Bancada do PT repudia ataques contra caravana de Lula; em Passo Fundo, apedrejaram ônibus; veja vídeo

Tempo de leitura: 2 min

Nota de repúdio à violência fascista contra a caravana de Lula no Sul

do PT na Câmara, via whatsapp

A Bancada do Partido dos Trabalhadores na Câmara dos Deputados repudia os atos fascistas de setores da direita agrária do Rio Grande do Sul durante a caravana do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva pelo estado, iniciada na última segunda-feira (19).

Desde a atividade inaugural da caravana, na cidade de Bagé, um grupo assumiu funções de milícia e passou a seguir e a atacar os veículos da comitiva com pedras e outros objetos.

Além disso, os milicianos também agrediram apoiadores do PT – como um grupo de quatro mulheres vítimas da violência fascista em Cruz Alta – e outras pessoas que acompanham a passagem de Lula em cada local do trajeto.

Desde o primeiro dia da caravana as autoridades locais, estaduais e federais – inclusive o governador do estado e os ministros da Segurança Pública e o da Justiça – foram notificadas e cobradas pelo PT quanto às ameaças e às ações violentas concretas dos milicianos.

Apesar disso, a beligerância das milícias rurais não cessou e, em alguns momentos, até se incrementou.

O ápice dessa violência ocorreu nesta sexta-feira, 23, em Passo Fundo, onde a estrada de acesso à cidade foi bloqueada e ônibus de passageiros foram apedrejados pela turba fascista que – julgando estar diante da delegação do ex-presidente – ainda se considera detentora dos privilégios dos senhores da casa grande dos tempos coloniais.

Diante disso, denunciamos ao mundo o aprofundamento da ruptura da democracia no Brasil, processo composto por uma série de medidas de exceção adotadas diante da omissão – e da cumplicidade, em muitos casos – do Estado frente à violência política crescente contra a esquerda em geral e o PT em particular.

Enquanto parlamentares eleitos pelo voto popular para representar as bandeiras do Partido dos Trabalhadores, continuaremos a fazer o debate público em todos os rincões do País e não seremos intimidados por quem quer que seja.

A caravana Lula pelo Brasil seguirá até o final, sempre defendendo com firmeza o seu direito a ser candidato a presidente nas eleições de outubro.

Brasília, 23 de março de 2018

Paulo Pimenta (PT-RS), líder do partido na Câmara dos Deputados

Leia também:

Mulheres do PT agredidas por extremistas de direita em Cruz Alta (RS)


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Schell

a) se procurarem no google encontrarão “n” matérias que demonstram quem seria o tal Marcelo;
b) no Correio do Povo, de Porto Alegre, virtual, hoje:
Ana Amélia parabeniza cidades que “botaram a correr” caravana petista
Senadora disse em pré-convenção que ovos e relhos mostram onde estão os gaúchos

lando carlos

tem que prender esses bandidos e fazer pagar o prejuízo aos ônibus eu o não chamo eles de fdp porque eu respeito as mulheres ainda que a mãe de quem xingou fosse,eu tenho dó dele como diz chico buarque deixa o ódio para quem tem.

FrancoAtirador

As Instituições do País estão Funcionando Normalmente
Para Varrer do Mapa o Partido dos Trabalhadores

lulipe

Pimenta no dos outros é refresco não, petistas. Estimularam o “nós contra eles” , disseminaram o ódio no país, vivem dando apoio as “manifestações” do MST que não passam de baderneiros provocando transtornos para aqueles que realmente trabalham e agora vem mais uma vez querer se apresentar como vítima. Bando de hipócritas!!! É melhor JAIR se acostumando….

Selma

É muito triste ver uma sociedade tão cheia de ódio. Acredito que essa é a maior perda que tivemos.. Os direitos perdidos nos 3 últimos anos do golpismo podem ser recuperados, mas a cultura de paz e o respeito à diversidade – que sempre tivemos e agora perdemos pelo veneno posto por uma mídia golpista e um sistema de justiça ilegal – perdidos não mais serão recuperadas.

Historicamente a direita nunca foi defensora da legalidade, foi o que ocorreu com Getúlio, Jango, Juscelino, Dilma e agora contra Lula.

O STF não pode ficar leiloando a Constituição Federal, há que ser guardião do que foi o pacto de 1988 consolidado pela Constituição
Federal, não pode ser o condutor da ilegalidade.

Ou a legalidade ou a barbárie; de que lado estamos, o que vamos defender?

Fernando

Democracia quando descamba para violência já não é mais democracia, é estado de exceção, é ditadura. Se verificarem quem está por trás desses atos fascistas se chegará a conclusão que são pessoas ligadas à partidos de direita e/ou ao Mbl ou vem pra rua.
Se o Lula não for candidato eu voto em quem ele indicar. Não vão calar minha voz e nem usurpar a minha vontade. Chega de levar porrada da direita fascista, antidemocrática e autoritária.
Nas manifestações contra a Dilma alguém fez isso contra a direita ? Não. Protestaram até peladas e ninguém levantou um dedo contra o psdb, pmdb, etc.
Só a direita pode protestar e fazer comício ou seja o que for ?
Onde não há respeito não há democracia.

Nelson

Só posso, envergonhado, pedir desculpas ao restante do país pelo espetáculo deprimente que aconteceu na minha cidade ontem. Ignorância elevada ao mais alto grau.

Os gaúchos somos costumeiros em arvorarmo-nos os mais politizados, civilizados e inteligentes do país. Entre boa parte de nós, corre a convicção de que os burros, os tabacudos, os alienados, os incivilizados são os nordestinos.

Espero que os ataques absurdos e lamentáveis que vêm sendo perpetrados contra a caravana do Lula sirvam, pelo menos, para nos convencer de que não passa de mito essa coisa de mais politizado e que, humildemente, tratemos de remodelar nossas atitudes e de nos despir desses preconceitos tacanhos contra os nossos irmãos nordestinos.

Marco Antonio Carlotto

Os que sempre criticaram o MST, por exemplo, vejam bem e reflitam sobre o que esses “vagabundos” estão fazendo. Tirando o direito de ir e vir das pessoas, preceito constitucional básico!
Tenho quase certeza que esses fascistas bolsonaretes estão dando tiros no pé. A população saberá avaliar bem o que cada candidato representa.
Vergonha extrema de ser gaúcho ao presenciar tais atos, ainda batem no peito invocando o espírito farroupilha. Apropriam-se deste símbolo tal como os patos verde amarelos quiseram apropriar-se da bandeira nacional.
PATOS DE BOMBACHA!

Julio Silveira

Milicia rural que existe desde sempre e que teve do governo Lula uma condescendencia impar, quando aceitou e ate regularizou o contrabando da transgenia no Brasil pelo estado. Quando deveria tê-los criminalizado, essa corja de canalhas hipocritas criminosos antinacionais que tiveram a parceria furtiva no apoio de multinacionais como a monsanto. É um grupo que pouco se lixa para a saude publica, vivem via de regra de enfiar venenos na população, dos transgenicos ao leite. Essa gente só quer defender seu lucro com a desgraça alheia, são gente de pouca etica em geral.
E como a imagens mostram Não passam de criminosos, que se acham acima dos reles mortais, inclusive para transgredirem as leis.

Paulo Lima

O mais grave na atividade desse corredor polonês numa estrada pública do RS, é a presença de várias crianças estimuladas à prática da violência física por seus pais ou responsáveis, com o apedrejamento.
Sabemos que existe um tradicional, ativo e exemplar Batalhão de Artilharia do EB em Cruz Alta. Onde estarão as autoridades locais protetoras de crimes contra crianças? Se a Constituição não é de conhecimento e respeito nessa municipalidade, o ECA pelo menos deveria ser.

E ainda se espantam quando nos USA colégios tornam-se rotineiro palco de tragédias?

leonardo-pe

esse negócio não vai acabar bem pro Lula. está se arriscando até demais. o ódio está enorme.

fernando

terra de gentinha que não vale nada!!!…espero que quando o Lula assumir a presidencia não mande neu 1 centavo de real para a escoria do RS!!

Alves

Estão de brincadeira!!!? O MST quebra tudo, o “dono” da CUT fala em pegar em armas, e o PT ainda vem com esse discurso?

Deixe seu comentário

Leia também