Abrasme solidariza-se com a população do RS: Consternação e força a todos que estão buscando mitigar o sofrimento dos atingidos

Tempo de leitura: 2 min
Profissionais de saúde, bombeiros (inclusive de SC), Defesa Civil, militares e voluntários estão atuando em todas as cidades atingidas pelas enchentes no Rio Grande do Sul. Foto: Soldado Gustavo Maciel Keller/ Divulgação, Acrelândia News, Ricardo Stuckert/PR e Edgar Richard Monteiro Alves/Especial/Correio do Povo

Nota de Solidariedade da ABRASME à população do Rio Grande do Sul

Associação Brasileira de Saúde Mental –Abrasme

É com profunda consternação que acompanhamos as notícias das intensas chuvas que assolam o estado do Rio Grande do Sul, trazendo consigo inúmeras perdas e desafios para a população local. Neste momento expressamos nossa solidariedade a todas as pessoas afetadas por essa tragédia.

Sabemos que a crise climática extrema não apenas desencadeia eventos meteorológicos devastadores, como estamos vendo mas, afeta mais fortemente as populações vulnerabilizadas socialmente.

Este quadro é consequente à falta de recursos e infraestrutura adequados. Assim, a crise climática não é apenas uma questão ambiental, mas também uma crise humanitária que requer uma abordagem responsiva e colaborativa para abrandar seus impactos.

Destacamos a relevância e urgência de políticas públicas que combatam as desigualdades e que, no presente momento climático, estejam preparadas para atuação em situações de desastres. Este é o dever dos governos comprometidos com sua população.

Desejamos nesse momento, força às equipes de saúde e demais trabalhadoras e trabalhadores que estão incansavelmente buscando mitigar o sofrimento dos moradores gaúchos em todas as cidades atingidas.

Reconhecemos o trabalho árduo e abnegado das equipes do SUS, do SUAS, Defesa Civil, bombeiros e voluntários, que enfrentam condições adversas para prestar assistência às vítimas e salvar vidas, envolvendo-se nos esforços de resgate, assistência e acolhimento.

Enfatizamos a relevância de trabalhadores de saúde mental, que neste momento podem colaborar no cuidado da população para enfrentamento do sofrimento.

Desejamos que tão logo as águas voltem a seu curso, esperança e solidariedade mobilizem a reconstrução dos espaços de vida afetados.

A reconstrução desses espaços é fundamental para a recuperação e preservação do bem-estar e da dignidade das comunidades.

05 de maio de 2024.

Associação Brasileira de Saúde Mental – ABRASME

Doação por PIX

Central Única das Favelas (CUFA): [email protected]

Cozinha Solidária do MTST: [email protected]

Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra — MST: 09352141000148

Doação pelo Apoia-se

Cozinha Solidária do MTST: https://apoia.se/enchentesrs

Leia também

VÍDEO: Extrema direita gaúcha usa tragédia para arrecadar dinheiro em prol de entidade contra o meio ambiente e de outro Estado, alerta Leonel Radde

VÍDEOS: ‘Se você tem barco ou jetski, vá até Canoas; só aí são mais de 30 mil pedidos de resgate’, apela vereador

MST inicia campanha de arrecadação de fundos para ajudar as vítimas das enchentes no RS


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!

Deixe seu comentário

Leia também