VIOMUNDO

Diário da Resistência


Denúncias

Entenda o que leva a Casa Branca a ser a última a saber das coisas


10/03/2011 - 00h56

por Luiz Carlos Azenha

Os Estados Unidos foram pegos de surpresa pelo 11 de setembro de 2001. Pela ausência das armas de destruição em massa no Iraque (embora, neste caso, tenham também inventado as “provas”). Pela revolução no Oriente Médio.

Uma das explicações? A coleta mambembe de “inteligência”.

Tenho uma dívida com a Natalia Viana, do blog CartaCapital-Wikileaks: ela vazou telegramas com exclusividade para a blogosfera brasileira, mas por absoluta falta de tempo não pude lê-los ou avaliá-los jornalisticamente.

Porém, estou entre os que acreditam que primeiro é preciso publicar os documentos com uma tradução fiel, para servir de futura referência documental — e  depois comentar a respeito.

Portanto, o Viomundo pretende traduzir, publicar e comentar os principais telegramas, mesmo que com atraso em relação a outros espaços.

Fiquem com a nossa tradução do telegrama 246840, preparado pelo Consulado dos Estados Unidos no Rio de Janeiro, em fevereiro do ano eleitoral de 2010:

246840 2/2/2010 19:13 10RIODEJANEIRO32 Consulate Rio De Janeiro UNCLASSIFIED//FOR OFFICIAL USE ONLY

UNCLAS RIO DE JANEIRO 000032 SENSITIVE SIPDIS E.O. 12958: N/A TAGS: PGOV, PREL, BR SUBJECT: VIEWS ON POSSIBLE VP CANDIDATES FOR JOSE SERRA REF: 09 BRASILIA 1486

SUMMARY

1. (SBU) Observadores políticos e atores partidários de todo o país alegam que há uma possibilidade de que o presumido candidato e líder da corrida presidencial José Serra, do Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) convide a candidata Marina Silva do Partido Verde (PV) para ser sua candidata a vice. Embora pareça improvável a essa altura que Silva aceite tal papel, a maioria acredita que ela pelo menos daria apoio a Serra num segundo turno contra a candidata do Partido dos Trabalhadores Dilma Rousseff. Desconsiderando a possibilidade Marina, insiders políticos veem como cenário mais provável que o governador de Minas Gerais Aécio Neves (PSDB) eventualmente aceitará se juntar a Serra como candidato a vice, apesar das declarações públicas de Neves de que ele vai concorrer ao Senado.

Embora a diferença decrescente nas pesquisas mais recentes entre Serra e Dilma Rousseff tenha renovado a especulação de que Serra pode desistir em favor de Neves como candidato do PSDB, Serra continua o candidato mais provável, e muitos de nossos interlocutores afirmam que uma chapa Serra-Neves seria a forma mais segura de Serra desafiar com sucesso as tentativas do presidente Lula de traduzir sua própria popularidade em votos para Dilma Rousseff como sua sucessora. Fim do sumário.

OBSERVADORES DO RIO DISCUTEM AS OPÇÕES DE VICE-PRESIDENTE

2. (SBU) Durante um almoço privado no dia 12 de janeiro o proeminente colunista político da revista Veja Diogo Mainardi disse ao Rio Principal Officer que a recente coluna de Mainardi propondo a candidata presidencial do Partido Verde (PV) e ex-ministra do meio ambiente do governo Lula Marina Silva como candidata a vice-presidente ideal na chapa do candidato José Serra (PSDB) nasceu de uma longa conversa entre Serra e Mainardi, na qual Serra disse que Marina Silva seria sua “companheira de chapa dos sonhos”. Serra alinhou naquela conversa com Mainardi as mesmas vantagens que Mainardi mais tarde listou em sua coluna: a história de vida e as credenciais esquerdistas impecáveis de Marina poderiam bater o apelo pessoal de Lula aos brasileiros pobres e colocar Dilma Rousseff (PT) em desvantagem com a esquerda, ao mesmo tempo ajudando Serra a mitigar sua associação com o governo de Fernando Henrique Cardoso que Lula/Dilma esperam usar como ponto de ataque na campanha. Dito isso, Mainardi não espera que Marina “assine” com Serra, já que ela pretende estabelecer suas própria credibilidade concorrendo à presidência. No entanto, Mainardi disse que ele pensa — assim como Serra — que Marina pode apoiar Serra num segundo turno contra Dilma.

3. (SBU) Num nível mais realista, Mainardi indicou ao PO que o governador de Minas Gerais Aécio Neves disse a Mainardi mais cedo, este mês, que Neves continua “completamente aberto” à possibilidade de concorrer como candidato a vice-presidente com Serra. (Nota: No dia 17 de dezembro de 2009, Neves oficialmente terminou sua pré-candidatura a presidente e informou que não tem interesse em concorrer a vice-presidente — reportou reftel. Fim da nota). Apesar das declarações públicas de Neves de que ele vai concorrer ao Senado, Mainardi disse que Neves planeja esperar por um cenário no qual o PSDB, talvez até março, peça a Neves para se juntar à chapa, para assegurar as maiores chances possíveis contra Dilma. As ambições de Neves e a ligação indissociável delas com o desejo de não atrapalhar o PSDB na próxima campanha, levariam Neves a se juntar à chapa, na opinião de Mainardi. Isso recebeu o eco de Merval Pereira, colunista do jornal de referência do Rio, O Globo, que rememorou ao PO em 21 de janeiro uma conversa que Pereira teve com Neves no dia anterior, na qual Neves disse estar “firmemente compromissado” em ajudar Serra de qualquer maneira, inclusive se juntando à chapa. Uma chapa Serra-Neves, opinou Pereira, venceria, e Pereira pessoalmente acredita que não só Neves concorreria com Serra, mas que Marina também apoiaria Serra em um segundo turno.

4. (SBU) O deputado federal Marcelo Itagiba (PSDB), que está envolvido de perto com a campanha de Serra, disse ao Rio Poloff que Marina era sua clara preferência como vice de Serra. Ele citou os benefícios práticos para a campanha de Serra, mais notadamente o aumento do tempo de televisão que Serra ganharia ao incorporar a fatia de Marina (Comentário: Dado que o tempo [de TV] na campanha partidária é baseado nos assentos legislativos ganhos em 2006 e o resultado mínimo do PV naquela eleição, o aumento de tempo da chapa Serra-Marina seria desprezível. Fim do Comentário). Ao mesmo tempo, Itagiba concordava com a avaliação de Mainardi sobre Neves, afirmando que Neves provavelmente se juntaria à chapa de Serra, se a vitória de Serra no primeiro turno não parecer assegurada. “Se esta for a vontade do partido, Neves vai aceitar”, ele [Itagiba] disse.

5. (SBU) Enquanto o deputado do Rio Otavio Leite (PSDB), líder da minoria na Câmara dos Deputados, disse a Poloff* que não acredita que Marina aceitaria qualquer oferta de VP de Serra, ele afirmou que o PSDB estava contando com o apoio dela [Marina] em um segundo turno. Sobre Neves, Leite ofereceu uma avaliação dissidente dos outros interlocutores do Rio, dizendo que a eleição de Neves no Senado era uma certeza absoluta e seria uma opção muito mais atraente que VP, considerando as ambições presidenciais de Neves, especialmente se o mandato no Senado garantir a presidência do Senado, como muitos acreditam que vá acontecer. Leite avaliou que uma chapa mista com o partido aliado de oposição DEM seria uma possibilidade real, nomeando o senador Jose Agripino do Rio Grande do Norte como um líder na disputa. O deputado federal do Rio Rodrigo Maia, presidente do partido DEM, também confirmou ao Poloff que o nome de Agripino estava numa lista de candidatos a vice de Serra e desconsiderou a vontade de Marina de se juntar à chapa de Serra ou mesmo de apoiá-lo no segundo turno. “Ela vai voltar para o Lula no fim”, Maia disse. “Não podemos contar com ela”. (Comentário: A opinião de Maia sobre Marina Silva reflete uma diferença significativa entre os antigos aliados PSDB e DEM. Os membros do PSDB em geral se sentem confortáveis com Marina, enquanto o DEM, que tem uma base agrária, a vê como filosoficamente incompatível e uma ameaça em potencial para seus interesses econômicos. Fim do Comentário).

VIEW FROM SAO PAULO

6. (SBU) O deputado federal por São Paulo (PSDB) e secretário de Esportes Walter Feldman disse ao Econoff* de São Paulo que uma chapa presidencial unificada do PSDB com Neves fortaleceria as chances de Serra nas eleições de outubro. Descrevendo Serra e Neves como os melhores governadores do Brasil, Feldman expressou confiança de que as conquistas administrativas combinadas de seus mandatos repercutiriam com eleitores pouco impressionados com a performance de Dilma Rousseff como ministra no gabinete do presidente Lula. Em discussões subsequentes com o presidente do PSDB no estado de São Paulo, o presidente do PSDB e deputado federal Antonio Carlos Mendes Thame e o secretário de Governo municipal e insider local do PSDB Clovis Carvalho, ambos disseram ao Econoff que Neves era a escolha dos líderes partidiários para vice-presidente e que eles estavam confiantes de que ele responderia ao chamado.

Ambos enfatizaram que o PSDB precisa ganhar em Minas Gerais e São Paulo para ganhar a presidência e que a melhor forma de fazer isso seria levar Neves à chapa de Serra. Separadamente, Bolivar Lamounier, co-fundador do Instituto de Estudos Políticos e Econômicos de São Paulo (IDESP) e Ricardo Sennes, diretor de assuntos internacionais da firma de consultoria Prospectiva Consultoria Brasileira disseram ao Econoff que esperavam que Marina seguiria com sua própria campanha, mas que daria seu apoio a Serra no segundo turno depois de ter “queimado pontes” com sua saída do PT.

PSDB OUTLOOK IN BRASILIA

7. (SBU) Outros players do PSDB descartaram a possibilidade de uma chapa mista. Embora admitam que Serra prefira ardentemente uma chapa de coalizão e que Neves quer concorrer ao Senado, os senadores Eduardo Azeredo (Minas Gerais) e Alvaro Dias (Parana) disseram ao Poloff de Brasília que os partidários fieis do PSDB querem uma chapa pura do PSDB, e disseram que tal alternativa era provável. O deputado federal de Pernambuco e vice-líder do PSDB na Câmara dos Deputado Bruno Araujo também descartou a possibilidade de Serra convocar um deputado do DEM, deixando implícito nisso que a decrescente popularidade do DEM deixaria Serra com pouco a ganhar com tal chapa, mesmo no Nordeste, onde o partido DEM tem o maior número de eleitos. Em conversas com Poloff nesta semana, dois integrantes senior do staff do PSDB admitiram o interesse de Serra por Marina como candidata a VP, e a descreveram como a mais recente grande ideia entre uma larga minoria dentro do partido, especialmente no Rio e São Paulo. Nenhum deles acreditava que Marina aceitará tal oferta, mas ambos estavam otimistas sobre conseguir o apoio dela no segundo turno.

RECIFE: THE NORTHEASTERN PERSPECTIVE

8. (SBU) O analista político Andre Regis (também advogado, professor da Universidade Federal de Pernambuco e membro ativo do PSDB) disse ao post recentemente que o PSDB acredita que uma chapa Serra-Aécio se daria bem no Nordeste. Embora admitindo que os números de Dilma nas pesquisas tenham melhorado gradualmente na região, Serra ainda tem algumas vantagens sobre ela com eleitores encantados pelo carisma e história do presidente Lula. Admitindo que Serra também sofre com a imagem de tecnocrata mais que político, ele afirmou que Aécio ajudaria a fortalecer a chapa de oposição se aceitasse a nomeação para vice presidente.

9. (SBU) O presidente do PV em Pernambuco Sergio Xavier confidenciou ao post na semana passada que, em sua opinião, Marina Silva manterá sua candidatura própria, mas com certeza apoiará Serra num segundo turno. Ele acrescentou que o PSDB, sendo fraco no Rio, precisa de uma aliança com o PV para beneficiar uma candidatura de Fernando Gabeira a governador (Nota: No dia 26 de janeiro, o PSDB e o PV anunciaram que Marcelo Fortes, VP do PSDB no Rio, seria o companheiro de chapa de Gabeira para governador do estado do Rio. Fim da Nota). Sobre Agripino como possível companheiro de chapa do DEM, contatos em Natal disseram ao PO neste mês que ele pode nem ser reeleito para o Senado, devido à sua imagem antiquada e falta de carisma. Serra não conseguiria o impulso de que necessita no Nordeste se convocasse Agripino, que já esteve implicado em um escândalo de compra de votos no Rio Grande do Norte.

COMMENT

10. (SBU) Com a recente ascensão de Dilma nas pesquisas, a estável popularidade de Lula e o espaço significativo de tempo entre agora e a convenção do PSDB em junho, os fatores que determinam a escolha de Serra para candidato a vice-presidente ainda são muito fluidos para Serra saber qual será o melhor candidato. Com as pesquisas mais recentes mostrando uma margem de apenas um dígito entre Serra e Dilma, surgiu especulação de novo de que Serra pode desistir em favor de Neves como candidato do PSDB se ele pensar que a disputa está muito apertada quando março chegar ao fim. De qualquer forma, Serra ainda é o candidato mais provável e sua busca pelo candidato a VP mais forte continua. Dada a baixa probabilidade de uma chapa Serra-Marina e a possibilidade politicamente inexpedient de uma coalizão PSDB-DEM, os indicadores correntes apontam para uma chapa pura do PSDB. As ambições de Neves, o poder de estrela (star power) e a lealdade ao partido [de Neves] fazem da chapa Serra-Neves uma possibilidade real, apesar dos comentários públicos de Neves em contrário. A popularidade de Neves no Nordeste (base de poder de Lula) e os votos que Neves traria para Serra em Minas Gerais, o segundo maior estado eleitor, constituiriam um desafio muito poderoso às tentativas de Lula de coroar Dilma como sucessora. Fim do comentário.

11. (U) Este telegrama foi coordenado e aprovado pelas embaixada de Brasília e pelos consulados de São Paulo e Recife. HEARNE

*Poloff, political officer

**Econoff, oficcer econômico

*****

Leia o comentário do Miguel do Rosário a respeito.

Leia o comentário da Maria Frô a respeito.

Leia o comentário do Nassif a respeito.

Leia o comentário do Rodrigo Vianna a respeito.

Aqui, a lista de documentos já publicados (em inglês).

Se você quiser, leia e produza textos a partir dos documentos, que publicaremos (desde que, obviamente, mantida a fidelidade canina à verdade factual).

A tradução é do Viomundo e pode ser aperfeiçoada mediante comentário de leitor.

Últimas unidades

A mídia descontrolada: Episódios da luta contra o pensamento único
A mídia descontrolada

O livro analisa atuação dos meios de comunicação.

A publicação traz uma coletânea de artigos produzidos por um dos maiores especialistas do Brasil no tema da democratização da comunicação.

Por Laurindo Lalo Leal Filho



140 comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do VIOMUNDO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie. Leia o nosso termo de uso.

#foraricardoteixeira, em estádios do Nordeste ao Sul | Viomundo - O que você não vê na mídia

29 de agosto de 2011 às 18h46

[…] Merval, Mainardi, Itagiba e a embaixada americana   […]

Responder

CartaCapital: Celso Amorim, “nacionalista”, desagradou Washington | Viomundo - O que você não vê na mídia

14 de agosto de 2011 às 02h48

[…] WikiLeaks: Merval, Mainardi e Itagiba como fontes dos EUA   […]

Responder

Wikileaks: Para cônsul, crise econômica e eleições ampliaram influência de sindicatos no Brasil | Cheque Sustado

19 de maio de 2011 às 22h36

[…] Viomundo – Entenda o que leva a Casa Branca a ser a última a saber das coisas […]

Responder

Tijolaço – O Blog do Brizola Neto » Blog Archive » Merval Pereira e o elogio dos blogs “limpinhos”

13 de abril de 2011 às 12h41

[…] Quando ele fala nos blogs que “pertencem a companhias jornalísticas tradicionais” dá a exata dimensão da dependência em que estes atuam. Blogs são, ou deveriam ser, expressões pessoais de seus autores. Não vou discutir se Merval goza de ampla liberdade nas Organizações Globo porque, como suas opiniões não se contradizem com as do jornal – ao contrário, ele é um de seus formuladores – não haveria porque haver restrições. Nem mesmo houve problemas nas avaliações “privê” sobre a campanha para diplomatas americanos, como revelou o Wikileaks. […]

Responder

Luiz Clete

16 de março de 2011 às 14h00

Se um dia estiver uma anta, jamais colocarei o nome dela de diogo mainardi, a anta ou qualquer outro animal não merece um tratamento baixo e vil como esse. E ainda conheço pessoas que se dizem "informadas" por ler QUENOJO mainardi, informadas, não, ENFORCADAS.

Responder

Scan

15 de março de 2011 às 21h41

Poderiam ter consultado a Mãe Dináh também.
Por isso que a coisa não anda: a consulta tem que ser holística.
E eu que achava que o Allen Dulles era incompetente…pra baixo não tem limite mesmo.

Responder

Como nós somos bonzinhos, eles nos vendem o Super Hornet | Viomundo - O que você não vê na mídia

15 de março de 2011 às 20h53

[…] Aqui para ler o que o Mainardi, o Merval e o Itagiba disseram ao gringos […]

Responder

WikiLeaks em 2010: Poste de Lula é o “menos coerente” « CartaCapital

15 de março de 2011 às 13h09

[…] Saiba, clicando aqui, o que o Merval, o Mainardi e o Itagiba “informaram” aos gringos […]

Responder

WikiLeaks em 2010: Poste de Lula é o “menos coerente” | Viomundo - O que você não vê na mídia

14 de março de 2011 às 23h12

[…] Saiba o que o Merval, o Mainardi e o Itagiba “informaram” aos gringos   […]

Responder

Diante do sub-do-sub, tucanos atacam Brasil e bajulam Washington | Viomundo - O que você não vê na mídia

14 de março de 2011 às 21h35

[…] E o que disseram Mainardi, Merval e Itagiba aos diplomatas gringos?   […]

Responder

Renato Lira

14 de março de 2011 às 18h36

Rapá, com esse "time de consultores" dá pra entender porque o governo americano tá um desastre na política externa.

Só pode ser porque o nível de "qualidade" de seus consultores mundo afora seja igual ao dos indivíduos citados nos telegramas.

O controle de qualidade é baixo, hein?

A desinformação, e a incipiência, dos americanos são tantas que que os sujeitos que lhe dão "consultas" , principalmente os parajornanistas citados são discípulos do lixo jornalístico Fox, que por acaso, é tratado pelo governo Obama como partido político de oposição.

Ou seja, os americanos são incoerentes, ou incompetentes. Ou as duas coisas..

Responder

Fabio

13 de março de 2011 às 17h43

Para informaçoes e analises seguras eh preciso procurar Mirian Leitao, Arnaldos, Reinaldos, imil kkkkk

Responder

V

13 de março de 2011 às 16h20

Faltou traduzir a parte que diz que depois da análise desse proeminente (dá licença… hahahahaha)… colunista (pfffff.huauauauauahuauhashas….ai meu coração) concluiu que: "Brasileiro é tão bonzinho".

Kate Lyra para consul geral dos EUA no Brasil Já.

Responder

joao batista martins

13 de março de 2011 às 15h23

a dupla mainardi-merval,papagaios de piratas,abusam da inteligencia e da capacidade de dicernimento das pessoas.só têm o espaço que têm,(com absoluta parcialidade) superficialidade,por serem puxa-sacos e servis a essa direita impatriótica e maléfica a TODOS OS BRASILEIROS.

Responder

O “tecnocrata taciturno”, o acordo do “insider” e o Ibope | Viomundo - O que você não vê na mídia

13 de março de 2011 às 12h46

[…] Saiba o que Mainardi, Merval e Itagiba “ofereceram” aos diplomatas dos Estados Unidos   […]

Responder

alicio

12 de março de 2011 às 11h51

Silas Malacheia, preocupado com o sucesso de venda de seus livros, apoiou serrágio. Até o pastor Valdomiro, duma igreja respeitável até aquela data, embarcou na canoa furada, pela segunda vez.

Responder

Fernando

11 de março de 2011 às 10h46

Nem se o Brasil tivesse o melhor serviço de inteligencia do mundo, teríamos um grupo de contrainformação como este, o Governo Dilma tem que dar medalhas a estes "patriotas" que tão habilmente conseguiram fazer com que nossos queridos amigos EUA ficassem tão bem informados

Responder

augusto

11 de março de 2011 às 10h41

(continua)

– Usam (e abusam) das agencias e instituiçoe multilaterais para guiar, cooptar ou constranger as naçoes, e entidades que os contrariem ou nao se submetam.Mais frequentemente demoniza-los via midia. Por exemplo, o Irã. Mas nada impede que mudem no ano seguinte, pelos mesmos motivos…
5-Sao especialidades da midia mainstream que lideram: "preparar'' a tal opinião publica,- deles e mundial-para uma açao que ja planejaram executar com um pretexto repetido ad nauseam. Por ex. armas de destruiçao em massa no Iraque… A outra especialidade da casa é fazer erros convenientes de TRADUÇAO
em declaraçoes de lideres estrangeiros ,para agir contra eles ou sataniza-los. Por exemplos concretos: o discurso de Ahmadinejad contra Israel dois anos atras ou a fala do Imperador Hiroito indicada no NYT dias antes de hiroshima. E olhe que tradutores bons eles tem a bessa porque vao busca-los fora.
As pessoas sem tempo ou distraidas que ainda nao perceberam isso,sempre é tempo de se aperceber.

Responder

augusto

11 de março de 2011 às 10h36

Eu entendo, acho q entendo a maneira e o porque proximo de eles se informarem de agirem de forma tao tosca assim no exterior.Mas vejam que coisas contraditorias:
1- Eles na certeza tem, pagam e usam planejadores de longo prazo no depto de Estado, na CIA,Pentagono
Presidencia, Comite de Rel.Internacionais do Senado e + etc.etc
2-acreditam que sao e sempre devem ser líderes do Mundo…e que sao lideres bons e generosos.(destino manifesto)
3- Seu governo, seu Business e sua midia trabalham em conjunto para a)Promover local e mundialmente as verdades , valores ou principios que interessam no momento b) Cobrir, esconder ou superar os erros, crimes e pilantragens que cometem localmente e mundo afora.

Responder

@sventura_sp

11 de março de 2011 às 01h09

Quando um diplomata considera figuras tristes e rancorosas como Mainardi, Jabor e Itagiba como fontes fiáveis, de duas uma, ou o diplomata deveria ser demitido por incompetência, ou a Casa Branca prova mais uma vez que o fim da União Soviética foi pura questão de sorte.

Responder

Gustavo Pamplona

11 de março de 2011 às 00h54

Deem uma olhada nisto aqui…
http://www.dont-panic.co.uk/the-future-imagined-1… (O futuro imaginado 100 anos atrás)

Gosto de ver este tipo de coisas… como é que a humanidade imaginava como é que seria o mundo… e alguns filmes a exemplo de "Blade Runner", "2001 – Uma Odisséia no Espaço" e sua sequência "2010 – O ano em que faremos contato" e por aí vai…

Responder

Aracy_

10 de março de 2011 às 22h20

Tsc, tsc, tsc. Tolinha essa Casa Branca… Foi se consultar logo com o "antólogo" Diogo Mainardi, aquele que cometeu um livro contra o Lula?

Boa tradução. Meu humilde pitaco: no contexto do trecho "As ambições de Neves e a ligação inextrincável delas com o desejo de não atrapalhar o PSDB" eu sugeriria traduzir inextricable como indissociável.

Responder

    Luiz Carlos Azenha

    11 de março de 2011 às 00h31

    Perfeito, Aracy. Juro que busquei outra palavra, mas não consegui. Obrigado. Vou trocar. abs

    Mariana Andrade

    11 de março de 2011 às 16h43

    "Antólogo" foi ótima!!! Rachei de rir!!!

    Pois é… nunca tive dúvida sobre quem era realmente a anta da história!

    Paulo Viriato Moura

    13 de março de 2011 às 14h29

    "Última perna da viagem", não sei, é estranho. "último trecho, ultima parada". "Perna", me desculpe, não gosto. Quanto a traduções, nenhuma nunca será a perfeição.

    Algumas poderão ser oficiais, mas perfeita, nunca. Quem precise pesquisar esses documentos NECESSARIAMENTE terá de usar os originais e só se for doido usará traduções, nem que venham assinadas por deus ou por algum jornalista.

    Podem relaxar. Quanto mais telegramas forem traduzidos, melhor, mesmo que as traduções não sejam primorosas. Se forem, melhor, mas mesmo que sejam ruins, e DIVULGADAS, as pessoas começam a ler, vão lendo e vão aprendendo mais, do que se só lessem a D. Dora Kramer. Obrigado pela tradução.

Nikacio Lemos

10 de março de 2011 às 21h57

UM ANTIAMERICANISMO QUE BEIRA AO RIDÍCULO !!!
Coisa de comunista e ditadores !!!!
Esse antiamericanismo idiota de Lula, do PT e de seus idiotas seguidores não influencia em nada aos Brasileiros .
O que leva os comunistas do PT pagarem tanto o antiamericanismo?
Será medo da democracia(USA a maior democracia do mundo) ?
Ou será simplesmente puro complexo de inferioridade como muito se diz por ai na internet sobre os comunistas do PT ?
Coitado desses comunistas ultrapasados que adoram apoiar ditadores do tipo que apedreja mulheres até a morte.
Esse socialismo de M…. enganador que não engana mais ninguém até porque não passa de uma ditadura ultrapassada que só impera em países que ameaçam a democracia tipo : Irã, Venezuela, Cuba, Corea do Norte entre outros da África que Lula tanto apóia e defende.
Comunistas do PT e seus seguidores, esses sim são uma ameaça a democracia no Brasil.

Brasil, abra os olhos com esses comunistas do PT e seus seguidores !!!

Fui…
Nikacio Lemos
23 anos
P.S. Esse socialismo de M… que os comunistas do PT, Lula e seus seguidores idiotas tanto pregam, tem seus dias contados.
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Responder

    FrancoAtirador

    11 de março de 2011 às 00h50

    .
    .
    Coitadinho desse guri:

    Ele pensa que os lulistas são comunistas !

    Vai ter de ler um pouquinho mais de Karl Marx para postar comentários aqui.
    .
    .

    Leonardo

    11 de março de 2011 às 00h56

    Você tem 23 anos mesmo? Com um post tão tolo que escreveu e no qual mostra tanto desconhecimento de coisas básicas tais como política, marxismo, socialismo, comunismo, democracia, entre outros, parece ter uns 16 anos apenas… Tira um pouco as fraldas, vai ler sobre tudo isso, e depois aparece aqui se quiser discutir com base em argumentos, ok?

    Daniel

    11 de março de 2011 às 01h42

    Puxa, que troll vagabundo tu és.

    "Esse antiamericanismo idiota de Lula, do PT e de seus idiotas seguidores não influencia em nada aos Brasileiros . "

    8 anos de Lula e os possíveis 4, quem sabe 8 de Dilma dizem o contrário…

    "Será medo da democracia(USA a maior democracia do mundo) ?"

    Os EUA nunca foram uma democracia, na verdade os "Founding Fathers" ODIAVAM a democracia, exemplo? Site de direita americana (se você lê inglês é claro, ou vai me dizer que não sabe?): http://takeourcountryback-snooper.blogspot.com/20…. Tanto é que a palavra "democracy" não consta na constituição original americana. Para eles uma democracia sempre termina em uma ditadura da maioria contra uma minoria. Os EUA são uma república representativa. Caramba, você não sabe nem o que defende.

    "ultrapassada que só impera em países que ameaçam a democracia tipo : Irã, Venezuela, Cuba, Corea do Norte"

    Gostei da omissão estratégica das ditaduras, sim essas mesmo apoiadas pelo EUA que estão por um fio: Yémen, Egito, Arábia Saudita, Síria, Indonésia. E a unica coisa que "impera" no mundo, adivinha o que é?

    E não sou de comunista. Nunca fui, nunca vou ser. Mas nem por isso me curvarei à qualquer outra ideologia ultrapassada, como o imperialismo. Liberte-se criatura.

    Mais lugares pra você se educar (Se sabe ler inglês, é claro…) http://www.thecommentfactory.com/the-founding-fathttp://www.tenthamendmentcenter.com/2010/06/29/th

    Alexandre Araújo

    11 de março de 2011 às 09h59

    Nunca fui, não sou e nunca serei comunista! Sou captalista, empresário e defensor ferrenho da democracia! Pessoas como eu vêm elegendo candidatos do PT para a presdiência desde 2002. Os comunistas votaram e votam na Heloisa Helena e no PSOL. Portanto, gostaria de saber de onde surgiu tanta idiotice para um post como esse seu. Nós votamos no Lula em 2002, pois, o país tava quebrado e humilhado por um crápula (FHC) e sua corja, que pensamos ser a solução em 1994 e para o qual, infelizmente, demos nossos votos. Reelegemos o Lula em 2006 pois nunca vimos o Brasil num boom de desenvolvimento tão forte em tempos de democracia, e o melhor, com distribuição da renda. Elegemos a Dilma em 2010 por ser a continuidade do melhor governo em toda a história do país. Pegue um livro de história e vá ler, ou então, vá viver a realidade, trabalhar, produzir, ser empresário, pois com seus 23 anos e tanta bobagem que escreveu, só pode ser um mauricinho, filhinho de papai que não conhece a realidade do Brasil.

    dukrai

    11 de março de 2011 às 10h46

    Nika, deixa disso. o gugôu dá mais de 7 mil citações do seu nome e vc como profissional das trollices sabe que o seu tempo acabou, o Vampiro Brazileiro é um ectoplasma político e o Lula não é mais presidente. eu sei que deu muito trabalho pra construir a sua "persona" e foi o que sobrou das suas atividades da campanha de 2010 mas é humilhante brigar por um lugarzinho ao sol aqui no blog do Azenha. abre uma padaria ou vai plantar hortaliças hidropônicas, zera tudo e começa de novo, é possível aos 23, 43 ou 63 anos, qualquer que seja a sua idade.
    abraços

    Digger

    11 de março de 2011 às 11h51

    Você é mais um daqueles filhinhos de papais idiotas, que quando abrem a boca é só para dizerem bobagens. Vai estudar e se informar melhor antes de escrever asneiras! Ou então se muda de vez para os USA. Vai ser vira lata e capacho dos ianques, SEU CUCARACHA. Antes de ofender com suas mentiras, quem você não conhece, lave bem a boca com sabão líquido.

    Arau

    13 de março de 2011 às 20h35

    Cara, você é muito ignorante!!!

    Maior democracia do mundo, onde???

    Quando bombardeia crianças no Iraque???

    Ou quando apóia o estado terorista de Israel, que bombardeia crianças palestinas???

    Ou ainda quando apóia todas as ditaduras que estão caindo no mundo árabe????

    Ou ainda quando faz vista grossa, quando lhe interessa, para paises como a China????

    Nikacio, para de ler a Veja e ver a Globo, o seu cérebro está diminuindo!!

    Renato Lira

    14 de março de 2011 às 18h41

    23 anos, é?

    E já tá senil, delirando.

    É caso sério.

    Reaça-almofadinha-movido-a-toddynho-com-rivotril.

    Deve adorar o Restart.

    jose amorim

    28 de abril de 2011 às 18h58

    Nikacio (com K……hum!!!!!!). Deve ser estagiária do Bill Clinton!!!

Regina Braga

10 de março de 2011 às 21h04

Como diria Maquiavel – Porque os príncipes Itálianos perderam os Estados? Por que (como diria eu),tiveram como assessores,Mainardi,Merval,Itagiba…Como políticos Cerra e Marina…e como estrategistas os embaixadores americanos.kkkkkkkkkkkkkkk Com um time assim,perderam o Brasil, todinho.

Responder

Nikacio Lemos

10 de março de 2011 às 20h24

BOICOTE A REDE RECORD !!!!!!!!!!
Abram os olhos com a rede Record !!!!
Um grupo a serviços do PT !!!
A propósito, o que a Recod tem feito , é tentar influenciar o Brasileiro para esse socialismo de Hugo Chávez e Fidel , só que sabemos que na pratica não passa de uma ditadura ultrapassada onde tem o propósito único de perpetuar esses ditadores no poder como assim foi com Fidel e estar sendo com Hugo Chávez .
A TV Record tem sido muito eficiente em apontar defeitos e deficiências de São Paulo e de seu povo simplesmente Porque o estado de São Paulo é governado Pelo PSDB.
Observem que a Record pouco critica e condena o Rio de janeiro(Governado pela esquerda).
A Record tem sido uma emissora muito eficiente em pregar o socialismo de Chávez e Fidel, tentando com isso influenciar o Brasileiro .
Os brasileiros precisam observar que a Record é muito tendenciosa e vem se revelando uma emissora a serviços do PT .
P.S. estive vendo que muitos no Twiter tem criticado essa parcialidade da rede Record.
Vamos fazer o mesmo, vamos bombar no Twiter e na rede em Geral contra a Record.

Responder

    Carmen 1

    11 de março de 2011 às 02h21

    Vai indo que eu já vou!!!!!

    Haroldo

    11 de março de 2011 às 04h50

    Cara, tu ta parecendo o "Macunaíma", no nascimento apenas! Piadas melhores o reaça do Madureira faz.

    Gustavo

    11 de março de 2011 às 09h59

    Sérgio Cabral de esquerda? às vezes fico pensando se é bom mesmo a internet ser para todos.

    Oscar

    11 de março de 2011 às 16h19

    Nikacio, onde o Lula é comunista e antiamericano? O cara, na crise de 2008, arrancou o IPI dos automotivos e montadoras como FORD e GM foram as mais favorecidas. E, veja bem, são americanas. O lucro destas empresas não foram tributados aqui. Você acredita que isto vais sair barato. Não. O IPI 0% está sendo pago por todos nós. Os bancos continuaram tendo lucros astronômicos, bem como as mega corporações estrangeiras. Se isto é comunismo então não sei mais o que é capitalismo.
    Sobre a RECORD ser tendenciosa isto é fato, mais dentro de tudo isto ela ainda é mais imparcial que a GLOBO. Se devemos boicotar a RECORD por ser tendenciosa, então, façamos pela ética e não pelo partidarismo e, se assim o for, boicotemos a GLOBO também, que a imparcialidade passou longe de lá faz tempo. Certamente você é mais tucano e por isso você guarda esta raiva da RECORD. O partido que você escolhe como referência política é um direito e problema só seu, mas seja coerente…PT comunista? Este sonho não pagamos mais.

    Oscar

    11 de março de 2011 às 16h20

    continuação…
    Sergio Cabral de esquerda?…cê surtou cara. O BOPE é o que tem de mais fascista na política de segurança do Rio de Janeiro. As UPPs é uma cópia do modelo americano imposto para a Colômbia. E a maior democracia do mundo é a da Índia. Os EUA é a mais rica. Todavia, e apesar de tudo, você com 23 anos é um cara inteligente e que se posiciona. Isto é legal, só que você precisa consultar outras fontes de informação.

    william

    13 de março de 2011 às 14h45

    Meu Rio de Janeiro governado por Sergio Cabra(L)alau nunca será de esquerda que pena . Nikacio Lemos pare de fumar o cigarro do capeta muleque

    Renato Lira

    14 de março de 2011 às 18h44

    Cigarro do capeta?

    Esse troll almofadinha sabe lá o que é isso?

    Ele se embebeda com bombom com licor.

    No máximo toddynho com rivotril, ou prozac, ou gardenal.

    Renato Lira

    14 de março de 2011 às 23h53

    Cigarro do capeta?

    Esse moçoilo não deve nem saber do que se trata.

    O efebo reaça-almofadinha no máximo deve fiacr maluquete se comer bombom com licor.

    Talvez um toddynho com rivotril. Ou gardenal.

    Renato Lira

    14 de março de 2011 às 18h38

    Reaça movido a Rivotril dá nisso.

    Renato Lira

    15 de março de 2011 às 00h59

    És tu, Nikacio, ó troll reaça-almofadinha de 23 anos?

    Filhos de Lula: passaporte diplomático por "interesse do país" (ou dos pais?)
    http://www.youtube.com/watch?v=bBLow6ELY9o

    Carregando…

photopf

10 de março de 2011 às 20h01

Isto é o capitalismo: o patrimônio (renda + ativos fixos) de 1.210 pessoas (bilionárias), em 2010, foi 102,70% maior do que o PIB do Brasil em 2010. Observação: o PIB do Brasil em 2010 foi o sétimo (7º) do mundo.
Comentário deste blog
Infelizmente, não teremos tempo para fazer uma série histórica de tal comparação (de como isso ocorreu ano a ano).
Fica aqui a sugestão para que estudantes e professores de Economia, interessados em estudar tal iniqüidade, venham a fazê-la. Comparem os dados da revista Forbes com os do IBGE.
Segundo o IBGE, o PIB do Brasil em 2010 foi R$ 3,675 trilhões.
Convertendo-o para US$ (em cotação de hoje, pelo Banco Central do Brasil): aproximadamente US$ 2.220.409.642.921,87 (US$ 2,22 trilhões).
O que corresponde a, aproximadamente, 16,83% do PIB dos EUA.
Por outro lado, a riqueza dos 1.210 mais bilionários corresponde a, aproximadamente:
102,70% do PIB do Brasil (hoje considerada a 7ª maior economia de tal planeta).
Você está aproveitando as sobras? Já comprou ou encomendou uma Ferrari?
Segundo a FAO (Food and Agriculture Organization), órgão da ONU, 925 milhões de pessoas, no mundo, passavam fome em 2010. Enquanto isso, 1.210 pessoas (ou famílias) detinham mais do que o dobro (102,70%) do PIB da 7ª maior economia do mundo (a do Brasil) e aproximadamente 17% do PIB da maior economia do mundo (a dos EUA).
http://dilma13udi.blogspot.com/2011/03/isto-e-o-c

Responder

    FrancoAtirador

    10 de março de 2011 às 20h36

    .
    A soma das fortunas desses 1210 indivíduos atingiu os 4,5 trilhões de dólares.

    É como se um país com 1210 habitantes tivesse o 4º PIB do Planeta (maior que o da Alemanha).
    .
    Detalhe:

    Dentre estes miseráveis 1210 bilionários estão 30 brasileiros, desde banqueiros e empresários de mineradoras até donos de planos de saúde.
    http://economia.ig.com.br/forbes+acrescenta+12+no

    FrancoAtirador

    11 de março de 2011 às 00h12

    .
    .
    Adendo:

    A Revista Forbes informou também que o DONO DA NATURA, Guilherme Leal,

    CANDIDATO A VICE DE MARINA NA ÚLTIMA ELEIÇÃO PARA PRESIDENTE,

    está em 25º lugar, com uma fortuna de 1 BILHÃO E SETECENTOS MILHÕES DE DÓLARES.
    .
    .

    beattrice

    11 de março de 2011 às 09h17

    Quanto exatamente disso custa à Amazonia e às comunidades extrativistas?

Luiz Reis

10 de março de 2011 às 19h58

Ah, querem saber? Já recuperado da ressaca carnavalesca, não parei de rir a cada linha do telegrama… parecia a Miriam Leitão "prevendo" a debaclé da economia brasileira! AHAHAHAH!

Responder

Tania Guimaraes

10 de março de 2011 às 19h53

Eles sao tao competente que tem o mundo inteirinho crendo que: Se Saddam Hussein tivesse as tais armas de destruicao de massa seria justificavel invadir e ocupar. Todo o mundo discute nestes termos, a distracao que eles criaram. Ter armas de destruicao de massa que o proprio imperio que forneceu nao e motivo para invadir e ocupar um pais, decaptar seu lider com direito a camera p todo o mundo ver.
Tenho de repetir: Voces sao muito inocentinhos

Responder

Digger

10 de março de 2011 às 19h50

E ainda se dizem "jornalistas" isentos. Essa dupla, é mais uma do PIG que desinforma e deforma os princípios éticos do verdadeiro jornalismo. São meros informantes dos USA e o Serra. Que pouca vergonha!

Responder

Tania Guimaraes

10 de março de 2011 às 19h47

Muito ingenuos os brasileiros. Se voces pensam que dentro do proprio PT, ou PSOL ou PC do Brasil nao tem colaboradores da CIA voces precisam acordarem mais cedo. Agentes da CIA ate casam e formam familias com brasileiros. Estas "analises" que eles escreveram ai nao e nada, e a primeira camadinha de uns tolos que devem terem se oferecido e os gringos nao que nada oferecido. Os super agentes nao sao niguem muito visiveis ou destacados. Nao sao nem americanos, pois estes a CIA sabe que sao faceis de serem detectados.
Nos anos 60's eles recrutaram sanitaristas, lideres de sindicatos etc, para infiltrarem grupos. Estes idiotas que voces estao reagindo sao os bonecos para que depois os gringos possam negar competencia. eles querem e mais que voces pensem neles como incompetentes. E eles sao, mais nao em espionagem

Responder

    Bonifa

    10 de março de 2011 às 20h30

    Calma, Tânia. Assim você vai ter medo da própria sombra. Nos anos sessenta até o Nandinho era do time da CIA, muito bem remunerado (150 000 dólares, na época).

Tania Guimaraes

10 de março de 2011 às 19h38

Estados Unidos nao foram nada pegos de surpresa no 911. So nenem nao presta atencao que 20 minutos depois do ataque eles tinham os nomes, retratos, enderecos, telefones, de todos os "terroristas"

Responder

FrancoAtirador

10 de março de 2011 às 18h59

.

O abestalhado Reizinho, fenômenno da boçalidade,

deve estar com um ciúme danado

por não haver sido citado no telegrama da Matrix.

.

Responder

Rafael

10 de março de 2011 às 18h58

Fica evidente a ligação entre globo, veja, jornalistas de grandes jornais e psdb/dem. Fato que acontece desde época do Getúlio Vargas. Tem que haver algum crime nessa ligação. São traidores. Essa ligação sempre foi conhecida, mas só agora tá comprovada.Se fosse nos eua acredito que estariam sendo processados.

Responder

Nana

10 de março de 2011 às 18h42

A Marina perdeu a chance de apoiar a Dilma e continuar na linha política da qual fez parte. Foi fraca.

Responder

    beattrice

    10 de março de 2011 às 22h10

    Não foi fraqueza, foi oportunismo.
    Apostou um lance alto, perdeu e vai para a próxima.

Ivan Moraes

10 de março de 2011 às 18h09

Mas eu adorei o texto do embaixador! Tragam ao Brasil mais embaixadores analfabetos que so qualificam pras Honduras POR FAVOR! O Brasil viraria um paraiso da noite pro dia!

Assim que eu parar de rir vou pensar em mais uma piada.

Responder

Carmem Leporace

10 de março de 2011 às 18h07

Certamente os 40 mensaleiros da SOC eram muito mais bem informados que estes aí, afinal, os mensaleiros faziam parte no "núcleo duro" do poder, sua "home office" ou QG central era em sala ao lado da de Lula.

Tivessem procurado os mensaleiros estariam muito bem informados.

Responder

    Oscar

    10 de março de 2011 às 18h41

    Tadinha docê, tão rancorosa que até escreveu errado: "muito mais bem informados". Carmem, vê se estuda mais!

    Paul Stano

    10 de março de 2011 às 19h31

    Oscar
    Se você acha que ela deveria ter escrito "muito melhor informados", é você que precisa voltar para a escola. Tudo indica que v. estudou em alguma escola do governo do PSDB aí de São Paulo, sob a direção do Paulo Renato. E ainda aconselha os outros a estudar mais! Ignorante e presunçoso!

    Oscar

    10 de março de 2011 às 20h41

    Não, caro Paul Stano, apenas "melhor informados". Não coloque palavras na minha boca. Provavelmente você acredita que o certo seja "muito melhor informado", como você bem escreveu. Onde estudei é problema meu. Agora, você conhece bem a ignorância pela clareza de seu texto. Às vezes ser presunçoso é bom para irmos além da média, como esta que você apresenta em seu brilhante comentário. O resto é perfumaria.

    Tania Silva

    11 de março de 2011 às 00h06

    Oscar, "melhor" é o superlativo de "bom". E não se diz que o sujeito é "bom informado" e sim "bem informado". Logo, o superlativo de "bem informado" é "mais bem informado".

    Carmen 1

    11 de março de 2011 às 02h29

    Haja fogueira das vaidades…. cada uma mais inteligente, culto e bem informado que o outro. Ridículos!!!!

    Oscar

    11 de março de 2011 às 16h01

    Querida, agradeço "pelo mais inteligente". Infelizmente gostaria de ouvir isso de pessoas mais talentosas. Agora, usar a palavra "ridículos" isso realmente mostra que você é uma pessoa rancorosa e triste. Antigamente a direita bem humorada.

    WILLAIM

    13 de março de 2011 às 14h49

    FLA X FLU, SÃO PAULO X PALMEIRAS, BAHIA X VITÓRIA QUE LEGAL HEHEHE

    Renato Lira

    14 de março de 2011 às 23h49

    Vixe!

    O pau quebrou!

    (Mas o mais correto é "mais bem informado". Apesar de soar horrível, é o mais correto).

    Tô quietinho, hein?

JoseIvan

10 de março de 2011 às 17h46

Azenha,

Importantes traduções que não veríamos na FSP. A incompetência destes "analistas", "políticos" e "jornalistas" é similar à de seus interlocutores americanos. Deve ter havido transferências de recursos para financiar a campanha da dupla Serra/Índio, pelo menos da Chevron em busca da alteração do marco regulatório do Pré-sal,
O TSE poderia tomar as atitudes necessárias contra essa corja de mequetrefes.

José Ivan Mayer de Aquino
Ação da cidadania Contra a Fome, a Miséria e Pela Vida

Responder

João

10 de março de 2011 às 17h30

Serra, Mainardi, Merval, Itagiba, Alvaro Dias, Eduardo (Mensalão) Azeredo, FHC, Wiliam Waack….Como mentes brilhantes dessas na oposição, o PT tem que se preparar para no mínimo governar a nação por 100 anos. KKKKKK. Dilma 2014!

Responder

@matinta_Tahrir

10 de março de 2011 às 17h27

"a especulação de que Serra pode desistir em favor de Neves como candidato do PSDB"… noooossa! Passou longe. O que esses diplomatas inuteis fazem o dia todo? Diogo Mainardi?? Desde quando??

kkkkkk!!!

Responder

dukrai

10 de março de 2011 às 16h33

os gringos buscaram as versões dos atores políticos do arco ideológico da oposição brasileira, do centro-direita à extrema direita, incluidos os "analistas" políticos merdais e venais. as versões apresentadas correspondiam às expectativas desses atores e davam o sentido da sua ação política, que como todos sabemos, agora, deu errado. o relato é fiel e mostra como a oposição estava dividida e sem rumo e dava para um leitor atento perceber o caos que estava se formando na indicação do vice. os gringos, e até eu, não poderiam supor que o trein ia ficar tão ruim pro Vampiro Brazileiro.

Responder

    Carmem Leporace

    10 de março de 2011 às 18h04

    Você é soldador?

Silvio I

10 de março de 2011 às 16h25

Azenha:
Os EUA não foram pegos de surpresa. Eles conheciam todos os detalhes da operação Necessitavam de um caso para obter as justificativas.Isto não e novo no mundo.Sempre se cria um motivo para justificar e ademais levantar a moral dos povos.A entrada dos EUA na primeira guerra mundial, tive um pretexto. A entrada na segunda outro. O bombardeio de Pear Harbord outro.A entrada de Brasil na guerra outro.Todos eles criados.Eles colaborarão e muito para que isso ocorrera u 11desetembro.Existem serias duvidas com respeito ao desplume das torres.Elas caíram na vertical igual que em uma demolição programada.Existem serias duvidas de si as colunas não foram dinamitadas.Também dizem que se encontrarão restos de explosivos.Que não se autorizo a fazer estudo dos escombros.Também não existem marcas de avião na explosão no Pentágono e por a forma dos destroços se calcula que foi um explosivo.O tamanho dos destroços não e de um impacto de avião e alem na superfície do terreno não existem marcas.

Responder

    simas

    11 de março de 2011 às 01h35

    Magnífico!… Vc, Sìlvio.
    Esses caras sabem mto bem, o querem. Tanto sob o aspecto físico, qto sob o… temporal. Se necessário, agem contra eles próprios, desmedidamente, até; sabem de tudo, nos mínimos detalhes; confabulam com quem lhes tragam subsídios. Mesmo na pior – o q não deixa de ser uma montagem, renascem, logo adiante, das cinzas. Não o fora, não teriam se criado, junto com a simbologia da águia…
    Terríveis, esses caras. Não têm pátria; nunca formaram um país… Acredite, quem tiver coragem. Até Deus se apiedou dessa gente, tamanha a sua maldade.
    Sílvio, ao pensar no q digo, sinto uma enorme dor em minha alma…

Luana

10 de março de 2011 às 15h20

Não é que os diplomatas americanos escolhem os "colunistas" errados. Eles escolhem aqueles que falam o que a nave mãe quer ouvir para formar os argumentos que vai precisar na hora de fazer o que quiser fazer. Escolhem os "alinhadinhos".(imagine só como foi o trabalho desses diplomatas no Iraque pré-invasão)

Responder

    José Vitor

    14 de março de 2011 às 23h20

    Isso é uma hipótese interessante. É difícil acreditar que os diplomatas americanos no Brasil sejam tão, mas tão, mas tão incompetentes assim. Mas sei lá, vai saber, vai ver são assim mesmo, completamente bitolados.

Hans Bintje

10 de março de 2011 às 14h57

Azenha:

Faltou citar Fernando Pessoa, "Passagem Das Horas", de 1916. Trecho:

"Viajei por mais terras do que aquelas em que toquei…
Vi mais paisagens do que aquelas em que pus os olhos…
Experimentei mais sensações do que todas as sensações que senti,
Porque, por mais que sentisse, sempre me faltou que sentir
E a vida sempre me doeu, sempre foi pouco, e eu infeliz.

A certos momentos do dia recordo tudo isto e apavoro-me,
Penso em que é que me ficará desta vida aos bocados, deste auge,
Desta entrada às curvas, deste automóvel à beira da estrada, deste aviso,
Desta turbulência tranqüila de sensações desencontradas,
Desta transfusão, desta insubsistência, desta convergência iriada,
Deste desassossego no fundo de todos os cálices,
Desta angústia no fundo de todos os prazeres,
Desta sociedade antecipada na asa de todas as chávenas,
Deste jogo de cartas fastiento entre o Cabo da Boa Esperança e as Canárias.

Não sei se a vida é pouco ou demais para mim.
Não sei se sinto de mais ou de menos, não sei
Se me falta escrúpulo espiritual, ponto-de-apoio na inteligência,
Consangüinidade com o mistério das coisas, choque
Aos contatos, sangue sob golpes, estremeção aos ruídos,
Ou se há outra significação para isto mais cômoda e feliz.

Seja o que for, era melhor não ter nascido,
Porque, de tão interessante que é a todos os momentos,
A vida chega a doer, a enjoar, a cortar, a roçar, a ranger,
A dar vontade de dar gritos, de dar pulos, de ficar no chão, de sair
Para fora de todas as casas, de todas as lógicas e de todas as sacadas,
E ir ser selvagem para a morte entre árvores e esquecimentos,
Entre tombos, e perigos e ausência de amanhãs,
E tudo isto devia ser qualquer outra coisa mais parecida com o que eu penso,
Com o que eu penso ou sinto, que eu nem sei qual é, ó vida.

(…)

Cometi todos os crimes,
Vivi dentro de todos os crimes
(Eu próprio fui, não um nem o outro no vicio,
Mas o próprio vício-pessoa praticado entre eles,
E dessas são as horas mais arco-de-triunfo da minha vida)."

Responder

Elias SP SP

10 de março de 2011 às 13h59

Mainardi, Merval, Itagiba…três moscas na sopa ianque…três mosqueteiros estropiados de um império decadente…

Como dissemos nós e agora diz Michael Moore: o povo, unido, jamais será vencido.

Responder

    rubem

    10 de março de 2011 às 17h06

    que injustiças com as Moscas esta comparação, estes tres precisam graduar-se muito para serem insetos.

    Bonifa

    10 de março de 2011 às 17h49

    Eis a razão pela qual o Mainardi exilou-se na Itália e não nos Estados Unidos, como seria o normal. É que não querem ver a cara dele por lá.

    Kid Prado

    10 de março de 2011 às 19h43

    Qual é mesmo o número daquele agente trapalhão (36?) que acabava acertando e obtendo sucesso em suas missões? A diferença dele para estes agentes babaquaras é que, pelo menos, ele tinha sucesso.
    Agora, convenhamos, a embaixada americana apelar para estes entreguistas idiotas é um atestato de incompetência e de burrice que até o Tiririca concede sem precisar de assessores ou informantes.
    Um deles (dos agentes) deveria, com o cachê-calabar recebido, pagar ao PHA e tirar o próprio nome do SPC. Até o Borris CCCasoy exclama um "Isto é uma vergonha" quando souber desta trapalhada…

Antônio Mário

10 de março de 2011 às 13h53

os serviços secretos americanos só conversaram com expoentes do jornalismo "imparcial" e com deputados "neutros e sagazes": mainardi, itagiba, merval… pois é, é risível.

Responder

Conceição Oliveira

10 de março de 2011 às 13h18

Azenha abri um post só com os links que saíram até agora da blogosfera sobre este bloco de telegramas e tenho tentado mantê-lo atualizado, segue:
Blogosfera wiki: os cablegates publicados até agora sobre eleições 2010 http://mariafro.com.br/wordpress/?p=23820

Responder

Blogosfera wiki: os cablegates publicados até agora sobre eleições 2010 | Maria Frô

10 de março de 2011 às 13h15

[…] Entenda o que leva a Casa Branca a ser a última a saber das coisas […]

Responder

alcides

10 de março de 2011 às 13h13

Se os americanos quiserem um dia fazer um levantamento do futebol brasileiro, com certeza irão consultar apenas torcedores de um só time. E ainda por cima aqueles mais fanáticos. E dá-lhe competência. Se o Olavo de Carvalho começar a espalhar que o Brasil desenvolve uma bomba atômica, os americanos acreditarão.

Responder

Oscar Ruiz

10 de março de 2011 às 12h48

Assim trabalha a "Inteligência" gringa: lendo jornal e falando com colunistas de quarta.

Incrível!!!!!

Responder

Alexei

10 de março de 2011 às 12h30

O pior é que mesmo depois de tudo isso ainda há muitos que acreditam nesses pseudo-jornalistas.

Valeu, Azenha.
Esses vexames precisam ser divulgados e reverberados continuamente, porque as palavras distorcidas desses tipinhos continuam e continuarão entrando diariamente nas casas das pessoas. Só a informação pode nos defender.

Responder

Vinicius Garcia

10 de março de 2011 às 12h27

Para o PIG opinião é uma coisa ela expressa como quer, acredita que quiser…

Responder

r godinho

10 de março de 2011 às 11h49

O aparato de inteligência dos EUA já foi melhor…
Esse negócio deve ser mais ou menos como seleção natural: quando a coisa foi profissionalizada, lá pelo meio da 2ª GM, foram buscar schoolars para formar a base de analistas. Aos poucos, os mais liberais ou meio esquerdistas foram sendo afastados, e em meados dos anos 50 já eram todos ideologicamente direitistas. Aí bastou a seleção natural atuar: o feedback ideológico realimentando a escolha de analistas cada vez menos engajados com inteligência e cada vez mais engajados com propaganda, e nos anos Regan assistimos à falência intelectual da inteligência americana. Por isso não deveria surpreender que, virou, mexeu, sejam pegos com as calças arriadas…

Responder

    Bonifa

    10 de março de 2011 às 17h59

    Isso aconteceu com o Império Romano. Não havia informações confiáveis da Dácia e muito menos da Capadócia.

    beattrice

    10 de março de 2011 às 22h07

    Concordo com sua hipótese, a partir do macartismo a comunidade de inteligência deve ter sido mais e mais restrita ideologicamente o que certamente comprometeu sua eficácia digamos.

Roberto Locatelli

10 de março de 2011 às 11h21

Dizer que Mainardi é "proeminente" demonstra desconhecimento da realidade.

Não me admira que não tenham previsto a Intifada no Oriente Médio e Norte da África.

Responder

bissolijr

10 de março de 2011 às 11h19

o mais bacana disso tudo é a total ignorância ao outro colunista da revistinha sionista, aquele incompetente do falido sítio "primeira (ou última) leitura", um tal de reinaldo, ou reginaldo, sei lá. ele deve estar com pruridos.
nosso gozo só não é maior porque o governo Dilma tem retrocedido nalguns pontos/setores, infelizmente.

Responder

MA_Jorge

10 de março de 2011 às 11h16

Cada vez mais, confirma-se o despreparo do político chamado José Serra e, pior ainda, confirma-se a ligação vergonhosa entre PSDB / DEM e a mídia com o grande projeto de "venda do Brasil". O grande problema aparente foi o de querer colocar como "corretores", jornalistas imbecis no jogo político.

Responder

Rafael

10 de março de 2011 às 11h11

Que nem dizia o Garrincha: "falta só combinar com os russos". É uma vergonha ver pessoas falando desse jeito sobre eleição, de um jeito tão combinado, tão manipulador. no final das contas o interesse é roubar nossas riquezas, pré-sal. Fica muito claro que no Brasil não existe direita ou oposição. Aqui psdb e pig que fazem oposição o fazem por interesse financeiro tudo isso para saquear o país. Não ideologia no psdb-pig-dem. E senhores não tenha dúvida que se em 2014 Dilma tiver risco de não veencer a eleição Lula volta. Lula não vai deixar Petrobras e pré-sal nas mãos dessa gente. Tem uma coisa primeiro para o Aécio vencer eleição presidencial não pode ficar contando que sua irmã vai administrar o país enquanto ele cheira tudo que pode.

Responder

Marcelo Fraga

10 de março de 2011 às 11h07

É engraçado que, com a mentira contada dia após dia, eles enganam até aqueles aos quais se venderam e servem.

Prestam um desserviço ao país e àqueles que querem acabar com ele.
Isso é o que eu chamo de ser inútil.

Responder

Bonifa

10 de março de 2011 às 11h05

É exatamente por isso que a Hillary está literalmente arrancando os cabelos da cabeça. Ela está perplexa pelo fato de os próprios congressistas americanos acreditarem na imprensa do país, imprensa esta que vive em um mundo à parte da realidade. Este fato provoca distorções tremendas na capacidade de análise política dos congressistas e de outros líderes americanos, como o tal governador de Wisconsin. Enquanto isso, um frêmito de euforia guerreira percorre os políticos e os militares europeus, reunidos para traçarem os rumos de uma salvadora guerra. Todos eles estão em delírio porque finalmente irão à guerra. Mas contra quem será esta guerra? Contra Kadafi? Contra a Líbia? Contra o Egito? Contra a revolução árabe? Ou contra todo o mundo árabe? É possível que nem eles saibam. O notório "filósofo" Henry Levi, primeiro adesista europeu de Fukuda, aconselhou o Sarkozy a reconhecer um Conselho Provisório, que nem se sabe se de fato existe, como sendo governo legítimo da Líbia. Mas um correspondente da BBC em Bengazi, segundo o Le Monde de ontem, correspondente este que está em contato com os combatentes rebeldes e não com políticos que se apresentam em Paris como seus supostos representantes, já avisou ao público europeu que os verdadeiros rebeldes não aceitarão nenhuma ingerência estrangeira na Líbia. Se o problema é o Kadafi, eles dizem que são capazes de derrubá-lo sozinhos, sem a ajuda (suspeita) de ninguém.

Responder

    dicra

    10 de março de 2011 às 12h56

    não entendo porque essa preocupação com a qualidade das informações que o pessoal tá
    recebendo, eu reputo informações da melhor qualidade!, acho que eles devem receber e acreditar nelas…

David

10 de março de 2011 às 10h25

Que o Mainardi e o Merval estavam a serviço do Serra todos nós já sabíamos, mas cá entre nós… Como é bom ler um telegrama oficial americano com opiniões baseadas nesses dois lunáticos. O Serra conseguiu convencer a direitona conservadora que ele iria ganhar, criou um reino de fantasias, no qual Lula não conseguiria eleger seu sucessor mesmo com uma distribuição de renda como eu pelo menos nunca tinha visto acontecer no Brasil, com o país crescendo, com os mais pobres entrar no mercado de trabalho e de consumo… E o pessoal acreditou!!! Bom para nós, que mesmo sendo ou não sendo partidários do PT, nos livramos desse desastre que seria um governo Serra.

Responder

Dão Ferreira

10 de março de 2011 às 10h19

Enquanto isso a blogosfera bombava, bandeirantemente seguindo do curso real e lógico.

Responder

Valdeci Elias

10 de março de 2011 às 10h16

Serra e Neves , os melhores governadores do Brasil ?!?!?!?!?!?!?!
— HAHAHAHAHAHAHAHA !!!!!!! Os americanos realmente acreditaram nisso ?

Responder

mariazinha

10 de março de 2011 às 10h08

Relembrando tudo isto: passamos muita raiva e apreensão, alguns chegaram a ficar doentes. Hoje, parece até piada e dá uma enorme vontade de rir…ahahahahaha…Imaginar a cara desse tal jornalista, hoje, é gargalhar muito. Pensar nas caras de espanto dos ianques confabuladores, depredadores; KKKKK …

Responder

Emilio Matos

10 de março de 2011 às 10h04

As "teorias de conspiração" são literalmente verdadeiras…

Responder

    P A U L O

    10 de março de 2011 às 11h26

    Muita gente ria, quando eu falava, apenas, o óbvio.
    E agora… nem ousam comentar.

brz

10 de março de 2011 às 10h03

É por estas e outras que o império está a ruir…

Responder

duarte

10 de março de 2011 às 09h48

Vimos que a Marina, do partido verde, ficou até o fim protegendo os tucanos….Aliás olhemos para o céu, e vamos dar graças a Deus por termos ainda pessoas como mainardi, merval, itagiba e outros do outro lado, juntos ajudaram bastante Dilma ser eleita, que incompetentes….

barbie dress up games, facebook

fashion games, facebook

free movie downloads, facebook

Responder

amaral

10 de março de 2011 às 09h36

Dá pra saber "num esforço de reportagem" a identidade dos poloff e
dos econoff dos consulados aqui no Brasil? Acho que seria uma informação
importante.

Responder

Claudio Cercal

10 de março de 2011 às 09h13

Alguém gravou a apuração do carnaval do Rio. Ao vivo na globo, a torcida clamou “Globo vai tomar no c….” provavelmente aqueles que achavam que houve mutreta pra Beija Flor levar mais uma.Se teve mutreta ou não o legal foi os meus ouvidinhos escutarem a frase a cima ao vivo na Globo

Responder

    Gustavo Pamplona

    10 de março de 2011 às 15h24

    Amigo… sem querer te ofender… mas você realmente se importa com o Carnaval? Ou melhor dizendo… quem é que se importa com esta "farsa" chamada Carnaval?

    Uns 12 anos atrás quando eu ainda era "inocente" eu cheguei a ver uma destas apurações, eu cheguei a achar interessante o sistema de notas e os jurados… depois de um tempo somente via "absurdo" e "ridicularidade" naquilo.

    A Vai-vai em SP ganhou foi por causa daquele pianista que perdeu o movimento das mãos… e hoje se tornou maestro chamado João Carlos Martins e o a Beija-Flor é claro a homenagem ao "Rei" (que rei?) Roberto Carlos.

    Tudo isto é marmelada… É apenas um "circo" montado com o simples intuito de ganhar dinheiro e entreter alguns idiotas.

    Detalhe: Não me importo com o Carnaval, até porque sou mineiro e tecnicamente falando não dou muita a mínima para o que acontece no Rio e em SP, mas como isto foi exposto em todo site de notícias acabei sabendo de qualquer jeito, agora se for me perguntar quem venceu ano passado, eu não sei e também não vou pesquisar agora na Wikipedia (o caminho mais fácil de saber isto) e muito provavelmente devo esquecer disto em no máximo 1 mês ou duas semanas… já que isto é totalmente irrelevante.

    E sobre a Globo ter sido xingada… normal… agora virou praxe isto… já que ninguém aguenta a Globo mais.

    Renato Lira

    17 de março de 2011 às 23h40

    Deixa o cara gostar de carnaval, Gustavo.

    Patrulhamento não tá com nada.

ZePovinho

10 de março de 2011 às 09h07

No fundo,Azenha,parece que todo mundo quer assaltar o cofre do Tesouro dos Estados Unidos:republicanos,democratas,oligarcas latino-americanos e jornalistas brasileiros do PIG,só para ficar nos personagens do post.

Responder

Alexandre

10 de março de 2011 às 09h02

Só o fato da marina ser entusiasticamente arrolada como possível vice ou mesmo apoiadora do serra já se configura numa prova de que ela nunca passou de rainha da trairagem, ou seja é só mais uma fraude, a exemplo do próprio serra.

Responder

Andre Diniz

10 de março de 2011 às 08h56

Aposto que depois da eleição da Dilma alguém em Washington mandou uma nota ao PO no Brasil: "Mude suas fontes. AGORA."

Responder

WikiLeaks: a promiscuidade do PIG « Ficha Corrida

10 de março de 2011 às 08h53

[…] Informação detalhas com a publicação do Cable, aqui, no Viomundo: Entenda o que leva a Casa Branca a ser a última a saber das coisas […]

Responder

Titina

10 de março de 2011 às 08h51

O mais importante é a informação de negociações de Marina para vice serra ou seu apoio no 2º turno: a BALA DE PRATA da mídia e do psdb, como disse Rodrigo Viana.

Responder

Marat

10 de março de 2011 às 08h11

Os EEUU sempre foram isso: desqualificam os adversários ao mesmo tempo em que eles próprios, distraídos, expõem suas burrices… é preciso que o povo do meu querido Brasil se desentoxique do canto das sereias estadunidenses: Esse país é tosco e se baseia em pessoal desqualificado para delinear suas idiotices!

Responder

    Marcio H Silva

    10 de março de 2011 às 20h10

    É ai que mora o perigo. Um bando de idiotas com tanto poder……

    Marat

    11 de março de 2011 às 08h00

    E o pior: imagine um alcoólatra do quilate de um Bush, de saco cheio da vida, com aquela enormidade de armas de destruição em massa!!!

Robson Porto

10 de março de 2011 às 07h56

Tenho que concordar com um comentarista da blogosfera (acho que foi no Nassif que li e fico devendo o crédito pois não consigo encontra-lo mais) que classificou toda aquela movimentação pró-Serra (entre meados de 2.009 até meados de 2.010) do que no mercado financeiro se chama de "Profecia Auto-Realizável" (PAR).

Tivemos de tudo; de uma inacreditável entrevista do Montenegro (IBOPE) dando como favas contadas a eleição de Serra (que naquelas alturas nadava de braçada nas pesquisas… do IBOPE e da Folha…) à criação de um comercial pela Rede Globo enaltecendo os seus 45 anos e que, de tão engajado na campanha de Serra, teve que ser retirado do ar.

Esta tática de "PAR" é antiga e manjada. De repente a percepção de que algo vai mesmo acontecer fica tão forte que acaba mesmo acontecendo. A dúvida é se esse pessoal que abastecia Washington com informações fazia parte da "PAR" ou se eram apenas idiotas contaminados por outro fenômeno tipicamente americano, o "Wishful Thinking".

Infelizmente para Serra, para o PIG e para os interesses de parte da diplomacia americana, faltou combinar com o povão… E deu no que deu. Graças a Deus.

Responder

    Roberto Jr.

    10 de março de 2011 às 10h04

    Sinceramente, acho que no caso descrito acima, nem PAR, nem Wishful Thinking se aplicam. Na minha opinião, é mais um caso de querer "ser mais realista que o rei": a necessidade de puxar o saco para obter alguma vantagem pessoal ou para um grupo específico é tão grande que eles simplesmente acabam se esquecendo de um pequeno detalhe chamado realidade…

    O próprio Serra age assim e acabou sendo ridicularizado em um desses telegramas. O Zé Mané deu tanta ênfase em "perigo vermelho" e comparações entre Dilma e Cristina Kirchner que o enviado do consulado tachou Serra de desinformado sobre o que acontecia na América do Sul…

    Ou seja, o gringo quer informação quente e confiável, mas os manés mencionados querem mesmo é "agradar" ao convidado, fazer com que ele se sinta em casa! E o pior: os gringos acreditam, Wishful Thinking por parte dos gringos!

Marcos C. Campos

10 de março de 2011 às 07h43

Os americanos estão numa decadência …

Responder

Gerson Carneiro

10 de março de 2011 às 07h34

A minha dúvida é a seguinte: " o proeminente colunista político da revista Veja Diogo" (risos) foi promovido pelos serviços prestados e está na Itália bancado pelos EUA e à serviço destes, ou cumpre pena no exílio por não ter acertado uma, principalmente por não ter sequer mencionado o nome do Indio da Costa?

Responder

    Stanley Burburinho

    10 de março de 2011 às 09h32

    Ele é casado com uma italiana e tem dupla cidadania.

    Acredito que ele fugiu para a Itália por que ele pode ser preso a qualquer momento aqui no Brasil. Existe, ao menos, um processo contra ele na vara criminal. Acredito que se ele for condenado aqui, não poderá ser extraditado da Itália. Mesmo caso do Cacciola. Até a participação dele no Manhattan Connection é a partir da Itália.

    Pode ser esse um dos motivos da ida dele para a Itália. Por favor, peço que me corrijam.

    Posso estar enganado, mas não encontrei outra explicação. At

    Gustavo Pamplona

    10 de março de 2011 às 12h26

    Stan… ele fugiu para a Itália porque foi condenado criminalmente num processo que o PHA moveu contra ele, o Mainardi tinha acusado o PHA de elo com o governo…

    Ainda bem que leio a Veja e lembro que quando o PHA anunciou isto lá no "Conversa Afiada" ele escreveu uma coluna dizendo "Vou embora" mas ainda ele continua como "colonista" da Veja (mas agora apenas quinzenalmente) além do blog dele.

    beattrice

    10 de março de 2011 às 21h57

    Creio que ele deixou de ser réu primário, em vara criminal.
    Aparentemente, os processos cíveis recaem sobre a VEJA, mas os criminais sobre a figura dele, como autor das matérias. Deixou de ser primário, e restam outras ações correndo contra ele.
    Se alguém tiver alguma correção acrescente por favor.

    Oscar

    10 de março de 2011 às 18h36

    Já ouvi ou li algo deste processo criminal contra ele. O mesmo está na Itália para fugir da justiça brasileira. Lembro-me que durante as eleições veicularam na internet que este sujeito estava fugindo da ditadura de esquerda de Lula…é, como dizia Hannah Arendt, os homens comuns são incapazes de pensarem criticamente e para si próprios. Hoje o leitor de mainardi se adequa a este modelodescrito por esta brilhante filósofa.

    Kid Prado

    10 de março de 2011 às 19h56

    Foi para Veneza e lá, ele tenta ser gandoleiro, ou bondoleiro, Sei lá! Um sujeito assim já não me faz raiva. Meu sentimento é de pena. Ser um traidor e vender a própria pátria é muito triste!

    Robson Porto

    10 de março de 2011 às 09h40

    Gerson, acredito que este traste chamado Diogo Mainardi foi pescado em Veneza por uma única razão, a de se tentar ocupar o "vácuo provocativo" causado pela morte precoce de Paulo Francis, tanto que além da coluninha na Veja também foi logo escalado, pela Globo, no Manhattan Conexion.

    Na verdade foi uma pretensão sem limites tanto de Veja quanto da Globo pois transformar um ilustre desconhecido, um filhinho de papai vagabundo e ocioso, mas bem articulado, em um novo Paulo Francis (um profissional que levou décadas para alcançar a reputação que conquistou) seria, como foi, um buraco n'água.

    Mas os caras deram sorte… Começava no Brasil a era Lula e o ideal de se criar um novo Paulo Francis foi abortado e o Traste foi ungido à condição de símbolo do anti-Lulismo pois começava a florescer, particularmente em São Paulo, um neo-reacionarismo que acabou desembocando na triste e infausta candidatura Serra em 2.010. Foi a desgraça de Mainardi… quando pressentiram que "o poste" de Lula seria eleito, os Civitas, em pânico com a debandada de assinantes, como eu, tentaram – afastando o Traste – sinalizar a seus antigos leitores de que novos tempos viriam.

    Que apodreça em Veneza onde, com certeza, seu cheiro confunde-se com o aroma que vem, em dias de maré baixa, da estrutura submersa daquele verdadeiro patrimônio da humanidade…

abarbosafilho

10 de março de 2011 às 05h52

É, a CIA só funciona mesmo em Hollywood…
Analisar a política brasileira com base em informes de Mainardinho e Merval Pereira é como analisar a política chilena ouvindo o filho do Pinochet.
Faltou ouvirem o Rei do Esgoto, aquele que não acerta uma.

Responder

Wanderson Brum

10 de março de 2011 às 03h33

Hehehe! Quer dizer que esse é o serviço de "inteligência dos gringos", tá bom por isso que acontecem os Egitos e o tio sam é pego de ceroulas…Houvir esse cidadão com M no começo e d no final é muita falta de bom senso até Deus tapa os ouvidos quando ele fala…

Responder

Francisco

10 de março de 2011 às 03h14

Chamar Maynard de jornalista é como NÃO chamar Carlos lacerda de politico!

Como pode ter objetividade jornalistica alguém que diz para a fonte o que a fonte deve dizer?

Vez por outra me pergunto: se por um azar do destino o Brasil tem de entrar numa guerra (defensiva que seja) contra os EEUU, com quem essa gente ficaria? Depois reclama do "paredon"…

Responder

Adilson

10 de março de 2011 às 02h59

Azenha,

Para o bem da Nação as fontes dos americanos sobre a política do Brasil foram dois ignóbeis serviçais do PIG. Pelas informações passadas, os ignóbeis não são capazes de analisar nem briga de galo.

Responder

Augusto

10 de março de 2011 às 02h27

"Proeminente" colunista Diogo Mainardi???? kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Responder

Polengo

10 de março de 2011 às 02h18

Que vontade de continuar:

MAinardi
MErval
MIctório
MOco
MUtreta.

Responder

Gustavo Pamplona

10 de março de 2011 às 01h08

É nisso que dá ter fontes de informação como as do PIG.

Qualquer um que acreditar no que o Mainardi (o parajornalista) e o Merval (o para-analista) dizem, dá nisto mesmo.

Responder

    Scan

    15 de março de 2011 às 21h44

    Reinaldino Cabeção – o Eunuco, dada a constante queda do cacife do Çerra, seria o para-quedista?


Deixe uma resposta

Apoie o VIOMUNDO - Crowdfunding
Loja
Compre aqui
A mídia descontrolada

O livro analisa atuação dos meios de comunicação e traz uma coletânea de artigos produzidos por um dos maiores especialistas do Brasil no tema da democratização da comunicação.

Últimas matérias
Com Evo a caminho do México, Exército ocupa as ruas e faz toque de recolher “informal” na Bolívia

Da Redação Correndo o risco de ser capturado pela tropa de elite encarregada de combater o narcotráfico, financiada e treinada pela DEA, a polícia antidrogas dos Estados Unidos, o presidente Evo Morales deixou a Bolívia ontem à noite e seguiu para o México. As ruas foram ocupadas pelo Exército, a pedido da segunda vice-presidenta do […]

Ler matéria