Gerson Carneiro: Facebook veta postagem de decisão da Justiça que retira fake news contra Marielle

Tempo de leitura: 2 min
Pela memória de Marielle Franco, a companheira Mõnica Benício (com echarpe) e irmã Anielle Silva entraram com ação contra o Facebook e ganharam. Fotos: Lula Marques/AGPT, via Fotos Públicas) e divulgação

A companheira Mônica Benício (com echarpe) e a irmã Anielle Silva entraram com ação contra o Facebook. Fotos: Lula Marques/AGPT, via Fotos Públicas, e divulgação

Da Redação, com Gerson Carneiro e  site do Psol 

Nessa quarta-feira (27/03), a Justiça do Rio de Janeiro tomou uma decisão histórica.

Acatou totalmente a ação movida (na íntegra, ao final) por Anielle Silva e Mônica Benício, respectivamente irmã e companheira de Marielle Franco, contra o Facebook pela propagação de notícias falsas contra a vereadora do PSOL, executada no último dia 14.

Em sua decisão, com sete pontos, o juiz Jorge Jansen Counago Novelle, da 15ª Vara Cível do Tribunal de Justiça do estado, obriga o Facebook a:

1. Retirar do ar, em em até 24 horas, todas as publicações apontadas na inicial, excluindo publicações que ofendam a intimidade, honra e a imagem de Marielle Franco;

2. Se abster de publicar ou republicar documentos ou novos posts idênticas as já apontadas;

3. Utilizar todos os meios, equipamentos, pessoas e recursos necessários para filtrar e coibir outros posts, publicações e imagens do mesmo teor;

4. Informar os perfis e pessoas que publicaram ofensas à memória de Marielle, ainda que seus autores já tenham apagado a publicação, pois o Facebook tem a obrigação de manter essas informações em seu banco de dados;

5. Informar se os perfis de Luciano Ayan, Luciano Henrique Ayan e do Movimento Brasil Livre (MBL) patrocinaram os posts que impulsionaram a onda de fake news;

6. Identificar se os perfis apontados na inicial são certificados ou são falsos, e se forem falsos, que sejam excluídos;

7. Informar os IPs e usuários que postaram publicações criminosas, para que as autoras venham a acioná-los e responsabilizá-los civil e criminalmente.

Na decisão, o juiz Jorge Novelle afirma que não se pode tolerar a repetição de casos como o de Marielle, em que o Facebook “vem permitindo a propagação de crimes como calúnia contra os mortos, ódio, preconceito de raça e gênero e abusos, contra alguém que já não tem como se defender, contra seus parentes, irmã e sua companheira, contra familiares e contra a Sociedade”.

O tuiteiro Gerson Carneiro, leitor do Viomundo, recebeu de uma amiga a íntegra da decisão do doutor Novelle contra o Facebook.

Assim como ela, Gerson tentou postar na sua página. Em vão. Aparece a seguinte mensagem:

“O Facebook não está permitindo publicar a decisão que o obriga a retirar do ar as fake news contra Marielle e os dados dos caluniadores “, denuncia.

“O Face não está permitindo que a gente sequer mencione o número do processo 0070926-71.2018.8.19.0001, em que é ele réu”.  acrescenta Gerson.

Detalhe: o processo movido por Anielle Silva e Mônica Benício não tramita em segredo de Justiça.

Marielle: Decisão da Justiça contra o Facebook by Conceição Lemes on Scribd


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

FrancoAtirador

Só Prá Lembrar: UátizÁpi é uma Subsidiária do Grupo Fêicibúqui

Hudson

Não entendo porque ainda há quem se submeta a essa organização criminosa chamada Facebook.

O “app” da orcrim captura todas as ligações e mensagens SMS do aparelho, entre outros abusos.

Julio Silveira

Mas não adianta ficar indignado só com o Facebook. Temos que parar de nos indignar com as consequencias quando deixamos de lado a precaução e inconsequentemente damos corda para a causa. Lembro a penetração desse agente do interesse estadunidense, no mundo, e, no Brasil em particular foi estimulada pelo governo Dilma.
https://www.cartacapital.com.br/blogs/midiatico/dilma-anuncia-parceria-com-o-facebook-412.html
Governo, por sinal, promiscuo nas suas relações politicas, e que não mostrou nenhum cuidado com a preservação da cultura do interesse nacional. Governo que trouxe para o Brasil, de braços abertos, inclusive, elementos yankes expulsos da Bolivia agentes do DEA acusados de serem agentes da CIA, e de serem disseminadores da discordia e da oposição àquele governo.
Não, eu não esqueço. Por sinal a partir dessas saidas de lá e entradas aqui desses agentes do DEA/CIA, inverteram-se todas as expectativas em relação aos governos de ambos os países. Coincidência, eu acho que não existem coincidências.
https://www.cartacapital.com.br/politica/agentes-da-dea-expulsos-da-bolivia-por-espionagem-vieram-para-o-brasil

    leonardo-pe

    isso só mostra caro Julio como o brasileiro no geral é IDIOTA PURO! um PATETA em grande potencial. esse mesmo que idolatra o facebook e se acha”moderno”. coitados. mas o pior é Lula e Dilma dando incentivo para essa escória chamado facebook.

    Julio Silveira

    Não, meu caro Leonardo, o BRASILEIRO, não é idiota, o responsavel é o brazileiro, que é indolente, irresponsavel, presunçoso e oportunista. Por isso costumam tão facilmente ser vitima de golpes. Infelizmente são os brazileiros que constroem a cultura dominante no país, multiplicadora de brazileiros. E conseguem pela multiplicação dessa mentalidade cultural que cria a proliferação seus tipos, que passam a ser os tipos padrão, criando essa confusão que vc apresenta. E se tornam isso, sendo o que são, sem culpas, sem consciencia, nesse país onde Brasileiros são excessão. Que costumam ser perseguidos, ridicularizados, vistos como arcaicos até culturalmente. E assim que costumo sentir como patriota. Que foram transformando em sinonimo de nacionalista, que por sua vez virou motivo de “bulling” por terem associado pelos indutores culturais, verbal e premeditada e indevidamente, por evidente antinacionais, com os sistemas nacionais nazo fascistas. É um recurso utilizado no mundo articulado, pela corrente do pensamento do modo unipolar, com o intuito de inibir sentimentos de uma nacionalidade que estima soberania, independencia e mundo multifacetado. De culturas diversas e pluralidade. Cada vez mais somos, enquanto país, estimulados a sermos o que somos, e sermos derrotados na nossa propria trincheira de nacionalidade, convencidos de que estamos errados e que devemos ceder as tentações desse futuro que não teremos direito a importancia, como se não tivessemos livre arbitrio. Por isso os Brasileiros, os verdadeiros, são alijados, assim os brazileiros vão formando suas maiorias nas peneiras que criam para eles, para acabarem de um jeito ou de outro chegando ao poder e movimentar essa bola de neve seletiva onde só eles cabem dentro. Sds.

    leonardo-pe

    tens razão. mas esses brazileros(sem i mesmo)estão infelizmente,detonanto nosso brasil com s. quando forem humilhados por essa imprensa ficarão sem rumo e sem prumo.

    leonardo-pe

    perdão é detonando.

Roberto

Não é àtoa que cancelei hoje minha conta no Facebook. Não vou dar trela para esses filhos de uma p….

Deixe seu comentário

Leia também