O urologista Sidney Glina faz um alerta aos homens: Muitas vezes criam ciladas para si próprios que podem causar disfunção erétil e infertilidade
Tempo de leitura: 7 minpor Conceição Lemes
O medo de infertilidade e principalmente de disfunção erétil (antigamente denominada impotência sexual) ronda a cabeça de homens das mais diferentes idades. Ambas podem decorrer de fatores orgânicos e/ou emocionais.
“O problema é que, por desinformação, muitas vezes os homens caem em ciladas que eles criam para si próprios no dia a dia”, alerta o urologista Sidney Glina. “Na prática, são o grande obstáculo à fertilidade e à potência sexual masculinas plenas.”
Sidney Glina é muito respeitado pelos próprios colegas. Já foi presidente da Sociedade Internacional de Pesquisa de Disfunção Erétil e da Sociedade Brasileira de Urologia. Atualmente, é professor livre-docente de Urologia da Faculdade de Medicina do ABC e chefe da Clínica Urológica do Hospital Ipiranga, em São Paulo. Entrevistei-o para saber quais são as armadilhas e conhecer a receita para manter a fertilidade e potência sexual.
Blog da Saúde – Vamos começar pelas armadilhas. O senhor atende em serviços públicos e no consultório particular. Tem alguma armadilha que seja mais comum entre os jovens, por exemplo?
Sidney Glina – Tem. É o uso sem necessidade das facilitadoras de ereção [Cialis, Helleva Levitra, Viagra, Vivanza]. Eles correm o grande risco de ficar psicologicamente dependentes, e, aí, só funcionarem na base da medicação. Portanto, é uma armadilha.
Blog da Saúde – A brincadeira pode acabar mal?
Sidney Glina — Infelizmente, sim. Há basicamente três tipos de usuários dessas pílulas. Os pacientes que vão ao médico devido a dificuldades de ereção, e o médico prescreve. Há os homens maduros que querem dar uma turbinadinha para uma relação sexual eventual, principalmente na hora do almoço. Normalmente, eles não usam a medicação frequentemente. E há um contingente, provavelmente o maior, de homens que utilizam o remédio devido a medo ou insegurança. São principalmente jovens, inclusive adolescentes.
Blog da Saúde – De que forma eles podem vir a ter disfunção erétil?
Sidney Glina – Esses homens, jovens e adolescentes têm um ponto em comum: ereção perfeita mas que, seduzidos pela propaganda, recorrem a uma das pílulas existentes no mercado, para “mostrar serviço” ou “ter certerza de que o pênis vai funcionar”. Eles sabem que o remédio pode dar ajudazinha. Então, na primeira vez, usam geralmente com a namorada nova. Aí, na próxima saída, eles usam também, pois receiam que não dê certo. E, assim, vão usando sucessivamente. Com o tempo, esses indivíduos têm grande probabilidade de ficar dependentes psicologicamente da medicação. Começam a achar que só funcionam na base da medicação. E, se não usarem, podem realmente falhar. É uma das causas de disfunção erétil psicológica.
Apoie o VIOMUNDO
Blog da Saúde – Que outras ciladas os homens armam contra a própria potência sexual e/ou fertilidade?
Sidney Glina – Há várias. A boa ereção depende não apenas do psiquismo “inteiro”, mas de nervos, artérias, veias, hormônios e músculos envolvidos no processo também íntegros. Por isso, ao usar cocaína o homem corre risco de promover danos à ereção. Explico. A cocaína mesmo consumida eventualmente e em pequenas doses pode levar à atrofia da musculatura dos corpos cavernosos, ou seja, das estruturas do pênis que, uma vez cheias de sangue, permitem a ereção. Com a manutenção do hábito, a lesão é irreversível. Aí, só prótese peniana. A cocaína afeta pouco a fertilidade masculina.
Blog da Saúde – E a maconha?
Sidney Glina – Compromete menos a ereção do que a cocaína. O que a maconha pode provocar, assim como a cocaína, é alteração na ejaculação. Ambas atrapalham a concentração, dificultando a excitação. Assim, sob efeitos delas o indivíduo ejacula mal. Agora, a maconha, o crack e a heroína contêm substâncias tóxicas aos espermatozóides, afetando-os profundamente. Mesmo usuários de fins de semana dessas drogas têm diminuição da qualidade dos espermatozoides. A maconha, especificamente, pode levar também à infertilidade masculina, reduzindo os níveis de testosterona [hormônio masculino produzido pelos testículos].
Blog da Saúde – E a bebida alcoólica?
Sidney Glina – Em excesso, o álcool, entre outras consequências à saúde, lesa os nervos penianos. Assim, a ordem enviada pelo cérebro aos corpos cavernosos para que se encham de sangue, não chega direito. O resultado é dificuldade para conseguir ter uma ereção. Segundo pesquisas, de 8% a 54% dos homens alcoólatras são impotentes. Além disso, homens que bebem freqüentemente têm mais dificuldade de engravidar suas parceiras por causa de dois problemas: ejaculação para trás, o que diminui o volume de espermatozoides no sêmen; ou insuficiência hepática, que pode levar à diminuição dos hormônios responsáveis pela produção dos espermatozoides.
Blog da Saúde – E o cigarro?
Sidney Glina – O cigarro interfere no número e na motilidade dos espermatozoides, reduzinho-os. Mas, não há nenhum trabalho científico demonstrando que diminui a fertilidade. Já a potência sexual reduz, sim. A nicotina dificulta a entrada de sangue no pênis, consequentemente a ereção. A quantidade de nicotina contida em dois cigarros é suficiente para inibir a ereção de adolescentes. Para agravar, a longo prazo o cigarro leva à formação de placas de gordura nas artérias, estreitando-as, ou seja, pode comprometer a ereção no futuro. Cachimbo, charuto e cigarrilha acarretam os mesmos malefícios que o cigarro.
Blog da Saúde – Que outras armadilhas tem detectado?
Sidney Glina –As “bombas ”de anabolizantes, muito comuns em academias. No Brasil, são crescente causa de infertilidade. Por um mecanismo hormonal, fazem com que o indivíduo páre de produzir testosterona, impedindo a produção de espermatozóides. Em 10% a 20% dos casos, o dano é irreversível. Também por um mecanismo hormonal, as “bombas” levam à impotência sexual.
Blog da Saúde — Em 2004, o senhor foi o primeiro pesquisador do mundo a dizer que a finasterida [substância presente numa imensa quantidade de remédios contra queda de cabelos] poderia causar infertilidade masculina. Na época, essa associação foi encarada com ceticismo pelos seus colegas. Porém, cada vez mais os estudos lhe dão razão. Como descobriu isso?
Sidney Glina – Há alguns anos comecei a ver pacientes que apresentavam infertilidade e estavam tomando finasterida. Como sempre houve suspeita de que a finasterida pudesse ter essa ação, eu optei junto com os pacientes por suspender a medicação para ver se a alteração encontrada no espermograma era revertida. E isso ocorreu. Daí ter estabelecido o nexo. Em 2004, publiquei trabalho científico mostrando tal evidência. De lá para cá, outras pesquisas apontaram o mesmo resultado.
A finasterida inibe uma enzima chamada 5-alfa redutase que bloqueia a transformação da testosterona em diidrotestosterona, que é o hormônio masculino ativo. Isso diminui a queda de cabelo de alguns pacientes. E também o crescimento da próstata quando tomada na dose de 5 mg. Entretanto, a diidrotestosterona tem ação no testículo. A diminuição da concentração de diidrotestosterona no organismo leva à alteração na produção de espermatozóides em testículos que já estejam sofrendo algum tipo de problema.
Blog da Saúde — Todo homem que usa remédio à base de finasterida contra calvície pode ter infertilidade?
Sidney Glina – Não. Existem trabalhos que mostram que homens que tomaram 1mg por dia finasterida por dia [é a dosagem recomendada para tratar a calvície] durante pelo menos seis meses, não apresentaram alteração do espermograma. Entretanto há vários relatos de infertilidade em alguns homens que tomavam essa medicação. Tais homens têm outras causas de infertilidade como varicocele (varizes dentro do escroto) ou obesidade. Aparentemente a finasterida ampliaria o efeito dessas situações e aumentaria o efeito negativo sobre o testículo.
Agora, uma vez interrompido o medicamento, há reversão da infertilidade após cerca de três meses. Por isso, aos homens com dificuldade de engravidar as suas parceiras e que usam finasterida, recomendo procurar um urologista e fazer um espermograma. Caso o exame venha alterado, a conduta é a suspensão do remédio para calvície antes de tomar qualquer outra medida.
Blog da Saúde – Os efeitos de álcool, maconha, cocaína e cigarro sobre a potência e/ou a fertilidade também são reversíveis?
Sidney Glina — Nunca se pegou um indivíduo absolutamente adicto para fazer contagem de espermatozoides e verificar seis meses depois como estava a quantidade. Mas, é claro, que os efeitos dependem do tempo de uso, quantidade e sensibilidade individual a essas substâncias. Quanto maior o uso maior o risco e menor a possibilidade de reversão. O que a gente vê no consultório com usuários de fins de semana de maconha e cocaína, por exemplo, é alteração na motilidade dos espermatozoides. Os espermatozoides “andam” mais devagar, diminuindo a probabilidade de engravidar. Quando detecto isso, peço para o paciente suspender a droga.
Blog da Saúde – Então o tratamento da infertilidade masculina e da impotência pode passar pela suspensão dessas substâncias ?
Sidney Glina – Com certeza. E muitas vezes só isso basta para reverter o problema.
Blog da Saúde – A esta altura, alguns leitores talvez estejam dizendo que isso é caretice, nunca viram ninguém com impotência e/infertilidade por causa disso e até que o senhor está querendo tocar horror.
Sidney Glina – Infelizmente já vi, sim, muitos pacientes com problemas sexuais ou de fertilidade por causa destes “hábitos”. Recentemente atendi um que começou a tomar uma das pílulas para facilitar a ereção. No início, apenas um pedacinho do comprimido de 25mg. Dizia que era para dar uma turbinadinha. Agora, ele diz que a dose de 100mg já não funciona mais. Este paciente não tem nenhum problema orgânico! Tem apenas uma falta de confiança muito grande em si próprio.
Blog da Saúde – Afinal, qual a receita para o homem manter a potência sexual e a fertilidade?
Sidney Glina – É a mesma receita para ter boa saúde física e mental:
1) Não abusar do álcool;
2) Evitar maconha, cocaína, heroína, crack, ecstasy;
3) Dar adeus ao tabagismo, qualquer que seja a sua idade;
4) Evitar a obesidade ou emagrecer se estiver acima do peso. Ao combater a combater a obesidade, por tabela, diminui-se o risco de impotência sexual e infertilidade masculina. A obesidade favorece ambas;
5) Controlar a pressão arterial, os níveis de colesterol e de “açúcar” no sangue. São medidas fundamentais para manter a integridade de nervos, artérias e vasos sangüíneos de todo o corpo, inclusive do pênis, ajudando a evitar disfunção erétil;
6) Praticar algum tipo de atividade física. O homem que caminha três vezes por semana durante 30 minutos tem mais chance de manter a potência sexual do que aquele que não faz exercício.
Blog da Saúde – O que receitaria mais?
Sidney Glina – Educação sexual. Não existe medida preventiva mais efetiva contra a disfunção erétil. Todo homem tem medo potencial de ficar impotente. Não há como não ter. Mas, se entender como funciona a sexualidade, tem menor probabilidade de ter impotência por problemas psicológicos, que é a maior parte dos casos.
Por exemplo, não se obrigar a um número x de relações sexuais só para cumprir calendário. Transar em condições adversas perturba o envolvimento erótico, portanto a ereção. Se falhar porque estava estressado, bebeu demais ou a garota, de repente, lhe desagradou, desencanar. Vai dormir, no dia seguinte levantará bem e terá uma relação sexual tranqüila. É vital também compreender e aceitar as alterações normais do desenvolvimento contínuo do homem.
PS do Blog da Saúde: Com frequência, se confunde infertilidade com impotência sexual. Nada a ver. Manter relações sexuais e ejacular não são atestado de fertilidade masculina. Mais: infertilidade não torna nenhum homem mais macho.
O que é então infertilidade? É a incapacidade de o casal gerar um bebê após um ano de relações sexuais regulares sem usar qualquer método contraceptivo.
Em 40% dos casais com dificuldade de engravidar, o homem tem problemas reprodutivos – o chamado fator masculino. Em outros 40%, a causa está na mulher – o fator feminino. Em 20%, ambos têm algum impedimento. Ou seja, é meio a meio. Em 50% dos casos de infertilidade, a mulher está envolvida; nos demais 50%, o homem.




Comentários
Jaciara
Dr.meu marido faz muito tempo q usa maconha,mais agora decidiu deixar. Mais na relação o pênis dele não fica ereto,ele ejacula com o pênis mole. O pênis dele não fica ereto de jeito nenhum e eu tou muito preocupada pq ele tá muito triste com isso tenho medo dela voltar a usar novamente. A um tempo atrás aconteceu isso com ele, mas voltou ao normal. Dr. me ajude o q eu faço pra ajudar ele…?
Não interessa
Engraçado, eu pedi pra parar e o cara continuou, pedi ajuda e esse é meu resultado talvez se eu tivesse pelo meu Cell vcs demonstrassem algum interesse!!!!
Renato Abud
Boa tarde, só consigo ejacular quando minha mulher faz fio terra em mim. Isso é normal ou entao….
Junior Silva
Dr. Eu tenho 20 anos e recentimente venho ater problemas com a minha vida sexual por que meu pênis não quer mais ficar ereto ? eu to muito chateado tipo meu pênis não quer ficar ereto em nenhum momento tipo eu e minha namorada agente sempre conversava e boa ai no final agente fazia sexo tipo tava tudo bem mas agora eu NÃO consigo mais fazer meu pênis ficar ereto me ajuda por favor to sofrendo por causa disso to me sentindo menos homem em vista dos meu amigos aff
Alexandre
Boa tarde meu marido tem 29 anos e por varias vezes teve problemas na hora da ereção as vezes nao consegue endurecer e as vezes ate fica durro mas na hora da penetração nao consegue nao fica duro o suficiente, oq ele deve fazer? E nao tem ficado duro .. Oque fazer
Roberto
Boa tarde doutor só uma pergunta tenho trinta e três anos de idade tenho uma vida sexual Boa mas de uns dias pra cá meu penis fica amolecendo conforme a posição que fica a parceira e é confrangedor fumo cigarro e tomo aradois um remédio para ipertencao pode ser uns dos dois que faz isso
Adriana
Olá dr.. meu marido tem 55 anos, ele tem ereção normal, mas aconrece que ele não ejacula, o pênis fica seco. Ele diz que sente prazer e tudo, mas não solta nenhuma gota de liquido. Qual tratamento seria? Será que é só comigo, pois ele fala que antes era normal ele soltar esperma antes de mim.
JORDAN ALONSO
Veja o lado bom, seu marido não tem porra nenhuma.
Carlos
Oi Dr fui ao urologia e meus exames deram todos normais mas não consigo ter ereção não bebo não fumo o que fazer
Souza
Boa noite!
Dr. estou me tendo dificuldade do penis ficar ereto com
Algumas mulheres , com um específica não tenho problema!
O que é isso? Não tinha isso anteriormente! Obrigado!
Eliezio veiga
Estou tendo a mesma dificuldade, algumas eu fico bem “animadinho” na hora, outras nem sobe, e não é por falta de vontade, tô com tipo um trauma na mente que faz com que eu na hora H, fico imaginando que não irei conseguir, e na hora acabo não conseguindo! Preciso de ajuda, se não vou acabar me atrapalhando na vida com isso!
Victor
Fiquei em coma durante 1 mes desde entao eu nao consigo gozar tem alguma sugestão.
Jacy
Olá estou com uma dúvida grande se o pênis levar socos no tipo 3 vezes o que acontece fica caído como morto sem subir??
Ana
Meu namorado às vezes ejacula com o pênis mole isso é normal?
Ele TB não consegue ficar 1 minuto na penetração que ja ejacula.
Joelson
Dr queria saber se o senhor sabe o que está acontecendo comigo eu na minha primeira relação sexual foi tudo bem mas na segunda e terceira não sei parece que meu pénis não quer ficar erecto seria um problema psicológico?? Por favor me ajuda tá muito complicado essa situação para mim.
Antônio Carlos Moreira Rocha
Bom dia dor quero fazer uma pergunta quando to fazendo relação meu pênis fica duro mais passar um tempo ele molese?ele não fica duro mais de manhã
Gilmar
Doutor Boa noite até os 16 dias uma rigidez no pênis ótima mas de la até hoje com 35 foi diminuindo agora estou com problemas parece que o tesao acabou nao fica tao duro o q pode ser pode me ajudar estou desesperado
José
Após 16 dias do que especificamente? Vc estava fazendo uso de algum estimulante sexual?
Marco Antônio Pereira
Doutor eu fico ereto com minha esposa mas depoisde uns 3 minutos meu penis fica mole e não sobe mais me ajuda não aguento mais não uso nenhum tipo de droga tenho 45 anos
marcelo
olá Dr vim aqui pra saber sobre mim.eu na hora da relação sexual normal fica ereto.mas dentro d uns dez a 15 d sexo a hora q gozo não vai MT tempo ele não fica mais ereto e fica mole o q pode ser?
Herus
Eu tenho 18 anos e tenho ejaculação precoce, não duro 5 minutos, às vezes nem isso, em menos de 5 segundos o penis já fica mole antes do ato, oque será q posso fazer para ter uma vida sexual normal?
Herus
Esse site ta me ajudando muito. De verdade. Parabéns pelo conteudo.
José
Doutor eu tenho tipo uma ereção boa , mais se eu demorar p iniciar a tranza eu tipo baixo o nivel do tesão e perco ereção será consequencias do tabagismo ou e tipo algo emocional ??
Gabriel
Boua Noite, Dotor tenho 16 anos, e quando vou fazer sexo, meu pênis demor a de atera e as vezes nem altera
Herus
A impotencia sexual é comum em pessoas de 22 anos. Eu não sei porque tenho esse problema. Tem algum forma natural de resolver esse problema sem tomar remedio.
Esmael Chaves
Eu tenho 18 anos e tenho ejaculação precoce, não duro 5 minutos, às vezes nem isso, em menos de 5 segundos o penis já fica mole antes do ato, oque será q posso fazer para ter uma vida sexual normal?
Saulo
Dr. Sidney,na primeira acontece tudo bem,Pra transar de novo pela segunda vez demora pra eu ficar excitado com o pênis ereto,ela cheia de vontade e eu não consigo,demora bastante e eu acabo ficando com vergonha tenho 48 anos.
O que eu posso fazer pra mudar isso?
Rogério
boa noite doutor preciso da sua ajuda, eu me masturbo e não sinto aquele prazer sabe, aquele orgasmo prazeroso meu médico me passou o tribulus terrestris mais surgiu quase nada não estou sentindo forte me ajuda!
Carlos
Boa noite meu penis não fica duro o necessário para fazer sexo com minha esposa e tenho um pouco de falta de ar oque faço para melhorar minha vida sexual?
Estou fora do meu peso
Tenho 1.80 altura e peso 108kg
Pablo
Boa tarde Dr!!!
Eu queria perguntar sobre disfunção erétil
Se pode ser causado por execo de pornografia e masturbação frequentes
Eu fiquei com uma menina na primeira vez foi muito bom mais na segunda vez na hora do sexo as preliminares me excita mais na hora da penetração começa amolecer
Qual seria a causa disso?
Vanderlei
Bon dia doutor tenha uma duvida a comecei a gosar con os 16 anos e conuito esforso para gosar futarante eu vou ter ploblena futuranente agora tenho 28 en uma transa e demoro 1:30 a 2 ohra para gosar e nomal
O masturbador
A ejaculação precoce durante a masturbação também é normal? Ultimamente ao me masturbar, eu ejaculo em menos de 30 segundos. Nunca foi assim, era apenas durante o sexo. Estou preocupado..
Clodomir
olá doutor boa tarde gostaria de saber o que agente pode fazer quando o pês da ente não qr mais funcionar q ele fica só a molecado
Andre
Tenho 25 anos, sinto tesao sempre… porém de uns tempos para cá tenho muita dificuldade para ter uma ereção… estou muito preocupado, gostaria de uma resposta, obrigado!
marcos
ola Tenho 26 anos nao consigo fazer filhos e ainda as veses quando vou transar com minha esposa nao consigo uma ereçao e as veses eu sei que nao vou conseguir ter uma erecao ae tento fazer com minha esposa e nao vai mesmo… nao sei que medico procurar nao sei o que fazer primeiro… quero muito ter filhos… antes na minha primeira namorada eu conseguia transar a noite inteira eu ejaculava varias veses
Roberto
Olá. Tenho 20 anos e gostaria de saber, porque aconteceu duas fezes de meu pênis não ficar ereto durante a relação sexual.da primeira eu estava bem e na segunda eu tinha bebido. depois disso percebie que não estou acordando com o pênis ereto pela ereção da urina. Será que estou algum problema? Se puder me responder vai ajudar muito.
Francisco Lima
Olá doutor, é o seguinte, eu tenho uma namorada e com ela eu consigo transar todos os dias e fica ereto o meu penis tudo tranquilo, dai brigamos e eu fui sair com outra menina, mas quando chegou na hora de transar meu penis nao ficou duro, eu estava um pouco porre, mais lembrava o que estava fazendo, aconteceu duas vezes com meninas distintas… pode ter sido porque utilizei álcool?
Sebastião Antonio da Silva
BOA TARDE DOUTOR. ACONTECE JÁ A UMA SEMANA. SOU HOMOSSEXUAL, FUI ENCONTRAR COM MEU NAMORADO NO RJ, VIAJEI A NOITE TODA, E CHEGUEI LÁ, PELA MANHÃ. TRANSAMOS POR TODA MANHÃ, PORÉM A MAIS PENETRA LO, TIPO,
Anne
Olá doutor bom dia,um homem que tem um abito de se masturba frequentemente pode acabar ficando com disfunção erétil?
Rui
Bom dia.
tenho um problema com meu Pénis meu problema é vascular ja fui a urologista e fiz o exame e tenho uma fuga o que provoca que a cabeça do pénis não fique completamente dura como resto do pénis até ai tudo bem , mas tive relações com minha parceira e sempre teve dores e por vezes sangrava será problema meu? até usávamos lubrificante por vezes mas nem assim as dores desapareciam na minha namorada.
Clodoaldo Rodrigues de Sousa
Excelente post! Estava precisando muito disso, vai me ajudar muito na minha relação. Continue escrevendo, vocês são de demais!