Burburinho: Militares querem tirar do ar novela do SBT

Tempo de leitura: 2 min

do Stanley Burburinho

Depois do texto abaixo, fica parecendo que a matéria sobre VAR-Palmares publicada hoje pelo Estado ( http://www.advivo.com.br/blog/luisnassif/a-var-palmares-nos-documentos-da-aeronautica ) foi encomendada.

“No texto de abertura do abaixo-assinado, os reservistas insinuam que a novela parece ser um acordo firmado entre o proprietário da emissora, Silvio Santos, e o governo federal por meio da Comissão de Verdade para quitar as dívidas do Banco Panamericano que pertencia ao apresentador e foi recentemente negociado por R$ 450 milhões.”

“Dalla Vecchia, que é o 1º secretário da Associação Beneficente dos Militares Inativos Graduados da Aeronáutica (ABMIGAer), alega que as Forças Armadas não devem permitir, dentro da legalidade, que a novela seja exibida. Ele ressalta que os militares já se manifestaram negativamente sobre a trama.”

AMOR E REVOLUÇÃO

Militares da reserva querem tirar do ar novela do SBT sobre ditadura

Publicada em 14/04/2011 às 09h16m

Rafaela Santos*

RIO – Um abaixo-assinado criado por militares da reserva da Aeronáutica, disponível no site militares.com.br , pede a retirada do ar de “Amor e revolução”, novela escrita por Tiago Santiago e exibida no SBT. O autor da mobilização, José Luiz Dalla Vecchia, alega que o folhetim pode colocar a população contra as Forças Armadas. A trama gira em torno da ditadura militar (1964-1985) no país e retrata a perseguição política contra os militantes de esquerda da época.

Até o início da manhã desta quinta-feira, a ação tinha sido assinada por aproximadamente 400 pessoas. No texto de abertura do abaixo-assinado, os reservistas insinuam que a novela parece ser um acordo firmado entre o proprietário da emissora, Silvio Santos, e o governo federal por meio da Comissão de Verdade para quitar as dívidas do Banco Panamericano que pertencia ao apresentador e foi recentemente negociado por R$ 450 milhões.

Dalla Vecchia, que é o 1º secretário da Associação Beneficente dos Militares Inativos Graduados da Aeronáutica (ABMIGAer), alega que as Forças Armadas não devem permitir, dentro da legalidade, que a novela seja exibida. Ele ressalta que os militares já se manifestaram negativamente sobre a trama.

– Qual a finalidade da novela? Será que veio para reviver essa questão? – questiona. – Todos os que participaram dessa época já estão mortos. Nós, os militares atuais, não temos nada a ver com isso. Não é justo que esse assunto venha à tona e prejudique os que estão na ativa – disse ao site do GLOBO.

O abaixo-assinado já causou polêmica na web e, em contrapartida, foi criado uma outra ação, no site Petição Pública , que defende a transmissão da novela. A presidente do grupo “Tortura nunca mais” , Cecília Coimbra, acredita que “Amor e revolução” conta com depoimentos verídicos sobre a época e que o abaixo-assinado é um absurdo.

– Seria cômico se a história não fosse trágica. As pessoas se esqueceram que estamos em 2011 e que a censura ficou para trás – conclui.

*Rafaela Santos é integrante do Programa de Estágio da Infoglobo

http://oglobo.globo.com/pais/mat/2011/04/13/militares-da-reserva-querem-tirar-do-ar-novela-do-sbt-sobre-ditadura-924233922.asp

Clique aqui para ler a carta de um ex-preso político à ministra Maria do Rosário, dos Direitos Humanos


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Resumo Novela

É incrível quando uma coisa é abordada com tanta riqueza, e incomoda certa fatia da sociedade, eles logo se agitam. Pois é, os militares têm o direito de protestar, mas censura, não, isso já passou… Chega disso!!!

Paulo Roberto

Se for verdade, com certeza é um dinheiro muito bem aplicado. A divulgação da verdade vale muito mais do que "míseros" 450 milhões, ainda que fosse em Euros.

JOSE DANTAS

Não vejo como um militar que não participou de nenhum crime possa ter sua imagem denegrida junto ao Povo Brasileiro.
Afinal o que precisamos saber é a verdade sobre os lamentáveis fatos que aconteceram naquela época onde se criou, com a ajuda do PIG, a idéia de que somente os militares e seus aliados teriam competência para qualquer coisa.
Seria mais ou menos assim: para o sujeito ocupar um cargo de prefeito numa pequena cidade do interior, precisaria ser no mínimo cabo e a presidência da república sem um general no comando seria um verdadeiro absurdo.
Não há nenhum ressentimento contra as forças armadas enquanto estiverem exercendo o seu papel como qualquer instituição existente no País.

Ferreira

O seu comentário está aguardando moderação.
27 de abril de 2011 às 23:05
Assistam o video no youtube : “O Dia que Durou 21 anos” http://www.youtube.com/watch?v=NU7S4CwrwVA

“Para entendermos o presente, precisamos conhecer o passado”

Resumo do documentário: “A participação do gov dos Estados Unidos no golpe de militar de 64″

Os USA com o falso argumento de que o Brasil iria se tornar comunista no Gov. de João Goulart, financiaram diretamente o golpe com o apoio de traidores da patria (militares, elite, imprensa…
Os yankees manipularam informacões, compraram parlamentares, compraram a imprensa, criaram caos com falsa propaganda anti governo.

E “pasmem” ,enviaram uma esquadra naval para apoiar ( matar brasileiros ), caso houvesse resistência contra o “golpe”.

pperez

Eu duvido que essa novela saia do Ar!
Aliás, essa reação dos fantasmas de uniforme está sendo muito positiva, porque despertou a curiosidade para uma camada significativa da população conhecer o que ocorreu ha 40 anos atras no País!
Para os outros restantes que conviveram com a escuridão,o medo, horror e humilhação é a contastação que o ódio e o preconceito do autoritarismo, está mais vivo do que nunca!

Da Paraiba

Sabe que apartir de agora vou assistir a novela!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! Bola dentro do Silvio!

Leonardo Câmara

Assine a petição apoiando a exibição da novela:
http://www.peticaopublica.com.br/PeticaoVer.aspx?…

Dinha

Gente ignorante mesmo! A novela cansa de mostrar que existiram militares CONTRA a ditadura. Esse pessoal da extrema é irritante.

Sebastião Medeiros

É sobre o capitão CHANDLER ,morto pela luta armada,é bom lembrar que este oficial do exército Estadunidense foi enviado ao Brasil pelo governo dos EEUU PARA ENSINAR MÉTODOS DE TORTURA , AOS MILITARES BRASILEIROS,QUE ELE APRENDEU NA GUERRA DO VIETNÂ. A RESISTÊNCIA FRANCESA EMPREGOU MÉTODOS SEMELHANTES CONTRA OS OCUPANTES NAZISTAS.
Um estadunidense veio ao Brasil ensinar,aos milicos traidores da Pátria,como torturar e matar Brasileiros.

    Leonardo Câmara

    Prezado Sebastião, Chosmky diz que os militares latinoamericanos aprenderam na Escola das Américas métodos ensinados pela CIA, que sua vez aprendeu com SS nazistas, mais precisamente com Klaus Barbie. Creio que seja melhor manter os franceses fora dessa.

    Sebastião Medeiros

    Eu concordo com você.Eu estava queredo dizer que a resistência francesa utilizou de métodos de luta armada contra o invasor Nazista para libertar a nação Francesa ocupada.Desculpe-me pelo mal entendido da minha mensagem!

Sebastião Medeiros

Primeirante quem radicalizou foi a DIREITA,ANTES DO AI-5,A GRANDE PARTE DAS AÇÕES DA ESQUERDA E DA OPOSIÇÃO A DITADURA FOI DENTRO DOS LIMITES DAS LEIS DO REGIME MILITAR que então vigorava é só lembrar AS MANIFESTAÇÕES ESTUDANTIS E A GREVE DOS METALÚRGICOS EM OSASCO DURANTE O ANO DE 1968.Quem partiu para a violência foi a DIREITA(ESPANCAMENTO DOS ATORES DO RODA VIDA,ASSASSINATO DO ESTUDANTE EDSON LUIS NO RJ,ATAQUE DE TERRORISTAS DO CCC CONTRA ESTUDANTES DA USP,ETC…)Depois do AI-5(13/12/1968),quando a ditadura militar fechou os poucos canais legais que existiam é que VÁRIOS GRUPOS DE ESQUERDA DECIDIRAM PELA LUTA ARMADA COMO ÚNICA FORMA DE DERRUBAR O REGIME MILITAR.

Darlan

Já aprendi a colocar neguinho no pau-de-arara, já aprendi a sair dando porrada em mauricinho, não entendi bem a técnica do choque elétrico!.. já passou como se faz um sequestro? cara estou animado com essa "trama" estou aprendendo tudo sobre a história recente do Basil. ÓTIMA novela bicho mora? kkkkk…

Ignez

Gozado… A globo entoepece a mente dos brasileiros com BBBs, com novelinhas que subliminarmente destroem as parcas conquistas na educação, na ascensão da classe pobre… ninguém diz nada. Censurar os abusos dos "acochos" no BBB, as bebedeiras, os jogos rateiros, a falta de caráter… Ninguém diz nada. Como já disseram: esculhambaram e aviltaram o chefe-supremo das forças armadas – o presidente Lula – durante todas as eleições… Nenhum militar se manifestou… Agora, diante da exposição de fatos verídicos de tortura eles fazem abaixo-assinado!!!! É… A Comissão da Verdade precisa se firmar. Há que mostrar mesmo a miséria humana que era imanente aos militares na época em que usurparam a democracia e tomaram o poder "na marra". A América-latina toda está mostrando a verdade de suas ditaduras e punindo os responsáveis. Por que o Brasil não pode? O Brasil não é mais subserviente aos EUA, como os militares foram no momento de arquitetar o golpe. Até hoje o atraso do Brasil tem profundos vínculos com a ditadura.

    Reg

    É verdade Inez, ninguém diz nada, sobretudo agentes públicos.
    Muitas mortes poderiam ter sido evitadas pelos agentes públicos (policiais, conselho tutelar, procuradores, ongs sustentadas com dinheiro público); mas como omissos, não fizeram nada.
    No bbb e novelas mulheres são desqualificadas, mas….. ninguém diz nada. Nem mesmo a classe artística.
    Eloá, em que a polícia não teve coragem de dizer não para a mídia e enfiar uma bala, teve oportunidade de fazê-lo, na cabeça do sequestrador dela. Crianças de SP que pediram ajuda ao conselho tutelar, em razão da ameaça de morte iminente das mesmas pelos próprios pais, foram mortas por eles porque o conselho tutelar e a polícia não ouviram as crianças e não fizeram nada.
    Lula, que sofreu bullying durante todo o seu governo, também …… não fez nada.
    Se, os militares agora o fazem, por que condená-los? É um direito deles, ou não?
    Sou favorável à Comissão da Verdade e a localização dos restos mortais das vítimas da ditadura, porque é um direito de todo ser humano enterrar dignamente seus mortos; entretanto, não gosto de vinganças, sobretudo por meio de novela de canal de televisão do PIG, ele não dá ponto sem nó.
    Acho de mau gosto a novela e não gosto de oportunismo barato.

Luciano Baía

A novela tem falhas técnicas e o texto poderia ser didático sem ser irritante, mas ainda podem melhorar. A idéia da novela já existia antes da crise no banco de Silvio Santos. A sinópse foi oferecida a globo que a recusou. É claro que o SBT sabe que a novela desperta simpatia do governo, o quê não quer dizer que foi feito algum acordo espúrio para exibí-la. Esse protesto desses militares é uma boa publicidade para a novela.

clovis marcos

Há soldados armados
amados ou não
Quase todos perdidos
de armas na mão
Nos quarteis lhes ensinam
uma antiga lição
De morrer pela pátria
E viver sem razão…..

    Ellen

    Onde está escrito "E viver sem razão', leia-se: 'E matar sem razão.' … pelo menos é o que os torturadores entenderam.

zuleica

A democracia existe para isso. O exército, a marinha e a aeronáutica podem reclamar à vontade. Estão no seu direito. Mas não podem pretender tirar a novela do ar. Não estamos mais nos tempos da ditadura, a liberdade existe hoje, apesar de tudo que fizeram, nossa história pode e deve ser encarada de frente e contada aos quatro ventos. Em outros países da AL os ditadores e torturadores foram reconhecidos e muitos foram punidos. Será que esse militar Della Vecchia acha mesmo que a história passou e deve ser esquecida?
Que a novela continue no ar e que outros trabalhos, artísticos ou não, venham à público contar para todos a nossa história como ela ocorreu de fato.

Reg

Sou por natureza contra a violência e cristã e, penso que todos os familiares tem direito de saber aonde estão os restos mortais dos que foram presos pelos facínoras da ditadura; mas não entro nesta pilha da novela do sbt/pig atiçar o ódio contra os militares.
O PIG não dá ponto sem nó.
Os facínoras já estão quase todos mortos e não devemos generalizar e incentivar o ódio aos militares da ativa, muitos deles jovens que nada fizeram e nem participaram da ditadura.
Estimular o ódio aos militares por meio desta novela do SBT é fazer o jogo do PIG, jogando-os contra a presidente Dilma.
Ainda temos uma longa caminhada para construir um Brasil mais justo e de paz.
Tanto os militares, quanto a presidente Dilma são nacionalistas e é ruim para o Brasil esta tentativa de incitar brigas em áreas de teem interesses comuns: o Brasil.
Um babaca este autor de novelas ao tentar dividir os militares e o governo da presidente Dilma.

Marcelo Carvalho

A novela é muito ruim. Uma produção mambembe, apresentando fatos distorcidos e exagerados. Mas o principal motivo: é muito ruim.

Luiz Fortaleza

A DITADURA MILIATAR DE 1964 FOI O VERDADEIRO NAZISMO NO BRASIL: Pessoas Jovens sendo jogadas de helicoptero-avião embruhadas em sacos no mar, pessoas cavando a própria cova no Amapá numa vala cheia de formigueiros, mulheres sendo bicadas nos seios por alicates, ou pondo baratas vivas em suas vaginas, pessoa passando pela tortura do afogamento, do pau de arara, da tortura psicológica com ameaça a familiares para delatar seus amigos de luta, religiosos sendo presos como Frei Betto por 9 anos com presos comuns, Frei Tito q sofreu tortura na genitália com choques elétricos e que aniquilou sua psiquê se suicidando (enforcou-se) por ter adquirido a esquizofrenia e não suportado ver imagens de seu torturador lá na França. Rosa da Fonseca no Ceará sendo preso por Jarbas Passarinho e abortanto na cadeia… Militantes do PCdoB sendo mortos pelas costas no Rio de Janeiro, no Catete. Bomba Rio Centro em 1981 numa comemoração do 1º de maio, com milhares de pessoas e cantores. Carta Bomba na OAB-RJ,explodindo nas mãos da secretária…etc. etc. etc. Eles negaram a tortura, e Dom Helder Camara q apoiou a ditadura e depois se arrependeu, denunciou as torturas em francês numa aula inaugural na Sorbone…

    El Cid

    Luiz, assim como o filme "Código da Vinci", onde a igreja católica recomendou aos seus fiéis que não fossem ver (e muitos foram!), agora com essa novela vai acontecer o mesmo efeito: o Efeito Bumerangue !!

Carmem Leporace

Obrigada Coronel Ustra, por nos livrar da lepra do comunismo no Brasil.

Marcos de Almeida

Quantos desses que querem acabar com a novela, matou,torturou e cometeu várias atrosidades, na verdade crimes contra a humanidade.Esses criminosos serão julgados quando morrerem.No Juízo Final eles serão julgados pelo Único Juíz Justo Jesus Cristo.

LuisCPPrudente

Os militares da reserva tem que ficar no seu cantinho, revendo, através desta novela, os seus atos ilegais durante a Ditadura Militar.

    maísa

    Engano seu, Marta. A Ditadura foi um processo que que foi ganhando corpo no tempo. Repressão e tortura houve desde o início, com o Golpe, em 1964, sim!!! Se, com Costa e Silva, piorou, inclusive com o AI-5 em Dezembro de 1968, isto não significa que a repressão tenha começado aí. Temos casos incontáveis. No livro de Carlos Fico "Como eles agiam", isto fica bem claro.

Farpa

A novela aborda um tema que nenhuma emissora de tv produziu ou teve coragem de levar ao ar. Já isso bastaria para não permitir, em nenhuma hipótese, a censura da mesma, mas além disso é uma ótima novela , com ótimos atores e o Brasil precisa saber parte do que aconteceu à partir de 1964.

Marta Maria Azevedo

Azenha, não podemos permitir que a história do Brasil seja novamente contada de qualquer jeito. Nós temos o dever de pesquisar e informar a verdade aos leitores. Essa novela está totalmente fora de contexto. Se o objetivo do autor é escrever um romance que o diga, mas se é contar a história da ditadura que a conte de verdade. Começa que a repressão se deu entre 1968 e 1972 e não em 1964 quando apenas houve um acordo político para que os militares completassem o mandato do Jânio e reestabelecessem a ordem para que houvesse uma nova eleição. Depois sim, com a morte de Castelo Branco a coisa tomou outro rumo.

    beattrice

    E a posse do Castelo foi uma ação entre amigos???
    Sei, tá bom.

    LuisCPPrudente

    Engano seu, Marta, a Ditadura Militar foi Ditadura desde o seu início, quando perseguiu, prendeu e torturou pessoas ligadas ao Governo de Jango que foi derrubado, jornalistas, sindicalistas e estudantes.

Maria das Dores

É preciso identificar os turturadores sem dúvida, mas não podemos nos esquecer que a grande maioria dos torturados foram presos pela polícia civil, pelo dops e pela força pública.

    Edineuza

    É mesmo sra.? embora fosse ainda muito criança, mas desde cedo ouvia meu avô contar o contrário disso e, olha que ele nem era engajado na politica, mas com sua voz mansa sempre que essse assunto via pra roda ele dizia aqueles que desejam o Páis que todos tivesem o direito de comer e morar foram barbaramente torturados pelos militares, muitos deles nunca sequer apareceu, mesmo que morto.

    Portanto de quem a Sra. está falando, quando diz que os torturadores foram presos?

    maísa

    Sob comando do Estado governado pelos militares, através de um golpe. Militares não sujaram as mãos de sangue?!! Pior, davam as ordens para quem fizesse.
    Azenha, em 2009 fui no Seminário da UERJ sobre a Anistia, e encontramos um antigo "Jurista" tentando inocentar os militares dos crimes de lesa-humanidade. Tem-se que tomar cuidado com esse tipo de argumentação, sobretudo para a grande opinião pública, cujos recursos de informação são os noticiários pagos por "escusos dólares americanos", como o IPES e o IBAD modernizados….

filho

É isso aí pessoal, vamos divulgar a polêmica e ajudar a subir a audiência da novela. No Brasil é assim, a liga de vôlei estava mais ou menos, aí surgiu a discussão de hemofobia, a audiência do campeonato foi lá em cima.
Então polemizar é a solução para subir, subir a audiência do SBT nesse horário.

    Sérgio Troncoso

    É isso aí, nada de isensar esse negócio de tortura, ditadura, censura, "j|ênio" filho sacou tudo, é tudo para ajudar o SBT. Ah sim, homofobia também não existe, é tudo para ajudar o volei. Um dia todos serão inteligentes assim…

Paulo

O mundo inteiro está acabando com a ditadura os americanos fazem filmes malhando seu governo falam mal do próprio presidente e aqui vem os vovôs de pijamas pensando que ainda mandam em 200 milhões de brasileiros querendo censurar um documentário com testemunhos da época em forma de novela? Se isso acontecer, é porque ainda temos democracia.

Arthur Schieck

Faz lembrar a propaganda grátis que livros e filmes ganham quando a Igreja anuncia um boicote. Dois bons exemplos foarm o filme "dogma" e o livro "o código da vici". Eu nunca teria tomado conhecimento deles não fosse a igreja.
Acho que essa novela agora vai dobrar a audiência. Nem sabia que tava passando isso.

P.S.
ontem fiz outro comentário por aqui mas parece este que foi pro limbo. Peço ao Viomundo que, ao censurar um comentário, por favor notifiquem-me por email pois é meio chato ser censurado por uma palavra ou outra que posse ter sido mal empregada. Vocês tem o email e não custaria nada fazer essa notificação para uma eventual correção.
abç!

ana db

Estão confundindo as Forças Armadas brasileiras com os militares de 1964 que em ofensa a consttiuição federal que prometeram cumprir praticaram um golpe contra o estado democratico de direito e praticaram crime de tortura em 1964.
Aqueles miltares, que não podem ser confundidos com a instituição forças armadas, que deve atuar estritamente no limite da lei, erraram e agiram ilegalmente, pois a Constituição não autorizava a tortura. Devem ser punidos exemplarmente.

    Arthur Schieck

    O problema são os integrantes das forças armadas de hoje que continuam glorificando o golpe de 1964. Chegam ao cúmulo de argumentar que tortura é arma de guerra e, portanto, justificável.
    Corrigindo você, eles não praticaram tortura só em 1964. Aliás, é provavel que em 64 tenham até se pegado leve com a tortura. O pior veio depois e continua até hoje, por essa herança maldita, nas nossas instituições militares.

    Carmem Leporace

    Mas e os terroristas, vão fica impunes????

    beattrice

    Pois que venha a COMISSÃO da VERDADE.

Carmem Leporace

Será que eles vão mostrar o assalto ao cofre do Ademar??? pior de tudo que o todo o dinheiro do grande butin nem foi usado para a """causa"""… acabaram foi usando mesmo para uso pessoal, a causa ficou em quinto plano, teve gente aí que quando pôs a mão em toda aquela bufunfa correu pro salão de beleza a fim de dar uma sapiada na carranca…. estou mentindo progressistas??? ou acham que vocês podem reescrever a história a bel prazer????

Ronaldo

Huumm.

Estão irados com o SBT?

E na época que o Silvio cantava:

" O Figueiredo é coisa nossa!"

" O Figueiredo é coisa nossa!"

E quando ela mostrava a "Semana do Presidente"?

Pinheiro Salles: Carta à ministra Maria do Rosário | Viomundo – O que você não vê na mídia

[…] Saiba sobre o esforço de militares da reserva para tirar do ar uma novela do SBT clicando aqui   […]

Damastor

abaixo assinado???????? igualzinho aos moradores da periferia pedindo passarela na avenida ou agua encanada???? nunca vi…to bobo…

Amereno

Os milicos são tão burros, que irão fazer uma publicidade impagável, prá uma novelinha "água com açucar" e me desculpem os atores que precisam trabalhar, mal feita, só consegui asistir o 1o. capítulo e não consegui assisti-lo até o fim, aliás novela é muito chato.

Ed Araujo

È isso mesmo, mostra tudo, se o atorzinho não gostou de gravar qualquer coisa sobre seu personagem, manda embora, os milicos de pijama que são contrários é porque devem, então que encontrem outra coisa para fazer, jogar dominó, tranca e devem se dar por felizes por não estarem vendo o sol nascer quadradinho para eles, vejo a novela e insentivo a todos que a vejam, é a primeira vez que vejo algo pareceido na TV.

flavio cunha

Fazia anos que não assistia à novelas, mas essa vou acompanhar pois trata-se de um documento histórico, ainda que a qualidade possa ser criticada. Mas não estou nem aí para isso, o fato de mostrar didaticamente aos mais jovens a canalhice da direita é o que importa.

jcm

kkkk esses militares provam que são bucéfalos.. Eu nem gosto de novela, mas vou começar a ver essa hoje.

    Edineuza

    Eu tambem

Gabriel Vieira

Que essa novela sirva para conscientizar a população sobre a necessidade de punir os torturadores da ditadura.

Deixo aqui link para editorial da revista Istoé de 2008, com o título "Tortura não é crime político", na qual a revista, de forma exemplar, defende a punição para os torturadores:

http://www.istoe.com.br/reportagens/9721_TORTURA+

Parabéns a esses setores da mídia corporativa, como o SBT e a Istoé, que tem a coragem de denunciar os crimes da ditadura. Ganharam o meu respeito.

Moisés M. Rodrigues

A GLOBO tá preocupada com sua audência e os militares e policiais que prenderam e arrebentaram querem se fazer de "santos". Tem que por eles de castigo assistindo todas as novelas da GLOBO. O Brasil deve seguir o exemplo do Uruguai e Argentina, abrir os arquivos. Quem foi capaz de executar deve ser capaz de se responsabilizar. e, história é para ser contada, revivida, para não ser esquecida. E também podemos fazer, se for o caso, um abaixo-assinado.

j.felix

Sera q sses caras nao tem nenhum netinho pra brincar ou uma vara de pescar se nao tiverem vao aprender a tecer redes ou fazer gaiolas voces serao muito mais uteis a humanidade

Rogério Leonardo

Azenha,

O pessoal do SBT é muito revanchista.

Estou com tanto pesar pelos militares, afinal, durante os quase 20 anos de ditadura do nosso Brasil, eles nunca tiveram o poder da mídia a seu lado , foram sempre perseguidos, principalmente pelas organizações Globo, nunca puderam dar a sua versão dos fatos.

Tadinhos, os militares são tão injustiçados pelos comunistas dos meios de comunicação.

Fico até vendo, aquele monte de velhinhos de cabeça branca bradando com suas bengalinhas contra essa infame novela comunista.

Que maldade com estes pobres anciãos.

Tomara que não falte estoque de fraldas geriátricas no clube militar, com esse ódio todo é capaz da turma ter uma incontinência. Parafraseando outro velhinho injustiçado "isso é uma vergonha".

@89nuncamais

Absurdo isso ,o que querem esconder ,de censura entendem muito ,hojeo pais é outro e vaia tona isso,étão chocante que tem que passar tarde,
Censura nunca mais
já não chega a censura a base do dinheiro que continua até hoje.i![youtube VSTJawp4d_4 http://www.youtube.com/watch?v=VSTJawp4d_4 youtube]

Marcos

E eu que pensei que essa milicada já estivesse civilizada. Esses milicos da reserva ainda não perderam os vícios do tempo da ditadura, ainda teimam em querer esconder as barbaridades que fizeram durante aqueles tristes anos de escuridão. Enquanto o Brasil não tirar a sujeira debaixo do tapete como fez a Argentina e agora o Uruguai esses milicos vão continuar se achando impunes para sempre.

Marcus

Queria ver a Globo fazer uma abertura de novela feito essa.

Marcelo de Matos

A pressão do pessoal inativo da aeronáutica parece que já está repercutindo nos bastidores da novela. Flávio Ricco informa em sua coluna que: "Houve um princípio de “incêndio” nas gravações de “Amor e Revolução”, com envolvimento direto do ator Reinaldo Gonzaga, que interpreta o General Lobo Guerra. Ele se recusou a gravar uma cena proposta no roteiro da novela, fato que acabou estressando a todos. Não são conhecidos os motivos que levaram o ator a agir dessa maneira, mas, por causa deste incidente, o personagem será colocado um pouco de lado. Terá a sua participação diminuída".

naiaraplima

rsrsrs… apesar desse absurdo chega ser engraçado… os militares que torturaram, mataram e instituiram uma ditadura no Brasil, agora têm que fazer abaixo assinado para tirar uma "novelinha" do ar!

Luiz

Muito bom. Se eles conseguiram 400 para concordar com eles, agui, só neste site, mais de 90 já estão contra eles. Não ganham nunca, pelas vias democráticas, lógico.

edv

Azenha, uma proposta (difícil) de tema a ser trazido à discussão aqui:
Esses militares reformados não devem ser generalizados com os militares da ativa, que, como nossa sociedade civil, podem ter gente de diversas nuances políticas, mas hoje estão dentro dos quartéis.
Seria interessante pensarmos e discutirmos aqui sobre um dos efeitos culturais da ditadura militar, que foi promovida muito mais por uma externa "tendência Monroe" na AL e quase uma "solicitação", ou mesmo exigência da mediocrelite, para a ação militar do golpe.
O resultado disso é que, em geral, a nação passou a "odiar" suas próprias forças armadas, que bem ou mal, fazem parte dela e têm um papel (relevante) a cumprir (ainda que seja apoio a populações afastadas, fronteiras, catástrofes, etc.)
Assim como eles (os atuais) se reposicionaram de alguma forma, talvez seja a hora da sociedade civil também fazê-lo, e pensarmos no "reencontro" destas partes, resgatando o fato de que somos todos parte de uma única nação.
Exceto por esses de pijama, não precisamos mais ser "nós" e "eles"!

    Raphael

    As Forças Armadas são odiadas, por todo o mal que causaram ao país, e talvez mais ainda pelo sentimento de impunidade. Uma solução para isto seria julgar os responsáveis, mesmo que de maneira simbólica, e, desse modo, passar a limpo toda essa história. Acredito que essa seja a melhor maneira de fazer o "reencontro destas partes".

    edv

    Sim, causaram, e eu acompanhei "ao vivo"…
    Mas não podemos odiar o "governo" (instituição) porque houve governos (pessoas) nefastos.
    Não podemos fechar o congresso porque lá há corruptos.
    Como vc sugere, devemos julgar as pessoas!
    Uma das malandragens do poder oculto é jogar a nação contra as instituições!
    Os militares, que fizeram o "trabalho sujo", por "exigências" externas e internas, da mediocrelite, que continua aí, lépida e fagueira, voltaram pros quartéis, sem maiores benefícios.
    Sim, os que cometeram crimes devem ser julgados, de acordo com as instituições.
    Agora odiar um general, brigadeiro ou almirante de hoje apenas porque ele pertence a uma instituição que serviu e foi usada (por eles e seus "incentivadores") para interesses escusos é alimentar ressentimentos e culpar indistintamente justos pelos pecadores.
    Há uma diferença entre a mediocrelite e os militares que lhes serviram: ela não está nem aí pela nação. Eles pensavam estar prestando um serviço à nação, livrando-a do comunismo "child eater".
    Os criminosos que infestam o congresso e os tribunais também são nefastos ao país.
    Vamos julgar e condenar sem tribunais? Fechar o congresso?
    Ou alguém conhece uma instituição melhor do que um parlamento em democracias?
    Mas pergunte a mediocrelite se eles precisam destas instituições…

    Raphael

    Não se trata de uma questão de ódio, mas sim de manter viva a memória daquele período, que em nenhuma hipótese pode ser esquecida, sob pena de repetir os mesmos erros. Se as Forças Armadas tiveram papel essencial na prática de todo tipo de barbárie, esse será seu estigma, o que não significa que a instituição, ou as pessoas que a compões sejam más.
    Quanto ao julgamento, esse sim é a melhor solução, inclusive para limpar a imagem das Forças Armadas. Isso não implica necessariamente na punição dos envolvidos (do mesmo modo que no pós-apartheid, em que o reconhecimento dos crimes resultava na anistia), mas sim na exposição da verdade e no fim da glorificação desse regime hediondo.
    Entenda que quando falei em julgar, não se trata de colocar os envolvidos em um tribunal, mas simplesmente buscar a verdade, e, desse modo, permitir que a história faça seu julgamento.

    edv

    Raphael, não estou discordando de vc, nem defendendo "aqueles" militares (e também civis, policiais, médicos, etc.) que cometeram barbáries.
    Estou lembrando que a instituição não pode ficar "estigmatizada ad eternum" pelo mau uso de pessoas que dela de apoderaram.
    Existiam por exemplo militares de esquerda.
    E ao contrário, civis de direita renomadamente bárbaros (ex: Fleury).
    Ou empresas, jornais, políticos e empresários (civis) que agiram tão barbaramente quanto.
    As elites que incitaram o golpe militar não se sujaram perante a opinião pública, mas foram mais nefastas do que os que "deram a cara pra bater", assumindo a "guerra" à "ameaça comunista" (pensamento militar), mas na verdade, com ou sem comunismo ou mesmo ameaça, eles, elite é que usufruiram as benesses do regime que lhes serviu como nunca!
    E este "desprezo" pela instituição Forças Armadas só serve a interesses estranhos à nação.
    Entendi que vc não fala de "vingança", mas da exposição das verdades históricas para interpretação e aprendizado de quem segue no futuro.
    E quando há liberdade (como há agora) isto vem naturalmente (como está vindo).

Luiz Moreira

Em primeiro lugar, esta direita precisa ler. Sabem o que era CUBA de BATISTA? O capitão Segura tinha carteira com pele de pessoa. Bons heróis da direita. Foram fuzilados. Os EUA, mataram os oficiais japoneses após a guerra, por crime contra a humanidade. E então. Matar esquerdistas sob tortura não é crime? O vietname. Leiam a história e não os filmes com o HEROI STALONE. Saibam do heroismo dos pilotos jogando bombas desfolhantes de 10 km de altura, só com o risco de faltar combustível. Saibam das intruções dadas pelos militares ja antes de 64. Fazer ações de represalia militar. Prender parentes de militantes e submete-los a torturas e fuzilamento, caso o militante não se entregasse. Eu sei porque era soldado. Nos quarteis de PE a tortura era quase diária. Eu sei, porque fui torturado. Realmente eu evito ver a novela. Relembro fatos que tenho pavor. Senti na pele e nos ossos. Cair sob choques não é agradável. Onde estão os HEROIS da DIREITA? Heroi é GUEVARA ou os grandes americanos, donos do dinheiro e dos jornais, que mandaram mata-lo. Ou eles não queriam mata-lo? Os culpados foram seus subordinados. Sempre, os canalhas endinheirados não são culpados. Mas mataram os nazistas e japoneses. E os assassinos de gravata do povo vietnamita? Não mereciam morrer, como os outros? E os traidores da bahia dos porcos? Foram derrotados em combate. Mas o terrorista da CIA foi inocentado nos EUA. Matou passageiros. de um aviâo. Mas eram cubanos e venezuelanos. Estes não são pessoas. São latinos.

Alvaro Tadeu Silva

Não vejo novelas, só fiquei sabendo dessa agorinha mesmo, nestas páginas. Hoje à noite, vou descobrir o horário e assistir todos os dias, no lugar desses enlatados previsíveis da TV a cabo.

    Bruno

    Ela é bem ruizinha, principalmente pelo nível de boa parte dos atores, que estraga as melhores atuações. Mas estes depoimentos dados ao fim da novela, em especial, são muito interessantes. Vale a pena assistir.

Antonio Soares

Está circulando um video que a Globo fez, defendendo o regime militar. Não vi abaixo assinado contra esse vídeo (e também não concordaria, como não concordo com o abaixo assinado contra a novela do SBT-Censura nunca mais ! ). Penso que a novela tem, sim, um lado positivo: mostrar às novas gerações como eram as atrocidades cometidas naquela época. Para que esses tempos obscuros não voltem nunca mais !

    Bruno

    E por que teria que existir um abaixo-assinado HOJE contra a posição tomada pelas empresas do Roberto Marinho há 30, 40 anos? Eu não vejo motivo para isso (motivo que haveria para pedir, sei lá, a prisão de um coronel X que ainda está vivo), mas se você vê, crie o tal abaixo-assinado ao invés de por a culpa nos outros…

Murdok

Eu não posso acreditar que o exército brasileiro queira esconder torturadores tarados, psicopatas e assassinos. O nosso atual exército tem uma grande missão que deve ser reconhecida. Os novos oficiais com certeza não pactuam com marginais que vestiram o uniforme verde oliva e fizeram-se passar por paladinos da moralidade.

trombeta

Chora milicada, estou assistindo a novela e adorando.

O povo tem que saber o que aconteceu, varrer a sujeira pra debaixo do tapete só atrasa o país.

Reinaldo

Sinceramente, não gosto de maniqueismos, se uma coisa que eu aprendi na vida foi que em toda a situação deve ouvir as duas partes, por isso não assisto a novela.
Mais ai vem militares indgnados e querem denovo a queima de arquivo como já fizeram antes, ou pior ameaçam abertamente uma televisão.
Depois de tanta polemica causada pelos militares, ai e que vai aumentar o ibope dessa novela de pessima qualidade, como todas do SBT.
Em fim, quero que tanto os militares quantos os autores dessa novela se explodam, pois odeio essa baboseira de que militares são mals e esquerditas são bonzinhos, ou vice versa, pois quem acredita no boi da cara preta é criança.

    Luiz Reis

    Não se trata de maniquísmo, rapaz, mas de justiça! Se você não entendeu isso não entendeu nada. e muito interessante: "eu aprendi na vida foi que em toda situação deve ouvir as duas partes, por isso não assisto a novela.". Uai, como assim, deve ouvir mas não vê ouve um dos lados??? Quem não se posiciona em um assunto desses não tem outra qualificação diferente: covardia.

    Bruno

    Claro que se trata de maniqueísmo. Todo militar ou policial, de qualquer cargo ou posto, é mostrado na novela como um ser mau, totalmente vil, sem nenhum traço de humanidade. Esta é a DEFINIÇÃO do maniqueísmo dramatúrgico. Quanto à necessidade de mostrar cenas de tortura, por exemplo, acho que a produção está exagerando na dose (mais ou menos como a Record faz com tiro e a Globo faz com sexo). Vi algumas cenas que me deixaram com repulsa. Acho que as novelas deveriam trabalhar mais com a sugestão do que com o choque visual explícito. Mas sei que são o sangue jorrando e o pau comendo que dão audiência, então até entendo.

    Luiz Reis

    Se você sentiu repulsa pela tv, imagine sendo torturado ao vivo e a cores…. se você se preocupa tanto com a imagem dos militares, leve=os para casa , pode ficar com todos…

@rcleme

Não simpatizo com o pedido do abaixo-assaindo militar, mas isso não passa nem perto de censura. Não é pq são miliatares que eles não têm direito de organizar abaixo-assinado e protestar contra a novela. O tal Della Vecchia inclusive ressalta o "dentro da legalidade".

Até acho que o argumento de prejudicar a imagem do exército hoje cabe, mas o exército brasileiro hoje não se dá o respeito e pior, não apóia iniciativas para limpar esse passado. Aí fica difícil. Mas respeito o direito de produzirem abaixo-assinado, protesto, passeata, o que quiserem. Dentro da legalidade.

Em tempo, antes que alguém se empolgue com minha opinião, para mim Comissão da Verdade é aquela que abre TODA a verdade do período, incluindo aí civis mortos por ações de grupos de esquerda.

Então antes de me parabenizar tenha isso em mente, rs.

José Ruiz

"Dalla Vecchia, que é o 1º secretário da Associação Beneficente dos Militares Inativos Graduados da Aeronáutica (ABMIGAer), alega que as Forças Armadas não devem permitir"

Renato

Bom qual é a diferença de um militar golpista para um soviet? Os dois não mataram e torturaram os seus inimigos? Entre um e outro, qual é diferença de um dirceu para um militar? Nenhuma, um fazia parte do grupo que sequestrava e jogava bomba contra quartel, matando um pracinha inocente que prestava serviço militar e outro sequestrava e matava esquerdistas ou pessoas que protestavam contra o regime.
Se não tivesse existido regime, hoje eu não teria a minha fábrica, ela seria estatal e eu um empregado ganhando U$ 15,00. Não poderia comprar o que eu quero, pois a sociedade iria decidir o que vender para mim, ou seja privariam da minha vontade.

    ana

    quanta baboseira. é melhor você voltar às aulas de história

    Douglas O. Tôrres

    O presidente deposto foi eleito o alienado,quem o escolheu foi o povo que aprovou as propostas dele,só porque uma minoria se acha os donos da verdade,acham que podem tomar o poder na base da força,alias voçe deve ser milico,ou parente de algum para dizer umas sandices destas.Nãotem justificativa para o golpe,por isso o medo da novela,pois se fosse um ato nacionalista,não estariam tentando a todo custo esconder esta parte da história.Se está falando em militares mortos por bombas,então e aqueles 2 no rio centro,lembra? quantos inocentes eles iriam matar se aquela bomba não tivesse explodido no colo deles?

    Bruno

    Então depor um presidente não pode, mas deter o dono do império para impor o SEU regime de matança e pobreza sobre o dele, pode?

    Luiz Reis

    Enquanto você se preocupa com sua "fábrica", milhares de famílias aguardam resposta sobre o desaparecimento de seus filhos. Sua capacidade de prever futuro que não existiu é hilária, não fosse demonstração de seu desconhecimento histórico. Por sua lógica, devemos sempre ficar agradecidos a qualquer intervenção dos militares que venham defender a sua fábrica. Eu não. Sua lógica me faz pensar que quem lutou contra o nazismo, matando soldados "parcinhas inocentes que cumpriam o serviço militar" deveriam então ser condenados como criminosos. Os criminosos foram eles, apoiado por pessoas como você, que drrubaram governo eleito democraticamente e implantaram regime de terror, mas comprando a consciência de donos de "fábricas", que em nome de seu progresso econômico aceitam pisar em cadáveres de quem lutou pela democracia e que hoje permite que você se expresse. Não foram os militares que garantiram a democracia, meu filho… existe coisa mais importante no mundo que sua "fábrica". a vida humana…

    Moacir Moreira

    Pouca gente no Brasil possui uma fábrica inteirinha para si.

    Renato

    Engano seu, Tem microempresários pelo Brasil afora que tem pequenas fábricas para si.

    Alan

    Renato por favor dia para nós o nome da sua fábrica! Assim eu numa comprarei um produto seu!

    Bruno

    A diferença é de alguns milhões de mortos a favor dos sovietes.

    Renato

    Bom, eu ainda não posicionei sobre a abertura de arquivos da ditadura.

    Eu acho que tem abrir, julgar os torturadores e os esquerdistas.
    Até a Dilma, que reconheceu que mentiu em interrogatório, tinha que ser julgada por mentir.

    Scan

    Hahahahaha!
    Não há limite para a imbecilidade. Esse sujeito é a prova viva!
    Hahahahahaha!
    Vamos junlgar a Dilma porque ela mentiu! É isso aí!
    É o Agripino fazendo escola. Hahahahah!

    Alan Patrick

    Renato, a Dilma mentiu num momento que sofria torturas. Julgar ela por ter mentido enquanto era toturada não faz o menor sentido.

Cunha

E na Argentina graudão aposentado, com sangue seco ainda sob as unhas, foi condenado à prisão perpétua. O povo brasileiro apanhou tanto quando colônia, era figurante no império e no Brasil dos barões do café e coronéis , que ainda dá o direito dessas múmias abrirem a boca para sentirmos o hálito de carniça podre que exalam.

Pacheco

Azenha,
O golpe militar e a ditadura que se instalou no poder foram nefastos ao Brasil. Quem defende isso joga lama nas costas das forças armadas. É estranho o espírito de corpo atravessar tanto tempo assim. Mesmo oficiais que não eram nascidos defendem a ilegalidade dos comandantes do passado. Está na hora de começar uma campanha para esclarecer o que é ensinado nas escolas militares, uma campanha para mostrar o que é corrupção no meio militar, mostrar que um coronel da fab se aposenta com menos de 50 anos com um salário bem maior do que um professor que sempre pagou aluguel alto, nunca morou em casa do governo, nunca teve rancho e nunca precisou dizer que é mais verde e amarelo que os outros. Mostrar as mazelas, como as de qualquer outro segmento da sociedade brasileira, mostrar que somos todos ocupantes do mesmo barco.

Abraço

    Pedro

    Você sabe com quantos anos o "coronel da FAB" ingressa na vida militar? A maioria com 15, 16, sendo isolados de suas famílias e morando em escolas militares com uma rotina muito exigente. Por acaso, sou oficila de Marinha e meus pais são professores da rede pública do Rio de Janeiro. Sei muito bem do que estou falando. A vergonha salarial praticada com os professores nada tem a ver com as Forças Armadas. Tem muita gente nesse país gozando de privilégios injustificáveis e os militares, meu camarada, certamente não estão entre eles.
    Só esclarecendo: o rancho se come dentro do quartel, apenas. Militares também precisam comprar comida no supermercado.

monge scéptico

Lá no amorim esta estampado que o jn,e por tabela o PIG, apostam no fracasso da copa.
E eles fazem outra coisa? Sucesso p'ressa gente só é para a USA. Apostam sempre na
falta de capacidade de nmossa gente. Tá na hora do governo começar a agilizar as coi-
-sas(da copa) para tapar a boca do PIG.

monge scéptico

Tá doendo na consciência(?) deles, reverem, mesmo com maquiagem, o horror
que provocaram, submetidos as ordens do demoníaco "tio sam". Muita gente,
talvez, que passaram pela tortura, podem não estar aguentando ver as cenas de
"pau de arara".
Uma coisa é certa: se DEUS existisse, todos eles iriam parar no inferno!.
Censurar de armas em punho é fácil. Certamente tio sam está aprovando a
atitude insana( de censurar). Ajoelhem-se ante a USA/uk.

Ticão

O mais interessante é a indagação do Dalla Vecchia,

– Qual a finalidade da novela? Será que veio para reviver essa questão?

Acho que devemos fazer uma "vaquinha", ir até a Blockbuster e alugar alguns DVDs para o cara.
Eis minhas sugestões:

Platoon – Oliver Stone
Apocalypse Now – Coppola
Glória Feita de Sangue – Kubrick
Nascido Para Matar (Full Metal Jacket) – Kubrick
Z – Costa Gavras
Missing – Costa Gavras
Corações e Mentes – Peter Davis

O cara pode aproveitar e mandar uma carta para os estúdios que produziram os filmes acima e fazer a mesma pergunta. Com sorte ele vai conseguir a resposta.

Alguém precisa avisar o cara que não dá para ser só com o John Wayne. Precisa dar uma variada.

Leonardo

Mais uma vez, a "geni"(a ditadura brasileira) querendo escamotear a patifaria do passado autoritário.

    sander fridman

    A questão histórica militares brasileiros "versus" "esquerda pró-soviética e pró-Cuba" precisa ser encarada com mais equilíbrio. Vejam o video em http://www.youtube.com/watch?v=6q1W8f8YcEs

    É muito sério! Teríamos hoje a "quantidade de liberdade" que gozamos hoje se os militares não tivessem intervido? Teríamos menos miséria?

    Que destino tiveram "los que piensan" , cantados pela Mercedes Sosa, que destino teve "la hermana que se llama libertad", de Atahualpa Yupanqui, nos países da Cortina de Ferro? E na China? E nos países satélites a ela? Ou em Cuba? Por que seria diferente no Brasil?

    O sonho de justiça social, a promessa de um tempo messiânico, não é privativo de nenhum partido ou movimento – todos dizem o mesmo. Mas o que se encaminhava quando os militares tomaram posição?

    ana

    o resultado da ditadura está aí: você, que não consegue pensar além da propaganda que incutiram no seu cérebro.

    Bruno

    Propaganda? Me parece fato. Eu não vi UM país comandado por ditadura "socialista" que tivesse liberdade de pensamento. Não que eu defenda a existência de ditadura militar de direita, muito pelo contrário. Mas o argumento é razoável para embasar o golpe (o GOLPE, e não os 20 anos de Estado de Exceção que se seguiram).

    Rosa

    Amigo, você está repetindo o que a elite e a Globo queriam que o povo pensasse sobre o motivo do golpe militar! O real motivo foi que o presidente eleito Dr. Jango Goulart queria o Brasil com mais justiça social, com melhores condições de vida e reforma agrária. Veja o grande e último discurso ,deste grande e injustiçado brasileiro, no youtube. Discurso que foi a gota d'água para a Globo e a elite exigirem o golpe militar.Quanto aos comunistas eram meia dúzia de "gatos pingados" e não teriam nenhuma força para mudar as coisas no país, serviram como a grande desculpa para o golpe. A maioria dos mortos e torturados não eram comunistas e sim pessoas que lutavam para a fim do golpe militar, como a nossa Presidenta Sra. Dilma.

    Bruno

    Estou imaginando uma conversa (maniqueísta, como todo comuna adora) entre dois generais:

    – Ô Silva, olha que problemão.
    – Fala, Palhares.
    – Ô Jango, lá… o vermelho.
    – Que foi?
    – Ele quer aumentar o salário mínimo. E quer criar mais justiça social. Educação, distribuição de renda, reforma agrária…
    – Sério, bicho?
    – Sério. Cara, já pensou? Pobre deixando de ser pobre…
    – Pois é, cara… o que eu mais quero é que tudo continue como está, mesmo que o pobre ser pobre não me afete.
    – Também, acho. Vamos depor o safado! Vamos manter o status quo!
    – É pra já!

    sander fridman

    É isso o que pretende a nova novela do SBT?

    Quem defende no Brasil uma história menos maniqueísta e ingênua do que a que se ensina de cima abaixo, de ponta a ponta, no nosso Brasil, mais preocupada em formar eleitores de cabestro, coroinhas de partido, do que em formar cidadãos livres, pensantes, conscientes, e capazes de decidir por suas próprias cabeças com fundamento na verdade?

priscila presotto

O Brasil tem que ser passado a limpo e pronto!

Bernardino

Luana, estás certa esses milicos sao covardes,nunca defenderam a naçao com exceçao do GEISEL e LOTT os outros sao frouxos.O Cerqueira matou o Lamarca tuberculoso,nao era macho para mata-lo com saude.
Sao todos vendivos aos EUA É uma pena que os ingleses nao vieram aqui dar um pau neles oc,como na Argentina e ai sim a Ditadura teria acabado logo.Eles nunca brigaramam com ninguem de fora.As policias militares de Sao Paulo e Minas vencem eles com com certeza..

Polengo

Eu nunca vi uma novela, não acho que elas prestem, mas pela primeira vez dou o apoio a uma delas, só pela constatação dos grupos que a repudiam.

Engraçado, como a gente pode saber um monte de coisa sobre um coisa sem precisar conhecê-la.

Rosa

A novela está maravilhosa! Está na hora do Brasil "de hoje"conhecer um pouco do período mais negro da história do país, a ditadura militar. Há muitos torturadores vivos aproveitando suas ótimas aposentadorias!
O grande lance da novela é colocar depoimentos verídicos dos heróis torturados. Deus e a vida encarregaram-se de fazer justiça ao iluminarem o povo, a votar em nossa Presidenta.
E que venha a Comissão da Verdade!

Marcos C. Campos

A Dilminha (Estela kkkk) tem que comprar uns avioes, uns submarinos, uns tanques novos para este pessoal ter mais coisa para fazer e vigiar a fronteira, os mares e os ares ao inves de se preocupar com a imagem em uma novela historica do SBT.
Afinal , pode fazer mini-serie e filme sobre farrapos, canudos, pelados, tiradentes, d.pedro I e feb mas num pode novela sobre a ditacuja ? Quando eh que os militares vao superar o trauma de terem conduzido o pais por trilhas autoritarias ? Fez parte da historia do Brasil tem que ser contada no minimo para ser superada ?

Afinal, apesar de tudo, durante a ditadura o Brasil tambem desenvolveu e hoje por exemplo transitamos em estradas feitas naquela epoca, usamos energia gerada em usinas daquela epoca.

Passado nao eh para ser apagado eh para ser conhecido.

Com uma novela deste tipo nao passarei a nao gostar de militares, para mim vai ficar na mesma, desde que ele ajam como determina a Constituicao.

mello

Acredito que os militares que não participaram ou autorizaram os sequestros, as torturas, os estupros e as mortes não pedirão censura nenhuma.

Renato Lira

Ué, só a Globo que pode fazer produções (enganadoras) sobre a ditadura?

Ah, esses milicos de pijama… não perdem essa mania de mandões.

Luana

Um bando de reacionários e vendidos aos americanos e ainda ficam dizendo que defendem a pátria! A quem eles querem enganar? Se um dia eu fosse presidente, um dos projetos que mandaria para a Câmara seria a remuneração deles de 10 e 10 anos. Não servem para nada, só para aplicarem golpe e viverem às custas do Estado com esta hierarquia rídicula, do século passado e um suposto status na cabeça dessa gente. Me poupe viu. Desculpe-me, mas não suporto militares.

assalariado.

As FFAA,sempre foram e,são o braço armado das elites do capital,estas elites, por sua vez,agrupou seus exercitos nacionais a nivel mundial -(hoje,mais do que nunca)-,encrustadas,dentro da ONU,que acaba dando legitimidade e suporte economico/militar,para invasões em suas colonias,quando se rebelam contra o império capitalista colonizador,saqueador.O cabresto da CIA,reina planeta afora,na cabeça de muitos militares,que,também são manipulados por esta mesma elite.A OTAN,braço politico armado da burguesia capitalista europeia,está disputando com os EUA,quem vai comandar(de fato),a invasão da Libia no continente africano,quintal colonizado dos europeus,assim como a america latina é quintal da burguesia americana.No caso da latino america,ainda hoje,a visão burguesa de "democracia" é a que impera nas mentes de muitos milicos, que ainda não perceberam que sempre foram e serão bucha de canhão destas elites que,na hora "h" tiram o deles da reta e deixam os dos militares.Eles foram convidados para fazer depoimentos no horario da novela, e não foram por que?

Ed.LIMA

¨Conhecereis a verdade,ela te libertará¨.

    simas

    Mto bom, meu caro. Com tão poucas palavras, vc deu um cheque-mate… E por falar, o Livro é fantástico, heim?… É a cura pra todos os males.
    E por falar… vc já reparou q a TV Educativa – Eu a chamo, assim… fez um trabalho, magnífico, na forma jornalística e em três capítulos, sobre o mesmo tema… e não houve reação contrária? Será pq foi um trabalho mto bem fundamentado/montado? No q me diz respeito, achei uma obra emocionante; além de perfeita… Mto superior; melhor, q essa novela, q nem consigo acompanhar…
    Aquele abraço, fraterno

Nelson Menezes

O enrredo e bom,os atores alguns bons outros razoaveis,talvez os diretores não tinham noção de como era importante escrever sobre este periúdo da história recente.agora direção e muito ruim eles deviam convidar consultores para ajudar na direção eu creio que tem gente que participou da luta armada ou que viveu de perto esta hitória e que poderia ajudar muito nesta parte;Quanto aos militares ,eles que continuem nos seus pijamões.

    Luana

    Azenha,

    Você poderia postar a petição da Tortura Nunca Mais, para que alguns que frequentam seu blog pudêssemos apoiar?

    Conceição Lemes

    Luana, vc teria o link? abs

    Leonardo Câmara

    Prezada Conceição,

    A teoria dos sistemas dinâmicos nos proporcionou o fascinante google:
    http://www.peticaopublica.com.br/PeticaoListaSign

    Acredito que isto ajude…
    Abs.

ricardo silveira

Os tempos são outros, se os atuais militares estão com vergonha dos seus colegas do tempo da Ditadura, que permitiram a tortura, o estupro e o assassinato, devem ficar quietos e não criar empecilho à Comissão da Verdade. Seria patriótico da parte deles. Os brasileiros têm direito à verdade.

CLAUDIO LUIZ PESSUTI

Os militares estao certos, este SS e um comunista disfarcado, nunca me enganou heheheh!!!

Isto que da fazer lei de Anistia para torturador, eles ficam "folgados".

    CLAUDIO LUIZ PESSUTI

    Nossa, da proxima vez vou colocar "aviso aos internautas, isto e uma ironia".O pessoal e meio sectario por aqui…

    Luiz Reis

    Claudio,
    Os que negativaram seu comentário não entenderam a ironia…

joao alberto

Ué ?!?!?! O SBT não era financiado pelos militarea nos anos da ditadura??????
O que eles vão fazer contra a exibição da novela???? Vão aplicar a ditadura de novo?!?!?!?!?!? kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    Gerson

    Tinha até musiquinha pra eles:

    "…e o Figueiredo…é coisa nossa…"

francisco p. neto

Nossa Senhora!!!
Estão todos velhinhos e gagás!!!
É melhor cuidarem dos netos e bisnetos.

Francisco

Já houve repercussões internacionais! A neta de Mussolini vai entrar na justiça para que proibam seu avô de ser chamado de "ditador"! Os últimos remanescentes do Partido Nazista alemão estão processando Hollywood pelos filmes de guerra que mostram campos de concentração!! O filme "A Lista de Schindler" vai ser retirado das locadoras!!!

É óbvio que nada disso é verdade…, mas é engraçado! Engraçado porque ridiculo.

OBS. Na Argentina meteram o último assassino torturador na cadeia hoje. Prisão perpétua. Será que vai ter abaixo-assinado?

julia

A novela e atores podem não estar lá muito bem, porém, os depoimentos dos torturados, verídicos, ao final da novela, TUDO DE BOM!!!

Não quero tirar o ibope deles, claro, mas só para dizer que já tem 5 ou 6 depoimentos no youtube, inclusive tem 1 depo em que falam um torturador ( não lembro o nome) e o Jarbas Passarinho. Quem não viu, vá ver…

Carlos

Foi falado aqui algo inimaginável para os dias atuais. Você não podia ter em seu poder determinados tipos de livros. Certa feita, eu tive que comparecer ao DOPS para ser entrevistado por um daqueles funcionários. Ele me fazia perguntas e eu respondia. Perguntava sobre sindicalismo, greves e outros assuntos pertinentes. Tudo era datilografado. No final, fui liberado e nada mais me falaram sobre o assunto.

    Bruno

    Ou seja, acabamos de ter um depoimento verídico de não-tortura. O que mostra que o DOPS também tratava seus investigados humanamente, pelo menos de vez em quando. Abaixo o maniqueísmo.

Valério Soares

Sabe o que está faltando nesse país? Um baita filme, feito por algum dos nossos melhores diretores, que mostre os bastidores do golpe militar de 64.

Fico imaginando como seria interessante um filme que mostrasse o contexto pré-golpe, com a mídia reacionária fazendo campanha contra Jango e a favor do golpe. Que mostrasse a palhaçada da "Marcha da Família pela Propriedade Privada". Que mostrasse o ENVOLVIMENTO ATIVO da embaixada norte-americana no planejamento do golpe. Que mostrasse como o empresariado paulista apoiou e participou do planejamento do golpe.

Um filme que mostrasse como se desenrolou a quartelada de 1º de abril de 64, e os seus primeiros atos. Os militantes de esquerda sendo presos imediatamente após o golpe, sem terem feito absolutamente nada.

Que mostrasse os primeiros dias do governo de Castelo Branco (vulgo "Pescocinho") e as medidas de censura à imprensa que não apoiava o golpe.

Claro que um filme desses jamais receberia financiamento da Globo nem da FIESP.

Talvez a solução fosse apelar para o "crowdfunding", esse novo conceito que surgiu agora, de postar um projeto artístico na internet e arrecadar doações do público para a sua execução.

    Mário Gomes

    Valério, vá ao bllog do Melo que tem quase tudo que vc falou. Aliás é um documentário da TV Brasil

    Morvan

    Bom dia.
    Sugiro o "Pra Frente, Brasil", caso você e outrem não o tenham visto, ainda, Valério Soares. Filme estrelado por Reginaldo Faria e dirigido pelo seu irmão, Roberto Farias. Mostra a ditadura abertamente, mesmo com algum contorcionismo, para a sua liberação pelos órgãos que cuidavam de "diversões"… Lembram-se da Dra. Solange?…
    Se quiserem ler uma boa síntese, vejam: http://pt.wikipedia.org/wiki/Pra_Frente,_Brasil.

    Morvan, Usuário Linux #433640

    Edgar

    Não se esqueçam do documentário Jango do Tendler.

Regina Braga

Eram bons na surdina,nos escurinhos,protegidos,ocultos…Agora,na telinha,transparentes,sádicos,covardes…Caiu a mascara e os argumentos.Enfim,uma novela para os filhos e netos dos torturados e dos desaparecidos políticos.A ditadura contou a sua versão da história, e o povo, agora, conta a sua.Sem ressentimentos!!!!!

leticiam.

Infelizmente a memória do povo brasileiro é relativamente perdida com o passar dos anos! E nos esquecemos de todas as atrocidades vividas ao longo do tempo, como é o caso da ditatura. Entretanto é necessário que haja sempre uma retomada desses acontecimentos do passado para que possamos sempre nos "lembrar" o que se passou aqui, ja que é exatamente o contrário disso que esses militares querem fazer. Um absurdo! deixa a novela mostrar a verdade, deixa o povo recordar os momnetos de tensão que viveu e não tentem apagar isso da memória brasileira, por que é querer demais!

tunico

De qual lado o PIG vai ficar….do lado dos militares ou do lado da democracia?? O PIG está num dilema, se correr o bicho pega….se ficar o bicho come…hehe. A propósito, será que o PIG vai fazer uma campanha para combater " A volta do mostro da censura", como fez no governo Lula??

isilda

Amor e Revolução

waleria

Não devem permitir dentro da legalidade.

Como num regime democratico elementos de um clube militar de aposentados quer não permitir uma concessão publica legal de produzir suas obras de ficção – ou de interpretação de uma realidade?

Esses mesmos querem dar um golpe de novo?

SBT neles!
Eu não via – agora vou ver!
Parabéns SBT!

Eduardo Lima

Eba! a audiência vai subir!!!!!!!!!!!!

    Carmem Leporace

    Traço.

    edv

    Traça…

Orides

Acho que as Forças Armadas nunca permitiram a entrada de Simancol em duas instalações.

E deviam ter muitos cursos para ensinar argumentação falaciosa, e treinamento para passar óleo de peroba no rosto.

Pelo menos no tempo em que os citados reservistas estavam na ativa, isso devia ser a regra. Mais parecem crianças mimadas e contrariadas, a merecer umas boas palmadinhas.

Luiz

O pior terrorismo é o terror de Estado, e no nosso caso foi o Estado militar de terror, o terror institucionlizado. Milicas têm q pagar pelo crime q cometeram, violando as próprias leis q eles criaram…

Luiz

Eu trabalhei como civil num órgão militar e sei como esses brutamontes tratam os servidores civis… cheguei a ouvir um comandante dizer q a CUT era um perigo pra sociedade em março de 1989 na última grande greve geral em q três pessoas civis do quartel participaram e eu era uma delas…

    Luz

    Este comndante era um visionário, pô!

Carmem Leporace

Os militares podiam fazer uma novela contando a verdadeira história dos terroristas e assassinos, ""heróis""

    Luiz

    Guerrilheiros não são criminosos comuns e pagaram todos com a vida,expurgo ou prisão. Já os criminosos militares estã solto e nunca foram punidos. No máximo morreram em batalha de igual pra igual. Kem lembra dos milicas q keriam explodir uma bomba no Rio Centro no primeiro de maio onde havia milhares de pessoas, inclusive cantores, mas o destino foi tão justo q a bomba explodiu no colo de um deles, morrendo. Já pensou Elba Ramalho, Caetano, Chico Buarque mortos ou feridos no show por causa desses paramilitares?

    El Cid

    Luiz, a troll lambedora de botas aí acima não vai te entender… escuta q tô te falando…

    Carmem Leporace

    aaaaaa………… até você tocador de tuba??? toda hora me aparteando com suas bobajadas??? para vai…

    El Cid

    … se não aguenta o tranco, em defender suas ideologias, sua lambedora de botas, tira o time de campo !!

    Dvorak e John Bastos tinham mais classe do q vc, "trollana cheirosinha" !!!

    Leider_Lincoln

    Concordo. Há horas em que sinto saudades, principalmente do John Bastos…

    El Cid

    Leider, essa figura que apareceu é um dos "trolls" do mais baixo nível que apareceram por aqui…

    Se essa coisa existe, deve ser uma pessoa mais hipócrita e infame !!

    ZePovinho

    A vaselina que usam em você é a graxa das botas dos soldados,bicho!

    priscila presotto

    Que pessoinha mais infâme!

    Carmem Leporace

    E o Mario Kozel Filho….?? tu acha que engana quem rapaz????

    Bruno

    Guerrilheiros SÃO criminosos comuns, não tente desvirtuar a realidade. Tão criminosos quanto são os torturadores.

    Valmir Braga

    A resistência contra a ditadura militar, que usurpou o poder e censurou a imprensa, começou de forma pacífica, com as passeatas de 1968.

    Os militares desceram o cacete em todo mundo, e implantaram o AI-5.

    A única alternativa que restou ao povo foi a luta armada.

    A resposta dos militares foi torturar até mesmo parentes de militantes de esquerda, gente que nunca empunhou uma arma na vida, e cujo único crime era ser irmão, pai ou cônjuge de um militante.

    Não adianta: quem está errado nessa história são os militares, não tem como distorcer os fatos.

    edv

    Poderiam, não:
    Podem!
    Hoje, vivemos numa democracia.
    Que façam!

    ana

    a Carmen é mulher de militar?porque como eles sempre estão escondidos usam as mulheres para mandar recados

Alan Patrick

Os militares fazem de tudo para que o povo não tenha memória da ditadura civil/militar que houve de 1964 a 1985. O que demonstra que a democracia não esta no DNA desse grupo,que representa uma minoria reacionária, atrasada e obscurantista da sociedade brasileira.

graciliano

Esses militares de pijamas deveriam ter vergonha e aprenderem com seus colegas argentinos. Aqui na Argentina, a maioria absoluta dos militares é mais leal à sua Pátria do que a chefetes criminosos que, em alguns momentos da História, enxovalharam a farda. Aqui eles honram San Martí, enquanto no Brasil sujam a memória do Duque de Caxias.
Felizmente, são poucos os saudosos da ditadura anti-nacional e anti-popular. Já estão no lixo da História.

Sandra

Esses tiranossauros deveriam voltar para seus sítios arqueológicos pois eles são passado e certamente esses que estão se "preocupando com a imagem dos militares da ativa" são os próprios torturadores, ora como não podemos falar da verdadeira história ou agora a história também vai ser apagada da memória, o passado deve ser sempre e sempre revisto, o que foi feito antes explica muita coisa hoje e todos temos direito de conhecer os fatos que nos antecederam. Falta só Hitler aparecer e ordenar que não se comente sobre o Holocausto pra não prejudicar a imagem dos alemães.

Rita

Seja bem vinda a novela "Amor e "Revolução". Não é uma obra prima da teledramaturgia, tem problemas de ritmo, há atores em que lhes falta "verdade" na interpretação, mas sempre que posso assisto e faço propaganda da novela. Há falas muito interessantes "a polícia vai fazer com vocês o que sempre fez com pobre, bandido e agora subversivo". Faz falta contar a verdade, nossos "hermanos" se adiantaram e não têm medo de encarar a história. Temo ficarmos para trás. Agora, tirar a novela do ar?????????????? Quem ???? Eles novamente?????? Quem são eles para decidir o que pode ou não ir para o ar??? Defendam as fronteiras e fiquem nos quartéis.

Rock

A Censura ainda é uma realidade no Brasil, é so verem o que esta acontecendo no Paraná onde o Blog de Esmael Moraes foi censurado a pedido do Governador Beto Richa, que não é democrata e não viveu os tristes dias da ditadura e não consegue viver em um país democratico, se Esmael ou injuriou ou fez alguma acusação indevida ele mereceria processo penal mais jamais censura coisa que esta acontecendo aqui no Paraná, tenho vergonha de ver o Paraná ser Governado por esse Playboy que não conhece a história de sofrimento de seu povo , principalmente nos anos de chumbo.

Gladis Delgado

Os militares devem entender que o triste periodo de ditadura acabou e muitos jovens deram suas vidas ou foram brutalmente torturados em defesa de um país livre onde todas as pessoas independentes de cor, credo e ideologia tivessem seus direitos respeitados.
Essa novela é um resgate da nossa história.

Gerson Carneiro

Que generais são esses que temem uma simples novela, ou filme?

Parecem ter comportamento semelhante ao dos "carecas" que pregam ódio aos homossexuais mas nunca mostram os rostos, estão sempre agindo em bando, e fazendo ameaças anônimas na internet.
Que gente covarde.

Bom lembrar que houve tentativa de apreensão das cópias do filme "Lamarca", por uma ação movida na justiça pelo General Nilton Cerqueira, ex-chefe do DOI-CODI de Salvador, responsável pela operação que resultou na captura e morte de Lamarca em 1971 no Sertão da Bahia, na época de lançamento do filme.

maconheiro

Se fosse pra acabar com todas novelas,principalmente da Globo, eu apoiava . Como sempre, faltou visão aos milicos ! Ou o SBT tá incomodando a Globo ??

edu marcondes

Acho que é o momento para entidades da grande imprensa, com o a ANJ e SIP liderarem um amplo movimento de repúdio a mais essa tentativa de calar os meios de comunicação. Vão encarar!!????

Zé Cabudo

Alguém já pelo menos se prestou a assistir à novela por dois ou três dias? A história é bacana e ela tenta até ser didática, contextualizando fatos fictícios nos fatos históricos. O problema dela é que a direção também é da década de 1960. Tem muitas cenas embromadas, diálogos que duram capítulos inteiros, pitadas de espiritismo totalmente desnecessário, romantismo mexicano… enfim, Televisa fazendo escola.

Bom, meu comentário não era esse. É o seguinte: o autor não faz nenhuma crítica às Forças Armadas em si. Pelo contrário, ele faz questão de ressaltar a existência de militares de todas as patentes e idades que ficaram contrariados com o Golpe e, ainda, de apresentar seus dilemas e sofrimentos na execução ordens com as quais não concordavam. Os "malvados" da novela são apenas aqueles poderosos ligados a grupos paramilitares, o que a novela deixa claro se tratarem de ocorrências clandestinas, à revelia do Estado.

Quem deu xilique, é porque a carapuça deve ter servido.

Neuza

Vivi aqueles tempos de terror, tive muitos amigos presos, muitos expulsos da PUC e proibidos de cursar qualquer universidade. A gente vivia com medo, eu tinha ficha no DOPS por ser amiga do presidente da UNE, ter participado de congressos, receber a revista Nueva China e outras miudezas… Meu pai, apavorado, fez uma fogueira com todos os meus livros que poderiam ser considerados "suspeitos".
Estou vendo a novela diariamente e acho que está muito boa, bem feita e fiel à histórtia real. Dá até para reconhecer certos personagens, como o Fleury. Também não acho que a audiência seja "próxima a zero" como alguém comentou aqui. Muita gente tem comentado comigo e os mais jovens querem saber se foi realmente assim, como a gente vivia naquele sufoco…
Aconselho todos a verem a novela. É uma aula sobre a nossa nunca contada história recente, abordando inclusive o "apoio" dos EEUU, o que obrigou o Jango a não reagir para evitar uma possível invasão.

duarte

Alguns militares continuam burros, deveriam seguir os mais novos mais arejados com a realidade. O SBT conseguiu o que queria criar polêmica, e aasim, ibope.

search engine optimization, youtube to mp3, limewire

Marcos A. Torriani

Esta novela, por pior que seja, servirá para refrescar as mentes mais esquecidas e informar aos que não viveram a época. Mas não é isso que está em jogo. O que está em jogo é a Comissão da Verdade. Já disse em outra oportunidade: confio na Presidenta Dilma. Ela tem suficiente coragem pessoal e apoio político. Temos, ainda uma vez, que descer aos esgotos e tirar de lá os ratos que ainda nele se escondem. Temos que expô-los à luz do dia e submetê-los à execração pública a que merecem. Não por vingança, mas por respeito às vítimas e, principalmente, em homenagem à verdade. Quanto ao estrebuchar dos milicos de pijama, não dou bola. Acho até divertido ver seu rosnar. Estão pagando, minimamente, pelos seus atos e/ou omissões.

Morvan

Boa tarde.
Nada de novo no front. O modus Operandi de sempre destes militares (não todos, vejam bem): na surdina. Tentando calar qualquer tentativa de reacender o tema.
Agora, com relação à novela, no que pese a importância da temática, bem como o realismo impresso pelo autor, ô galerinha para trabalhar mal. Tem atores que parecem ainda estar [ainda] lendo o script. Deve ser o maior agrupamento de Albertos Robertos da TV brasileira.
"En não garavo"… (SIC!) Ah, ah, ah…
Ô Silvo, contrata uns atores de qualidade!

Morvan, Usuário Linux #433640

    Luís

    Novela do SBT vai esperar o quê? Um monte de Albertos Robertos.

    Embora o tema da novela seja muito importante e a novela venha a servir para falar a respeito desse período sombrio da história brasileira, os atores são horríveis.

    Inclusive um dos atores da novela se chama Tiago Abravanel. QI? Imagina…

O_Brasileiro

Esses militares da reserva que torturaram, estupraram e assassinaram cidadãos de seu próprio país deveriam estar gratos, pois o nome da novela devia ser "Amor e golpe de estado". Não houve revolução em 1964, houve GOLPE, seguido de DITADURA!

Silvio I

Azenha:
Seja com novelas, revistas, blogs, este povo, deve ser interado do que ocorreu no Brasil, nos anos de chumbo. Por sorte, em Uruguai acabam de abrir o caminho, para que a justiça possa chegar a todos aqueles que, torturarão e assinaram. O único país, que falta da triste união do cone sul, chamada operação condor, e o Brasil. A esperança se vê renovada. O dia parece acercar se. O cerco se vem fechando.

Gersier

Azenha,creio eu que estão é com receio de que a população descubra o que muitos já sabem, que não passaram de capachos da CIA.Contaram na época,com o auxílio de maus brasileiros, que como o fgagac,odeia o "povão".Juntos defendiam os interessses não do Brasil,mas da matriz(deles)do norte.

Arthur Schieck

Essa resistência das forças armadas da atualidade sempre me intrigaram – 30 anos é quase uma carreira completa. Por que essa defesa tão apaixonada do regime se a maioria dos que fizeram parte disso ou estão mortos ou estão na reserva?
Refleti um pouco e concluí que talvez sejam os filhos dos repressores que hoje ocupam altas patentes que esteja se borrando, imaginando seus pais, ou até mesmo seus avôs num banco como réus.
Militares costumam manter a tradição familiar em que os filhos seguem a carreira do pai, e, de fato, essa deve ser uma imagem assustadora, a de ver um pai idoso numa jaula.
Notem que eu não estou defendendo ninguém. Apenas estou tentando entender o que se passa.

José Eduardo Camargo

Esses milicos de pijama estão precisando de uma boa focinheira democrática! Porque militares de verdade respeitam a lei, a Constituição, as instituições e práticas democráticas e, sobretudo, rerspeitam o povo e a Nação. Calem-se! Calem-se para sempre! Isso não é um pedido!

Sergio Pinheiro

Militar da reserva? Deixa esses aposentados bufarem e babarem…

Os da ativa na maioria ingressaram nas Forças Armadas depois da Lei da Anistia, em 1977, e portanto não tem motivo para defender as torturas da ditadura.

Pedro

Ninguém aqui se perguntou se a novela é isenta (puramente ficcional) ou atende a propagandas, sejam elas de esquerda ou direita. Eu, por exemplo, nunca assisti, e nem sabia da sua existência, para ser sincero.
Será que ela está simplesmente retratando o período ou está tencionando colocar espectadores em choque com as FFAA? É uma questão a ser levantada.

Julio Silveira

Os militares pró ditadura criminosa acreditaram que os nossos fuzis, que eles detiveram (alguns ainda detem como um direito privado inalienavel), em si só lhes dariam poder suficiente para manter a falsa pintura da história, que eles forjaram a custa de muito aliciamento e algumas coerções. Realmente deve ser dificil para eles se verem retratados de forma transparente e realista lhes tirando a aura de lutadores pela patria, que neste caso nunca foram, e os situando, apenas, no rol de violadores dos direitos humanos e dos criminosos constitucionais.

Militares querem tirar do ar novela do SBT | OCOMPRIMIDO.COM

[…] por Stanley Burburinho, via VioMundo […]

Pedro Luiz Paredes

Típico.

Douglas

Abaixo-assinado para tirar novela do ar? Que vergonha, que falta de noção! A ditadura já acabou! Militares não podem mais censurar a imprensa, nem torturar, assassinar e ocultar cadáveres. Essa apelação de tentar tirar a novela do ar é medo de ver reacender o debate no país sobre a punição merecida aos golpistas. É medo da repercussão diante da apresentação em rede nacional dos crimes cometidos e abafados.
Texto sobre o tema também no blog Papo Entre Nós: http://www.papoentrenos.blogspot.com

    Bruno

    Abaixo-assinado por acaso é autoritário? A ditadura acabou mesmo. Há 30 anos eles poderiam chegar com duas viaturas na sede do SBT e prender todo mundo. Estão tomando o caminho democrático para defender os seus interesses (com os quais eu discordo, pois defendo a liberdade de expressão, seja pra você ou pro Bolsonaro). Por favor, não faça tempestade em copo d'água.

Douglas

Abaixo-assinado para tirar novela do ar? Que vergonha, que falta de noção! A ditadura já acabou! Militares não podem mais censurar a imprensa, nem torturar, assassinar e ocultar cadáveres. Essa apelação de tentar tirar a novela do ar é medo de ver reacender o debate no país sobre a punição merecida aos golpistas. É medo da repercussão diante da apresentação em rede nacional dos crimes cometidos e abafados.
Texto sobre o tema também no Papo Entre Nós. Acesse, participe da enquete, interaja… http://www.papoentrenos.blogspot.com

Andre Diniz

Se tentassem tirar a novela do ar porque ela é ruim, mal-feita e mal-escrita, com atores mambembes, vá lá. Mas tirar porque ela retrata um período histórico é 1) tapar o Sol com a peneira e 2) criar um fato que vai atrair a população a ver essa novela da ditadura e dar ibope ao Silvio Santos.

Esse pessoal de pijama não dá uma dentro….

Gustavo Pamplona

O mais interesssante é que tinha divulgado isto muito… mas MUITO antes… mas como vocês dois, Azenha e Conceição não dão muito a mínima para os meus comentários, ou às vezes dão até demais quando me vetam, não é mesmo?

Militares fazem abaixo-assinado pedindo cancelamento de "Amor e Revolução" http://natelinha.uol.com.br/noticias/2011/04/09/1

Como sempre: Preferem dar destaque a um cidadão intitulado "Stanley Burburinho", um "cagão" já que tem medo de se identificar.

    Porra_Serra_

    quanto rancor.
    É competição para ver quem copia e cola mais rápido?

    Gustavo Pamplona

    Rancor? hahahhahahaaa

    O mais interesante é que até mesmo o Eduardo Guimarães também escreveu um artigo lá.

    Luiz Carlos Azenha

    O Burburinho não faz ameaças na rede.

    ratusnatus

    Tudo bem mas ele tem um ponto.
    O importante é a informacao ou quem informa?

    Marcelo Fraga

    Ultimamente você tem mostrado um certo ressentimento pelas pessoas aqui do Viomundo.
    Uns dias atrás eu perguntei de um jeito bem-humorado se você era modesto e recebi uma resposta um tanto ríspida sua dizendo que não podia ser modesto por ter muito tempo de blog e elevados níveis de inteligência.

    Agora reclama que o Azenha postou depois e de outra fonte a notícia em questão.
    Será que o Azenha e a Conceição não podem ter esquecido aquilo que você noticiou?
    Eu até respondi o seu comentário sobre a censura e por isso cheguei aqui já sabendo de tudo, por isso nem li o texto.

    E vou repetir de novo: aqui TODOS são iguais, pelo menos eu trato todos assim e acho que todos deveriam agir dessa forma. Ninguém é melhor que ninguém.

    Gustavo Pamplona

    Marcelo… então gostaria de te pedir humildes considerações se você achou a minha resposta um tanto ríspida. E já que você escreveu "Ninguém é melhor que ninguém", divirta-se com este vídeo. ;-)

    [youtube TiXQnr5i3gA http://www.youtube.com/watch?v=TiXQnr5i3gA youtube]

    E não, não tenho ressentimentos, meu caro amigo… somente pessoas com níveis baixos de inteligência podem ter tais sentimentos.

    S. T. Arantes

    Marcelo, Marcelo…esse sujeito se acha um "jênio". Ele e mãe dele que acreditam nisso. Mas é chato pra mais de metro. Um verdadeiro pé no saco.
    E discordo de voce: aqui TODOS não são iguais, não. Ou voce se considera tão tontinho como ele? Eu não.

    Marcos C. Campos

    Ciumenta !!!!

Paulo Sousa

Cara-de-pau!

Os militares querem colocar panos quentes no absurdo que aconteceu no país durante a ditadura? CARA-DE-PAU! Os caras querem que esqueçamos a ditadura, mas ainda tentam usar táticas da época: a censura! Isso não pode acontecer.

Desse jeito até eu, que não assisto TV, vou dar ibope pra essa novela.

gilberto

kkk… os militares apoiados pelo PIG vão ter que engolir a novela…já pensou de se o silvio colocar uma personagem com o nome de Vanda sendo torturada , e colocar um cara barbudo parecido com o nunca dantes levando uns baculejo ??? Os militares vão ficar em maus lençóis…kkkk
viva o Brasil…que os militares o amen do jeito que é ou então deixem-no….kkkkk

    Luiz Carlos Azenha

    Boa. Amem ou Deixem!

    Leider_Lincoln

    Bela sacada, Azenha! Como ele não foi expulso ou deportado, ele foi dos que deixou! Ah, e me
    desculpe por ter simplificado o raciocínio…

    Luís

    "já pensou de se o silvio colocar uma personagem com o nome de Vanda sendo torturada"

    Não era Estela?

    "e colocar um cara barbudo parecido com o nunca dantes levando uns baculejo ???"

    Ou melhor ainda. Colocar um jovem, com início de calvície, abandonando a presidência da UNE e fugindo para o Chile e depois indo parar nos EUA.

    alexmabreu

    KKKKKKKKKKKKK!!! Essa de "Colocar um jovem, com início de calvície, abandonando a presidência da UNE e fugindo para o Chile e depois indo parar nos EUA"

zhungarian

Peraí, deixa eu só entender um lance aqui: quando foi para espinafrar o Lula, chefe supremo das Forças Armadas, não vi nenhum militar levantar a voz para protestar. Ou seja, a mídia veiculou toneladas de calúnias contra Lula e, tudo bem, é isso aí, viva a liberdade de expressão, coisa e tal…

Agora, quando uma novela com ibope próximo a zero começa a falar do golpe militar, me aparecem uns militares de pijama a protestar.

Isso é falta de serviço? Tá me cheirando a acordo entre o SBT e os militares para bombar o ibope dessa novelinha de baixo orçamento.

    Silvio I

    zhungarian:
    Você bem diz, IBOPE proximo de zero.A partir de hoje o IBOPE vai ser maior.Eu por exemplo, não vejo novelas e muito pouco o quase nada TV.,.Mais agora, vou a ver para poder conferir ,sobre todo o que Eu estou enterado, e poder anexar alguma coisa mais.

Deixe seu comentário

Leia também