VIOMUNDO
O VIOMUNDO só é possível também através de anunciantes, e detectamos que você utiliza um AdBlock, bloqueador de anúncios.
Por favor considere ajudar o VIOMUNDO desativando o bloqueador para este site.
Cartas de Minas
Cartas de Minas

PCdoB vai à PF por punição à incitação de violência contra Lula

10 de abril de 2018 às 20h27

Foto Richard Silva/PCdoB na Câmara

da assessoria do PCdoB

A presidenta nacional do PCdoB, deputada Luciana Santos (PE), as vice-líderes da Minoria na Câmara, Jandira Feghali (RJ) e Jô Moraes (MG) e a senadora Vanessa Grazziotin (AM) foram, na tarde desta terça-feira (10), à sede da Polícia Federal, em Brasília, pedir que o órgão investigue o autor dos áudios gravados durante o voo que levava o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva para Curitiba.

De acordo com Luciana Santos, há indícios de crime e é preciso que haja investigação.

“Consideramos que os áudios incitando a violência contra Lula é um crime e entendemos que é necessário que haja apuração e punição ao autor ou autores”, pontuou Luciana. Luciana informou que também acionará a Procuradoria Geral da República para que tome providências sobre o episódio.

No documento apresentado à PF, a legenda cita as frases que geraram o pedido de investigação: “manda esse lixo janela abaixo aí” e “leva e não traz nunca mais”. Para o PCdoB, os áudios incitavam os aeronautas ou controladores de tráfego aéreo ao “crime de homicídio contra o ex-presidente Lula”.

“A FAB chegou a emitir nota dizendo que não se tratavam de funcionários da instituição, mas o que nos importa é que a investigação seja feita. Achamos estranho que qualquer cidadão possa invadir uma frequência de voo. Então, é preciso que se apure o que houve”, afirmou a deputada Jô Moraes.

O pedido de investigação se baseia no artigo 286 do Código Penal, que tipifica o crime de incitação à prática de crime.

De acordo com o documento, o crime é agravado por ter sido cometido por “motivo fútil ou torpe”, conforme prevê a alínea “a”, do inc. II, art. 61, do Código Penal; “com abuso de poder ou violação de dever inerente a cargo, ofício, ministério ou profissão”, segundo a alínea “g”, do inc. II, art. 61, do Código Penal; e pelo fato de o “ofendido, o ex-presidente da República, estar sob a imediata proteção da autoridade”, segundo alínea “i”, do inc. II, art. 61, do Código Penal.

Segundo a deputada Jandira Feghali, a indicação é de que a PF encaminhará as investigações. Segundo ela, os áudios demonstram a polarização política no país.

“São áudios que incitam a agressão e a morte de Lula, além dos rojões lançados quando estavam saindo. São vidas que estão sendo colocadas em risco, além de Lula havia o piloto, o agente da PF. Isso é crime político. Num ambiente desses, se não se apura o que houve e se não há punição, esse tipo de ato pode aumentar. Por isso é tão importante que a PF instaure o inquérito e apure os fatos”, afirmou.

Apoie o VIOMUNDO

Crowdfunding

Veja como nos apoiar »

O lado sujo do futebol

A Trama de Propinas, Negociatas e Traições que Abalou o Esporte Mais Popular do Mundo.

Entre os mais vendidos da VEJA, O Globo, Época e PublishNews. O Lado Sujo do Futebol é o retrato definitivo do que acontece além das quatro linhas. Um dos livros mais corajosos da história da literatura esportiva, revela informações contundentes sobre as negociatas que empestearam o futebol nos últimos anos. Mostra como João Havelange e Ricardo Teixeira desenvolveram um esquema mafioso de fraudes e conchavos, beneficiando a si e seus amigos. Fifa e CBF se tornaram um grande balcão de negócios, no qual são firmados acordos bilionários, que envolvem direitos de transmissão e materiais esportivos. Um grande jogo de bolas marcadas, cujo palco principal são as Copas do Mundo.

por Luiz Carlos Azenha, Amaury Ribeiro Jr., Leandro Cipoloni e Tony Chastinet.

Compre agora online e receba em sua casa!

 

6 Comentários escrever comentário »

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do VIOMUNDO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie. Leia o nosso termo de uso.

Mauro

13/04/2018 - 15h55

Qual o crime em desejar a morte de alguém? Qual o crime em dizer ““leva e não traz nunca mais”? Já que acham que há crime , por que não citam a capitulação do código penal para tais crimes ? Esse pessoal da esquerda, decididamente, não tem o que fazer !

Responder

Assim Falou Golbery

11/04/2018 - 22h46

não entenderam a sentença do Jucá ¨com judiciário e tudo¨a qual é clara que depois de prenderem Lula tais ¨insitituições¨ iriam hibernar ou , no máximo, voltar ao seu fazer dileto: investigar e prender ladrão de galinha

Responder

    Mauro

    13/04/2018 - 15h52

    Petistas se esquecem, convenientemente, de outra sentença de Jucá ” O Michel forma um governo de união nacional, faz um grande acordo, protege o Lula, protege todo mundo.” !

Raul Capablanca

11/04/2018 - 10h38

cadê a OAB e demais órgãos que permanecem calados e inativos? cadê os órgãos de direitos humanos?

Responder

    Ronald

    11/04/2018 - 15h10

    É UM SILÊNCIO CONSTANGEDOR !!!

Julio Silveira

11/04/2018 - 09h56

Por essa solicitação de investigação de crime vir de um partido chamado PCdoB, as instituições publicas que acoitam o fascismo e a delinquencia, e as tratam como um subproduto natural de sua propria formação cultural oligarquica, onde reside a meritocracia discriminadora para sustentar suas paredes, farão dela piada de salão.

Responder

Deixe uma resposta