Crackers usam prisão fake de Lula para roubar dados bancários na internet

Tempo de leitura: 2 min

Golpe no Facebook promete vídeo de Lula sendo preso, instalando vírus na máquina

do Canaltech

Atenção: se você vir passando pelo seu Feed do Facebook uma publicação patrocinada usando notícias do portal IG sobre a condenação do ex-presidente Lula, com a promessa de um vídeo mostrando sua prisão, fique sabendo que esse é o mais novo golpe que está rolando na rede social.

Segundo a Kaspersky Lab, a campanha maliciosa esconde um trojan bancário, que é instalado no computador do usuário assim que ele clica no link que promete executar o vídeo.

O arquivo se chama “acompanhe.exe”.

A empresa alerta que “os cibercriminosos brasileiros costumam usar temas que estão na mídia, onde há muita repercussão, explorando a curiosidade das pessoas que querem se informar para assim disseminar códigos maliciosos”, nas palavras de Fabio Assolini, analista sênior de segurança da Kaspersky.

Para o analista, a facilidade de se publicar anúncios patrocinados no Facebook impulsona esse tipo de golpe, já que a rede social não investiga se o anúncio é malicioso antes de sua publicação, fazendo-o somente após denúncias de usuários.

O criminoso pode pagar a campanha com um cartão de crédito roubado para não ser identificado.

“Os criminosos criam as páginas e anexam arquivos maliciosos nela, geralmente em formato .ZIP, disseminando links que apontam para este arquivo hospedado no Facebook.Para o criminoso é vantajoso, pois se trata de uma hospedagem gratuita. Além disso, essas campanhas maliciosas enganam muitas pessoas já que link recebido realmente aponta para o site da rede social”, explica Assolini.

Voltando ao vídeo da suposta prisão de Lula, que, na verdade, é o arquivo executável que instala o trojan, esse arquivo foi hospedado em um servidor da prefeitura de uma cidade do Rio Grande do Sul, mas, após alerta, foi rapidamente removido.

Contudo, vale desconfiar de publicações pagas no Facebook que prometem coisas como um vídeo do ex-presidente sendo preso, uma vez que, apesar de condenado, não chegou a ser detido.

Leia também:

PT sugere até marchinha de Carnaval para explicar injustiça contra Lula


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

robertoAP

Pô, não dêm avisos para os coxinhas otários, deixem eles ser roubados, pois é disso que eles gostam, já que nem se importam com a gasolina aumentando todo o dia , o botijão a mais de 100 paus, e a conta da luz com uma taxa extra pelos próximos 30 anos para os “comunas chineses” que ganharam de presente a Eletrobrás.
Coxinhas adoram os comunistas, mas têm que ser os chinas.

Aviso para os coxas que detestam o Lula: “O maior aquífero do planeta, o nosso Aquífero Guarani, do tamanho de toda a região sul e mais São Paulo, com 1,5 milhões de metros quadrados, que garante sozinho o abastecimento de água potável doce e limpa, do Brasil ,por no mínimo 300 anos, mesmo sem chuva, acaba de ser entregue de graça para os Suiços da Nestlé, pelo governo golpista e ladrão empossado pelos coxinhas, patos amarelo e paneleiros.
Cada galão de água mineral Nestlé comprado agora pelos otários brasileiros terá o valor repassado para a Suiça, descontado de 20% , que é a comissão do Temer,Moro,Serra,Parente,Padilha, Angorá,Aécio, Justiça,PF,MP, Globo e o resto dos apátridas que clicaram no DELETE, em cima do Brasil, sob as palmas dos otários que sonham com a prisão do Lula.

João Paulo Ferreira de Assis

O castigo vem a cavalo!

Quanto coxinha já deve ter caído nesse golpe!

Além de perder os dados bancários pode perder tudo que esteja no computador, pois o tal vírus deixa um cenário de terra arrasada.

Decididamente é certo o ditado que diz que que a gente colhe o que semeia.

Deixe seu comentário

Leia também