Veja como foi o debate sobre os sistemas universais de Saúde em tempos de covid-19

Tempo de leitura: < 1 min

WEBINAR no contexto do Dia Mundial da Saúde – FSP / USP

13 de abril de 2020 – Segunda-Feira, 10:00-12:00

Todo ano, a Organização Mundial da Saúde (OMS) celebra no dia 7 de abril, o Dia Mundial da Saúde.

Em 2020, a instituição está prestando tributo a enfermeiras e parteiras, que compõem uma força de trabalho de quase 28 milhões de pessoas no mundo – muitas delas atuam na linha de frente para cuidar de pacientes infectados pelo novo coronavírus.

No contexto desta pandemia, a FSP debateu no seu último WEBINAR, na semana passada, a “Saúde dos Trabalhadores da Saúde”.

Neste sentido, contemplamos o tema do Dia Mundial da Saúde deste ano, mas trazemos a cena novamente, o lema do ano passado “Saúde Universal para todos e todas em todos os lugares”.

Entretanto, nossa visão vai além de uma mera “saúde universal”, para reafirmar o direito à saúde e o dever do Estado, em que saúde não é uma mercadoria para ser negociada no mercado e que o retorno social de se ter uma sistema de saúde mais adequado supera seu custo financeiro para qualquer pais, independentemente do seu PIB.

Nesse 5º WEBINAR, realizado pela Faculdade de Saúde Pública da USP, vamos discutir os legados que a pandemia de COVID19 poderá nos trazer e que desafios permanecem para o fortalecimento dos Sistemas Universais de Saúde, tendo o nosso SUS em foco.

Para esse diálogo convidamos Eliseu Waldman, Deisy Ventura, Marilia Louvison e Laura Feuerwerker que são docentes da Faculdade de Saúde Pública da USP, respectivamente, dos Departamentos de Epidemiologia, Saúde Ambiental e Política, Gestão e Saúde.

Professor Oswaldo Tanaka, diretor da FSP, será o mediador deste WEBINAR.


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!

Deixe seu comentário

Leia também