Maringoni e a tática da adesão: Diga-me com quem andas…

Tempo de leitura: < 1 min

por Gilberto Maringoni, no Facebook

O PT E O PATIFE – O Painel da Folha de S. Paulo de hoje diz o seguinte:

“Na ponte aérea O PT e João Santana acertam os últimos detalhes do arranjo para que ele supervisione a campanha de Alexandre Padilha ao governo de São Paulo. (…) O jornalista Eduardo Oinegue, que coordenou a campanha de Patrus Ananias (PT) à Prefeitura de Belo Horizonte em 2012, respondendo a Santana, é cotado para assumir a mesma função no time de Padilha”.

LEMBRANDO – Eduardo Oinegue, ex-jornalista de ‘Veja’, é autor de uma das maiores patifarias das últimas décadas contra o movimento popular. Trata-se da matéria de capa “A tática da baderna”, publicada em 2000.

Leia também:

Lassance: Revolta e apatia podem complicar a reeleição de Dilma


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Patrick

Não seria carência de quadros? Será que, como esquerda, não demonizamos a publicidade e, aí, como resultado, não temos pessoal nessa área?

Zilda

Deixa está Maringoni, a revolução está mais próxima do que nunca. Agora com os companheiros revolucionários: Heráclito Fortes, Paulo e Jorge Bornahausen no PSB, junto com a grande revolucionária Marina Silva, não precisa se preocupar porque é questão de tempo e o PT estará derrotado. E será extinto. Essas análises com base no desejo e não na realidade…..

Clemente santos gimenez

Interessante a criatividade do Brasil, temos a imprensa direitosa e anti povo, orquestrada pelos poderosos e pelo crime organizado (ver Cachoeira) PIG, que se diz independente, temos os “blogues sujos” para este contraponto, que em tese se propõem a defender a esquerda, ou pelo menos a social democracia e temos agora coluna de articulador político do PIG dentro de blogues sujo, pois avida do Sr Marangoni é falar mau do PT, do governo e da esquerda. Seu cérebro, que deve ser extremamente brilhante, nunca relata defeitos e erros na direita opositora, portanto devolvo a pergunta, com quem andas? Pela linha política com o pig e a direita. Também rebato a pergunta para este blog, por que tanto espaço com este Sr. Marangoni, identidade política? , charme ideológico? , tentativa de se livrar de pecha de meio de comunicação ideologizado (sujo, como diz o PIG)? Antonio Gramsci afirmava que o intelectual neutro não serve a ninguém e eu creio ser mais típico no Brasil nas nossas Academias. Afinal para criticar a esquerda vjá tem muito PIG.

    Julio Silveira

    É ai que você se engana meu caro, a esquerda que quer ser sincera tem que se diferenciar de fato da direita. Essa que você propõe a da enganação nada mais é que uma armação para ser viável eleitoralmente e possibilitar poder e sucesso a meia dúzia de graúdos políticos. A esquerda que pelo menos eu quero é a que venha para mudar mas para todos, não para se tornar um outro império com seus reis, condes e duques, apena mudando essas nomenclaturas.

    Neotupi

    Se contentar com apenas diferenciar-se ideologicamente é ficar na zona de conforto, do “espelho, espelho meu, existe alguém mais virginalmente de esquerda do que eu?”, deixando a direita no poder absoluto por mais 500 anos sem ser incomodada.
    Quem quer fazer transformações históricas de verdade tem que ter a sabedoria de saber escrever por linhas tortas. Ter a coragem de entrar na selva cercado pela direita e trazer vitórias imperfeitas, às vezes feias, às vezes até sujas, mas vitórias da esquerda.
    Projeto de poder viável que empodere os mais pobres é fundamental e no fundo é o que mais interessa, porque transforma a realidade, abre caminho e deixa legado para outras conquistas mais ousadas no futuro.
    É um enorme erro do PSOL querer crescer só disputando espaço com o PT em vez de disputar com a direita. Fala sério se o Brasil mudará alguma coisa se o PSOL se contentar apenas em tomar um naco dos 20% das cadeiras do Congresso do PT e PCdoB, se os outros 80% continuar conservador. Não há reforma ousada que saia.

FrancoAtirador

.
.
Leiam a notícia a seguir, e tirem suas próprias conclusões:

INTERROGATÓRIOS

Justiça ouve oito testemunhas de dois réus do mensalão

25/05/2009 – 16h19
Justiça

Elaine Patrícia Cruz e Bruno Bocchini
Repórteres da Agência Brasil

São Paulo – Oito testemunhas de dois réus do processo que investiga o esquema de vendas devotos no Congresso Nacional, conhecido como mensalão, estãosendo ouvidas hoje (25) na 2ª Vara Criminal Federal em São Paulo.

Roberto Britto, Marcelo José Ferreira e Silva, Eduardo Oinegue Fulfaro [!!!] e Maria Tereza Fonseca Bitar Barbosa serão ouvidas como testemunhas de defesa de Ayanna Tenório Torres de Jesus, ex-vice presidente operacional do Banco Rural.

José Ramon Portela, Luiz Henrique de Oliveira, Sérgio Luís Silva e Luis Carlos Casante serão ouvidos como testemunhas do réu Breno Sischeberg [sic: Fischberg], ex-sócio da corretora Bônus Banval.

Marcelo Elauy e Jorge Gurgel, que também seriam testemunhas de defesa de Breno Sischebrg (sic), não foram encontrados pela Justiça para receber notificação, mas podem comparecer a audiência.

Os interrogatórios serão realizados pela juíza Sílvia Maria Rocha e acompanhadas pelo procurador da República Rodrigo de Grandis [!!!].

(http://agenciabrasil.ebc.com.br/noticia/2009-05-25/justica-ouve-oito-testemunhas-de-dois-reus-do-mensalao)
.
.

MARIA DA SILVA

Mesmo que eu ODIASSE o PT, (que atualmente estou odiando) não deixaria de votar nos seus candidatos.

É um absurdo animalesco o que a imprensa golpista tem feito com o PT há 12 anos. Um massacre desumano contra um partido que está libertando os brasileiros da eterna escravidão em que se encontravam há 500 anos.

Só de ver o cinismo golpista desta imprensa imunda que condena qualquer um do PT sem provas e esconde, protege e puxa o saco da DEMOTUCANALHA me dá ÓDIO, NOJO, ÂNSIA DE VÔMITO.

Por isto e por tudo que PT tem feito pelo Brasil EU VOTO NO PT ONTEM, HOJE E AMANHÃ.

Nem que seja de raiva eu VOTO no PT.

renato

Ms nem a pau, vou mandar o barbosão tirar este cara daí.
Barbosão se acionado, tira até a rã que esta atrapalhando
a construção de estradas.
PT – PT – preste atenção, com as porcarias que está mexendo
para não se arrepender.
Afasta-te do PIGão…

Fabio Nogueira

Esperavam o quê de um candidato que vai ter um ruralista como vice?

    lukas

    Quem escolheu o vice?

Marcos Antonio Silva

É uma informação mais do que preocupante não só para a militância do PT, mas para qualquer cidadão que AINDA acredita que o governo Dilma UM DIA vai guinar à esquerda…Colocar um patife na campanha do Padilha sinaliza para o pior dos cenários.

Roberto

Quem trabalhou na Veja sabe quem é Oinegue. Se ele estivesse com o Serra, faria todo o sentido. Mas no PT? E não me venham com essa de que ele é profissional e blá, blá, blá. Seria mais ou menos como Reinaldo Azevedo trabalhar na campanha do Lula. Sacou?

Fabio Passos

putz… um “jornalerda” anti-povo da veja?
O PT pensa que a população de SP é como os leitores da veja? Um bando de imbecis?
Erro grosseiro.

POVO BRASILEIRO

OS QUE SÃO CONTRA OS TRABALHADORES E O PT DEVERIAM SER PRESOS OU VIRAREM CONTADORES DE MENTIRAS

lulipe

È a chamada esquerda caviar!!!

abolicionista

Acho que o nome disso é Rui Falcão…

Gerson Carneiro

Já não votaria no Padilha. E ainda mais com essa.

O Padilha é só mais um Paulo Bernardo. Estou de olho nele desde o episódio da MP 557 em que tentou passar a perna nas pessoas e entidades que interessavam a discussão do projeto.

    Ulisses

    Ué, irmão! Até tu? Acredita em história de jornalista? Ainda mais da Folha ou Falha? Ingenuidade tem limites.

    oamelA

    Vais votar no Alckmin?

Nelson

A sequência de “barbeiragens” parece não ter fim; só faz aumentar. De tal forma que não poucas vezes eu passo a me perguntar: será que são “barbeiragens” mesmo ou tudo faz parte dos rumos traçados pelo partido, enquanto grande parte da militância segue acreditando que ainda existe aquele PT idealista?

ricardo

Sim, o PT vive a dar de ombros para a gente de esquerda que comenta neste blog. E faz isso sem o menor pudor, pois sabe que, no fim das contas, essa gente votará nos candidatos dos partidos com a mesma fidelidade canina com que defendem a lideranças mensaleiras que fizeram do partido aquilo que ele é hoje. É a esquerda do “bate que eu gosto”.

    Ulisses

    Pronto, entregou o ouro. Fidelidade canina que vota nos mensaleiros? Como se o caixa dois fosse um pecado apenas do PT. O mesmo PT que quer financiamento publico de campanha e oposição, seus vestais, não aceitam. É companheiro, com papo assim não engana ninguém. Melhor fazer uma reciclagem de como ser troll no programa do PSDB.

Jair de Souza

Eu não sei o que há de verdadeiro ou falso no que a FSP divulgou, o que eu estranho é o Maringoni: dar como certo e ampliar algo noticiado pela FSP. Será que ele procurou confirmar? Ou será que ele aderiu aos métodos de seu partido antipovo (PSOL) de aceitar tudo que a oligarquia trama contra o PT? O Psol não presta, mas o Maringoni me parece uma pessoa de respeito.

Neotupi

Marqueteiros profissionais, em geral, não são candidatos, não são políticos, não serão governo, não são correlação de forças política. São apenas profissionais que entendem da técnica e do talento de comunicação para campanhas. Duda Mendonça, por exemplo, já trabalhou para todas as correntes políticas imagináveis.
Se as regras eleitorais são estas que estão aí, quem não seguir as regras do jogo capazes de levar a vitória, estará sendo frouxo e entregando de mão beijada o poder à velha direita arcaica. E não me venham com a ladainha de “os fins não justificam os meios”, porque o que está em questão é muito simples: se o PT vencer em 2014 (vale para SP e para o Brasil) significa empoderamento dos mais pobres. Se o PSDB ou assemelhados (Marina e Eduardo Campos) vencerem será o empoderamento dos mais ricos, interrompendo o rumo ao alto desenvolvimento, só possível com a correção da histórica desigualdade social brasileira.
Com tanto problema político grande de verdade no Brasil (reforma política e as bancadas conservadoras no Congresso, que impedem quaisquer outras reformas institucionais mais transformadoras), Maringoni, do PSOL, prefere procurar agulha no palheiro para atacar o PT por picuinhas sem qualquer significado político.

    Roberto

    oinegue não é marketeiro. É jornalista tucano.

    Neotupi

    A própria notícia diz que ele participou da campanha do Patrus Ananias a prefeito de BH em 2012, subordinado ao João Santana. Faltou pouco para a eleição ir para o segundo turno.
    Esse tipo de jornalista é igual jogador de futebol que não torce para ninguém. Veste a camisa de quem lhe paga. Na Veja, pelo visto, fazia “com louvor” o que os chefes mandavam. Se tivesse em outra empresa com outros chefes mandando fazer outra coisa diferente, também obedeceria.
    Um ótimo marqueteiro ou coordenador pode ser ter idéias politicas próprias de um patife, e um ótimo político pode ser péssimo em marketing político. Se ficar cada um na sua função, cada um naquilo que sabe fazer bem, não há problemas em trabalharem juntos em uma campanha.

    Mário SF Alves

    Concordo. Então, que seja assim. E, obrigado por trazer-me de volta à razão prática.

maria utt

Projeto do PT pro século XXI é Amado “mereci ser torturado” Batista.

abolicionista

Esse é o jogo do PT, não se iludam. Os blogs independentes são instrumentalizados pelo partido, mesmo que a contragosto, para garantir um contraponto ao PIG. Mas o PT não se cansa de acenar para o PIG com a possibilidade de uma aliança. É por essas e por outras que o PT não pode mais mostrar a cara nas ruas…

    Ulisses

    Ué, eu pensei que fosse a rede Globo? Ao que eu saiba, a Dilma e o Pimentel em MG são os preferidos nas pesquisas! Que papo abrobrinha

Cláudio Abrahão

O PT tornou-se confiável aos patifes… Por que será?

    Roberto Locatelli

    O PT está sendo linchado pelo STF + PIG + PSOL. Por que será?

    Dimas

    É isso que o PT precisa responder. Porque nomearam inimigos para o STF? Por que trairam todas as bandeiras que foram o motivo de sua criação? Por que aliam-se a conhecidos canalhas da direita como Roberto Jefferson cuja traição está anunciada desde o início? Por que colocam nos ministérios mais importantes políticos do PSDB? Por que agem no sentido de livrar da cadeia conhecidos corruptos como fez em São Paulo o governo de Marta Suplicy? Por que cada vez mais envolvem-se com o que há de mais asqueroso na política nacional? Por que mantem em cargos de confiança toda a corja do governo Kassab em São Paulo? Acho que você poderia responder.

    Neotupi

    As respostas estão todas postas, só não vê quem não quer.
    1) Não nomeou inimigos para o STF. O STF é um tribunal político (se não fosse não haveria nomeação e aprovação pelo Senado), e a política ama a traição, como dizia Brizola.
    2) O PT não traiu bandeira nenhuma. Tirou 40 milhões da pobreza, outro tanto subiu para a classe média, recuperou a capacidade do Estado investir e está investindo em políticas sociais de desenvolvimento humano, e conquistou a independência na política externa.
    3) Aliança com “canalhas” é porque se não tem tu, vai com tu mesmo. A alternativa seria repetir Jânio Quadros e renunciar porque não tinha maioria no Congresso.
    4) Os ministérios mais críticos estão com o PT: Fazenda, Educação, Saúde, Planejamento, Desenvolvimento Social.
    5) O governo do PT não agiu para livrar ninguém da cadeia. Reestruturou a Polícia Federal, colocou a CGU para funcionar, implantou portais da transparência e Lei de Acesso à Informação. Em síntese, sistematizou o combate à corrupção como uma política de Estado. Falta o judiciário e o MP fazerem a sua parte.
    6) O PSD apoiar o governo Haddad, volte ao número 3.

Murdok

É a contratação da raposa pra cuidar dos ovos.

FrancoAtirador

.
.
ííííí… Vão botá um P2 pra cuidá da campanha do Padilha… Tá lascado!
.
.

    Mário SF Alves

    O PT, infelizmente, por isso e por muito mais do que isso, já dá sinais claros de que “solenemente” entra pro rol daqueles cuja razão a própria RAZÃO desconhece.
    ____________________________________
    Das duas uma: ou a RAZÃO entrou em pane, ou o PT anda reinventando a RAZÃO. Uma RAZÃO que é só dele. RAZÃO de Estado? Lembra o FHC, que, quando em saia justa, se justificava com base numa RAZÃO dessa aí.

    _______________________
    Fica a dúvida: será que a razão que temos é assim “tão mediana, tão razão-senso comum” que não dá mais conta de alcançar a lógica do PT?

    Vá entender.

    Rodrigo Leme

    A primeira vítima do poder é ideologia. Não tem nenhum mistério aí, o PT, à medida que teve mais poder e indistintamente de outros partidos, foi sacrificando a ideologia pelo pragmatismo. A prova real disso está nos quadros que compõem a direção do partido.

    Ulisses

    Se pragmatismo reduz pobreza, eleva os salários, aumenta a taxa de empregos, melhora a condição social do seu povo, sou a favor deste pragmatismo. Pior é o pragmatismo do PSDB. São eficientes ladrões. Roubam descaradamente e a culpa cai no PT. Não são investigados e ainda fazem discursos de serem limpinhos e cheirosos. Sou mais PT, ao menos eles não podem roubar. O judiciário e a imprensa estão colados. Já o PSDB pode roubar a vontade e na cara dura.

Deixe seu comentário

Leia também