Maria Goretti: Veja e a futura primeira dama que sabe o lugar da mulher na sociedade; “bela, recatada e do lar”; veja imagens BRL
Tempo de leitura: 3 min
Se a mulher for recatada e do lar, Veja faz o favor de não promover seu linchamento moral
por Maria Goretti*, especial para o Viomundo
Um soco na boca do estômago a abordagem da revista Veja à esposa de Michel Temer, vice-presidente.
Em matéria intitulada “Marcela Temer: bela, recatada e do lar”, a revista expõe todos os seus valores machistas e retrógrados enaltecendo comportamentos que eram obrigatórios na época em que a mulher era tratada pela lei como objeto ou animal. Até a linguagem utilizada remonta àquela época.
Tratamento muito diferente foi dado a Dilma Rousseff desde muito antes de ela sequer ser eleita.
Atuante em manifestações nos “anos de chumbo”, Dilma foi presa e torturada nos porões da Ditadura. Desde jovem sempre muito atuante na política, chegou ao mais alto cargo do Poder Executivo eleita e reeleita pelo voto popular.
Para esse tipo de trajetória a revista tem um tratamento diferente: muitas e muitas capas a chamando de despreparada, desequilibrada e maluca.
Pra que entenda minha colocação vou lhe propor um raciocínio. Perceba. Michel Temer é apontado como uma solução para os problemas.
Conspirou contra quem o colocou naquela posição. Enviou e vazou carta expondo ressentimentos particulares.
Apoie o VIOMUNDO
Enviou e vazou discurso de posse como presidente.
E é Dilma a apontada como despreparada, desequilibrada e maluca. Perceba.
Todas as mulheres devem ser livres, inclusive para se quiserem ser recatadas e do lar. Mas a diferença de tratamento entre uma mulher e outra parece ter traço pedagógico. Parece condicionar o tratamento e querer ensinar uma lição às mulheres.
Se a mulher estiver no padrão de beleza europeu, for discreta e não trabalhar fora, Veja faz o incrível favor de não promover seu linchamento moral.
Trata-se do bom e velho machismo, dos homens ensinando como as mulheres devem ou não ser ou portar-se. Como se elas quisessem ou dependessem de sua aprovação. Como se elas não devessem viver pela sua própria felicidade ou pra fazer diferença no mundo.
Como se as mulheres devessem viver em função de agradá-los.
Em resposta, um movimento na internet com milhares de mulheres postando fotos de resistência, desobediência e empoderamento com a legenda “Bela, recatada e do lar”.
Revista Veja, ao querer pautar como uma mulher deve ou não portar-se você não a expõe, você expõe a si mesma. Expõe seus verdadeiros valores. Você não nos decepciona porque, já há algum tempo, ninguém espera mais nada de você.
Fotos recolhidas nas redes sociais: Monica Iozzi, Raiane Marra, Teresa e Thuane: belas, recatadas e “do lar”

Leia também:



Comentários
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!