Estudantes protestam na Paulista contra fechamento de 150 escolas por Alckmin; repórter do Viomundo pergunta sobre motivo de prisão… e é preso pela PM; veja o vídeo

Tempo de leitura: 4 min

Fechamento de escolas mobiliza alunos em SP

Ameaça de fechamento de 150 escolas leva milhares de adolescentes às ruas em todo o Estado contra a decisão de Alckmin de “reorganizar” a educação

por Cinthia Rodrigues, em CartaCapital — publicado 09/10/2015 12h55, última modificação 09/10/2015 16h43

O cinegrafista independente Caio Castor foi detido pela Polícia Militar do Estado de São Paulo na manhã desta sexta-feira 9 de outubro quando fazia a cobertura do protesto dos estudantes secundaristas na avenida Paulista, contra o fechamento de 150 escolas pelo governo Geraldo Alckmin. Caio fazia a cobertura para o site Viomundo, de Luiz Carlos Azenha quando foi detido e teve sua câmera quebrada.

Há uma semana, estudantes de ensino médio da rede estadual paulista fazem dezenas de protestos contra uma reorganização escolar anunciado pelo Governo de Geraldo Alckmin (PSDB) que deve resultar no fechamento de escolas. Pelas redes sociais, o número de vídeos, fotos e ações agrupadas no movimento “Não fechem minha escola” é muito maior. O anúncio oficial de quais escolas terão as atividades interrompidas está previsto para o próximo dia 14 de novembro.

Nesta sexta-feira estudantes foram às ruas em dezenas de cidades do Estado. Na capital, cerca de 5 mil estudantes, segundo a organização, se reuniram na avenida Paulista (a PM não fez estimativa).

No final de setembro, o secretário de Educação do Estado, Herman Voorwald, anunciou que em 2016 as escolas serão reorganizadas para que mais escolas atendam apenas uma etapa de ensino entre as três que a rede contempla: Fundamental 1 (1º ao 5º ano), Fundamental 2 (6º ao 9º ano) e Ensino Médio. A justificativa do governo é que, com isso, as unidades se concentrariam em qualidade para cada idade.

As diretorias regionais de ensino, no entanto, receberam um documento com a reorganização prevista no qual estava a informação sobre o fechamento de unidades, muitas das com salas lotadas.

Circula uma lista, montadas pelo sindicato dos professores (Apeoesp) com 150 escolas ameaçadas, o equivalente a 3% de toda a rede. Professores e estudantes acreditam que a medida visa cortar gastos.

“Economize seus luxos, da Educação não dá para tirar mais nada”, dizia uma faixa no protesto de Penápolis, interior do Estado. “Aqui estou, aqui eu vou ficar, da minha escola, ninguém vai me tirar”, dizia um refrão gritado por centenas e gravado na Penha, enquanto outros estudantes marchavam por São Bernardo do Campo, Indaiatuba, Ribeirão Preto, Taboão da Serra, Osasco, Hortolândia e vários bairros da capital paulista.

A Secretaria de Estado admite que instituições com outras escolas a até 1,5 quilômetro de distância podem ter o prédio “disponibilizado” para outros órgãos e dá como exemplo o Centro Paula Souza, responsável pelas Escolas Técnicas Estaduais (Etecs), e os municípios para implantação de centros de educação infantil.

A rede estadual paulista, de fato, tem menos alunos a cada ano. O sistema chegou a ter mais de 5,5 milhões de estudantes no final dos anos 1990 e hoje tem, segundo a Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados (Seade), 3,8 milhões de matriculas. Cerca de 700 mil alunos migraram para as redes municipais, quase 300 mil para a rede particular e houve redução da população na faixa etária.

Ainda assim, há salas com mais de 50 nomes na lista – ainda que nem todos frequentem as aulas. Na faixa etária de 15 a 17 anos, o Estado de São Paulo tem 270 mil adolescentes fora da escola, quase 15% da população, de acordo com o IBGE. “Na minha turma tem 55 alunos na chamada”, conta Thamires Cristina Monteiro, 17 anos, que saiu de Carapicuíba para protestar na Avenida Paulista. “Agora tem uns 40 vindo, mas o resto mudou para a noite para trabalhar de dia. Como eles vão fazer se fechar o noturno?”

No início do ano, a Secretaria Estadual já havia aberto mil turmas a menos em todo o Estado, o que foi uma das principais causas da greve dos professores que durou três meses e não resultou em qualquer vitória da categoria. Os docentes já se organizam para voltar a greve no Dia dos Professores, 15 de outubro.

Captura de Tela 2015-10-10 às 11.25.41

Vinicius Gomes capturou o momento em que a PM tentava arrancar a câmera de Caio Castor

Tumulto em São Paulo

No protesto na avenida Paulista, os estudantes caminhavam pacificamente quando a Polícia Militar interviu, causando tumulto. Duas pessoas foram detidas e levadas ao 78º DP, nos Jardins: o professor de Sociologia Luiz Carlos de Melo, que dá aulas na escola Raul Fonseca, no Moinho Velho (zona Sul) e o cinegrafista independente Caio Castor, que filmava a detenção do professor.

Após prestar depoimento, Caio e Luiz foram liberados, e reclamaram da truculência da PM. “Me bateram e quebraram meu equipamento só porque eu estava filmando”, afirmou. Luiz foi acusado de ter passado uma rasteira em um PM, o que ele nega. A reportagem do SBT presente no 78º DP afirmou ter imagens que mostram que o PM caiu sozinho na confusão.

(colaborou Lino Bocchini)

PS do Viomundo: Agradecemos ao Rafael Vilela, do Mídia Ninja, autor do registro em foto da prisão de Caio Castor, assim como aos Jornalistas Livres e à CartaCapital.

Leia também:

Artur Scavone convoca Dilma à luta


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Urbano

Pegou o modelo do ‘dá para fazer mais’, superdimensionou e implantou… Carro-chefe é carro-chefe.

Eduardo

Claro que foi brincadeira, Helena. Mas quando vemos juízes considerando doaçao de campanha idêntica ser propina no caso de um partido e patriotismo no de outro, domínio do fato criminalizando um lado e do outro nem domínio nem fato, conduta contábil passar a ser errada SÓ a partir de um determinado dia, polícia tucana agredindo e matando e ser considerado normal, podemos considerar crível qualquer coisa. Você sabia que Madre Teresa de Calcutá era agente disfarçada da Coréia do Norte?

roberto

O Brasil é uma “democracia” nos estados tucanos, onde há liberdade para protestar e uma “ditadura petista” em âmbito federal, onde ninguém pode ser contra o governo federal que é preso. SOMENTE COM IRONIA PARA ENCRAR A HIPOCRISIA TUCANA.

FrancoAtirador

.
.
Melhor refletindo sobre a Chamada para o Post do Viomundo:
.
“Caio Castor, levado à delegacia por “desacato”, já está em liberdade”
.
restou um Questionamento sobre o Estado Democrático de Direito:
.
Será que o Jornalista Caio, mesmo depois de liberado da Prisão,
.
está realmente em Liberdade, no Pleno Gozo dos Direitos Civis
.
Garantidos pela Constituição Federal da República do Brasil?
.
.

Gerson Carneiro

Agora vamos ao Código Penal:

ROUBO – Subtrair coisa móvel alheia, para si ou para outrem, mediante grave ameaça ou violência a pessoa, ou depois de havê-la, por qualquer meio, reduzido à impossibilidade de resistência. Artigo 157.

PS: esse crime admite tentativa.

FrancoAtirador

.
.
MAR-DE-LAMA INUNDOU A CASA DAS MÁQUINAS!
.
CAPITÃO GANCHO COM NAVIO-PIRATA À DERIVA!
.
RATAZANAS AO MAR! E SALVE-SE QUEM PUDER!
.
.

rita

vamos ver se os paulistanos e os paulistas agora acordam do sono de cinderela.

    FrancoAtirador

    .
    .
    Não pretendo lhe desiludir, Caríssima Rita,
    .
    Mas a Maioria dos Muares FasciPaulistas
    .
    vai continuar zurrando: -É Túdu Petralha!…
    .
    .

    Carlos

    Duvido, todo coxinha é burro e imbecil.

FrancoAtirador

.
.
RATAZANAS DA OPOSIÇÃO AO BRASIL SE REBELAM CONTRA RATÃO
.
E PEDEM AFASTAMENTO DO PRESIDENTE DA CASA* DOS RATOS.
.
(http://caviaresquerda.blogspot.com.br/2015/10/crime-organizado-se-divide-e-agora-pede.html)
(http://www.diariodocentrodomundo.com.br/essencial)
.
.

Kinnara

Ódio.
E ainda tenho que ler e ouvir colega defendendo a PM no caso Aggêo.

tiago tobias

Sou professor da rede estadual e posso afirmar que esse plano de reestruturação nada mais é do que mais uma ensandecida proposta neoliberal do Chuchu, que visa cortar gastos da educação.

Os estabelecimentos de ensino serão fechados e não virarão Etec´s ou creches. O secretário Herman é um embusteiro, um mentiroso.

O paulista, do jeito que é um indigente intelectual, vai colocar a culpa no Haddad.

Jair Fonseca

E a grande mídia? Não vai defender a antiga liberdade de imprensa, a liberdade jornalística, a liberdade de expressão, como faz para si mesma?

abolicionista

PM só existe para manter o pobre em seu lugar. Corporação fascista e corrupta formada por mentecaptos fascistas. Capachos frustrados porque jamais serão parte da elite e descontam sua frustração nos que estão abaixo. Não há nenhuma criatura mais desprezível na superfície da terra desde a extinção da Gestapo…

FrancoAtirador

.
.
Quando é Manifestação de Rua da Extrema-Direita,
.
Mídia Fascista faz Cordão de Isolamento Ideológico
.
e Polícia Militar Tucana Protege os Bonecos Infláveis.
.
Quando é Estudante contra o PSDB, o Pau Come Solto.
.
(https://twitter.com/cartamaior/status/652536181310267392)
.
.

Daniel

É assim um governo de direita latinoamericano. E ainda têm babacas que defendem esse tipo de coisa para o país inteiro

Julio Silveira

Me desculpem o assunto é serissimo, mas eu tenho que rir. Rsrsrsrs. Até quando vamos ter que engolir chamar esse estado por São Paulo? Rsrsrs. A muito tempo esse estado esta cada vez mais merecendo ser renomeado, e Tucanistão é perfeito, melhor não há. Não pode ser outro, muito menos o de um santo, e logo um santo considerado dos mais cultos a propagarem a palavra de Jesus. Isso só pode ser mais uma maldade tucana, uma forma de heresia, como quando conseguiram secar a agua de São Paulo, para criar um deserto mais ao estilo Tucanistão. São Paulo não merece, e certamente está contra isso aonde estiver.

Beto São Pedro

Me desculpem, mas acho que estas manifestações não existiram. São invenção dos blogs sujos. Tendo eliminado a Globo da minha vida já a algum tempo, me submeti ao sacrifício de assistir a edição desta noite do jornal nacional, aquele apresentado por aquele baixinho esposo daquela moça que faz propaganda de embutidos, só para ver se dava alguma coisa sobre as manifestações contra o governo tucano de SP. Santa ingenuidade, Nada. Nem mesmo umazinha de uma nota em defesa à liberdade de imprensa ou de solidariedade ao repórter impedido de executar seu trabalho.

FrancoAtirador

.
.
(http://brasildefato.com.br/node/33169)
.
.

Edgar Rocha

Aplausos à categoria que votou majoritariamente no Alckmin, como afirmam muitos professores que por aqui teceram seus comentários. Já era, pessoal. Funcionalismo público estadual tá dominado. PM, professores, médicos, judiciário…
Uma coisa é certa: o PSDB ganhou e muito com o pensamento corporativista. Pensamento este, que jamais – JAMAIS! – foi enfrentado pela esquerda no país. E este pensamento se presta a dialogar sob o critério do fisiologismo e da falta de compromisso com a sociedade e com a própria profissão. Foi o que deu isolar as lutas e fazer – como dizem uns e outros – a luta política, sem princípios, critérios ou diálogo com outros setores. Como disse uma vez um sábio filósofo, de uns doze anos de idade, ao ser interpelado sobre o risco iminente de se usar linha com cerol: “Tô cagando! Só quero empinar meu pipa!”. Pátria educadora é esta: consenso do topo à base.

ROSE PE

E o PIG nem dá notícia sobre essa atitude criminosa desse governo tucano (PSDB), só estão importância ao lava jato pensando no caminho do GOLPE

Re

Estou pelejando pra conseguir uma vaga no ensino médio noturno de escola estadual, pra tirar meu filho da particular, todas as escolas daqui da região sul dizem que não há vaga, as salas estão lotadas, liguei na delegacia regional, está difícil… E ainda pretender fechar escolas??? Se é verdade que diminuíram as matrículas e que há espaços ociosos, porque não implementam cultura, arte para a comunidade, em vez de fechar?? Sabem o que vai acontecer? Vão ficar prédios fantasmas, abandonados. Não tem cabimento. Mas governo ditatorial é assim mesmo. Vai fechando escola sem conversar com a população. Escolas fazem parte das comunidades, das culturas locais. Eles não querem nem saber, passam por cima. 26 anos de PSDB em São Paulo, peloamordedeus!!!!

Eduardo

Falsidade total do Viomundo. Vê-se claramente que inúmeros terroristas, com mochilas (não haveria armas dentro delas?) começam a agredir os valorosos policiais desarmados. Depois vem um pretenso jornalista com uma câmera (não seria uma metralhadora disfarçada?) mas felizmente é desarmado pelos já referidos policiais. Petulantemente uma mocinha (não seria um agente do EI disfarçado?) retoma a arma que tem uma câmera escondida e continua terrorizando. A lamentar que esses policiais, mesmo heroicos e valorosos, não têm a competência daqueles do Paraná, que bem mostraram o que deve ser feito.

    Helena/S.André SP

    Você está brincando, né? Esse seu comentário só pode ser brincadeira….

Mauricio Gomes

Azenha, o que estamos presenciando em SP é uma ditadura fascista. Enquanto movimentos “pacíficos” pedem intervenção militar, morte aos opositores e agridem quem passa na rua de vermelho sem serem importunados por essa PM imunda e assassina, estudantes e professores que estão protestando contra o fechamento de escolas são tratados como terroristas do ISIS. Esse é o Tucanistão governado pelo Führer da Opus Dei. VERGONHOSO!!!!!!!!

M Cruz

Além dos prêmios “jestão” hídrica e metrô transparente, mais dois prêmios merecidos para o governador: A PM que faz a diferença e prêmio estado educador!

Urbano

Há nome e sobrenome para atitudes assim… E olhem que é apenas uma pequenina amostra grátis do que poderá ser, caso essa gente chegue ao Planalto. Vade retro satana!

Deixe seu comentário

Leia também