Nesta sexta, greve geral dos petroleiros: Contra plano de negócios da Petrobras e o projeto de Serra

Tempo de leitura: 3 min

1 - image001

Assembleias nas plataformas têm apontado adesão dos trabalhadores à paralisação

Petroleiros de todo país fazem greve geral nesta sexta (24)

Paralisação é uma advertência contra desinvestimentos da Petrobras e repúdio ao projeto de Serra para entrega do pré-sal

por Luiz Carvalho, com informações de FUP e Sindipetro-NF 

Os petroleiros promovem nesta sexta-feira (24), em todo o país, 24 horas de greve em defesa da manutenção dos investimentos na Petrobrás e contra o novo Plano de Gestão e Negócios aprovado pelo Conselho de Administração da empresa. A expectativa é que cerca de 60 mil trabalhadores cruzem os braços.

O novo plano é uma ameaça clara à sobrevivência da empresa como estatal, na medida em que prevê cortes de 89 bilhões de dólares em investimentos e despesas, além da venda de ativos de patrimônio da ordem de 57 bilhões de dólares.

A greve nacional de 24 horas é uma advertência da categoria à atual política da gerência que pode desmantelar o Sistema Petrobrás, pondo em risco milhares de empregos, especialmente os dos terceirizados da companhia e suas subsidiárias. Em todos os sindicatos, as bases estão aprovando por amplíssima maioria a indicação de paralisação da FUP.

A paralisação também repudiará o Projeto de Lei do Senado (PLS) 31/2015, que muda o regime de partilha na exploração do pré-sal. A mobilização da categoria derrubou a urgência para o texto, que agora será discutido durante 45 dias em uma Comissão Especial no Congresso Nacional. A seguir, o projeto volta ao plenário do Senado para apreciação, sob vigilância da federação dos petroleiros, que retomará a mobilização em Brasília a partir da primeira semana de agosto, quando termina o recesso no Congresso.

A proposta do senador José Serra (PSDB-SP) retira a obrigatoriedade de a Petrobras entrar com aos menos 30% dos investimentos na perfuração dos blocos e ser a operadora única da camada do pré-sal, conforme determina a Lei de Partilha nº 12.351/2010.

Durante a 5ª Plenária Nacional da FUP (Federação Única dos Petroleiros), na qual os trabalhadores costumam definir a pauta da campanha salarial que tem data-base em 1º de setembro, a categoria deliberou priorizar a luta contra o projeto e contra a venda de ativos da Petrobras.

Federação Única dos Petroleiros também indicou às bases a aprovação do desconto de 2% da remuneração da categoria nos meses de agosto e setembro e a não devolução do imposto sindical deste ano para o financiamento das campanhas em defesa da Petrobrás e do Brasil e contra os desinvestimentos anunciados no Plano de Negócios. Desse montante, 50% serão destinados à Federação e 50% para o sindicato. Também estão sendo aprovas assembleias permanentes e Estado de Greve na categoria.

Os sindicatos orientam os trabalhadores das plataformas que não realizaram assembleias a reunirem os trabalhadores a bordo para aprovarem a adesão ao movimento. A entidade avalia que é muito importante que as unidades acompanhem a decisão da maioria para que a paralisação seja forte e dê o recado contundente contra o plano de desinvestimentos da Petrobrás e contra o projeto de lei que quer mudar o sistema de partilha no pré-sal.

Petroleiros assembleia em plataformasConfira as reivindicações dos petroleiros

1 – Manutenção de todos os direitos dos trabalhadores.

2 – Recomposição do efetivo.

3 – Nova estrutura organizacional.

4 – Nova política de saúde, meio ambiente e segurança.

5 – Manutenção da Petrobrás Distribuidora S/A.

6 – Manutenção dos investimentos nos campos maduros.

7 – Incorporação integral de unidades controladas e subsidiárias (Entre elas a Transpetro).

8 – Conclusão dos projetos iniciados em 2014 (Abreu e Lima, Comperj, Fafen e plataformas).

9 – Manutenção dos investimentos na indústria nacional.

10 – Disponibilidade Unidades Termelétricas para atendimento das necessidades do País.

11 – Manifestação de plena condição e de interesse em permanecer como operadora única dos campos do pré-sal.

 Leia também:

Rangel, da FUP: Governo Dilma precisa assumir o papel estratégico da Petrobras para a economia nacional


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

    FrancoAtirador

    .
    .
    (https://twitter.com/cartamaior)
    (https://www.facebook.com/facecartamaior)
    .
    .

    Bonobo de Oliveira, Severino

    Nos anos 50 a pregação do supremacia branca norte americana e européia era inoculada na mente dos brasileiros por meio da máquina de propaganda de Hollywood. Depois veio a Ditadura e criou o GLOBO e ficou tudo mais fácil. A GLOBO investe há 50 anos na destruição da auto estima do povo brasileiro que aprendeu nas suas telinhas que nada que se faça ou produza no país tem valor e tudo de bom que existe no mundo vem ou está no hemisfério norte. Daí para empurrar os mitos Fernando Collor, Caçador de Marajás e Fernando Henrique, Estadista foi um passo, até o sucesso das mil e uma patifarias na época da Privataria Tucana que, até hoje, como a Ditadura, nunca foi investigada e os atores protagonistas das condutas delitivas praticadas nunca foram sequer investigados, muito menos julgados, porque no JN esses criminosos são tratados como heróis.
    Os males causados por 50 anos de atuação deletéria desses sistema perverso de destruição de valores não podem ser mensurados sem um estudo minucioso, trabalhoso e prolongado, mas um exemplo fica claro e ficou evidente na Avenida Paulista em 15/03. Bastava observar os abestados da Classe Média Maiami posando para selfies ao lado dos seus heróis do Batalhão de Choque da PM. Só isso é indicativo da realização da profecia de Joseph Pulitzer. A GLOBO conseguiu produzir uma parcela da sociedade pior do que a própria GLOBO.

Morvan

Boa noite.

Carissimi del VOM:

Postei esta importante notícia, lá no CAf, para maximizar, se possível, o conhecimento sobre este importantíssimo movimento contra o novo Plano de Negócios da Empresa, aliás, bem condizente com o que querem os abutres, ou seja, inviabilizá-la, para adquiri-la a preços “módicos”, e contra o Projeto de desmanche do Entregão Tarja-Preta, o Joseph Schevron.

Saudações “O Pré-Sal É Do Povo Brasileiro; Vamos Enfrentar Os Golpistas E Defender A PetroBrás; sem Controle do Judiciário, o Brasil será eternamente uma Fábrica de Golpes“,
Morvan, Usuário GNU-Linux #433640. Seja Legal; seja Livre. Use GNU-Linux.

FrancoAtirador

.
.
Ninguém sabe quem está por trás da #TarjaPreta
.
da MEFU [Mídia-Empresa Fascista Ultraliberal]
.
(http://imgur.com/2E9JV1C)
.
(https://twitter.com/hashtag/TarjaPreta?src=hash)
.
(http://www.megacidadania.com.br)
.
.

Deixe seu comentário

Leia também