VIOMUNDO

Diário da Resistência

Sobre


Bebel detona escola que obrigou aluno a usar camiseta com inscrição ’empréstimo’: Reforça estigma da pobreza
Fotos: Apeoesp
Denúncias

Bebel detona escola que obrigou aluno a usar camiseta com inscrição ’empréstimo’: Reforça estigma da pobreza


17/02/2020 - 18h22

Presidenta da Apeoesp repudia decisão de escola que obrigou aluno a usar camiseta com inscrição “empréstimo”

Da Assessoria de Imprensa do deputada Bebel

A presidenta da Apeoesp (Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo) e deputada estadual, Professora Bebel, repudiou nesta segunda-feira (17) a decisão de uma escola estadual de Americana, no interior de São Paulo, que obrigou um aluno sem uniforme a usar uma camiseta da instituição com a palavra “empréstimo” escrita nas costas.

Segundo Priscila de Lourdes Mobilom, mãe do estudante matriculado na escola E. E. Germano Benencase Maestro, ela não tinha dinheiro para a compra da camiseta e avisou a direção do colégio que aguardaria o depósito do Bolsa Família para a aquisição do uniforme.

Para a presidenta da Apeoesp, a medida é discriminatória e reforça o estigma vivenciado pelas famílias mais pobres do país.

“Trata-se de aluno em situação de vulnerabilidade. Condições como essa são cada vez mais frequentes num país com quase 12 milhões de desempregados e cerca de 1 milhão de pessoas na fila do Bolsa Família, fruto da tragédia que é o governo Bolsonaro e de seu aliado paulista, João Doria”.

Pais e responsáveis por outros estudantes denunciam ainda que é comum essa prática da direção da instituição e que ela estimula bullying no colégio.

Vale ressaltar que, segundo pesquisa realizada pelo Apeoesp em parceria com o Instituto Locomotiva, divulgada em dezembro de 2019, os estudantes citam o bullying como principal vetor da violência na escola.

Na comparação com a pesquisa passada, de 2017, os tipos de violência que mais cresceram foram bullying (62% dos estudantes e 70% dos professores relataram casos em suas escolas) e discriminação (35% dos estudantes e 54% souberam de casos em suas escolas).

Últimas unidades

A mídia descontrolada: Episódios da luta contra o pensamento único
A mídia descontrolada

O livro analisa atuação dos meios de comunicação.

A publicação traz uma coletânea de artigos produzidos por um dos maiores especialistas do Brasil no tema da democratização da comunicação.

Por Laurindo Lalo Leal Filho



1 comentário

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do VIOMUNDO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie. Leia o nosso termo de uso.

Zé Maria

17 de fevereiro de 2020 às 20h19

O Brasil está chegando naquele ponto,
na época da decretação do AI-5, em 1968,
em que o Pedro Aleixo alertava para as
decisões autônomas irracionais com
amparo nas posições político-ideológicas
arbitrárias e ditatoriais expostas em público
pelos governantes do País.
O Preconceito e a Discriminação Social vêm
de cima, dos altos escalões hierárquicos.

Responder

Deixe uma resposta

Apoie o VIOMUNDO - Crowdfunding
Loja
Compre aqui
A mídia descontrolada

O livro analisa atuação dos meios de comunicação e traz uma coletânea de artigos produzidos por um dos maiores especialistas do Brasil no tema da democratização da comunicação.