VIOMUNDO

Diário da Resistência


Denúncias

Alex Mendes: Quem vai defender as matas ciliares e protestar contra os minerodutos?


13/08/2012 - 21h54

por Alex Mendes, em comentário no blog

Os ambientalistas (e eu luto pelo meio ambiente) perderam a grande chance de mostrar o quanto a mata ciliar é importante quando ocorreu a cheia no pantanal há dois anos e depois a seca neste ano. Ambos, cheias e secas cada vez piores, são conseqüência do desmatamento nas cabeceiras e margens dos rios e isso nunca apareceu. Essa chance de mostrar um caso real está sendo desperdiçada pelos ambientalistas.

E um GIGANTESCO problema está se armando para um futuro: A agricultura do Meio Oeste americano é baseada principalmente em extração de água do lençol freático, que está sendo esgotado. Em 10 anos ele não terá mais como suprir o atual consumo. No Brasil, ainda temos os RIOS E MATAS como reservatórios da água utilizada na nossa agricultura (PS: o que já torna nossa irrigação mais barata). Falta mostrar ao todos (ruralistas, população e mídia), que acabar com as MATAS CILIARES é acabar com o próprio futuro, com a produtividade. Não é à toa que muitos fazendeiros americanos estão vindo comprar terras aqui.

Ao invés dos ambientalistas baterem na mídia para ela parar de fazer o jogo dos ruralistas, ficam batendo no governo, fazendo o jogo da oposição. É politiquinha dos ambientalistas de janela, inclusive dos expoentes Marina Silva, Sirkis, Gabeira e outros.

Venho de família e região (Sul de MG) de pequenos agricultores e realmente é difícil mostrar o quão importante é preservar. Começa nos prefeitos ignorantes de cidadezinhas, passa por deputados e termina em governadores despreparados, que a mídia PiG tanto bajula.

Por fim, venho pedir socorro contra os MINERODUTOS que estão sendo projetados e construídos em MG e BA: pegar o minério, tratá-lo com água nas nascentes e embarcá-lo junto com a água dentro de um tubo até o porto de Açu do Eike é um DESASTRE AMBIENTAL ABSURDO! Essa água está sendo retirada de MG e enviada para o mar sem fazer os diversos ciclos de evaporação, chuvas e irrigação. MG e BA irão ter maiores secas por conta disso e NÃO VEJO NENHUM DOS “GRANDE AMBIENTALISTAS” (sic) atacarem esse problema. Será que eles têm medo da PiG não mais lhes dar espaço?

Conceição do Mato Dentro em MG pede socorro. Nós mineiros pedimos socorro para a luta contra os MINEROTUDOS. Fazer o aço em MG e embarcar esse aço na ferrovia seria muito mais útil e mais barato, pois a ferrovia ainda serviria para outros transportes, sem o inconveniente se SECAR MG e com a vantagem de dar emprego em MG. Exportar minério é burrice para MG, pra BA e para o Brasil!!

ABAIXO OS MINERODUTOS!

Leia também:

Lúcio Flávio Pinto: Não faz sentido apenas exportar energia

Ritmo de exportação de minério de ferro de Carajás é crime de lesa Pátria

 Celio Berman: Belo Monte serve a Sarney e às mineradoras

A mídia descontrolada: Episódios da luta contra o pensamento único
A mídia descontrolada

O livro analisa atuação dos meios de comunicação.

A publicação traz uma coletânea de artigos produzidos por um dos maiores especialistas do Brasil no tema da democratização da comunicação.

Por Laurindo Lalo Leal Filho



6 comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do VIOMUNDO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie. Leia o nosso termo de uso.

O ataque dos ruralistas aos rios temporários « Viomundo – O que você não vê na mídia

15 de agosto de 2012 às 16h20

[…] Alex Mendes denuncia os minerodutos […]

Responder

Leonardo Meireles Câmara

14 de agosto de 2012 às 22h36

Quando se exporta minério, junto escorrem diversos empregos oriundos do beneficiamento da matéria prima, o famosos valor agregado. A combinação de governos tapado e empresários burros dá nisso. A não preservação da mata ciliar é fruto de uma educação ineficiente. Faltou estudar geografia corretamente.

Responder

Romeu Prado

14 de agosto de 2012 às 18h25

Perto de minha cidade passa um mineroduto, ele está sendo feito pela Camargo Corre. Quando fiquei sabendo que o minério seria transportado por água foi abobado. Se o “Aócio Never” era contra a transposição do Rio São Francisco por causa da água que dele seria retirada, como pode concordar com uma doideira dessa. Ser mineiro é triste, vivemos num estado governado por sanguessugas, que só usam o que é de Minas nas noitadas no Rio de Janeiro. Como disse o Poeta, Minas não há mais, e desse jeito Água também.

Responder

Jaimão

14 de agosto de 2012 às 10h58

A questão do meio ambiente é mais embaixo: é esse capitalismo predatório em que vivemos.

Responder

Jose Mario HRP

14 de agosto de 2012 às 10h17

Fora tratar os funcionários em greve como nadas , agora Dilma está mostrando tibieza com esse absurdo para com os rios e a natureza!
Dilma, VAMOS TRABALHAR!
E ACORDAR!!!!

Responder

Pedro Luiz

13 de agosto de 2012 às 22h16

A falta de água chegará em breve, senhores. Não estamos acreditando. Veremos…….pagaremos o preço da nossa insanidade sobre este bem valioso de nossa existência.Zé povo…aí o bicho vai pegar.

Responder

Deixe uma resposta

Apoie o VIOMUNDO - Crowdfunding
Loja
Compre aqui
A mídia descontrolada

O livro analisa atuação dos meios de comunicação e traz uma coletânea de artigos produzidos por um dos maiores especialistas do Brasil no tema da democratização da comunicação.