Por Tânia Mandarino
Por Tânia Mandarino*, direto de Caracas, Venezuela
No início da madrugada desta segunda-feira, 28 de julho, o Conselho Nacional Eleitoral (CNE) da Venezuela confirmou a maior vitória da Revolução Bolivariana em se tratando de eleições municipais no país.
Uma conquista inédita. E um presente gigantesco para o presidente Hugo Chávez, que se estivesse vivo faria hoje, 28 de julho, 71 anos.
O resultado traça os novos contornos do processo político do país no futuro próximo, segundo Jorge Rodriguez, que falou ao vivo no CNE: “Nasce um novo país político, uma forma nova de relação política da sociedade com o Poder maior”.
Jorge Rodriguez é militante do PSUV, deputado pela cidade de Caracas e presidente da Assembleia Nacional da Venezuela.
A juventude participou de forma massiva nas eleições municipais deste domingo. E a Venezuela aprovou 5.336 projetos na Consulta Popular da Juventude, anunciou o presidente Nicolás Maduro.
Ainda segundo Jorge Rodriguez, “uma explosão de construção e desenvolvimento econômico”, pois se tratam de processos que trarão recursos a serem executados pelas comunas. Projetos desenhados nos Conselhos Comunais e destinados para as pessoas nas comunidades.

À esquerda, o deputado Jorge RodriPartido Unido Socialista Venezuelanoguez, presidente da Assembleia Nacional da Venezuela, concede entrevista aos jornalistas após a votação. À direita, ele celebra com outros membros do PSUV
Dos 335 prefeitos e prefeitas eleitos, 50 são da oposição democrática.
Uma maioria inédita para o Partido Unido Socialista Venezuelano, o PSUV
Apoie o VIOMUNDO
Essas 285 prefeituras somadas aos 23 governadores eleitos em 25 de maio e ao resultado estrondoso da Consulta Popular da Juventude criam um novo contorno social.
O deputado Jorge Rodriguez, presidente da Assembleia Nacional da Venezuela, concede entrevista aos jornalistas após a votação
O recorde de participação da juventude venezuelana é, sem dúvida, uma resposta aos que sequestraram os 252 jovens venezuelanos e os enviaram para os campos de concentração de Nayib Bukele, em El Salvador.
Todos os 252 jovens sequestrados estão de volta à pátria venezuelana, que, através do voto, deu novamente a devida resposta ao fascismo imperialista.
Mais uma vez, a Venezuela venceu!
Em tempo 1: Observadores internacionais de mais de 50 países participaram do processo, inclusive organizações indígenas estrangeiras.
Em tempo 2: A oposição democrática também participou. Pelo menos duas tendências da oposição se manifestaram nos meios de comunicação. Uma chamava seu eleitorado para conquistar municípios e a outra, que rechaçou as eleições municipais, mas participou das presidenciais.
*Tânia Mandarino é advogada. Foi à Venezuela representando o Coletivo Advogadas e Advogados pela Democracia (CAAD), do qual é integrante.
Tânia Mandarino
Advogada; integra o Coletivo Advogadas e Advogados pela Democracia (CAAD).




Comentários
marcio gaúcho
É o socialismo realizado na prática, com a participação maciça do povo. Porém, sempre sob a liderança de políticos locais velhacos, vinculados ao poder maior. Na humanidade, sempre foi assim. Não tem o que fazer. Mas, penso que é o sistema mais ajustado para o bem comum da sociedade.
Deus Carmo
Enquanto isso se mata na terra de Cristo com o total apoio dos que dizem acreditar em Deus. Talvez acreditem mesmo que Deus goste de sangue renovado.