Palocci, o prestador de serviços gerais

Tempo de leitura: 4 min

No momento em que o Mercosul completa 20 anos, vale relembrar um encontro de 2005 entre o ministro Palocci, o secretário do Tesouro dos Estados Unidos John Snow e o presidente Lula, conforme relatado em telegrama da embaixada dos Estados Unidos em Brasília e vazado pelo WikiLeaks:

ID 38483 [conforme publicado pela Folha de S. Paulo]

8/12/2005 14:32

05BRASILIA2146

Embassy Brasilia

CONFIDENTIAL

SIPDIS STATE PASS USTR FOR LEZNY/YANG NSC FOR CRONIN STATE PASS TO FED BOARD OF GOVERNORS FOR ROBITAILLE USDOC FOR 4332/ITA/MAC/WH/OLAC/JANDERSEN/ADRISCOLL/MWAR D USDOC FOR 3134/ITA/USCS/OIO/WH/RD/DDEVITO/DANDERSON/EOL SON TREASURY FOR DAS LEE AND F.PARODI E.O. 12958: DECL: 08/11/2015

TAGS: EFIN, ETRD, ECON, PREL, BR

SUBJECT: SECRETARY SNOW’S AUGUST 1-3 MEETINGS IN BRAZIL – TRADE THEMES

Classified By: Charge d’Affaires Patrick Linehan, reasons 1.5 (b) and ( d)

1. (C) Resumo : Durante seus encontros bilaterais em Brasília e na sessão do Grupo para o Crescimento (GfG) no Rio de Janeiro, o secretário do Tesouro [John] Snow enfatizou a importância da liberalização comercial para aumentar a produtividade e o crescimento econômico. Empresas brasileiras e americanas que participaram do café-da-manhã com o Secretário e o ministro da Fazenda Palocci da mesma forma pediram maior integração comercial e uma reenergização das negociações da Área de Livre Comércio das Américas (FTAA). Em seu encontro privado e mais tarde com o presidente Lula, Palocci enfatizou a importância que ele coloca no aumento do comércio como motor do crescimento. De fato, no encontro com Lula, Palocci se ofereceu para encabeçar um esforço para dar novo impulso às negociações comerciais, particularmente na área dos serviços financeiros, num aparente esforço para incentivar o Ministério das Relações Exteriores a assumir uma posição pró-ativa nas negociações. Lula se opôs. Fim do resumo.

2. (U) Background: O Secretário do Tesouro Snow visitou o Brasil entre 31 de julho e 3 de agosto de 2005, para participar da quarta sessão bilateral do Grupo para o Crescimento, uma consequência da cúpula de 2003 entre os presidentes Bush e Lula. O Secretário Snow teve encontros bilaterais em 1 de agosto com o presidente do Banco Central Henrique Meirelles, o ministro da Fazenda Palocci e o presidente Lula, além de um encontro com investidores brasileiros.

No Rio de Janeiro, em 2 de agosto, o Secretário participou de encontros do Grupo para o Crescimento (inclusive em um café-da-manhã de negócios), fez um discurso patrocinado pelo Conselho Brasileiro para Relações Exteriores (CEBRI) e fez uma mesa redonda com representantes do setor de serviços financeiros.

Em 3 de agosto, em Vitória, capital do estado brasileiro do Espírito Santo, o Secretário enfatizou os temas dos investimentos privados em infraestrutura SIPDIS e falou sobre a importância da boa governança em visita ao porto de Tubarão e em almoço de trabalho com o governador Hartung e empresários locais. O Secretário concluiu sua estada em Vitória com uma visita a uma favela (bairro pobre) do SIPDIS que se beneficiou de um projeto de serviços básicos financiado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (IDB), que tinha o objetivo de oferecer água corrente, ligações de esgoto e pavimentação de ruas. Este telegrama cuida das discussões relacionadas ao comércio; questões macroeconômicas e financeiras serão reportadas separadamente.

Business Wants Trade Liberalization

3. (SBU) Representantes empresariais destacaram a urgência de foco renovado em negociações comerciais durante o café-da-manhã do GfG em 2 de agosto, que teve a presença do Secretário [do Tesouro] e de Palocci. Benny Parnes (um ex-diretor do Banco Central) do Banco BMG destacou a necessidade de maior integração comercial entre os Estados Unidos e o Brasil, especificamente notando as vantagens que o México obteve no NAFTA. Roger Agnelli da gigantesca mineradora CVRD observou que o Brasil e os Estados Unidos tem economias complementares que ganhariam substancialmente com a integração. Nelio Weiss da Price Waterhouse Coopers acrescentou que muitos clientes brasileiros tinham começado a investir na América Central com o objetivo de conseguir maior acesso ao mercado dos Estados Unidos sob o recentemente aprovado CAFTA.

Secretary Snow/Minister Palocci SIPDIS

4. (C) Durante o encontro bilateral de 1 de agosto, o secretário notou a importância da liberalização do comércio para promover o crescimento. Ele declarou que a recente aprovação legislativa do CAFTA demonstrava que o governo dos Estados Unidos ainda tinha a força política necessária para manter a política de livre comércio. O USG quer, disse o secretário, usar aquele impulso tanto para as negociações de FTAA [Free Trade Area of the Americas, ou ALCA] quanto para a rodada Doha da Organização Mundial de Comércio. Com respeito a esta última, ele expressou decepção quanto à resposta limitada aos pedidos de liberalização do comércio na área dos serviços financeiros.

5. (C) Palocci atestou que as condições eram favoráveis à renovada liberalização nos contextos da Organização Mundial de Comércio e do FTAA. O presidente Lula, disse Palocci, tinha uma visão aberta quanto ao comércio e a visita do secretário [a Lula] poderia ajudar a renovar o impulso. O embaixador brasileiro nos Estados Unidos, Roberto Abdenur (que participou da maior parte dos encontros do secretário) reafirmou a (antiga) posição do governo brasileiro de que está pronto para as negociações de acesso comercial do quatro mais um (Mercosul-Estados Unidos), dada a falta atual de progresso no FTAA.

Snow/Lula

6. (C) Durante o encontro do secretário com o presidente Lula, Palocci reportou sobre a substância dos encontros anteriores. Palocci argumentou novamente que as condições estavam dadas para a retomada da agenda comercial e se ofereceu para liderar um esforço interagência do governo do Brasil para reconstruir o momentum para as negociações comerciais, particularmente em serviços financeiros. Lula não respondeu especificamente à proposta de Palocci.

7. (C) Comment: O pedido de Palocci por um mandato presidencial para fazer avançar a agenda do comércio, que continua sob domínio exclusivo do ministério das Relações Exteriores, foi provavelmente motivada por um desejo de aumentar o crescimento da economia. Com a agenda da reforma microeconômica paralisada no Congresso obcecado por escândalos, incentivar a liberalização comercial é uma das poucos opções de reforma econômica que restam a Palocci. Que Lula não tenha atendido [Palocci] demonstra a posição entrincheirada do Itamaraty e a própria distração de Lula com os escândalos de corrupção.

8. (U) This cable was cleared by Treasury. LINEHA

PS do Viomundo: Ah, esses gringos. Se Lula retomasse as negociações comerciais que visavam a ALCA em 2005 alguém acredita que ele seria reeleito em 2006?

Para saber como os tucanos rastejam diante do sub-do-sub, clique aqui.


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

beattrice

A quem interessar possa,
há declarações públicas e formais do Tony Patriota, aquele que carrega a piada contraditória no nome,
de que a ALCA não está sepultada não.
Vou reiterar proposta feita há semanas,
há como salvar seis, só meia dúzia, desse ministério?

luiz pinheiro

Vemos aqui um festival de malhação do Judas – quer dizer, do Palocci. Discordo total. Palocci foi central no governo Lula, um governo que deu certo e melhorou em muito a economia e a vida do povo brasileiro, que promoveu importante inclusão social. Que soube romper com a Alca e fortalecer o Mercosul. Tudo isso com a participação do Palocci. Negociar com grandes empresários, inclusive os do mercado financeiro, inclusive os dos Estados Unidos, faz parte do cotidiano de um governo. Ouvi certa vez do Lula que ele e Palocci eram "carne e unha". Acho estranho glorificar o Lula e malhar o Palocci. Eu tenho o maior respeito pelos dois.

    beattrice

    O governo LULA só começou quando o Tony saiu.
    O governo Dilma só começa quando ele voltar pra Ribeirão,
    com os mais sentidos pêsames a Ribeirão, claro.

Julio Cesar

Até agora, o governo Dilma deu alguns indícios preocupantes, como o ataque ao Creative Commons, o voto pela inspeção no Irã, o aumento dos juros por parte do BC de Tombini, e a "tirada de sapatos" na visita de Obama.

Mas o "Rubicão" seria se, para satisfazer as pressões PIGmentares, Dilma resolvesse demitir Mantega, e colocar alguém indicado por Palocci a frente da Fazenda.

A demissão de Mantega, e a entrega da equipe econômica para a turma neoliberal de Palocci, seria "o passo definitivo" para romper com tudo o que os eleitores de Dilma acreditavam e esperavam.

Se isso acontecer, será como cruzar o Rubicão. Alea jacta est.

ZePovinho

Digite o texto aqui![youtube QzGUHr6hqNU http://www.youtube.com/watch?v=QzGUHr6hqNU youtube]

ZePovinho

Depois dizem que o ZePovinho é "Teoria da Conspiração", quando diz que os banqueiros querem ser o governo.Vejam o Gilmar Dantas,que é empregado de um bandido do sistema financeiro e trabalha dentro do STF para moldar a legislação na defesa de interesses escusos.Olhem isso e pensem no Thomas Jefferson, quando advertiu o povo dos EUA sobre o poder dos ladrões-banqueiros:

“Pienso que las instituciones bancarias son más peligrosas para nuestras libertades que ejércitos enteros listos para el combate. Si el pueblo americano permite un día que los bancos privados controlen su moneda, los bancos y todas las instituciones que florecerán en torno a los bancos privarán a la gente de toda posesión, primero por medio de la inflación, enseguida por la recesión, hasta el día en que sus hijos se despertarán sin casa y sin techo, sobre la tierra que sus padres conquistaron”
Carta al Secretario del Tesoro Albert Gallatin (Thomas Jefferson, 1802)
http://www.conversaafiada.com.br/politica/2011/03

Saiu no Globo, Pág. 17:

“Câmara reage à proposta de Peluso”

“Consulta ao STF antes da sanção de leis não agrada a parlamentares”

Disse Marco Maia, presidente da Câmara :

“… quando um poder entra na seara do outro quebra a harmonia”

Disse o senador Demóstenes Torres, do (enquanto existe) Demo de Goiás:

É um absurdo, pois os próprios ministros do Supremo batem cabeça para saber o que é Constitucional …

Como se sabe, quem queria governar o Legislativo e o Executivo (e o sistema planetario) era o ex-Supremo Presidente Supremo do Supremo, Gilmar Dantas (*), aquele que, para o Vasco, faz merchandising de escola particular na TV Justiça.

Com a ajuda do Estadão, o ex-Supremo pretendeu dar um Golpe do Estado da Direita.

Mas, não conseguiu.

O novo Presidente do STF, Ministro Peluso parece agora munido da mesma megalomania.

Querer governar o Judiciário e o Legislativo.

Como se não houvesse uma Comissão de Constituição e Justiça na Câmara.

Como se a Constituição não exige o equilíbrio entre os Poderes.

E como se o regime teocratico instalado pelos neoliberais do Fernando Henrique – clique aqui para ler “Requiem para o neoliberalismo” – cedesse lugar à nova Teocracia: a dos Supremos Ministros !

Viva o Brasil !

[youtube jQLzqMuho0Q http://www.youtube.com/watch?v=jQLzqMuho0Q youtube]

    Marcelo de Matos

    Muito bom o seu comentário. Melhor ainda é o seu sistema operacional (Linux ?) que permite postar comentários longos.

Paulo Renato

Interessante! Por que será que esta noticía só vazou agorã? justamente qdo mais e imprensa demo-tucana trata de semear uma inimizade entre a atual e o anterio presidente da nação. Será que somos tão inocentes assim, a ponto deles terem a certeza que nós enguliriamos esta isca e nos destruiriamos em nossas ideologias radicais esquecendo o interessa brasileiro?

Julio Silveira

O bom nessa história toda é que existe uma conspiração, sei lá de onde, a nosso favor, que mostra definitivamente quem são, como são e como trabalham contra nós os traidores internos. Definitivamente traidores não são admirados pela inspiração divina, sempre se tornam do conhecimento publico.

alex

Palocci não me engana…

Antonio Carlos

Tony Pantufa Pallocci,
covarde com os pobres.
gosta de dobrar a espinha dorsal diante dos majors
tá na cara, as tentativas do departamento de estado norte-americano de tentar pulverizar as negociações com o governo brasileiro para escapar do Itamarati; os empresários brasileiros adorariam isso (marxistas pq confirmam o velho barbudo: o capital não tem pátria) (me parece que o Furlan deu entrevista acerca disso)
São a favor (como diz PHA) de um Estado igual a queijo chuiço: cheio de furos.

Ederbal Coelho

"Lula se opôs. Fim do resumo."

Adorei isso! Palocci "sifu" nessa…

Espero que agora que ele voltou ao governo, não consiga impor a sua postura pró-ALCA.

Andre

Por que a Dilma escolheu o Palloci? E o Cardoso? Não sei… Estou preocupado…

Dias Melhores

Está chegando a hora da Presidenta Dilma arrumar um cargo no exterior para o Palocci. Estou convencido que o de embaixador na Austrália tem tudo a ver com ele.
Bye bye.

    beattrice

    Sugiro a embaixada em Tripoli, ouvi dizer que o sonho dele sempre foi esse.

Marcelo de Matos

Participe da campanha “Vamos fritar um ministro”. O movimento foi criado pelo PIG, mas, ganhou adeptos fervorosos na direita, na ultra-esquerda e, por incrível que pareça, na blogosfera progressista. Palocci é o ministro que Dilma pediu a Deus. Fazia parte do grupo “três porquinhos” e atuou na campanha, juntamente com os Josés Eduardos, o Dutra e o Cardoso. Hábil negociador, Palocci é peça chave no governo Dilma. Há consultores de grandes empresas que preferem tratar com Palocci ao invés de Mantega. Dizem que Palocci é mais aberto ao diálogo. O outro porquinho, também alvo dos grupos acima citados, o Zé Eduardo da PUC, ou da Manuela, é pessoa talhada para o cargo que ocupa. O que há de errado com ele? Faltam-lhe mais acentuados cacoetes de esquerda? O PT já alijou de suas fileiras ótimos colaboradores por falta desses ditos cacoetes: Airton Soares, Francisco Wefort. Na Rússia fazia-se o sinal da cruz unindo-se três dedos: o polegar, o indicador e o médio. Antigos crentes, que uniam apenas dois dedos, eram renegados.

    Carlos Lima

    O PIG quer fritar é o Mantega, está fazendo campanha contra ele todo dia.

    O PIG adora o Malocci.

    beattrice

    PiG = Tony Malocci
    e desde os tempos de Ribeirão.

    beattrice

    Só dois?
    Tem muito ministro que deveria sair de onde nunca deveria ter entrado.

Luis Armidoro

Este cara é um capachão, se a presidenta não der um bico neste sujeito, ela vai fazer muito estrago ainda

João

Toni Palofi não engana ninguém. Agora, a revelação do wikileaks só vem comprovar aquilo que sabíamos: Palofi é mais um "vendilhão do templo".

SILOÉ

O Palocci com a Alca X Lula com o Mercosul.
Quem vencerá esse embate?

    luiz pinheiro

    É bom lembrar que Palocci era o ministro da Fazenda quando o governo Lula rompeu definitivamente com a Alca, na reunião de Mar del Plata.

    beattrice

    Quem rompeu foi o MRE: Amorim e Pinheiro Guimarães.
    O Tony certamente ficou emborcado no mate cantando uma milonga e chorando a noite toda.

    Armando Leão

    Ninguém.

David R. da Silva

Que Tristeza! O Palocci, é agente de TIO SAM. Que Horror! Um Entreguista. de Belo Horizonte.

priscila presotto

Não gosto de Pallocci não….

Edemar Motta

O Pallocci de hoje é o petista dos sonhos do PSDB/DEMOS. O pior é que há outros.

    Jairo_Beraldo

    Zé Cardozo, Greenhalgh, Tarso Genro, Mercadante e pasmem…Dilma Roussef…

    rodrigo.aft

    Jairo, mto bem lembrado!

    me ative aos de são paulo q estão em atividade…
    quem tem memória não repete o erro… ou não deveria repetir! rsrs

    obs.: não lembrei o nome do repórter com sobrenome judeu falando sobre palestinos a partir de jerusalem e comentamos como isso era ridículo, mas… tcham tcham tcham… o árabe mais vendido q conheço, o kamel(o), mudou o estilo das reportagens, reparou? dei risada sozinho na hora q reparei nisso…

    Armando Leão

    Dilma tucanou amigo, vive de braços dados com FHC.

    Todo mundo sabe da amizade de Palocci e FHC.

    Aquele brinde pessoal saindo de onde estava e indo até Fernando Henrique não foi a toa.

    Quando FHC disse que levaria ex presidentes ao econtro de Dilma, como Cárter e Salinas, Dilma retrucou, "vá sozinho também".

    Dilma nos traiu.

rodrigo.aft

Pow, Azenha, vc "me coloca" (força de expressão, lógico) um post desses na hora da janta?
esse paloffi me dá azia e perdi a fome… rsrs

pensando bem, depois de ler mais detalhes, fica a dúvida….
a presença de tony paloffi e zé "dantas" cardozo na campanha da Dilma era pra ajudar ou quê?
(pensei em escrever "atrapalhar", mas longe de mim pensar isso… rsrs)

enfim, agora se sabe pq o pt de sampa ñ ganha eleição estadual faz tempo… sempre as mesmas moscas…
(a cúpula paulista do pt trabalha solidária com os militantes – e a população – ou o quê? de novo!!!)
como disse outra "expertise" da cúpula paulista do pt, a ex ministra do turismo marta, com todo sua sabedoria administrativa, seu apreço pela exemplar conduta administrativa e pela solidariedade às milhares de pessoas com problemas ("presas" nos aeroportos), "relaxa e goza"!

uma mulher com tanto talento deveria ir pro lugar do Agnelli na Vale!!!

Dilma não ficaria melhor servida com marta, zé, tony e mercadante… ah, sim, a ana de hollanda e john been estão batendo um bolão tbém!

e o nióbio, vai bem?

    beattrice

    E fazendo as contas, dá pra salvar seis, só seis, desse ministério?

Marcelo Fraga

Tentar implantar a ALCA eles tentam faz 15 anos.
Conseguir implantar é outra história…

    beattrice

    O outro Tony… o suposto Patriota, já declarou que este assunto não está encerrado.

ZePovinho

Nessa pancada ele ainda vai virar o Palhocci……..

    LuisCPPrudente

    Será que o caseiro Francenildo não tem mais nenhuma denúncia para fazer em relação ao Tony Palocci?

    O PFL e o PSDB vibraram com a queda de Palocci. Hoje quem vibra porque o Tony Palocci caiu naquela época somos nós. Provavelmente o PFL e o PSDB hoje dizem que foi um ato falho deles promover a queda do Palocci.

    ZePovinho

    Francenildo é filho bastardo de um empresário de ônibus em Teresina.Na época em que Heráclito Fortes foi prefeito de lá,descolou/manteve a concessão em troca de financiamento de campanhas.
    Usaram o pobre caseiro e deram um chute nele depois.Nessa jogada,quem se deu bem fomos nós que nos desfizemos de Palhocci e ganhamos Dilma Roussef com mais poder dentro do governo Lula.Por incrível que pareça,a oposição ajudou a depurar o PT.

    Jairo_Beraldo

    E Dilma está metendo o pé no balde nos traindo e junto com Tony Malocci voltando aos braços dos nossos algozes….e vida que segue!

    beattrice

    Ganhamos Mantega no comando da economia, o mesmo Mantega que o PiG quer porque quer defenestrar.

Carlos Cruz

Será que o "poste" vai se curvar aos anseios dos representantes do neo-colonialismo? Não enxergam o que acontece com quase TODOS os paises da EUropA? Quebrados e refens do mercado financeiro? Precisa haver uma hecatombe, como o tal mensalão, para se ter a coragem de avançar, democratizar o Estado? Pagamos BILHÕES de juros, temos um péssimo sistema de saúde, juridico. Nossas cidades estão em petição de miséria, segurança zero. Vamos retroceder, menos Estado (quase inexistente…), mais exorbitantes terceirizações? Enxerga Dilma! Ou vão mijar no poste…

Jair Almansur

Depois do voto do Brasil curvando-se à vontade invasiva dos EU contra o Irã, nada mais lógico do que essa curvatura econômica. Quero saber se daqui a pouco vai restar alguma coisa do governo que eu elegi.

    Luiz Carlos Azenha

    Este documento é de 2005. abs

    Heitor Rodrigues

    Azenha, talvez seja o caso de colocar um despertador no final de cada matéria. Se o cabra acordar assustado, é só rolar a tela e ler de novo…

FrancoAtirador

.
.
Esses 3 porquinhos da Dilma são PIGGIE mesmo.
.
.

    beattrice

    PIGGIE?

Deixe seu comentário

Leia também