VIOMUNDO

Diário da Resistência


Denúncias

PMDB acusa Rodrigo Maia de criar perfis falsos no Facebook


01/06/2012 - 00h37

por Bruno Góes, em O Globo

RIO – Uma peça publicitária do Democratas protagonizada pelo pré-candidato à Prefeitura do Rio de Janeiro, Rodrigo Maia, é alvo de processo pelo PMDB-RJ.

Segundo o partido, foram criados perfis falsos no Facebook, mostrados posteriormente na TV, com o objetivo de divulgar o movimento #Rioestamosdeolho. A campanha pretende fiscalizar o mandato do prefeito Eduardo Paes através das redes sociais.

Nesta quinta-feira, o PMDB ajuizou uma representação de propaganda antecipada e protocolou uma notícia-crime no Ministério Público Eleitoral por falsa propaganda contra Rodrigo Maia.

– Eles usaram um site chamado ‘Foto Search’ para buscar imagens e criar perfis falsos para atacar a gestão municipal. O Paulo que existe na campanha, por exemplo, é um homem de uma caixa de tintura para cabelos dos Estados Unidos – diz o advogado do PMDB, Eduardo Damian.

Uma personagem mostrada pela peça também pode ser encontrada em um site da África do Sul. Célia Aperecida Ramos, no vídeo do DEM, reclama que “professores da rede municipal estão ganhando muito pouco”, enquanto sorri aparentemente satisfeita em um site sul-africano de recrutamento de babás.

Rodrigo Maia disse não saber se as fotos eram de outras pessoas, pois tratava-se de “uma questão técnica”, atacou “o partido do guardanapo” – em referência à viagem de Sérgio Cabral a Paris com empresários-, e justificou a construção dos perfis como uma possibilidade de proteger a identidade das pessoas:

– Nós temos muitos servidores que entraram na campanha. Nós resolvemos protegê-los. As mensagens são deles. Agora, se o PMDB, o partido do guardanapo, quer processar, que vá à Justiça. Hoje o prefeito, que não discute nada, resolveu entrar em campanha – disse o pré-candidato.

Embora Maia tenha negado qualquer ilegalidade ou problema ético, no canal #Rioestamosdeolho do YouTube, o vídeo original foi excluído. Um vídeo [assista abaixo] que contém a denúncia e questiona a credibilidade do pré-candidato ainda circula na internet.

Vídeo enviado por e-mail pelo leitor Tiago Tobias

Leia também:

Serra participou da armação Veja-Gilmar

Leonardo Boff: Todo o Brasil foi vítima da ditadura militar

A mídia descontrolada: Episódios da luta contra o pensamento único
A mídia descontrolada

O livro analisa atuação dos meios de comunicação.

A publicação traz uma coletânea de artigos produzidos por um dos maiores especialistas do Brasil no tema da democratização da comunicação.

Por Laurindo Lalo Leal Filho



9 comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do VIOMUNDO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie. Leia o nosso termo de uso.

Milton Quadros

01 de junho de 2012 às 22h03

Os imbecis esqueceram que é possível pesquisa por imagem no google.

Responder

Marcos AC Lopes

01 de junho de 2012 às 19h54

E isso não é crime? Como neste país tudo é possível! E como ficam essas pessoas que tiveram as suas imagens manipuladas e divulgadas sem autorização? Os colegas deputados não vão tomar nenhuma providência? Logo os demo-psdbistas que querem controlar a internet com a lei Azeredo.

Responder

Sérgio Ruiz

01 de junho de 2012 às 17h48

dem-psdb, haja crucifixo contra tais demônios.

Responder

Roberto Locatelli

01 de junho de 2012 às 14h42

Tudo fake. Tudo mentira dessa direita desesperada. Pena que o PT do Rio é ridículo. Os cariocas terão que votar no menos ruim – Paes – ou votar nulo.

Responder

    Fernando

    01 de junho de 2012 às 20h21

    Não.

    Os cariocas votarão no socialista Marcelo Freixo, e não no candidato petista Eduardo Paes.

LUIZ CLAUDIO PONTES

01 de junho de 2012 às 14h29

O Rio está mesmo perdido. Como o PT e os demais partidos de esquerda não saem da zona sul, cariocas e fluminenses menos esclarecidos votam em figurinhas carimbadas e sujas, que já mamam há anos o dinheiro público e nada fazem pelo povo. Não há diferença alguma entre Paes, Rodrigo Maia, Garotinho ou Cabral. Todos eles estiveram juntos no passado e agora só brigam pelo poder e pela grana suada dos desavisados que neles votam. Dá vergonha dizer que o estado que mais enfrentou a ditadura militar na década de 60 não possui governantes genuinamente de esquerda – tanto no estado quanto nas cidades – há mais de 20 anos. Quem teve Brizola como governador e Saturnino como prefeito se revolta ao ver nossa terra sendo governada por moleques de recado da Rede Globo. Os intelectuais de ontem deram lugar ao lutadores de jiu-jitsu, o Jornal do Brasil foi para a direita e o Pasquim … ah, o Pasquim! Esse é apenas um retrato na parede.
O Redentor nos contempla entristecido.

Responder

Luiz Clete

01 de junho de 2012 às 11h08

De vaias orquestras a perfis falsos, tudo no DEMO é fraudado. rodriguinho vai abrir uma empresa nova MAIA FX Studio – Efeitos Especiais e Manipulação de Imagens.

Responder

José Ricardo Romero

01 de junho de 2012 às 08h39

Quando a gente pensa que já viu tudo…

Responder

Tiago Tobias

01 de junho de 2012 às 00h53

Esse Rodrigo Maia parece o Beiçola com esse cabelinho.

Tudo na direita é mentira, bandidagem, falsidade, velhacaria…

Responder

Deixe uma resposta

Apoie o VIOMUNDO - Crowdfunding
Loja
Compre aqui
A mídia descontrolada

O livro analisa atuação dos meios de comunicação e traz uma coletânea de artigos produzidos por um dos maiores especialistas do Brasil no tema da democratização da comunicação.