VIOMUNDO

Diário da Resistência

Sobre


Amaury Ribeiro Jr.:Investigação sobre fundo de Armínio Fraga nos EUA pode revelar duto dos tucanos; banqueiro nega
Denúncias

Amaury Ribeiro Jr.:Investigação sobre fundo de Armínio Fraga nos EUA pode revelar duto dos tucanos; banqueiro nega


18/03/2015 - 09h28

aécio armínio fraga

por Amaury Ribeiro Jr., no R7

Um fundo de investimento nas Ilhas Cayman, paraíso fiscal no Caribe, administrado pelo ex-presidente do Banco Central, Armínio Fraga, está sob investigação nos Estados Unidos.

O fundo, intitulado Armínio Fraga Neto-Fundação Gávea, é suspeito de distribuir para a Suíça e outros paraísos fiscais dinheiro sem origem comprovada.

As autoridades  norte-americanas chegaram ao fundo após investigar a lista dos clientes de todo mundo que mantinham contas no HSBC da Suíça.

O tucano e seu fundo, isento de impostos no Brasil por ser uma organização filantrópica, deixaram rastros bem detalhados na lista do HSBC.

De acordo com uma fonte do FBI (a Polícia Federal dos EUA) ligada a operações de lavagem de dinheiro, em 2004 o fundo nas Ilhas Cayman enviou U$ 4,4 milhões para outra conta da mesma fundação no HSBC da Suíça.

Os dados apurados apontam que a conta beneficiada era uma conta de compensação. Conhecida como conta-ônibus, esse tipo de conta só serve para transportar dinheiro de um paraíso fiscal para outro.

É uma conta, por exemplo, onde não se pode fazer nenhum tipo de investimento.

Os documentos levantados pelas autoridades norte-americanas mostram ainda que antes de cair no HSBC o dinheiro foi transferido para outra conta-ônibus do ex-ministro no Credit Bank da Suiça.

No mundo da lavagem de dinheiro há uma premissa: quanto mais rodar em conta-ônibus, mais limpo fica o dinheiro até chegar ao seu destino final.

As investigações apontam que após ser lavado na Suíça o dinheiro voltou limpo para a conta de Fraga no America Bank de Nova York.

A papelada comprova ainda que, para se livrar da tributação de impostos, Armínio declarou à Receita que a Fundação Gávea era filantrópica, ou seja, isenta de tributos.

Mas, num lapso de memória, enviou o dinheiro para o Caribe por meio de sua conta pessoal no HSBC. Os investigadores pediram a quebra de sigilo do fundo.

Ou seja, serão revelados os nomes dos tucanos e de outros brasileiros que usaram esse duto para enviar dinheiro ao Exterior.

Vale lembrar que, na condição de ministro no governo Fernando Henrique Cardoso, Fraga foi o principal articulador para que não fosse quebrado, por exemplo, o sigilo em torno dos nomes de correntistas que operavam no Fundo Opportunity, do banqueiro Daniel Dantas.

Agora, Fraga não tem mais o controle da situação. Uma faxina em seu fundo no Caribe é um passo para se chegar ao verdadeiro Dossiê Cayman.

Experiente no mercado, Fraga tentou dar um aspecto legal à operação ao declarar à Receita Federal o Fundo no Brasil. Seus problemas estão nos EUA, onde o ex-ministro tem cidadania.

É lá que ocorreu a maior parte das operações e, por isso, Fraga e os outros correntistas do fundo terão de responder por seus atos na Justiça.

PS do Viomundo:

Ao R7, que publicou a informação acima, Fraga disse que a investigação nos EUA é “100% ficção”, mas admitiu que o fundo existiu.

— Investi nesse fundo há sete ou oito anos, mas tudo dentro da legalidade. Todas as minhas contas, de minha família e da Gávea Investimentos são declaradas perante as autoridades competentes, brasileiras e americanas. Não houve esta transferência mencionada, houve sim um investimento regular e documentado. Não temos notícia de qualquer investigação sobre o tema.

Leia também:

Rogério Correia: Falar de corrupção com a camiseta da CBF, Aécio, é pura bazófia





30 comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do VIOMUNDO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie. Leia o nosso termo de uso.

helena

19 de março de 2015 às 20h17

Este e o caminho que fez o dinheiro das privatizacoes do PSDB, agora o esquema e fazer metro em SP, ate quando esta raca vai roubar sem ser denunciado?

Responder

MARCOS FERREIRA

18 de março de 2015 às 20h30

Ele reclamou que o salário minimo estava muito alto!!! pelo menos ja sei para onde ele manda sua produtividade.

Responder

    léo

    18 de março de 2015 às 21h39

    Se é com ex-ministro de FHC, Glo ignora.

Francisco

18 de março de 2015 às 20h28

Que importa?

Se um tucano entrar numa agencia bancária ao meio-dia com um revolver na mão e levar o cofre, Dilma vai se indispor com a Lei e pedir para liberar o cara.

Eu já não sonho com o dia em que consiga eleger alguém que investigue todos os roubos tucanos.

Sonho em alguém que investigue UM!

Responder

Elias

18 de março de 2015 às 19h07

O PS do Viomundo, íntegro na função de informar a verdade, publica a versão de Armínio Fraga que chama a investigação de “100% ficção”. O problema é que ficção e realidade às vezes se confundem, quando não se mesclam. Em tempos de Domínio do Fato, Embargos Infringentes e coisa e tal, o contraditório deve ser respeitado sempre. Por esses e outros motivos a cautela sugere esperar o resultado das investigações. Só tem um porém: O jornalista Amaury Ribeiro Jr., em todas as suas publicações, não erra o caminho de sua buscas. A Privataria Tucana, um de seus livros mais vendidos, já deu provas de que Amaury Ribeiro Jr. é dos um mais importantes jornalistas investigativos do Brasil.

Responder

Euler

18 de março de 2015 às 17h32

Alguém poderia me explicar que tipo de filantropia uma entidade dessa poderia praticar? Se fosse PILANTRAopia, tudo bem, a gente até entenderia.

Responder

Mário

18 de março de 2015 às 14h35

Tem algo estranho na matéria. Não é o fundo que se autodeclara ser filantrópico. O poder público é que declara uma entidade ser filantrópica.

“O processo de certificação de entidades beneficentes, instituído pela Lei 12.101, de 27 de novembro de 2009,
regulamentada pelo Decreto 7.237, de 20 de julho de 2010, determina que os certificados sejam concedidos às
entidades conforme três áreas de atuação: assistência social, saúde ou educação. Os órgãos federais responsáveis
por certificar as entidades são, respectivamente, os Ministérios do http://www.mds.gov.br/(MDS), da Saúde (MS) e
da Educação (MEC)”
.
.
.
“Além da concessão e renovação do Certificado de Entidade Beneficente de Assistência Social (CEBAS), o Ministério
do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) acompanha e fiscaliza as entidades certificadas, implanta, gera e mantém atualizado o Cadastro Nacional de Entidades e Organizações de Assistência Social, em articulação com Conselhos e Órgãos gestores da assistência social, e propõe parâmetros e procedimentos para a vinculação dessasentidades ao Sistema Único de Assistência Social (SUAS).”

Responder

    Marcelo

    18 de março de 2015 às 18h21

    É porque erraram na grafia. O certo é Pilantropica.

    anac

    19 de março de 2015 às 09h01

    Pilantropia descarada. Mas da Justiça dos USA ele não escapa. Paulo Francis que o diga.

    Sebastião Laercio Machado

    19 de março de 2015 às 13h32

    Da leitura entendi que o fundo existe nos USA, portanto sob suas leis.

Giovani Blumenau SC

18 de março de 2015 às 13h52

Prezado Azenha
Aproveitando a sinergia entre os vários associados ao Barão do Itararé, (meu conterrâneo de Rio Grande RS)
e seu canal de contato privilegiado com entes do governo e baseado nos problemas levantados por Thomas Traumann:
Porque não abre-se nos diversos fóruns um dispositivo para superação desta crise com a colaboração no campo técnico, contábil, comercial, jurídico, comunicação e etc… de sugestões da massa crítica de membros do blog em conexão com a secretaria da presidência.
1)Aproveito este já para a Presidência colocar em prática com financiamento BNDS ou Banco do Brasil o sistema testado pela Mercedes Benz para utilização em conjunto de Diesel/GNV, com isso já debelaria parte da crise de transporte, estabilize o praço do GNV para aumentar a demanda dos demais carros?
2) Porque não pactuar com a sociedade financiamento parcial e sazonal da conta de luz até passar a estiagem, cobrando a posterior e incentivando consumo mais racional?
Com a palavra, os demais…

Responder

Julio Silveira

18 de março de 2015 às 13h46

Tucanos são impunes no Brasil, o problema deles ainda é o mundo. Rsrsrsrs.

Responder

C.Paoliello

18 de março de 2015 às 13h33

Finalmente aparece algum sinal de vida inteligente no PT:

http://www.vermelho.org.br/noticia/260785-1

Responder

Vixe

18 de março de 2015 às 13h07

Vai dar em nada.
Esse aí faz parte do golpe.
Certamente a CIA não vai deixar um de seus “boys” ser desmascarado assim a ponto de prejudicar o andamento do golpe no Brasil.

Responder

    Francisco

    18 de março de 2015 às 13h52

    Não pode senão vai desmentir nossos viralatas. Segundo eles,lá, a Justiça funciona.

Joanisbel Amorim

18 de março de 2015 às 12h46

Como os tempos mudam! o avô operava pacientes, o Armínio opera dinheiro sujo.

Responder

tiao

18 de março de 2015 às 12h09

Lá o bicho pega.Enquanto aqui…

Responder

Almir

18 de março de 2015 às 12h06

Eles que são as empregadinhas de volta, daquelas bem baratinhas.

Responder

Leonardo

18 de março de 2015 às 10h44

Artigo digno de capa da Veja. Eu adoro quando vocês são tudo aquilo que odeiam, só mostra o quanto são sem critério e é tudo uma briga de torcida

Responder

    abolicionista

    18 de março de 2015 às 12h29

    Verdade, meu caro Leaozinho, o melhor é varre tudo isso pra baixo do tapete e deixar os tucanos em paz, com suas contas milionárias na Suíça. Qual o problema, né? Quem nunca deu uma lavadinha de dinheiro?

    Ah, quanto a essa briga de torcidas a que o senhor se refere, o nome dela é luta de classes. Você parece já ter escolhido seu lado…

Alexandre

18 de março de 2015 às 10h39

Ops. Promotores petistas em Nova York atentando contra honra dos nossos ilibados tucanos? Esse mundo não tem mais jeito. Desde quando nossa elite não pode mais nem lavar seu dinheiro para ficar limpinho e cheiroso? Ah, esses blogs ‘sujos’…

Responder

abolicionista

18 de março de 2015 às 10h29

Ainda bem que só o PT é corrupto…

Responder

Lukas

18 de março de 2015 às 10h25

Não há nada no texto qualquer prova ou mesmo indício que justifique o TUCANOS no título. Poderíamos trocar TUCANOS por jogadores de futebol, padeiros ou cantores de embolada que daria na mesma.

É só a guerrinha de sempre.

Responder

    abolicionista

    18 de março de 2015 às 11h17

    Sim, coitados, tão honestos. Armínio Fraga (que seria o ministro da economia de Aécio) é uma vestal, nem sexo ele faz, de tão puro.

    Terceira Onda

    18 de março de 2015 às 11h52

    É estranho né, se fosse tipo… “Motoboy que trabalhava em escritório de empresa contratada pelo Governo (tanto faz qual) teria entregue envelope com dinheiro para secretária de assistente de filho de amigo de Lula, PSDB pede abertura de inquérito” ahuahuahu agora… ministro do Aécio, para né… é só guerrinha, mas não é guerra afinal?

    Edu Sa

    18 de março de 2015 às 15h01

    Lukas, vc tá certo. Deve-se trocar o “tucanos” por “aves de bico longo e largo, cujas costas também assim devem ser, porque vivem sendo acusadas, injustamente, de ter dado prosseguimento à políticas de concentração de renda e injustiça social do período militar”. Esperemos que o site faça essa retificação!

Diogo Silva

18 de março de 2015 às 09h59

Ele não foi Ministro da Fazenda do governo FHC, foi presidente do BC.

Responder

    Luiz Carlos Azenha

    18 de março de 2015 às 10h29

    Lapso do Amaury! Já corrigido. Obrigado. abs

NILSON

18 de março de 2015 às 09h35

Descobri de que vive o Cerra ! Dinheiro filantrópico !

Responder

    Hélio Jacinto Pereira

    18 de março de 2015 às 10h58

    Arminio Fraga foi “flagrado” pelo FISCO Norte-americano e agora tera muito o que explicar !
    Esta claro que o Tucano não montou uma “Organização Filantrópica”,mas uma Organização Pilantrópica pra lavar Dinheiro ilegal !
    O PSDB e seus cumplices transformaram a Suiça em uma “Lavanderia Internacional” e agora que estão prestes a ser descobertos,partiram pro ataque contra a Presidente Dilma,tentando desviar a atenção da Midia que esta no mesmo Barco deles !
    O PT tem que partir pro ataque e denunciar todos os Podres dos Bicudos e seus comparsas e exigir apuração e punição rigorosa para estes Bandidos do Bico comprido e Língua grande !


Deixe uma resposta

Apoie o VIOMUNDO - Crowdfunding
Blogs & Colunas
Mais conteúdo especial para leitura