VIOMUNDO

Diário da Resistência

Sobre


Edital do Ibama parece ter sido feito para empresa americana vencer
Reprodução
Denúncias

Edital do Ibama parece ter sido feito para empresa americana vencer


23/08/2019 - 22h46

Edital do Ibama abre espaço para empresa dos EUA monitorar Amazônia

Governo ignora mais uma vez capacidade do Inpe e quer entregar sistema de alertas de desmatamento ao setor privado

Brasil de Fato

No processo de esvaziamento do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), o governo Jair Bolsonaro (PSL) lançou na quarta-feira (21), via Ibama, edital que prevê a contratação de empresa privada para monitoramento da Amazônia.

O edital permite que empresas estrangeiras participem da concorrência, bastando que tenham representação legal no Brasil.

Em seus ataques par desqualificar o Inpe, o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, tem usado dados da empresa estadunidense Planet – que no Brasil é associada ao grupo Santiago & Cintra Consultoria.

O argumento para a contratação de uma empresa privada é de que esta poderia oferecer dados com “alta resolução temporal e espacial”, que leve a uma atuação mais eficiente e rápida no combate ao desmatamento na região Amazônica.

Entre outras métricas, o edital exige que o monitoramento forneça imagens com resolução espacial “igual ou melhor que 3 metros”.

Essa e outras métricas, segundo reportagem do site G1, coincidem com a capacidade de fornecimento da Planet.

Além disso, segundo mo jornal O Estado de S.Paulo, o sistema já é usado a título de “teste gratuito” dentro do Ibama

Devido às suspeitas, na quarta-feira à noite a Comissão de Meio Ambiente da Câmara aprovou requerimento para que o Tribunal de Contas da União (TCU) fiscalize e acompanhe o processo de seleção e contratação.

“O Ministério do Meio Ambiente precisa esclarecer à sociedade se está em curso um processo de cartas marcadas com eventual favorecimento a pessoas ou empresas com a escolha de novo sistema de monitoramento de desmatamento na Amazônia, e explicar por que o governo pretende abandonar um sistema efetivo e de custos menores”, afirmou o deputado Nilto Tatto (PT-SP)

A resolução espacial oferecida pelo Inpe em seu sistema de alerta é de 64 metros – o que tem servido ao propósito de monitoramento desde 2004.

Os dados nunca foram contestados e são apontados como decisivos para o controle do desmatamento.

Pesquisadores do próprio Inpe, ouvidos pelo Brasil de Fato, afirmam que, além de não serem públicos e gratuitos, sistemas como o da Planet não são bons para a varredura constante e em larga escala, por causa do tamanho das câmeras e outras especificações.

Impeachment de Salles

Os ataques de Bolsonaro e de Salles às instituições governamentais ligadas ao monitoramento e à fiscalização ambientais levaram o senador Fabiano Contarato (Rede-ES) a pedir ao Supremo Tribunal Federal (STF) o afastamento do ministro.

Contarato, que preside a Comissão de Meio Ambiente no Senado, afirma que Salles cometeu crime de responsabilidade ao perseguir agentes públicos.

Em abril, o presidente do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Adalberto Eberhard, pediu demissão após Salles ameaçar investigar servidores diante de uma plateia de ruralistas.

O ministro também infringiu a Constituição ao alterar a governança do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama), que reúne representantes do governo e de ONGs para discutir as políticas ambientais no país.

Últimas unidades

A mídia descontrolada: Episódios da luta contra o pensamento único
A mídia descontrolada

O livro analisa atuação dos meios de comunicação.

A publicação traz uma coletânea de artigos produzidos por um dos maiores especialistas do Brasil no tema da democratização da comunicação.

Por Laurindo Lalo Leal Filho



2 comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do VIOMUNDO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie. Leia o nosso termo de uso.

Zé Maria

25 de agosto de 2019 às 18h23

A Amazônia é o Mais Coeso Bloco Sul-Americano
https://static.todamateria.com.br/upload/am/az/amazonia-legal-og.jpg
A Amazônia Legal Brasileira:
https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/b/bf/Amazonia_legal.png
E a Amazônia Internacional ou Pan-Amazônia:

Responder

Deixe uma resposta

Apoie o VIOMUNDO - Crowdfunding
Loja
Compre aqui
A mídia descontrolada

O livro analisa atuação dos meios de comunicação e traz uma coletânea de artigos produzidos por um dos maiores especialistas do Brasil no tema da democratização da comunicação.