Brasil Atual: Defesa iguala movimentos sociais a criminosos

Tempo de leitura: 3 min
Movimento Passe Livre calcula que passagem custaria R$ 0,90 se dinheiro supostamente desviado em governos do PSDB fosse aplicado no transporte

Ministério da Defesa iguala movimentos sociais a criminosos e os considera ‘força oponente’

Portaria enumera manifestações em vias públicas e ocupações de prédios entre ‘principais ameaças’ à manutenção da ordem, sujeitas à repressão militar se a PM não der conta

por Redação RBA última modificação 17/01/2014 12:01, sugerido pelo João Peres, via e-mail

São Paulo – Recentemente publicado, documento do Ministério da Defesa que regulamenta atuação das Forças Armadas em operações de segurança pública considera movimentos sociais como “forças oponentes” de Exército, Marinha e Aeronáutica nas situações em que estas forem acionadas para garantir a lei e a ordem, e iguala organizações populares a quadrilhas, contrabandistas e facções criminosas.

De acordo com o manual, também podem ser alvo da repressão militar pessoas, grupos de pessoas ou organizações “infiltrados” em movimentos, “provocando ou instigando ações radicais e violentas” – termos que têm sido utilizados pelas autoridades e pela opinião pública para descrever as atividades de pessoas mascaradas durante manifestações, os chamados black blocs.

O regulamento considera que todos eles, sem distinção, devem ser “objeto de atenção e acompanhamento e, possivelmente, enfrentamento durante a condução das operações” das tropas federais, que agora estão textualmente autorizadas a atuarem em grandes eventos, como já vinha ocorrendo desde a Conferência Rio+20 sobre Desenvolvimento Sustentável, em 2012.

Ameaças

Além de elencar características das “forças oponentes” do Estado brasileiro, o manual enumera as “principais ameaças” à manutenção da lei e da ordem no país. Entre elas, figuram estratégias comuns de protesto popular, como “bloqueio de vias públicas de circulação”, “invasão de propriedades e instalações rurais ou urbanas, públicas ou privadas” e “paralisação de atividades produtivas”.

Ainda no rol das ameaças, o documento cita episódios observados nas manifestações do ano passado em algumas capitais, sobretudo em São Paulo e no Rio de Janeiro, tais como “depredação do patrimônio público e privado” e “saques de estabelecimentos comerciais”. O termo “distúrbios urbanos”, utilizado como sinônimo de manifestações públicas em manuais das polícias militares, também aparece como perigos à ordem.

A normativa passou a vigorar em 19 de dezembro, após publicação da Portaria 3.461/MD, assinada pelo ministro Celso Amorim. Em entrevista ao jornalista Fernando Rodrigues, do jornal Folha de S. Paulo e portal UOL, em 27 de novembro, Amorim já havia informado sobre o emprego de aproximadamente 1.400 efetivos das Forças Armadas em cada cidade-sede da Copa do Mundo, que ocorre neste ano em 12 capitais brasileiras.

Apelativo

“Isso não é qualitativamente diferente do que a gente já fez na Copa das Confederações, na visita do papa e na Rio+20. Na realidade, é uma questão de escala, sobretudo no caso da Copa, que será mais dispersa. Nas Olimpíadas, será mais concentrado. Cada uma terá suas características”, explicou o ministro. “Naturalmente, esses dois eventos são muito apelativos, e precisam cuidado redobrado.”

Na ocasião, Amorim lembrou que o trabalho das Forças Armadas possui basicamente duas naturezas. A principal delas é proteger o país de agressões externas, guardando fronteiras, monitorando espaço aéreo e litoral, desempenhando defesa cibernética e operações antiterroristas. “É sua competência primordial”, classifica. “Teremos também um preparo de contingência para hipótese das forças de segurança pública não darem conta do recado em alguma situação, por qualquer motivo que seja.”

São nestas situações que o emprego de Exército, Marinha e Aeronáutica deverá obedecer ao documento recentemente editado pelo Ministério da Defesa, intitulado Garantia da Lei e da Ordem ou MD33-M-10. “Esperamos que o trabalho de contingência não ocorra, mas pode ocorrer”, alerta Celso Amorim, afirmando que operação semelhante foi desencadeada durante a missa celebrada pelo papa Francisco em Copacabana, no Rio de Janeiro, em julho último.

Comunicação

O documento também mostra como as Forças Armadas estão preocupadas com a recepção de suas atividades pela opinião pública. Há uma seção especialmente dedicada ao uso adequado da comunicação social para auxiliar no cumprimento das missões. “Um simples incidente poderá ser explorado pelas forças oponentes ou pela mídia, comprometendo as operações de garantia da lei e da ordem e a imagem das Forças Armadas.”

Assim como têm feito as polícias estaduais durante manifestações públicas no ano passado, o Ministério da Defesa recomenda que os comandos militares utilizem equipamentos de gravação. “Junto aos escalões avançados, deverá haver uma equipe de filmagem e fotografia, composta por pessoal especializado, que registrará a atuação da tropa”, pontua. “A filmagem deverá ser planejada de modo a constituir prova contra possível propaganda adversa à atuação das Forças Armadas.”

Leia também:

Adriano Benayon: Feito dependente químico, Brasil corre atrás de capital estrangeiro


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Bonifa

É inadequado, exagerado e até suspeito tentar dizer que as Forças Armadas estão se contrapondo aos movimentos sociais. Forças oponentes é um termo militar, ou querem que militares usem economês ou sociologielês? Forças oponentes podem ser agentes internacionais treinados para se infiltrarem e distorcerem manifestações locais, visando desestabilizar a ordem pública e o governo em certos países.

WHINSEC

Nada de novo…

http://pt.wikipedia.org/wiki/Doutrina_de_seguran%C3%A7a_nacional

E chega. Virô uma carga de tristeza dura e grande demais continuar analisando a situação política. No popular, hora de ligar o botão de f…-se.

Abração pra todo mundo que entende essa situação e continua comentando aqui. E pra Ceição e pro Azenha (que te agradeço de novo me deixar brigar aqui no teu blog) por me agüentarem.

Danilo

“3.2.4.3 Regras de Engajamento (RE) específicas deverão ser expedidas para cada
operação e tipo de atuação visualizada, levando-se em consideração a necessidade de as
ações serem realizadas de acordo com as orientações do escalão superior na
observância dos princípios da proporcionalidade, razoabilidade e legalidade. Deve-se ter
em mente, também:
a) a definição de procedimentos para a tropa, buscando abranger o maior número
de situações;
b) a proteção, aos cidadãos e aos bens patrimoniais incluídos na missão; e
c) a consolidação dessas regras, em documento próprio, com difusão aos
militares envolvidos na operação. ”

“- Forças Oponentes (F Opn) são pessoas, grupos de pessoas ou organizações cuja
atuação comprometa a preservação da ordem pública ou a incolumidade das pessoas e
do patrimônio. ”

Peço perdão no caso de estar sendo muito ignorante no assunto, mas li o documento e não igualam movimentos sociais a quadrilhas e criminosos. O documento define o que são “forças oponentes” e, penso, era exatamente o que queríamos no movimento “O Gigante Acordou” (que, aliás, ao que parece, voltou a dormir). Acho justo e necessário. Queremos movimentos e protestos pacíficos e não baderneiros. Aliás, acho que baderneiros seria um bom sinônimo para forças oponentes.

    graziela

    Eu também achei pouco razoável dizer “Defesa iguala movimentos sociais a criminosos”. Não vi argumentos que justificassem essa interpretação. Isso está me parecendo deveras exagerado. Não quero tirar o direito das pessoas discordarem da portaria, mas pela leitura dos comentários, parece me que existe uma certa histeria.

Fernando

Tratar movimentos sociais como criminosos, mais um legado maldito da Copa e da Olimpíada.

Mardones

Que evolução!

Antes criminalizavam a cor da pele. Agora, é a manifestação pública que é criminalizada.

Assim, vamos causar inveja ao Departamento de Guerra dos EUA.

Mauro Bento

A linguagem militar sempre soa áspera aos ouvidos civis.
Num cenário como a visita do Papa não houve manifestações sociais paralelas,porém sempre existe o componente político e riscos “internacionais”,uma passeata poderia bloquear o trajeto da comitiva.

FrancoAtirador

.
.
Em vez de investigação e tática de inteligência,

remediar com prisão, cassetete e bala de borracha.

Eles não aprendem com a realidade. Cadê a ABIN, hein?
.
.

    FrancoAtirador

    .
    .
    Por falar em Tática de Inteligência,

    o FBI está no Brasil, desde o dia 6.

    E permanecerá, ao menos, até o dia 24.
    .
    .
    05/01/2014 – 21:06 São Paulo (SP)
    LANCENET!

    CT do São Paulo recebe oficiais do FBI nesta segunda-feira para inspeção
    Em janeiro, a comissão americana fará adaptação e série de treinamentos
    O FBI, polícia investigativa dos Estados Unidos, inspecionará o CT da Barra Funda nesta segunda-feira.
    O local foi escolhido pela seleção dos EUA para a fase de adaptação e treinamentos visando à Copa do Mundo.
    A informação é do colunista do LANCE!, Vitor Birner, em seu blog no UOL.

    (http://www.lancenet.com.br/sao-paulo/CT-Paulo-oficiais-FBI-inspecao_0_1060694040.html#ixzz2qROnRMA4)
    .
    .
    Sondando o ‘Território’

    14 de Janeiro de 2014•16h26 • atualizado às 21h15

    Portal Terra e SPNet

    Em preparação para Copa, seleção dos EUA chega com escolta e helicóptero
    A Copa do Mundo começou nesta terça-feira para a seleção dos Estados Unidos, já que os americanos organizaram um período de preparação na cidade de São Paulo… e ficarão no Brasil por duas semanas.

    Chamou atenção a forte segurança preparada para acompanhar a seleção americana.

    Acompanhada de viaturas e motos da Polícia Militar e da Polícia Federal, a escolta contou até com um helicóptero, que percorreu todo percurso da região da Avenida Paulista até o CT.

    A seleção dos Estados Unidos inicia o seu período de aclimatação e de treinamentos no CT do São Paulo, na Barra Funda, já visando à Copa do Mundo.

    A delegação americana utilizará as instalações tricolores até o próximo dia 24 [!!!].

    Por contrato, a Confederação de Futebol dos EUA terá de publicar diariamente em suas redes sociais (Facebook e Twitter) e no site conteúdos relacionados ao São Paulo.

    As postagens abordarão o local de treino, história do clube e Morumbi.

    O FBI, agência de segurança americana, inspecionou o CT da Barra Funda no último dia 6.

    Os membros da agência foram ao local por volta das 8h, mas não fizeram muitas exigências quanto à proteção.

    Um prédio construído ao lado do CT, com ampla vista para toda a área, foi avaliado pelo FBI, que não detectou riscos ou ameaças.

    (http://migre.me/hrgv3)
    (http://saopaulofc.com.br/60003/noticias/sao-paulo-recebe-estados-unidos-ct-e-tera-divulgacao-em-troca)



    .
    .

renato

Estão loucos, e não acredito que isto esteja no pensamento
deles.
Eles tem que ficar de olho nos que começam e depois se afastam,
já deviam ter uma lista e saber quem são, se não sabem, só servem
para pescar ATUM.

Deixe seu comentário

Leia também