Wadih Damous: Manobra de Cunha violou Constituição; mandado de segurança tenta reverter ilegalidade

Tempo de leitura: 7 min

Wadih Damous 28-05-2015 Laycer Tomaz (6) (1)

Wadih Damous: A perseguição ao PT lembra a que vitimou os comunistas no final da década de 1940. Foto: Laycer Tomaz/Câmara dos Deputados

por Conceição Lemes

Em 26 de maio de 2015, numa votação histórica, o Plenário da Câmara dos Deputados rejeitou a doação empresarial para campanhas eleitorais de  partidos e políticos.  Foram 264 votos favoráveis, 207 contrários e quatro abstenções. Por se tratar de proposta de emenda constitucional, eram necessários 307 votos a favor.

27 de maio de 2015. Numa manobra do presidente da Casa, o deputado federal Eduardo Cunha (PMDB-RJ), o Plenário foi levado a votar novamente o financiamento empresarial a partidos.

Com o apoio de 46 deputados federais do PSDB, a Câmara aprovou por 330 votos a favor e 141 um absurdo. Colocar na Constituição Federal de 1988 a doação empresarial a partidos. Magicamente um contingente significativo de parlamentares “altera a sua posição”, para aprovar o que havia rejeitado no dia anterior.

Resultado: a constitucionalização da doação empresarial a partidos é ilegalmente aprovada em primeiro turno pela Câmara dos Deputados.

Em 28 de maio, 63 deputados de seis partidos – PT, PSOL, PCdoB, PSB, PROS, PPS – entraram com mandado de segurança no Supremo Tribunal Federal (STF), pedindo a anulação dessa votação por três graves violações da Constituição Federal: o inciso I, o parágrafo  5º e o parágrafo 4º, incisos II e IV, do artigo 60 da Constituição Federal. A relatora é a ministra Rosa Weber.

“Ter posto novamente em discussão a constitucionalização das doações empresariais,  uma matéria já superada, que na noite anterior havia sido rejeitada, é, sem dúvida, uma grande ilegalidade”, sentencia o advogado e deputado federal Wadih Damous (PT-RJ), em entrevista ao Viomundo. “Viola cláusulas pétreas da Constituição. Por isso, estamos tentando sensibilizar o Supremo Tribunal Federal.”

“Sessenta e três parlamentares é um número expressivo”, acrescenta Damous. “Mostra que nem tudo está perdido. Significa também que há parlamentares que não admitem o autoritarismo do presidente da Câmara.”

Wadih Damous está em seu primeiro mandato parlamentar.

Respeitadíssimo no meio jurídico, ele é ex-presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, seção Rio de Janeiro (OAB-RJ). Criou e presidiu a Comissão da Verdade do Rio (que reuniu elementos sobre o papel da Justiça Militar na ditadura) e a Comissão Nacional de Direitos Humanos do Conselho Federal da OAB nacional.

Cotidianamente, ele defende a urgência de reformas estruturais no sistema político, de justiça e a democratização da mídia. Também é um defensor dos direitos humanos, com atuação destacada no enfrentamento a quaisquer formas de opressão, em especial, as praticadas contra mulheres e jovens,em sua maioria negros e pobres. Atua, ainda, firmemente contra a criminalização dos movimentos sociais.​

“São bandeiras que venho defendendo ao longo da minha vida e vou continuar defendendo na Câmara dos Deputados”, avisa.

Não é à toa que, ainda no dia 27 de maio, Wadih Damous começou a articular o mandado de segurança ao STF contra a ilegalidade praticada por Eduardo Cunha.

Diga-se de passagem, nesse mesmo dia, Damous e outros deputados do PT e do PSOL foram alvo de agressões de fascistas do Revoltados OnLine, que interromperam coletiva de imprensa na Câmara dos Deputados. E foi por aí que esta repórter começou a entrevista com o deputado federal e ex-presidente da OAB-RJ.

Viomundo – Esse episódio retrataria o momento atual?

Wadih Damous — Retrata, sim. Esses grupos de extrema direita, fascistas, estão sendo incentivados inclusive por partidos de uma oposição, com certa complacência da grande imprensa. Eles entraram livremente no Congresso, foram lá provocar e cercaram a deputada Maria do Rosário. Eles foram recebidos democraticamente, mas depois dessas atitudes antidemocráticas acabaram prontamente repudiados ali.

Aliás, esse episódio retrata as manifestações de uns tempos para cá em que grupos fascistas clamam por golpe de estado e intervenção militar. Estes acabam incentivando o que alguns integrantes do Revoltados OnLine fizeram na quinta-feira no Congresso.

Viomundo – Quando questionado, um Revoltado Online clamou por liberdade de expressão. Isso é liberdade de expressão?

Wadih Damous  — Claro que não é. Nenhum jornalista profissional de qualquer órgão de imprensa se dirige às pessoas que dizem querer entrevistar da forma como eles se dirigiram. Eles estavam se comportando de forma intimidativa e provocativa. Eles não são vítimas do cerceamento à liberdade de imprensa.  Eles foram repudiados porque não passam de agentes provocadores.

Viomundo – O senhor chega à Câmara dos Deputados num momento em que assistimos ao avanço da criminalização dos movimentos sociais e da própria política. Além disso, parte do judiciário age sistematicamente contra o PT e protege deslavadamente o PSDB.

Wadih Damous — Eu concordo plenamente com você.  Isso é patente. Isso se vive no dia a dia.  Veja as manifestações contra o ex-ministro Mantega em São Paulo [No Hospital Albert Einstein e em um restaurante]. A manifestação contra o ex-ministro Padilha [num restaurante].

São diversos os relatos de parlamentares e de filiados ao PT nas suas cidades, nos seus estados, que sofrem hostilidades abertas, chegando a agressões morais, muitas vezes quase às vias de fato. Então, nós estamos vivendo um momento muito difícil. E isso, sem dúvida, parte de um movimento orquestrado de criminalização da política em geral. E, em particular, do PT.

É como se quisessem dizer: a política é um ambiente de criminosos e que os maiores criminosos são os petistas.

Isso é muito perigoso para a democracia.

Primeiro, que isso não é verdade.

Segundo, revela intolerância. Mostra que não há disposição para o diálogo, para o amplo e livre debate de ideias e projetos, mas sim de eliminação de um inimigo. O nome disso é fascismo. Não há outro nome para designar esse tipo de comportamento.

Viomundo – E sobre a postura do Judiciário que age sistematicamente contra o PT e alivia descaradamente para o PSDB, o que o senhor tem a dizer? Por que o Judiciário age dessa forma?

Wadih Damous – De fato, isso está acontecendo e é muito perigoso. Eu tenho alguns amigos juízes – obviamente são juízes esclarecidos, de mente aberta –, que me contam que é impressionante a hostilidade ao PT nas diversas redes intranet.

Como fica fechado, não se tem acesso, não se tem como pegá-los.  Mas esses juízes deveriam se dar por suspeitos em qualquer  processo que envolvesse o PT ou  militantes do PT. Isso a que você se refere é um sentimento ideológico não de todos os juízes, mas de importantes segmentos da Magistratura, inclusive no Supremo Tribunal Federal.

Isso é perigoso. Ao mesmo tempo, muito preocupante, porque o que um cidadão espera de um juiz é, antes de mais nada, honestidade e imparcialidade. O juiz parcial é o que pode haver de pior em termos de estado democrático de direito.

Viomundo – Como sair dessa situação, já que a sociedade civil não tem como interferir no Judiciário?

Wadih Damous — O momento está exigindo coragem e paciência.

Viomundo —  O senhor já presidiu a OAB-RJ, a Comissão de Direitos Humanos da OAB nacional. Portanto, tem experiência legítima na área e competência comprovada. Esses ataques que os parlamentares do PT e do PSOL sofreram na quinta-feira e que assistimos diariamente contra os movimentos sociais, contra a política e contra o PT, o senhor já tinha visto antes?  Esse quadro atual tem paralelo com que momento da história do Brasil?

Wadih Damous – Eu não presenciei nada igual. Os mais antigos dizem que é um quadro parecido ao que vitimou o Partido Comunista Brasileiro [o PCB, que ficou conhecido como Partidão] no final da década de 40 e na década de 50, época em que o PCB foi colocado na ilegalidade.

Agora, era um contexto internacional, de guerra fria. Tratava-se de uma luta ideológica que resvalou para a perseguição e a intolerância.

Mesmo personagens daquela época, militantes antigos do Partido Comunista Brasileiro, me contam que não viveram nada parecido com o que está acontecendo com o PT.

Viomundo – O senhor articulou o mandado de segurança ao STF para questionar a legalidade das decisões pelo presidente da Câmara, deputado Eduardo Cunha. Como foi a adesão dos parlamentares?

Wadih Damous – O mandado (na íntegra, ao final desta entrevista) foi impetrado na sexta-feira, tentando sustar o processo deliberativo ocorrido na Câmara dos Deputados no que diz respeito ao financiamento empresarial de campanhas. Esse mandado de segurança foi impetrado por parlamentares de diversos partidos: PT, PSOL, PCdoB, PSB, PROS e PPS.

Foram 63 parlamentares. É um número expressivo e que revela que nem tudo está perdido na Câmara. Mostra que há parlamentares que não admitem o autoritarismo do presidente da Câmara dos Deputados.

Viomundo — Quais as ilegalidades cometidas por Eduardo Cunha na votação da reforma política?

Wadih Damous –  A maior ilegalidade foi ele ter posto novamente em discussão, matéria já superada e que na noite anterior havia sido rejeitada. Ela diz respeito à constitucionalização das doações empresariais.

O presidente da Câmara perdeu por maioria expressiva e, no dia seguinte, por meio de numa manobra regimental, colocou a matéria novamente em discussão, conseguindo reaglutinar a sua maioria.  Isso é uma grande ilegalidade.

O artigo 60, parágrafo 5º, da Constituição da República diz: “a matéria constante de proposta de emenda rejeitada ou havida por prejudicada não pode ser objeto de nova proposta na mesma sessão legislativa”.

Essa é uma cláusula pétrea da Constituição e o presidente da Câmara a violou.

Viomundo – Os senhores pretendem entrar com outras ações se houver novas manobras do gênero?

Wadih Damous — Toda vez que o presidente da Câmara atropelar o regimento da Casa ou a Constituição haverá uma reação da nossa parte dentro dos marcos do estado democrático de direito, que é procurar o poder judiciário.

Viomundo – O presidente da Casa está enxovalhando o Parlamento. Desrespeita a Constituição. Trata com autoritarismo os seus pares.  Os deputados agem assim por medo do Eduardo Cunha? Eles não estão sendo cúmplices das arbitrariedades cometidas?

Wadih Damous — Não é só medo, não. É cumplicidade. Eles são aliados. O Eduardo Cunha atende aos interesses de boa parte da Câmara dos Deputados.  Boa parte pensa como ele pensa, age como ele age, e se identifica com os métodos dele.

Viomundo – Militantes de inúmeras organizações e movimentos sociais foram impedidos de entrar na Câmara para assistir aos debates da reforma política. Por que o Eduardo Cunha age assim?

Wadih Damous – Exercício de puro autoritarismo. O deputado Eduardo Cunha não aceita agrupamentos e pessoas que pensam diferente dele.  Mas permite a entrada de grupos fascistas.

Ele permite que integrantes da Força Sindical joguem cédulas de dinheiro na votação do ajuste fiscal, mas não permite a entrada da CUT, dos trabalhadores rurais…Isso é autoritarismo.

Viomundo — O que a sociedade civil pode fazer diante disso, doutor Wadih?

Wadih Damous –Denunciar, denunciar, denunciar. E perseverar, não desistir, até que um dia isso mude. Não há nada mais a fazer a não ser isso nesse momento.

Viomundo – Gostaria de acrescentar mais alguma coisa?

Wadih Damous – Na quinta-feira, eu usei o microfone do Plenário da Câmara e falei por três minutos. Vou repetir aqui o que disse lá.

Eu entendo que o parlamento foi concebido para ser uma casa de debates. E qualquer parlamento numa democracia estável se caracteriza pela pluralidade da sua composição.  Lá tem direita, esquerda, empresário, trabalhador, católico, protestante, umbandista, evangélico.

Isso significa que o parlamento e os seus integrantes devem ter tolerância em relação às diferenças. Então o parlamento não pode ser uma casa de xingamento,  uma casa de agressão física, agressão moral por mais duros que sejam os debates.

Eu estou indo para a Câmara com esse espírito. O de debater projetos de interesse do país, e não ficar xingando, apontando o dedo em riste, como acontece hoje, xingando o colega de corrupto, ladrão, disso e daquilo.

E vou defender também as bandeiras que, ao longo da minha vida, venho defendendo. Vou defender os direitos humanos, a ordem jurídica do estado democrático de direito, os princípios da Memória, da Verdade e da Justiça na apuração dos crimes da ditadura.

Então, tudo o que vinha fazendo na advocacia, na presidência da OAB,  na Comissão da Verdade, eu vou fazer na Câmara.

Mandado de segurança ao STF sobre financiamento empresarial de campanha..pdf by Conceição Lemes

Leia também:

Revoltado Online ameaça Paulo Pimenta: “Se pudesse, eu o matava” 

Fascistas do Revoltados Online interrompem coletiva e agridem deputados do PT e do PSOL 


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

FrancoAtirador

.
.
MENTIRÃO E VISANET: UMA ESTÓRIA MAL CONTADA
.
(http://www.seuguara.com.br/2015/06/banco-do-brasil-pedira-ressarcimento.html)
.
.

Romanelli

e por se falar em perseguição injustiça ..quem será que andou plantando isso ?
.
Vocês viram os 8% de desempregados acompanhados de 13,75% na SELIC ? ou os 13.55 % de aumento dados novamente aos Planos de Saúde muito acima da inflação ? ..isso pra não falar dos quase 90% na energia ? (SP tb deu sua contribuição com mais 15% na água).
.
pior ..vocês viram a GREVE dos Professores de SP que condenam, novamente, MILHÕES de crianças CARENTES a não aprenderem, e a perderem mais um ano letivo ? ..justo elas e seus pais que todo ano são usados como reféns, bucha de canhão por este sindicato de alienados ?!
.
Afinal, o que estes esquerdopatas preconceituosos, que confundem CRIMINOSOS e ASSASSINOS, com pobres e carentes, com coitados inocentes, pretende ?
.
Com certeza não é mais ganhar no voto, e nem conquistar corações e mentes.
.
e por se falar em “mente” ..quando os seres pensantes do Planalto começarão a atacar a INDEXAÇÃO na economia ? ..de início (o que deveria ter acontecido a 12 anos atrás) pactuando maiores prazos para correções de tarifas, preços administrados e contratos, e depois fazendo-os convergirem cada qual a um índice diferenciado
.
Vocês sabiam que só neste ano o governo pagará MAIS DE R$ 300 bilhões de juros ?
.
Enfim, escreve aí, do jeito que esta SÓ vai piorar ..e já pode ir contanto com um desemprego na casa dos dois dígitos
.
Lembra, lembra quando eu dizia, se não foi com LULA, agora só com os ETs ..pois é ..e só de pensar que o BRASIL perdeu a sua maior oportunidade histórica, bem ali ó, na cara da gente..

    Romanelli

    e veja que interessante tb ..veja como é fácil administrar um país ..isso se a sua ferramenta for o GOGÓ, o MKT, as pedaladas jamais penalizadas, ou a inação frente aos temas que afligem milhões de famílias:
    .
    “Segundo o IDEC a metodologia utilizada pela ANS para calcular o índice máximo de reajuste dos planos individuais é a mesma desde 2001, e leva em consideração a média dos percentuais de aumento aplicados pelas operadoras aos planos coletivos com mais de 30 beneficiários, cujos reajustes não têm regulação alguma.”
    .
    percebeu ? O aumento dos planos de saúde acompanham o “reajuste médio” que os próprios planos se permitem pra seus próprios planos coletivos, “dentro daquele mercado concorrencial”
    .
    é o fim mesmo, pra que ANS então ?
    .
    A propósito, será que teríamos LÍDERES que conseguiriam fazer com que os sindicatos de agentes públicos e/ou privados, tb espaçassem suas demandas salariais por mais tempo, pra que a economia absorvesse melhor os impactos destes ..DUVIDO !!
    .
    aqui ainda é aquilo, se farinha pouca, meu pirão primeiro
    .
    e quer mais uma prova ?
    .
    certo juiz foi demitido no RJ ..demitido por DISCORDAR da bolsa escola que os magistrados daquele estado de coisas chamado RJ estão se permitindo pra seus filhotes (R$ 2,8 MIL/mês) ..cafajestes
    .
    Agora me diga, que líder político que não tenha o rabo preso compraria uma briga com estes togados ?
    .
    e enquanto isso, pro pobre ..tóme GREVE
    .
    http://oglobo.globo.com/rio/presidente-do-tribunal-de-justica-afasta-siro-darlan-de-cargo-de-coordenacao-16339065

Fabio SP

Dá licença!!!

MIMIMIMIMIMIMIMIMIMIMI……

Apolônio

Sr. Júlio, data vênia, com todo respeito, volto a dizer, que dentre os partidos de esquerda, o PT, quer queira, quer não, é um partido imprescindível ao desenvolvimento social do país, e, ele mostrou isso com uma série de direitos sociais dados à população e ampliação de outros. Agora, o PT, não é mais aquele partido que foi fundado nos idos de 1980, nem poderia ser. Ele se modernizou. Muitas ideias ultra radicais que ele defendia naquela época, não faz mais sentido hoje em dia. Até os países que abraçaram o comunismo, ou o socialismo, não são mais os mesmos. Exceto a Coreia do Norte. Tudo na vida evolui. Hoje o PT é um partido talvez mais inclinado ao trabalhismo, ou a social democracia. Muito de sua essência , mesmo com alguns equívocos de trajetórias são elogiáveis no balanço final. Quanto receber dinheiro de empresários, ou de pessoas físicas para suas campanhas eleitorais, encontra-se amparo no ordenamento jurídico pátrio. A maioria dos partidos aceitam dinheiro para financiamento de suas campanhas políticas. Agora, o PT, como a maioria dos partidos do campo progressista, tem feito uma campanha sistemática, junto com outras entidades respeitáveis, para que acabem com as doações de dinheiro por parte de empresas para financiamento de campanha políticas. Seria ideal que outras agremiações se somassem a essa luta. Uma parte da corrupção que assola o país já de há muito tempo está aí. Outra coisa que podemos dizer, que o PT, está espraiado em todos os estados da federação, não só em São Paulo.

    Julio Silveira

    Sr. Apolonio, na presunção de ter sido dirigido a mim sua manifestação, reitero o que afirmei abaixo. Mas não nego, e nunca neguei, essa imprescindibilidade do partido. Assim como reconheço todos os benefícios que o sr manifesta, que ele trouxe a maioria da cidadania. Porém, não há como negar a existencia, nesse partido de diversas correntes, e é sobre isso que me refiro. E, em alguns estados, as correntes que dominam hoje a legenda pouco se diferem, em praticas, dos partidos tradicionais. E ouso dizer que se não houvesse algumas correntes mais a esquerda para fazer o papel de consciencia critica desse partido, ele já seria considerado apenas mais um. E isso é tão obvio, para mim, como observador, que vejo hoje o partido cada vez menos identificado com esse partido que o sr., assim como eu, aprendemos a respeitar. Visto que, essas correntes e seus lideres, dominadores do partido hoje, estão tomando rumos que indicam um distanciamento daquele PT do inicio. Passando, inclusive, e não de hoje, a afastar as correntes mais progressistas, a consciencia critica do partido, optando pelo tipo tradicional de politicos e de politica. A consequencia? A cidadania está cansada de sofrer na pele com vitorias de Pirro, onde as vitorias e conquistas viram fumaça, podendo até se transformarem em perdas de consequencias maiores para um povo acostumados a ter perdas históricas, causadas por revisionismos da direita. Essa que domina culturalmente o país, e que estabaleceu a sua manutenção através da sua cultura, até com o uso de representantes chamados populares. O PT, pra meu desgosto, e sob minha otica, como brasileiro, é menos o que já foi, um partido questionador e critico de uma sociedade culturalmente complacente com seus desiquilibrios sociais que afeta até a noção de cidadania e sentimento cívico. E tem se tornado, por decisão de seus dominadores que se mostram adeptos do culto a personalidade, da anti democracia, de profundo conteudo oligarquico, um partido do tipo mais do mesmo. Sds.

renato

Nós temos POLITCOS de ESQUERDA no PARLAMENTO a altura de qualquer
cidadão..
Fora deste campo..não soMô fraco não..

Marat

Mendes é a (principal) laranja podre do STF.

diva benelli

estou achando que os coxinhas desistiram das urnas. estão procurando outros caminhos.

Francisco

Curiosamente, não vejo os empresários se estapeando para sustentar a vagabundalha Congressual nas próximas (e nem nas futuras) eleições.

Sempre vociferamos contra o empresário capitalista que quer “botar no bolso” a vontade popular.

Não é o caso.

Como meretrizes de baixos atributos (sem trocadilhos) os representantes do povo se ofertam: “Quem me quer?”.

Nem empresas multinacionais, nem empresas nacionais parecem querer custear mais esse tributo…

Cláudio

:
Ouvindo A Voz do Bra♥S♥il e postando:
* 1 * 2 * 13 * 4
* * * * * * * * * * * * *
Mais um outro poema (acróstico) para Dilma Rousseff, a depenadora de tucanus :
.:.
D ilma, mulher guerreira
I nteligência a favor da paz
L utadora pelo bem e herdeira
M aior de Lula, o bom de mais
A mpliando a felicidade brasileira
.:.
L uz de nossa gente, lutador incansável
U m verdadeiro herói do povo brasileiro
L úcido e consciente do mais admirável
A mor pelo ser humano e verdadeiro
.:.
* * * * * * * * * * * * * Ley de Medios Já ! ! ! !

Apolônio

O PT, quer queira, quer não, é ainda, o principal partido de esquerda do país. Ele é ainda hoje, e será por muito tempo, o repositório das lutas civilizatórias de nossa sociedade. É um partido imprescindível ao lado de outros partidos de esquerda que defendem o primado do estado democrático de direito, o respeito aos direitos humanos e outros direitos sociais. Todo esses direitos e mais alguns, que não foram aqui mencionados, encontram eco em qualquer sociedade sadia e civilizada.

Júlio De Bem

Fala sério, quanta bobagem. Querendo comparar um partido poderoso e que recebe dinheiro de vários lugares com pessoas que foram mortas.

O PT de hoje é coordenado por paulistas sem ideologia, que no primeiro indício de naufrágio pulam fora do barco.

O PT ideológico, ficou pra trás. O partido está tomado de interesseiros. E olha não são todos, mas as cabeças pensantes são sim.

Rita

Gostei demais da entrevista.
Nota-se, claramente, uma orquestração sem antecedentes, pelo menos para mim, para que o psdb volte ao poder. Sabemos que não veio do povo. O povo foi somente usado e nem sabe disso. E ainda se gaba por pensar que tem voz própria. Então, pego-me a perguntar: por que será que estes grupos -em especial, a mídia- precisam tanto que o psdb volte ao poder? Isso é assustador.

Messias Franca de Macedo

DA SÉRIE ‘TUDO A VER NO PLIN PLIN’!

DA SÉRIE ‘TUDO A VER NO PLIN PLIN’!

‘O silêncio eloquente’ das organizações criminosas Globo revela o protagonismo de réu confesso dos Marinhos da ditadura militar e da *soNEGAção!
*das verdades – e dos impostos!

EM TEMPOS FASCIGOLPISTAS:
na edição de hoje do programete panfletário terrorista e fascigolpista ‘MAU Dia Brasil’ do rádio o [pseudo-]jornalista Alexandre Garcia “nem pensou na notícia a respeito da renúncia do [MENSALEIRO/QUADRILHEIRO TRANSNACIONAL] Joseph Blatter!
Coitada!
Da [inocente] cunhada do senhor João Vaccari Neto(!):
durante ‘trocentos’ dias teve a sua reputação – covarde e impiedosamente – assassinada pelo Garcia “dos Marinhos” e ex porta-voz da ditadura militar!

#####################

Globo tem cobertura discreta sobre Blatter; EUA aumentam foco

Por NELSON DE SÁ
DE SÃO PAULO
03/06/2015 08h41

A Globo, até o “Jornal Nacional”, às 20h30, fez um breve registro aqui, outro ali.
No “G1 em 1 Minuto”, por exemplo, vídeo transmitido pela rede no final da tarde, optou por destacar os postos de combustível que entraram no “dia sem imposto”, oferecendo desconto. Na sequência, anotou que, “depois da renúncia de Blatter, já tem candidato para presidente da Fifa”, citando o príncipe da Jordânia.
Horas depois, em breve chamada do “JN”, prometeu “as novidades da investigação”. Na escalada de manchetes do telejornal, porém, nada da investigação.
(…)

FONTE, pasme: http://www1.folha.uol.com.br/esporte/2015/06/1637282-globo-tem-cobertura-discreta-sobre-blatter-eua-aumentam-foco.shtml

lulipe

Esse deputado pensa que engana a quem com essa balela de vitimização, o povo brasileiro está pronto para “varrer” o PT da política brasileira, iniciando em 2016 e jogando a pá de cal em 2018. Quem viver, verá!!!

    Vinicius

    Fale só por você.

    Porque eu mesmo tendo muitas ressalvas,vou votar no PT e em qualquer força de esquerda no Brasil.

Lukas

“pedindo a anulação dessa votação por três graves violações da Constituição Federal: o inciso I, o parágrafo 5º e o parágrafo 4º, incisos II e IV, do artigo da Constituição Federal.”

Qual o ARTIGO da CF que foi violado?

Tereza

Menos, gente, menos

Julio Silveira

O PT do Rio carecia de um representante desse naipe. Por que lá a representação petista pouco se diferia dos demais partidos, como em São Paulo, com rarissimas excessões.
Espero que a cidadania de meu estado saiba reconhecer e valorizar esse tipo de representante, procurando replicar tipos como ele para responder pela politica do estado.

FrancoAtirador

.
.
Chegou-se a tal ponto de Ignorância Política no braZil,
.
que qualquer pessoa que defenda aqui as Garantias
.
Fundamentais e Universais dos Direitos Humanos
.
– inscritas, inclusive, na Constituição da República –
.
é considerada ‘esquerdalha’ ‘comunista’ ‘bolivariana’.
.
Para os Muares Fascistas, até o Lembo e o Bresser
.
são ‘uns Radicais da Esquerda Petralha Totalitária’
.
(http://www.viomundo.com.br/politica/roberto-amaral-sobre-a-urgencia-de-formar-uma-frente-contra-o-retrocesso.html)
(http://www.viomundo.com.br/politica/o-ex-ministro-roberto-amaral-articula-uma-frente-nacional-popular.html)

    Mário SF Alves

    Se suprimíssemos nomes, referências regionais e de tempo e entregássemos a representantes da Veja as biografias de Nísia Floresta, Joaquim Nabuco, Princessa Isabel, José Bonifácio de Andrada e Silva, Rui Barbosa e de Castro Alves sou capaz de inferir que em pouco menos de duas horas todos eles seriam rotulados de comunistas.

Apolônio

Wadih Damous é parlamentar pela primeira vez. Entrou recentemente. É um parlamentar que nos enche de orgulho. Quem dera se os eleitores elegesse parlamentares com esse.

C.Paoliello

Eis aí um ótimo nome, entre outros (Pedro Dallari, p.exemplo) para ser um verdadeiro Ministro da Justiça do governo Dilma. Alguém poderia dar uma dica ao zé, atual ministro, para ele ligar o desconfiômetro e renunciar ao MJ, para ajudar o governo de sua amiga Dilma. Ou ele é um amigo-urso? Sua renúncia seria o maior serviço que ele poderia prestar ao governo e ao PT. Manda ele para um desses conselhos de estatais e bota alguém com estofo jurídico em seu lugar. O Brasil lhe aplaudiria de pé.

Elias

Parabéns a Conceição Lemes, Luiz Carlos Azenha e a todos do Viomundo, blog que vem há anos fazendo o verdadeiro jornalismo. Artigos, reportagens e entrevistas como esta que Conceição faz com o Dr. Wadih Doumous nos reanima e nos leva crer que ainda é possível construir o Brasil de uma geração (1950/60) que perdeu mulheres e homens na luta pela liberdade e melhores condições de vida dos brasileiros.

Deixe seu comentário

Leia também