VIOMUNDO

Diário da Resistência


Instituto Lula: “A Folha passou agora de qualquer limite”; sem ouvir o ex-presidente, diz que ele pediu o habeas corpus; o verdadeiro autor é o maníaco dos HCs
Denúncias Falatório

Instituto Lula: “A Folha passou agora de qualquer limite”; sem ouvir o ex-presidente, diz que ele pediu o habeas corpus; o verdadeiro autor é o maníaco dos HCs


25/06/2015 - 16h46

Lula

por Conceição Lemes

A má-fé da Folha de S. Paulo é sem limite.

A cada dia que passa, o jornal que serviu à ditadura militar, se afunda mais no esgoto.

Nesta quinta-feira, 25 de junho, protagonizou mais uma patifaria.

Primeiro, o jornal dá como  manchete  que “Ex-diretor ligado a Lula continuará preso, decide juiz”.

Folha 1

Refere-se a Alexandrino Alencar.

“Ele era diretor de Relações Institucionais da Odebrecht. E nessa condição acompanhou Lula em palestras da empresa, quando o ex-presidente já havia deixado o cargo”, explica José Chrispiniano, assessor de imprensa do Instituto Lula. “Apenas isso.”

Só que a Folha, como a mídia em geral, o liga a Lula como “amigo”, para forçar a versão que lhe interessa, na tentativa de incriminar o ex-presidente.

Depois, coloca como manchete da capa que Lula havia pedido um habeas corpus preventivo à Justiça.

Na versão, postada nesta quinta-feira, às 11h25, a Folha afirma que Lula pediu à Justiça para não ser preso por juiz da Lava Jato. Ou seja, a Folha assume como verdade a notícia de que Lula é o autor do habeas corpus. Detalhe: sem ouvir o Instituto Lula ou o ex-presidente sobre a veracidade da informação.

Folha 6-001

Folha 7

A Folha publica a mesma notícia no twitter, assumindo, de novo, como verdade que Lula é o autor do habeas corpus.

Folha 3-001

Logo a Folha muda a versão. Afirma que “Habeas corpus pede que Lula…” e não mais “Lula pede”. Detalhe: sem dizer aos leitores que a sua informação inicial era mentirosa.

IMG_1392-001

Na capa, o UOL noticia: Instituto Lula diz que não impetrou habeas corpus. Propositalmente dá margem ao leitor a ficar em dúvida com a explicação do Instituto Lula. É como se afirmasse: “se o Instituto Lula diz, pode ser que esteja mentindo”.

A Folha, além de não ter ouvido o Instituto Lula — o outro lado, é regra básica do jornalismo — não teve a menor preocupação em saber quem impetrou o mandato.

Apenas numa atualização às 13h02, surge o nome de Maurício Ramos Thomaz, de Campinas, como o verdadeiro autor: 

Folha 5

A Folha não se dá por vencida nem mesmo diante do habeas corpus do Maurício Thomaz. Vejam o trecho abaixo. Tirem as suas próprias conclusões.

888272327c4e0900650aa8c9184d9bf5

Pior. Como habeas corpus não foi impetrado pelo ex-presidente Lula, a Folha tenta, obliquamente, ligar Maurício Ramos Thomaz a fatos relacionados a petistas.

Só que “esquece” de pesquisar direito.  Thomaz é maníaco por HCs.

O autor é fã de Diogo Mainardi. Num processo movido pelo jornalista Paulo Henrique contra o ex-colunista da Veja, Thomaz entrou com habeas corpus em favor de Mainardi, para livrá-lo da condenação. E perdeu.

Folha 4

Em e-mail à ombusdman da Folha, José Chrispiniano, assessor de imprensa do Instituto Lula, denuncia a irresponsabilidade do jornal.

Cara ombusdman,

Bom dia. Segue abaixo matéria da Folha de S. Paulo. Ela foi depois alterada, mas não importa, porque foi ao ar atribuindo de maneira irresponsável informações não checadas. Nenhum desses repórteres do jornal nos contatou (outros dois, Andreia Sadi e Bruno Boghossian nos contataram para checar). Eles checaram apenas com a assessoria de imprensa do TRF-4. Não checaram a autoria do Habeas Corpus. Já sabemos que a suposta regra de outro lado no Manual da Folha e da checagem de informações é relativa quando se refere ao ex-presidente Lula. Mas o jornal, na figura desses dois repórteres, passou agora de qualquer limite.

Atenciosamente,
José Chrispiniano

Que a Folha quer ver Lula na cadeia, o PT banido e a presidenta Dilma defenestrada, não há a menor dúvida.  Todos nós sabemos disso.

A questão é: para conseguir os seus objetivos, quantas mais mentiras a Folha publicará? Até onde o jornal de Otavinho Frias afundará nos seus dejetos?

Leia também:

Nota da Justiça Federal do Paraná afirma que Lula não é alvo de “qualquer investigação” 

Carone: Aécio foi a Caracas visitar golpistas. Já eu nem a família nem a família pode me visitar 

A mídia descontrolada: Episódios da luta contra o pensamento único
A mídia descontrolada

O livro analisa atuação dos meios de comunicação.

A publicação traz uma coletânea de artigos produzidos por um dos maiores especialistas do Brasil no tema da democratização da comunicação.

Por Laurindo Lalo Leal Filho



42 comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do VIOMUNDO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie. Leia o nosso termo de uso.

italo

26 de junho de 2015 às 17h34

No caso não foi só o provocador, tem jornalista, senador. È uma quadrilha.

Responder

Marcos Maia

26 de junho de 2015 às 14h13

Parece estarrecedor que nos últimos dias a perspectiva da mídia tenha sido apenas uma: noticiar a prisão de Lula. Mas alguns meios de comunicação vão além disso. Mentem, omitem, descaracterizam a notícia. Fazem apressar uma investigação que não existe, segundo o próprio Ministério Público. Causa asco o desvalor que imprimem à notícia, desfazendo de si mesmos, como profissionais do jornalismo, a ética indispensável. Eles estão de olho no Lula. E são desonestos por natureza.
http://nossapolitica.net/lula-alvo-perfeito/

Responder

Messias Franca de Macedo

26 de junho de 2015 às 13h31

A desonestidade da Folha no caso do HC de Lula. Por Paulo Nogueira

por : jornalista Paulo Nogueira
Postado em 26 jun 2015

(…)

FONTE [LÍMPIDA!]: http://www.diariodocentrodomundo.com.br/a-desonestidade-da-folha-no-caso-do-hc-de-lula-por-paulo-nogueira/

Responder

Urbano

26 de junho de 2015 às 13h10

Desestabilizar uma Nação em benefício do próprio umbigo é de um mau caratismo dos mais infames…

Responder

Yacov

26 de junho de 2015 às 13h01

Processa, LULA, processa !!!!

“O BRASIL PARA TODOS não passa na REDE GLOBO DE SONEGAÇÂO & GOLPES – O que passa na REDE GLOBO DE SONEGAÇÃO & GOLPES é um braZil-Zil-Zil para TOLOS”

Responder

Luís CPPrudente

26 de junho de 2015 às 12h32

O ex-presidente Lula tem que processar a famiglia Frias.

Mas quando Lula era presidente ele teve a oportunidade de colocar a Ley de Medios em funcionamento, mas não fez nada.

O ataque que as famiglias do PIG fazem a Lula poderia ter menos reflexo se houvesse a Ley de Medios, pois haveria uma democratização dos meios de comunicação, que ouviriam as duas partess.

O governo Dilma está perdendo a oportunidade de enfraquecer o PIG com o corte total da Bolsa PIG.

Responder

    Julio Silveira

    26 de junho de 2015 às 22h42

    A Dilma me enganou, não é confiavel. Esta sempre esticando o tapete vermelho para a Globo e a Folha. É não falo por maldade, mas por que tenho memória. Ela ignorou solenemente um de seus apoiadores das eleições a Carta Capital no aniversario da revista. Mas confraterniza com a Globo e em seu primeiro ato de posse vai vistar a Folha. O sofrimento é só nosso por sentirmos algo que só incomoda a nós. Na hora dos regabofes estão todos lá, juntos, brindando a Perignon.

Eduardo

26 de junho de 2015 às 11h42

Perda total de tempo escrever carta para ombudsman da Folha! É o mesmo que reclamar do Juiz Moro com o Ministro Gilmar Mendes!

Responder

Julio Silveira

26 de junho de 2015 às 09h09

Esse é o preço de se querer pragmatismo com parceiros tão despreziveis. Ontem mesmo vi a Dilma fazendo referencia honrosa aos donos da Globo. Francamente as vezes passa a impressão que tudo isso é combinado para criar essa cizão onde o ódio fica só com os seguidores apoiadores, por que no fim tão lá juntos confraternizando.

Responder

Gerson Carneiro

26 de junho de 2015 às 08h56

Lendo o trecho do habeas corpus concluo que desmoraliza ainda mais o Sérgio Moro.

Eu concordo com o doidão.

Responder

Pafúncio Brasileiro

26 de junho de 2015 às 03h30

A direita, com os seus ardis, está a “plantar” notícias, no estilo OTAVINHO. Mas, vão acabar em novas FRIAS. É esperar e ver. O Bafo no cangote deles virá do Povão.

Responder

Messias Franca de Macedo

26 de junho de 2015 às 00h07

… Há muito tempo eu venho afirmando:
a preguiçosa, incompetente, inepta, fascigolpista, terrorista e, óbvio, MEGACORRUPTA [eterna] oPÓsição ao Brasil transformou o país num, digamos, *’hospirco’!
*um ‘mix’ de hospício e circo
Perdão aos malucos!
Perdão aos palhaços!
E, preventivamente, perdão às [dignas] meretrizes!

República de ‘Nois’ Bananas
Bahia, Feira de Santana
Messias Franca de Macedo

Responder

Messias Franca de Macedo

26 de junho de 2015 às 00h06

… E não esquecer que ‘os sopradores de latinha’ das emissoras de rádio deste ‘Brasilzão do Meu Deus’ “já fizeram o carnaval do dia”!
Amanhã pela manhã será a vez do *boçal [pseudo-]jornalista Alexandre Garcia “das organizações criminosas Globo” continuar a patifaria golpista!…
*e ex porta-voz da ditadura militar

Responder

FrancoAtirador

25 de junho de 2015 às 23h53

.
.
Conscientizemo-nos, de uma vez por todas, para não errar o passo:
.
Depois do Julgamento do Mentirão pela Suprema Côrte do braZil
.
que corroborou o Maior Factóide Jurídico de todos os Tempos,
.
criado em Conluio pelos Empresários Fascistas, Barões de Mídia,
.
ocorreu aqui no País, o mesmo que nos United States of America,
.
com a Decretação do USA PATRIOT Act 2001, após o 11 de Setembro.
.
O Pouco de Democracia que havia – se é que havia – deixou de haver.
.
Pois foi em nome do Combate ao Terrorismo que se instalou o Terror.
.
Será preciso, primeiro, restaurar a Democracia, para depois avançar.
.
Para tanto, é urgente a Convergência dos Movimentos Democráticos
.
para uma Luta Unificada contra a Ascensão do Nazi-Fascismo no Brasil.
.
(https://pt.wikipedia.org/wiki/USA_PATRIOT_Act)
(https://www.viomundo.com.br/voce-escreve/santayana-os-ovos-da-serpente-devem-ser-esmagados-ainda-ninho.html)
(https://www.viomundo.com.br/voce-escreve/santayana-sem-reacao-hitlernautas-ameacam-democracia.html)
(https://www.viomundo.com.br/voce-escreve/um-alerta-de-mauro-santayana-depois-panelaco-em-que-classe-media-xingou-dilma-arte-de-cevar-urubus.html)
.
.

Responder

Jair Fonseca

25 de junho de 2015 às 23h28

Patifaria pouca é bobagem.

Responder

Hell Back

25 de junho de 2015 às 23h07

Será que a 4 frota já está de prontidão?

Responder

    FrancoAtirador

    26 de junho de 2015 às 12h25

    .
    .
    Com o Apoio Incondicional dessa “Mass Media” Impatriótica
    .
    e desses Políticos Entreguistas do PSDB, do DEM e do PMDB,
    .
    os United States of America nem precisam aportar a 4ª Frota.
    .
    .

Mauricio Gomes

25 de junho de 2015 às 22h41

É inacreditável e assustador assistir esse cerco conservador no Brasil nos últimos anos, parece que estamos em uma panela de pressão prestes a explodir. Essa combinação de fanatismo religioso + falta de escrúpulos + ignorância + uma das elites mais perversas e conservadoras do mundo está produzindo personagens bizarros no cenário nacional que, em outras épocas, cairiam no ridículo por si só. Mas hoje essas figuras estão, a pretexto de combater a corrupção, mostrando um ódio de classe talvez poucas vezes visto por aqui, uma espécie de gripe fascista que contaminou a sociedade e a política. Ou o governo perde o medo de barulho de panelas e vai pro embate político, ou vai afundar cada vez mais. Esses grupos fascistas e os partidos de oposição não vão desistir de conspirar para derrubar o governo, Se a Dilma acha que ficar escondida esperando a tempestade passar vai resolver, melhor seria comprar um guarda-chuva e sair com chuva e tudo.

Responder

Hsv18

25 de junho de 2015 às 22h32

Não adianta a gente ficar com raiva, pois os sempre prejudicados não reagem à altura das patifarias promovidas pala folha, veja, Globo e outros mais. Infelizmente o próprio Lula, PT e Dilma são culpados por isso, quando decidem ficar calados judiciAlmente.

Responder

Euler

25 de junho de 2015 às 22h10

Se Lula, PT e Dilma tivessem o mínimo de respeito próprio não só processariam todos os órgãos da mídia por tudo o que eles têm feito nos últimos 10 anos, como também convocariam uma coletiva internacional, com destaque para os blogueiros sujos, para denunciar a trama que a direita armou no Brasil para destruir o governo Dilma, o PT e Lula – além da meta central que é entregar o pré-sal para empresas estrangeiras e o corte das políticas sociais.

Poderiam fazer um documentário mostrando desde a trama da AP 470 até a Lava Jato, narrando toda a história da perseguição, do golpismo, do entreguismo, de como a mídia escondeu todos os escândalos envolvendo os tucanos, e de como as instituições brasileiras – parte do judiciário, da PF, do MP, TCU – estão envolvidas com este golpe. E de como isto pode estar ligado a uma trama internacional, dado o peso geopolítico do Brasil na América Latina e no mundo, até.

Mas, o problema é que o PT, Lula (ele até que está reagindo um pouco mais ultimamente) e Dilma têm medo de enfrentar os inimigos do povo. Têm medo de mobilizar a população contra o golpismo. Preferem apanhar de forma sistemática e responder de forma a quase a legitimar as críticas. Chegam a financiar o golpismo (sinônimo de mídia brasileira). Se não fazem uma denúncia de conjunto, mostrando que se trata de uma armação geral, fica parecendo que a mídia tem razão, e que o PT, Lula e Dilma estão envolvidos com tudo de ruim que tem no país, enquanto os tucanos, e demos, e outras desgraceiras mais são anjos.

É para o povão que Lula, Dilma e o PT precisam dar satisfação, e não para a classe média paulistana que bate panelas nas varandas gourmet, e conseguem com isso intimidar o PT e fazer a nossa presidenta desaparecer.

Que desânimo que dá ver a esquerda brasileira (não apenas o PT, que já nem é tão esquerda assim) praticamente destruída, sem capacidade de resistir, de enfrentar o inimigo de classe, e de mobilizar multidões em defesa dos interesses dos de baixo. Enquanto isso, a mídia lobotomiza hordas de imbecis que repetem diariamente as ridículas narrativas da direita.

Responder

Alves

25 de junho de 2015 às 22h06

Só o Brasil para ter loucos como esse.

Responder

Leleco

25 de junho de 2015 às 22h06

Realmente gostaria de entender a razão do governo Dilma continuar bancando , através de enorme verba publicitária , essa mídia parcial , seletiva , concentrada e que diuturnamente manipula para derrubá-lo , desrespeitando a vontade do povo e o Estado de Direito .
É dinheiro de imposto indo literalmente para o lixo , para o atraso . Se os donos dessa mídia sempre apoiaram os regimes autoritários e os interesses estrangeiros e hoje controlam a oposição , o Congresso e o Judiciário e se entre esses donos , a Globo representa sua liderança , seria razoável imaginar os tres filhos do Roberto Marinho , em torno de uma mesa , tomando vinho e decidindo o futuro do Brasil ? Até quando essa quadrilha ficará impune ?

Responder

FrancoAtirador

25 de junho de 2015 às 21h42

.
.
Supremo Tribunal Federal (STF)
.
HC 103258 – HABEAS CORPUS
.
Origem: SP – SÃO PAULO
.
Relator: MIN. DIAS TOFFOLI
.
PACTE.(S) DIOGO BRISO MAINARDI
.
IMPTE.(S) MAURICIO RAMOS THOMAZ
.
COATOR(A/S)(ES) SUPERIOR TRIBUNAL DE JUSTIÇA
.
(http://redir.stf.jus.br/paginadorpub/paginador.jsp?docTP=AC&docID=619310)
.
.

Responder

sergio m pinto

25 de junho de 2015 às 21h03

Um país não pode ter a oposição que tem. Há um risco sério de atraso no desenvolvimento. Um senador, que parece não ter nada para fazer, entrar numa roubada dessa dá para entender que há duas alternativas: ou é um completo beócio ou a sanha em ferrar o PT travou o lado direito do cérebro.

Responder

Asdrubal Mascaranhs

25 de junho de 2015 às 20h55

Se o governo está cortando despesas, comece cancelando publicações neste jornal e afins. Basta explicar

Responder

Edimilson

25 de junho de 2015 às 20h35

Covardes, safados, filhas de …, mais fazer o que: um jornal que usava seu veiculos para transportar presos politicos, para serem torturados e mortos!

Responder

abolicionista

25 de junho de 2015 às 19h52

Lula tem que vir a público e chamar a Folha de lixo tucano e o Frias de bandido futriqueiro, não dá pra ficar engolindo esse tipo de ofensa, passa a impressão de está se acovardando. É preciso ser agressivo, ir para cima. Com os vendilhões, Jesus não ficou oferecendo a outra face…

Responder

    Mário SF Alves

    25 de junho de 2015 às 22h16

    Disse bem, Abo. Trata-se disso mesmo. São futriqueiros. E são eles que alimentam um exército de coxinhas a-históricos, politicamente subdesenvolvidos e igualmente caluniadores e fuxiqueiros.

    Depois que tiveram acesso às tecnologias de comunicação sem fio aí é que a coisa desandou de vez. Nunca tanto preconceito, tanta superstição, tanta arrogância e tanta difamação foram tão difundidos.

    Antes e em circunstâncias idênticas de combate a projetos nacionais de desenvolvimento socioeconômico o circo de horrores ficava por conta de carolas paranoicas de terço nas mãos. Hoje, não, hoje são @s [email protected] e @s [email protected] que jamais tiveram o necessário conhecimento de Geografia e História.

Bernardo

25 de junho de 2015 às 19h48

Acho que estamos dando muita importância para quem não merece. São todos canalhas e vagabundos que não vão entender nunca a razão pela qual Lula é reconhecido como grande estadista e líder nacional. Temos que ficar atentos e largar prá lá, não sem antes o Instituto Lula ajuizar esta turma para reparações morais e também financeiras; que o dinheiro seja revertido para instituições de caridade. Eles são desprezíveis.

Responder

Francisco

25 de junho de 2015 às 19h22

A origem desse problema?

A Comissão da Verdade fuleira que Dilma (PT) fez.

A nomeação fuleira que Lula (PT) fez de Ministros do STF que mantiveram a Lei da Anistia.

A ação ilegal de Lula e Dilma (PT) para impedir as Operações Sathiagraha e Castelo de Areia.

O promessa feita em cadeia nacional de rádio e TV de processar a Veja que Dilma (PT) não cumpriu.

O não cumprimento da promessa de fazer uma Lei de Mídia por Lula (PT) e Dilma (PT)

Votei nos dois (nas duas vezes) e, portanto, tenho autoridade para afirmar: é um concurso de mentirosos.

Responder

abolicionista

25 de junho de 2015 às 18h48

O país precisa de um Unabomber…

Responder

    Francisco

    25 de junho de 2015 às 19h23

    O país precisa que alguém NÃO SEJA Unabomber…

    abolicionista

    28 de junho de 2015 às 15h34

    Foi a conciliação que nos trouxe até aqui…

Eduardo

25 de junho de 2015 às 18h17

A Folha perdida perdeu o “time” ! Ainda é cedo para fazer essas vagabundagens juntamente com o DataFolha! Lula ganhará as eleições só em 2018! Não é agora! Seguro morreu de velho! Faz agora porque não sabe se existirá em 2018!

Responder

renato

25 de junho de 2015 às 18h13

Sei que não temos JUSTIÇA IGUALITÁRIA no BRASIL..
Sabemos disto..isto é REAL, não é invenção nem
politicaria..
Conheçemos isto desde que nascemos e criamos
alguma inteligência..
Isto não é um previlégio nosso, do BRASIL.
A falta de JUSTIÇA, é conhecida desde o DNA do
SER HUMANO..
MAS acreditamos na FORÇA da RAZÂO..
PERGUNTA—-
Qual o limite da VEjA?
Qual o LIMITE da DIREITA?
Qual o LIMITE da FOLHA?
QUAL o limite da GLoBo?
Quem é que coloca estes limites?
Pior que a menor maioridade..é ver
gente VELHA cometendo crimes, e permanecendo
IMPUNES..
A coisa tem que ocorrer aqui, nesta terra..
E estas pessoas acham que podem praticar terrorismo
no meu BRASIL, e ficar por isto mesmo…no ,mesmo tempo
que parlamentares perdem seu tempo procurando um
EX- GAY, e mostrando fotos pornograficas em pleno
TETO DO POVO..
EU quero punição para isto…por favor meu Presidente..
Já não suporto mais bandalheiras..

1. Imposto de Renda da Rede Globo.
2. Rede Globo na Ditadura.
3. Aécioporto
4. Transferência do Aeroporto de Claudio p/ Prefeitura.
5. Revista Veja
6. Saúde de Minas Gerais – desvio de 7,6 bilhões.
7. Corpo encontrado nas terras de Aécio
8. Cocaina 450 Kg – com os Perellas.
9. Aécio Parentesco com traficantes
10. Privataria Tucana
11. Comissão da Verdade – Anistia.
12. Sabesp..
13. Tapetão Tucano.
14. Gilmar Mendes e o outro Aires Brito.
15. Crimes de Maio
16. Denuncias do Policial Civil contra Aécio a MP.
17. Jatinho que transportava Marina, tem dono?
18. Direito de resposta e regulamentação da Mídia.
19. Planos de saúde que se Utilizam do SUS.
20. Indústria de Armas financiam deputados.
21. Pesquisas nas eleições.
22. Propagandas do Governo nas Mídias.
23. SABESP…falta de água e aumento de água.
Tudo isto ficou na balela…como poderemos acreditar
na JUSTIÇA.
Quem tem RAZÃO não perde a LUTA..!!!
.

Responder

Eduardo

25 de junho de 2015 às 18h10

À folha perdeu o “time” o Lula será candidato e ganhará as eleições é em 2018! Não é agora! A folha pode ter feito isso agora, porque é quase certo que não mais existirá em 2018!

Responder

Julio Silveira

25 de junho de 2015 às 17h07

É quero ver quando o vento virar e essa turma for parar na cadeia que deseja para os outros. Um dia a justiça no Brasil vai ter que ser igual para todos.

Responder

    Vinicius

    25 de junho de 2015 às 18h30

    Com certeza,Julio.


Deixe uma resposta

Apoie o VIOMUNDO - Crowdfunding
Loja
Compre aqui
A mídia descontrolada

O livro analisa atuação dos meios de comunicação e traz uma coletânea de artigos produzidos por um dos maiores especialistas do Brasil no tema da democratização da comunicação.