VIOMUNDO

Diário da Resistência


Denúncias

Gilmar Mendes acusa: Lula é “central de divulgação” de informações sobre sua ida a Berlim


29/05/2012 - 20h13

Debora Zampier, repórter da Agência Brasil

Brasília – O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes apresentou hoje (29) documentos da viagem que fez à Alemanha, em abril do ano passado. Mendes mostrou os documentos a jornalistas antes de ir à sessão de julgamento da Segunda Turma do STF.

Os papéis apresentados pelo ministro mostram que ele esteve na Europa entre 12 e 25 de abril, para participar de um evento acadêmico na Universidade de Granada. A passagem de ida, de Guarulhos (SP) a Granada (Espanha), com conexão em Madri, e a passagem de volta, trecho Berlim–Frankfurt (Alemanha)–Guarulhos (SP)–Brasília, foram pagas pelo STF e custaram R$ 16,1 mil.

Os documentos também mostram que a viagem de volta ao Brasil começou em Berlim por conveniência do próprio ministro e  que as diárias de 17 a 25 de abril não foram pagas pelo tribunal. “Vocês sabem que desde 1989 eu frequento a Alemanha todo o tempo, tenho uma filha que mora lá, dou aula lá. Vão ver as passagens tiradas pelo STF”, justificou Mendes.

Mesmo garantindo que não pegou carona com o senador Demóstenes Torres (sem partido-GO), Mendes disse que não veria problemas em fazê-lo. Ele lembrou que foi duas vezes a Goiânia a convite do senador, uma com o ex-ministro do Supremo Nelson Jobim e o atual ministro Antonio Dias Toffoli, e outra com Toffoli e a ministra do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Fatima Andrighi. “Agora, por que esse tipo de notícia? Se eu tivesse pegado o avião, se ele [Demóstenes] tivesse me oferecido? Eu tinha algum envolvimento com o eventual malfeito dele?”

O ministro atribuiu ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva a responsabilidade pela divulgação de informações sobre a viagem à Europa que, segundo ele, nada tem de ilegal. Segundo Mendes, Lula recebeu essas informações de “gângsters” e “bandidos” interessados em plantar notícias falsas.

Perguntado por jornalistas se Lula seria a fonte dessas notícias, Mendes respondeu:. “As notícias que me chegaram são que sim, que ele era a central de divulgação disso, o próprio presidente”. E completou: “Colegas de vocês [jornalistas] que me disseram isso”.

Mendes disse que as informações falsas de que teria relações com Demóstenes e com o empresário goiano Carlinhos Cachoeira são uma tentativa de desmoralizar o Supremo, que está prestes a iniciar o julgamento do mensalão.

“O objetivo era melar o julgamento do mensalão, dizer que o Judiciário está envolvido em uma rede de corrupção. Tentaram fazer isso com o [procurador-geral da República, Roberto] Gurgel e estão fazendo isso agora”.

Edição: Vinicius Doria

Leia também:

Demóstenes Torres: “Redescobri Deus. Se eu cheguei até aqui, é porque readquiri a fé”

Maierovitch: Gilmar Mendes pode ter cometido crime contra a honra de Lula





121 comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do VIOMUNDO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie. Leia o nosso termo de uso.

Pitagoras

13 de junho de 2012 às 22h21

Estaríamos reconfortados se nesse judiciário houvesse um só Gilmar. Existem, desgraçadamente, milhares deles infelicitando esse país.

Responder

Voar contradiz versão de Gilmar Mendes « Viomundo – O que você não vê na mídia

31 de maio de 2012 às 19h08

[…] 2. Apresentou documentos que mostram que ele esteve na Europa entre 12 e 25 de abril. […]

Responder

Jose

30 de maio de 2012 às 14h50

Observem o detalhe: Gilmar – “Perguntado por jornalistas se Lula seria a fonte dessas notícias, Mendes respondeu:. “As notícias que me chegaram são que …”. Isto quer dizer, ele apenas simplesmente transmite o que ouviu dizer. Por isso que não há como processa-lo, ele não está acusando. Infelizmente,fofoca ainda não dá cadeia neste País.

Responder

Panino Manino

30 de maio de 2012 às 13h03

Eu quase chego a achar engraçado quando vejo o Gilmar Mendes cercado de jornalistas dizendo que “não vai mais falar sobre esse assunto” e em seguida indo conversar em salas fechadas com jornalistas sem rosto das Organizações Globo.

Incrível como em dois dias supostas insinuações se tornaram longas conversas e ameaças na cara dura, e com Lula relevou a ele todo o seu esquema sórdido.
É fantástico esses tempos em que vivemos, me sinto assistindo a história acontecendo diante dos meus olhos.

Responder

giovani montagner

30 de maio de 2012 às 11h54

eu devo ser muito burro mesmo, até agora não entendi a relação entre as cpmi do cachoeira com o julgamento do mensalão como afirmam gurgel e mendes.

Responder

Julio Silveira

30 de maio de 2012 às 11h29

Tem gente que acha que o Lula calado é um poeta, e que portanto seu silencio seria o melhor remédio. Essa gente, acostumada a fazer o jogo da casa grande, aceitam o dedo apontado para as fuças e a se submeter humildemente e humilhantemente, numa aceitação cultural de inferioridade. Precisam urgentemente rever seus conceitos, entender o que está em jogo. Aprender algo sobre o significa de cidadania. Calar quando se é acusado em assunto de tal gravidade e sem provas, tudo baseado no grito, como naqueles momentos juvenis em que a gangue cria um culpado e pela força a vitima tem que assumir a culpa, estará categoricamente demonstrado aceitar isso é muita covardia. O Lula não precisa passar pelo exame de admissão da elite que sempre dominou o país, do povo sim. Aceitar o pode entrar dos representantes dessa high Society tupiniquim ainda desacostumados a concorrer com outras classes, seria um tremendo retrocesso para o Brasil que se pretende. E ao meu ver é isso que sempre esteve em jogo.

Responder

henrique de oliveira

30 de maio de 2012 às 09h52

O que fez Gilmar Dantas de bom para o BRASIL?

Responder

ricardo

30 de maio de 2012 às 08h57

Chantagista, gângster e bandido. Tá bom ou quer mais?

Responder

Maria Izabel

30 de maio de 2012 às 08h56

Caramba. Gilmar Mendes parece alguém que peidou no elevador, e é o primeiro a dar o alarme com medo de ser descoberto… Parece histérioc. Mas a histeria do minsdtro contrasta com o silencio de Lula e do PT. Confio no Lula, ele sabe o que faz. Por nada, ele esta sendo linchado todos os dias na grande mídia. Imaginem se abrisse a boca. Ia ser pedurado da cabeça para baixo e surrado até a morte. Metaforicamente falando. Que querem matá-lo eu não tenho a menor dúvida. Não respeitam nada nem o Presidente como indivíduo, nem seu lagado, nem os brasileiros que apoiam ele. Não vai sobrar nada … Eu já perdi meu sono, minha gastrite não me deixa dormir.

Responder

Yarus

30 de maio de 2012 às 07h40

“Exame de voz destaca “segmentos fraudulentos” em fala do ministro Gilmar Mendes”
http://noticias.bol.uol.com.br/brasil/2012/05/29/exame-de-voz-destaca-segmentos-frauduluentos-em-fala-do-ministro-gilmar-mendes.jhtm

Responder

Yarus

30 de maio de 2012 às 07h35

“Jornal O Globo promove campanha contra Lula no Twitter

Então, leitor, se faltava algo para a grande imprensa brasileira comprovar que se converteu em partido político, não falta mais. O segundo (?) maior jornal do país lançou mão do recurso mais banal da política contemporânea para um grupo político atacar outro. O que será que o TSE acha disso?”
http://www.blogdacidadania.com.br/2012/05/jornal-o-globo-promove-campanha-contra-lula-no-twitter/#comment-292481

Responder

Yarus

30 de maio de 2012 às 04h13

“Jornal O Globo promove campanha contra Lula no Twitter”

http://www.blogdacidadania.com.br/2012/05/jornal-o-globo-promove-campanha-contra-lula-no-twitter/#comment-292481

Responder

sérgio

30 de maio de 2012 às 01h20

Quantos jatinhos tem o Demóstenes ?

Responder

Jorge Portugal

30 de maio de 2012 às 01h10

Nós ficamos aqui igual a bobo se lamentando e Lula e o PT calado. Ou estão fazendo todos de bobo porque tem realmente culpa no cartório. Vários ministros caíram por causa da Veja e Globo e até agora não provaram ao contrario. Ainda tenho que assistir esse Arnaldo Jabor chamar o ex-presidente de incompetente e defender Gilmar Mendes.
Joaquim Barbosa – E nem vossa excelência! Vossa excelência está destruindo a justiça deste país.
Joaquim Barbosa – E vem agora dar lição de moral em mim? Saia à rua ministro Gilmar, saia à rua.
Joaquim Barbosa – Vossa excelência [Gilmar Mendes] não tem nenhuma condição…

Joaquim Barbosa – Vossa excelência não está não. Vossa excelência está na mídia destruindo a credibilidade do Judiciário brasileiro. Quando vossa excelência se dirige a mim, não está falando com os seus capangas no Mato Grosso, ministro Gilmar.

Será que todos esqueceram?

Responder

Jorge Portugal

30 de maio de 2012 às 00h59

Eu vou escrever aqui: Se passarem esses 3 anos que faltam para o fim do governo Dilma se não for apurada essa denuncia do Gilmar Mendes contar o presidente Lula, e se nesses anos ficar por isso mesmo, Eu nunca mais voto no PT e nem na esquerda, esquerda para mim será passado, não só para mim, mas também para minha familia inteira e ainda farei as cabeças de amigo. Não acredito que o PT é frouxo nem a esquerda.

Responder

    Gustavo Pamplona

    30 de maio de 2012 às 01h45

    Amigo… não vai acontecer nada… e pode ter certeza que vai ficar por isso mesmo.

    O corporativismo no Judiciário é tão grande, e isto até me lembra uma discussão que rolou aqui no “Vi o Mundo” tempos atrás quando o Gilmar Mendes foi presidente do Supremo onde o Azenha fez uma pergunta: Como dar um impeachment no presidente do Supremo?

    Detalhe: Estou com uma preguiça de consultar a busca do “Vi o Mundo” mas lembro que rolou uma discussão disto um tempo atrás aqui, mas basta que o Senado proponha e faça uma votação (eu até que sabia disto) mas conforme sabemos o Sarney tem certa amizade com o Gilmar além do mais o Senado é “engessado”.

    E continue votando no PT, é o melhor para o país… Você quer que o PSDB volte?

    Acho que é esta a diferença entre o PTista real (meu caso) e o digamos, de “ocasião”… não sou afiliado ao partido (e nunca farei isto), mas eu nem penso duas vezes antes de votar, bato 13 direto e nem voto mais para deputado federal/estadual, vereador, voto na legenda.

    Eu não perco meu tempo escolhendo candidato mais. Senão tiver do PT disponível eu voto no apoiado pelo PT. Ou seja o aliado.

    —-
    Desde Jun/2007 sabendo que o PT é o melhor para o país no “Vi o Mundo”! ;-)

    Sagarana

    30 de maio de 2012 às 07h53

    Noosssaaaaa, isso eh que eh argumentação.

    Gerson Carneiro

    30 de maio de 2012 às 06h55

    Se o Lulo e o PT forem ao Judiciário a cada vez que diariamente essa gente fizer insinuações ou falsas acusações contra eles, o Judiciário não suportará a demanda.

Fabio Passos

30 de maio de 2012 às 00h52

O Protógenes Queiroz joga luz sobre a estratégia furada do crime organizado:

“Nota sobre as declarações de Gilmar Mendes”
http://blogdoprotogenes.com.br/?p=3369


Ao povo brasileiro: como todos e todas puderam recentemente testemunhar, o ex-presidente do STF, Sr. Gilmar Mendes, fez declarações à revista Veja, ao site Conjur, aos jornais Globo e Folha de S. Paulo nesta semana, repercutido em diversos meios de comunicação, envolvendo o ex-presidente Lula e também o ex-ministro Nelson Jobim. Tanto foi assim que o próprio Gilmar Mendes teve que retificar tais declarações em seguida, na Rede Globo em 29/05.

Desta vez a tentativa de blindar o crime organizado não deu certo. Felizmente, o trabalho da CPMI do Cachoeira já transcendeu o poder de obstrução dos corruptos, corruptores e do Sr. Gilmar Mendes. Não adianta mais tentar ganhar no grito ou querer dispersar o foco objetivo da CPMI por meio de mentiras.

A casa caiu prá quadrilha de carlinhos cachoeira.

Responder

    Mário SF Alves

    30 de maio de 2012 às 13h00

    Prezado Fábio,

    Seu comentário me lembrar o nosso FrancoAtirador. E por falar nele, por onde ele anda?

Messias Franca de Macedo

30 de maio de 2012 às 00h49

ESCUTA ESSA!

Arnaldo ‘Já-vou’ “dos Marinhos”(!) disse que o ex-presidente Lula “tentou chantagear o [Supremo! – adendo nosso] Gilmar Mendes, causando este alvoroço na nação, porque tem inveja da presidente Dilma.” Completou: “Sim, a presidente Dilma Rousseff tem vida própria, enquanto Lula só viceja no atraso político!” [Inopinadamente, Dilma Rousseff deixou de ser ‘o poste’ providenciado por Lula! – de novo, adendo nosso].

RESUMINDO A CONVERSA MOLE! estrelinhas rutilantes levitaram a partir dos olhinhos extasiados do âncora William ‘Caras & Bocas’ Waack!

Ley dos Medios Já Passou da Hora!

República Destes Bananas Golpistas, Terroristas, Lacaios, Antinacionalistas…
Bahia, Feira de Santana
Messias Franca de Macedo

Responder

Fabio Passos

30 de maio de 2012 às 00h22

o gilmar dantas tem uma conversa de “avoado” não é?
Uma hora gilmar mentes diz uma coisa… em seguida gilmar dantas desmente.

Eu realmente não consigo mais depreender nada do que ele esta inferindo…

Só quero que ele explique a “coincidência” de ter trabalhado pra quadrilha de carlinhos cachoeira na fraude do grampo sem áudio.

Estes bandidos do crime organizado tem de ir prá cadeia.
E trabalhar na veja ou no stf não é álibi prá cometer crime.

Responder

Fabio Passos

30 de maio de 2012 às 00h07

Sergio Lirio relembra que gilmar dantas não paga imposto prá fazer papelão com apoio do PIG:

Velha mídia
O inverossímil Gilmar
http://www.cartacapital.com.br/politica/o-inverossimil-gilmar/


Na primeira vez que a triangulação Veja-Demóstenes Torres-Gilmar Mendes funcionou, coube ao então presidente do Supremo Tribunal Federal o papel mais absurdo.

(…)

Agora o ministro do Supremo reedita uma dobradinha com a Veja (desta vez não foi possível contar com os serviços do senador Torres, por motivos de força maior, como sabemos).

Responder

Fabio Passos

29 de maio de 2012 às 23h59

Será que o alvaro dias vai ameaçar bater no Lula se não pararem as investigações da ligação entre gilmar dantas e carlinhos cachoeira?

Responder

José Lucena

29 de maio de 2012 às 23h58

O melhor que o Ministro Gilmar Mendes faria ao Gilmar Mendes, hoje, seria voltar, imediatamente, para Berlim. Homem, tire férias, vá rever sua filha, saia de circulação, deixe a poeira abaixar. A CPMI vai passar e com ela passarão os problemas. Ou prefere entrar no LEXOTAN, DORMONID, semelhantes ou genéricos? O Demostenes ja disse que entrou em depressão, tomou umas bolinhas para dormir que não o fez dormir. Quer seguir o companheiro? Assim, será muito companheirismo! O mais grave, está detonando seu/nosso tribunal maior.

Responder

    Mário SF Alves

    30 de maio de 2012 às 13h09

    E assim, quem sabe, nas horas vagas, ele se livraria um pouco dessa ideia fixa de sequestrar da respublica e, de quebra, lhe sobraria um tempinho pra tramar um novo incêndio do Reichstag.

Aline C Pavia

29 de maio de 2012 às 23h22

♫♪ Mentes tão bem, que até parece verdade o que você me fala… ♫♪ (Gilmar Mentes Tão Bem, ministro do STF)

Responder

Rodrigo Carvalho

29 de maio de 2012 às 23h18

TÁ CLARO COMO ÁGUA QUE GILMAR DANTAS TORRES IMPLOROU PELO TAL ENCONTRO PQ “ELE” É QUE PRECISA DE PROTEÇÃO, POR ISSO FOI PROCURAR UM ADVOGADO E UMA PESSOA INFLUENTE NO PT PARA SE SAFAR.

Responder

ricardo

29 de maio de 2012 às 23h10

Dará um furo de reportagem quem descobrir o paradeiro de Lula.

Responder

Rodrigo

29 de maio de 2012 às 23h04

Prestem atenção no detalhe. Ele voltou no dia 25/4/2011, como confirmou com documentos. Quando foi mesmo a conversa do Cachoeira ‘ele tá com o Gilmar’? dia 23/4/2011.
‘Manda o jatinho buscar’ ‘Ele chega na segunda (que foi dia 25/4/2001) às 6 hs da manhã’ ‘É pra trazer eles pra Brasília, porque tá difícil de arranjar voo.’
Conclusão, um certo Gilmar veio de Berlim junto com Demóstenes, chegaram em Guarulhos e embarcaram no King Air do Cachoeira, coincidentemente no mesmo dia e horário em que chegava Gilmar Mendes ao Brasil, proveniente do mesmo destino. Quanta coincidência, não.
Quem será esse tal de Gilmar? Só vendo o manifesto de passageiros dos voos provenientes de Berlim que aterrisaram dia 25/4/2011 em Guarulhos.

Responder

    Fabio Passos

    29 de maio de 2012 às 23h36

    deve ser outro gilmar.
    gilmar mentes ou gilmar dantas

    Santiago

    30 de maio de 2012 às 00h07

    1 – Em depoimento ao Conselho de Ética do Senado, onde vem sendo investigado por quebra de decoro parlamentar, Demóstenes afirmou que Mendes tinha uma viagem de trabalho em Granada, enquanto ele estava em Praga, os dois marcaram de se encontrar em Berlim, onde mora uma filha do ministro.

    2 – Uma ligação interceptada pela PF no dia 18/4/2011, às 18:08 horas, mostra Carlinhos Cachoeira informando ao ex-funcionário da Delta e ex-vereador pelo PSDB, Wladimir Garcez, também preso durante a Operação Monte Carlo, que Demóstenes estava em Berlim. Em nova ligação, no dia 23/4/2011, às 19:31 horas, Wladimir pede autorização à Cachoeira para buscar o “Professor” (um dos codinomes de Demóstenes, segundo a PF), em São Paulo, no jatinho de alguém chamado Ataíde. Diz que está ele e Gilmar. Na degravação, a PF questiona entre parênteses (“?Mendes?”).

    Mais tarde, às 20:24 horas, Wladimir liga novamente para Cachoeira dizendo que não conseguiu falar com Ataíde e que mandaria o avião de Rossini. Cachoeira pegunta qual é o avião de Rossini e Wladimir responde: um jatinho King Air.

    Então, quando Demóstenes diz que a viagem não foi paga por Cachoeira, e que nunca viajou em avião de Cachoeira, porque o mesmo não tem avião, ele pode estar dizendo a verdade, mas sem esclarecer os fatos. Ou seja, que ele e GM estiveram em Berlim juntos; que, ao chegar em São Paulo, ele estava com Gilmar; que Cachoeira envia um avião para buscá-lo, o desse Rossini.
    O que as gravações sugerem é que Demóstenes e Gilmar (Mendes?) são íntimos e recebem favores de Cachoeira.

    Certo?

    Rafael

    30 de maio de 2012 às 01h07

    Ele falou que o STF pagou todas as passagens desde Brasília até Berlim, ida e volta. O que precisa ser comprovado é se ele veio ou não de São Paulo para Brasília no avião que o Cachoeira mandou a pedido do Demóstenes. Ter comprado e pago a passagem ida e volta antecipadamente, quando iniciou a viagem, não quer dizer que voltou para Brasília no vôo comercial.

Fabio SP

29 de maio de 2012 às 22h57

Daqui a pouco vão chegar à conclusão que, “assim como não houve o mensalão”, “não houve a reunião”… e vamos em frente.

Responder

Gerson Carneiro

29 de maio de 2012 às 22h54

Se, segundo Gilmar, Lula está usando “gângsters” e “bandidos” para difamá-lo, por que Gilmar não vai à Polícia?

Responder

    Fabio Passos

    29 de maio de 2012 às 23h35

    porque é capaz de ficar encarcerado. rsrs

    priscila maria presotto

    30 de maio de 2012 às 00h22

    Gerson, Gilmar Dantas Mentes ,não pode ir à polícia ,pois é o representante mor dos bandidos e gangsters…..

Fernando Jose

29 de maio de 2012 às 22h46

Olha só essa: MANOEL PASTANA, Procurador Regional da República, lotado na Procuradoria Regional da República da 4ª Região, localizada em Porto Alegre/RS, entrou com um processo criminal contra Thomaz Bastos advogado do Cachoeira, pra saber de onde vem os 15 milhões que ele recebeu para defender cachoeira. Todos os bens de Cachoeira são ilícitos e já foram confiscados. Inclusive já solicitou a quebra do sigilo bancario do Thomaz.

Leia a integra aqui:

http://congressoemfoco.uol.com.br/leia-a-integra-da-representacao-contra-thomaz-bastos.html

Responder

    Rafael

    30 de maio de 2012 às 01h16

    Será que é correto o ilustre advogado “lavar” a título de honorários por seu efetivo trabalho R$15 milhões arrecadados de modo ilícito pelo contraventor e chefe de quadrilha?

    Gil Rocha

    30 de maio de 2012 às 03h52

    O Cachoeira tá sem grana.
    Quem vai pagar são os amigos,
    só não sei quem são.

Roberto Locatelli

29 de maio de 2012 às 22h33

Como observou o Erivaldo em comentário, ninguém na CPI tinha falado nada sobre essa viagem do Gilmar à Alemanha. Por que Gilmar resolveu se justificar sobre isso? Hmmm, acho que a CPI deve investigar essa pista dada pelo próprio Gilmar.

PS.: delegado Paulo Lacerda foi visto no Congresso, conversando com parlamentares da CPI do Cachoeira.

Responder

    ANTONIO ATEU

    29 de maio de 2012 às 22h47

    lula é um hábil negociador. o gilmar sabe disso. então o teatro foi montado. da indignação à absolvição. tenho dito. pois alguem já dizia isso. o que importa é a demora ou melhor momento pra por a peça em ação. lula não é santo e gilmar não é demonio. lembrem-se nossa sociedades tem elites com interesses diferenciados. onde é cada um por si e deus por ninguem. vejam cachoeira e demostenes. a delta com sigilo quebrado nacionalmente. isso vai bater em muitas portas petistas, pemedebistas, tucanos enfim o roll partidário é grande. o que nos resta é por o bloco na rua. fica atento muitas mascaras vão cair outras irão se firmar. esse é o teatro politico dos vampiros brasileiros que nós chamamos de politicos.

    Roberto Locatelli

    30 de maio de 2012 às 10h15

    Acho que foi a maior furada o Lula ter ido se encontrar com esses gajos. Acho que o PT não devia ter relações com eles, Dilma não devia ter dado entrevista à Veja, Jilmar Tatto não devia ter recomendado ao PT fazer aliança com Kassab. Essas coisas apequenam o PT.

    Mário SF Alves

    30 de maio de 2012 às 14h33

    Roberto,
    Sobre essa possível furado do Lula, tem umas coisinhas aí que devem ser consideradas:
    1) Conforme noticiado, Lula recebeu visita dos dois “amigos”, John e Mentes quando em tratamento contra a doença que o acometeu. Ora, qualquer um (simples mortal) naquele estado de fragilização emocional se sentiria grato pela referida visita; afinal, são adversários ideológicos em relação ao projeto político “Brasil Um País de Todos”?;
    2) Ainda conforme noticiado, Lula estaria de passagem para o aeroporto, onde, nas imediações, se localiza o covil que deu azo à – por demais conhecida – reunião que resultou na reporcagem da #vejabandida. Portanto, não caberia aí o benefício da dúvida, e a coisa toda não se resumiria a um belo gesto de cordialidade?

    Fabio SP

    29 de maio de 2012 às 22h56

    Pois bem, começaram a falar depois da reunião, né mesmo?!?!? Por que será?

    priscila maria presotto

    30 de maio de 2012 às 00h23

    xiii Fabio até aqui com estas argumentações descabidas?

    Fernando

    30 de maio de 2012 às 00h38

    Fabio vc esta muito desinformado, desde os primeiros vazmentos da operação, todos que frequentam os blogs sujos sabiam desta viagem, bem como a palhaçada protagonizado por este Gilma Mendes no grampo sem áudio, alias esta viagem foi a ligação que faltava para desmascarar estes senhores, e os restos das gravações só vireram confirmar o que até o mundo mineral já sabia, como “intimação” para aniversário da esposa, emprego da enteada no gabinete do senador, ou melhor ainda como disse o senador “O Gilmar mandou buscar o processo da Acelg, se ele consegui tirar 1 ou 2 bilhões ela consegue se recuperar”.

    Aqui não tem retardados como nos blogs de esgoto que provavelmente vc coleta suas informaçãoes.

    Quanto ao encontro, pela conhecidência dos participantes, muito provavelmente, após serem desmascarados naquela palhaçada que os dois (Gilmar e Jobim) protagonizaram com o tal do grampo sem áudio, foram pedir desculpas ao Lula, e o Gilmar deve ter levado uma espinafrada do Lula que citou esta viagem para a Alemanha. O que deve te-lo deixado com a pulga atras da orelha. Ai um mês depois, quando viu que nem o PGR tava conseguindo enganar ninguém, ele resolveu se indignar. O dó.

    Agora ele dizer que o Lula espalhou sobre a viagem, só um ser prepotente como ele que não “escuta a voz das ruas”, como disse o Ministro Barbosa, para dizer uma asneira desta, pois há muito esta informação circula pelos blogs sujos.

    Agora tem que ser um asno para acreditar em um desequilibrado deste.

Regina Braga

29 de maio de 2012 às 22h26

” Meu presidente”…que com força acusa,com força será acusado.Cadê os grampos do cabelo?Cadê a Celg,e os dois bilhões?Cadê o Dantas e o Roger?Central de fofoca é a óia…porque vc deu entrevista?Por onde andas demóstenes e tú cachoeira?Cadê os jatinhos e os jantares? Tudo passa e passou.Chega das desonras para a justiça!Foi pego no pulo ou melhor na voz.

Responder

Gerson Carneiro

29 de maio de 2012 às 22h16

Não percam! Amanhã – Gilmar Mendes será o convidado especial da Sônia Abrão. E disse que vai contar tudo.

Responder

    Fabio Passos

    29 de maio de 2012 às 23h38

    vai contar que sofreu abuso… e que foi o Lula. rsrs

    priscila maria presotto

    30 de maio de 2012 às 00h23

    kkkkkkkkkkk!

Luiz Clete

29 de maio de 2012 às 22h06

A graça de tudo é quando a imprensa e a elite senta o pau na classe politica, nivelando todo mundo por baixo, não há problema alguma. Agora falar sobre UM ministro do supremo federal é tentar desmoralizar o tribunal. O sr. Darth Veja não é o STF e se pegarem ele no esquema, o STF continuará sua trajetória, já o babuciante meritissimo será defenestrado.

Responder

H. Back™

29 de maio de 2012 às 22h05

O Gilmar Mendes está parecendo com aquela pessoa que está presa em areia movediça. Quanto mais ele se mexe, mais ele afunda.

Responder

Gerson Carneiro

29 de maio de 2012 às 22h01

RT @JornalOGlobo: Merval Pereira: Lula, Gilmar Mendes e Jobim desrespeitaram a liturgia de seus cargos.

Ex-Presidente é cargo?

Responder

Fred Oliva

29 de maio de 2012 às 21h54

Gilmar é unha e carne com o Serra, que o chama de “Meu Presidente”… Quando menciona gangsters, fala com conhecimento de causa…

Responder

Ronald

29 de maio de 2012 às 21h46

Terça-feira, 29 de maio de 2010, 21:40hs. Alguém sabe do Lula??? Será que sua resposta se reduzirá a uma nota. Como eleitor, gostaria muito de saber o que Lula estava fazendo no covil.

Responder

    Antonio

    30 de maio de 2012 às 00h36

    Lula está fazendo o que tem que fazer, que é não dar trela pra esse loco.
    O fato de Gilmar não saber que necessita ter provas para acusar alguém é apenas outra demonstração da sua incompetência para o cargo que exerce.

Marcelo de Matos

29 de maio de 2012 às 21h32

Gilmar declarou, conforme publicado no blog do Noblat: “Tive diversas conversar com o presidente (ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva – PT) esses anos todos e nunca tinha experimentado uma sensação desse tipo. Me parece que ele próprio esteja sob pressão”. O próprio Noblat disse: “De duas, uma. Ou Lula ainda está sob o efeito de remédios contra o câncer na laringe, o que compromete seu apurado tino político, ou então se rendeu à certeza de que é mesmo infalível”. Nada a declarar sobre o que disse Noblat, mas, a mim me parece que quem está sobre pressão é o Gilmar, mais até que o Demóstenes. Convenhamos, não fica bem para um ministro do Supremo passar por tudo que ele está passando: amigo do Demóstenes, amigo do Cachoeira, caroneiro desse último e otras cositas más.

Responder

Gilmar Mendes admite dois voos em aviões cedidos por Demóstenes « Viomundo – O que você não vê na mídia

29 de maio de 2012 às 21h31

[…] Leia também: Gilmar Mendes acusa: Lula é “central de divulgação” de informações sobre sua ida a Berlim […]

Responder

Fabio Passos

29 de maio de 2012 às 21h29

É demais.
Agora gilmar dantas quer justificar seu comportamento de patife inventando mais mentiras e atacando sem parar o Presidente Lula?

que mais vai fazer?
chorar?

Esse gilmar dantas nem homem é.
é uma ratazana a serviço do crime organizado infiltrada no stf.

Um cupincha de carlinhos cachoeira que armou com demóstenes torres e a revista veja de rupert civita um golpe contra a República: O grampo sem áudio.

Tem de pagar na cadeia!

Responder

josé fernandes

29 de maio de 2012 às 21h28

Que a gente sabe que o dito-cujo (gilmar dantas) mentiu agente sabe..olha a prova.
http://noticias.bol.uol.com.br/brasil/2012/05/29/exame-de-voz-destaca-segmentos-frauduluentos-em-fala-do-ministro-gilmar-mendes.jhtm

Responder

Bonifa

29 de maio de 2012 às 21h25

Não convence nem um pouco. E não teria que dar satisfações algumas, porquê deveria chamar a imprensa para dar tantas explicações? A tentativa torpe e mal ajambrada de carimbar Lula como boateiro e espalhador de fofocas dá a medida de sua percepção esquizofrênica da realidade brasileira e seu pouco caso da inteligência dos brasileiros em geral. Vamos esperar pelas investigações da CPI.

Responder

Gerson Carneiro

29 de maio de 2012 às 21h21

Gilmar Mendes agora diz que Lula virou fofoqueiro. Não percebe que Lula tem até recomendação médica para evitar falar.

Responder

    Fabio SP

    29 de maio de 2012 às 21h32

    Poderia me dizer o que ele foi fazer lá… com o Jobim e o Gilmar?
    Fazer mímica?

    Gerson Carneiro

    29 de maio de 2012 às 23h28

    O Lula está em prisão domiciliar? Está proibido de ir aonde quiser ir, e proibido de manter contato com quem quiser? Está obrigado a dizer por onde anda e o que faz? Se o Lula colocar o pé para fora de casa ou conversar com quem quer que seja estará comentendo ilícitos? O lula não deve mais manter contato com ninguém que de alguma forma fez parte dos oito anos de seu governo?

    priscila maria presotto

    30 de maio de 2012 às 00h25

    Mímica fica com vc ….

    Ariton Cardoso

    29 de maio de 2012 às 21h46

    Eh, meu amigo Gerson, não sei aonde esse Gilmar quer chegar, tentar um retrocesso fazendo retornar o golpe militar de 64,ele não é louco de pensar que seja possível isso no Brasil de “ditadura nunca mais” esse Ministro vai acabar num presidio ou em um manicomio de loucos

    ricardo

    29 de maio de 2012 às 22h24

    Fechado para balanço?

Ariton Cardoso

29 de maio de 2012 às 21h20

Essa farsa criada pelo Ministro Gilmar Dantas a quem eu vejo como um dos togados de quem fala a mais valorosa das mulheres brasileiras Ministra ELIANA CALMON indignada com a presença no Judiciário brasileiro de pessoas a meu ver como esse traste Ministro do STF, que, para desmoralizar o Lula e o PT e provocar uma crise institucional no Brasil com acusações levianas e criminosas que nada mais são do que uma reação de desespero de quem se sente acuado diante da situação do momento que marcha a passos longos rumo ao que o povo brasileiro pediu e o governo Dilma quer, passar o Brasil a limpo e que vem fazendo nesses apenas 15 meses, o que os governos anteriores desde meio século, incluindo o governo Lula não fizeram, por omissão ou por covardia, o que permitiu ao banditismo a certeza de que isso nunca iria acontecer e está acontecendo e esse Ministro Gilmar do STF é sem sombra de dúvida um desses destruidores da pátria brasileira que corajosamente ainda teima em acreditar que nada pode acontecer contra o Sistema de corrupção e crime organizado que impera no país sob garantias constitucionais, tendo como defensores os mais importantes membros da Justiça como ele próprio que ainda se acha dono de crédito perante a opinião pública brasileira em quem ele tripudia desde início de suas atividades no STF. Acabou Gilmar, o Brasil no momento é outro pais e não o que voce pensa ainda controlar.

Responder

Fabio Passos

29 de maio de 2012 às 21h19

Responder

    Gerson Carneiro

    29 de maio de 2012 às 23h31

    Fábio, pode ensinar como colocar desenho nos comentários?

    Geysa Guimarães

    30 de maio de 2012 às 10h28

    Fábio,
    só esqueceram de combinar com o Jobim.

Sérgio Troncoso

29 de maio de 2012 às 21h17

Ué, eu leio um monte de notícia porcaria na grande imprensa, e não tinha visto ainda a central Lula de informações contra o Gilmar, só soube quando Gilmar disse… Será que é verdade? Gilmar Mentes mente? O Gilmar e a grande imprensa são um insulto a inteligência dos politizados, mas não é para eles que o imbróglio foi criado. Eles queriam uma desculpa para botar o “assunto mensalão” na pauta em contraponto a CPMI do Cachoeira/Demóstenes/Gilmar, e conseguiram. Isso não faz a menor diferença para os não neófitos, mas dá muito nó na cabecinha dos “Hommer Simpsons” do Bonner…
A luta continua!
Um abraço.

Responder

    Eduardo Souto Jorge

    29 de maio de 2012 às 22h06

    Meu caro Trancoso, e’isso. Nada pode ser mais claro que fatos e dados. Depois daquela reuniao do Mileniun, com a famosa frase””Nao temos uma oposicao confiavel, nos(o PIG) temos que ser a oposicao. Tudo vai ser tentado para desestabilizar o Governo do PT e qualquer governo popular.

trombeta

29 de maio de 2012 às 21h13

Mendes está visivelmente alterado, hoje, ele apresentou cópias de tiquetes de passagens aéreas para tentar mostrar que viajou às suas expensas à europa mas a viagem questionada e flagrada pelas escutas da PF é a feita no Brasil.

Hoje o portal IG publicou a informação de que Mendes reconhece que viajou com Demóstenes de SP para Brasília em jatinho bancado pelo esquema Cachoeira.

Eis a notícia:

“O ministro Gilmar Mendes, Supremo Tribunal Federal, quer aproveitar a discussão em torno de seu encontro com o ex-presidente Lula para tornar público logo, de uma vez, que esteve, sim, como o senador Demóstenes Torres numa viagem pela Europa.

Em abril do ano passado, Demóstenes e Gilmar viajaram de trem, com suas esposas, de Praga, na República Tcheca, até Berlim, na Alemanha.

Gilmar resolveu divulgar a viagem para tentar colocar um fim nas especulações a respeito. Inclusive de que, nesta mesma época, o bicheiro Carlinhos Cachoeira teria também viajado para a Alemanha”.

Tire as suas próprias conclusões.

Responder

    Jotace

    29 de maio de 2012 às 22h38

    O Ministro Gilmar Mendes é uma das vergonhas do Judiciário brasileiro e que a cada dia mais o enodoam. Agora, me pergunto, parafraseando aquele senador romano: ‘Até quando, Gilmar, abusarás da nossa paciência?’ Por quanto tempo ainda temos que suportar os abusos de seres como tu ? Jotace

Nazareno Lima

29 de maio de 2012 às 21h13

Passagem cara, hem?

Responder

Remindo Sauim

29 de maio de 2012 às 21h11

Foi um reporter da Veja que informou o Gilmar, a pedido do Cachoeira.

Responder

Gustavo Pamplona

29 de maio de 2012 às 21h10

[Gilmar e Demóstenes, Cachoeira e “Veja”: tudo a ver]

http://noticias.r7.com/blogs/ricardo-kotscho/2012/05/29/gilmar-e-demostenes-cachoeira-e-veja-tudo-a-ver/

—-
Desde Jun/2007 vendo a tudo no “Vi o Mundo”! ;-)

Responder

Cícero

29 de maio de 2012 às 21h07

São milhares de horas de conversas gravadas pela PF… Tem muita coisa ainda que não foi revelada.

Responder

Alexandre

29 de maio de 2012 às 20h56

Ele que se vire com lula, porque Rui Falcão convoca a militância? porque defender lula e o PT? Há tempos venho dizendo que a militância só serve para defender o PT e lula, mas na hora de decidir, na hora das prévias não tem chance porque lula não quer.

Ele se acha o dono do poder, dono dos aliados, dos membros petistas que ousam desafia lo ele passa por cima de companheiros históricos.Tudo fica claro, vejam em Pernambuco, em Sp com Marta suplicy humilhados pela força do lula, desrespeitando tudo e a todos.

Rui falcão quer que defenda lula? Não, ele que responda a Gilmar mendes, não faça do lula esse mito fora da presidência que não é. sE não bastasse dominar o PT, quer tudo em torno do Haddad, apequena o PT nos municipios em nome do Haddad. Rui Falcão presidente do Pt se rebaixa a ser um mero fantoche e não um presidente de fato de um grande partido.

lula o melhor presidente do Brasil, mas não esse lula atual, soberbo que desrespeita tudo e a todos. Isso não.

Responder

    Bonifa

    29 de maio de 2012 às 21h33

    Você como petista que agora despreza o Lula também não convence mais que o Gilmar, Alexandre.

    Alexandre

    30 de maio de 2012 às 01h04

    Ao contrário, não desprezo lula, só não sou obrigado a dizer amém a tudo que ele faz e fala. Na época das disputas em sp para prefeitura 2012 já me manifestei contra a atitude do lula da forma que fez para acabar com as prévias e também comentei sobre a imposição em Pernambuco em tirar João da Costa da disputa dessa maneira.

    No PT tem tantas correntes, as prévias mostram isso, então porque eu simples militante deveria defender aquilo que não concordo.

    Eduardo Souto Jorge

    29 de maio de 2012 às 22h01

    Alexandre, sinceramente eu nao imaginava que o Lula tinha essa forca toda. Controlar o PT e impor sua vontade na marra pelo Brasil a fora. Esse cara e’um Deus e nao um Mito.

    Alexandre

    30 de maio de 2012 às 01h07

    força claro que tenho se não teria meio mundo de políticos pedindo sua benção né, quem acompanhou mesmo na imprensa todo esse embate no PT sabe muito bem como pesa a força do lula em impor sua vontade. Mito é a gente que cria e é um perigo.

    Jotace

    29 de maio de 2012 às 23h00

    Caro Alexandre,

    Desculpa-me, mas o teu comentário me faz lembrar o caso do morcego, do qual dizem que costuma morder e depois assoprar. Sacudir pedras em Lula neste momento é fazer o jogo dos gilmares e cerras que envergonham o Brasil. Mesmo que depois das tuas pedradas venham palavras adocicadas…Pra teu governo e dos demais comentaristas que nos lêem, não faço parte do PT nem de nenhum outro partido, mas me dói – e envergonha – ver o Brasil entregue a baratas como um Ministro do quilate de Gilmar Mendes…Cordial abraço, Jotace

    Alexandre

    30 de maio de 2012 às 01h13

    Jotace, mas é aquele negócio, se não dão voz a militância, aqui ao menos é um espaço. A questão não é morde e assopra, por isso é bom separar o presidente do atual líder no PT.

    Mário SF Alves

    30 de maio de 2012 às 14h48

    “Se non è vero, è ben trovato.”! E Jotace, pode usar o simbolismo do idioma na conta do mussolinístico Mentes.

mello

29 de maio de 2012 às 20h42

A histeria dele só comprova o Pãnico de que foi tomado a partir do desmonte da farsa que armou

Responder

Marcelo

29 de maio de 2012 às 20h41

É. Parece que o Gilmar vai mudar o sobrenome de Dantas para Waterfalls.

Responder

Carlos Cruz

29 de maio de 2012 às 20h38

Ah, Gilmentes Mentes, quantas vezes vc mudará os fatos, inventará questões, tentará deturpar a história com falácias? Quantas vezes, Gilmentes Mentes? Vc será lembrado como uma nódua no STF. Ah, Gilmentes, a história o atropelará pois o mundo não para!

Responder

Marcelo de Matos

29 de maio de 2012 às 20h33

Uai! O blog 247, por exemplo, publica ampla matéria sobre a suposta carona de Mendes no jatinho disponibilizado por Cachoeira e o Lula é a central de boatos? Veja o que disse o 247:
http://brasil247.com/pt/247/poder/61794/Gilmar-Mendes-pode-ter-pego-carona-com-Dem%C3%B3stenes-em-jatinho-de-Cachoeira.htm Esse blog que divulgou a matéria parece ser um penduricalho das revistas Época e Isto é e não ter relação nenhuma com Lula. O blog divulga a gravação realizada pela PF com autorização da Justiça. A disponibilização do jatinho por iniciativa de Cachoeira é amplamente comentada por seus assessores (ou comparsas).

Responder

Eduardo Souto Jorge

29 de maio de 2012 às 20h31

Era so o que faltava. Estou aguardando uma atitude firme tanto do Lula, como do PT e principalmente de todas as pessoas( e sao milhoes) que confiam no Lula e de certa forma tambem estao atingidas com essa conspiracao orquestrada pelo PIG para desestabilizar o Governo . Esta parecendo que conseguimos encurralar o inimigo mas agora nao sabemos o que fazer para destrui-los de vez.

Responder

O_Brasileiro

29 de maio de 2012 às 20h29

“Exame de voz destaca ‘segmentos fraudulentos’ em fala do ministro Gilmar Mendes”

http://noticias.uol.com.br/politica/ultimas-noticias/2012/05/29/exame-de-voz-destaca-segmentos-frauduluentos-em-fala-do-ministro-gilmar-mendes.htm

Responder

    Marcelo de Matos

    29 de maio de 2012 às 21h04

    “Segmentos fraudulentos” até na voz? Aí é muito, hein?

    João Alexandre

    29 de maio de 2012 às 22h03

    Não seria segmentos fratulentos, de quem está se borrando nas calças ?

Paulo Chacon

29 de maio de 2012 às 20h27

O LULA NÃO PRECISA DIZER NADA. O DEMO GILMAR MENTE ESTÁ SE ENFORCANDO SOZINHO.
QUER DIZER QUE ESTE BOÇAL VAI PASSEAR NA ALEMANHA PARA VISITAR A FILHINHA COM DINHEIRO PÚBLICO?. DINHEIRO DO STF? DINHEIRO DE NOSSOS IMPOSTOS?
ISTO PODE ,MINISTRO AYRES BRITO?
ISTO É LEGAL, MINISTRO LEVANDOSVISKI?
ISTO É ÉTICO, MINISTRA CARMEM LÚCIA?
COM A PALAVRA O STF.

Responder

erivaldosilva

29 de maio de 2012 às 20h25

A Pergunta que Não Quer Calar: Por que Gilmar Mendes dar explicações de que pagou suas contas de uma viagem a Berlim, se ninguém ainda está perguntando isso isso? Do que tem medo Gilmar Mendes?

Responder

    ricardo

    29 de maio de 2012 às 22h30

    Em que planeta você vive? Veja o link para a “reportagem” da Carta Maior abaixo do texto desta notícia.

    Roberto Locatelli

    29 de maio de 2012 às 22h30

    Erivaldo, como dizem os franceses: Qui se justifie s’accuse.

Manuel Henrique

29 de maio de 2012 às 20h25

Esclarecimento: o ministro se fixa na viagem de Guarulhos (SP) a Granada (Espanha), com conexão em Madri, e de Berlim–Frankfurt (Alemanha) a Guarulhos (SP)–Brasília. Mas escutas telefônicas indicam que o contraventor Carlinhos Cachoeira providenciou um jatinho King Air para dar uma carona ao senador Demóstenes Torres e a “Gilmar”, no retorno de uma viagem da Alemanha ao Brasil. Em uma ligação no dia 23 de abril, um ex-vereador do PSDB pede autorização para buscar o “Professor” Demóstenes em um jatinho, que está com o “Gilmar”. Na degravação, a PF questiona entre parênteses (“Mendes?”).

Responder

    Fabio SP

    29 de maio de 2012 às 21h40

    Gostaria muito de saber quem pagou o jatinho que levou o Lula ao encontro em Brasília com o Jobim e o Gilmar…

    priscila maria presotto

    30 de maio de 2012 às 00h31

    Fui eu !!!!!!

    Fernando

    30 de maio de 2012 às 00h55

    O Lula pode ir com quem e como ele quiser, ele na exerce nenhum cargo publico, sua anta.

    Scan

    30 de maio de 2012 às 02h59

    EHHHHH Burrão!
    O Lula vai com quem ele quiser e você não tem nada com isso. Ele não é pessoa pública, seu animal.
    Pode ser coincidência, mas essa besta aqui tinha que ser de…Sumpaulo!

    Gerson Carneiro

    30 de maio de 2012 às 06h52

    E você não quer saber quem paga o jatinho para as andanças constantes do Serra, até mesmo para o exterior?

Ramalho

29 de maio de 2012 às 20h24

Uma Mente Confusa

O ministro Gilmar Mendes, em diversos episódios, tem agido sob o sentimento de estar sendo perseguido, ora pela Polícia Federal, ora pela Abin, ora por juiz de primeira instância, ora por Lula. De personalidade incomumente agressiva, teve entreveros com colegas da Corte e com outros advogados, como, por exemplo, com Ives Gandra Martins (em debate que foi publicado pela televisão). É difícil de acreditar que um ministro da Suprema Corte seja perseguido de fato por quem quer que seja, ainda mais pelo Estado (ele é parte do Estado). Mas o ministro acha que é perseguido, e tem agido, até funcionalmente, sob tal pressuposto.

Na apresentação da entrevista que concedeu ao jornal Zero Hora, o jornalista que o entrevistou diz que “… Mendes demonstrou preocupação com o atraso para o início do julgamento e disse que o Supremo está sofrendo pressão em um momento delicado, em que está fragilizado pela proximidade de aposentadoria de dois dos seus 11 membros”. A bem da verdade, Mendes, na entrevista, não afirmou que o Supremo esteja a sofrer pressão, mas não fez objeção quando tal foi posto como premissa em pergunta a ele dirigida.

Cabe então perguntar: a qual pressão o Supremo está a ser submetido? Além das naturais pressões produzidas pelas partes nos autos e as pressões por redução de prazos para as decisões, a que se saiba, nenhuma. Todos os ministros, a exceção de Gilmar Mendes, confirmam o fato. Ao contrário, o Supremo tem sido elogiado ultimamente pelas decisões que tomou em questões polêmicas e que agradaram a maioria dos jurisdicionados (a deturpação ideológica da palavra populista fica para outra oportunidade). O Supremo não está sofrendo pressão extraordinária alguma, mormente ilegítima, e é a esta categoria de pressão a que Mendes se refere. Não há perseguição em curso contra o Supremo (bem sei de Gurgel, mas o que Gurgel escreve sobre sobrestamento de ação da Polícia Federal e sobre os que denunciam a ilegalidade não é para ser dito e escrito).

Em outro momento da entrevista, Mendes revela a percepção peculiar de que no Brasil há um Estado policialesco (que ele chama de policial). Alguém mais viu isto além dele? Alguém mais concorda com ele? Ora, bem ao contrario de ser Estado policialesco, o Brasil é um Estado laissez faire que permite o vicejo de quadrilhas como as de Demóstenes-Cachoeira-Veja por anos. Mendes, como intelectual que se presume que seja, deveria definir o que é Estado policial, e provar que o Brasil o é. Note-se, adicionalmente, que Mendes, além de ver no Brasil um Estado policial, acha-se perseguido por ele. Repare o quão insólita é a percepção de Mendes: ele, um ministro da Suprema Corte, estaria sendo perseguido pelo Estado policial brasileiro. Difícil de acreditar, não?

No caso dos dois habeas corpora concedidos a Daniel Dantas, embora o absurdo do primeiro não tenha sido especialmente escandaloso, o segundo foi. Mendes achou, que o juiz De Sanctis o estava desrespeitando (um tipo de perseguição), quando em verdade havia razões de direito para a solicitação do segundo habeas corpus. O grave neste caso é que a percepção incorreta da realidade interferiu no exercício funcional, o que, para se dizer o mínimo, é perigosíssimo.

Como é de conhecimento geral, Mendes, em outra oportunidade, reclamou, com estardalhaço e pela imprensa, de que teria sido “grampeado”. A este propósito, a revista Veja publicou diálogo que Mendes teria mantido telefonicamente com Demóstenes Torres, diálogo que, aliás, recomenda a ambos, Mendes e Torres – o grampo ficou conhecido como grampo a favor, único da história. Neste episódio, Mendes também acredita-se perseguido, agora pela Abin (menciono de memória). Ressalte-se que nada sobre o grampo foi provado e que Mendes não se mexeu para sustentar a acusação, nem ele, nem a Veja (tratou-se, portanto, de denúncia vazia, ou, com mais precisão, denúncia caluniosa, crime).

Há ainda a denúncia sem provas de Mendes de que haveria “escutas” no Supremo, denúncia que se revelou fantasiosa, mais uma. Mesmo assim (também menciono de memória) o espasmo paranoico de Sua Excelência provocou a demissão de Paulo Lacerda, e balançou as instituições federais.

O que é invariante em todos os episódios, há outros do mesmo tipo, é a visão de mundo completamente deturpada que Mendes manifesta, totalmente distante do senso comum – como investigações subsequentes comprovaram. Em todos eles, percebe-se que Mendes sente-se perseguido, e age com base neste pressuposto. Chega mesmo a pôr o Supremo como alvo de persecução. Na denúncia contra Lula, cujas notícias alegadas por Mendes foram pronta e claramente desmentidas por Jobim – e de forma muito espontânea, transparecendo surpresa e sinceridade –, o surto paranoico parece evidente. Ademais, não há sustentação lógica política e nem, técnica para a denúncia de Mendes (o que poderia ser demonstrado facilmente). Esta história é realmente uma loucura.

A mania de perseguição que Gilmar Mendes tem manifestado é preocupante, até pelo viés da saúde, mormente sendo ele quem é. O que Gilmar Mendes tem feito, para se dizer o mínimo, é excessivamente idiossincrásico. Por outro lado, entende-se que o primeiro movimento dos demais ministros do Supremo nestas situações inusitadas em que Gilmar Mendes se mete seja o de defendê-lo, como de resto tem acontecido: afinal, têm de defender a Corte (observe-se que Gilmar Mendes é o único ministro que constantemente tem constrangido colegas a saírem em sua defesa, e em defesa da Corte; Sua Excelência é realmente um ponto fora da curva, como se diz). É preciso, contudo, que suas excelências, os demais ministros, não se deixem levar por corporativismo excessivo, pois, assim, ao invés de proteger o Supremo, fragilizam-no, e, por via de consequência, a democracia brasileira.

Responder

    Julio Cesar Montenegro

    29 de maio de 2012 às 21h31

    é… deve dar mesmo um desespero ao sentir o sempre adiado fim (golpe de 1964… eleição do collor, reeleição comprada pro fhc… cruzadas armadas contra lula e dilma… cachoeiras engrossando leitos abris globais…)de sua colonial novela de época, isto é, veja, de sua senhorial trajetória decadentemente histérica para a lata de lixo da história

    Luciano Prado

    29 de maio de 2012 às 22h48

    Parabéns pela análise. De todas que vi e li esta é perfeita sob todos os aspectos.

    Santiago

    29 de maio de 2012 às 23h16

    “Macbeth nunca mais dormirá!…”

    Jotace

    30 de maio de 2012 às 00h19

    Brilhante arrazoado, Ramalho. Realmente tudo tem a indicar que o ministro é portador de sérios distúrbios de personalidade, inclusive daqueles chamados de cognitivos. Mas nenhum deles, se for o caso (apesar de tão bem descritos), o exime quanto à falta de pudor no exercício de um alto cargo do Poder Judiciário. De fato, ele o enodoa e desde muito tempo para vergonha da grande maioria do povo brasileiro. Abs, Jotace

    Geysa Guimarães

    30 de maio de 2012 às 10h36

    Ramalho:
    Sua excelente análise leva a um só diagnóstico: delírio persecutório.
    O homem precisa de tratamento, nem que seja em Berlim.

Carlos

29 de maio de 2012 às 20h24

Manda ele dar o nome dos jornalistas. Para isso não há segredo da fonte.

Responder

    ricardo

    29 de maio de 2012 às 22h58

    Tá de sacanagem! Dá uma olhada no link para a Carta Maior abaixo do texto desta notícia.

Manuel Henrique

29 de maio de 2012 às 20h18

Rápido exercício de ficção

Diante do cerco se apertando, GM decide a última cartada: apelar para o ex-presidente, pedir que use a sua influência para livrá-lo da maldita CPI, cada vez mais próxima de seus calcanhares.
As primeiras notícias são animadoras. Consegue que o amigo NJ marque o encontro (embora o ex-presidente não saiba que GM estará presente). Apesar da surpresa inicial, a conversa começa tranquila, quase protocolar, versando sobre diversos assuntos em comum aos três. Até que GM toca no ponto – a CPI, o temor que cheguem a seu nome. Está agitado:
– Vamos parar com fofoca. A gente está lidando com gangsteres. Vamos deixar claro: estamos lidando com bandidos. Bandidos. Bandidos que ficam plantando essas informações.
O ex- presidente insiste que a CPI é soberana, que não tem influência ou controle sobre a Comissão, que não poderá ajudá-lo. GM não desiste fácil, acredita em seu último argumento:
– Pois é, tem o mensalão … quem sabe se possa fazer alguma coisa, adiar …
NJ ainda tenta ajudar o amigo, mas é interrompido.
– Meus caros, meu querido GM, realmente não tenho como ajudá-lo na CPI. Quanto ao processo do mensalão, a minha opinião é que o julgamento este ano será precipitado. Mas vamos ver o que acontece. Bom, desculpem a pressa, mas tenho que viajar. Foi só uma visita rápida, prum cafezinho.

Responder

    Bonifa

    29 de maio de 2012 às 22h13

    Um exercício rápido de ficção que faz mil vezes mais sentido que as versões retalhadas que têm sido veiculadas por Gilmar sobre o tal encontro.

    claudio rodrigues

    29 de maio de 2012 às 22h20

    Prezado Manuel,

    É exatamente isto que eu penso que aconteceu. Nelson Jobin, visivelmente irritado, na última entrevista, deixa transparecer o seu desagrado diante de tudo o que indica que silencia para não complicar de vez o ministro falastrão.

    Fabio SP

    29 de maio de 2012 às 22h39

    Minha versão é um pouco diferente. Lula vai até a reunião e insinua que o julgamento do mensalão não é bom politicamente (pra ele, lógico, já que os candidatos do partido eleitos pela base(ele mesmo) já estão definidos). Feito isso o Gilmar diz que não é bom para o STF adiar mais ainda o julgamento. Aí Lula insinua: “E a viagem para Berlin”. Gilmar explica que ele vai para Berlin como Lula vai para São Bernardo, uma vez que tem filha e trabalho por lá. Saindo frustrado da reunião Lula começa a articular o aparecimento de Gilmar na CPMI do Cachoeira, como já tinha feito com o Gurgel.
    Serve esta?

    Santiago

    29 de maio de 2012 às 23h34

    V.Exa.me desculpe, mas já disse isso em entrevista recente, lembra-se?

    priscila maria presotto

    30 de maio de 2012 às 00h27

    Tá lendo muito sobre Hercule Poirot e Miss Marple ,tá não ????????Fabio descansa …..

    H. Back™

    14 de agosto de 2012 às 21h54

    Será que você não está assistindo muito CSI´s (Miami, New York e Las Vegas)ultimamente?


Deixe uma resposta

Apoie o VIOMUNDO - Crowdfunding