VIOMUNDO

Diário da Resistência


Presidenta do Cebes detona PEC que acaba com pisos da Saúde e Educação: “Escárnio! Afronta a direitos fundamentais!”
Lúcia Souto, presidenta do Centro Brasileiro de Estudos em Saúde (Cebes). Foto: Bruno C. Dias/Abrasco
Blog da Saúde

Presidenta do Cebes detona PEC que acaba com pisos da Saúde e Educação: “Escárnio! Afronta a direitos fundamentais!”


23/02/2021 - 23h44

Cebes sobre a PEC 186/2019: ‘Não aceitaremos essa afronta à direitos fundamentais’

Cebes

O Centro Brasileiro de Estudos de Saúde (Cebes) se posiciona radicalmente contra PEC 186/2019, que acaba com pisos constitucionais da Saúde e da Educação.

Tal proposta, além de significar o fim do Sistema Único de Saúde (SUS), é um escárnio em tempos de caos sanitário criado pela desastrosa gestão da pandemia por esse governo.

“No lugar de ampliar o financiamento na perspectiva da consolidação do SUS, esse governo dobra a aposta radicalizando o seu desfinanciamento com sua consequente destruição. Desde implantação da EC 95 (também conhecida como Teto de Gastos), essa aberração, única no mundo, o SUS historicamente subfinanciado passou para um patamar de desfinanciamento. Desde então, perdeu R$ 22,5 bilhões. Esse ano perderá R$ 40 bilhões na proposta orçamentária de 2021.

Não aceitaremos essa afronta a direitos fundamentais resguardados pela Constituição como cláusula pétrea. A vinculação dos gastos é estratégica para assegurar esses direitos.

COM NOSSA MOBILIZAÇÃO VAMOS BARRAR ESSE PROJETO QUE ATENTA CONTRA A VIDA E SAÚDE.”

Lúcia Souto, presidenta do CEBES





1 comentário

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do VIOMUNDO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie. Leia o nosso termo de uso.

abelardo

24 de fevereiro de 2021 às 13h08

Ainda tentam fazer que a população acredite que essa bosta de governo atual se compara com o melhor de todos os governos populares, que continua sendo disparado, os governos de Luis Inácio Lula da Silva.

Responder

Deixe uma resposta

Apoie o VIOMUNDO - Crowdfunding