Lino Bocchini: Veja faz lambança no jornalismo básico

Tempo de leitura: 8 min

VEJA e Reinaldo Azevedo erram feio e Falha entrevista a verdadeira estudante da USP que discutiu com Andrea Matarazzo no MAC

Estudante “colocada” na foto não mora no Crusp (outro erro do colunista) e, classificada de “burguesota” por Azevedo, é moradora de Guaianases

Por Lino Bocchini, no Desculpe a Nossa Falha

A cena do secretário estadual de Cultura e pré-candidato a prefeito do PSDB Andrea Matarazzo com o dedo na cara de uma manifestante foi pras homes dos principais portais de notícias do país no sábado à tarde, logo após a inauguração parcial da nova sede do MAC, no prédio do antigo Detran, em São Paulo. No domingo, a foto de autoria de Paulo Liebert, reproduzida acima, estava na capa da edição impressa do Estadão.

No mesmo dia, a revista Veja, através de seu colunista Reinaldo Azevedo, revelava a suposta identidade da manifestante: “Quem é aquela mulher (…) cordata, suave, pronta para o diálogo? (…) É Rafaela Martinelli, aluna da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP e moradora do Crusp. É publicidade que ela queria, não? Aqui está”.

Acontece que a estudante em questão não é Rafaela. A revista Veja errou. Trata-se de Arielli Tavares Moreira, 22 anos, estudante do quinto ano do curso de letras da USP. E há mais incorreções. O colunista também chama os manifestantes de “burguesotes”. Arielli é de família classe média-baixa da pequena cidade de Tatuí. E Rafaela, exposta e atacada pela revista de maior circulação do Brasil sem sequer aparecer na foto, é moradora de Guaianases, zone leste paulistana – e não vive no Crusp, conforme disse Veja.

Para completar, mais um erro: nem Rafaela nem Arielli são filiadas ao Partido dos Trabalhadores, acusação feita por Azevedo, Andrea Matarazzo e pelo vereador Floriano Pesaro. Pelo contrário, as meninas são críticas ao governo Dilma Roussef e ao PT. A seguir os principais trechos da conversa com Arielli (que está de fato na foto) e Rafaela (que Veja “colocou” na foto):

ARIELLI, Você pode por gentileza descrever como foi aquele momento da discussão com Andrea Matarazzo?

No momento da foto estávamos cantando o refrão “Alckimin, seu matador! Assassinando o povo trabalhador!”. Isso tem sido cantado por ativistas do movimento social do país inteiro, que estão organizando atos exigindo que o PSDB pague pelo sofrimento que tem causado, como no caso do Pinheirinho. [O secretário] apontou o dedo pra mim e me chamou de “mal-educada”. De fato, para a ideologia burguesa, hipocrisia é sinônimo de educação, e dizer a verdade sem meia palavras não é de bom tom. Tomado pelo ímpeto professoral de quem insiste em dar “aulas de democracia”, ele continuou se aproximando e me chamando de mal-educada. Em seguida um de seus assessores conseguiu convencê-lo a entrar no carro, e ele foi embora.

Apoie o jornalismo independente

Ele diz que você cuspiu na cara dele, isso é verdade?

Não. Depois que a foto foi veiculada para todo canto, vi que ele me acusou de ter cuspido nele. Não me surpreende nada que uma pessoa que está de mãos dadas com a especulação imobiliária há tanto tempo tenha que inventar uma mentira dessas para justificar a postura truculenta. Afinal não pega bem uma foto com o dedo na cara de uma manifestante em ano de eleição. Andrea Matarazzo é filho da elite paulistana e tem uma história no PSDB. Ele é o responsável pela elaboração do projeto “Nova Luz”, que visa “revitalizar” o Centro à moda tucana, ou seja, expulsando e eliminando a população em situação de rua. Também foi ele quem assinou o projeto de calçada “anti-mendigo”.

Por que você resolveu ir ao MAC?

Enquanto a elite paulistana finge ser educada inaugurando seus museus, sujam as mãos de sangue no massacre do Pinheirinho. A cada dia que passa se desfaz o mito de uma operação de desocupação pacífica. Há relatos de feridos e desaparecidos que ainda não localizados depois da ação da PM. Fui então na inauguração do MAC porque vi na internet que Alckmin e Rodas [João Grandino Rodas, reitor da USP] estariam lá. Fomos protestar contra a ação da PM na USP, na Cracolândia e no Pinheirinho. Tanto Rodas quanto Alckmin defendem um projeto de sociedade contrário ao meu e de centenas de ativistas do movimento social. E é contra esse projeto que precisamos lutar, não apenas dentro dos muros da universidade. Não me surpreende que ambos tenham mostrado o quanto são covardes ao não comparecer a inauguração.

O que você achou de aparecer na capa de jornais e em grandes portais com o secretário?

A exposição assusta um pouco, mas não estou ali expondo apenas minha individualidade, o clique registra não apenas a minha indignação, mas a de minha geração, junto comigo tinham vários estudantes, poderiam ter fotografado qualquer um de nós. A repercussão está relacionada também ao fato de que as pessoas estão tomando conhecimento do que aconteceu no Pinheirinho e está ficando difícil para mídia esconder os fatos, como faz normalmente.

O que você diria às pessoas que afirmam que todo estudante da USP é maconheiro e vagabundo?

Na minha opinião ser estudante de uma universidade pública é mais do que assistir as aulas e conseguir um diploma. Temos a responsabilidade de ter uma visão crítica sobre o que acontece ao nosso redor. Quando a mídia tenta colocar rótulos sobre os estudantes ela não está fazendo nada além de reduzir a opinião das pessoas, com o objetivo de impedir que elas se expressem. Não é à toa que nunca vimos uma entrevista completa de um estudante sobre uma pauta do movimento social veiculada pela grande mídia.

O que você acha do Reinado Azevedo? E da mídia convencional em geral?

Infelizmente Reinaldo Azevedo não tem sua licença de jornalista cassada, então segue cumprindo um desfavor para a comunicação, sem qualquer tipo de compromisso ético. Ao invés de argumentar sobre a nossa atitude, reduziu o protesto a mim e tentou me desmoralizar com fotos e piadinhas de mau gosto. O mais preocupante é vê-lo incitando a violência contra os manifestantes e apoiando a atitude truculenta do secretário, fazendo coro com o fascismo e com o nazismo. Vendo o que significam esses momentos na história do mundo acredito que não se deve incitar esse tipo de ação como esse “jornalista” faz usualmente.

O vereador Floriano Pesaro, que estava ao lado de Andrea, classificou vocês de “pseudo-manifestantes” e “nazipetistas”. O que você acha disso?

Se fôssemos inocentes diríamos que o vereador está mal informado. Mas, sabendo de quem se trata, diria que ele tenta fazer as pessoas acreditarem que estamos fazendo isso porque é ano de eleição. Minha militância é ativa independente desses períodos. Sou militante do PSTU e milito contra as injustiças sociais que estes senhores seguem perpetuando. Mas é claro que eles não podem compreender o que isso significa. Para eles a situação dos trabalhadores brasileiros que passam fome e não tem onde morar não passam de números em seus relatórios.

Você é filiada ao PT? O que você acha do Partidos dos Trabalhadores, de Lula e de Dilma?

Assim como Lula, a Presidente Dilma tem a confiança da maioria dos trabalhadores do país e tem o poder do Estado. Se ela quiser pode resolver a vida de todos os moradores do Pinheirinho desapropriando o terreno e o transformando em área de interesse social. Não é possível que ela se omita enquanto um massacre segue acontecendo. Quem de fato está ao lado dos trabalhadores não pode ficar apenas na torcida.

O que você acha dessa história de “acusarem” de petistas todos os que criticam Alckmin ou Kassab? Só petistas ou filiados a outros partidos de esquerda desaprovam o governo e protestam contra eles?

É claro que não. Eles fazem essas acusações rasas –para dizer o mínimo– para perpetuar a visão maniqueísta deles. Essa polarização entre o PT e o PSDB é falsa. As pessoas se mobilizam quando as contradições entre a vida e nossa consciência se tornam tão agudas que se torna impossível suportar calado, e isso não depende de nenhum partido ou tampouco de quantos livros marxistas você leu na vida.

Por fim, Reinaldo Azevedo chamou-a de “burguesote”. Você é de família rica?

Durante o ato alguns dos presentes também nos acusaram de “burguesinhos” ou “filhinhos de papai”. Eu sou de uma família de classe média baixa do interior (Tatuí-SP), e acredito que não importa da onde você veio, mas sim ao lado de quem você quer estar.

AGORA FALA RAFAELA MARTINELLI, TAMBÉM ESTUDANTE DE LETRAS DA USP, E QUE FOI “COLOCADA” NA FOTO POR VEJA

RAFAELA, o que você achou de ser identificada erroneamente como a “garota da foto” Por Reinaldo Azevedo no site da Veja?

Eu não tenho paciência pro jornalismo de quinta categoria da Veja. Eles não fazem nem questão de disfarçar a parcialidade deles. Como um texto tão chulo –independente da posição que defenda– pode ser considerado jornalismo? É nojento.

Você estava no protesto do MAC? Se sim, por favor fale um pouco como foi lá.

Sim. Quando vi que teríamos em SP um evento que juntaria Matarazzo, Alckmin e Rodas no mesmo lugar pensei que não poderíamos deixar passar. Aí criei um evento no Facebook. Não imaginava que daria certo, mas felizmente deu. O governador não apareceu, e aí já temos um problema: um governador que esconde a cara da população não é digno de confiança nenhuma. E não tinha motivo pra se esconder. Ninguém lá, além da PM, estava armado ou coisa parecida. O reitor da USP viu os manifestantes de dentro do carro e foi embora. Ainda lá no evento conseguimos cercar o Maluf e o Matarazzo. Fizemos algumas perguntas desconfortáveis pro Maluf até que ele foi embora. Depois fizemos o mesmo com o Matarazzo, mas ele e os homens que o acompanhavam foram bem mais agressivos. Um dos manifestantes revidou e foi imobilizado pela PM. O que eu achava mais bizarro é que esses engravatados é que vinham pra cima dos manifestantes e era a nós que a polícia repreendia. É só olhar as fotos! Tem um homem de camisa rosa que aparece em várias delas, claramente exaltado, que veio pra cima de vários de nós. Eu tentei impedi-lo de bater num manifestante e tomei um soco no braço e um empurrão. A maior agressão que partiu dos manifestantes foi uma ovada e, francamente, diante de toda a repressão policial que temos presenciado ultimamente, chamar uma ovada de “violência” é risível.

O que você diria às pessoas que pensam que todo estudante da USP é maconheiro e vagabundo?

Infelizmente essa é uma reação normal. As pessoas falam que há certas formas de manifestação que não são corretas. Concordo, mas em 2009 na USP atiramos flores nos policiais e fomos chamados de vândalos. Acho que chegamos ao ponto crítico em que qualquer movimento mínimo que ouse nos tirar da “normalidade” será chamado de vandalismo. Depois da manifestação, uma senhora me abordou e disse que deveríamos estar protestando contra a corrupção. Disse a ela que demonstrar repúdio a um governo que subsidia canalhas como o Naji Nahas e o João Grandino Rodas é uma forma muito concreta de se manifestar contra a corrupção, que não adianta achar que “corrupção” é só uma questão de caráter: há um sistema por trás. Batemos um papo lá e ela até apertou minha mão depois. Quer dizer, no fim das contas, acho que o caminho é esse: tirar as pessoas da zona de conforto, do diletantismo e da indignação inócua e fazê-las tomar um posicionamento. Para isso servem as manifestações.

O vereador Floriano Pesaro, que estava ao lado de Andrea, chamou vocês de “pseudo-manifestantes” e “nazipetistas”. O que você acha disso?

Qual é o critério para se definir quem são “pseudo-manifestantes” ou manifestantes “de verdade”? E nazista pra mim é quem promove políticas de extermínio como no Pinheirinho e na Cracolândia.

Você é filiada ao PT?

Não sou filiada a nenhum partido.

Reinaldo disse que você é da comunidade Marxismo e PT, isso é verdade? Você está em alguma comunidade do tipo no Facebook?

Eu sigo no Facebook uma corrente do PT que se chama “Esquerda Marxista”, assim como também sigo muitos outros partidos, correntes e movimentos sociais.

O que você acha desa história de “acusarem” de petistas todos os que criticam Alckmin ou Kassab? Você acredita que só petistas desaprovam e protestam contra eles?

O PT é a maior oposição ao PSDB na grande política, então é natural que associem qualquer tipo de oposição ao PT. Mas acreditar nisso é um tanto absurdo…

Leia também:

“Futuro prefeito” demonstra mão firme (onde está a foto citada no texto acima)

O outro lado da foto do estudante que “atacou” Lula na Bahia

Apoie o jornalismo independente


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Marcus Mastrandea

Conheço a Arielly pessoalmente. Esse Reinaldo Aze(ve)do não aprende mesmo…

Cássia

Azenha,
Você devia dar um cursinho rápido de jornalismo para essas pessoas. Porque tá muito complicado.
A sucessão da prefeitura de São Paulo está cada vez mais complicado. Não só a prefeitura mas o estado de São Paulo está em uma situação lamentável.
Sugiro a leitura do Projeto Nacional: http://blogprojetonacional.com.br/nao-tem-bobo-ma

Flavio

Reinaldo Azevedo e o Augusto Nunes são os "Milton Neves" do dito jornalismo sério…o q o Milton Neves odeia o Corinthinas esses dois seres odeiam o PT e o povo..eles deveria participar do programa da band Mulheres Ricas

JOSE MARIO HRP

O linguajar, o penteado, os óculos e as vestimentas desses manos do PSDB são todos iguais!
Alguém aí as fotos do prefeitinho de SJ. dos Campos?
O cara é uma cópia barata do Alckimin!
Parecem todos saidos de um mimeógrafo daqueles dos anos 70!
Esse Andrea é o mesmo do mesmo, igualzinho aos moutros!
São Paulo está na m…..mesmO!

willforlife

esse blog teria que ser impresso…

Jonas Resende

Não dá nem pra comentar, a veja e esse seu colonista são um caso para a patologia, não há meio deles entenderem que as coisas mudaram e os tempos são outros. Melhor assim, melhor pra nós…

Operante Livre

Hoje, este cara mete o dedo na cara de alguém porque sabe que pode meter o choque também.

Yarus

"Ophir do movimento “Cansei” é acusado de uso indevido de cartão corporativo

Presidente da OAB, que organiza “marcha contra corrupção” é acusado de receber R$ 1,5 mi em salário ilegal

O juiz Bruno César Bandeira Apolinário, da 3ª Vara da Justiça Federal, decidiu que a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) tem o prazo de cinco dias para se manifestar sobre acusações de uso indevido de cartão corporativo e despesas sem comprovação nos valores de até R$ 230 mil do presidente da entidade, Ophir Cavalcante.Ophir é também daquelas fontes que a imprensa usa quando quer derrubar ministros ou quando quer aparecer na mídia tentando se mostrar indignado contra a corrupção…"
http://www.osamigosdopresidentelula.blogspot.com/

marcos

A marcação cerrada tem de continuar…..no limite, o preço a ser pago pelo picole será proporcional ao mal causado em Pinheirinho!

assalariado.

O que mais me chamou a atenção foi a clareza politica das entrevistadas. Foram objetivas nas respostas e, o principal, clareza de não aceitar rótulos tipo, maniqueista, onde o mundo politico se reduz simplesmente entre bons e maus. Só existem dois lutando, um é do bem, o outro é do mal. Desta forma, se reforçaria, a tese da direita de se criar no Brasil, o bi partidarismo, os dois de direita, é claro! Este é o intento, tanto pela "esquerda" social democrata pequeno burguesa, quanto pela direita burguesa, para midiotizar de vez, o eleitor brasileiro. Tudo isto, para evitar fazer uma discussão mais profunda dos projetos e as idéias em disputa, pelo poder.

Quanto ao jornalismo de esgoto, sem novidades! Afinal de contas, a imprensa burguesa nunca deixou de se- la. Me digam, quando que ela não foi? O PIG, hoje, é, o maior partido politico ideológico das elites do capital, em atividades no planeta terra. Seja para defender os projetos de exploração do capital sobre o trabalho, e nações, seja para camuflar os verdadeiros donos destas desgraças todas, hoje ocorrendo planeta afora.

Saudações Socialistas.

    oxaguiam

    Eu também achei as entrevistas excelentes e as estudantes não só tem bastante embasamento político como sabem expressa-lo de forma magnífica. Concordo ainda que essa visão maniqueísta empobrece e reduz a discussão.

    Ainda com mais razão ela está quando diz que "o caminho é esse: tirar as pessoas da zona de conforto, do diletantismo e da indignação inócua e fazê-las tomar um posicionamento."

    Estão todos de parabéns: Lino Bochinni, Rafaela, Arielli e cada indignado a abandonar a zona de conforto.
    Abraços.

Antonio Nunes

" E Rafaela, exposta e atacada pela revista de maior circulação do Brasil "

desculpe, não li a reportagem…

qual foi o ataque q a revista VEJA fez contra Rafaela?

    Tania

    Te ensinar a ler a esta altura do campeonato? Não dá.

    Pitagoras

    ops…

    mais fácil desqualificar do q enfrentar!

    q tal responder o q foi perguntado e dizer quais foram os "ataques"?

    dizer q é petista? marxista? estudante da USP? dizer q ela é burguesa?

    Antonio Nunes

    e não apareceu NINGUEM pra dizer como foi esse "ataque"…

    deve ter sido coisa feia de se dizer e nem poderia ser publicado aqui, né!?

ZePovinho

A ENDOSCOPIA DA CRISE

A Grécia funciona como uma espécie de endoscopia em tempo real das consequências sociais e éticas da maior crise capitalista dos últimos 80 anos. A percolação da tragédia na pirâmide social do país escancara os custos humanos de se preservar a riqueza financeira quando o mecanismo que a reproduz já não se sustenta. Esse é o cerne do impasse global que avança para o 4º ano de sacrifícios urbi et orbi. Mas nada disso parece sensibilizar a mídia demotucana, cuja leitura sugere que o único ponto do planeta que afronta os direitos humanos é uma ilha a 150 quilômetros de sua meca intelectual e política. Por certo não é o que pensam os 26 milhões de de desempregados da zona do euro,por exemplo. Elo mas frágil dessa cadeia, a Grécia emerge como um estuário pedagógico dos dias que correm. No interior do seu metabolismo,um a um, rompem-se os elos mais vulneráveis. A infância em primeiro lugar; dentro dela, as crianças pobres; e a partir daí o essencial, a segurança alimentar. Desde março de 2010, a prioridade de Atenas é adequar o país aos 'programas de ajuste' traduzidos em sucessivos cortes orçamentários. Os macrodados não sensibilizam mais a ninguém. Mas há detalhes que desconcertam: o orçamento da educação, por exemplo, sofreu um corte de 60% este ano. Em miúdos: a rede pública de ensino na Grécia dispõe atualmente de quatro de cada dez euros que recebia em 2010. Não há como preservar o essencial quando 60% do alicerce desaba. Inclua-se no essencial a merenda. Das periferias mais pobres, emergem relatos de desfalecimentos em sala de aula. Mas as agencias de notícias relatam que a ministra da Educação, Ana Diamantopulu, apressou-se em desmentir a possibilidade de contemplar todas as famílias carentes com uma bosla alimentação. Não há verbas. O desmentido ocorreu simultaneamente ao recuo de Angela Merkel, que pretendia nomear um diretório financeiro para comandar o orçamento grego diretamente de Bonn, de modo a assegurar o pagamento dos credores acima de todas as coisas. "A discussão ficou emocional", justificou-se a premiê que hoje é a voz mais nítida do dinheiro no planeta. O recuo de Merkel não alivia o estômago da infância pobre da Grécia. A próxima cena na tela da endoscopia grega será um corte substantivo no salário mínimo nacional. Com a palavra os paladinos dos direitos humanos em Cuba.

(Carta Maior; 4ª feira; 02/02/ 201

Francisco

Me chamou a atenção o tal vereador que chamou manifestantes de "pseudomanifestantes". Ué estão manifestando-se ou não? Pior ainda é o epitêto "nazipetismo" (sic!). Esse cara vive de fazer politica e fala uma demencia dessas? Seria natural, no jogo politico, que denominase os petistas de stalinistas, mas… nazistas?

De todo modo, a menina tem absoluta razão num ponto. Bolinha de papel, bater-boca e até mesmo aremessar ovos e coisa chiquérrima. Sofisticadíssima! Na faixa de Gaza o pessoal vive em moradias iguais às do Pinheirinho, é "removido" igual ao pessoal do Pinheirinho e os protestos são, digamos, bem mais "explosivos". Os tucanos estão no lucro, portanto.

Zé Carlos

Essa garota desconstruiu Reinaldo Azevedo e a Veja. Humilhante.

    Horridus Bendegó

    Humilhante à Veja e seu energúmeno.!

    "As pessoas se mobilizam quando as contradições entre a vida e nossa consciência se tornam tão agudas que se torna impossível suportar calado, e isso não depende de nenhum partido ou tampouco de quantos livros marxistas você leu na vida."

    Gostei dessa menina!

Zé Carlos

Agora vai ?

"Não é possível que ela se omita enquanto um massacre segue acontecendo. Quem de fato está ao lado dos trabalhadores não pode ficar apenas na torcida."

Isso garota. ISSO.

Maravilha. E vindo de quem vem é mais maravilhoso ainda. A moça vai à luta. Que exemplo, que exemplo.

Essa sim eu respeito. Essa pode trucidar NOS COMENTÁRIOS os tucanos. Essa pode dizer tudo.

MARAVILHA. Nem tudo está perdido.

Engole essa Reinaldo Azevedo. Engole Matarazzo. Nem só de frouxos vive "a esquerda". Nem todos são puxa-sacos 24 horas do governo.

ISSO GAROTA. Que orgulho. Gente como essa menina me emociona.
Falta o governo tomar VERGONHA. Coisa que acho que não vai. Infelizmente.

Arielli Tavares Moreira. Esse é o nome da "menina". Vou guardar esse nome. Se quiser essa garota vao LONGE. É disso que precisamos. Que MARAVILHA. Ganhei a noite, o dia , a semana toda com a frase dela. E , claro , com a garra, a coragem. Que simplesmente LINDO.

Mirem-se no exemplo de Arielli Tavares Moreira, 22 anos. Uma GIGANTE.

Paulo Roberto

A veja (com minúscula, mesmo) faz um jornalismo de esgoto e o tal do reinaldo azevedo (minúsculo,também) é um imbecil. Não fiquei nem um pouco surpreso.

Remindo Sauim

Não leio Veja desde 2002. Não pode estar pior do estava a 10 anos atrás. Já era MUITO ruim, e se piorou é por que seus leitores adoram ser enganados.

    Marcio H Silva

    Já era muito ruim, porque eu não leio a Veja desde 1987……

Rodrigo Leme

"O que você acha dessa história de “acusarem” de petistas todos os que criticam Alckmin ou Kassab? Só petistas ou filiados a outros partidos de esquerda desaprovam o governo e protestam contra eles?"

E essa história que o blog patrocina com gosto de que todos que criticam o PT são tucanos? Só tucanos e relacionados a partidos de direita desaprovam atitudes do PT e protestam contra eles?

Basta colocar a mão na consciência e ver o que este blog e outros do mesmo naipe fazem quando se protesta contra o governo federal nas ruas.

Protestar nas ruas só é legítimo se vc é de esquerda, senão é trevas. Hipócritas.

    Leider_Lincoln

    Uiiiiiiiiii, somos hipócritas. Exemplo é o Leme, que nos joga isso na cara, como se os objetivos dos protestos, como "Cansei" e "Gota d'Água" equivalessem ao dos que pedem respeito à Democracia e aos DDHH…

    Rodrigo Leme

    Claro que não equivalem para você. Afinal, você concorda com uns e com outros não. E é do DNA petista não querer dar espaço para o que não faz parte do seu estado mental.

    Marcus Mastrandea

    po…essa história de petista já deu…vai deitar, rodrigo

    Ricardo JC

    Como assim, o blog patrocina? O blog "publica" posts com diferentes assuntos e opiniões (veja o caso da MP557…) e os leitores dão a sua opinião. É certo que muitos são críticos às posições e atitudes dos tucanos, DEMos, pepessitas, etc. Mas é claro também que aqui o governo não tem passe livre. É sim criticado, quando devido. O que você não entende (e isto não é hipocrisia, é a realidade), é que se trata de um governo muito mais sensível às questões da população do que os governos anteriores, que foram tucanos.
    Outra coisa importante é que aqui, a divergência é aceita, tanto que você consegue comentar. Pergunte a qualquer outro aqui se consegue postar um comentário no blog do Reinaldo Azevedo ou do Augusto Nunes. Isso sim é hipocrisia…posar de democrata e não deixar ninguém dar sua opinião porque é divergente. Isso é trevas sim.

    Rodrigo Leme

    Você sabe quantos comentários meus são bloqueados aqui? Claro que não.

    Obviamente que não vou dar exemplo senão serei bloqueado de novo.

    Miguel

    que comentario ridiculo e desconexo. as respostas das entrevistas apontam justamente pro fato de que discordam do governo, e sao de esquerda. falemos a verdade, nem leu a materia ne?

    Alexei_Alves

    ooooh, coitadinho….
    Gente. Lembrem que só o Rodrigo pode acusar a gente, viu pessoal? A gente não pode acusar ele porque senão ele fica tristinho.

Luis Fernando

Certa feita, perdi meu tempo tentando publicar uma opinião na veja na coluna desse Paspalhão. Simplesmente disse se ele já havia lido o livro sobre a privataria tucana.. Depois de um tempo, havia ao lado da caixa de mensagem escrito: "sua mensagem não será publicada". É o "jornalismo de opinião". Se não é da mesma opinião minha, não publico.
Minha mãe era espírita e quando ainda viva, dizia que muitos espíritos nazistas reencarnaram na América do Sul. Talvéz esse reinaldo (minúsculo mesmo ) tenha sido coleguinha de quarto do Adolfinho quando serviu ao exército alemão.

Vinicius Garcia

reinaldo azevedo (minusculas mesmo) é isso aí, seu maior argumento é a ridicularização de qualquer coisa que ofenda o seu mundinho. Quanto a publicação em que trabalha, bem esta é especialista em falsas acusações, taí o caso Orlando Silva para ilustrar bem seu modo de ação, por sorte, ainda temos a internet como um meio de luta contra essas e outras insanidades. Mas devemos ficar atentos, pois até esse meio de defesa pode nos ser tomado, a SOPA é prova disso.

Jairo_Beraldo

Arielli, voce está ferrada. João Grandão Rodante e o professor doutor em democracia Xuxuzinho Pinnochio não descansarão enquanto não pisarem no seu pescoço. Vamos ver se seus colegas e os movimentos sociais que voce fez defender terão a dignidade de lhe oferecer apoio, pois tem nestes grupos, algumas Ana's que sabem, como este "distinto educado secretário", a PM paulista, Mr.Herr Alckmin e genéricos, usarem o "poder" embasado em violencia gratuita.

Sr.Indignado

ARIELLI para PREFEITA. Seria perfeito demais.
Quanto ao Reinaldo Azevedo é, como todos sabem, um escritor-chiuaua, late sem parar e ninguem sabe porque, mas tem dono, além disso, ele adora fazer esses comentários-piti. Sem nexo, sem comprovação, um lixo.
Faz tanto tempo que não sei dele que até achei que ele já tinha desistido de escrever.

    Marcus Mastrandea

    eleições chegando….jajaá ele volta..rs

Bárbara

Quem é esse Ronaldo Azevedo? É um jornalista da veja?

Jose Antonio Batata

A VEJA está tentando ressuscitar o ARRUDA . Nesta edição deve semana eles estão defendendo o ARRUA. Em 2009 , antes de estourar o escândalo da CAIXA DE PANDORA a VEJA dedicou as páginas amarelas para divulgar o ARRUA. Era o sonho para que o ARRUDA fosse o VICE do Serra, logo depois estourou o escândalo e morreu a candidatura do ARRUDA, agora a VEJA tenta trazer ele de volta para a política….

    Ricardo Ferreira

    Jose,

    Estás brincando, não é?

    JOSE Antonio Batata

    A Revista VEJA foi´um dos poucos veículos ce comunicação que não aprofundou as denúnicias do Escândalo do DEM ou Caixa de pandora ou Caixa do ARRUDA. Agora nesta semana a VEJA passou a ser ADVOGADO de defesa do ARRUDA. Em 2009 a VEJA dedicou as págias AMARELAS para defender O ARRUDA, pouco tempo depois estorou o escândalo da CAIXA de PANDORA que acabou com o PFL ou DEM.

Paulo

O triste é que matérias como esta acabam não sendo lidas pela maioria da população. Nem sequer pela maioria da classe média. As trincheiras estão limitadas à internet mesmo.

Antonio C.

Agora, a fotografada processa a Veja e o seu mau jornalismo. Demora, mas ganha. É barbada.

João Junior

Veja o comentário que enviei à ele, mas que ele não tem coragem de publicar.

Ele é um frouxo.

Não publica nenhum de meus comentários.

Ele deve os achar ofensivos. Ofensivos à quem? À ele?

******

Parabéns pelo seu jornalismo de “opinião”.

Se fosse funcionário de um jornal decente, no mínimo, teria sido demitido.

Você só dá desinformação.

Não surpreende.

Ficar com o traseiro sentando, na frente de um notebook, em algum escritório em São Paulo com o doce ar condicionado ligado é moleza.

Qualquer um seria jornalista.

Pelas besterias que escreve nem se deve dar o trabalho de sair de casa para trabalhar.

Deve ser o tal do “home office”, conseguido após “muitos anos de árduo trabalho” que, em verdade, todos sabemos que é através de muita engolição de sapo, muitos tapinhas nas costas e no bumbum, muita lambição de saco e muito nabo enfiado Deus sabe lá onde.

De qualquer forma, Reinaldo, parabéns! Aguentar os nabos sendo enfiados, engolir sapos, lamber sacos e tomar e dar tapinhas não é tarefa fácil.

Repito, parabéns!

Você merece o “home office”, ficar deitadão no sofá, comendo um fruta, ouvindo uma “boa” música ao mesmo tempo que faz “jornalismo de opinião” (muitos risos).

Pelo que me ensinou, para se fazer o tal “jornalismo de opinião” (mais risos) basta jogar ao vento impropérios, mentiras, distorcer a realidade, qualquer coisa que vier a cabeça, sem qualquer base em realidade, fatos ou informação precisa e firme.

Você explica porque, neste país, jornalista não precisa de diploma.

É uma lástima, um vergonha.

    Avel de Alencar

    João Junior não peerca seu tempo com estes bundões, são covardes e desesperados. Canalhas que se tivesse clima dariam um golpe fascista, como tentaram com Getúlio e fizeram em 64. Covardes que se escondem através de policiais adestrados, disse adestrados e não qualificados, e agridem mulheres.

    MA_Jorge

    Não vale a pena se preocupar com um pseudo-jornalista que nem jornalista de m* poderíamos chamar; quando muito um merdinha de jornalista.

João Junior

Azenha, parabéns!

Isso sim é jornalismo!

Entrevistar a pessoa e mostrar a sua opinião.

O que o Reinaldo faz na Veja é uma vergonha para o Brasil.

Tenho certeza que os jornalistas sérios assim pensam.

Outro dia ele disse que faz "jornalismo de opinião".

Eu ri muito.

Quer dizer então que jornalismo de opinião é ficar deitado no sofá em casa evacuando "notícias" Brasil afora "pra ver no que vai dar". E isso, sem qualquer base/fundamento em informação de confiança, na realidade, nos fatos, no que realmente aconteceu.

É tudo muito distorcido.

Para ele o que ocorreu no Pinheiro foi culpa do PT.

Só pelo carácter partidário que ele dá enfoque nas notícias merece o total desprezo da sociedade.

O que ele escreve não tem credibilidade. Não tem fidúcia, confiança.

Ele publica excremento para no outro dia tentar limpá-la com um pedido de desculpa.

Ou ainda, insiste na excrescência feita por ele, mas que nem ele próprio deve acreditar.

Ele é uma vergonha e, para mim, tem problemas psiquiátricos.

É minha opinião.

    Jairo_Beraldo

    O que falta para que isso pare, João Junior ??? Uma Ley de Médios…mas cade alguém com coragem para fazer este marco regulatório???

    Antonio Nunes

    o Sr poderia esclarecer como essa "ley dos medios" (somos argentinos, né?) iria parar com "isso"?

    a lei iria regular o conteudo da midia tb?

    teria censura?

    qual seria o caminho?

    vejo muitos aqui falando da maravilha q seria o mndo com essa lei mas até agora ninguem soube (ou quis) explicar como seria a mágica…

    Tarcisio

    Dia desse, assisti ao programa vertv na tv Cãmara e essa questão da ley de medios está na Cosntituição Federal em que um dos artigos proibe o monopólio ou oligopólio na TV brasileira.

    Leider_Lincoln

    Desconcentraria a mídia, tirando poder de grupos que se assentam entre a oligarquia e o oligopólio. Com mais pluralidade, estultices fascistas como esta seriam inóquas… Da mesma forma, com direito de resposta e penas duras para mentiras e crimes, as críticas ao menos seriam alicerçadas na verdade, e não em mentiras, como só acontecer agora…

    Pitagoras

    já existe legislação especifica q garante "direito de resposta" e pune crimes como "calunia e difamação"!

    e "criticas alicerçadas na verdade" como por exemplo o movimento "FORA FHC" comandado pelo PT?

    vcs são engraçados, mas eu não acho a menor graça!

    Luiz Carlos Azenha

    João Junior, parabéns ao Lino Bocchini, do Falha, que achou as meninas, abs

    Mateus_Beatle

    Só para constar, quem fez a entrevista foi o Lino Bocchini, do blog "Desculpe a Nossa Falha".

FrancoAtirador

.
.
Não estaria caracterizado um crime de calúnia e difamação ?

Não caberia, também, uma ação de reparação por danos morais ?
.
.

    glib

    Si, si, si! Basta as meninas quererem!

    FrancoAtirador

    .
    .
    O "cegão" alterou o texto e saiu de fininho.

    O original do "póste" é este:

    29/01/2012 às 7:55
    ANDREA MATARAZZO HONRA A DEMOCRACIA BRASILEIRA E ENFRENTA BURGUESOTES TRUCULENTOS, QUE FORAM COMBATIDOS POR POBRES DECENTES DE CIDADE TIRADENTES
    O secretário de Cultura do Estado, Andrea Matarazzo (PSDB), um dos pré-candidatos à Prefeitura de São Paulo, inaugurou ontem de manhã o MAC-USP (Museu de Arte Contemporânea-USP) no espaço em que funcionava o antigo Detran, na região do Ibirapuera. Um grupo de 30 manifestantes de extrema esquerda resolveu fazer um protesto violento ao fim do evento. Manifestavam-se contra a retomada da cracolândia pelo estado de direito (que tem o apoio de 82% dos paulistanos), a desocupação do Pinheirinho, o policiamento na USP etc. O grupo cercou o secretário, que não se deixou intimidar — e esse é o caminho. Vejam esta foto de Robson Ventura, da Folhapress. Ainda voltarei a ela.
    http://veja.abril.com.br/blog/reinaldo/files/2012

    Os marqueteiros de fundo de quintal logo dizem: “Oh, dedo em riste?” Com gente malcriada, que não sabe o que é democracia e que faz da ofensa argumento, é dedo em riste, sim! Vocês já verão por quê. Matarazzo comentou a agressão:
    “Era um momento de festa para a cidade, temos orgulho de presentear São Paulo com a nova sede do MAC. Jamais esperava que politizassem o evento, e não há como encarar o que ocorreu de outra forma: foram atos de truculência. Fui agredido fisicamente durante a manifestação, e esse é o limite da democracia. Ninguém pode tirar o direito do outro de ir e vir, era apenas isso que eu tentava fazer. Essas pessoas não têm a mínima noção do que é cidadania. Também me preocupei com a segurança de todos que comemoravam conosco um marco para a cidade”.
    A cidade está dizendo nas pesquisas o que acha desses truculentos.
    Agora a foto
    Quem é aquela mulher, agora por outro ângulo, aquele em que ela parece mais cordata, suave, pronta para o diálogo? Vejam.
    http://veja.abril.com.br/blog/reinaldo/files/2012

    Talvez tenha confundido Matarazzo com seu dentista ou com seu otorrinolaringologista… Seu nome é Rafaela Martinelli, aluna da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP e moradora do Crusp. É publicidade que ela queria, não? Aqui está. É daquela turma contrária à presença da PM no campus, entenderam?
    Eu a encontrei no Facebook. Entre os temas que acompanha, está a “Corrente Marxista do PT”. Huuummm… Entendi tudo.
    O mais interessante do evento, no que diz respeito à política, é que havia um grupo de jovens militantes do PSDB vindos de Cidade de Tiradentes, uma região pobre de São paulo, que enfrentaram os burguesotes radicalizados.
    Este será o confronto de 2012 em São Paulo:
    Entre quem quer a cracolândia e quem não quer.
    Entre quem quer estado de direito e quem não quer.
    Entre quem quer a bagunça e quem não quer.
    É preciso convidar o leitor a fazer uma escolha.

    Por Reinaldo Azevedo

Deixe seu comentário

Leia também