por Conceição Lemes
Atualmente é possível consultar eletronicamente todos os benefícios e processos em andamento na Previdência Social. Teoricamente, é só clicar aqui.
Imediatamente abre-se a janela abaixo, onde está escrito que a informação solicitada pode ser obtida pelo telefone 135 ou pela internet. O serviço, segundo o site, funciona 24 horas, de segunda a domingo.

Supondo que você queira consultar as informações sobre o andamento de benefícios ou processos, clique no botão à esquerda para acessar o site da Previdência e outros serviços.
No menu à esquerda, entre em acesso à informação. Vai cair nesta página. Se deseja informações sobre seu benefício, clique aqui. Aparece a página abaixo com as alternativas de consulta. Vão desde auxílio maternidade, aposentadoria a pensão por motivo de morte para dependentes de segurado (a) que recebia benefício, entre outros. É a Agência Eletrônica de Serviços ao Segurado.

Passo seguinte: clicar na alternativa que deseja pesquisar.
Na prática, porém, nem sempre se consegue. Desde as 22h dessa sexta-feira 15 , tento em vão pela internet. Foram, no mínimo, umas 20 tentativas.
Em vez do resultado solicitado, aparece sempre: INSS-Falha no acesso1″. Qualquer item em BENEFÍCIOS ou PROCESSOS, da página acima, dá este resultado.
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Às 23h50 desse sábado 16, tentei mais uma vez. Consegui alcançar a página que solicita as informações do segurado.
Fiquei feliz. Ôba, finalmente daria certo! Mas a alegria durou pouquíssimo.
Chabu, de novo. Apareceu esta página.
Por telefone também não deu certo. Ontem, sábado, por volta das 19h40 um recepcionista atendeu a ligação, mas não pode prosseguir: “O serviço está em manutenção até as 22h; se não voltar até esse horário, só na segunda-feira”.
— Mas este serviço não funciona 24 horas, de segunda domingo?
Atendente: “Na internet, o serviço é 24 h, de segunda a domingo, mas a central telefônica é das 7 às 22h, de segunda a sábado”.
No site do INSS tem página de contato com a Ouvidoria. Pode-se fazer “denúncias”, por exemplo, mas há outras possibilidades de “manifestação” do público.

Resolvi encaminhar uma reclamação à Ouvidoria.
Assim, o passo seguinte seria preencher o formulário acima. Seria, mesmo, pois, para minha surpresa, o exigido é tão absurdo que parece piada.
Acreditem se quiser: eles pedem nome da mãe do denunciado, data de nascimento (“o preenchimento da data de nascimento facilita a consulta” – sic). Pedem também o Número CEI do Denunciado(como?I) etc…
Ou seja, é para não denunciar nada? Ou sem esses dados a coisa funciona do mesmo jeito?
Por que não avisam, de cara, na capa, que a central telefônica e o site estão em manutenção? Assim, o usuário não faz papel de bobo, tentando, tentando, tentando…
O site diz que o serviço telefônico funciona 24 h, o atendente diz que não? O funcionário equivocou-se ou o site faz propaganda enganosa?




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