Mídia Ninja: MBL usou Voxer para assumir controle de algumas postagens de seguidores
Tempo de leitura: 2 minMBL frauda Facebook e pode ter sua página excluída da rede
Uma nova polêmica envolvendo o MBL e o Facebook emerge como uma bomba no debate das redes sociais e seus usos políticos controvertidos
Utilizando um aplicativo chamado Voxer para alterar a forma como conteúdos são compartilhados na plataforma, o movimento burlou as regras do próprio Facebook e pode ter complicações legais, levando em conta as legislações brasileiras de liberdade de expressão e de direitos do consumidor.
Na página da empresa Voxer os serviços ilícitos são anunciados abertamente, oferecidos como ferramentas de marketing sem qualquer escrúpulo.
Sua página ficou fora do ar minutos antes da publicação dessa reportagem, com o texto: Muitas visitas, tente mais tarde.
O esquema funcionava da seguinte maneira: o MBL enviava uma mensagem apelativa para seus seguidores, afirmando que o “Brasil Precisa de Você” e os convencendo a autorizar até duas postagens por dia em sua linha do tempo pelo movimento.
Um verdadeiro cheque em branco.
Depois disso, o MBL ganhava poder de escolher postagens para compartilhar diretamente na página dos usuários, sem seu consentimento quanto ao seu conteúdo específico, e definindo inclusive o texto pessoal de cada usuário – algo inédito até o momento no jogo dos aplicativos sociais.
Apoie o jornalismo independente
Entre os dias 16 e 28 de março, cerca de 400 perfis compartilharam 16 postagens de forma idêntica.
Entre elas, uma com a mensagem “Lula na cadeia!” e um vídeo sobre Lula com a legenda: “Você é a favor da prisão em segunda instância?”.
A resposta foi publicada pelo Voxer de forma automática no perfil dos seguidores: “SIM!!” – todas as reproduções tinham as letras maiúsculas e as duas exclamações no final.
Temeroso da gigante repercussão negativa do caso Cambridge Analytica por todo mundo, o Facebook rapidamente desativou o Voxer.
“O aplicativo Voxer foi removido por ferir nossas políticas para desenvolvedores, que visam garantir a privacidade e proteger os dados das pessoas”, afirmou o Facebook ao Globo.
A decisão de derrubada do Voxer pelo Facebook abre um importante precedente na batalha contra as fake news no Brasil, que pode desembocar na remoção completa das páginas do MBL da plataforma.
O MBL foi o maior responsável pela tentativa de destruição da reputação da vereadora Marielle Franco, assassinada em março no Rio de Janeiro, difundindo notícias falsas em seu site Ceticismo Político que a acusavam de ter envolvimento com o tráfico de drogas.
A pergunta que não quer calar: os boatos sobre Marielle, publicados pelo MBL e posteriormente apagados, foram impulsionados pela Voxer?
Informações da reportagem de Gabriel Cariello e Marco Grillo do Globo
Leia também:
Facebook dificulta compartilhamento de decisão judicial contra a empresa, denuncia leitor
Comentários
FrancoAtirador
Vale Investigar:
MBL acusa Alckmin de também cometer fraude no Facebook usando aplicativo irregular
https://www.diariodocentrodomundo.com.br/mbl-acusa-alckmin-de-tambem-cometer-fraude-no-facebook-usando-aplicativo-irregular/
FrancoAtirador
ALERTA GERAL!
Governo do Paraná Pode Repetir Farsa do Riocentro Contra o PT
Por Ricardo Amaral
https://jornalggn.com.br/noticia/governo-do-parana-pode-repetir-farsa-do-riocentro-contra-o-pt-por-ricardo-amaral
FrancoAtirador
Delegado Bolsonarista desqualificou
o Crime de Atentado Político a LULA
e mesmo de Tentativa de Homicídio.
Tipificando como ‘tiros com danos’
Ou seja: os Bandidos estariam
apenas brincando de tiro ao alvo
na lataria dos Ônibus da Caravana.
Julio Silveira
Uso politico controvertido? Rsrsrs. Apos tantas ações criminosas executadas, apologias a crimes, violencia, preconceito e outros, ignoradas por fazerem parte do movimento de interesses golpista do status quo. Acrecente-se fraude, estelionato, que é como se deveria ser definido esse “uso politico controvertido”. Essa marginalia classe média aprofunda no país o tipo de injustiça que já acontece. A ininputabilidade por pratica de crime para o “lado certo”.
marcosomag
E ainda há quem acredite que o MBL é um “movimento” de moleques imberbes, que dão uma de “mauzões” na rede por apenas travessuras adolescentes. São braços de gente muito poderosa na estrutura de Poder estadunidense e interesses empresarias estrangeiros. Principalmente, do setor de energia. Os moleques foram treinados em ONGs estadunidenses (assim como os agora sumidos, “black blocs”), como o Instituto Millenium e outros “movimentos” que impulsionaram a histeria de parte da camada média da sociedade contra Dilma. Os petistas no Planalto deveriam ter agido como agiu o Irã, contra a tentativa de “revolução colorida” do mês de dezembro passado. Investigação sigilosa pela inteligência militar, identificação dos conspiradores e coleta de provas contra eles. Assim que a revolta “popular” dos “coxinhas” iranianos foi acionada pelo chefes estadunidenses, o governo do Irã prendeu todas as “lideranças” e mostrou as provas da conspiração na televisão, para toda a população ver. No Brasil, agora é tarde.
Batista Neto
No Brasil foi muito mais fácil dar o GOLPE porque a BANCA comprou todo mundo, até os milicos, “com STF, com tudo”!!
Glaucia
Me sinto muito honrada em ter um juiz que vota por mim, ou melhor, que decide em quem eu posso votar ou não.
Não sei nem para que preciso ir a sessão eleitoral.
Culpado disso é quem só combate os crimes de um lado. Não faz nada contra o PSDB.
Se esta estratégia desse certo o PSDB já teria uns 30% das intenções de voto ou no mínimo teria a metade disso ou estaria na frente do Bolsonaro.
Sendo assim só posso imaginar que o verdadeiro objetivo é sucatear o Brasil para privatizar o mais barato possível.
FrancoAtirador
“Juízes Entregaram o Brasil aos Bárbaros e à Polícia, o que Dá no Mesmo”
https://twitter.com/tijolaco/status/979708413935607808
http://www.tijolaco.com.br/blog/juizes-entregaram-o-brasil-aos-barbaros-e-policia-o-que-da-no-mesmo/
João Lourenço
Então era só eles né? ah tá!!
Deixe seu comentário