por Conceição Lemes
Atualmente é possível consultar eletronicamente todos os benefícios e processos em andamento na Previdência Social. Teoricamente, é só clicar aqui.
Imediatamente abre-se a janela abaixo, onde está escrito que a informação solicitada pode ser obtida pelo telefone 135 ou pela internet. O serviço, segundo o site, funciona 24 horas, de segunda a domingo.
Supondo que você queira consultar as informações sobre o andamento de benefícios ou processos, clique no botão à esquerda para acessar o site da Previdência e outros serviços.
No menu à esquerda, entre em acesso à informação. Vai cair nesta página. Se deseja informações sobre seu benefício, clique aqui. Aparece a página abaixo com as alternativas de consulta. Vão desde auxílio maternidade, aposentadoria a pensão por motivo de morte para dependentes de segurado (a) que recebia benefício, entre outros. É a Agência Eletrônica de Serviços ao Segurado.
Passo seguinte: clicar na alternativa que deseja pesquisar.
Na prática, porém, nem sempre se consegue. Desde as 22h dessa sexta-feira 15 , tento em vão pela internet. Foram, no mínimo, umas 20 tentativas.
Em vez do resultado solicitado, aparece sempre: INSS-Falha no acesso1″. Qualquer item em BENEFÍCIOS ou PROCESSOS, da página acima, dá este resultado.
Apoie o jornalismo independente
Às 23h50 desse sábado 16, tentei mais uma vez. Consegui alcançar a página que solicita as informações do segurado.
Fiquei feliz. Ôba, finalmente daria certo! Mas a alegria durou pouquíssimo.
Chabu, de novo. Apareceu esta página.
Por telefone também não deu certo. Ontem, sábado, por volta das 19h40 um recepcionista atendeu a ligação, mas não pode prosseguir: “O serviço está em manutenção até as 22h; se não voltar até esse horário, só na segunda-feira”.
— Mas este serviço não funciona 24 horas, de segunda domingo?
Atendente: “Na internet, o serviço é 24 h, de segunda a domingo, mas a central telefônica é das 7 às 22h, de segunda a sábado”.
No site do INSS tem página de contato com a Ouvidoria. Pode-se fazer “denúncias”, por exemplo, mas há outras possibilidades de “manifestação” do público.
Resolvi encaminhar uma reclamação à Ouvidoria.
Assim, o passo seguinte seria preencher o formulário acima. Seria, mesmo, pois, para minha surpresa, o exigido é tão absurdo que parece piada.
Acreditem se quiser: eles pedem nome da mãe do denunciado, data de nascimento (“o preenchimento da data de nascimento facilita a consulta” – sic). Pedem também o Número CEI do Denunciado(como?I) etc…
Ou seja, é para não denunciar nada? Ou sem esses dados a coisa funciona do mesmo jeito?
Por que não avisam, de cara, na capa, que a central telefônica e o site estão em manutenção? Assim, o usuário não faz papel de bobo, tentando, tentando, tentando…
O site diz que o serviço telefônico funciona 24 h, o atendente diz que não? O funcionário equivocou-se ou o site faz propaganda enganosa?
Comentários
Denise
O atendente do 135 informou com equívoco. A sua ligação pode ser verificada pela gravação feita, assim poderá ser ser constatada a falha do atendente.
Denise
Prezada Conceição Lemes
A Central 135 funciona de segunda a sábado das 07:00 às 22:00 com atendimento feito por um atendente e das 22:00 às 07:00 de segunda a domingo por consulta eletrônica, portanto,funciona 24 horas.
antonio carlos ciccone
A “modernização do INSS” é uma das grandes enganações desse governo. Perguntem aos funcionários ,nas agencias da Previdencia , o que eles estão passando!
Baixos salários ,carga de trabalho impossivel de cumprir, maior parte dos vencimentos é por gratificação, aposentadoria achatada, assédio moral, etc.
Tiraram as filas das agencias e passaram pra Internet e telefone….
Denise
Isto não é verdade.Sou servidora há 36 anos e o Governo que mais investiu na melhoria da Previdência Social foi o do Lula. Tivemos 700% de aumento salarial, a carga de trabalho dos servidores das agências é de 6 horas.
Temos grandes problemas sim, mas por falta de servidores. Foram os neoliberais que os provocaram, ao deixar a Previdência durante 20 anos sem concurso para médicos e 18 anos sem concurso para técnicos. Agora a bomba estourou, falta, servidores e a demanda aumentou.
JOSE NETO
Cara Denise. Vc deve ter razão quando diz que a falencia do sistema decorre da falta de administração da política de RH do sistema da previdencia. Isso está acontecendo em vários sistemas de serviço público que eu conheço administrado sob essa nefasta linha de pensamento denominada “neoliberalismo”. O Resultado dessa doutrina, entre outros aspectos perversos, é o completo sucateamento das estrutura de serviços públicos com o fim de abrir espaço para a invasão do capital privado sobre os recursos do erário.
Mardones
O governo tem muita coisa para mudar. Já mudou muita coisa e vai seguir mudando muito mais. k k k k k k k k
Não é esse o discurso da coalizão vitoriosa?
O PT-PMDB só tem 10 anos no poder. Tenham calma.
2014 virá e mais promessas de mudanças virão.
E contra uma direita cada dia mais enfraquecida, nada melhor que uma coalizão de centro-direita, com grande histórico de esquerda genuína.
Viva o Brasil!!!!!!!
p.s: mais 4 anos e os problemas nos sites governamentais seguirão sem solução.
Thomas Nok
Este e o modo do PT tratar os trabalhadores.
O PT traiu os trabalhadores da iniciativa privada. Lula traiu os trabalhadores quando manteve o Fator Previdenciario. Logo ele.
De lixo como FHC nos poderiamos esperar, mas do Lulla e seu partido.
O PT governa para que os ricos fiquem cada vez mais ricos. Bancos, multinacionais, ruralistas, grandes empresarios, etc…
Votei, acreditei, briguei (no bom sentido) e me filiei este partido.
Mas ja estou fora. Nao e digno de confianca.
Foi minha ultima esperanca.
Renato
Prezado Senhor Inhoque,
Isso é o Brasil. Dos tucanos, do PT, do PMDB, DEM, etc.
NÃO HÁ RESPEITO AO CIDADÃO.
Começa lá nas Tordesilhas, Capitanias Hereditárias, mas temos que lutar para mudar isso.
Apavorado por Virus e Bacterias
Não sejam ingênuos. Lula e Dilma estão lutando contra uma elite que sempre teve o Brasil como seu quintal. Sempre mandaram. Por cima dessa elite têm os interesses norteamericanos, de quem a América Latina após 1945 tornou-s o seu quintal. Assistam ao filme “O dia que durou 21 anos”, de Camilo Tavares e vocês irão entender do que falo. E não sejam ingênuos. Lula é um homem muito inteligente e está dobrando essa gente. Devagar, ifelizmente, mas continuamente.
Denise
Os benefícios da Previdência social são responsáveis por tirar 24 milhoes de brasileiros da miséria. Acho melhor se informar antes de fazer comentários infundados
Denise
A espectativa de vida deu um salto ao longo das últimas décadas. O nº de filhos por família caiu drasticamente também nas últimas décadas. Resultado:temos pessoas vivendo mais e menos jovens. Setínhomos 10 pessoas trabalhando,tínhamos 1 aposentado que tinha sua aposentadoria mantida pelos que estavam no mercado de trabalho. Este quadro está quase invertido. O que vc sugere para que o sistema não quebre, quebrando junto com ele este país? 60% dos nossos municípios sobrevivem graças aos benefícios pagos pelo INSS aos seus munícipes.
armindo
Não adianta reclamar com a OUVIDORIA, JÁ FIZ VÁRIAS e o resultado é parecido com o acesso narado!!!!
Outro dia minha mulher ao reclamar na agência de Niterói (Bairro de Fátima) pelo mau atendimento foi aconselhada por uma pessoa da própria para reclamar em outro local da Previdência. Na Ouvidoria iria ficar por isso mesmo.
Os funcionários quando sofrem qualquer questionamento mais embasado ficam irritados e tentam enrolar os beneficiários.
renato
O acesso a internet por pessoas que estão adentrando
agora no sistema é difícil, portanto perde a credibilidade.
O que senti pela reclamação é louvável reclamação.
Outra coisa é a famosa Ouvidoria, realmente ela só ouve.
Os projetistas devem deixar mais fácil o acesso para
pessoas mais comuns que ainda estão iniciando na net.
E o que falar deve cumprir.
A Lesma Lerda
Nenhum site em pane abre a msg “site em pane”…todos fazem o mesmo, vão enrolando, enrolando…
eu disse TODOS…
J Souza
Sugiro que se tente buscar as informações desejadas por aqui:
http://www.acessoainformacao.gov.br/sistema/
É preciso se cadastrar, mas acho que é menos burocrático, e pelo menos fica registrado em algum lugar.
Luciana
Acho que é a opção de consulta eletrônica (sem atendente) do 135 que funciona 24h.
A previdência é bastante problemática, mas acho que esse caso aí foi muito azar mesmo. Todas as vezes que precisei o serviço estava ok.
O foda mesmo acho que é o trâmite dos processos, sobretudo das denúncias/reclamações. Estou aguardando o posicionamento deles quanto a uma denúncia de recebimento indevido de pensão há quase 3 anos e até agora, nada.
Marcelo de Matos
Sorte de quem “supostamente” recebeu indevidamente pensão. Se a Previdência fosse rápida, já teria devolvido.
Denise
Melhor registrar novamente a sua reclamação ou quantas vezes achar necessário. Vc deve receber a resposta por escrito.Caso se trate de processo fraudulento, as averiguações são mesmo demoradas.
Deixe seu comentário