VIOMUNDO

Diário da Resistência

Sobre


Denúncias

O Globo omite informação que compromete Serra com petroleira


13/12/2010 - 11h51

por Stanley Burburinho

O Globo publica hoje a matéria WikiLeaks: petrolíferas estrangeiras temiam atraso na produção do pré-sal e Petrobras buscou adiar leilões da ANP.

O Globo está  protegendo o José Serra sobre o telegrama vazado pela WikiLeaks sobre o pré-sal. O jornal omitiu o que foi dito pelo Serra que a matéria da FSP [Folha de S. Paulo] mostrou [de que Serra teria prometido acabar com o sistema de partilha, adotado pelo governo Lula]. No Globo,  Serra é citado em apenas um dos onze parágrafos da matéria (está abaixo). Ainda em um trecho de texto fora de contexto, dando a entender que ele é a favor do pré-sal.

Comentaristas de O Globo, como estes, criticam a omissão:

Últimas unidades

A mídia descontrolada: Episódios da luta contra o pensamento único
A mídia descontrolada

O livro analisa atuação dos meios de comunicação.

A publicação traz uma coletânea de artigos produzidos por um dos maiores especialistas do Brasil no tema da democratização da comunicação.

Por Laurindo Lalo Leal Filho



68 comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do VIOMUNDO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie. Leia o nosso termo de uso.

A ficha falsa, a enchente e o economista competente | Viomundo - O que você não vê na mídia

21 de fevereiro de 2011 às 19h14

[…] jornal que acolheu a entrevista do “economista competente” é o mesmo que suprimiu informações comprometedoras sobre o “economista competente” e que previu (ele, jornal) uma hecatombe econômica no […]

Responder

Burburinho: Serra acusa Dilma de estelionato eleitoral | Viomundo - O que você não vê na mídia

21 de fevereiro de 2011 às 12h33

[…] [Veja aqui como O Globo "aliviou" quando cobriu a divulgação de telegrama da Wikileaks comprometedo…]   […]

Responder

renato

14 de dezembro de 2010 às 22h04

Felizmente a grande mídia já não tem o mesmo poder de outrora. Durante a campanha eleitoral vários blogs -especialmente o do Azenha – foram trincheiras para se combater o preconceito e a canalhice de vários órgãos de comunicação. Espero que a Presidente Dilma não se ilude com os afagos da Globo e de vários jornais e revistas, pois não primeira oportunidade que tiverem não vacilarão em engrendram campanhas para solapar o seu Governo. Democratizar os meios de comunicação será tão importante quanto erradicar a miséria e priorizar políticas educacionais. Uma educação para as mídias é tarefa urgente. Todos nós devemos estar engajados nesta luta, esclarecendo e combatendo o "terrorismo mediático" , notadamente da Globo e da VEja.

Responder

ricardo silveira

14 de dezembro de 2010 às 17h27

O Serra é, e sempre foi, o que a campanha eleitoral revelou: um sujeito sem nenhum escrúpulo, sem nenhuma idéia relevante, sem, sequer, um esboço de projeto de país e, não apenas um sujeito medíocre, mas também, perigoso, porque fiel aos interesses das empresas americanas e estrangeiras. Para os que ainda acreditavam nele, e há muitos, pois o sujeito teve mais de 40% dos votos, espera-se, para o bem desse país, que acordem da ignorância profunda a que foram levados por essa mídia golpista. Mas que ninguém se engane achando que a miséria do PSDB se resume ao Serra. Alguém acredita, por exemplo, que o Aécio Neves agiria diferente do Serra em relação ao Pré-Sal?

Responder

Rogério Bezerra

14 de dezembro de 2010 às 16h12

Quando saberemos o que José Serra fez nos 5 anos que passou nos EUA? Quem se habilita?

Responder

Gunther Furtado

14 de dezembro de 2010 às 14h15

esses leaks de wiki me deixam um pouco confuso: existe alguém minimamente informado que desconhecia que a intenção do Serra era dar o crudo para as petroleiras? Acho que não. Então, qual é a novidade? Que um embaixador conta para seu chefe que ouviu de uma executiva de uma das petroleiras que ela estava decepcionada pela inoperância do candidato? É disso que nós estamos falando ou tem alguma coisa que eu não estou vendo. Por que, se for isso, prefiro rever o discreto charme da burguesia.

Responder

Rogerio

14 de dezembro de 2010 às 13h28

O Globo e a Globo já trabalham para não manchar a imagem do PSDB. Essa é a verdade, o próximo candidato da Globo sairá dessa sigla. Quem tem que ser criticado é o PSDB, o Serra já era.

Responder

@Doradu

14 de dezembro de 2010 às 13h22

a jornal sem vergonha!

Responder

Remindo Sauim

14 de dezembro de 2010 às 12h22

Não leio mais Folha, nem o Globo, nem Veja. Sigam meu exemplo e em vez de falarem neles, publiquem outra coisa. No fim vocês estão fazendo propaganda para estas nulidades.

Responder

    Eleonora Balbo

    14 de dezembro de 2010 às 13h47

    Concordo com Remindo Sauim. Concordo MUITO! Tem-se ENORME ganho na qualidade da informação, quando se para de ler jornais e revistas brasileiros.

    Aliás, tenho pensado nisso: Se se ganha tanto por NÃO LER a imprensa brasileira, há alguma coisa MUITO ERRADA, por aqui. De fato, da duas, uma: ou são esses veículos que NÃO SÃO JORNALISMO, ou, então, é o jornalismo que, de fato, não faz falta alguma. WikiLeaks, de fato, está aí, pra comprovar: NINGUÉM precisa conhecer a opinião de D. Miriam Leitão sobre coisa alguma. Respondam: quem, de fato, precisaria conhecer a opinião de D. Miriam Leitao, sobre seja lá o que for? Quem?!.

José Manoel

14 de dezembro de 2010 às 12h16

Azenha: tudo devidamente combinado!!! Vergonha nacional!!!! Falar nisso, cadê o vampiro!!!!!!!!!!!!!!!!! Estará dormindo de cabeça para baixo em alguma caverna?????????????????????

Responder

fernandoeudonatelo

14 de dezembro de 2010 às 11h58

Graças a "algumas" dessas corporações petrolíferas estrangeiras que:

Mossadeg, líder parlamentar e presidente democraticamente eleito foi assassinado no Irã.
Betancourt na Venezuela taxado de "Homem-Guerrilha", morto misteriosamente em 60.
Vargas se suicida no Brasil após a criação da Petrobras, com as primeiras tentativas de golpe.
Sidi Old Sheikh Abdalahi, preso até apodrecer na Mauritânia.
Charles de Gaulle sofreu atentados ao criar a estatal Elf Francesa.
Enrico Mattei (parlamentar italiano)) morreu "acidentado" ao querer se posicionar melhor neste enredo.

Por trás de tantos nomes, há um participante de peso. A Anglo-Oil, conhecem ?
Ou seria a BP (British Petroleum) vasadora de óleo no Golfo, e exploradora nas Malvinas (costa argentina)
Entenderam o samba?

Responder

augustodafonseca13

14 de dezembro de 2010 às 10h38

Só estamos podendo contar com a Folha, por incrível que pareça.

Vejam mais esta:

Programa “Vá a pé”: ônibus da zona leste de São Paulo têm atrasos e baratas
http://migre.me/2VGXP

*

Responder

SILOÉ

14 de dezembro de 2010 às 03h05

Dependendo do sucesso do pré-sal, os EUA desviarão seus alvos do oriente médio para a América do Sul, ou alguém acredita que as instalações de bases militares na Colombia seja realmente para ajudar a combater o narco-tráfico! Não foi por acaso que o Hugo Chaves tomou as medidas que tomou contra a mídia e está se preparando com armamentos pesados da Russia.

Responder

SILOÉ

14 de dezembro de 2010 às 02h58

Dependendo do sucesso do pré-sal, os EUA desviarão seus alvos do oriente médio para a América do Sul, ou alguém acredita que as instalações de bases militares na Colombia seja realmente para ajudar a combater o narco-tráfico! Não foi por acaso que o Hugo Chaves tomou as medidas que tomou contra a mídia e está se preparando com armamentos pesados da Russia.
Se eles, não conseguirem modificar a lei com seus infiltrados e essa nossa mídia corrupta, tentarão de todas as formas enfraquecer o governo com tramóias e mentiras, até o momento propício de um novo golpe.
Não podemos nos esquecer de quem orquestrou o golpe militar na América Latina.

Responder

SérgioFerraz

14 de dezembro de 2010 às 01h41

Se não houve uma manipulação qualquer na reportagem não seria a Globo.

Responder

Rafael Andrade

14 de dezembro de 2010 às 01h15

O que se esperava de O Globo?? Não vi nenhuma novidade, só o de sempre. Zzzzzzz

Responder

Marcos AC Lopes

14 de dezembro de 2010 às 00h45

Não há nehum telegrama explicando a saída de Marina do PT e sua candidatura pelo PV? Quem pagava o jatinho que a conduzia pelo Brasil? Gostaria também de saber a "percepção" que têm os diplomatas americanos do Gabeira atual. Já que o PIG se diverte agora em " desconstruir" o Serra, seria interessante que nos explicasse o mistério dos diplomas dele e esse tempo que passou nos Estados Unidos, quando outros eram torturados nos porões da ditadura.

Responder

joão gonçalves

14 de dezembro de 2010 às 00h43

Olha ele aí, El PIG, o Protetor dos Políticos à la derecha, atuando com "firmeza". Pq será que não estou surpreendido?

Responder

Urbano

14 de dezembro de 2010 às 00h01

Caso não seja assim, tenham plena certeza que não é o groubo; provavelmente algum jornal pirata querendo comprometer o verdadeiro.

Responder

Mônica Figueira

13 de dezembro de 2010 às 23h28

Quando percebo essa manobra midiática fico tão indignada quanto quando sou assaltada e privada do meu direito de ir e vir. Nesse caso me sinto manipulada e subjulgada. Ainda bem que agora conto com outras fontes de informação que não essa que dominou nosso país até bem pouco tempo.

Responder

Edson

13 de dezembro de 2010 às 23h04

Canalhas que acobertam canalha têm 100 milhões de dedução…

Responder

Leonardo Scalercio

13 de dezembro de 2010 às 23h02

Podem me chamar de pessimistas, mas acho que a mídia, por mais que caia em descrédito, continua forte sem uma lei de medios. Vão tentar o golpe o tempo todo. Os EUA vão tentar invadir o Brasil. Não tenham dúvidas! Se não for com Obama, será com um republicano. É o capital que está em jogo. Sempre foi assim. Onde tem dinheiro metido no meio, tem guerra. Tolo é quem acredita que vivemos uma democracia. A caça ao Wikileaks está aí para provar. Estejamos atentos e politizando as pessoas.

P.S.: Não li as notícias do globo porque não leio este jornal, nem qualquer um do PIG. Nem assisto ao JN.

Responder

    Lazarus

    14 de dezembro de 2010 às 07h59

    Faço minhas as palavras do seu post scriptum. Não leio qualquer jornal do PiG nem vejo ou ouço a Globo, CBN, Globonews e congêneres..

Gerson Carneiro

13 de dezembro de 2010 às 22h41

E por falar em Zé Bolinha, alguém sabe o paradeiro dele?

ZéBolinha ainda namora aquele Índio?

Responder

    Valter

    14 de dezembro de 2010 às 09h07

    Segundo a Tia Carmela ele esta na caverna do Ostracismo fundos.

Lucemberg Matoso

13 de dezembro de 2010 às 22h04

a GLOBO ,é apenas mais um cavalo. COM O TIO SAM ,SEGURANDO AS RÉDEAS. CLAAAAAAAAAARO!!!!!!!!

Responder

Marat

13 de dezembro de 2010 às 22h02

Observo com muito pesar a decadência da imprensa (brasileira e estrangeira). Ali acabou o idealismo e a busca da verdade. O que vale é a grana apenas.
1) Liberdade de imprensa? Só para os donos dos meios de comunicação;
2) Depois do Wikileaks, os EEUU serão vistos como hipócritas? – Não, só defendem seus interesses;
3) Devemos desejar e lutar por um Brasil grande e forte? – Só se isso não colidir com os interesses estadunidenses;
4) Devemos dizer a verdade? Só se ela for favorável aos EEUU, caso contrário, ou não publique, ou publique meias-verdades, ou minta mesmo.
Esse pequeno roteiro pode ser observado na veja, na folha, no globo e na TV globo…

Responder

sergio

13 de dezembro de 2010 às 21h32

Proteger o quê mais/ todos sabem que o PSDB é entreguista, frouxo, pró americanos…

Responder

AlderOeSilva

13 de dezembro de 2010 às 21h31

O Globo já perdeu a vergonha há muito tempo. É um amontoado de "informação" que boa parte de seus leitores não tem a menor paciência de ler. As pessoas que ainda lêem o Globo, o fazem mais como lazer e não como leitura para reflexão.

Responder

Claudio Ribeiro

13 de dezembro de 2010 às 21h21

Jornalão não escreve para pobre, tucano não governa para pobre…
Vera Fischer também não escreve para pobre…O que isso tem em comum? Apenas o pensamento arraigado de uma pequeníssima parcela egoísta da sociedade, que despreza os mais pobres e os desqualifica como cidadãos.
http://palavras-diversas.blogspot.com/2010/12/ser

Responder

jõao

13 de dezembro de 2010 às 21h17

por isso que o FHC reuniu em foz com as petroleiras

Responder

José Fernandes

13 de dezembro de 2010 às 21h14

essa maldita globo,…vai esperar o que? dissso? hummm?.. globo fica esperta o povo já está, olha Dilma eleita

Responder

    Marat

    14 de dezembro de 2010 às 02h00

    Caro José, votei na Dilma, mas temo que ela se torne uma refém da globo!!!

aurica_sp

13 de dezembro de 2010 às 20h00

O pior é saber que tem gente que assina este jornal todo mês, pagam para serem enganados. Fala sério viu gente, ser BURRO assim, ai não dá mesmo viu!!!

Responder

Gustavo Pamplona

13 de dezembro de 2010 às 19h13

Agora a pouco numa chamada do JN a Fátima estava com uma cara… (tipo desconfortável)

Vai ver que agora não dá mais para esconder e/ou vão ser "obrigados" a dar alguma notícia…. ou talvez seja porque São Paulo de novo está afogada nas águas.

Responder

    Gerson Carneiro

    13 de dezembro de 2010 às 22h28

    Ah, smurf Ogênio, eu já disse que você não entende sobre mulheres.
    Vai ver ela está naqueles dias. Só isso.

    Gustavo Pamplona

    14 de dezembro de 2010 às 15h27

    (Ironizando) Interessante Gargamel… E quanto a você? Você entende? hahahahhaha

Adilson

13 de dezembro de 2010 às 19h00

Esses idiotas da Globo só enganam quem acredita neles. Mas, já era Rede Globolinha de Papel, com a Internet até os seus leitores já estão sabendo. O negócio é agora enchermos de vídeos o youtube sobre os telegramas do wikileaks.

Responder

augustodafonseca13

13 de dezembro de 2010 às 18h57

O Serra continua fornecendo insumo para a sua auto-desconstrução…

Desgoverno Serra causa 49 pontos de alagamento: é o Programa “Alaga São Paulo”
http://migre.me/2UQeo

*

Responder

Marcelo

13 de dezembro de 2010 às 17h58

Azenha, estava pensando que os "blogs sujos" tiveram papel preponderante na divulgação da veradade na campanha eleitoral, e depois da eleição (agora) o papel será maior ainda, pois isto é apenas a gota no oceano.

Responder

    Marat

    14 de dezembro de 2010 às 02h02

    Os blogs progressistas contribuíram de maneira contundente para desarticular armações que antes não podiam ser rechaçadas. Agora temos que ficar atentos e manter essa trincheira democrática alerta contra os malandrões do PIG e da direita nacional!

Maria Améia

13 de dezembro de 2010 às 16h30

Que essa e outras matérias fique arquivada nos blogs "sujos" e nas pastas dos e-mails dos internautas para ser ressuscitada em 2014 caso o vendilhão SERROTE queira novamente disputar a presidência da república, assim como as matérias, também, que estão vindo à tona do senador eleito por MG, Aécio Neves, o batedor de mulheres.

Brasília, 13/12/2010

Responder

Ronaldo Caetano

13 de dezembro de 2010 às 15h49

O Império Globo foi todo montado com financiamento do Grupo Time-Life no final dos anos 1960…

O que vocês queriam? Que as Organizações Globo defendessem os interesses do Brasil? Eles fazem parte do sistema de comunicação internacional que visa dar legitimidade global aos interesses americanos.

Não se poderia esperar outra coisa dessa gente e não existe outra razão para terem se engajado de forma tão ostensiva na campanha de Serra.

Responder

DeBarros

13 de dezembro de 2010 às 15h46

Nao ha surpresa alguma nessa noticia.

Ha muito ja se sabia que a campanha Serra sobrevivia com doacoes, via caixa-2, vindas de corporacoes multinacionais interessadas em “explorar” as riquesas do Brasil. Foi ate divulgado amplamente que, em caso da vitoria de Serra, as acoes de empresas petroliferas extrangeiras iriam aa extratosfera, enquanto que as da Petrobras cairiam.

I interessante dessa noticia, eh a “desova” que o PIG esta fazendo com Serra. Acredito que os cabecas do PIG chegaram a conclusao que Serra inviabiliza o projeto dessa curriola de retomar o poder. Agora estao se livrando de Serra como se fosse um peso morto em favor de uma candidatura mais “palatavel” a ser conhecido em breve. Eh bem possivel que o PIG de agora em diante apoie Aecio (aquele que nao sai de cima do muro), ja que alkimin definitivamente eh muito insosso para o resto do pais, que prefere candidato mais apimentado.

Enfim, como era esperado, estamos a assistir ao PIG praticando antropofagia com seus membros descartaveis. …………..so gostaria que eles se autodestruissem de uma vez por todas. Mas, infelizmente esse serpente tem milhares de cabecas, uma mais demoniaca que a outra.

Responder

ma.rosa

13 de dezembro de 2010 às 15h40

"uma coisa e uma coisa, outra coisa e outra coisa", uma coisa e o jornalismo serio, competente, engajado,
democratico e transparente e outra coisa e a divulgaçao de artigos e materias de cunho duvidoso, na qual o PIG se tornou o mestre corrupto e nefasto!!!! Viva a blogosfera e seus arautos de uma imprensa sem demagogias!!!!

Responder

edv

13 de dezembro de 2010 às 15h21

Pô, pessoal: o Globo, como a Veja e, de resto, o PIG como um todo, prestam um "baita serviço público", pois "analisam e interpretam"* a notícia para vcs, que assim não têm nem trabalho de pensar…só assimilar!

Ass: Piguinho Amestrado

(*) Não é invenção minha não, é o que vem escrito nas cartas da Abril, tentado vender assinaturas da Veja…

Responder

Luciano Prado

13 de dezembro de 2010 às 15h19

Não adianta… O Globo trata seus leitores como idiotas.

Mas também esses leitores fazem por onde. Querem um exemplo palpável? É de dar dó ler, por exemplo, os comentários dos incautos soldadinhos do Blog do Noblat.

Embora aqui e acolá surja um ou outro sujeito advertindo os coitadinhos eles não aceitam ser libertos… Lutam e lutam pela dependência intelectual.

É uma escola de imbecis. Uma máquina de lavar cérebros… Malsucedida, claro.

Responder

Jairo_Beraldo

13 de dezembro de 2010 às 14h43

Existe um tipo de pessoas que faz a roda do mundo girar. O lambebotas. Na imprensa brasileira está se tornando cada vez mais fácil identificá-lo. É aquele tipo que, indo contra tudo e contra todos, defende até a morte quem lhe dá migalhas. O lambebotas, vai subindo, subindo, até abrir o zíper…e tem muitos PIGuianos que vão continuar a abrir zíperes por aí durante muito tempo.

Responder

    Kid Prado

    13 de dezembro de 2010 às 15h24

    O Zé Neumanne poderia ser incluído nesta descrição. Não é, Jairo? Dele eu tinha a informação de que tinha inventado um processo de lustrar bate-butes com a língua. Agora, fiquei sabendo de outro uso da mesma!

GilTeixeira

13 de dezembro de 2010 às 14h21

Quem sai aos seus não degenera!

Responder

Nelson Mosquera

13 de dezembro de 2010 às 14h15

Eu quero denunciar que o comentário sobre o Globo é ofensivo a um jornal que sempre defendeu o mesmo lado dos interesses da pátria. A pátria ser os EEUU é só um pequeno detalhe, of course …

Responder

Marcos C. Campos

13 de dezembro de 2010 às 14h12

O Globo não divulga , mas TODOS os blogs "sujos" divulgam. O Pigão do Serra está totalmente descoberto na blogosfera.

Responder

    Marat

    14 de dezembro de 2010 às 02h04

    Os frequentadores dos blogs "sujos" já estão bem articulados, Devemos agora trazet os incautos e os hesitantes para a leitura desses blogues!

Elton AD

13 de dezembro de 2010 às 13h52

É está chegando a hora de resolvermos o conceito de ter ou não a bomba atômica!

Responder

    C. K. y A. (abrev.)

    13 de dezembro de 2010 às 15h34

    Já passou da hora! Temos que arranjar, na surdina (ou "à sorrelfa", como diziam os antigos…) umas do Paquistão, da Índia e da Coréia do Norte enquanto não desenvolvemos a nossa!

    C. Khosta y Alzamendi (mais que 20 caracteres!!!)

Roberto Locatelli

13 de dezembro de 2010 às 13h47

A Record TEM que dar destaque a esse escândalo. Dessa forma, pode tomar o lugar da Globo no nicho de mercado televisivo que está desocupado.

Responder

Urbano

13 de dezembro de 2010 às 13h44

Todo e qualquer defensor político de zé contra-rampa, o mitômano, é moralmente igual ou pior do que ele.

Responder

Roberto Locatelli

13 de dezembro de 2010 às 13h43

A Folha já descartou Serra. Provavelmente apoiará o Geraldo Opus Dei Alckmin em 2014.

Responder

    Quintela

    13 de dezembro de 2010 às 17h12

    Ué?? Não foi a Folha que, há uns 2 meses atras, em editorial apoiou o candidato José Serra????
    Os RATOS estão abandonando o navio… ou melhor.. a canoa furada!!!!

    Marat

    14 de dezembro de 2010 às 02h05

    A Folha sempre será PSDB. Quando o PSDB for um DEM da vida, ela escolherá o sucessor do PSDB. Nossa direita sempre se reinventa, vide Maluf, Mellão, Ciro Moura et caterva…

LULA VESCOVI

13 de dezembro de 2010 às 13h38

O que dizer?Fica somente o asco,repugnãncia a esse tipo de imprensa.Quantas pessoas no Brasil ainda tem a cabeça feita pelas organizações Globo?Tomara que o número esteja caindo,elas precisam ser libertadas dessa servidão informativa.Viva os blogs sujos,viva os internautas que combatem o pensamento único.

Responder

cbjm

13 de dezembro de 2010 às 13h34

Quer aprender como se faz? Baixe gratuitamente o Jogo do PIG:
http://cbjm.wordpress.com/o-jogo-do-pig/

Cortesia da Equipe de Criação do "Curso Básico de Jornalismo Manipulativo".

Responder

Juliano Iowa

13 de dezembro de 2010 às 13h16

Desculpa, mas nada além do esperado.
Agora o negócio é divulgar!

Responder

@FabioORibeiro

13 de dezembro de 2010 às 13h02

Não tem problema.

Nós enforcaremos os traidores nas tripas dos barões da mídia.

Responder

    Mariano S. Silva

    13 de dezembro de 2010 às 16h16

    Tu sabes da história!!!

    Marat

    14 de dezembro de 2010 às 02h06

    Risos!!! Mandou bem!

Paulo Villas

13 de dezembro de 2010 às 13h00

O Globo tenta apenas se proteger, já que seu comportamento político eleitoral , foi o de sócio na campanha do Serra.

Responder

Deixe uma resposta

Apoie o VIOMUNDO - Crowdfunding
Loja
Compre aqui
A mídia descontrolada

O livro analisa atuação dos meios de comunicação e traz uma coletânea de artigos produzidos por um dos maiores especialistas do Brasil no tema da democratização da comunicação.