Conselhos tutelares protestam nesta quinta contra mortes em PE

Tempo de leitura: 2 min

chacina em Poção, PEconselheiros assassinados

Conselheiros assassinados: Lindenberg Nóbrega de Vasconcelos, 54 anos;  José Daniel Farias Monteiro,  31; e Carmem Lúcia da Silva, 38

Conselheiros tutelares realizam protestos contra mortes em PE

da Assessoria de Imprensa da vereadora Juliana Cardoso, via e-mail

Os 44 conselhos tutelares da cidade de São Paulo vão paralisar as suas atividades nesta quinta-feira, dia 12 de fevereiro, em protesto contra as mortes de três conselheiros da cidade de Poção, em Pernambuco, assassinados numa emboscada na sexta-feira passada, dia 6.

De acordo com Valdison Annunciação Pereira, conselheiro de São Mateus desde 2011, o atendimento não será interrompido na totalidade. “Os conselhos vão prestar atendimento em regime de plantão, tratando somente de casos de emergência”, disse.

O protesto desta quinta-feira, que terá alcance nacional, também é motivado para chamar a atenção das precárias condições de trabalho dos conselheiros. “Além da falta de estrutura, não temos benefícios trabalhistas e nem equiparação salarial no Brasil”, comenta Valdison. “A disparidade salarial é tão grande que há conselheiros  em algumas cidades recebendo R$ 500 mensais e outros  R$ 6 mil”, acrescentou.

Para o conselheiro de São Mateus o mais grave, porém, é a incompreensão do papel dos conselhos definido no Estatuto da Criança de Adolescente (ECA). “Os conselheiros que foram assassinados em Pernambuco estavam cumprindo uma ordem judicial de busca e apreensão de uma criança, quando não eram de suas atribuições”, afirmou.

EMBOSCADA As vítimas estavam transportando uma menina de 3 anos, única sobrevivente do crime da casa da avó paterna da criança, de uma cidade  a cerca de 70 km de Poção para a guarda dos avós paternos. A quarta vítima era Ana Rita Venâncio, avó da criança. Há mais de dois anos as famílias compartilham a guarda da criança

Os conselheiros assassinados eram Carmem Lúcia da Silva, de 38 anos, José Daniel Farias Monteiro, de 31, e Lindenberg Nóbrega de Vasconcelos, de 54.  A Polícia Militar informou que nem o pai nem a avó paterna haviam sido localizados até sábado. A mãe da criança já é falecida, segundo a corporação.

Apoie o VIOMUNDO

* Juliana Cardoso é vereadora pelo PT na cidade de São Paulo

Leia também:

PM da Bahia mata uma dúzia e o governador Rui Costa grita gol!

Apoie o VIOMUNDO


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Leia também