Caso Dunga: “Qualquer diagnóstico psiquiátrico à distância é perigoso”

Tempo de leitura: 2 min

por Conceição Lemes

Paranoico, mania de perseguição, desequilibrado, neurótico

São alguns dos “diagnósticos” que alguns “especialistas”, especialmente psicanalistas, têm feito sobre o comportamento de Dunga, desde que o treinador da seleção brasileira de futebol acabou com anos e anos de privilégios da TV Globo na cobertura desses eventos e passou a tratar isonomicamente toda a mídia. Ponto para o Dunga. Zero, para o oportunismo e o simplismo grosseiro de  tais “especialistas”.

“Para nós, a Copa do Mundo é um evento de curtição, interação social, e a nossa expectativa é de que o técnico participe desta festa”, analisa a médica psiquiatra Laura Helena Andrade, do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas de São Paulo e professora colaboradora da Faculdade de Medicina da USP. “Só que o Dunga está numa’ guerra’, sob forte pressão. Junto com o seu ‘exército’, está pensando em tática. Se abrir o jogo ou se der muita trela para a imprensa, está abrindo a guarda para o inimigo. Além disso, ficar paparicando este ou aquele veículo tira o foco do trabalho do treinador, que é o de comandar a equipe, e dos próprios jogadores. Dispersa. Atrapalha.”

“Numa situação de ‘guerra’, ninguém fica tranqüilo”, avança a doutora Laura. “É inadequado. Se bobear, o inimigo vem e te ‘corta’ a garganta. O que Dunga está fazendo é ficar alerta, defendendo a equipe e a estratégia dele.”

O Dunga realmente não é simpático. E daí? Ele é um técnico, não é um apresentador de TV nem um garoto-propaganda. O papel dele não é fazer o social, mas ganhar o jogo dentro do campo.

“Além disso, qualquer diagnóstico psiquiátrico à distância é perigoso, pois depende do contexto”, prossegue a doutora Laura. “A irritação do Dunga à crítica desvairada  da mídia por ele não estar fazendo o jogo dela não é inadequada. Inadequados são o desrepeito à vontade do treinador e a exigência de privilégios por parte da imprensa. A irritação dele é absolutamente compreensível, é a reação normal de qualquer humano. É sinal de saúde mental.”

“Consequentemente, parte da mídia e certos profissionais de saúde estão interferindo, sim, na saúde psíquica tanto do  Dunga como de toda a equipe, pois tudo o que se passa aqui fora, chega lá dentro para eles”, adverte a doutora Laura. “Lamentavelmente jogam contra a seleção brasileira, fazendo o papel do inimigo.”

O clínico geral Arnaldo Lichtenstein, do Hospital das Clínicas de São Paulo e professor colaborador do Departamento de Clínica Médica da Faculdade de Medicina da USP.

“Se o Dunga fosse paciente desses profissionais, eles estariam infringindo o Código de Ética Médica, que veda a divulgação de qualquer diagnóstico”, afirma Lichtenstein. “Como o técnico não é paciente deles, estão cometendo injúria e difamação.”


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Fabio

Fora o Galvão "mandando" a seleção para casa antes mesmo do término do jogo…

Fabio

Perdoem-me por querer divulgar um fato que não tem ligação com o assunto, mas essa notícia é revoltante. Acessem o link:
http://tijoladasdomosquito.blogspot.com/

E a grande mídia aqui está dizendo que a blogasfera comete um "crime cibernético" por divulgar uma notícia que ela jamais divulgará.

Guilherme Scalzilli

Torcendo contra
(publicado na revista Caros Amigos em junho de 2010)

Vai começar o espetáculo do ufanismo histérico. Mídias de todos os suportes serão tomadas pela publicidade oportunista do verde-amarelo. Jornalismo e marketing, amalgamados por interesses comuns, fornecerão os delírios de união e superioridade que o público precisa para engolir a farsa consumista. Milícias uniformizadas tomarão ruas e bares, assegurando a adesão das massas ignóbeis à ditadura do hexa.
Pois não contem com este humilde escriba. Torço apaixonadamente para o fracasso da seleção brasileira na África do Sul. Quanto mais humilhante e precoce, melhor. De preferência jogando mal, tomando olé, sob apupos das torcidas e o escárnio da crônica internacional. Que os falsos craques sejam desmascarados, patrocinadores amarguem prejuízos, apresentadores e comentaristas engasguem na desmoralização dos seus favoritismos.
A escolha soa impopular e arriscada, mas deveria constituir uma demonstração de coerência para os apaixonados pelo esporte. O time da CBF personifica os vícios e artimanhas que envenenam o futebol nacional…..

    beattrice

    Se eu entendi, "como o bebê sujou a água do banho, joga ele fora com a água"?

Carlos Marques

A propósito de "especialistas" ouvidos pelo O GLOBO e também pelo tablóide gaúcho ZH diagnosticando insanidade mental do Dunga, em certo grau, me permito veicular neste precioso Viomundo um post em forma de recado hipotético ao corajoso e, apesar das aparências, compassivo treinador da Seleção Brasileira. "Alô, alô, Dunga, O Globo, e os tais psiquiatras Alice Bitencourt e Chaim Katz, a ZH, e os psiquiatras Mario Corso, João Ricardo Cozac e Robson de Freitas Pereira, estão pedindo para sofrer uma ação de indenização por danos morais. É tiro dado e bugio deitado, como dizem em Ijui. Depois é só encaminhares o dinheiro para o Instituto do Câncer Infantil de Porto Alegre, que ajudas sem qualquer alarde publiciário ou busca de autopromoção, de que não precisas. E para alguma instituição congênere do RJ. É o aspecto da tua compaixão e solidariedade para com os que sofrem, e que o grande público desconhece. Por favor, não perde essa oportunidade de ouro de sancionar no bolso essa gente em compensação pelas indignidades praticadas contra ti. Faz deste teu sofrimento ocasião para aliviar a dor de outros."

    nina

    É SÓ ISSO DUNGA, SEJA HUMANO E ÉTICO COMO SEMPRE…..DEIXA ESSE POVINHO PRA LÁ….

    clemes

    Nina, por favor, letras minúsculas nos comentárioos. Abs

    beattrice

    Até porque Carlos, certo tipo de elemento só entende um tipo de dor: no próprio bolso.

Mello

Código de ética profissional do psicólogo:

O documento, exarado em 2005, no XIII Plenário do Conselho Federal de Psicologia, em Brasília, diz o seguinte em seu Artigo 2 , alínea “q”: “Ao psicólogo é vedado: realizar diagnósticos, divulgar procedimentos ou apresentar resultados de serviços psicológicos em meios de comunicação, de forma a expor pessoas, grupos ou organizações".

    Conceição Lemes

    Mello, pelo que eu li os veículos entrevistaram psicanalistas. De qualquer forma, teoricamente, é vedado também aos psicanalistas fazer diagnóstico, a menos que sejam médicos. O diagnóstico é um ato médico. Porém, mesmo que fossem médicos, não poderiam fazer diagnóstico à distância pela mídia. não é ético. Abs

monge scéptico

São todos psicozero a esquerda, tratadores de esquizos da "alta sociedade", de onde provêm suas rendas gordas.
O DUNGA não é um incauto qualquer e. a globo devia dar-se o respeito. afastar-se eespeitar o DUNGA, que está
muito certo!. CINCO DIAS SEM GLOBO!!. TU AGUENTAS CONDICIONADO?

SérgioFerraz

Esses PIGcialistas merecem ser processados pelo Dunga.

Urbano

Na psiquiatria, o que tem de doutor cachete…

H. Back™

Segundo o dicionário, um dos vários significados de concentração temos:
Reunião de atletas à véspera de uma partida, ou de um torneio (ger. em hotel ou clube retirado do centro), a fim de realizarem os últimos treinos, repousarem e receberem instruções.
Então partindo-se dessa premissa o Dunga agiu corretamente, pois NADA pode interferir no repouso mental de sua equipe.

Geysa Guimarães

Tenho excelentes matérias guardadas sobre o assunto, qualquer diagnóstico requer muitas horas de contato médico-paciente. Salvo em casos extremados como parricida, serial killer e pefófilo, é leviandade rotular alguém via telinha.
Profissional que não "guenta" holofotes e já cai no besteirol, está assinando sua incompetência.

cmarinsdasilva

Azenha divulga aí o ibope da rede globo…relativo ao movimento #diasemglobo no twitter..

    Mario

    Eu já vi. Não sei se dou risada ou fico com pena dos participantes. Pulou de 41 % no último jogo para 43,6 %.

    Luiz Carlos Azenha

    O Ibope da Band saltou de 10 pontos (consolidados) para 13 pontos (não consolidados, ainda). É cedo para falar em relação a números não consolidados. Qualquer conclusão é precipitada. E a medição do Ibope se refere apenas à Grande São Paulo. abs

    Mario

    Minha fonte é essa:
    http://www.portalwen.com/noticia.php?subaction=sh

    Luiz Carlos Azenha

    Números não consolidados, como adverti. Melhor audiência da Band até agora, com certeza. abs

    Mario

    Mas o movimento era "Um dia sem Globo" ou "Um dia com Band" ?

    Luiz Carlos Azenha

    Caro, eu não estou aqui para discutir o "movimento", que não organizei. Dei os números e sugeri cautela àqueles que querem "sair na frente" com suas conclusões. abs

    Edineuza Nobre

    Eu ia preferir um dia sem as duas. Penso que precisamos fazer crescer esse movimento

Luiz Antonio

Conceição,

Parabens pelo comentárioi

M.Cristina

Dunga fez a consulta por videoconferência? A médica que trabalha no Hospital das Clínicas de São Paulo diagnosticou em nome do hospital?

    Conceição Lemes

    Não, Cristina. O que aconteceu é os jornais O Globo e Zero Hora entrevistaram "especialistas" que fizeram vários "diagnósticos" sobre a irritação do Dunga — justa, por sinal — com parte da imprensa. Os ditos "diagnósticos" diziam respeito à saúde mental do Dunga. Diziam que era "paranoico", "desequilibrado" e por aí vai. O que a dra. Laura e o dr. Arnaldo, ambos do Hospital das Clínicas de São Paulo, fizeram foi mostrar o absurdo de se fazer diagnósticos de saúde mental à distância. E mostraram por quê. beijo

    beattrice

    Conceição,
    seria louvável os psicólogos antenados com o que se passa neste momento, aproveitarem este momento, em que o Brasil caminha mais um passo no resgate da sua cidadania decretando UM DIA SEM GLOBO, para denunciar tais "profissionais' irresponsáveis, a serviço da GLOBO e da RBS, e que violam o código de ética escandalosamente.
    Estes "especialistas" em nada, que proliferam na mídia conservadora, devem voltar para seus escritórios, consultórios, cátedras, onde de fato têm o direito de exercer seu papel profissional, e o dever de exercer seu papel como cidadãos.

    Conceição Lemes

    Beattrice, infelizmente, acho que uma minoria que denunciaria esse absurdo. Boa parte se calaria pelos mais diversos motivos: receio, comodismo, individualismo, corporativismo, troca de interesses, incompetência. No caso, veja bem, teriam de se insurgir contra a Globo e contra um profissional da categoria. Na cabeça de muitos deve passar o seguinte raciocínio: se eu falar mal da postura de tal veículo de imprensa, não vão me chamar pra entrevista (pra quem já deu) ou nunca mais terei vez (pra quem ainda não tem o nome da mídia). Aí, se calam. Felizmente, existem profissionais competentes, éticos e dignos como a doutora Laura e o doutor Arnaldo. O nosso papel é garimpar essas preciosidades e dar voz a elas no Viomundo. beijo enorme

    beattrice

    Não ter tido nunca vez ou não mais ter vez num veículo como a GLOBOPE é elogio profissional.

Depaula

Cabe um processo nesses especialistas. No duro. É só ver o Novo Código de Ética Médica

Beto Crispim – BH

Tô na Band e já recebi varios torpedos de amigos dizendo que também estão. Espero que o Dunga acione a justiça contra estes "especialistas" a Rede Globo e suas empresas "jornalisticas".

Ana Dias

hã? ao que me consta, o profissional de psicologia não está habilitado a fazer diagnósticos à distância a respeito de um desconhecido.
Portanto, não se pode falar em opinião "profissional" neste caso…

    Sátiro

    Ana, acho que ele se refere a parte legal da questão (injúria, difamação) e não da parte psicológica. Alexandre deve ser advogado, não psicanalista. Pelo menos foi assim que interpretei.

    clemes

    Satiro e Ana, o dr. Arnaldo se refere à questão legal que é tratada também numa parte do código de ética médica. O dr. Arnaldo faz parte de comissões de ética do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP, para averiguar possíveis desvios de conduta de profissionais da instituição. Portanto, tem conhecimento médico e legal do assunto. Abraços

FatimaBahia

Passando só pra comunicar que estou n corrente: 3 TVs e todas na Band.
E vamos com Dunga e a seleção ao HEXA!

rafael

Muito francamente esse é um episódio menor, mas estão transformando por puro espirito de vingança em um cavalo de batalha.Amanhã Dunga não é mais técnico e nem o jornalista trabalhará para Globo.

    Edineuza Nobre

    Meu caro Rafael, isso é verdade, mas nem por isso deixa de causar indignação. Penso que por causa de pessoas como você, que eles continuam agundo sem respeitar os outros e achando que podem tudo.

Vice do Serra

Confesso que gostei muito dessa parte, mata a cobra, mostra o pau e ainda sobra tempo para fazer barba, cabelo e bigode da do Grupo Globo.

“Se o Dunga fosse paciente desses profissionais, eles estariam infringindo o Código de Ética Médica, que veda a divulgação de qualquer diagnóstico”, afirma Lichtenstein. “Como o técnico não é paciente deles, estão cometendo injúria e difamação.”

Bonifa

Atenção! A transmissão da Band, via NET, está sumindo de vez em quando, por até 20 segundos. É o bastante para muita gente querer mudar de canal. Será que a NET está causando isto?

    beattrice

    Bonifa,
    por aqui tb ocorreu isso.

    Jairo_Beraldo

    Desde que começou a Copa, Bonifa, a imagem da Band está péssima na Net…absurdo! Pago caro pelo serviço, já reclamei e não adianta…fico falando para um bloco de cimento!

Ana Lucia

Dunga está trabalhando pelo bom desempenho da seleção brasileira de futebol, que neste momento representa o país, a Rede Globo trabalha em campo adverso, busca o lucro financeiro e representa seus interesses.
Doutores em Copa do Mundo é guerra, e o Brasil é perseguido pelos outros times. Dunga está correto , ele como técnico da melhor seleção do mundo está sendo perseguido.
Ficar sentadinha no consultório analisando a situação do técnico Dunga é fácil, gostaria de ver os doutores comandando nossa seleção na maior pressão. Parem de brincadeira que o papo é sério.

carlos

Os grandes jornais (o PIG), junto com seus comentaristas , vão dizer que a Dra. Laura Helena e o Dr.Arnaldo são do PT. quer apostar?

Ana Lucia

O Dunga é paciente fantasma destes senhores psiquiatras? Nosso país tem tantas pessoas precisando de atendimento médico, estes senhores devem colaborar com esta questão social gravíssima e não aliar-se a Rede Globo e seu projeto de dominação social e perseguições.
Médico de hospital público fazendo diagnóstico a distância de quem não é seu cliente, isto é coisa de vidente.

    beattrice

    Ana Lúcia,
    a Conceição já explicou o contexto da análise dos médicos da USP.

Lia

Jornalistas ou lobistas da multinacionais?

Ana Lucia

A senhora médica atuou como lobista da Globo?
E a ética médica para onde foi?

    Jairo_Beraldo

    Para a lata do lixo do PIG!

    Conceição Lemes

    Ana Lúcia, por favor, releia a matéria. A doutora Laura, que é psiquiatra, mostrou o absurdo de certos "especialistas" fazerem "diagnóstico" da saúde mental do Dunga. É uma médica superética e não fez o jogo da Globo. Tanto que ela está aqui no Viomundo e não O Globo, Zero Hora, TV Globo. Felizmente para nós do Viomundo. Abs

Marat

Nosa imprensa: Festival de lugares-comuns, ignorância, arrogância (sem motivo), desconhecimento… enfim, estupidez total. Os tais "especialistas", que correm para ter seus minutinhos de fama, como que num big b… tolo e tosco, são uns verdadeiros estúpidos…

Marcelo Ramos

Eu havia comentado em outra ocasião que esses diagnósticos configuravam isso. Mas esses "diretores" de redação, que tentam ser "criativos" fazendo fofoquinha, querem é ficar ti-ti-ti que nem marocas e mariquinhas. É uma comédia, e conseguiram unir o povo brasileiro em torno do Dunga.

Lia

Médica psquiatra de hospital público, traçando diagnóstico para TV Globo. Diagnóstico que faz parte de vinga, ataque e perseguição ao btécnico Dunga. A poderosa é paciente da psiquiatra? Este diagnóstico está mais para "adivinhação" de cartomante. E o Diretor da Psiquiatria do hospital (público) Clínicas, quando irá se manifestar sobre esta atitude antiética da psiquiatra funcionária de hospital público?
Dunga tem o direito de entar com ação em face desta senhora e TV Globo. Ultrapassaram limites de frespeitabilidade a honra e a imagem do técnico Dunga.
O Dunga não é santo (ainda bem), é um ser humano cuja história e trajetória de vida conhecemos. A Rde Globo também conhecemos a trajetória e história, quem quiser recordar é só ler na Internet "40 anos de Rede Globo: não a nada para comemorar"

@gs_leite

Bom dia! Jornal Agora, do RS, ouve psicólogos que fizeram "análise comportamental" de Dunga para o jornal Zero Hora. http://bit.ly/dCYZM5 – Um deles disse que ZH usou termos "indevidamente; Conselhos Regionais de SP e RS não se manifestaram.

carmen paiva

Acabei de ouvir uma chamada do jornal nacional dizendo que o técnico Dunga irá pedir desculpas ao torcedor.Como não vejo o referido jornal pois tenho um estômago sensível,aguardo futuros esclarecimentos sobre essa notícia nas próximas horas através dos companheiros blogueiros e comentaristas .

    gouvea.fabuloso

    a eliminacao na copa de 1990 recebeu a alcunha de ERA DUNGA.
    o titulo de 1994 eh atribuido principalmente a romario, quando na verdade, o capitao dunga teve papel fundamental e de destaque, isso dito por pessoas como parreira, branco, ricardo rocha e rai
    sao mais de 20 anos sendo surrado pela midia, mesmo quando esteve longe dos holofotes
    alguem acha que o tecnico da selecao vai tratar ou se preocupar em distinguir alguem na imprensa?
    fala serio!

Gerson Carneiro

Mais do mesmo, 21 anos depois.
26 de abril de 1989, a revista Veja deu o diagnóstico: "Cazuza – Uma vítima da AIDS agoniza em praça pública".

"…Mesmo não sendo jornalista, entendo que a afirmação de que sou agonizante devia estar fundamentada em declarações dos médicos que me assistem, únicos, segundo entendo, a conhecerem meu estado clínico, e portanto, em condições de se manifestarem a respeito. A Veja não cumpriu esse dever e, com arrogância, assume o papel de juiz do meu destino…" . A agonia de uma revista – Cazuza.

O jornalista deve "tratar com respeito todas as pessoas mencionadas nas informações que divulgar”.
Código de Ética dos Jornalistas Brasileiros, de 1987, artigo 14, alínea “b”.

    beattrice

    Gerson,
    guardadas as diferenças e proporções, esse episódio do Cazuza lembra o absurdo que aquele famigerado blogueiro, patrocinador do maníaco da Mooca, vem cometendo contra o Kaká.
    Em tempo,
    ontem à noite na ESPN, ele teve um ataque histérico, contra o DUNGA, de novo.

    Gerson Carneiro

    Beatrice,

    Somos nós e nós mesmos.
    E como dizia meu ídolo acima: "Não ligue pras essas caras tristes, fingindo que a gente não existe; sentadas são tão engraçadas, donas das suas salas".

    Conceição Lemes

    Gerson, eu cubro a epidemia de aids desde o comecinho. Portanto, vi essa capa no dia em que saiu. Chorei — de raiva, tristeza, vergonha por ser jornalista. Foi uma crueldade sem tamanho. A Veja matou o Cazuza em praça pública. abs

    Gerson Carneiro

    Conceição,
    Cazuza é meu ídolo desde 1984. Também vi essa capa no dia que saiu, eu era adolescente. Então podes imaginar o que essa revista fez comigo.

Alexandre

Opinião profissional.
Poderia caracterizar, em tese, injúria (muito difícil), mas difamação nunca.
Portanto Azenha, do ponto de vista jurídico, essa chamada do Blog está equivocada.
Abços

    Sátiro

    Mas um puxão de orelha dos conselhos (de medicina e psicologia, conforme o caso) seria bem vindo.

    Vice do Serra

    Alguém poderia fazer uma denúncia contra esses profissionais no Conselho, pra ver no que dá… Sim, estou com um balde de gasolina em uma mão e um isqueiro na outra…

Polengo

Só não concordo em uma coisa com a doutora:
Ela disse que o Dunga não é simpático.
Pra mim, quem não é simpático são esses pseudo-jornalistas pasteurizados da imprensa de esgoto.

    Jairo_Beraldo

    Pelo que eu sei ele não está competindo em um torneio de simpatia, mas de futebol profissional.

    Polengo

    Já os jornalistas, me parece que dependem da confiança em sua simpatia (que inexiste), pois o profissionalismo dançou.

Deixe seu comentário

Leia também