VIOMUNDO

Diário da Resistência


Denúncias

Jair de Souza: Venezuela e as chaves de um massacre


18/04/2012 - 23h35

Estimado Luiz Carlos Azenha,

andava agoniado pelo fato de que Puente Llaguno, claves de una masacre, que considero um dos melhores, senão o melhor, trabalho jornalístico já produzido para desnudar a forma manipuladora e criminosa com que os meios de comunicação privados agiram em abril de 2002 na preparação e consecução do golpe de Estado contra o governo democrático e popular de Hugo Chávez, não dispunha até o momento de uma versão legendada em português. Sentia profundamente esta carência, uma vez que muita gente que potencialmente estaria interessada em ver e analisar este documentário tem dificuldade para acompanhar um vídeo somente com o áudio em espanhol.

Em vista dessa minha agonia, e como até o dia de hoje ninguém se havia disposto à tarefa de traduzir e legendar este valioso material, tomei a decisão de fazê-lo eu mesmo. Como já havia expressado em comentários anteriores, para mim este é um documentário que tem um valor transcendental, visto que não apenas esclarece como se deu de fato a vergonhosa e criminosa manipulação dos acontecimentos de abril de 2002 na Venezuela, senão que nos permite compreender que esta é a prática quase que corriqueira dos meios corporativos privados em quase todos os países onde atuam.

Depois de ver um documentário como este, fica bem mais fácil entender a tentativa da Rede Globo de transformar numa barra de ferro a bolinha de papel que atingiu a cabeça de José Serra durante o processo eleitoral de 2010. Também fica muito mais transparente o modus operandi de meios impressos como a famigerada revista Veja, em sua atuação coordenada com os meios televisivos e outros congêneres, de gerar, divulgar, repercutir e potencializar mentiras e fabricações que favoreçam aos interesses deles e dos grupos sociais aos quais representam.

Postei o material traduzido e legendado no Youtube (tive de fazê-lo em 7 partes, pois há algum tempo me cortaram o direito de postar vídeos mais longos) com uma resolução superior (360p) à que até então encontrávamos nos vídeos disponíveis em língua espanhola (240p). Espero que você possa ajudar em sua divulgação. Escrevi a introdução do material enviado para publicação no Youtube com as seguintes palavras:

“Este documentário do jovem cineasta Ángel Palacios é uma obra prima de reportagem investigativa que desmonta contundentemente a intensa e inescrupulosa manipulação e tergiversação da realidade praticada de modo coordenadado pelos meios de comunicação privados da Venezuela em abril de 2002. Este trabalho serve como um poderoso alerta a todas as pessoas de bem, para que elas possam detectar próximas manobras de igual teor em qualquer outro país ou na própria Venezuela e, assim, contribuir para que os preceitos da democracia e do respeito aos direitos humanos não voltem a ser impunemente violados por grupos quase (ou totalmente) mafiosos que, sob o pretexto de agir em defesa da liberdade de expressão, se esmeram por passar por cima da vontade popular com o objetivo de fazer valer os interesses econômicos e políticos das oligarquias locais e das grandes corporações capitalistas multinacionais.”

Jair de Souza, por e-mail

Links:

Parte 1: http://youtu.be/SSynARkEMVU

Parte 2: http://youtu.be/0gsA1yGbNw0

Parte 3: http://youtu.be/uxwAGiv_DGo

Parte 4: http://youtu.be/hl6Peb44cg0

Parte 5: http://youtu.be/_o_nxal3SDE

Parte 6: http://youtu.be/rCk0USmqgrM

Parte 7: http://youtu.be/2lmQ1d6krZ8

Arquivo de legendas disponível em www.opensubtitles.org:

http://www.opensubtitles.org/pb/subtitleserve/sub/4521974





13 comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do VIOMUNDO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie. Leia o nosso termo de uso.

Mário SF Alves

20 de abril de 2012 às 20h20

Jair, pelo que pude perceber esse documentário, o Ponte Llaguno – AsChaves De Um Massacre, complementa o "LA REVOLUCION NO SERA TELEVISADA" (os dois como chaves para dissecar o ventre da sepente).

Responder

Luca K

19 de abril de 2012 às 12h36

Há pouco Jair preparou legendas em port. para uma palestra de Pappe e agora para este documentario
q parece muito interessante(eu nao conhecia)!
Parabéns Jair pelo teu trabalho!!
Abs

Responder

Horridus Bendegó

19 de abril de 2012 às 10h52

Parabéns, Azenha por seu trabalho jornalístico em permitir o acesso á informação.

Obrigado!

Responder

Gersier

19 de abril de 2012 às 10h27

Ontem foi divulgado que os computadores em lares brasileiros ultrapassou a barreira do CEM MILHÕES.
Com a banda larga mais barata é evidente que o desmascaramento do PIG será ainda maior.
Que tal quem é profissional do ensino e frequentador dos blogs progressistas,incentivar os alunos a procurar alternativas ao "noticiários" do PIG?

Responder

Jair de Souza

19 de abril de 2012 às 09h53

Estimados amigos, queria informar que este vídeo legendado também já está disponível, em uma só peça e com ainda melhor qualidade de resolução de imagem, em http://www.archive.org, e poderá ser baixado através do seguinte link: http://archive.org/download/PonteLlaguno-AsChaves

Responder

Leo

19 de abril de 2012 às 08h07

Excelente postagem. Obrigado.

Responder

Romanelli

19 de abril de 2012 às 07h12

do que lembro ..sem exagero ..e pra mim já é suficiente pra provar que houve falta de ética aliada a MANIPULAÇÃO de boa parte da mídia ..mesmo pq eu NÃO vi GALO, corte, desmaio, hematoma nem SANGUE

A Globo (Globbels) à época falava – forçando e se baseando em imagens de péssima qualidade – falava em BOBINA DE PAPEL e/ou ROLO de FITA ADESIVA (objeto circular transparente) ..tudo isso ilustrado com um "Cerra" encostado numa VAN e pedindo "paz na terra aos homens de boa vontade" ..sei sei .."PÁS" pros DOIS (elle e ella), e serviços forçados, eu diria..
http://www.youtube.com/watch?v=09ML8Wsn5Jw

Responder

FRC

19 de abril de 2012 às 02h26

A parte 7 está inacessível.

Responder

Junior

19 de abril de 2012 às 02h06

infelizmente a parte 7 não está disponível, teria como postar novamente?

Responder

    Luiz Carlos Azenha

    19 de abril de 2012 às 02h09

    Já mudamos. abs

    Junior

    19 de abril de 2012 às 11h52

    Muito obrigado, e parabéns pela ótima postagem…

emerson

19 de abril de 2012 às 01h31

Parabéns ao Jair pela brilhante iniciativa. Parabéns ao Azenha pela divulgação. Aproveito para pedir desculpas públicas ao Azenha por julgá-lo mal durante o referendum "perdido" pela Revolução. No meu ímpeto de militante bolivariano, li mal as justas crônicas que Azenha fez naquele momento. Foi mal, reconheço. Continuo seu leitor e divulgador, com muito orgulho.

Responder

Deixe uma resposta

Apoie o VIOMUNDO - Crowdfunding