Como bem escreveu o Azenha, cda um de nós possui uma série de tarefas que eventualmente colidem com a funçao de blogueiro.
Parabéns a todos os "sujos" blogueiros deste país!
Um abraço!

Responder

boto_ssa

25 de novembro de 2010 às 14h51

sempre li o noblat, mas nunca tinha me cadastrado para ver os comentários. ontem, me senti na obrigação, vez que o texto do leandro fortes contava com 51 comentários (contra uma média de 6 ou 7 por post). o que presenciei se aproxima muito da seção de cartas do globo, ou da caixa de comentários do tio rei.

nenhum comentário sobre o ineditismo do fato (entrevista de uma figura de peso à mídia alternativa), sobre a democratização da informação ou sobre a postura republicana e democrática do presidente. nada.

os comentários não passavam de críticas grosseiras e maldosas, desmerecendo a iniciativa e os envolvidos. uma lástima.

Responder

JOnas Buarque

25 de novembro de 2010 às 14h50

Caro Azenha

a crítica feita por alguns colunistas da velha mídia, como a Dora Kramer, é proporcional à inveja que esses borra-botas estão sentido dos blogueiros "sujinhos". São os últimos suspiros de uma turma falida – se não do ponto de vista econômico, mas certamente do ponto de vista moral e ético. São pessoas rancorosas, amargas e, acima de tudo, defensores de uma ditadura midiática que por muitos anos permitiu que eles falassem ou escrevessem o que bem entendessem ser ser incomodados ou confrontados com a verdade.
Graças a Deus, e a vcs, blogueiros "sujinhos", esse monopólio não mais existe. Realmente, é muito difícil aceitar a concorrência, ainda mais quando se vende um produto podre e mal feito, como é o caso dos nossos jornais, revistas e emissores de rádio e TV.

Responder

Um livro que pode salvar a sua vida | Blog da Cidadania

25 de novembro de 2010 às 14h40

[…] o de cá e que estão servindo aos propósitos da direita golpista. O jornalista Luiz Carlos Azenha escreveu tudo o que deveria ser dito sobre o […]

Responder

Pedro Ayres

25 de novembro de 2010 às 14h23

Azenha,
senti-me tão bem representado que postei a entrevista. Mais importante do que a honra de participar dessa entrevista está o fato de que através dela, todos os blogs "sujos" progressistas ganharam um poderoso aval sobre o seu papel como uma poderosa mídia alternativa. Foi excelente e não merce nenhum tipo de reparo ou crítica.

Responder

Francisco J. Palácio

25 de novembro de 2010 às 14h22

Bingo! O comentário de ontem, do Rodrigo Vianna, de que a entrevista do presidente para blogueiros foi como “algo que se moveu no mundo das comunicações do Brasil”, foi como uma profecia. A reação de O Globo deixa isso claro. Atacar os blogueiros? Vejam só, o império global, se dá a isso? Algo de errado está acontecendo no Brasil, ou melhopr de certo (rsrsrs). Marinhos, Civitas, Mesquistas e Frias têm lado sim, querem esconder isso de quem? Assumam, façam isso com altivez e coragem como o fizeram tantos jornalistas/blogueiros país afora, bem como a revista CartaCapital. Isso não é ser chapa branca, é exercer o direito de opinar e informar com coragem, seriedade e ética. Que tal o episódio da bolinha de papel, Ali Kamel, contada e mostrada por vcs para todo o Brasil, e, simultaneamente sendo desmentido?
Responder

Responder

Olga

25 de novembro de 2010 às 14h22

O importante é que, muitas pessoas como eu , aposentados,donas de casa…tem nos BLOGUEIROS PROGRESSISTAS ,a sua principal fonte de informacões.Hoje, todos são vitoriosos ,pois aos poucos estamos conseguindo vencer o conservadorismo do PIG, que na maioria das vezes confunde, desinforma, julga e condena, exclusivamente sob a ótica dos seus interesses politícos e economicos, em detrimento da fidelidade da informacão e e do respeito ao leitor.
OBRIGADA!!!

Responder

Rogerio

25 de novembro de 2010 às 14h18

ô Dora…! ô Dora!… [youtube wv8lNrTXB4Q http://www.youtube.com/watch?v=wv8lNrTXB4Q youtube]

Responder

desinformacaonao

25 de novembro de 2010 às 14h13

Azenha, acho que realmente, o mais dolorido foi que os que se enciumaram, gostariam de que fosse outro o entrevistado. Àquele que já nasceu presidente e está só esperando a oportunidade de subir a rampa.

Achei lamentável o Marcelo Taz se portar da forma que se portou ontem no twitter durante a entrevista. Mostrou uma incurável dor de cotovelo e várias vezes tentou desqualificar a entrevista. E ainda arrematou dizendo que pra quem achava que 7 mil viewers era muito, o CQC tem 30 mil semanalmente. Acho que ele só esqueceu de dizer que, até onde eu sei, não houve divulgação em nenhum canal de TV, que a informação passou-se quase no boca-a-boca no twitter e só já bem no fim é que os "portalões" dos "jornalões" começaram a dizer que estava havendo a tal entrevista.

Realmente, o Taz tinha que defender seu patrão favorito desde o Castelo Ra-tim-Bum, mas não precisava fazer um papel tão patético como fez ontem.

Responder

    Janes Rodriguez

    25 de novembro de 2010 às 14h27

    O Taz não pode não fazer um papel patético: ele É patético. Basta ver o resguardo que o CQC faz das calamidades públicas em São Paulo. Esculacham com a Presidência, com pessoas que representam o país. Claro, tem a cabeça em Miami. E o CQC sequer é original: é cópia de programa argentino.

    Alex Mendes

    25 de novembro de 2010 às 16h08

    Marcelo Taz é um bobo.

    Se acha …

jose marcos

25 de novembro de 2010 às 14h05

Azenha para seu consolo veja O blog do Juiz Marcelo Semer, é fantastico.
http://blog-sem-juizo.blogspot.com/

Responder

José Eduardo Camargo

25 de novembro de 2010 às 13h50

Não entendi o uso da expressão "pequenez humana" em referência aos blogueiros. Ou será que estou lendo tão mal? Entendo essa expressão como sinônima de mesquinharia, sordidez, etc.

Responder

    ZILA A DAL COL

    25 de novembro de 2010 às 15h13

    Não sei se ajuda, mas eu entendi como sendo demonstração de humildade… como pequeno mesmo, ou seja, os pequenos e humanos blogueiros estavam se expondo… exibir a condição humilde de blogueiros sujos. Também acredito que para tal atitude é preciso coragem.

    Leila Farkas

    26 de novembro de 2010 às 02h44

    O sentido da palavra pequenez diz respeito aos posts e comentários desabonadores de parte da blogolândia para com aqueles que estiveram presentes à entrevista com o presidente Lula.
    Por que não eles? Estamos todos contentes da vida com a entrevista! Eu me senti plenamente representada pelos que lá estavam.

    Sonia Amorim

    26 de novembro de 2010 às 19h14

    José Eduardo: leia os últimos posts do meu blogue e você entenderá…

Guilherme Cardoso

25 de novembro de 2010 às 13h49

magnífico sua análise da entrevista de lula. A blogosfera se põe e demonstra sua força e sua visão crítica e não distorcida como a da velha mídia. Valeu azenha…sou um destes ambém, não ganho um real na net, no blog, nos textos e nos cométarios, sou professor som muitas obrigações e responsabilidades. Parabéns

Responder

ana

25 de novembro de 2010 às 13h44

SAIU NO BLOG DO PLANALTO:A Folha de São Paulo perguntou à Secretaria de Imprensa da Presidência quando exatamente os blogueiros pediram a entrevista com o Presidente concedida hoje e quando tiveram a resposta positiva. Uma pergunta inédita. O Presidente já concedeu 960 entrevistas à imprensa ao longo dos dois mandatos. A Folha nunca teve a mesma curiosidade em relação a outras entrevistas do Presidente.

Responder

    Janes Rodriguez

    25 de novembro de 2010 às 14h28

    Essa é a pergunta que folha consegue fazer. Pergunta da estatura da Folha.

ana

25 de novembro de 2010 às 13h31

ótima entrevista… ótimas perguntas,o Lula fazendo o que gosta, falando muuito rs, descontraído, muito bom mesmo. essa entrevista concedida a blogueiros foi algo maravilhoso e todo mundo tava muito bem! orgulho p blogsfera e para os leitores!

Responder

Henrique

25 de novembro de 2010 às 13h31

Há pessoas que são alheias às suas origens, a seus pais, a seus avós e bisavós, e que são alheias à EXPANSÃO DO SEU PAÍS – essas pessoas não tem consciência de sua nacionalidade.
Aí surge o preconceito, a intolerância, o egocentrismo, a alienação midiática,…, a cegueira da realidade social de seu país, deixando-as 'burras' sem um mínimo de inteligência, para reconhecer o fato histórico desta entrevista dos blogs com o Presidente Lula.
Lula e os Blogs são a verdadeira liberdade de expressão.
Parabéns à Blogosfera livre.
E o Presidente Lula – este cara é "hour concour"

Responder

Eduardo Guimarães

25 de novembro de 2010 às 13h30

Assino embaixo de tudo o que o Azenha escreveu.

Responder

    a barbosa filho

    25 de novembro de 2010 às 19h49

    Caros EDUARDO e AZENHA: confesso que fiquei "boiando" na questão da "inveja". Será possível que algum companheiro blogueiro ou comentarista (o time tem essas tropas, certo?) ficou magoado por não ter sido convidado?
    Ora, acho que estávamos todos lá representados, nenhum dos participantes esteve como um indivíduo, mas sim como nosso delegado, representando os milhões de sujos da blogosfera.
    A entrevista foi excelente, questionadora, e o presidente Lula deu um banho. Com a diferença de que, desta entrevista, tudo está publicado, sem distorções e inclusive com críticas (a história do Paulo Lacerda e da Satiagraha está mal contada).
    No primeiro ano de Lula, 2003, mídia de rádio reclamava que ele não dava uma coletiva. O presidente convidou ao Palácio todo mundo, foi provocado o tempo todo e não cometeu o menor deslize, como era previsto pelo PIG ("ele não faz uma coletiva porque vai falar besteira"). Nunca mais as emissoras de rádio pediram uma coletiva! O Heródoto Barbeiro é testemunha.

Valquer

25 de novembro de 2010 às 13h29

assisti a entrevista completa, o ponto alto foram as respostas do presidente, como sempre foi, desde a época em que ele era candidato, as perguntas foram muito boas e bem colocadas.
Não haveria por que ter replica, ai não haveria tempo para todos perguntarem.
Viu se nos entrevistadores todos, profissionais de larga experiência e de boa qualidade .
Não teria cabimento de se esperar uma evento de baixo nivel.

Responder

Wildner Arcanjo

25 de novembro de 2010 às 12h53

Alem do mais, as críticas também podem ser criticadas. Ou será que elas são verdades absolutas?
Será que temos que engolir a seco quem nos critica e fica por isso mesmo? Sem direito a réplica, sem dar direito a tréplica?
A discussão não é tentar convencer o outro interlocutor de que o meu conjunto de idéias e o mais acertado, para o que se propõe como tema?

Agora temos uma ditadura do pensamento, da verdade absoluta?

A única que eu conheço é a morte.

Responder

Wildner Arcanjo

25 de novembro de 2010 às 12h42

Lembro-me de uma vez, em uma bela noite de fevereiro e já casado, fiz uma brincadeira com a minha esposa em um Restaurante. Recebi a conta e entreguei para ela pagar. Ela me disse: cadê o seu cavalheirismo? Eu disse, em tom de brincadeira: "com os direitos, vêm os deveres, desta vez a conta é sua." Finda a noite, resultado, quase fui dormir no sofá e ela ficou um dia sem falar direito comigo.

Vai entender cabeça de mulher… Eu sempre paguei a conta e nunca reclamei!

Responder

Carlos Morales

25 de novembro de 2010 às 12h41

Não tenho blog. Só comento, de vez em quando, algum que outro post. No entanto, senti-me representado nessa entrevista. Todos nós fazemos parte blogosfera, de uma ou outra maneira.
Parabéns ao Presidente e aos blogeiros presentes.

Responder

Yacov

25 de novembro de 2010 às 12h27

As pessoas estão perdendo o Bonde da história por inveja e/ou ressentimento… Que abestados!!! Essa entrevista já entrou para os Anais, para o cânone, da história brasileira, gente. Deixemos de pensar pequeno, deixemos de picuinhas e rendamo-nos à grandeza do momento. A entrevista foi uma coisa linda, um verdadeiro gol de placa!!! Teve blogueiro lá, que não votou na DILMA, mas na Malarina, mas nem por isso fez uma campanha caluniosa como a Grande Mìdia, e exerceu responsavelmente seu papel de oposição através dos blogs. Esta entrevista se reveste de teor histórico, pois representa um momento de alargamento do espectro midiático. A grande,e caluniosa, midia antiga não fala mais sozinha no país. Simples assim. E isso não é pouca coisa. Os ressentidos, que se moam.

"O BRASIL PARA TODOS não passa na gLOBo – O que passa na glOBo é um braZil para TOLOS"

Responder

Robson Moreno

25 de novembro de 2010 às 12h23

Badi! Tô contigo e não abro! Azenha, não tem que dar muito espaço para esses "efeitos colateriais" que, são na verdade, um indicador do suceso, do espaço e da importância que vcs estão adquirindo em "Progressão Geométrica". Assim como acontece, na direção oposta, com a decadência do PIG! Bola frente e, por favor, brinde-nos sempre com seu magnífico blog. Os milhões de seguidores seus agradecem!

Responder

joana

25 de novembro de 2010 às 12h18

Genteeee!… Os blogueiros sujos deram um show maiúsculo nos últimos episódios do cenário nacional!
Cuidado com o risco de cair na autofagia, pessoal. É contaminante. "Vâmu deixá dissu!"

Responder

Entrevista histórica de Lula « Stenio Urbano

25 de novembro de 2010 às 12h08

[…] Luiz Carlos Azenha, do “Portal Vi o Mundo” “Quem diz que a entrevista foi chapa-branca ou não viu a entrevista ou, francamente, é […]

Responder

Chico Melfi

25 de novembro de 2010 às 11h47

Azenha, os despeitados estão chiando! Dor de cotovelo mata! Foi um show. To muito feliz, o Sr. Cloaca tava lá por nós!

Responder

MirabeauBLeal

25 de novembro de 2010 às 11h45

.
"NÃO EXISTE MAIOR CENSURA DO QUE A IDÉIA DE QUE A MÍDIA NÃO PODE SER CRITICADA”

Luiz Inácio LULA da Silva, o melhor Governante e o maior Estadista que o Brasil já teve.
.

Responder

José Ruggeri Filho

25 de novembro de 2010 às 11h44

Podem ter certeza, que ainda voltará a subir a rampa antes de 31 de dezembro de 2010. É ver ouvir a entrevista e perceber que vai chamar a blogsferas. Quantos aos outros companheiros tenha paciência. Vai ser chamado! Aguarde

Responder

Marat

25 de novembro de 2010 às 11h40

Sabe, Azenha, o pessoal do PIG… Eles são os caras… de pau

Responder

Hans Bintje

25 de novembro de 2010 às 11h28

Azenha:

A frase é do Kennedy: "Victory has a thousand fathers, but defeat is an orphan".

O pessoal achava que os blogueiros iriam falar bobagem e que eles se transformariam em motivo de gozação para o Brasil inteiro.

Para quem frequenta o Viomundo há tempos, sabia que isso dificilmente aconteceria.

E agora todo mundo quer pegar carona no sucesso dos blogueiros.

Que venha agora a entrevista feita pelas mulheres blogueiras, pelos cearenses blogueiros, pelos padeiros blogueiros e por aí vai…

O fato principal é que o precedente foi aberto, a entrevista foi bem feita e estabeleceu um padrão de alto nível para os próximos encontros.

Responder

    Gerson Carneiro

    25 de novembro de 2010 às 17h10

    Venha quem vier porém, jamais terão o prazer de dizer o que somente nós temos o prazer de termos dito para o mundo:

    "never before in the history of this country".

Entrevista histórica :

25 de novembro de 2010 às 11h26

[…] “A entrevista histórica e a pequenez humana“ […]

Responder

Badi

25 de novembro de 2010 às 11h25

Azenha,

É o seguinte; está se dando muito espaço pra dor de cotovelo. A entrevista foi historica sob todos os aspectos e fim de papo… o bispo esta por aí pra recebr reclamações… sem essa de dar explicação pra choradeira lateral…
vamos tocar pra frente.

Responder

Reinaldo

25 de novembro de 2010 às 11h22

É, nesse ponto o Obama tem razão… Esse é o cara!
Esse encontro é um documento histórico, onde o presidente mostra quem é e a que veio. E usando a frase que ele tanto gosta de usar, "Nunca na história deste país" tivemos um presidente que tão lucidamente soube se conduzir. Muitas vezes fomos levados a não compreende-lo devido a informações incompletas, quando não mentirosas. Mas agora ouvindo-o de própria voz, podemos avaliar sua grandeza. Não é à toa que ele conta com aprovação quase unânime do povo brasileiro.
Parabéns presidente Lula, o senhor está entrando para a história deste país para ser celebrado pelas gerações futuras como um dos grandes vultos desta nação que tão brilhantemente está ajudando a fazer evoluir. Muito obrigado.

Responder

Paulo Cavalcanti

25 de novembro de 2010 às 11h20

Prezados Azenha e Conceição,

Colocação perfeita, os pingos estão sobre os "is" – não podemos deixar esse clima "divisionista, regionalista" prevalecer dentro do nosso movimento de blogueiros, pois sabemos que "nós somos a diferença" – esse tipo de atitude divisionista só favorece justamente quem combatemos.

Sem citar nomes, pois não quero fomentar o estilo "egóico" de certas pessoas, quem está encabeçando esses comentários desde o início, está em busca de seus 15 minutos de fama. Cabe a nós, NÃO dar linha na pipa. É a atitude mais madura neste momento.

Responder

    Sonia Amorim

    26 de novembro de 2010 às 19h25

    "Toda unanimidade é burra", como disse Nelson Rodrigues e corroborou a Presidenta Dilma…

Tomudjin

25 de novembro de 2010 às 11h17

Somente nessas horas é que eles reclamam a auxência ou a participação exclusiva de alguns representantes de setores da sociedade à mesa.
Legal é ver um candidato a Presidente reunir-se com representantes das forças militares, à portas fechadas e ainda barrando a presença da imprensa em plena campanha presidencial.
Os que reivindicam a liberdade de expressão, que se dizem os olhos e os ouvidos dessa sociedade, são os mesmos que se calam diante de titudes antidemocraticas como foi a do candidato da oposição.
É que, infelizmente, para esses ditos porta-vozes do povo, a Democracia ainda continua muito subjetiva.

Responder

Orsola Ronzoni

25 de novembro de 2010 às 11h11

“A raiva deles é que eu não os leio”.
Preciso mudar meu conceito, não sabia que alguém fique com raiva só porque não se lê o que esse alguém escreve. O que eu considerava raiva até então, era:
1-o desejo manifesto de extirpar a oposição;
2-aproveitar-se de toda aparição pública para prazerosamente desancar com palavras chulas o seu antecessor no cargo que ora ocupa;
3-desqualificar o TCU com discursos inflamados apenas porque apontou irregularidades clamorosas em obras federais;
4-tentar enlamear o passado da ex-primeira dama autorizando a Casa Civil, o seu principal ministério, fabricar dossiês falsos e caluniosos;
5-aproveitar cada oportunidade para atacar uma minoria da imprensa que não lhe faz salamaleques.
E os outros que são raivosos! Santa ignomínia.

Responder

    dukrai

    25 de novembro de 2010 às 11h50

    é só reclamar que os trollzinhos estão reaparecendo.
    os Demoníacos, o Vampiro Brazileiro e o Boca Mole estão tendo o fim que merecem.
    a ex-primeira dama é a falecida, a jornalista paga pela Globo ou a copeira do Senado?
    tadinhos dos filhos sem nome Marinho, do otavinho e dos mosquita.

    Orsola Ronzoni

    28 de novembro de 2010 às 11h05

    E para usar o linguajar tolkieniano, o doce efebo de cãs que me chama de “trollzinhos” deveria ser chamado de elfo.
    Contudo, a julgar pela “finesse” irônica acho que você está mais para dökkálfar ou svartálfar.

    Jairo_Beraldo

    25 de novembro de 2010 às 12h03

    Talvez o ignómio Lula, tem a sabedoria de não ler as sandices da matilha do PIG, para não tirar o foco de seus propositos, ou seja governar com total imparcialidade.

    Orsola Ronzoni

    28 de novembro de 2010 às 11h05

    Ô meu, ele não consegue ler nem uma mensagem do Twitter que já cai no sono! KKKKK

    Marcelo Fraga

    29 de novembro de 2010 às 01h07

    Vocês (reaças) não conseguem escrever uma frase sem expressar seu preconceito e imbecilidade. Impressionante.

    Aliás, vai lá para o seu habitat natural, o blog do Augusto Nunes. Só não escreve coisa que desagrade ele senão é excluído, já que lá é um espaço democrático. Diferente daqui…

    LuisCPPrudente

    25 de novembro de 2010 às 17h56

    Por acaso você veio do Planeta Globo? Porque quem vem de Marte sabe muito bem o que acontece no Brasil, agora os que vem do Planeta Globo…

    Orsola Ronzoni

    28 de novembro de 2010 às 11h06

    Não, meu caro, eu vim de um Planeta chamado Interior de São Paulo. Agora você vive no MUNDO DA LUA!

joni

25 de novembro de 2010 às 11h11

Não se faz história com unanimidade. Vocês protagonizaram um momento histórico. São os atores mais importantes desse fato. Sâo imortais. Daí a ciumeira, a tentativa de diminuí-los. Continuem como são, não esmoreçam, pois precisamos de todos vocês assim, desse jeito mesmo. Vocês são o nosso passaporte para o conhecimento da verdade e para o compromisso com a democracia. "Os que falam mal de mim, passarão eu passarinho." Mario Quintana

Responder

    Sonia Amorim

    26 de novembro de 2010 às 19h28

    "Na unanimidade há uma parcela de entusiasmo, outra de conveniência e uma última de desinformação." Carlos Drummond de Andrade

mello

25 de novembro de 2010 às 10h57

A cereja do bolo foi ver as reações, do o globo, da folha, do bobão do marcelo tas, e de outros despeitados ….Reações infantis e de raivinha…Partindo deles, só corroboram o acerto da reunião, a qualidade jornalistica da entrevista. Mais uma vez, parabéns!

Responder

    Jairo_Beraldo

    25 de novembro de 2010 às 12h05

    Mas uma prova de que o desprezo aos tolos, é a melhor resposta.

Antonio Luiz

25 de novembro de 2010 às 10h57

Inveja, ciúme e outros são da natureza humana, mas devem ser administrados pela razão. O mais importante do encontro é que a(s) porta(s) foram abertas para Bolinhas, Luluzinhas e para Bolinhas+Lulizinhas. Quem quiser que se habilite.
Parabéns aos Blogueiro(a)s Progressistas! Vamos em frente, superando hipocrisias!

Responder

marcos santos

25 de novembro de 2010 às 10h55

Primeira consideração, é que blogs que não são vinculados meios de comunicação, ocuparam um espaço na produção e no debate político no brasil ao ponto de serem recebidos pelo presidente da republica para uma entrevista coletiva !
Esse é um fato é inusitado !

Como participante da blogosfera, e co-produtor dessa obra fiquei muito honrado com a deferencia e o fato ocorrido, posso dizer parabens a todos´!

Responder

joni

25 de novembro de 2010 às 10h54

Não se faz história com unanimidade. Vocês protagonizaram um momento histórico. São os atores mais importantes desse fato. Sâo imortais. Daí a ciumeira, a tentativa de diminuí-los. Continuem como são, não esmoreçam, pois precisamos de todos vocês assim, desse jeito mesmo. Vocês são o nosso passaporte para o conhecimento da verdade e para o compromisso com a democracia. "Os que falam mal de mim, passarão eu passarinho." Mario Quintana

Responder

arquivomurilo

25 de novembro de 2010 às 10h50

Eu me manifestei contra a falta de comunicação do evento entre nós, blogueiros.

Sei q todos nós não poderíamos estar lá, que o tempo seria, como o foi, curto para tantos interessados.

Porém, não poderíamos ter sabido de antemão (ainda que no sábado), até para divulgarmos mais efetivamente a entrevista e, principalmente, para discutirmos mais os temasa serem abordados pelo blogueiros presentes, incluindo outros assuntos de carater regional? (falamos nada sobre as remanescentes oligarquias locais, por exemplo)

Obviamante, tratou-se de um momento histórico e eu adorei a entrevista. Só acho que faltou, sim, alguma consideração ao conjunto dos blogueiros nacionais que, por sinal, atualmente contam com um alista de discussão que, ao que parece, efetivamente nos une.

Responder

    Sonia Amorim

    26 de novembro de 2010 às 19h33

    Os blogueiros ditos "progressistas" "se escolheram", "se selecionaram" como representantes de toda a blogosfera cidadã… Esse é o problema. Não fomos consultados. Não nos deram o direito de opinar nem de formular perguntas. Isso é ser "progressista"? Dicionário neles!

dukrai

25 de novembro de 2010 às 10h39

eu também não sabia como tinham sido escolhidos os blogueiros para a entrevista do Lula e fiquei meio desconfiado. Aí um palpiteiro no Nassif quebrou o pau criticando a casta blogueira e com os desdobramentos, pelo menos pra mim, a questão foi sendo esclarecida.
não é assim que a gente faz nos blogs, vai juntando os pedacinhos e formando um retrato da situação?
tudo bem que eu queria que o esquerdopata estivesse lá, o Gerson, o Beraldo, o Lincoln e eu, mas pra isto a gente faz outro encontro nacional, tira a agenda da mão do Miro e da "casta" e coloca as coisas nos seus devidos lugares, encontro de blogueiro tem que ser uma autêntica e absoluta zona, a gente tá ali pra se conhecer, conversar e beber.

Responder

    Gerson Carneiro

    25 de novembro de 2010 às 11h25

    E eu sou ciumento, hein.
    E tenho as unhas grandes.
    E se encher os pacová eu mando pra BH, pra casa dukrai.

    dukrai

    25 de novembro de 2010 às 14h10

    pertin, pertin, logo ali onde o judas perdeu as meia

A entrevista histórica e a pequenez humana « CartaCapital

25 de novembro de 2010 às 10h38

[…] *Matéria originalmente publicada no Viomundo […]

Responder

Evandro

25 de novembro de 2010 às 10h29

Muito produtiva essa entrevista…Queria muito que os blogueiros da oposição Augusto e Reinaldo participassem porém, com o direito de tréplica do Lula. Querida ver a cara daqueles cretinos!

Responder

    Jairo_Beraldo

    25 de novembro de 2010 às 12h27

    Voce acaso é o "senador" Evandro? Ora, cada macaco no seu galho!

Mariah

25 de novembro de 2010 às 10h28

Parabens Azenha, Blogueiros e Presidente Lula. Voces valem ouro!
Bom dia!

Responder

Domngos

25 de novembro de 2010 às 10h27

Azenha, 2010 é o ano dos blogueiros, vocês mudaram a forma de fazer jornalismo, para o bem da democracia.

Responder

ebrantino

25 de novembro de 2010 às 10h10

Azenha, vou relatar um aspecto imprevisto da existencia de espaços como o do Viomundo, C.Af, Nassif, Vermelho, Carta Maior e outros igualmente votados. É a questão da prevenção das doenças chamadas antigamente psicosomáticas – é que lendo apenas as insanidades, perversidades, maldades, deslealdades, inverdades, e outras "ades", alem de sacanagens, enrolações, armações, traições, e tolices mil existentes no PIG todos os dias, não há cristão ou ateu que não acabe com depressão, enxaqueca, hipertensão, sindrome alérgica, além de ficar de mau humor,brigar com a familia, com o patrão, com os amigos, e ao fim, correr risco de vida. Portanto o Pig faz mal à saude. So pode ser usado com MUITA moderação, e sempre seguido ou precedido de uma boa dose de "blogs sujos", que tanto servem de vacina como de terapêutica. Constatei alguma amargura no seu escrito sobre a histórica entrevista. Não carece, Azenha. Foi maravilhosa, uma lição de vida, e me deu muito orgulho de ser brasileiro (um sentimento bastante irracional, mas que se sente em ocasiões especiais, por exemplo quando se ganha uma copa, ou um jogo com a Itália ou a Alemanha). Um famoso livro americano diz que raras pessoas podem ser supercompetentes em mais de uma atividade. Cita Eintein, que era supercompetente como fisico e matemático, e ainda tocava violino razoavelmente, e se deu ao luxo de lançar moda, com o seu cabelinho (como o Itamar) e a careta da língua de fora. Pois o Lula, além de sindicalista brilhente, politico, atingiu o máximo como ESTADISTA, e acabou de merecer o PHD como COMUNICADOR, com a entrevista de ontem. Qualquer inveja que for demonstrada está justificada. Quanto a voce, Azenha, e modestamente, nós, que comentamos, só merecemos parabens. Ponto Final Ebrantino.

Responder

joao batista jr

25 de novembro de 2010 às 10h09

Escrevi o texto abaixo no blog do Noblat. Repleto de conceitos contrários à entrevista, acredito que o colunista está muito enciumado pelo ocorrido. A inveja é um sentimento que externa o lado mais negativo das pessoas. Eu achei a entrevista ótima.
"Não seria mais correto disponibilizar um link da entrevista para que pudéssemos analisar as "puxação" dos blogueiros? Seus comentários focam exclusivamente no começo da entrevista, não suportou asistir ao resto? Ou achou que não velria a pena? Não percebi entusiásticos com o presidente e sim questões pertinentes e variadas, conseguindo, inclusive, declarações inesperadas. Lula falou sobre o Irã a escolha do presidente do STF, a decisão da Marina em ser candidata à presidência, devido à provável inviabilidade de sua recondução ao Senado pelo Estado do Acre, além de outros assuntos, faltou a réplica, lógico, mas sem ela a entrevista durou 2h, com réplicas seriam 4h ou mais. Não vi chapa branca, apenas pessoas livres para perguntar sem ter de obedecer às linhas editoriais espartanas da maioria da nossa imprensa."

Responder

beattrice

25 de novembro de 2010 às 10h06

Azenha
aprecio muitissimo quando vc manda seu recado direto ao ponto!
Ou direto ao fígado de certas figurinhas imaturas.
Excelente entrevista.
ELE é O CARA, e cobranças à parte está liberado babar um pouquinho na frente dele, só um pouquinho.
Com ou sem gravata.

Responder

aurica_sp

25 de novembro de 2010 às 10h05

Parabéns pelo POST Azenha!!! Seu Blog é leitura diária aqui em casa.

Responder

Gerson Carneiro

25 de novembro de 2010 às 10h05

Diga aí Azenhão aonde é que está pintando essas frescuras aí que é pra eu ir logo lá detonar.
Sabe que comigo não tem gogó; tudo é pescoço.

Responder

    Jairo_Beraldo

    25 de novembro de 2010 às 12h28

    Que detonação é essa, cunpadi?

    Gerson Carneiro

    25 de novembro de 2010 às 17h12

    Cumpadi,
    às veiz a gente temos que pegá umas criaturas aí e alevantá pelas zoréia.

    Jairo_Beraldo

    25 de novembro de 2010 às 22h00

    Si acarmi, cunpadi….oxente, dexe a pexera dibaixu du cochão, homi…dexe estis disocupadu sorta bestage, e nun liga não,sô! Ara!

Pedro

25 de novembro de 2010 às 10h05

Isso mesmo, Azenha! A luta que vem por aí inclui a guerra a todo tipo de banditismo. Vai desde a guerra contra a corrupção política até a guerra contra o narcotráfico, ambas irmãs siamesas. A internet é o 5º Poder.

Responder

Gerson Carneiro

25 de novembro de 2010 às 09h56

Estão querendo tucanar a blogosfera progressista, é? Não tô acreditando.
Aqui vai uma canção para enterrar a ciumeira e comemorar o nosso sucesso.

"A crueldade de que se é capaz
Deixar pra trás os corações partidos
Contra as armas do ciúme tão mortais
A submissão às vezes é um abrigo

Saber amar
Saber deixar alguém te amar

Há quem não veja a onda onde ela está
E nada contra o rio
Todas as formas de se controlar alguém
Só trazem um amor vazio

Saber amar
Saber deixar alguém te amar…"

[youtube 2lC3df5BaA4 http://www.youtube.com/watch?v=2lC3df5BaA4 youtube]

Responder

turmadazica

25 de novembro de 2010 às 09h51

A entrevista foi irada, parabéns a todos… E sobre o "PS" neste post, a gente já sabia, nem precisava…

Responder

Widmark

25 de novembro de 2010 às 09h50

Parabéns pelo fato histórico, como usuário dos blogs me senti representado. Viva a liberdade de imprensa e os blogueiros sujos e de serra abaixo a velha mídia.

Responder

Jorge Santos

25 de novembro de 2010 às 09h46

Azenha, sou leitor assíduo do seu blog, mas esse seu comentário sobre a crítica por parte de alguns blogueiros foi muito pobre, infelizmente. Há razões para tais críticas:

– A entrevista foi marcada com antecedência, então divulgação da mesma na blogosfera deveria ocorrer com um prazo razoável para organização e divulgação nos blogs;

– Não há um consenso sobre o número real de blogueiros, assim, a escolha da pauta (perguntas) não pode ser votada por enquete ou outro mecanismo de avaliação;

– A tecnologia da transmissão empregada na entrevista em tempo real foi a pior das piores. Fiquei fora do ar várias vezes (NET com 4 MB);

– A questão da ausência/participação das mulheres pode ser relacionada com as questões acima.

Apesar de tudo, devo reconhecer que concordo contigo. ME senti bem representado ali, principalmente pelo sr. Cloaca e o Edu Guimarães.

Responder

    Sonia Amorim

    26 de novembro de 2010 às 19h45

    Concordo com a parte inicial do teu comentário, Jorge. De um cara que deve ter uns 30 anos de jornalismo, inclusive com vivência internacional, a gente espera mente mais "ampla". O Azenha foi pobre, autoritário e até arrogante. Ele é que se apequenou, querendo botar uma mordaça em quem teve a "ousadia" de criticar. Lamentável. Despencou no meu conceito.

    Horacio

    29 de novembro de 2010 às 13h30

    Minha querida!! Vc já está ficando chata!!! Se tu queres as luzes da ribalta faça por onde!!

    Horacio

    29 de novembro de 2010 às 13h30

    Analise e julgue.

Bernardt

25 de novembro de 2010 às 09h40

Achei ótima a entrevista. Até pensei que os blogueiros fossem fazer um encontro de amigos com o presidente.
Ledo (de feliz mesmo) engano. Vocês fizeram uma verdadeira entrevista com Lula
Como verdadeiros JORNALISTAS que são. E que tanta falta faz na imprensa
Parabéns

Responder

renato

25 de novembro de 2010 às 09h26

Azenha
Entro no seu blog todos os dias. Você presta um serviço inestimável para a construção da nossa cidadania e para a democratização do acesso à informação. Obrigado e um grande abraço.

Responder

Zilda

25 de novembro de 2010 às 09h23

O vídeo está sem som.

Responder

Elisabete Otero

25 de novembro de 2010 às 09h19

Eu gostei demais da entrevista. Sinceramente, não consigo "sintonizar" com os reclamos feministas, ou seja, se apenas uma mulher esteve presente "virtualmente" … tudo bem… aqui do RS fica difícil reclamar presença de mulher como oposição ao machismo ( vide o governo que terminará em 31 de dezembro ).
Azenha, me preocupam as pessoas que teem olhos muito acurados para o acessório e olhos fechados para o essencial, para o que faz a diferença.

Responder

barbara o.

25 de novembro de 2010 às 09h16

mulher é um bicho ciumento mesmo. se fosse outra categoria social reivindicando espaço, seria qualificada assim?
para mim fica nítido que o azenha gosta de feministas, desde que elas ocupem o seu devido lugar e não reclamem demais.
é um legítimo representante do progressismo blogueiro, que em termos de machismo não difere do PIG.

Responder

Ramalho

25 de novembro de 2010 às 09h14

Os membros da equipe econômica recém-formada começaram mal, com discurso ao gosto do neoliberalismo. Quem o ouviu pergunta-se: será que o PSDB venceu as eleições? O ministro Mantega, por exemplo, enfatizou a redução de custos operacionais – o que implica priorizar os gastos de investimento em detrimento de gastos com pessoal e serviços – o que é uma mudança e tanto na política econômica. Dito em outras palavras, trata-se de buscar equilíbrio orçamentário às custas de salário, aposentadoria, saúde, segurança, educação, preservando, concomitantemente, gastos com juros e empreiteiras. Não votei nisto, ao contrário, votei contra isto.

Responder

Flavio Lima

25 de novembro de 2010 às 09h12

Grande Azenha
Recebo email do grupo "Barão de Iatararé" e realmete tem gente la (pouca gente), parece que universitarios, mostrando um ciume, mesquinhez e falta de noção de dar dó.
Ou então são "caboalselmos" infiltrados no meio. Tomara que nos leiam. E cresçam. Ou montem sua propria patota. Ou voltem pro quartel.
Agora vou ver a entrevista!

Responder

angela

25 de novembro de 2010 às 09h04

Azenha, até hoje estou enviando para todas as pessoas que não viram e pensam que não querem ver….rsrsrs
nosso Presidente aprendeu pra caramba durante esse tempo todo. Quando falou sobre o Acre, me senti diante
de um cara que realmente sabe fazer POLÍTICA, quando falou sobre REFORMA POLÍTICA dizendo que vai se dedicar à ela, vibrei! Estou muito feliz e agradeço à vocês todos blogueiros"sujos" por ter nos dados essa oportunidade única. Um abraço

Responder

Marat

25 de novembro de 2010 às 09h01

Azenha, que texto fantástico… essa coisa de nos desnudar-mos sobre nossas vidas, de lembrar que todos carregamos muitos problemas (alguns tenebrosos, alguns insolúveis) é algo que nos faz por os pés no chão… somos todos falíveis, sensíveis, vulneráveis, mas, quando o assunto é profissão, somos sérios e batalhadores… Vida longa a você, às Conceições, e a todos os blogueiros que, idealistas, ajudam e muito a nos esclarecer coisas que poderiam passar batidas… Abraços cordiais a todos!!!!!!!!!!!!!Azenha, que texto fantástico… essa coisa de nos desnudar-mos sobre nossas vidas, de lembrar que todos carregamos muitos problemas (alguns tenebrosos, alguns insolúveis) é algo que nos faz por os pés no chão… somos todos falíveis, sensíveis, vulneráveis, mas, quando o assunto é profissão, somos sérios e batalhadores… Vida longa a você, às Conceições, e a todos os blogueiros que, idealistas, ajudam e muito a nos esclarecer coisas que poderiam passar batidas… Abraços cordiais a todos!!!!!!!!!!!!!

Responder

Adriana

25 de novembro de 2010 às 09h00

Adorei o texto Azenha!!
Ttriste saber que depois de tanta luta para fazer o Encontro (eu não pude ir, estava trabalhando), unir os blogs, os "egos" resolvam aparecer mais que a inteligência e o bom senso.
Não importa se "X" ou "Z" estava lá. Importa o momento histórico da entrevista (que foi deturpada pelo PIG – era de se esperar).
Que outras entrevistas com os blogueiras venham, agora com a Dilma!

Responder

Ramalho

25 de novembro de 2010 às 08h57

Ciúme mesmo foi da Folha.

Responder

    Marat

    25 de novembro de 2010 às 09h52

    E o pior é que ela tem o FHC e o PSDB inteirinhos só para ela, mas a gente não sente ciúme nenhum – rsrsrsrsrs

    Gerson Carneiro

    25 de novembro de 2010 às 11h20

    Quem vai sentir ciumes do Zé Bolinha, do Da Coisa e do Gambá do Jornal Emocional?
    Tá doido. Só sendo doente.

    Jairo_Beraldo

    25 de novembro de 2010 às 12h30

    Ciume de tucanalha? Nem o DEMo tem…e a concorrencia, como é que fica?

    Gerson Carneiro

    25 de novembro de 2010 às 10h04

    do Marcelo Tas, do Nobláblábla…. do PIG em geral.

Ramalho

25 de novembro de 2010 às 08h56

E o blog do Brizola Neto, o Tijolaço? O que houve? Não se consegue mais acesso a ele. Caso Brizola não possa mantê-lo, não poderia assinar posts em outros blogs? Neste blog, por exemplo?

Brizola Neto, apesar da votação expressiva, não conseguiu se eleger.

Responder

    Maria Rita Leal

    25 de novembro de 2010 às 16h17

    Ramalho, votei no Brizola Neto e também estou sentindo falta dele. Então quero me juntar a voce e quem sabe? o nosso caro Azenha, não possa saber o que houve com o tijolaço. Brizola Neto, se estiver lendo esse blog, mande notícias.

    Andrea Serpa

    25 de novembro de 2010 às 21h02

    Ramalho e Maria Rita,estou junto com vocês em busca de notícias.Estou preocupada porque não consigo ter nenhuma informação.

Carlos.

25 de novembro de 2010 às 08h54

Aproveitando a expressão "pequenez humana", proponho um debate: O palmeiras entregou o jogo (para o Goiás) ou o time é que é muito ruim mesmo? Felipão disse que nem sabia que tinha jogo do palmeiras no domingo, ele sabia que tinha jogo do palmeiras ontem? O Faz-Me Rir da Pompéia conseguiria não perder para o Flu no domingo mesmo se tentasse?

Responder

    Jairo_Beraldo

    25 de novembro de 2010 às 12h31

    Carlos…daqui de Goiás, envio meus sinceros sentimentos ao Zé Derrotado, porco fanático.

FrancoAtirador

25 de novembro de 2010 às 08h54

.
Foi realmente um momento histórico e um grande passo para a democratização da comunicação social.
Entendo que a maioria das críticas feitas aos blogueiros convidados a participar da entrevista com o Presidente Lula foram improcedentes.
Eu só tenho curiosidade em saber se procede a afirmação, abaixo transcrita, publicada no blog Terror do Nordeste. Alguém poderia esclarecer ?

"Dentre os blogs convidados, encontra-se o Acerto de Contas, aqui do Recife, de Pierre Lucena.
Na terra que Acerto de Contas for considerado um blog progressista, o Blog da Dilma, que parece que não foi convidado, é de extrema esquerda.
Até as pedras do Palácio dos Campos da Princesa sabem que Pierre Lucena é jarbista doente e que Marcos Bahé é tucano.Os dois são críticos ácidos do governo Lula, assim como foi do ex-prefeito João Paulo."
http://wwwterrordonordeste.blogspot.com/2010/11/l

Responder

edson fachin

25 de novembro de 2010 às 08h48

bom dia, realmente o Lula é muito inteligente,isto nos todos sabemos e muita gente está tirando proveito disto,independente das camadas sociais E Brasil continua pegando fogo…vamos comemorar por um entrevista programada e as respostas as mesmas já pré escritas ou memorizadas, tenho certeza que muitos dos presentes ficaram com vontade de fazer a "réplica" mas…..

Responder

Aline C Pavia

25 de novembro de 2010 às 08h37

Azenha, penso que nenhum de vocês, vc, o Nassif, o PHA, o Brizola Neto, precisam ficar dando satisfação de suas vidas pessoais para nós. As ciumeiras e dores-de-cotovelo desses 2 ou 3 gatos-pingados que queriam tirar foto com o Lula, são muito pequenas sequer para serem mencionadas por vocês.

Responder

    Jairo_Beraldo

    25 de novembro de 2010 às 12h34

    O problema, é que os acima por voce citados, pensam que devem satisfação, ou que aqui ninguém compreende o desespero dos tais que lhes atiram pedras. Ora, façam como Lula…dê o desprezo!

    Sonia Amorim

    26 de novembro de 2010 às 19h51

    Não se trata de "vida pessoal", Aline. Vocês não estão entendendo nada! As críticas são entre blogueiros. Ciumeira, inveja… isso é argumento de quem não tem como justificar o injustificável…

Adroaldo Lima L.

25 de novembro de 2010 às 08h33

Lula dispensou mais de 2 horas de seu precioso tempo para ser entrevistado por jornalistas que de fato fazem jornalismo isento e que nao tem como nao respeita-lo por tratar-se do melhor presidente (80%) que o Brasil jah teve mas, mesmo apoiando-o abertamente, nao tem papas nas linguas para criticar e cobrar. Isso bateu pesado nos que sao grandes em estrutura mas pequenos no resto. e o PS do Viomundo embora simpatico nao se faz necessario pois ninguem tem nada a ver com a vida de pessoas normais e corretas que andam com suas proprias pernas e cuidam de seus problemas dignamente, muito menos os para quem o PS foi dirigido e sao exatamente os que devem satisfaçoes ateh historicas para a sociedade e que nao tem nenhuma credibilidade para PSs desse tipo, alem do fato de serem perfeitos idiotas tocados a "bolinhas de papel e molinas"… coisa pra trouxas e desavisados que graças a Deus estao em extinçao.

Responder

Luis

25 de novembro de 2010 às 08h33

O PFSP (Partido da Folha de São Paulo) desqualifica o evento. Nada surpreendente.
A propósito: o órgão oficial do PFSP mais uma vez escorrega, ao citar José Serra, como ex-governador e não "candidato derrotado", que é a expressão usada para todos os outros seres humanos que se candidatam e não se elegem.

Responder

Marcos Simões

25 de novembro de 2010 às 08h29

É isso, Azenha, os blogueiros da entrevista não devem se preocupar com as reclamações de alguns desiludidos. Senti-me, igual a você, representado pelos participantes.
Conheço mais o Eduardo Guimarães e sei de seu caráter e de sua honestidade irretocáveis.
Deixem os chorões jogar para fora, através das lágrimas, todas as mazelas que estão impregnando o íntimo de cada um. Faz bem à saúde.
Um abraço

Responder

Helena Lúcia Pahl

25 de novembro de 2010 às 08h28

É isso ai "easonnascimento"! Entrevista de Presidente da Republica com blogueiros "sujos", só mesmo com o LULA13. Essa "ciumeira" é um sentimento muito pequeno diante do sucesso do evento. Tal comportamento só interessa ao PIG. Esse sentimento nao condiz com um seguimento que, de forma muito efetiva e positiva, muito influenciou nosso pleito de 2010 e influenciará, através da informacao, nossa sociedade. Obrigada a todos os participante pela brilhante conducao da entrevista. Obrigada ao Presidente pela sensibilidade de captar a necessidade de tal ato. Obrigada, antecipadamente, aos "ciumentos" que certamente, irao, após uma reflexao, rever sua posicao e constatar que a vitória foi de todos.

Responder

Regina

25 de novembro de 2010 às 08h26

Muito boa a síntese Azenha. Apenas achei que deveria ter as blogueiras, mas já entendi as cirscunstâncias. Aliás estava tão feliz, que me contentei com a presença da Conceição via web…..
Achei muito boas as perguntas… as melhores que ouvi para o Lula e o Governo nos últimos tempos… apesar de não ter dado para perguntar tudo (saúde, edcuação, reforma agrária…) mas valeu muito.
Achei também o máximo o Caro Sr. Cloacla….. o máximo. Esse Lula sabe conviver mesmo com todos.
Achei incrível a revelação inédita sobre os bastidores da relação com Ahmadnejad. Foi uma prova do respeito e carinho com os blogueiros. Também achei inédita a revelação sobre a força impulsora de sua coragem na relação com os países, ou seja, o cohecimento do povo e ser do povo era seu plus….isso é inédito!
Parabéns aos blogueiros que fazem um bom jornalismo na contramão na mídia conservadora.
Não achei chapa branca e penso que as perguntas eram bem provocativas.
A pequenez do PIG é esperada. A de blogueiros de esquerda é lamentável.

Responder

Francisco Nogueira

25 de novembro de 2010 às 08h13

Somente pude assistir a entrevista quando ela já tinha iniciado. Vi (mais ouvi do que vi) 3/4 dela. Fiquei com os olhos marejados, como estão agora ao teclar estas palavras. Como sinto orgulho de vocês!

Mais tarde vou assistir toda a entrevista.

Responder

Samir

25 de novembro de 2010 às 08h06

Alguem ja teve a coragem de ira dar uma conferida no chilique que o Azezedo fez no blog dele? Baixou tanto o nivel que nao tive estomago pra ler ateh o fim.. XP

Responder

Marcello Salles

25 de novembro de 2010 às 08h01

É uma pena que ciúmes e outros melindres seja tema nesse momento. Tomara que o pessoal se entenda e resolva logo essas diferenças e sigam unidos !

Azenha é ÓBVIO que vc não está em nenhuma Egotrip. Aliás, creio que seja meio óbvio que vc, PHA, Nassif não deveriam estar lá mesmo ( por motivos quase óbvios ).

Quanto a entrevista apenas acho que deveriam ter insistido na questão do Paulo Lacerda ter sido enviado para Portugal.
Para todos os blogs : Lula disse que vai concluir a investigação contra Dantas no seu mandato ! Creio que será necessário uma cobrança porque sinceramente não acredito nisso.

Responder

edson gomes del ima

25 de novembro de 2010 às 07h58

Leia-se ciumeira como:Marcelo Tas.

Responder

Aracy_

25 de novembro de 2010 às 07h57

Comentário de leitores do Estadão de hoje para a notícia da entrevista de Lula aos blogueiros:

Dia 01/01/2011, chega um velhinho ao Palácio do Planalto e pede para falar com o José Serra. O segurança que se encontra no portão responde: “Sinto muito meu senhor, mas o José Serra não está aqui. Ele não é o Presidente do Brasil.” No dia seguinte, o mesmo velhinho volta ao Palácio do Planalto e pergunta novamente pelo José Serra. O segurança repete: “Sinto muito senhor, mas o José Serra não está aqui. Ele não é o Presidente do Brasil.” Ao outro dia, o velhinho retorna ao Palácio do Planalto e diz: “Gostaria de falar com o José Serra.” O segurança já sem paciência, responde-lhe: “Meu senhor, eu já lhe falei que o José Serra não é o presidente do Brasil e que não está aqui!” O velhinho então lhe responde: “Eu sei! Mas é que eu gosto tanto de ouvir isso…” Então o segurança lhe responde: “Até amanhã, meu senhor".

Responder

Marcio

25 de novembro de 2010 às 07h57

Azenha precisamos tomar cuidado. É da inveja e cobiça que nascem os PIG's da vida. Em breve podemos ter os blogs do PIG. Se é que já não existem. Parabéns aos blogueiros presentes e ao presidente mais democrata que já tivemos.

Responder

Aracy_

25 de novembro de 2010 às 07h51

Parabéns a você, Azenha, e a todos os blogueiros e blogueiras que nos brindam com sua cidadania maravilhosa.
Senti falta das mulheres no evento no Planalto e torço para que uma de nós esteja lá na próxima vez. Mas que ver o Cloaca lá foi sensacional, ah, isso foi!
O evento foi uma "bolona" de papel na cabeça da mídia golpista. Tem jornalista da velha mídia com dor de cabeça até agora!

Responder

Gerson Carneiro

25 de novembro de 2010 às 07h51

Azenha,

Não mude o sentido das coisas por causa dessa ciumeira aí. Senão seremos derrotados por nós mesmos.
Eu que não sou blogueiro, não sou nada, estou radiante de felicidade e me sentindo representado. O que esse pessoal ciumento está pensando? Oras… deixem a ciumera e a pequenez para o PIG. Pois do PIG sim podemos esperar esse tipo de coisa. Aliás, o que tem atrapalhado o PT nesses anos é a ciumeira.

E eu já estou juntando grana para ir ao II Encontro dos Blogueiros, hein. Nada de se chatear e mudar de rumo.

Responder

Gerson Carneiro

25 de novembro de 2010 às 07h51

Caramba, sempre admirei a dedicação diária que vocês empregam aqui. E agora obtendo os frutos maravilhosos desse precioso trabalho, não será agora que vão querer estragar. Vamos parar com essa ciumeira besta e vamos nos maravilhar porque conseguimos juntos o que nunca ninguém tinha conseguido. E podemos chegar muito além.

O Lula disse que fica preocupado em pensar o que dirão do governo dele daqui a cem anos quando alguém ler os jornais e revistas de agora. No mesmo momento eu pensei: "esquenta a cabeça não Lulão. Daqui a cem anos quem quiser saber a verdade sobre o seu governo vai acessar o viomundo".

Responder

    Regina

    25 de novembro de 2010 às 10h26

    É isso mesmo Azenha. A blogosfera e todos nós precisamos de você, do PHA, do Nassif, do Rodrigo, do Fortes…… e de todos os demais.
    Prá frente blogosfera….

Marco Santo

25 de novembro de 2010 às 07h46

A dor de cotovelo está enorme no meio da mídia PIG. O Marcelo Tas já não sabe onde botar a cara. O tal do Madureira sumiu depois que a GROBO puxou a sua orelha. Aos demais, fiquem ao relento, pois o destino final será a fossa. Um novo movimento de comunicação de massa, logo chegaremos a ser a mais popular. Parabens a todos os amadores blogueiros. Não vivemos mais sem vocês. Um que é pouco mencionado mas vale a pena ser lembrado também o "Aposentado Invocado". Parabens

Responder

Natalia

25 de novembro de 2010 às 07h25

Não sou blogueira de política — aliás, nem mais blogueira sou –, então não acho nem remotamente que eu deveria participar de uma entrevista dessas. Portanto, não estou falando em interesse próprio.

Concordo q a entrevista foi um feito histórico, mas tb concordo q foi absurdo só ter uma mulher no grupo. Você disse que se sentiu "representado pelos que foram convocados." Mas quem falou que os homens não estavam representados?

E vem falar de ego trip… Com o machismo que tanto encontramos em blogs ditos progressistas, não individualize a reclamação para reduzi-la. É, sim, uma reclamação justa de várias mulheres, as que escrevem e as que leem.

Responder

    Sonia Amorim

    26 de novembro de 2010 às 19h59

    Não se trata "só" de ausência de mulheres na "comissão entrevistadora". Trata-se de falta de consulta pelo menos aos 340 blogueiros restantes, dos que participaram do I Encontro. E de consultarem a blogosfera sobre as perguntas, temas… E de só divulgarem a entrevista algumas horas antes… Por que tanto segredo?

Ricardo

25 de novembro de 2010 às 07h16

Prezado Azenha, bom dia.

acompanho teu excelente trabalho desde a Indy no SBT/ Manchete.

o teu trabalho na blogosfera, junto ao PHA, Kotscho e tantos outros, faz a diferença para quem quer ver informação correta, isenta e equilibrada.

Parabéns

Ricardo
Recife

Responder

carlos hely

25 de novembro de 2010 às 07h13

A luta continua, parabéns, agora e hora de cobrar onde deve ser cobrado e parabenizar onde esta dando certo.

Responder

jgomes

25 de novembro de 2010 às 06h50

É assim mesmo Azenha: fato histórico é fato histórico, poucos participam enquanto muitos assistem…

Responder

Pedro

25 de novembro de 2010 às 06h09

Que prazer de ser sujinho.

Parabéns!

Viva o Novo Brasil…. Já estou com saudades do Maior e Melhor Presidente do Brasil.

Sem medo de feliz.

Responder

Carina

25 de novembro de 2010 às 05h49

A falta de representatividade das mulheres encarada como ciumeira. Espera mais dos ditos "progressistas"…

Responder

Maria POPSON

25 de novembro de 2010 às 05h35

A D O R E I !!!! Ele eh o maximo, tem luz propria e nao quer ofuscar ninguem! Aceita criticas , nao e pretencIoso, nao tem frescura e prova que mesmo com seu portuguse quebrado , HE IS THE MAN! PARABENS BLOGUEIROS!

Responder

Muchacho

25 de novembro de 2010 às 03h53

O Lula deveria ter falado da indicação do Tofoli, acho que só faltou isso.
As demais info eram "rojões" que um presidente não pode ficar soltando…….gostei por ele ter mencionado que a Satiagraha vai ter desfecho ainda no governo dele. E percebi a vontade dele de falar coisas tipo: "olha, estamos tão comprometidos com o combate a corrupção, que me dou ao luxo de entregar a chave da cadeia para tucano-serristas como o Jobim e Correia".

Responder

beth

25 de novembro de 2010 às 03h47

Azenha, parabens pra voces!
OBRIGADA a todos

Responder

PauloMSM

25 de novembro de 2010 às 03h40

Aquele cara do Acre é o que fez uma pergunta pro Gilmar Mendes, foi ameaçado, apanhou dos seguranças, e ainda pediu desculpas no final?

Responder

roanna

25 de novembro de 2010 às 03h28

Azenha e o meu comentário foi excluido porque? O que eu disse demais para ser censurado? Que pena e a pequenez vem de quem acha que tem grandeza.

Responder

FatimaBahia

25 de novembro de 2010 às 03h05

Azenha,são os "Ossos do ofício" de ser pioneiros e desbravadores,mas nem por isso os "ossos" deixam de causar tristeza!só não podemos deixar que as expressões de egos magoados,turvem a nossa alegria e a celebração,como bem disse o Beto Mafra em texto ao RV,dessa nossa "queda da Bastilha" ou,como diria o PHA,a data em que a PIGuilha caiu!
Parabéns a todos!

PS: próxima entrevista quero ver a Conceição e várias outras blogueiras "na foto"!Vamos nos mexer,meninas!rrss
Azenha,vc é realmente especial!

Responder

Ester

25 de novembro de 2010 às 02h33

Maravilhoso!!! Fato histórico e de grande relevância para o país. Parabéns Azenha!! Parabéns a todos os blogueiros. Vocês trazem para nós a informação verdadeira, sem bolinhas de papel. Vocês são os grandes comunicadores do Brasil que eu quero ver mudar de tom. Que bom que vocês existem!!!

Responder

Katia

25 de novembro de 2010 às 02h23

Parabéns, Azenha, pela inteligente síntese!
A entrevista foi excelente e eu, que nem sou blogueira, me senti orgulhosa, realizada e feliz me sentindo um deles.
Para mim essa entrevista é para ficar na história. É um marco e, com certeza, a primeira de uma série.
E o seu Cloca brilhou!

Responder

Antônio MAnoel Góes

25 de novembro de 2010 às 02h23

Olá, Azenha! Blogueiro do 'www.tudoglobal.com/antoniomanoelgoes', senti-me, nos limites do relevo de minha página, lisongeadamente presente nessa entrevista concedida pelo presidente a nossa exitosa legião de 'sujos-segundo-o-Serra'. Evento histórico que atropela eventuais muxoxos de ciúmes previsíveis em qualquer grupo social. Valeu pela incontestável representatividade dos que lá estiveram, cuja maioria acompanho avidamente em varreduras cotidianas aqui na rede. Antônio Manoel Góes, radiojornalista e militante do Conselho de Cidadania do Alto da Boa Vista-Rio de Janeiro, capital.

Responder

Juliana Paiva

25 de novembro de 2010 às 02h04

Entendo e endosso o texto do Azenha em relação a quem foi ao Planalto…mas, precisamos lembrar que há na blogosfera mulheres atuantes e importantes e q não são lidas – e não foram as q reclamaram com "ciumera". Quem reclamou pelo que li, não tinha que ir não…nem com Lula, nem com Dilma. Blogs feministas passam longe do blog pop reclamão. O blog pop não representa as mulheres feministas da blogosfera! Ao contrário, as que estão antenadas não se pautam nele pra nada.
Os blogs sujos podem, sim sair do circuito masculino, mas, não é pelo fácil e óbvio q encontrarão a diversidade ( no caso, de gênero) da blogosfera.
Um grande passo do Viomundo foi ter dedicado um espaço permanente a Maria Frô: de competência indiscustível e feminismo inegável.
Tá cheio disso na rede…mulheres q valem ler; [email protected] de quem espera tantas milhares de visualização antes de prestar a devida atenção….

P:S.: Foto histórica e emblemática do Lula olhando pra Maria Frô na tela do computador; durante a entrevista, hein?

Responder

    Marcio H Silva

    25 de novembro de 2010 às 03h53

    Eu leio diariamente a maria frô e nasMarias news.
    Indique mais alguns Blogs sujos de mulheres por favor.

Werner_Piana

25 de novembro de 2010 às 02h04

Mais uma vez, brilha a estrela do Presidente Lula.
Excepcional entrevista.
Orgulho de todos.

Responder

Edemar Motta

25 de novembro de 2010 às 01h56

Prezado Azenha,

Não ligue para os enciumados. O mundo está cheio de gente que, em busca da perfeição, não faz p. nenhuma. Eu não fui convidado, não fui ouvido, não fui nada, mas participei da entrevista através dos que lá estavam. Muitas perguntas que eu faria foram feitas. Excelentes perguntas que eu não imaginaria foram feitas.
Agora, alguém lançou uma idéia romântica e monumental: abrir ou encerrar o II Encontro com uma feijoada com Lula. Essa merece seu apoio, não?

Responder

    Adilson

    25 de novembro de 2010 às 10h39

    Fui eu Edmar. Na verdade, "roubei" a sugestão do Ênio (PTrem das 13..) , que em seu blog sugeria cozinhar o PIG numa feijoada.

    "Feijão com Lula" no 2o encontro seria um barato.

    abraços

    Adilson

Lucio Dias

25 de novembro de 2010 às 01h51

Emerge-se aquela máxima: "Nem Jesus Cristo agradou a todos". Azenha, o acontecimento foi um ápice. Não importa quem ou quantos estiveram presentes. Deveríamos todos, sim, comemorar-mos. Um brinde a um novo tempo.

Responder

roanna

25 de novembro de 2010 às 01h05

Azenha

Lula disse “Não existe maior censura do que a ideia de que a mídia não pode ser criticada (…)." Isso serve para qualquer censura, Afinal, quem pode ser criticado nesse país? A mídia "formal" não pode e a "alternativa" diz que as críticas são pequenez, ciumeiras, mimimis.

Afinal, para onde correremos? Se ninguém aceita críticas? Estamos fadados a aceitar venha de onde vier? Você é mais.

Responder

    Sonia Amorim

    26 de novembro de 2010 às 20h05

    Pois é… Vamos botar mordaças nos reclamões e reclamonas…

Geysa Guimarães

25 de novembro de 2010 às 00h57

Na chamada de capa pensei que a ciumeira fosse dos blogs "limpinhos", ao final constato que é interna. Liga não, Azenha, queixosos e pretensiosos estão por todo lugar.
O que eles chamam de "casta", eu vejo como liderança de profissionalismo e competência (eu só não conhecia o blog "Acerto de Contas" mas concordo com sua inclusão, o NE tinha que marcar presença).
Ora, o presidente da República não poderia receber a patota toda, não? Menos ainda a mim, que tenho um blog caseiro não estritamente político, com o simples propósito de manter acesa a chama da escrita.
Confesso que fiquei tristinha ao saber que a Conceição não pode ir, mas como dizem aqui no interiorzão paulista, "tá ruim mas tá bom". O importante é que meu time subiu a rampa do Planalto.

Responder

    marinildac

    25 de novembro de 2010 às 02h18

    Concordo absolutamente com a Geysa. A "casta" são os mais profissionais, que ganharam leitores à custa de trabalho, organização e muita batalha. Senti-me muito bem representada. Até a pergunta que eu faria o Leandro Fortes fez (sobre o recuo no PNDH3). Parabéns aos companheiros, adorei.

    Antonio Martins

    25 de novembro de 2010 às 08h02

    …E eu acrscentaria: competência. Esse tipo de reação já era esperado qualquer que fosse o perfil da entrevista, mas ficou patético diante dos bons resultados e, sobretudo, pela ausência de do estilo chapa branca que era o que alguns estavam esperando. Os áulicos são outros, eles estão na grande e velha mídia com raras e honrosas exceções. Fiquei bastante satisfeito.

    Geysa Guimarães

    25 de novembro de 2010 às 12h27

    Obrigada, Marinilda. Você é jornalista aposentada, eu jornalista "desativada" pelos tucanos caipiroides.
    A democradura daqui é implacável.

    Fatinha Tito

    25 de novembro de 2010 às 15h39

    Oi Marinildac, tudo bemmmm? Por favor.o que é PNDH3?????? To por fora. Um abraço e obrigada.

    danilo araujo

    25 de novembro de 2010 às 09h03

    Concordo com a colega, afinal a suposta "casta" se formos ver quem são, os que mais tinham a perder, cito aqui o próprio Azenha, PHA, Vianna…. não custa lembrar que por serem repórteres (mt competentes, diga-se de passagem)…são os que mais se expuseram, correndo riscos de perseguição e de perda do trabalho… se estão no "topo" (sempre pensei que a net fosse 'um mar' onde todos navegam….) têm seus méritos, e merecem meu aplauso….os demais devem continuar lutando e divulgando suas propostas…. acho válido a criação de portais de blogueiros pra reunir o maior número de gente disposta a informar e discutir os problemas desse país… conhecido mts blogs bons pq na "casta (engraçado que foram chamados na faz tempo de "blogs sujos") há links remetendo para outros blogs…assim conheci o namaria, p.ex.

Adilson

25 de novembro de 2010 às 00h41

Azenha,

o que vivemos hoje foi um momento histórico e que nos deixa orgulhosos e, por que não, maravilhados depois de todo esforço que fizemos durante o processo eleitoral..Hoje, tirei o jantar pra assitir de novo a entrevista com a minha família.

Creio que isso que vc fala, essa coisa do ciúme que tá rolando seja irrelevante, frente a isso que eu considero uma grande conquista, um fruto muito bacana daquele encontro tb histórico em SP.

Meu Deus, não é possível que as pessoas não se viram ali representadas quando olharam para o Miro, o Eduardo , o amigo Cloaca…caramba!!!! Passamos três dias incríveis em SP, almoçamos juntos, trocamos idéias, tomamos a boa cervejinha no sujinho..

entendo o que vc fala,mas acho que não vale a pena se aborrecer; infelizmente é da natureza humana, a desconfiança, a vaidade, o ciume etc. uma pena.
abraço

Responder

Julio Cesar

25 de novembro de 2010 às 00h32

Foi show! E deixe as ciumeiras e os preconceitos pra lá!
A maioria dos bloguistas, tenho certeza, se sentiu representada!
Adorei a idéia do clube da Luluzinha!
Parabéns!

Responder

    Marat

    25 de novembro de 2010 às 09h02

    Bem lembrado… deixe o PIG na lama, que é seu lugar. Os sujinhos trabalham em locais limpos… Valeu!!!

Edson

25 de novembro de 2010 às 00h23

A inteligencia é bem humorada

Responder

Clovisbatebola

25 de novembro de 2010 às 00h23

Bem que o Ricardo Cox falou que você é um jornalista magnífico.
Leio seu blog há muito tempo. Parabéns

Responder

@antoniornavarro

25 de novembro de 2010 às 00h14

Azenha, você é de uma inteligência e delicadeza que são invejáveis. Parabéns.

Responder

Beto Crispim

25 de novembro de 2010 às 00h12

tomara que a blogsfera não sofra dos mesmos males que atacam o PIG. Também me senti muito bem representado e não está lá de corpo presente, não significa que não tenha partcipado. Valeu Azenha e todos os blogueiros "sujos" e verdadeiramente progressistas. A entrevista foi ótima, nota 10 para o presidente e para os organizadores.

Responder

easonnascimento

25 de novembro de 2010 às 00h06

Este encontro é um marco histórico. Blogueiros independentes e "sujos" subirem a rampa do palácio para entrevistar o presidente, só mesmo no governo Lula. Em outros tempos nem pensar. Fica a certeza que os blogs "sujos" não chegaram à blogosfera para passear. Chegaram para ficar. Parabéns a todos. Para os que foram e para os que não puderam comparecer. Viva a democracia nas comunicações do Brasil. Viva o Brasil.
http://easonfn.wordpress.com

Responder

Joel Bueno

24 de novembro de 2010 às 23h53

É isso, Azenha. A ciumeira foi a nota destoante desse encontro histórico.

O outro lado: o Sr. Cloaca estava realmente impagável de terno e gravata!

Responder

    Yacov

    25 de novembro de 2010 às 12h29

    Ahuahuahuhauaua…. Muito bom ver o "seu Cloaca" no Palácio do Planalto. E quem é que vai dizer, em sà consciência, que este não é um fato histórico da maior relevância?!?!?

    "O BRASILPARA TODOS não passa na gLoBo – O que passa na glOBo é um braZil para TOLOS"


Deixe uma resposta

Apoie o VIOMUNDO - Crowdfunding
Loja
Compre aqui
A mídia descontrolada

O livro analisa atuação dos meios de comunicação e traz uma coletânea de artigos produzidos por um dos maiores especialistas do Brasil no tema da democratização da comunicação.