Indiciamento de Teixeira pela PF pode aumentar pressão de Temer sobre a Globo

Tempo de leitura: 3 min

Campos Pinto (da Globo) entre os gângsters Ricardo Teixeira e J. Hawilla, dono de afiliadas da Globo, na Argentina; Campos Pinto em elogio público a Marin e Del Nero, sucessores de Ricardo Teixeira, quando ambos poderiam ameaçar os negócios da Globo com a CBF; Campos Pinto perdeu o emprego, Del Nero foi indiciado nos EUA, Marin e Hawilla se tornaram delatores do Fifagate. Tutto buona gente.

“2015 vai entrar na história do futebol brasileiro como um grande ano. O ano em que há poucas semanas o presidente José Maria Marin passou o bastão para o presidente Marco Polo. Presidente Marin, em nome do grupo Globo, em meu nome, eu gostaria de agradecer todo o carinho, toda a atenção com a qual o senhor sempre nos brindou, sempre aberto a discutir os temas que interessam ao futebol brasileiro, dos quais me permito destacar, o novo formato da Copa do Brasil, que deu mais charme a essa competição promovida pela CBF, que é a verdadeira competição do futebol brasileiro”. Marcelo Campos Pinto, ex-todo poderoso do futebol da Globo, em elogio público a Marin e Marco Polo, depois que eles demonstraram ser tão capachos dos interesses da Globo no futebol quanto Teixeira.

Ricardo Teixeira será indiciado pela Polícia Federal

Por Jovem Pan 21/07/2017 17h37

De acordo com informações do repórter Wanderley Nogueira, da Rádio Jovem Pan, as autoridades brasileiras receberam documentos de Espanha, Estados Unidos e Suíça nos quais constam “provas de falsidade ideológica, apropriação indébita e evasão de divisas” envolvendo o ex-dirigente.

Os papéis revelam que Teixeira fazia parte de uma “organização criminosa transnacional” e usava a Seleção Brasileira para lavar dinheiro.

A suspeita é de que, ao lado do ex-presidente do Barcelona Sandro Rosell, o ex-mandatário da CBF tenha lucrado 15 milhões de dólares (cerca de R$ 49 milhões) com a venda de direitos de imagem de jogos do Brasil a uma empresa do Catar.

O indiciamento não significa, necessariamente, que Ricardo Teixeira será preso pelos agentes brasileiros.

No entanto, pode servir para que os advogados do ex-dirigente recomendem a ele que enfrente o FBI e assine um acordo de delação premiada nos Estados Unidos.

Segundo Wanderley, Teixeira decidiu, também, não atender a telefonemas de pessoas que estão sendo monitoradas pelas autoridades.

Nesse momento, afinal, qualquer cuidado é pouco…

PS do Viomundo: Se a PF de fato indiciar Ricardo Teixeira, aumenta a pressão sobre a emissora, o que beneficia Michel Temer. Como se sabe, a Globo quer substituir Temer por Rodrigo Maia, o presidente da Câmara.

O futebol é o fio desencapado da Globo. Quando Teixeira caiu, denunciado por desviar R$ 30 milhões da FIFA, mereceu uma reportagem elogiosa no Jornal Nacional.

Com a ascensão de José Maria Marin e Del Nero na CBF, Marcelo Campos Pinto — o homem-forte do futebol da Globo, parceiro de churrasco de Teixeira — passou a disparar e-mails elogiosos à nova gangue, que elogiou publicamente.

Kléber Leite, da Klefer, empresa de marketing do futebol que sofreu busca e apreensão no Rio de Janeiro, é outra bomba relógio do futebol. Ele obteve na Justiça do Rio, da juiza Débora Valle de Brito, da nona vara criminal, uma decisão que sustou a colaboração do MPF com o FBI na investigação do Fifagate.

O FBI não pode receber os documentos sobre cartolas brasileiros obtidos na busca e apreensão, inclusive os que potencialmente podem envolver a Globo.

O MPF entrou com recurso, mas ele dorme há mais de um ano na gaveta do desembargador Napoleão Nunes Maia Filho, no STJ. A quem interessa evitar a colaboração? Façam suas apostas.

Leia também:

Lula despreza Doria e chama Alckmin para a briga


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Lula me Lamour

O que não vai faltar é quem queira jogar Teixeira, o supere amigão de FHC, Aécio e Temer, no colo de Lula

Deixe seu comentário

Leia também