por Luiz Carlos Azenha
Em 2013 completaremos dez anos de existência, desde o longínquo dia naquele apartamento da rua Chambers, no baixo Manhattan, quando atendemos à sugestão entusiasmada do Kauê Linden: deveríamos explorar o mundo da internet. “É o futuro”, dizia ele entusiasmado. O Kauê me apresentou ao Leandro Guedes, que ajudou a montar o que deveria ter sido apenas um banco de memórias para contar detalhes dos bastidores de reportagens que não cabiam no formato e no tempo televisivos.
A prova de que o Kauê estava certo é que ele mesmo se deu muito bem como empresário, graças à dedicação e ao talento pessoais.
Ficamos entusiasmados desde o início com a existência de outras vozes, em pontos distintos do globo, que como nós já acreditavam no bom combate ao pensamento único: do Nassif ao Cristóvão Feil, do Diário Gauche; do Marco Weissheimer no RS Urgente à Carta Maior; do Counterpunch ao Democracy Now. Foi o tempo em que outro gaúcho, Hélio Sassen Paz, me levou ao Eduardo Guimarães.
Foi neste espírito que nasceu um coletivo de blogs que organizamos, o Sivuca, já extinto; mais tarde, com o mesmo espírito, já no Brasil, sugerimos a realização do primeiro Encontro Nacional de Blogueiros, que o Altamiro Borges fez frutificar no Centro de Estudos de Mídia Alternativa Barão de Itararé.
Se alguém ainda se recorda da minha intervenção no encontro de blogueiros, minha proposta foi a de formar uma cooperativa para vender clics no mercado, coletivamente. Desde o início pugnei pela produção de conteúdo exclusivo, única forma de escapar completamente da pauta da mídia corporativa. Infelizmente, a ideia da cooperativa ainda não vingou. Porém, mais recentemente, vendo casos de sucesso como o da Real News Network, concordamos em desenvolver com o Leandro Guedes um formato para permitir aos internautas ao mesmo financiar e formular a pauta. É o que tentaremos em 2013.
Mas, independentemente disso, já nos sentimos plenamente satisfeitos: é imensa a lista dos amigos que fizemos através da rede nos últimos dez anos, alguns dos quais continuam apenas amigos virtuais, enquanto outros se tornaram amigos em carne-e-osso. É uma sensação extremamente confortadora saber que conseguimos formar uma comunidade virtual de gente inteligente, sagaz e crítica. Impossivel agradecer a todos vocês pelas indicações de leituras, de livros, de documentários, de vídeos, de links mas, principalmente, das críticas que nos fizeram pensar e mudar.
Muito obrigado a todos. Feliz Natal a quem é do Natal e nossos votos de saúde e felicidade, sempre, para você leitor/comentarista e seus familiares. Seguiremos juntos em 2013.
Leia também:
Apoie o VIOMUNDO
Rafael Correa: “Campanha permanente para derrubar presidentes”
Amaury Ribeiro Jr. promete revelações sobre o complô contra Dilma e Lula
Marcos Valério operou para Aécio Neves em Minas, diz deputado petista





Comentários
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!